quarta-feira, 10 de julho de 2024

Bilhete Postal - "DE CABEÇA ERGUIDA"

 
Foi impressionante sentir o apoio que todos os portugueses nos deram dentro e fora do estádio. Jamais esquecerei. Muito obrigado! Voltaremos mais fortes". Estas palavras de Danilo resumem o sentimento dos portugueses.
Saímos do ‘Euro’ de cabeça erguida.
Pepe e Diogo Costa merecem uma referência especial. Pepe foi o mais aplaudido e acarinhado. O mais velho jogador que alguma vez participou num Europeu (41). Os três penaltis que Diogo Costa defendeu garantiram a passagem à fase seguinte. Cristiano Ronaldo não foi feliz, mas, mesmo assim ajudou aos resultados, pois a presença ‘gastou’ muita atenção do adversário.
Fomos ler o que a imprensa europeia disse.
Em Espanha, a Marca começa por destacar uma selecção portuguesa que mostrou mais e teve mais oportunidades. Diz que Portugal propôs mais, teve melhores opções, “teve 120 minutos equilibrados com Portugal a merecer a passagem”.
Os britânicos do The Guardian apontaram que França passou depois de uma tensa batalha.
Em Itália, a Gazzetta dello Sport fala em desperdício” da selecção portuguesa.
A imprensa francesa admitiu no insuspeito L’Equipe, que foi mais um jogo em que a França foi "pobre na eficácia ofensiva".
O selecionar português, o espanhol Martinez, disse que “caímos de pé”. Claro que a expetativa era a de chegar pelo menos às meias-finais. Mas, trágico seria termos caído na fase anterior. Valeu Diogo num dia inspirado.
Saber que há um reconhecimento generalizado de que merecíamos ir mais longe deixa-nos animados. Somos um país pequeno mas grande nos feitos de alguns de nós.

Destaque
Somos um país pequeno mas grande nós feitos de alguns de nós.”

Arquiteto Álvaro Siza Vieira visitou a obra de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e de construção do Monumento à Muralha de Aveiro


Arquiteto Álvaro Siza Vieira visitou a obra de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e de construção do Monumento à Muralha de Aveiro
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro recebeu esta manhã, na obra de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e de construção do Monumento à Muralha de Aveiro, o autor do projeto, o Arquiteto Álvaro Siza Vieira.
A visita de trabalho à obra serviu para fazer a verificação da sua evolução, discutir e decidir algumas questões pendentes na relação do projeto com a obra, tendo tido enorme utilidade para que a obra se continue a executar bem e no estrito cumprimento do projeto, nesta zona especialmente nobre da Cidade de Aveiro.
Além do Arq. Siza Vieira e da sua equipa, esteve presente o Presidente CMA e a equipa técnica CMA que acompanha a execução da obra, o Pároco da Glória, Padre Fausto, assim como os responsáveis do empreiteiro e da obra, da empresa Cimave.
Com um investimento 740.940€, em execução pela empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda., os trabalhos decorrem de acordo com o previsto, sendo que neste momento já se iniciaram os atos preparatórios de início da construção do Monumento à Muralha de Aveiro.
Para a CMA a reformulação, em curso, de toda a área envolvente à Sé, é fundamental para valorizar a história de Aveiro, com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Ivone Morais Pinto apresenta exposição “Alentejo” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz


A exposição de pintura “Alentejo”, de Ivone Morais Pinto, vai ser inaugurada no dia 19 de julho, às 18h, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz pode ser visitada até ao dia 18 de agosto, de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
Ivone Morais Pinto apresenta nesta exposição duas dezenas de pinturas a óleo sobre tela, retratando, principalmente, a vila medieval de Monsaraz e as gentes da freguesia de Monsaraz. A artista tem 62 anos de idade, é natural de Reguengos de Monsaraz e em 2015 começou a aprender a técnica para pintar a óleo na Universidade Sénior de Villanueva del Fresno, em Espanha, onde continua a frequentar as aulas de pintura.
As suas obras foram apresentadas em exposições coletivas nas edições do evento Monsaraz Medieval, que decorreram em 2023 e 2024 na vila de Monsaraz.






