segunda-feira, 22 de julho de 2024

Aveiro ! O Programa PéPedal da Ciclaveiro encerra o ano letivo com balanço positivo


O PéPedal - Programa de Mobilidade Escolar Ativa da Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, implementado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), tem como objetivos PROMOVER as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro.
Este programa encerrou o seu primeiro ano de implementação em 4 escolas do AEA no passado dia 30 de junho, celebrando com um Passeio Escolar (percurso a pé e de bicicleta), convidando toda a comunidade escolar, mobilizando mais uma vez as famílias. Este passeio terminou com uma curta apresentação do que foi o programa ao longo deste primeiro ano nas escolas seguido de um piquenique partilhado, com tempo para conviver e desfrutar de algumas iniciativas preparadas, mas sobretudo de tempo para brincar.
O programa celebra o seu primeiro ano de implementação com resultados positivos tendo promovido 805 consultas no Consultório Médico Pépedal, realizado mais de 2000 viagens nos Comboios Pépedal, envolvido 115 pais inscritos como maquinistas voluntários que garantiram o funcionamento das 12 rotas para a escola a pé e a pedal bem como outros que se foram juntando, o apoio de 18 parceiros que integram a rede de Amigos PéPedal que juntou o comércio local, agentes desportivos e culturais da cidade.
A Ciclaveiro encerra a implementação deste primeiro ano de programa de mobilidade escolar ativa com um balanço muito positivo junto da comunidade escolar, que se refere ao programa como “de sucesso”, “surpreendente mobilização das famílias”, “com enorme potencial para crescer ainda mais”, “um projeto obrigatório dar continuidade” e “um projeto que só pode parar quando ir a pé e de bicicleta para a escola já for natural”.
Este programa envolveu a comunidade local, o Agrupamento de Escolas de Aveiro, Professores, Educadores, Assistentes Operacionais, Associações de Pais e Encarregados de Educação, 32 Profissionais de Saúde, Famílias e mais de 1000 crianças com idades entre os 03 e os 10 anos.

A Cicalveiro está agora à procura ativamente de apoios para que este programa possa ter sustentabilidade e continuidade no próximo ano letivo.

Por fim, e como forma de partilhar um pouco do que foi este ano cheio de PéPedal, enviamos um pequeno vídeo resumo do primeiro ano do programa PéPedal que decorreu nas 4 escolas de ensino pré escolar e 1º. ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro, durante o ano letivo 2023-2024: https://youtu.be/ui7b68ILUJc

Sobre o programa PéPedal: pepedal.pt

A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

*Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro
https://www.ciclaveiro.pt / https://www.casadabicicleta.pt 
ciclaveiro@gmail.com

Marinha Grande | SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO VERÃO EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande está a organizar atividades de sensibilização ambiental, no âmbito do Programa da Bandeira Azul, em São Pedro de Moel e na Praia Velha, cuja participação é gratuita.
As ações incluem passeios na natureza, ações de sensibilização, experiência sensorial e palestras.

O programa de atividades da Bandeira Azul é o seguinte:

27 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: 15h30 às 17h00
OFICINA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
Observação da vida microscópica que nos rodeia e que está em permanente ameaça face às alterações globais e disrupção dos ecossistemas. Ação desenvolvida em contexto de oficina de Ciência Viva com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactes na cadeia alimentar marinha e saúde publica. A atividade consiste na observação, com recurso a microscópio e lupa binocular de plâncton, pólen, insetos, flores entre outras surpresas que integram o património natural de São Pedro de Moel.
PARTICIPAÇÃO: grátis e limitada à lotação da sala para um máximo de 15 participantes
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
3 DE AGOSTO – SÁBADO 
LOCAL: Parque de Merendas do Bambi (por detrás da Pinhoca)
HORÁRIO: 10h00 às 12h00
AS PLANTAS QUE ESTIMULAM OS 5 SENTIDOS – Experiência Sensorial
Através das texturas das folhas e caules,  dos aromas das folhas e flores, e, do paladar de frutos, de folhas e flores comestíveis, pretende-se promover uma experiência sensorial com as plantas através do tato, olfato e paladar. 
Público-Alvo: publico em geral incluindo invisuais
INSCRIÇÕES: gratuitas através do email ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande

11 DE AGOSTO – DOMINGO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 10h00 às 12h00
PASSEIO NA NATUREZA “INTERPRTAÇÃO DA PAISAGEM DA MATA NACIONAL DE LEIRIA”
Passeio guiado com o objetivo de dar a conhecer a evolução da paisagem florestal que caracteriza atualmente a Mata Nacional de Leiria. 
Num ponto privilegiado de observação da paisagem, na Mata Nacional de Leiria, tem-se como objetivo promover a leitura e interpretação da paisagem florestal com  a tomada de consciência do lugar biofísico, da cultura e da beleza do lugar.
INSCRIÇÕES: gratuitas através do email ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande

