segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Coimbra | Planta invasora cortante e alergénica prolifera em território nacional. Responsável do projeto COOP Cortaderia na ESAC diz que falta mais intervenção das autoridades para a conter


Uma espécie de planta exótica em particular, originária da região das Pampas, na América do Sul, que até há duas décadas surgia principalmente confinada a jardins, está rapidamente a tornar-se numa ameaça descontrolada e com um apetite voraz pelo nosso território – a erva-das-pampas, de nome científico Cortaderia selloana – alerta a professora da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e responsável pelo projeto Life COOP Cortaderia no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Hélia Marchante.
“Esta espécie ocupa facilmente as bermas e imediações das nossas estradas, caminhos-de-ferro e outras áreas perturbadas, encontrando aí uma oportunidade fácil para se expandir rapidamente. Mas também invade outros locais, como sapais, dunas ou mesmo o subcoberto de áreas florestais. Isto deve-se à sua excelente capacidade reprodutiva, que se traduz em milhões de sementes minúsculas por planta; às suas baixas exigências por recursos; à sua grande flexibilidade em termos de condições ecológicas onde consegue crescer; e, por vezes, à ausência de competição por outras espécies que (não) ocupam o território, devido à degradação das comunidades vegetais”, explica.
Nesta altura do ano, prossegue, “é muito fácil identificar onde estão as ervas-das-pampas, já que estas se revelam esplendorosamente na paisagem, exibindo as suas inflorescências, plumas, ou penachos vistosos, de coloração variada que pode ir desde o prateado ao ligeiramente rosado. É com a sua beleza enganadora que disfarça os impactes negativos que causa e se torna atrativa para quem (ilegalmente!) a usa para decorar jardins, montras e até casamentos. Quem já esteve em contacto direto com esta planta sabe, em primeira mão, o quão perigosa ela pode ser para a pele (daí o seu nome Cortaderia) e para as vias respiratórias. Os impactes negativos no estado de saúde da população, através das alergias que causa, é particularmente agravado por florir depois do verão, numa época em que menos espécies alergénicas costumam florir, sendo responsável por um novo pico de alergias, mais tardio.” Mas, avisa, “os impactes negativos não se ficam por aí. Tem também impactes económicos associados ao seu controlo, particularmente nas faixas marginais às estradas, obrigando a despender recursos financeiros avultados. Adicionalmente, ao crescer sem controlo, a erva-das-pampas forma áreas homogéneas, nas quais é a única protagonista, impedindo as outras espécies e degradando os ecossistemas, e os benefícios que os mesmos nos dão.” “Nem as nossas culturas agrícolas e florestais estão imunes a esta ameaça invasora”, assevera. “Nesta altura do ano, muitos indivíduos de Cortaderia já efetuaram as trocas de pólen e as plantas femininas estão agora a dispersar as suas sementes, expandindo mais uma vez a sua área de ocupação.”
“Torna-se então urgente agir, enquanto sociedade, para parar esta catástrofe ambiental e as suas consequências sociais negativas”, apela.

Dando continuidade ao projeto LIFE STOP Cortaderia, que terminou no ano de 2022, o COOP Cortaderia, em desenvolvimento até setembro de 2028, tem precisamente como objetivo sensibilizar, educar / formar e promover a intervenção dos vários setores da sociedade de forma a gerir melhor a invasão biológica por erva-das-pampas, contando com a participação de parceiros espanhóis, franceses e portugueses.

Além de intervenções de controlo, nas áreas de influência de alguns dos parceiros, e uma forte aposta na sensibilização ambiental, este projeto convida entidades públicas e privadas a aderir à Estratégia Transnacional de luta contra a Cortaderia no Arco do Atlântico, oferecendo formação e consultoria profissional para melhorar a gestão da espécie com a finalidade de travar a sua expansão e, onde for possível, erradicar a sua presença.

Todos os Municípios, Comunidades Intermunicipais, Concessionárias de (Auto)Estradas, assim como outras entidades, incluindo Associações, ONGs, empresas, etc. foram já contactadas e convidadas a aderir. Existem, até à data, 63 entidades portuguesas aderentes (lista disponível em lifecoopcortaderia.org/pt), de entre um total de 185 entidades nos três países. Entre estas, em Portugal podem destacar-se, por exemplo, pelo papel ativo nesta luta, os Municípios de Ílhavo, Leiria, Lousada, Soure e Vila Nova de Poiares, uns de forma mais «musculada», com ações de controlo, outros apostando na prevenção com ações de sensibilização dos cidadãos ou voluntariado para mapear a espécie ou remover as plumas: são exemplos inspiradores que, segundo Hélia Marchante, “mostram que ainda que o desafio seja grande, é possível ganhar algumas batalhas!”. No entanto, lamenta, “muitas entidades não chegaram sequer a responder ao convite de adesão e entre as aderentes há algumas que tardam em intervir de forma mais proativa permitindo o avançar da invasão da espécie com consequentes impactes negativos que se avolumam rapidamente”.