*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Investimento ronda os 43 mil euros. Município está a construir parque de lazer na Quinta dos Lacticínios


A Câmara Municipal tem em curso o arranjo da Urbanização da Quinta dos Lacticínios, na União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, uma obra no valor de cerca de 43 mil euros.

Os trabalhos previstos para esta empreitada abrangem uma série de atividades, incluindo trabalhos preparatórios, demolições, pavimentação, arranjo paisagístico, instalação de mobiliário urbano, criação de equipamentos infantis e desportivos, além da construção da rede de iluminação pública.Parte superior do formulário
Este parque de lazer terá árvores de fruto, mesas em betão, uma papeleira e ainda uma churrasqueira.

Esta é uma empreitada de grande importância para a comunidade local, já que a criação deste parque de lazer na Urbanização da Quinta dos Lacticínios assume-me de particular importância numa comunidade em crescimento.

Trata-se de um espaço de encontro inclusivo, que promove a integração social e cultural através de atividades recreativas e desportivas, fundamentais para a coesão comunitária.

Com a instalação de equipamentos infantis e desportivos, pavimentação adequada, iluminação pública e arranjo paisagístico, o parque torna-se um ambiente seguro e acolhedor que incentiva o convívio e a prática de um estilo de vida saudável.

A intervenção não só melhora a qualidade de vida dos habitantes, mas também valoriza a urbanização, criando um espaço de lazer que atende às necessidades de uma comunidade diversificada e em constante expansão.

Expensive Soul no primeiro dia das Sebastianas, amanhã, em Freamunde


Sebastianas 2024: Horários
SEBASTIANAS ARRANCAM AMANHÃ EM FREAMUNDE COM EXPENSIVE SOUL
Já estão disponíveis os horários das Sebastianas que arrancam amanhã, dia 11 de Julho, com um concerto de Expensive Soul, banda de Leça da Palmeira que está a comemorar 25 anos de carreira, Muitos Parabéns! Mas hoje ainda vamos poder assistir ao encerramento da Semana Cultural com um espectáculo da Banda de Freamunde com o convidado especial Paulo de Carvalho.
As festas da cidade de Freamunde celebradas em honra de São Sebastião continuam na 6ª feira com uma das noites mais fortes, a Noite de Bombos; prosseguem sábado com Tiago Bettencourt, Dillaz e o espectacular fogo piromusical de Freamunde; Ana Moura é o grande destaque de domingo, mas também Moullinex e José Pinhal Post-Mortem Experience, tudo depois da Majestosa Procissão; a noite de 2ª é outra das mais fortes das Sebastianas com a Marcha Alegórica e a de 3ª, dia 16, é a última e termina ao som de Santamaria. Encontram informação mais desenvolvida no novo site desta "festa muito grande" em https://sebastianas.com/ .

 

CURTIÇÃO DO TREMOÇO COM RÁDIO AO VIVO, POESIA E INSTRUMENTOS TRADICIONAIS


O cultural “Curtição do Tremoço” continua a decorrer na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, com as “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.
Após a abertura a 5 de Julho, a programação prossegue já a 12 de Julho, com dois programas de rádio realizados ao vivo, “Cinemusicorium” sobre bandas sonoras de filmes e séries de televisão e “Rádio canta Nhede” dedicados às bandas de originais do concelho de Cantanhede. Segue-se um “Rodízio de Instrumentos Tradicionais” de várias culturas, com atuações improvisadas a solo ou em conjunto e introduções pedagógicas efetuadas pelos diversos convidados, intervaladas com declamações de poesia sobre a Gândara e as lendas da Fervença por elementos dos grupos de teatro de Zambujal e de Casal Cadima. Haverá ainda espaço para a gastronomia local com leitão à Bairrada trazido pelo Chef Júlio Raposeiro, as apresentações das Tremoceiras de Cadima, as “7 badaladas das Vespas Paperinos”, momentos de sensibilização ambiental nas esplanadas junto à água e com vista panorâmica e ainda transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, um “after-sunset” na sede do Vespa Clube Paperinos, entre outras surpresas.
A programação global de 5, 12, 19 e 26 de Julho conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”.
Segundo a organização, “pretende-se enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.