31 DE AGOSTO – SÁBADO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 9h30 às 12h00 (*a confirmar oportunamente)
PASSEIO NA NATUREZA 
“A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS”
Passeio guiado aos afloramentos rochosos entre a Praia Velha, São Pedro de Moel e Praia de Água de Madeiros, orientado por investigador da Universidade de Coimbra (Prof. Doutor Luís Duarte), com o objetivo de dar a conhecer o património geológico singular existente nas arribas rochosas que caracterizam a paisagem local. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico do concelho da Marinha Grande.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
INSCRIÇÕES: gratuitas através do email ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande em parceria com a  Universidade de Coimbra

7 de setembro – SÁBADO
LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: a definir
PALESTRA “A GEOLOGIA DE S. PEDRO DE MOEL: HISTÓRIAS DE MARES E MARISCOS”
Palestra em São Pedro de Moel sobre a divulgação e valorização do património geológica e paleontológico, de excecionalidade, que caracterizam as arribas entre a Praia Velha e São Pedro de Moel (até à Praia de Água de Madeiros).
PRELEÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | TERTÚLIA COM RAQUEL VARELA E ROBERTO DELLA SANTA EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, recebe a tertúlia "Utopia na História de Portugal, num lugar literário", com Raquel Varela e Roberto Della Santa, no próximo sábado, 27 de julho, pelas 18h00, organizada pelo Município da Marinha Grande no âmbito da programação da época balnear.
Raquel Varela, historiadora, professora universitária e investigadora, é autora de A História do PCP na Revolução dos Cravos (2011), História do Povo na Revolução Portuguesa (2014), Breve História da Europa (2018) e Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020) (2023), entre outros. Tem mais de quarenta livros publicados ou editados. É especialista em história do 25 de Abril e também em história das revoluções no século XX. Participa semanalmente em programas de televisão e rádio, e é guionista de documentários. Foi agraciada com vários prémios, entre eles, o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais. Em 2020, foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Veil, Project Europe - Universidade de Munique. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho.
Roberto della Santa é investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta na Secção de Estudos Globais do Trabalho. Foi professor no Departamento de Ciências Sociais e do mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e professor de Jornalismo na Escola Secundária Camões/Lisboa. É cientista social e investigador. Membro efetivo do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Globais do Trabalho. Co-coordenador científico do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. Acumula mais de quinze anos na lecionação e investigação em tópicos fundamentais de ciências sociais e humanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidad de Oviedo, entre outras.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | “À CONVERSA COM JOÃO DE CARVALHO” EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O ator João de Carvalho, filho de Ruy de Carvalho, é o protagonista convidado da tertúlia “À Conversa com…”, que acontece na próxima sexta-feira, 26 de julho, pelas 22h00, no Edifício Cosmos, em São Pedro de Moel, organizada pelo Município da Marinha Grande, cuja entrada é livre.
“À Conversa com João de Carvalho” é moderada pelo ator Miguel Rosendo Linares e pretende ser um encontro com o público para que o consagrado ator e encenador português, que tem participado em diversas séries de televisão e em filmes, aborde questões relacionadas com a sua vida e obra.

A iniciativa é promovida no âmbito da programação da época balnear de São Pedro de Moel.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Uma centena de sócios da Associação Nacional da Imprensa Regional (ANIR) ouviram o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial


Conversa com Ministro Adjunto e da Coesão Manuel Castro Almeida, onde assumiu a preferência pela CS local impressa e digital para assegurar a transparência da utilização dos Fundos europeus.

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, aceitou o convite da Associação Nacional da Imprensa Regional (ANIR) para uma videoconferência com os sócios, onde esclareceu o motivo da alteração que introduziu à legislação dos Fundos Comunitários, repondo a obrigatoriedade da publicitação nos jornais de cada concelho dos projetos financiados.

Os incentivos a empresas, CIM’s, autarquias, formação profissional, IPSS e as demais, à exceção da agricultura, vão ser do conhecimento dos cidadãos através da comunicação social concelhia, afirmando que é sua “obsessão” a escolha da imprensa local, que vai assim contribuir para a transparência da utilização dos fundos europeus, lembrando que esta medida foi das primeiras que tomou quando assumiu a pasta neste governo, acrescentando que o primeiro-ministro havia referido a mesma na sua primeira intervenção no Parlamento. “A transparência da gestão dos Fundos Comunitários é uma prioridade”, concluiu.

Manuel Castro Almeida afirmou que é prioridade deste governo assegurar a transparência absoluta dos projetos financiados, para tornar mais difícil a fraude ou a sua incorreta aplicação. “Se um trabalhador de uma empresa souber que esta foi financiada para comprar uma nova máquina e que afinal a máquina usada foi pintada para parecer nova, vai questionar-se e provavelmente evita-se um desvio de fundos”.

Manuel Castro Almeida referiu que a aplicação desta medida é complexa e que talvez por isso o governo anterior a tenha revogado, contudo reforçou que está confiante que até ao último trimestre deste ano estará em aplicação.