Hélia Marchante lança o repto: “se pertence a uma entidade pública ou privada que possui ou lida com esta espécie no seu território (ainda que pontualmente), pode juntar-se à Estratégia Transnacional, trabalhar em conjunto com parceiros que enfrentam o mesmo desafio, e passar a fazer a diferença usufruindo dos benefícios que o projeto lhe pode oferecer. Se, por outro lado, é um cidadão preocupado, pode controlar a espécie nos seus terrenos (se os tiver), deixar de usar a espécie, ou fazer pressão junto das entidades para que controlem esta (e outras) espécie invasora. Pode também divulgar o projeto COOP Cortaderia e a possibilidade de adesão à Estratégia junto de empresas, escolas, associações e, principalmente, dos agentes políticos locais (juntas de freguesia e municípios). Se for professor, temos ainda um programa de ciência cidadã no qual pode participar com grupos de alunos e contribuir ativamente para aumentar o conhecimento, o mapeamento e o controlo desta espécie: os 5 Desafios COOP CORTAderia, disponíveis em https://lifecoopcortaderia.org/desafios-corta-deria/”.

Para saber mais sobre este projeto, consulte a página da internet www.lifecoopcortaderia.org. Em alternativa, envie as suas dúvidas para lifecoopcortaderia@esac.pt.

*Isabel Silva

António Sala atua em Proença-a-Nova a 6 de outubro


António Sala, uma das maiores referências da comunicação social do país, estará em Proença-a-Nova a celebrar os seus 60 anos de carreira, com o espetáculo “António Sala, O Comunicador – 60 anos de carreira”, a 6 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 16h00.
O espetáculo, produzido pelo Grupo de Teatro Atrapalharte, retrata a vida e obra do homem que exerceu as funções de locutor, apresentador, radialista, realizador e tantas outras no panorama da comunicação e entretenimento em Portugal. Segundo Paulo Ribeiro, produtor responsável pela companhia e coordenação do projeto, o espetáculo “mistura momentos musicais com momentos teatrais”, numa sessão “leve e para toda a família”.
O produtor explica ainda: “foi o António Sala a entrar em contacto connosco no sentido de produzirmos o espetáculo dos seus 60 anos de carreira e nós aceitámos, claro. Estamos na génese da produção, desde a criação do texto e elaboração do espetáculo até à vertente musical”. Além da personagem principal, António Sala, fazem ainda parte do elenco Daniel Lima, Clara Carvalho, David de Almeida, Diogo Carvalho, Maria Inês Graça, Paulo Ribeiro e o produtor musical Pedro Ferreira, juntamente com a “Banda Despertar”.

A tour, que já passou por Lisboa, Figueira da Foz, Santa Maria da Feira, Ponte de Lima e Cantanhede chega agora a Proença-a-Nova, seguindo depois até Coimbra. Para este espetáculo em Proença-a-Nova, a receita da bilheteira reverte a favor da Associação Pedrinhas, cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que apoia crianças com doenças oncológicas ou outras igualmente graves. Os bilhetes estão à venda na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

CARLA HENRIQUES PARTICIPOU MINI MEIA MARATONA DO AMEAL

 
Com co-organização da equipa Ameal Trail, ARDA - Associação Recreativa e Desportiva do Ameal e de mais alguns parceiros, realizou-se no passado domingo 29 de setembro, a primeira edição da Meia Maratona do Ameal, percorrido num trajeto maioritariamente plano.
Nesta competição, certificada internacionalmente pela World Athletics e inserida no calendário mundial, constituiu uma oportunidade para a obtenção de grandes resultados, incluindo ainda uma prova de 10km.
A atleta Carla Henriques da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense competiu na prova de 10km Mini Meia Maratona, terminando com destaque no 9º lugar da geral feminina e 2ª F40.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio 
Luisa Cabeleireiro 
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach 
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal 
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas 
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno).



O Alma de Viajante está de cara lavada!

 Olá Litoral,

Hoje trago boas notícias! Tenho estado a reformular e modernizar o Alma de Viajante, incluindo aspetos técnicos e subtis mudanças gráficas. Tentei não alterar em demasia, mas a grande novidade é uma homepage totalmente diferente. Veja em www.almadeviajante.com e, tendo críticas ou sugestões de melhoria, tenho todo o gosto em ouvir.

De resto, voltei ao meu querido Soajo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, porque qualquer pretexto é bom para regressar aos sítios onde me sinto bem. E, à boleia dessa viagem, aproveitei para atualizar o meu guia para visitar o Soajo com novas informações. Ora espreite.

(por curiosidade, já sabe para onde vai nas próximas férias? gostava muito de saber, para perceber para que destinos os leitores do blogue estão a pensar viajar)

A propósito, relembro que, caso esteja a pensar fazer uma viagem a Marrocos, o meu amigo João Leitão tem as últimas datas de 2024 e as de 2025 todas no site. Veja o artigo Tour em Marrocos (roteiro de 7 dias por 480€).