A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria. tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos, a União Recreativa da Taboeira, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.

Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.

*Vasco Otero

ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DO PARQUE INFANTIL DO LARGO DA MÓ (URB. DO OLIVAL) LOCALIZADO EM TUNES


O parque infantil do Largo da Mó (Urbanização do Olival), em Tunes, encontra-se temporariamente encerrado ao público, na sequência da instalação de uma tela de sombreamento.
A intervenção visa a melhoria das condições de utilização do equipamento em prol da população mais jovem do concelho, pelo que o Município de Silves agradece a compreensão de todos.

Coimbra | Cientistas utilizam IA para prever regenerabilidade de óleos lubrificantes usados e prevenir problemas durante o processo

 
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver métodos analíticos instrumentais e de inteligência artificial (IA) que permitem prever se um determinado óleo lubrificante usado pode ou não ser regenerado, atendendo ao seu potencial de coagulação.

Este trabalho está a ser realizado em colaboração com a Sogilub - Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda., no âmbito do projeto Intelligent Computation and Analytics for the Regeneration of Oils (ICARO).
Em Portugal, a taxa de regeneração está acima dos 80%, porém, alguns óleos usados levantam problemas de coagulação durante esse processo que, se não detetados, provocam uma paragem e consequente perda de todo o óleo potencialmente regenerável.

«Os óleos recolhidos nos pontos de recolha (oficinas automóveis e indústria, por exemplo) são encaminhados para os Operadores de Gestão de Resíduos (OGR) e, posteriormente, regenerados em unidades industriais. O fenómeno de coagulação é complexo e os seus mecanismos não são completamente conhecidos», começa por explicar Marco Reis, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigador do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES).

Portanto, continua o coordenador do projeto, «estamos a desenvolver uma ferramenta baseada em IA, que permita prever a regenerabilidade desses óleos. Pretendemos que este processo se realize de forma rápida, sem sobrecarregar os laboratórios, pelo que a aquisição da informação deve ser ágil.

O processo atual de deteção, feito durante a admissão dos óleos lubrificantes usados nos OGR, baseia-se num processo laboratorial que é complexo, demorado e dispendioso, e que, por esse motivo, deve ser melhorado. Nesse sentido, conta, «explorámos o uso de métodos espetroscópicos, como a espectroscopia MIR e NIR, que permitem recolher a informação química fundamental para alimentar o algoritmo de IA».

Neste momento, os investigadores da FCTUC estão a iniciar a terceira fase de testes à escala real e os resultados são muito promissores. «Nas duas primeiras fases realizámos os testes em apenas um OGR, mas o plano é estender a vários. No futuro, apesar de muito ambicioso, queremos estudar o cenário desta decisão ser tomada logo nos pontos de recolha, agilizando ainda mais a logística e eficiência do processo de circularização dos óleos lubrificantes», revela.

O professor do DEQ destaca ainda que «os óleos lubrificantes são fundamentais para o funcionamento de muitos tipos de máquinas usadas intensivamente na indústria e na sociedade, pelo que a sua regeneração é crucial para maximizar a eficácia com que se usam os recursos naturais e minimizar o impacto ambiental».

No projeto, além de Marco Reis, participam os professores Licínio Ferreira, Margarida Quina e Pedro Faia e os investigadores, Tiago Rato, Rúben Gariso e Sofia Braz.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia