sábado, 24 de agosto de 2024

"Passarinho escarlate" (livro infantil)

Após um longo tempo de espera, o pequeno Túlio, finalmente, ganha de seu pai o presente que tanto sonhara: um passeio ao sítio do Tio Artur, quando, pela primeira vez, ficaria alguns dias sozinho, longe de sua família. 
Com a ajuda da bondosa tia Regina, do primo Alfredo, do priminho Leonardo e do cachorrinho Rabicó, ele consegue se divertir como nunca, viver grandes aventuras e, ainda, descobrir, de uma maneira bastante inusitada, a real dimensão do valor da liberdade. 
Tulinho nunca imaginara que, em apenas uma semana, fosse possível vivenciar tamanhas emoções e, além de tudo, conquistar um aprendizado tão valioso que, com certeza, carregaria consigo por toda a vida.
______________
Editora Viseu, que traz como título “Passarinho escarlate” (link: n9.cl/0jmo4). Além de levar um entretenimento saudável, o livro tem como proposta conscientizar nossas crianças sobre a grande importância da liberdade em nossas vidas. Seu público alvo situa-se na faixa de 8 a 12 anos de idade.

*Francisco Paiva de Carvalho

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. (Sêneca)

Marinha Grande | CIRCUITO DA MOITA REUNIU ATLETAS DE ELITE E SUB-23

 O 71.º Circuito da Moita, um dos mais antigos eventos de ciclismo em Portugal, levou cerca de meia centena de atletas de elite e sub-23 atletas à freguesia da Moita, na tarde de sexta-feira, 23 de agosto.
A competição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e do vereador do desporto, João Brito, que apoiaram os atletas e a organização e sublinharam a importância da prova para a promoção deste desporto na região, continuando a ser uma referência a nível nacional.
Como habitualmente, o circuito atraiu um grande número de entusiastas do ciclismo. O Circuito da Moita integrou-se no programa das comemorações do 84° aniversário do Clube Desportivo Moitense e teve o apoio do Município da Marinha Grande.
As classificações foram as seguintes:

ELITE
1.º Julius Johansen
2.º João Medeiros
3.º Gonçalo Amado

SUB -23
1.º Sérgio Saleiro
2.º Edwar Rondon
3.º Duarte  Domingues

Nesta competição participaram as seguintes equipas:

Equipas Elites
SABGAL/ ANICOLOR
Credibom - LA Alumínios - Marcos Car
Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua 
ABTF - Betão/ Feirense
UCA / TERRALEM LDA / PRACER PERFILES

Equipas Sub - 23: 
Porminho Team sub 23
ÓBIDOS Cycling Team
Portos Windmob
Viveiros Vitor Lourenço / Sintra C. Cliclismo
ABTF  Betão/ Feirense.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ESTARREJA | Nova temporada do CTE com experiências culturais para todos

 O Cine Teatro de Estarreja está de volta! Música, cinema, teatro, fado e opereta trazem grandes nomes ao palco e vida à sala de espetáculos estarrejense, que acolhe artistas nacionais e internacionais, e bebe da sua efervescência através de espetáculos únicos que preenchem a programação do último quadrimestre do ano.
 
Estarrejazz marca a rentrée cultural com os cativantes aromas do jazz 
Setembro aquece com diversas iniciativas, que nascem no âmbito da 19.ª edição do Estarrejazz. Dirigido aos jovens com experiência musical, estudantes de música e músicos profissionais, há um workshop de ritmo e melodia conduzido pelo saxofonista João Mortágua (28 de setembro). De 3 a 12 de outubro, Ricardo Nogueira Fernandes estará em residência artística com uma reportagem gráfica intitulada “Estarrejazz”. Por fim, João Martins tutela una oficina de jazz de iniciação ao mundo da improvisação e do jazz.
Esta edição do festival de jazz da cidade acolhe, de 4 a 12 de outubro, ainda seis concertos: Trio Eugénia Contente (dia 3); ZZAJ Trio (dia 4); Carmen Souza (dia 5); Pedro Molina Quartet (dia 10); Lokomotiv Quartet (dia 11); e Daniel Bernardes (dia 12).
 
O mês de outubro segue com música. “De tenebris ad lucem sonorum [Do escuro à claridade dos sons]” (dia 18), do Perdigão Ensemble, é uma proposta de criação com direção artística de José Carlos Sousa. O teatro chega com a produção da Ritual de Domingo “A Matança do Porco do Pai” (dia 26) com texto original de Sónia Barbosa, que prevê investigação, envolvimento de comunidades e formação artística, a par da criação do espetáculo. A Associação Musical do Antuã apresenta “Numa Casa Portuguesa” (dia 27), um espetáculo envolvente que celebra a essência da nossa cultura com influências musicais mundiais.
 
11.º mês do ano com as mais diversas expressões artísticas
Novembro arranca com o circuito português de música ao vivo Outonalidades. O concerto é do grupo aveirense Siricaia (dia 2), e no alinhamento constam 11 temas do primeiro álbum da banda “Família Fandango”.
 
A Companhia Clara Andermatt e o INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo investem numa parceria e apresentam o espetáculo de dança “Muda” (dia 9) que reflete a natureza multifacetada da condição humana.
 
A Banda Club Pardilhoense celebra o 150.º aniversário na companhia de músicos, amigos e com o público. Nesta festa (dia 10) todos estão convidados a embarcar numa viagem sonora pela música escrita para Banda dos últimos 150 anos.
“Para dançar e para chorar” é o novo álbum de Teresinha Landeiro, que o dará a conhecer ao vivo em Estarreja (dia 16). A artista é sinónimo de fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista.
 
A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo promove a VIII Gala Solidária “Era uma vez…Porque todos temos uma história!” (dia 22).
 
O Clube Cultural e Desportivo de Veiros, para celebrar os seus 50 anos, propõe um espetáculo musical (dia 23), com a participação do cantor Telmo Miranda acompanhado pela Orquestra do Clube.
 
Reinterpretação da opereta “A Nossa Aldeia”, escrita por Egas Moniz
O mês de novembro fecha com uma homenagem ao homem que tanto fez por Estarreja e seus conterrâneos! Com duas datas de apresentação, dias 29 e 30 de novembro, o espetáculo “A Nossa Aldeia”, baseado na opereta de Egas Moniz, é o expoente máximo da celebração do 150.º aniversário do nascimento do neurocientista.
 
A obra revisita os anos 20, quando Egas Moniz decide escrever uma pequena opereta para entreter os amigos mais chegados. A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de setembro de 1920. Com este texto todos ficam a saber como será Avanca do futuro, pelo olhar ficcionado do neurocientista, que segundo ele, não seria muito diferente das grandes metrópoles atuais.
 
O espetáculo, que integra a programação de “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”, envolve a comunidade e artistas locais, que se apropriarão do texto, e pelo uso da música e do canto, apresentarão uma obra identitária das terras e gentes de Estarreja. A receita deste espetáculo reverte a favor da PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos.
 
Dezembro tem sabor a Natal
A Cerciesta organiza a 12.ª edição do Festival de Artes DiferenciArte (de 5 a 7), e no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos e os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, apresenta “Alma de Portugal”.
 
O humorista Hugo Van Der Ding sobe ao palco com “A Grande Fantochada” (dia 14), um “formato inédito”, recriando a História de Portugal com marionetas e um piano de brincar.
 
A Orquestra Filarmonia das Beiras é a protagonista do tradicional “Concerto de Natal” (dia 22) e leva-nos numa viagem por variadíssimos estados de espírito, sensações e sentimentos característicos desta quadra, com um repertório diversificado composto por obras de mestres como Mozart, Wolf, Fauré, Debussy, Ravel e Elgar. Para além da Orquestra, teremos como anfitriões o seu Maestro Titular, Jan Wierzba, e a jovem Soprano Beatriz Patrocínio, a mais recente vencedora do Prémio Jovens Músicos na categoria de canto.
 
Transforme o Natal de alguém especial oferecendo cultura. O Cine-Teatro de Estarreja deixa-lhe uma sugestão para colocar no sapatinho: o passe geral para a edição de 2025 do ciclo de Concertos Íntimos, que conta com três vozes lusófonas poderosas: Fernando Daniel (25 de janeiro), Tiago Bettencourt (29 de março), e A Garota Não (24 de maio). 
 
O novo cartaz da Sétima Arte
No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas.
 
A abrir a oferta cinematográfica, a primeira “Quinta de Cinema” da temporada é dedicada à arte urbana, com a exibição de “Banksy – Procura-se” (dia 19 setembro, 21h30) inserida no festival Estau’2024 – Estarreja Arte Urbana.
 
O documentário apresenta-nos um retrato profundo deste moderno Robin dos Bosques, que quase ninguém sabe quem é, mas a grande maioria já viu as obras do célebre street artist — seja nas ruas, nas redes sociais ou em exposições não oficiais por todo o mundo. O mistério em torno de um dos artistas anónimos mais famosos do mundo, permanece. O ESTAU está de regresso, de 14 a 22 de setembro, para surpreender com mais arte nas ruas da cidade de Estarreja.
 
Jovem realizador estarrejense exibe a sua primeira longa-metragem
Já o Festival de Cinema de Avanca tem sido marcado pela estreia mundial de novos filmes vindos de todo o mundo, mas também produzidos na região. Tiago Roma Almeida, um jovem cineasta estarrejense, aluno do Agrupamento de Escolas de Estarreja, estreou na edição deste ano do festival a sua primeira longa-metragem "Gatos com 8 vidas", um filme rodado em Estarreja que coloca em cena os novos atores. E que volta ao grande ecrã, desta vez, do Cine-Teatro de Estarreja no dia 27 de setembro, com sessão às 21h30.
 
Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da AME - Agenda Municipal de Estarreja.
 
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online [cte.bol.pt], na bilheteira do Cine-Teatro (abertura dia 4 de setembro), ou através dos contactos 234 811 300/ bilheteira@cineteatroestarreja.com.
 
*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Luna Fest transcende a música e toma conta de Coimbra com uma vasta programação cultural de 30 de Agosto a 8 de Outubro

 O Luna Fest, um dos festivais de música mais aguardados do ano, está pronto para quebrar os “muros” da Praça da Canção e agitar toda a cidade de Coimbra. Embora os concertos no recinto do festival estejam marcados para os dias 6, 7 e 8 de Setembro, o espírito do Luna Fest vai fazer-se sentir na cidade a partir de 30 de Agosto, com uma série de eventos culturais que prometem envolver a comunidade e os visitantes numa celebração multidisciplinar única.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra uma programação diversificada que vai muito além da música. Este é um convite para que todos participem e experimentem a vibrante cultura local, em parceria com algumas das mais prestigiadas instituições culturais da cidade.
 
Na sexta dia 30 de Agosto, pelas 18h30 arranca o Luna Fest Cine (em parceria com o Caminhos do Cinema Português) na Casa do Cinema de Coimbra com a visualização do documentário The Parkinsons: A Long Way to Nowhere (Caroline Richards, Doc, 98’, 2016), com a presença de elementos da banda. Este documentário é uma compilação de imagens de bastidores, concertos, e entrevistas à banda mítica de Coimbra Parkinsons, que conta a história da banda. A irreverência dos Parkinsons é retratada fielmente, naquilo que promete ser um filme de culto para todos os amantes de rock. No dia seguinte, também pelas 18h30, pode ser visto Pretty in Pink (Howard Deutch, Fic, 97’, 1986), um dos filmes mais amados do ciclo do “Brat Pack”, escrito por John Hughes para a sua musa Molly Ringwald que lhe pediu que escrevesse um filme baseado na canção dos Psychedelic Furs, “Pretty in Pink”, a sua canção favorita na altura.
 
De 2 a 7 de Setembro, o Luna Fest toma conta da Lucky Lux com diversos dj sets a decorrer ao longo das tardes. Rui Ferreira é o mentor da Lux Records (editora discográfica portuguesa), sendo também dono da loja de discos conimbricense Lucky Lux e radialista na Rádio Universidade de CoimbraO Luna Fest uniu-se à Lux Records e vai ter este ano um novo palco: o Palco Lux, com a actuação de nove artistas nacionais.
  • Na quarta-feira, 4 de Setembro, pelas 18h30, no Grémio Operário de Coimbra, Paul Oak convida Pedro Renato (Belle Chase Hotel). Out of His Head, disco de estreia de 
Na quarta-feira, 4 de Setembro, pelas 18h30, no Grémio Operário de Coimbra, Paul Oak convida Pedro Renato (Belle Chase Hotel). Out of His Head, disco de estreia de Paul Oak, é um trabalho introspectivo que explora as estranhas formas de sentir e viver. Com seis faixas que combinam harmonia e melodia de forma sublime, o álbum convida os ouvintes a uma viagem emocional, onde acordes simples, mas carregados de emoção, podem evocar sorrisos, arrepios e até uma nostalgia agridoce. O disco foi produzido por Paulo Jacob (Bodhi, 5ª Punkada) e lançado pela Lux Records.
  • No mesmo dia, pelas 21h30 haverá mais 2 concertos a decorrer no Salão Brazil (em parceria com o Jazz ao Centro Clube/ Salão Brazil): 
No mesmo dia, pelas 21h30 haverá mais 2 concertos a decorrer no Salão Brazil (em parceria com o Jazz ao Centro Clube/ Salão Brazil): Cariño Muerto e Chuascape. Cariño Muerto é um trio movido por ondas sonoras difíceis de catalogar e com uma carismática presença em palco, têm tanto da movida madrilena dos 80’s como da electrónica e experimentalismo de uns Suicide, do minimalismo de uns Young Marble Giants ou dos ritmos exóticos da cumbia. Chuascape é o projecto a solo de Pedro Chau (The Parkinsons/ Ghost Hunt).
  • Entre 5 Setembro e 8 Outubro teremos STARDUST, a exposição de fotografia de Pedro Medeiros na Galeria de Arte - Casa da Mutualidade (em parceria com 
Entre 5 Setembro e 8 Outubro teremos STARDUST, a exposição de fotografia de Pedro Medeiros na Galeria de Arte - Casa da Mutualidade (em parceria com A Previdência Portuguesa). Em 2023, Pedro Medeiros teve liberdade criativa para fotografar no Luna Fest músicos, backstage, palco, público, sem compromissos com horários ou exigências de produção, e este trabalho, que aqui é apresentado numa seleção de 50 fotografias a preto e branco, impulsionou uma procura, na leitura da exposição, com um paralelo desse processo disruptivo e extirpado de convencionalismos, ou seja, não impondo leituras cronológicas nem um registo de teor documental ou fotojornalístico.
 
De 6 a 8 de Setembro irá decorrer uma série de Meet & Great e dj sets no Coolaboola que irá proporcionar a reunião de vários artistas e dj’s com os fãs e o público em geral neste icónico espaço situado na Praça do Comércio.
  • Por fim, no sábado, 7 Setembro, pelas 16h, nas Escadas do Quebra Costas, irá decorrer uma performance teatral em parceria com o 
Por fim, no sábado, 7 Setembro, pelas 16h, nas Escadas do Quebra Costas, irá decorrer uma performance teatral em parceria com o Coimbra IMPRO, grupo que se dedica ao Teatro de Improviso, um dos mais fascinantes géneros performativos em todo o vasto universo contemplado pelas artes vivas contemporâneas.
 
A já conhecida programação musical do Luna Fest, o festival mais rock’n’roll de Portugal, acontece de 6 a 8 de Setembro, na Praça da Canção em Coimbra.
 
No dia 6 de Setembro, haverá os concertos dos portuguesas The Twist Connection, M’as Foice e The Legendary Tigerman e dos mexicanos Carrion Kids, com raízes no Punk, Post-Punk e Garage Rock com um som impulsionado por guitarras estridentes e uma base sólida e agressiva, a banda post-punk britânica Theatre of Hate, a norte-americana Lene Lovich com ligações ao New Wave e os britânicos The Psychedelic Furs, uma das bandas mais influentes na cena musical dos anos 80, tendo-se afirmado por entre êxitos como “Love My Way”, “Heaven”, “The Ghost In You” e “Heartbreak Beat” e, claro está, “Pretty In Pink”.
 
Na segunda noite do Luna Fest, 7 de Setembro, temos os concertos dos portugueses Birds Are Indie, Selma Uamusse e Belle Chase Hotel e o resto do cartaz será composto pelos britânicos Johnny Throttle, uma espécie de ‘supergrupo’ de punk rock, com membros dos The Parkinsons, Lucy & The Rats e The Gaggers, Natty Bo & The Top Cats com o melhor e mais original Ska Jamaicano, Rocksteady & Reggae do sul de Londres, Kid Congo and The Pink Monkey Birds (antigo guitarrista dos Cramps, Nick Cave and the Bad Seeds e Gun Club) para apresentar o novo disco That Delicious Vice lançado pela In The Red Records e ainda o cantor, compositor e guitarrista norte-americano Jon Spencer, nome incontornável na história do rock’n’roll, talvez o último símbolo e referência viva do que é o cru e verdadeiro “Rock´n´Roll.
 