*Vídeo da conversa: https://we.tl/t-PWgbNGQ2hj

NB: Texto e vídeo em enviado pela ANIR

Dia 17 de setembro na Escola Superior de Biotecnologia. Estudantes do ensino básico e secundário celebram Dia Internacional do Microrganismo


À descoberta dos micróbios na água, no solo e nos alimentos
É já no próximo dia 17 de setembro de 2024 que os microrganismos vão andar à solta na Escola Superior de Biotecnologia. Mais de 25 experiências com microrganismos, dezenas de investigadores, equipamentos de laboratório e um espaço ao ar livre. Este vai ser o cenário de mais uma mostra do Dia Internacional do Microrganismo, que se realiza dia 17 de setembro, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, entre as 9h30 e as 17h00. Espera-se que esta iniciativa gratuita receba centenas de alunos do ensino básico e secundário de todo o país.
Entre as 9h30 e as 17h00 do dia 17 de setembro, estudantes do ensino básico e secundário poderão participar em mais de 25 experiências na área da microbiologia. Este dia será recheado de experiências científicas, onde os investigadores vão demonstrar e explicar o papel dos diversos microrganismos no ambiente (água e solo), na alimentação (produção de alimentos e segurança alimentar) e na saúde (microbioma intestinal e da pele), entre outras.

“Vai ser um dia de sensibilização e de contacto com diferentes microorganismos em contexto de laboratório, mas num espaço ao ar livre,” refere Joana Barbosa, investigadora e membro da organização desta iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Biomateriais no combate às feridas crónicas; Iogurtes: uma fonte de “bons microrganismos”; MicroCosmética; Do líquido ao gel: do leite ao queijo; Um dia na vida de um Staphylococcus aureus; Microrganismos limpam as águas residuais; BioArte – Leveduras como não as conhecemos; Foldscope; Combate o Desperdício Alimentar; Gastronomia Molecular: os bons microrganismos à sua mesa; Microalgas; Organização do Frigorífico; Roda dos Alimentos; Descobre o par: antimicrobianos das cascas em ação, são algumas das experiências que os investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa irão dinamizar, para que os visitantes possam aprender, de forma lúdica, um pouco mais sobre o “micro” mundo.

Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, sublinha: “Ao abrir a faculdade a estudantes do básico e secundário estamos a cumprir a nossa missão de contribuir para a literacia científica junto dos mais novos,” acrescentando “cabe-nos colaborar com todos os níveis de ensino porque nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, de que o país tanto precisa, não podemos esperar que os jovens cheguem à universidade para então iniciar a sensibilização e motivação.”

“Pretendemos com esta iniciativa dar a conhecer os vários exemplos práticos de quanto os micróbios, embora invisíveis a olho nu, fazem parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde,” salienta ainda Joana Barbosa, que justifica esta relevância com o facto de que “as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos.”

O Dia Internacional do Microrganismo comemora-se todos os anos a dia 17 por corresponder à data, em 1683, em em que pela primeira vez (que se saiba) estes seres foram descritos por escrito – numa carta à Real Sociedade de Londres pelo holandês Antonie van Leeuwenhoek. Uma efeméride que convida todos a ver o lado positivo dos microrganismos.

A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que em cada uma das edições anteriores (2022 e 2023) juntou mais de 1300 estudantes, realiza-se a 17 de setembro, entre as 9h30 e as 17h, no campus Porto. Um evento gratuito de inscrição obrigatória até ao dia 30 de agosto.

*RAQUEL BELO
Communication Consultant

Proença-a-Nova | EcoRally regressa a Proença-a-Nova com muitas novidades

 
O EcoRally de Proença-a-Nova está de regresso às estradas do concelho já nos próximos dias 27 e 28 de julho, partindo para a quarta edição em 2024. Este ano, a prova que pertence ao calendário oficial do Campeonato Nacional de Novas Energias, conta com muitas novidades e uma organização reformulada.
João Azeiteiro, diretor de prova e presidente da secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra, entidade organizadora do evento, explica: “90% da prova é nova e vamos passar por estradas que nunca foram percorridas nas últimas três edições. O objetivo do primeiro dia é visitar a parte norte do concelho e passar por algumas das Praias Fluviais que existem em Proença-a-Nova. No domingo iremos percorrer a zona mais a sul do concelho. O final será em Proença-a-Nova, onde vamos contar com a super-especial, que termina este EcoRally”.
O responsável pela organização da prova destaca ainda a especificidade deste tipo de rally, por comparação aos tradicionais: “neste tipo de provas, de regularidade, o objetivo não é andar o mais depressa possível, mas fazer com que as médias de circulação não sejam inferiores ou superiores aquelas que são as estipuladas por lei, que na maior parte do terreno serão de 50 kms/h, por serem zonas rurais”.
A pontuação dos condutores será dividida em duas categorias, a classificação geral, no somatório dos resultados de ambos os dias de prova e a eficiência energética, sendo premiados os condutores com menor gasto de energia no percurso de sábado. Na edição de 2023, o condutor Eduardo Carpinteiro Albino e o navegador José Carlos Figueiredo venceram a classificação geral oficial, com um Kia Niro EV, da equipa KIA – ACP Eletric; enquanto na categoria de “Eficiência Energética” os vencedores foram o condutor Pedro Morais e a navegadora Sílvia Coutinho, a conduzir um Hyundai IONIQ 5 Long Range.
Quanto ao percurso que irão encontrar em Proença-a-Nova, João Azeiteiro não tem dúvidas sobre as condições que os condutores irão encontrar: “a Beira Baixa tem estradas incríveis para fazer este tipo de provas, porque muitas delas são estradas que não têm muito trânsito, mas que têm bom piso e acima de tudo, paisagens belíssimas. Vamos passar por zonas muito bonitas do concelho e aldeias com muita história. A isto tudo acresce a parte gastronómica, que nesta zona é bastante boa”.
O EcoRally de Proença-a-Nova é uma das sete provas do calendário oficial do Campeonato Nacional de Novas Energias que, além de Proença-a-Nova, passou por Oeiras e Açores, seguindo-se ainda as etapas de Vila Nova de Gaia (7 e 8 de setembro), Madeira (5 e 6 de outubro), Lisboa (1 e 2 de novembro) e Reguengos/Mourão/Redondo (16 e 17 de novembro).