A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

Dia Nacional da Água assinalado em Reguengos de Monsaraz com atividades para sensibilizar para a poupança de água


O Dia Nacional da Água vai ser assinalado no dia 1 de outubro com diversas atividades educativas promovidas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e a Fundação Inatel de Évora, para sensibilizar a comunidade sobre a poupança de água. Na Escola Secundária Conde de Monsaraz realiza-se às 10h uma conferência sobre o clima, a água e a biodiversidade para os alunos do 11.º e 12.º ano de escolaridade, proferida pelo geólogo Filipe Duarte Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante a tarde, os formandos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca vão falar com um técnico da câmara municipal sobre conselhos e ideias para pouparem água.
A autarquia elaborou um Guia Prático de Poupança de Água que vai entregar aos alunos do 11.º e 12.º ano da escola secundária, aos formandos do polo da Universidade Popular Túlio Espanca e às crianças da Componente de Apoio à Família, das Atividades de Animação e Apoio à Família e dos jardins de infância do concelho. Neste guia que vai estar disponível a partir do dia 1 de outubro no site e nas redes sociais da câmara municipal, assim como através do QR Code colocado nos cartazes, há diversos conselhos para a poupança de água em aspetos da vida quotidiana.
Na semana passada, as crianças da Componente de Apoio à Família da Escola Manuel Augusto Papança estiveram a elaborar o ciclo da água através de atividades de expressão plástica e nas Atividades de Animação e Apoio à Família.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

JOSÉ MENDES COMPETIU NO TRAIL VALE DO CEIRA

 
Teve lugar na manhã de domingo, dia 29 de setembro, o Trail Vale do Ceira, organizado pela Junta de Freguesia de Ceira e pelo CPT Sobral de Ceira, atravessando os trilhos das Freguesias de Ceira, Carvalhosas, União de Freguesias de Semide, Rio de Vide e Vale de Açor, em duas distâncias competitivas de 31km e 17km e uma caminhada.
Competiu na prova de 17 km, o atleta José Mendes da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançado no final o 25º lugar na classificação masculino e o 9º lugar no escalão M35.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno).



sábado, 28 de setembro de 2024

PRAIA DA VIEIRA RECEBEU ESPETÁCULO DE NOVO CIRCO, TEATRO E MÚSICA NO RIO LIS

 O Rio Lis, junto à foz, na Praia da Vieira, foi o cenário para o espetáculo experimental “Playground”, que combinou teatro físico, circo contemporâneo e música tocada ao vivo, que se realizou na tarde deste sábado, 28 de setembro, promovido pelo Município da Marinha Grande.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; e da vereadora Ana Alves Monteiro, que salientaram a importância da descentralização da cultura, levando-a para fora de portas e para vários tipos de público.
O novo espetáculo da companhia Leirena Teatro, apoiado pela Direção-Geral das Artes, foi co-produzido pelo Teatro Stephens e pelo Teatro José Lúcio da Silva. A sua estreia ocorreu no passado fim-de-semana, em Leiria, tendo-se apresentado pela segunda vez, este sábado, na Praia da Vieira.
Sob direção artística e encenação de Frédéric da Cruz Pires, os artistas circenses Ivo Nicolau, Montserrat Marin e Joka, interagiram em cima de um insuflável de 12 metros de comprimento, instalado no rio. Ao som da música de Surma, tocada ao vivo e de improviso, as três personagens fizeram acrobacias, saltos, desequilíbrios, interações e outros diálogos físicos. 
A exibição captou a atenção da centena e meia de pessoas que assistiu à história de três sobreviventes que encontraram uma pequena ilha flutuante, o último pedaço de terra. Na luta pelo controlo deste espaço, as suas ações egoístas levaram à destruição do que restava.

O espetáculo contou com o apoio da ADCL, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Colónia de Férias da PSP e Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DE SANTIAGO DE CABO VERDE RECEBE O 27º CONTENTOR SOLIDÁRIO ENVIADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE


Foi para a Câmara Municipal de São Domingos da Ilha de Santiago, em Cabo Verde o 27º contentor de 20 pés que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concretizou recentemente, para apetrechar o Centro Padre António Cachada, que acolhe em regime de centro de dia os idosos daquele concelho, para o programa de reabilitação das habitações dos seus munícipes mais vulneráveis e para o seu Departamento Social, contribuindo dessa forma, para combater a pobreza e exclusão social e promover melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Município da Ilha de Santiago.
Associaram-se a esta iniciativa da Sociedade Columbófila, um conjunto muito significativo de famílias que doaram vestuário, calçado, brinquedos, livros, manuais escolares, louças, entre outros.

Igualmente associou-se a esta iniciativa e a exemplo do que tem vindo a efectuar ao longo destes anos, que o projecto . de Partida !, tem colaborado com várias entidades de Cabo Verde, o Grupo Os Mosqueteiros, sediado na cidade de Cantanhede, que igualmente disponibilizou, muitos bens para este contentor, nomeadamente, portas interiores e exteriores, em madeira e em pvc janelas, equipamentos para casas de banho, janelas de pvc, brinquedos, produtos de higiene pessoal, mobiliário de jardim, artigos domésticos, e muitos outros e variados bens do seu ramo de negócio, sem qualquer utilização anterior, contando igualmente com o apoio logístico do Município de Cantanhede, que sem essa colaboração, traria grandes dificuldades à concretização deste projecto de cooperação solidária.
A Sociedade Columbófila, contou igualmente com a colaboração da ADAV- Associação de Defesa e Apoio à Vítima e de alguns membros do BNI equipa que se associaram à iniciativa com alguns bens.

Igualmente neste contentor seguiram também um conjunto muito significativo de livros escolares, infantis e romances, oferecido pela empresa livreira José Gomes & Filhos, sediada em Coimbra e que vai destinado às escolas e às bibliotecas daquele Municipio.

Magda Silva, Vice Presidente da Direcção Geral, Sociedade Columbófila Cantanhedense, Joaquim Costa e Evaristo Grilo, voluntários neste projecto, que mais uma vez, colaboraram na iniciativa, após cumpridas as formalidades exigidas pelo transitário, agradeceu a presença de Luis Teixeira, do Grupo Os Mosqueteiros, que esteve presente no fecho do contentor, bem como o contributo de todas as entidades e pessoas, que deram ao projecto, referindo-se à generosidade do Município de Cantanhede, que desde o envio do primeiro contentor, tem garantido o enquadramento logístico da respectiva carga, permitindo dessa forma continuar a acalentar o “sonho” solidário, que a sua Associação está a desenvolver em Cabo Verde, continuando, dessa forma, a permitir implementar esta cooperação de uma forma diferenciadora daquilo que se conhece em projectos idênticos.

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões lidera ação ambiental de limpeza na barragem de Várzea de Calde

 

Iniciativa resultou na recolha de 10 kg quilos de resíduos das margens da barragem de Várzea de Calde

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões dinamizou hoje, dia 27, uma ação de recolha de lixo na barragem de Várzea de Calde, no município de Viseu. A ação desenvolvida, no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, culminou na recolha de 10 quilos de resíduos, contribuindo para a preservação do ecossistema local.

A iniciativa contou com a participação da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Este é o terceiro ano consecutivo em que o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões se associa a esta causa.

Esta ação de limpeza insere-se na campanha #EUBeachCleanUp, organizada todos os anos pela União Europeia, em parceria com as Nações Unidas, e que visa sensibilizar para o problema global do lixo marinho, nomeadamente os microplásticos e o seu impacto no ambiente e na biodiversidade e, potencialmente, na saúde humana. Nesta ação foram essencialmente recolhidas garrafas de vidro e de plástico, ticas de cigarro e plásticos de origem diversa.
 
Participam nesta campanha os 27 Estados-Membros da União Europeia e muitos outros países, através de uma colaboração com as delegações da União Europeia em todo o mundo. Em 2023, as ações contaram com a colaboração de 45.700 voluntários, em 555 eventos organizados em 44 países de todos os continentes, com a recolha de muitas toneladas de resíduos. Este ano, a organização espera uma adesão ainda maior.

Estas ações assumem um papel crucial na promoção de múltiplos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, abordando a degradação ambiental, promovendo o consumo e a produção sustentáveis, protegendo a biodiversidade, melhorando a saúde pública e promovendo a colaboração da comunidade, aumentando a consciência sobre a poluição marinha e reforçando conhecimento. Neste contexto, a UE assumiu como objetivo reduzir as emissões de microplásticos em 30% até 2030.

Em Portugal, a campanha deste ano decorre desde o dia 21 e até ao próximo dia 29 de setembro, de norte a sul do território do continente, nos Açores e na Madeira. A Fundação Oceano Azul coordena as ações a nível nacional, com o lançamento oficial da campanha a acontecer na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, Algarve. Os centros EUROPE DIRECT, como o de Viseu Dão Lafões, têm um papel fundamental na mobilização dos parceiros locais, como autarquias, escolas e associações de jovens e de ambiente.

“Este tipo de atividades são inspiradoras e promovem a proteção do ambiente  ao recolher resíduos que, de outra forma, iriam acabar no mar. Estas ações locais têm um impacto global e mostram que, juntos, podemos fazer a diferença. A CIM Viseu Dão Lafões orgulha-se de, novamente, apoiar e participar em iniciativas que, a exemplo desta, reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais da região”, sublinha Nuno Martinho

Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões).
 
Alterações Climáticas e Pacto Ecológico Europeu

As alterações climáticas e a degradação do ambiente são uma ameaça existencial para a Europa e para o mundo. Sendo que os países da UE estão empenhados em alcançar a neutralidade climática até 2050, cumprindo os compromissos assumidos no âmbito do Acordo Internacional de Paris.

Neste âmbito foi desenvolvido o Pacto Ecológico Europeu, um pacote de iniciativas estratégicas que pretende transformar a UE numa economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva, garantindo zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050, um crescimento económico dissociado da utilização de recursos, e que nenhuma pessoa ou região fique para trás.



*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões


AGENDA | Reunião de Assembleia Municipal de Aveiro


Assembleia Municipal de Aveiro Sessão Extraordinária
Data: 30 de setembro (segunda-feira)
Hora: 20h30
Local: Antiga Capitania (sede da Assembleia Municipal)
Na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, realiza-se uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Aveiro, com início pelas 20h30, na sede da Assembleia Municipal, na Antiga Capitania, com a seguinte

ORDEM DO DIA:

Ponto1- Apreciação e votação da proposta da 5.ª Revisão Orçamental;

Ponto 2- Apreciação e votação da proposta de adjudicação do procedimento de contratação de empréstimo de médio/longo prazo | Investimentos Municipais.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Imagem: Grande Rota da Ria de Aveiro

Campanha Especial para Dádiva de Sangue e Medula Óssea nos Bombeiros Velhos de Aveiro

 

Dia 26 de Outubro (Sábado) das 9 às 13 horas no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro.

Entrada pela Rua de Santa Maria da Feira (traseiras do Quartel)

O propósito é despertar a juventude para a máxima importância da sua dádiva, como ainda a inscrição para potenciais dadores de medula óssea.

Uma vez que o evento vai decorrer na parte da manhã, convém que os interessados em comparecer, tomem o pequeno-almoço e fazendo-se acompanhar do Cartão de Cidadão, Passaporte e título de residência para facilitar a inscrição junto do administrativo.

Organização: ADASCA

Apoio: Bombeiros Velhos de Aveiro, CM de Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Aveiro),Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC).

Mais informações: 964 470 432

SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM OUTUBRO 2024


JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE. 
Deixe-se levar pelo coração!
O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se de se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO

O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Boletim edição nº. 49 de Setembro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1886 na versão online em PDF

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

RALLYE VIDREIRO VOLTA A PERCORRER ESTRADAS DA MARINHA GRANDE, ALCOBAÇA E POMBAL

 O Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2024 foi apresentado na passada quinta-feira, 26 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do concelho de Pombal, na presença dos presidentes das Câmaras Municipais da Marinha Grande, Alcobaça e Pombal, direção do Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), pilotos e parceiros.
A prova volta a decorrer nos três municípios vizinhos, nos dias 11 e 12 de outubro e conta com um novo figurino, tendo sido desenhados novos troços.
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, elogiou “o Clube Automóvel pela organização, que é reconhecida a nível nacional e internacional e por privilegiar a segurança das provas”, acrescentando a importância do trabalho em parceria entre estes municípios, que permite engrandecer e melhorar o evento, levando o desporto automóvel aos três territórios”. O presidente da Câmara destacou ainda que “este é o melhor que se faz em Portugal”.
O presidente de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, agradeceu a Aurélio Ferreira o desafio de juntar os três concelhos, num evento que “dá voz a esta região através daquele que será sempre o Rallye Vidreiro”.
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, destacou a confiança no CAMG e o orgulho de fazer parte da organização de um evento como este, que dignifica a região.

Ferdinando Barros, presidente da direção do Clube organizador, agradeceu aos municípios e demais entidades parcerias, bem como aos mais de 200 voluntários que tornam possível a realização da prova.

A sessão integrou também a assinatura do contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre os três Municípios e o Clube Automóvel, que visa a transferência do montante financeiro global de 100.000,00 € (cem mil euros), a título de comparticipação nos encargos com a organização das provas, repartidos por 40.000 euros a suportar pelo Município de Pombal (enquanto coordenador da edição deste ano) e 30.000 euros por cada um dos Município de Marinha Grande e Alcobaça (enquanto coadjuvantes).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro Tech Week regressa com tech sessions, gaming e instalações artísticas

Serão sete dias de inúmeras atividades ligadas à tecnologia e à arte que irão encher as ruas de Aveiro. Um evento gratuito organizado pela Câmara Municipal de Aveiro e que integra a programação da Capital Portuguesa da Cultura.

Tech sessions com oradores nacionais e internacionais, área de gaming, workshops, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances são algumas das muitas atividades que farão parte da Aveiro Tech Week, que decorre entre 30 de setembro e 6 de outubro.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, esta iniciativa gratuita dedicada à promoção da tecnologia, arte e cultura reforça o posicionamento do Município enquanto epicentro da rota tecnológica e polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.

A sessão de abertura da Tech Week terá lugar na segunda-feira, dia 30, no Teatro Aveirense, pelas 15h00, e estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves. O Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, irá encerrar a sessão, que contará também com as participações de Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal; Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal; e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro. Após este momento, pelas 16h30, haverá uma visita a instalações tecnológicas, presentes em diversos espaços públicos da Cidade

Constituída por dois grandes eventos – TECHDAYS Aveiro (de 30 de setembro a 6 de outubro) e PRISMA / Art Light Tech (de 2 a 5 de outubro) –, a Aveiro Tech Week propõe um vasto programa de iniciativas abertas à Cidade e à comunidade, que desafiam o público a conhecer o que tem sido feito na área da transição digital da cidade.

PRISMA/ Art Light Tech volta a iluminar Aveiro
Entre 2 e 5 de outubro, o PRISMA / Art Light Tech 2024 é um festival que liga arte, ciência, tecnologia e património, e no qual participarão criadores de todo o mundo.
Com atividades dentro e fora de portas, a edição deste ano tem por título Corpo a Corpo e apresenta um conjunto de obras que assumem o corpo como tema ou figura central, trazendo por diversas vezes a interação do espectador para a cena.

É uma tela onde se inscrevem ou projetam histórias, gerando uma multiplicação de narrativas que rompe com a linearidade do passado. O real e o virtual complementam-se hoje numa sobreposição de vidas com ciclos variáveis, onde um feed pode realmente ganhar a forma de alimento - ou de ganha-pão.

As obras aqui apresentadas exploram esta questão sob várias perspetivas. Tanto revelam o corpo como espectro do passado como expõem os seus mecanismos de sobrevivência ou assumem a sua fusão com a máquina. Acima de tudo, existe uma estimulação dos sentidos que atravessa o evento e interpela os espetadores ao longo do seu roteiro, num trajeto que se espalha um pouco por toda a cidade.

Conferências sobre microeletrónica, cibersegurança e comunicações quânticas

No âmbito do TECHDAYS Aveiro, irão decorrer várias tech sessions que vão juntar, no mesmo palco, diversos representantes da esfera política, institucional e económica, a nível nacional e internacional, para debaterem a importância da tecnologia na gestão e futuro das Cidades.
O II Congresso da Agenda da Microeletrónica, o Encontro Ibérico de Comunicações Quânticas e uma conferência sobre tecnologia de dados, a cibersegurança e os desafios do passaporte digital do produto são alguns dos destaques das tech sessions.
Já os workshops, que decorrerão no ATLAS Aveiro, serão dedicados à apresentação e debate de projetos e temáticas ligadas ao futuro das Cidades.

Tecnologia e a cultura chegam às escolas

A Educação, enquanto pilar fundamental na estratégia política da CMA para a construção de um Município baseado no conhecimento, está também enquadrada na Aveiro Tech Week com um conjunto de atividades dirigidas a crianças e a jovens. Estas iniciativas permitirão o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), bem como partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que se encontra em execução em escolas do Município de Aveiro.

Haverá ainda lugar aos hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, dirigidos a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do Município de Aveiro e que têm como objetivo não só desenvolver conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas, mas também realizar desafios que promovam a criatividade e a imaginação.

Estão ainda previstos, na Fábrica da Ciência Viva, a realização dos Open Tech Lab, atividades que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar.

Hackathon “Aveiro Tech City” com prémios no valor de 20 mil euros

Destaque ainda para 3.ª edição do “Aveiro Tech City Hackathon”, uma competição de programação que decorre de 1 a 4 de outubro.

Nesta hackathon, os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para quatro desafios: três apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema Aveirense – Altice Labs, Bosch Termotecnologia e SKY Portugal – e um pela CMA, no âmbito do projeto Aveiro Tech City Living Lab, e em parceria com o Instituto de Telecomunicações / Universidade de Aveiro. As equipas vencedoras de cada desafio receberão um prémio no valor de cinco mil euros, perfazendo um total de 20 mil euros.

Área expositiva por toda a Cidade

A Aveiro Tech Week terá ainda, no centro de Aveiro, uma área expositiva que dará a conhecer projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a Cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Praça da República, a Rua Homem Cristo e o Largo do Mercado Manuel Firmino são os espaços públicos eleitos para mostrar inovações desenvolvidas pelas empresas que integram a Rede Nacional de Test Beds; projetos do Instituto de Telecomunicações no âmbito da mobilidade autónoma e conectada; uma nova geração de conetividade desenvolvida pela Altice Labs; inovações criadas por empresas instaladas no Parque de Ciência e Inovação, entre outras.

Gaming volta a ser destaque no Parque de Exposições de Aveiro

O Gaming volta a marcar presença nesta semana da tecnologia e da arte. Este evento, que irá decorrer em dois pavilhões do Parque de Exposições de Aveiro – o dobro do espaço da edição de 2023 – conta com a presença de influenciadores e streamers e com uma área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática.

Consulte o programa completo em: https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Município de Reguengos de Monsaraz criou o primeiro Conselho Municipal de Turismo do Alentejo Central


O Município de Reguengos de Monsaraz criou o primeiro Conselho Municipal de Turismo do Alentejo Central. A primeira reunião deste órgão realizou-se no dia 19 de setembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Conselho Municipal de Turismo de Reguengos de Monsaraz é um órgão colegial, consultivo, de cooperação e participação setorial a nível municipal, no domínio das políticas e estratégias para o desenvolvimento do turismo no concelho. Os seus objetivos visam a promoção, a participação e o envolvimento dos setores público, privado, associativo e a sociedade civil no progresso integrado e sustentável do concelho, contribuindo para a valorização da oferta turística, para a notoriedade de Reguengos de Monsaraz como destino turístico e para a consolidação de uma visão estratégica para a inovação, competitividade e desenvolvimento da região.
Este órgão é presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e integra o vereador com o pelouro do turismo, a Presidente da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia do concelho, um técnico do Serviço de Turismo da autarquia e representantes dos empreendimentos turísticos, das unidades de alojamento local, de enoturismo, de restauração, das empresas de animação turística, dos trabalhadores do setor, dos cursos profissionais da área do turismo, da Escola Secundária Conde de Monsaraz, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da ARPTA — Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, do Curso Superior de Turismo da Universidade de Évora e da Guarda Nacional Republicana.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Num investimento total de cerca de 68 mil euros. Foi inaugurado o Largo da Cruz no Corticeiro de Cima e a Requalificação do Largo de Vilamar

 
A União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, com apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, revitalizou dois espaços públicos, no valor de cerca de 68 mil euros, promovendo o bem-estar da comunidade e celebrando o legado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A inauguração, de ambos os espaços, aconteceu no sábado, dia 21 de setembro, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o presidente da União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, Licínio Patarra, os elementos do Executivo, assim como deputados da Assembleia de Freguesia, representantes da JMJ e os padres Adalberto e João Pedro.
Ambas as obras advêm de um esforço e compromisso coletivo que envolve câmara e união de freguesias, e delas resultam benefícios significativos para a comunidade local. Estes projetos contribuem diretamente para o fortalecimento da socialização e para a consolidação do projeto sociocultural, evidenciando o compromisso das autarquias com a requalificação do espaço público”, sublinhou Pedro Cardoso.
O Largo da Cruz, em Corticeiro de Cima, foi doado à união de freguesias por Manuel Fernandes Lourenço com o objetivo de ser transformado numa área de descanso ou de culto, oferecendo à população um espaço para visitar e descansar, o que foi reforçado pela presença da sua filha, Elisabete Lourenço. O valor da intervenção rondou os 10 mil euros.
Este símbolo da cruz foi uma marca em Portugal, em 2023. Milhares de jovens visitaram Portugal e cerca de duas centenas passaram vários dias na nossa freguesia. Como marca vincada dos jovens da JMJ, escolhemos este largo para ser testemunho vivo dessa experiência”, afirmou o presidente da União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, Licínio Patarra.
Já o Largo de Vilamar foi requalificado, no valor de cerca de 58 mil euros devido ao desgaste que exigia uma intervenção. O pavimento encontrava-se deteriorado, representando um risco contínuo para as pessoas que frequentavam o local.
O Largo de Vilamar inclui agora uma área de brincar, uma área de descanso, outra de desporto e laser, permitindo a partilha de experiências entre várias gerações.
A intergeracionalidade da fruição deste espaço é claramente uma marca desta requalificação” destacou o vice-presidente da Câmara.
Os jovens da JMJ que estiveram na freguesia deixaram a sua marca pintada na parede para mais tarde recordar e lembrar os bons momentos da partilha de experiências vividas em comunidade e na fé Cristã”, recordou Licínio Patarra.
A escolha da data escolhida para simbolicamente inaugurar estes espaços deveu-se à possibilidade de participação dos padres Adalberto e João Pedro, que para além da bênção, receberam inúmeras manifestações de agradecimento pela dedicação e o quanto contribuíram para o crescimento espiritual e cultural destas comunidades já que vão em missão para outras unidades pastorais.

Município de Silves concluiu a pavimentação de caminho no Enxerim, freguesia de Silves

 O Município de Silves concluiu a pavimentação do caminho no Enxerim, que faz a ligação entre a EN 124 (Silves/Messines) e o caminho municipal 502, em direção à Quinta Pedagógica.
A empreitada contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 130 mil euros.
Esta obra pública vem reforçar os níveis de bem-estar, a melhoria das acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária, que a autarquia desenvolve em todo o concelho de Silves.






Águeda | Programa de residências convida talentos para projeto artístico sobre a migração

“Open call” está a decorrer até dia 31 de outubro. As residências artísticas vão decorrer de novembro a janeiro de 2025 e a apresentação será no final de janeiro do próximo ano.