A última noite do festival, 8 de Setembro, sofreu uma alteração no cartaz. Devido a um acidente de Adolfo Luxúria Canibal, que implica uma intervenção cirúrgica, os Mão Morta estão impedidos de realizar o concerto no Luna Fest. Essa noite conta com os concertos dos portugueses So DeaD e Club Makumba e os internacionais DEADLETTER, banda pós-punk britânica, o duo da Catalunha LA ÉLITE com influências que vão do punk rock da década de 1980, o new wave à música eletrónica, Weird Omen, um trio francês de formação atípica, da nova geração de Garage Psicadélico e os The Gories de Detroit, banda garage-punk, considerados "a melhor banda de garagem da América desde os anos 60" por Jack White.

Bilheteira: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/128372-luna_fest_2024_passe_geral-praca_da_cancao/

 

  • Raquel Lains

 

Marinha Grande | SÃO PEDRO DE MOEL RETRATADA EM EXPOSIÇÃO

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, tem patente a exposição de pintura "Na Praia de São Pedro", da autoria do artista franco-português Patrice Guiraud, até ao dia 31 de agosto, integrada na programação da época balnear organizada pelo Município da Marinha Grande.
A inauguração ocorreu no dia 17 de agosto, tendo contado com a presença do vereador João Brito, que destacou a importância de eventos como este para promover a cultura local e valorizar o trabalho de artistas que, como Patrice Guiraud, têm uma ligação especial a São Pedro de Moel.
Patrice Guiraud, natural da Normandia e filho de mãe portuguesa, partilhou com o público a sua profunda ligação a São Pedro de Moel, praia que frequenta desde a infância e que se tornou a principal inspiração para as suas obras. As pinturas em exibição captam a beleza e a tranquilidade das paisagens costeiras, transmitindo a paixão do artista pelo lugar.

A exposição fica patente até ao dia 31 de agosto de 2024 e pode ser visitada no horário das visitas encenadas, que diariamente são feitas à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.

”DIA DO MUNICÍPIO DE SILVES ”, PREPARA-SE PARA UMA GRANDE FESTA

De 1 a 3 de setembro
Para assinalar a data que comemora a conquista da cidade de Silves, 3 de setembro de 1189, o Município de Silves preparou três dias de celebrações que prometem momentos únicos e uma programação envolvente e abrangente com arte, distinções de mérito e concertos que ficarão na memória.
As iniciativas terão inicio no dia 1 de setembro, no Castelo de Silves, pelas 21h00, com a atuação que junta a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e a Fanfarra Káustica para um espetáculo inovador e extasiante, no âmbito do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. No segundo dia das comemorações, a cultura estará em destaque com a inauguração da Exposição "Perfis", pintura e ilustração, da artista silvense Isabel Avó, que decorre pelas 18h00 na Biblioteca Municipal de Silves.
No dia 3 de setembro o programa estende-se à vila de Alcantarilha com a inauguração da exposição póstuma de fotografia de José Guerreiro Rodrigues, pelas 18h30, no Centro de Exposições de Alcantarilha.
A noite do último dia das comemorações do "Dia da Cidade de Silves", será de emoções fortes e terá inicio às 21h00, no Castelo de Silves, com a cerimónia das Distinções de Mérito Municipal que, como não podia deixar de ser, marcam, também, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O encerramento das celebrações ficará a cargo de grandes nomes da música portuguesa. João Gil, Vicente Palma, Tim, Celina da Piedade, Vitorino, Paulo Ribeiro, Sebastião Santos e Jorge Serafim sobem ao palco, do Castelo, como TAIS QUAIS, para um concerto memorável, onde a amizade, a paixão pela música e a simplicidade dos sons e canções que trazem o Alentejo na alma irão imperar e garantir uma viagem musical fascinante e inspiradora.
Uma organização do Município de Silves com entrada livre.
Venha celebrar Silves!