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL MEDIDAS PREVENTIVAS


1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os próximos dias, tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos:
− Aumento da temperatura, podendo as temperaturas máximas atingir valores próximos dos 40 °C e, pontualmente, os 42 °C;
− Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30%, com fraca recuperação noturna;
− Aumento da intensidade do vento a partir do dia 24, em especial a partir da tarde;
− Perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo no interior Norte e Centro e no Algarve.
Informação meteorológica em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro e no Algarve.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
− É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua Câmara Municipal ou através do 808 200 520;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias em www.ipma.pt, em www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.
4. COMO PROTEGER A SAÚDE DO CALOR - RECOMENDAÇÕES
Para se proteger do calor, a ANEPC reforça a importância de:
− Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos;
− Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
− Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
− Optar por refeições leves e frescas;
− Refrescar-se com água ao longo do dia.
Todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para se proteger do calor em: www.dgs.pt

`*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | RAUL MOREIRA EXPÕE PINTURA NO EDIFÍCIO COSMOS

 O Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, inaugura a exposição "Entre Clássico e Abstrato, uma Fusão de Formas”, do artista Raul Moreira, no dia 1 de agosto, pelas 18h00. 
Nas telas apresentadas, Raul Moreira faz uso de cores vibrantes e linhas dinâmicas, combinando elementos de arte abstrata com formas clássicas e objetos de cerâmica antiga. Misturando técnicas modernas com referências históricas, o artista cria obras que evocam tanto a tradição como a inovação.
Raul Moreira nasceu em 1969, na Marinha Grande. Desde cedo mostrou interesse pela pintura, o que o levou a aprofundar as conhecimentos técnicos, no Instituto Português da Juventude em Leiria e no Museu Joaquim Correia, sob direção do professor José Mouga da Escola de Artes e Ofícios de Belas Artes de Lisboa. Estudou desenho e pintura no Atelier Olinda Colaço.

A exposição fica patente no Cosmos até ao dia 15 de agosto de 2024, no seguinte horário:

Aberto de segunda a domingo - encerra 4ª feira - com o seguinte horário:
2ª, 3ª, 5ª e 6ª – das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
Sábado e Domingo – das 10h00 às 12h30, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
CONTACTO (964307878)
Entrada gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PRAIA DA VIEIRA VAI RECEBER NOITE DE COR, LUZ, ANIMAÇÃO E MUITOS NEONS

 A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, prepara-se para receber o Neon Run, que vai transformar a noite de 27 de julho num momento de animação, cor, luzes de neon e atividade física.
O evento é organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Neon Run Portugal, e consiste numa corrida / caminhada de 4 km, por entre luzes, som e a companhia de muitos participantes, numa nova forma de fazer desporto, com o conceito de entretenimento.
Trata-se de uma prova noturna que procura juntar animação, desporto e lazer num circuito por voltas, onde cada faz paragens quando entender! Por entre cenários, o participante é portador da sua própria luz! É um NEON que vibra, corre, dança, caminha… mas sobretudo diverte-se!

O programa Neon Run Praia da Vieira 2024 é o seguinte:

20h00 - Abertura do recinto
21h00 - Aquecimento Neon e animação com Dj
21h30 - Início da Neon Run
23h00 - After Party
As inscrições devem ser feitas através do link https://neonrun.pt/inscricoes/ 

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE EM CONCURSO

 O Município da Marinha Grande tem a decorrer o concurso público para a empreitada de construção da reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, até ao dia 10 de agosto de 2024, que prevê um investimento de cerca de 3 milhões de euros.
O projeto de reabilitação do edifício da antiga Albergaria Nobre, localizado na Rua Alexandre Herculano, prevê um investimento de 2.993.316,80 euros, a que acresce o IVA. A solução considera uma reinterpretação do vidro da Marinha Grande, utilizando grandes planos de vidro e um acabamento de fachada na cor verde garrafa na fachada do piso 1 e do piso 2. Propõe, também, uma relação com o pinhal através do acabamento exterior no piso 0, reinterpretando a cor do tronco e que, com o verde dos pisos superiores, relaciona cromaticamente o edifício com a imagética do pinhal.
Em relação à forma do edificado proposto, o conceito que se procurou estabelecer foi algo que potenciasse o convívio social entre os residentes e também criasse um espaço interno visitável pela comunidade, como um amplo espaço de receção ao ar livre. O projeto desenvolve-se em volta de um pátio interno, aberto à comunidade, acessível pela Rua Alexandre Herculano.
O programa base consta de um total de 50 unidades de alojamento, com um número total de 76 camas, distribuídas por 3 pisos. Englobam-se quatro setores: Unidades de Alojamento, Zonas de Utilização Comum, Zonas de Circulação, Zonas de Serviço, zona exterior (pátio) e acessos.
A residência é composta por quatro tipo de unidades de alojamento: quartos individuais (20 unidades), quartos duplos (20 unidades), estúdios (6 unidades) e quartos adaptados (4 unidades) para utilizadores com deficiências motoras. Todas as unidades de alojamento têm acesso privativo a uma instalação sanitária.
As zonas de utilização comum contemplam cozinhas (3 unidades) com zona de refeições, sala de convívio, terraços exteriores e uma sala de estudo/biblioteca.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INSTALA ECOPONTOS NOS AREAIS DAS PRAIAS BALNEARES

 O Município da Marinha Grande instalou novos equipamentos de recolha seletiva de resíduos nas praias balneares do concelho, com vista à melhoria dos areias e promoção das boas práticas ambientais.

A colocação de equipamentos nos areais das praias balneares designadas, insere-se nas políticas de ambiente para a desenvolvimento sustentável do concelho, incremento da qualidade de vida e promoção do turismo. 

A necessidade destes equipamentos prende-se com a sua maior durabilidade e resistência, tendo, também, como objetivo o cumprimento de requisitos de qualidade balnear.
A instalação dos equipamentos para depósito e recolha seletiva de resíduos, foi articulada com os concessionários atendendo às diversas tipologias de praia e respetiva utilização. Neste contexto, pretende-se poder vir a ajustar a instalação destes ecopontos de acordo com o seu grau de utilização e eficiência.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | TRADIÇÃO, ANIMAÇÃO E SOLIDARIEDADE FORAM INGREDIENTES DO FESTIVAL DO CARAPAU

 O Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebeu o 6.º Festival do Carapau, nos dias 19, 20 e 21 de julho, cujo balanço é muito positivo. Este evento solidário foi organizado pelo Município da Marinha Grande em parceria com os Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, com o propósito de promover a gastronomia local, particularmente o carapau e a tradicional pesca da arte xávega, além de apoiar a corporação de bombeiros local.
Durante os três dias de festival, os visitantes puderam saborear diversas delícias gastronómicas à base de carapau e assistir a uma programação diversificada de animação. O evento destacou-se pelo seu caráter solidário, para angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários e pelo objetivo de divulgar a arte xávega da Praia da Vieira.
A abertura do Festival ocorreu na sexta-feira, 19 de julho, às 12h00, com a entrada em funcionamento da tenda da gastronomia. À noite, o palco foi animado por Ricardo Mateus e pelo grupo Tributo às Doce (Remember).

No sábado, 20 de julho, o programa teve início com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Durante a tarde e noite, os presentes puderam assistir ao Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira, à Academia Sénior e aos artistas José dos Santos, Henrique Matos, Manu Alves e João Cardoso.

No último dia, domingo, 21 de julho, a programação incluiu exibições do Grupo de Cavaquinhos Musicordem, do grupo de ginástica adaptada com Mariana Pedra da CRPI, de Filipa Carvalho com um momento de zumba e da banda Vando Barros Trio.

O Município da Marinha Grande agradece a parceria da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, bem como a todos os grupos e artistas que colaboraram no evento

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbr | Projeto da UC capacita jovens gerações para serem agentes de mudança na preservação ambiental e do oceano

 
O projeto BlueWave, coordenado por Ana Marta Gonçalves, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) realizou, ao longo dos últimos três anos, várias atividades relacionadas com a preservação ambiental e do oceano, com o intuito de que as jovens gerações se tornem agentes de mudança.
De acordo com a investigadora, também ligada ao Centro de Ecologia Funcional (CFE), «os principais objetivos foram envolver os jovens nas questões relacionadas com o oceano, sensibilizando-os para a importância da sua preservação e promovendo mudanças de comportamento em relação à exploração dos recursos marinhos, e capacitar os professores com materiais didáticos, contribuindo para um ensino de qualidade».

No decorrer deste projeto, Ana Marta Gonçalves visitou sete escolas de Portugal Continental e Ilhas, levando até aos jovens do ensino secundário várias atividades que lhes permitiram adquirir conhecimentos sobre o oceano, desenvolver competências de literacia marinha e também participar ativamente na proteção do meio ambiente.
«Para além das sessões em sala de aula, desenvolvemos várias atividades interativas com os diferentes materiais didáticos criados no âmbito deste projeto. Houve também lugar para limpezas de praia que deram origem a exposições para as comunidades escolar e local. Os três anos de projeto culminaram com a idealização e apresentação de projetos de empreendedorismo azul a aplicar na área de residência de cada grupo de alunos», revela.

O projeto BlueWave veio incentivar os jovens a agir de forma consciente em relação ao oceano e a desenvolver soluções inovadoras para os desafios que este enfrenta, contribuindo, desta forma, para a sensibilização da comunidade escolar e para a promoção de uma maior consciencialização sobre a importância da proteção dos ambientes marinhos.

«Foi uma experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos. Os alunos puderam aprender de forma prática e aplicada, e mostraram bastante interesse e compromisso com as questões ambientais e dos oceanos. Os professores também se envolveram de forma ativa e dinâmica, adquirindo novas competências e conhecimentos para transmitir aos alunos», garante a investigadora do CFE.

Segundo a investigadora, a formação online para os professores foi fundamental para a sua capacitação e transmissão de ferramentas didáticas, garantindo a qualidade do ensino. Este projeto evidenciou que «é possível envolver os jovens em questões importantes como o lixo marinho, biodiversidade marinha e alterações climáticas, e que eles têm vontade de participar e contribuir para um futuro mais sustentável», considera.

«Espera-se que o BlueWave tenha deixado uma semente de consciência e responsabilidade ambiental nestas jovens gerações e que possam levar esses valores para a vida adulta, tornando-se cidadãos ativos e comprometidos com a preservação do planeta», conclui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | CURTIÇÃO DO TREMOÇO COM MÚSICA AO VIVO, ENTREVISTAS E POESIA SOBRE O FUTURO


O projeto cultural “Curtição do Tremoço” continua a decorrer na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, com as “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.
Após as sessões de 5, 12 e 19 de Julho, com o público a participar com entusiamo nas iniciativas, a programação irá ter a sua última sessão na próxima sexta-feira 26 de Julho. PhillBass e Sylvain Barreto serão os anfitriões com discos e concerto de música eletrónica ao vivo. Seguir-se-á uma jam session, com elementos do projeto “Cabra cor de Rosa” e outros convidados a juntarem a PhillBass e Sylvain Barreto. Serão realizadas declamações de poesia por elementos do Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), do Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” e do Grupo de Teatro “Renascer” da Sanguinheira, com a coordenação da Academia de Teatro de Cantanhede, tendo o “Futuro” como mote.
Serão também efetuadas entrevistas à tremoceira Isabel Mioto e a outros comerciantes que habitualmente marcam presença na praia fluvial, com destaque para a gastronomia local com sardinha assada na telha pelo Chef Júlio Raposeiro. A pedido do público, será também levada a cabo uma concentração de boias de água, com cada pessoa a trazer a sua de casa e a juntar-se à festa.

Haverá ainda espaço para as já tradicionais “7 badaladas das Vespas Paperinos” com dedicatória especial de apoio ao líder Nuno Teixeira, momentos de sensibilização ambiental e sentido de humor nas esplanadas junto à água e com vista panorâmica e ainda transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, entre outras surpresas, terminando esta edição deste projeto cultural com “after-sunset” de despedida no Bar Olhos.

Segundo a organização, “a adesão do publico a estas sessões tem sido um sucesso, não só pela natural presença de público, mas pela sua participação ativa de diversas formas, transformando este anfiteatro natural numa sala de estar ao ar livre bem acolhedora”.

A programação global de 5, 12, 19 e 26 de Julho conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”.

Segundo a organização, “pretende-se enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.

A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria, tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos e a União Recreativa da Taboeira, contando também com algumas associações convidadas como o Grupo de Teatro Renascer da Sanguinheira e a Academia de Teatro de Cantanhede, para além do apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.

Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.

*Vasco Espinhal Otero

Marinha Grande | ANIMAÇÃO CULTURAL NO EDIFÍCIO COSMOS EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande está a dinamizar diversas atividades no Edifício Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, durante os meses verão, no âmbito da animação da Época Balnear 2024.
A programação integra tertúlias, jogos de tabuleiro, escape game, workshops de ilustração, artes plásticas, teatro, exposições atividades musicais, entre outras, destinadas às famílias, cuja participação é gratuita.

As atividades a decorrer no Cosmos Azul e Mar, até setembro, são as seguintes:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Até 8 setembro de 2024
Aberto de segunda a domingo - encerra 4ª feira - com o seguinte horário:
2ª, 3ª, 5ª e 6ª – das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
Sábado e Domingo – das 10h00 às 12h30, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
CONTACTO (964307878)

PROGRAMAÇÃO DO EDIFÍCIO COSMOS AZUL E MAR
2ª feira 22 de julho . 15h30-17h00
DECORAÇÃO DE QUILHAS com Carolina Santarino
Vamos decorar quilhas de pranchas de surf, para os participantes criarem peças criativas que terão a sua própria exposição o mês de agosto.
Apoio: H2O Surfshop e exposição no Hotel Mar e Sol - São Pedro de Moel
Público-alvo: a partir dos 4 anos

2ª feira 22 de julho . 19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos
3ª feira 23 de julho . 15h00-18h00
SABOREAR SÃO PEDRO com Maria Pereira
Apresentação do fruto Camarinha, sua história e utilização, com um passeio até ao farol, para visualização de camarinhas e outros produtos endógenos.
Público-alvo: jovens e adultos 

15h30-18h30
STOP MOTION 2 (2 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos

5ª feira 25 de julho . 16h00-17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hour Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 26 de julho . 15h30-17h30
HORA DO CONTO com Ana Cristina Luz
Hora do conto “Todos para a mesa”, de Ana Cristina Luz, com atividade de ilustração por colagem.
Público-alvo: maiores de 4 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM João de Carvalho
Tema: vida e carreira do ator João de Carvalho
Moderação: ator Miguel Linares
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 27 de julho . 10h30-12h30
WORKSHOP DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

Dom 28 de julho . 15h30-17h30
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS com Fabiana Gomes
“Quem foi Salvador Dali - vida e obra": trabalho de desenho guiado, com apresentação dos trabalhos aos Pais dos partipantes.
Público-alvo: maiores de 6 anos

2ª feira 29 de julho e 30 de julho . 15h30-17h30
“A ARTE DO LIXO” 1 (1 de 2) com Patrice Guiraud
Recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel para criar peças de arte originais e sustentáveis no dia seguinte.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

2ª feira 29 de julho . 19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: a partir dos 15 anos
3ª feira 30 de julho . 15h30-17h30
“A ARTE DO LIXO” 2 (2 de 2) com Patrice Guiraud
Criação de peças de arte originais e sustentáveis, a partir da recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel no dia anterior.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

5ª feira 1 de agosto. 16h00 -17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
LUSÓFONA FILMS
Exibição de curtas-metragens criadas pelos alunos da Universidade Lusófona e premiadas internacionalmente.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 2 de agosto . 15h30-17h30
OFICINA DE COLAGENS com António Pedro Rosa
Oficina de colagem de pedras e outros elementos da natureza para criar um quadro.
Público-alvo: maiores de 12 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM Bernardo d´Almeida
Realizador e diretor de casting da série “Rabo de Peixe” da Netflix.
Moderação: ator Miguel Linares
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 3 de agosto. 10h30-12h30
OFICINA DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-17h30
MERGULHAR NA ARTE COLABORATIVA com Liliana Barata
Criação de uma obra de arte coletiva onde o mar de São Pedro de Moel é o protagonista.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Fernando Leal

Dom 04 de agosto. 15h30-17h30
O MEU AUTO-RETRATO com Fabiana Gomes
Trabalho guiado do auto-retrato, com apresentação dos trabalhos aos Pais dos participantes.
Público-alvo: maiores de 6 anos

2ª feira 05 de agosto . 15h30-17h00
DECORAÇÃO DE QUILHAS com Carolina Santarino
Vamos decorar quilhas de pranchas de surf, para os participantes criarem peças criativas que terão a sua própria exposição o mês de agosto.
Apoio: H2O Surfshop e exposição no Hotel Mar e Sol - São Pedro de Moel
Público-alvo: a partir dos 4 anos

19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira 06 de agosto . 15h30-18h30
OFICINA “DA NATUREZA PARA A ARTE” com Maria Pereira
Recolha de matéria-prima na natureza local para estampagem em tecido e papel, com pigmentos naturais.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

5ª feira 8 de agosto. 16h00 -17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hours Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 9 de agosto. 15h30-17h30
HORA DO CONTO com Ana Cristina Luz
Hora do conto “A Festa dos Cravos”, de Ana Cristina Luz, com atividade de ilustração por colagem.
Público-alvo: maiores de 4 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM Lídia Franco
A vida e a carreira da atriz Lídia Franco.
Moderação: atriz Carolina Santarino
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 10 de agosto . 10h00-12h30
OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h00-17h30
OFICINA DE AGUARELA com Vânia Colaço
Exploração da técnica de aguarela, recorrendo a um exercício guiado, incentivando a expressão individual e a espontaneidade das pinceladas.
Público-alvo: a partir dos 12 anos

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Estrela Polar Band
Com Daniel Seara e Lourenço Lampreia, o pianista que subiu ao palco para tocar com os Coldplay, em Coimbra, em 2023.
Dom 11 de agosto . 15h30-19h30
“DESCOBRE A TUA VERDADE” com Lídia Franco
Oficina de Expressão Dramática com a atriz Lídia Franco.
Público-alvo: a partir dos 15 anos

2ª feira 12 de agosto . 15h30-18h30
OFICINA DE MAKE A MOVIE com Miguel Linares
As crianças vão criar o seu próprio filme que é editado e enviado aos pais dos participantes.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

19h00- 21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira 13 de agosto . 15h30-17h30
OFICINA DE MARIONETAS com Miguel Linares
Criar uma marioneta com a técnica da luva.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

5ª feira 15 de agosto. 16h00-17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
LUSÓFONA FILMS
Exibição de curtas-metragens criadas pelos alunos da Universidade Lusófona e premiadas internacionalmente.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 16 de agosto . 15h30-17h30
ORIGINALIDADE, O QUE ME TENS A ESCREVER? com Daniela Barata
Oficina de escrita criativa com a autora do livro Contos Místico-filosóficos do Desoriente.
Público-alvo: a partir dos 18 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM Ricardo Diniz
A vida inspiradora do navegador solitário Ricardo Diniz.
Moderação: ator Miguel Linares
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 17 de agosto . 10h30-12h30
OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

16h00-17h00
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS com Guilherme Rocha
Sessão de fotografias e autógrafos com o músico e ator dos Morangos com Açúcar Guilherme Rocha.