O AgitLab (programa de residências artísticas promovido pela Câmara Municipal de Águeda) está à procura de pessoas que tenham vivido experiências de migração ou com interesse nesse tema, residentes na região de Águeda, de qualquer idade e género, para participar no projeto “Criaturas Migratórias”.
“Esta iniciativa é mais uma plataforma que propomos, no âmbito da estratégia cultural do Município, com o objetivo de apoiar e valorizar a criação artística contemporânea, sendo uma oportunidade para que as pessoas possam contribuir, com o seu talento e experiência, para a criação de algo único, que desafie a nossa sociedade e alerte consciências”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Dirigido por Małgorzata Suś, artista polaca que desde 2016 está em Portugal e tem alguns trabalhos realizados em conjunto com o AgitLab, este é um projeto artístico que combina diferentes disciplinas de arte (como a dança, a música e as artes visuais) e foca-se no tema da migração, abordando várias perspetivas, tanto documentais, de histórias vividas na primeira pessoa, como metafóricas. Isto porque a análise social do problema da migração será comparada, por exemplo, com os movimentos migratórios de animais, entre outras abordagens.
Para a pesquisa deste projeto artístico, os participantes, que não precisam de ter qualquer experiência performativa, serão divididos em dois grupos para dois tipos de análise. Por um lado, a perspetiva de quem acaba de chegar: como se sente na cidade e no país? Que tipo de obstáculos enfrenta? Por que razão escolheu este lugar? Tem intenções de ficar? Sente-se bem-vindo?
Por outro lado, participantes que sejam residentes/habitantes locais vão ser convidados a responder a algumas questões: Como recebe os imigrantes? Esforça-se para recebê-los, apresentá-los à sua cultura? Sente dificuldade em comunicar e estabelecer uma ligação com eles?
Estas e outras perguntas serão o ponto de partida para a pesquisa e ajudarão a reunir os materiais que, posteriormente, serão usados na peça a apresentar como resultado deste projeto artístico.
O projeto estará em residência artística entre novembro deste ano e janeiro do próximo ano, sendo que o cronograma de ensaios, que vão decorrer no Café Concerto do Parque Municipal de Alta Vila, será ajustado à disponibilidade dos participantes. A apresentação final está prevista para dia 24 de janeiro de 2025, no Centro de Artes de Águeda.
De participação gratuita, os interessados podem inscrever-se, esclarecer quaisquer dúvidas e/ou solicitar informações, através do email agitlab@cm-agueda.pt até dia 31 de outubro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro




Barcelos | IPCA abre candidaturas para o seu primeiro Doutoramento Internacional: Engenharia da Digitalização

 Estão oficialmente a decorrer as candidaturas ao Doutoramento em Engenharia da Digitalização, o primeiro doutoramento internacional a ser outorgado pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

Trata-se de uma parceria desenvolvida em conjunto pelo IPCA, o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda. A primeira fase de candidaturas ao novo doutoramento, que é também o primeiro aprovado no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU, está a decorrer até ao dia 14 de outubro.
Esta colaboração internacional permitirá aos estudantes beneficiarem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade.
Concebido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o novo programa doutoral pretende desenvolver projetos de investigação nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de Cloud e IoT, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes, constituindo-se, no seu conjunto, como alicerces da transição digital na indústria e serviços, em particular nos setores industriais.
O doutoramento visa, também, atrair profissionais qualificados para capacitar a indústria e as entidades públicas com responsabilidades de gestão do território para o aproveitamento destas tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e facilitando o seu desenvolvimento. A forte ligação à indústria deste curso vai proporcionar aos doutorandos uma experiência prática e imersiva.
Integrado no projeto de formação avançada das três instituições envolvidas, o doutoramento tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e consolidação de polos de competitividade e inovação em tecnologias digitais, alinhando o seu programa com as áreas de especialização inteligente das regiões onde se inserem as instituições, estabelecendo a articulação com programas europeus, e promovendo assim a internacionalização.
Desta forma, o programa visa não apenas formar recursos humanos altamente qualificados, mas também multiplicar atividades de investigação e potencializar a transferência de conhecimento e inovação nas regiões abrangidas pela RUN-EU, consolidando o IPCA como uma instituição de referência no ensino e na investigação aplicada.
Este é, assim, o primeiro doutoramento internacional a ser outorgado pelo IPCA, sendo que a instituição já leciona, atualmente, três doutoramentos em parceria ou associação com universidades portuguesas, nas áreas da Contabilidade, do Desenvolvimento de Jogos Digitais e do Design.
A 1ª fase de candidaturas ao Doutoramento em Engenharia da Digitalização decorre de 27 de setembro a 14 de outubro, através da página: https://estudar.ipca.pt/candidaturas/.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis em: https://ipca.pt/oferta/doutoramentos/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)