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Guilherme Rocha

Dom 18 de agosto . 15h00-17h00
Edifício Cosmos Azul e Mar e Praça Afonso Lopes Vieira
JOGOS E MÚSICAS TRADICINAIS PORTUGUESAS com Lídia Jordão
Jogos e músicas tradicionais portuguesas para recordar e manter as tradições.
Público-alvo: a partir dos 2 anos

Dom 18 de agosto . 16h00-16h30
CONTO ENCENADO com a Mala d´Estórias
Conto encenado do livro "Coração de Leão", de Vanda Furtado Marques, por Guida Bruno.
Público-alvo: a partir dos 2 anos

2ª feira 19 de agosto . 15h30-17h30
OFICINA DE CLOWN com Miguel Linares
Formação em clown (palhaço), onde o kit de nariz e cores para pintar a cara permitem às crianças entrarem no mundo onde a expressão corporal ganha força e se encontram novas formas de comunicar. Apresentação de um espetáculo no final.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira 20 de agosto . 15h30-18h30
Edifício Cosmos Azul e Mar
MAKE A MOVIE com Miguel Linares
As crianças e jovens vão criar o seu próprio filme que é editado e enviado aos Pais.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

5ª feira 22 de agosto. 16h00 -17h30
Edifício Cosmos Azul e Mar
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
Edifício Cosmos Azul e Mar
48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hours Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 23 e 24 de agosto . 15h30-17h30
Edifício Cosmos Azul e Mar
“A ARTE DO LIXO” 1 (1 de 2) com Patrice Guiraud
Recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel para criar peças de arte originais e sustentáveis no dia seguinte.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

6ª feira 23 de agosto. 22h00-23h00
Edifício Cosmos Azul e Mar
À CONVERSA COM Dr Laborinho Lúcio
Conversa com Laborinho Lúcio e apresentação do seu livro “A Vida na Selva”, uma recolha de memórias, opiniões, interesses, perplexidades e reconhecimentos.
Moderação: Fernando Barroso
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 24 de agosto . 10h30-12h30
OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-17h30
“A ARTE DO LIXO” 2 (2 de 2) com Patrice Guiraud
Criação de peças de arte originais e sustentáveis, a partir da recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel no da anterior.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Duo de violinos
Concerto com Carol e JP, dois violinistas da nova geração. 

Dom 25 de agosto. 15h30-17h30
OFICINA DE MARIONETAS com Miguel Linares
Criar uma marioneta com a técnica do pauzinho.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

2ª feira 26 de agosto . 15h30-17h30
OFICINA DE CLOWN com Miguel Linares
Formação em clown (palhaço), onde o kit de nariz e cores para pintar a cara permitem às crianças entrarem no mundo onde a expressão corporal ganha força e se encontram novas formas de comunicar. Apresentação de um espetáculo no final.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira 27 de agosto . 15h30-17h30
CULINÁRIA KIDS com Miguel Linares
Introdução à culinária, com a elaboração de pratos práticos e saudáveis.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

5ª feira 29 de agosto. 16h00-17h30
Edifício Cosmos Azul e Mar
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
Edifício Cosmos Azul e Mar
LUSÓFONA FILMS
Exibição de curtas-metragens criadas pelos alunos da Universidade Lusófona e premiadas internacionalmente.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 30 de agosto . 15h30-17h30
OFICINA DE COLAGENS com António Pedro Rosa
Oficina de colagem de pedras e outros elementos da natureza para criar um quadro.
Público-alvo: maiores de 12 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM a escritora Ana Cristina Luz
Tema: Aristides de Sousa Mendes
Moderação: Miguel Linares
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sáb 31 de agosto . 10h30-12h30
WORKSHOP DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-17h30
OFICINA DE QUILLING com Diana Oliveira
Criar uma peça de arte utilizando a técnica de quilling, que utiliza tiras de papel de diferentes cores.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

PROGRAMAÇÃO MÊS DE SETEMBRO

Domingo 01 de setembro . 15h30-17h30
BOSQUE CRIATIVO com Liliana Barata
Criação de quadros de papelão com animais do bosque com materiais naturais e reciclados.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

2ª feira 02 de setembro . 15h30-17h30
OFICINA DE MARIONETAS com Miguel Linares
Criar uma marioneta com a técnica de fios.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

2ª feira 02 de setembro . 19h00- 21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira 3 (e 6) de setembro . 15h30 -18h30
STOP MOTION 1 (1 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos

5ª feira 5 de setembro . 16h00 -17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hours Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira 6 de setembro . 15h30-18h30
STOP MOTION 2 (2 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos

Sáb 07 de setembro . 10h30-12h30
OFICINA DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-17h30
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS com Fabiana Gomes
“Quem foi Andy Warhol - vida e obra": trabalho de desenho inspirado pela Pop Art, com apresentação dos trabalhos aos Pais.
Público-alvo: maiores de 6 anos

*Gabinete de Comunicação e Imagem