terça-feira, 31 de outubro de 2017

Carrilho condenado a quatro anos e meio de pena suspensa

Ex-ministro foi ainda condenado a pagar 50 mil euros e a frequentar um curso para maridos agressores
Resultado de imagem para Carrilho condenado a quatro anos e meio de pena suspensa
O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão com pena suspensa pelos crimes de violência doméstica, ameaças e ofensas à integridade física e injúrias contra a sua ex-mulher Bárbara Guimarães.
Após uma leitura do acórdão, que demorou mais de uma hora, a juíza presidente do coletivo do juízo 22 do Tribunal de Comarca de Lisboa deu como provado que o ex-ministro tinha, em diversas ocasiões em 2014, agredido, difamado, ameaçado, injuriado e exercido violência doméstica contra a sua ex-mulher.
Manuel Maria Carrilho foi ainda condenado a pagar a Bárbara Guimarães 50 mil euros, fica proibido de se aproximar da ex-mulher e com a obrigação de frequentar um curso para maridos agressores.
À saida do tribunal, o antigo ministro da Cultura deu a entender que iria recorrer da pena, afirmando que "existem outros juízos superiores".
Lusa
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Caça proibida ou limitada nas zonas afetadas pelos incêndios

Resultado de imagem para Caça proibida ou limitada nas zonas afetadas pelos incêndios
A caça vai ser interditada ou reduzida nas zonas afetadas pelos incêndios, afirmou hoje o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural à agência Lusa, depois de se reunir com associações de caçadores.

"Tivemos hoje a oportunidade de discutir, com as organizações do setor da caça, aquilo que consideramos mais importante nesta altura para a interdição da caça nas zonas ardidas", disse Miguel Freitas.

As medidas incluem a interdição absoluta da caça em todo o perímetro de grandes incêndios, acima de mil hectares, e da caça sedentária nos concelhos onde arderam mais de 50% da área.

Já nos distritos mais afetados, é reduzido o número de dias de caça às espécies migratórios de três para dois. Destes dias, um será domingo, o outro as associações escolhem, adiantou o secretário de Estado

Miguel Freitas acrescentou que o Governo também decidiu "estimular as associações de caçadores" para tomarem uma posição de autogestão.

"Algumas associações já nos comunicaram que tomaram a decisão de não caçar. Nestes casos, vamos isentá-las do pagamento de taxas ao ICNF" (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), revelou.
Lusa

Um Coro LeGatto cada vez a “voar” mais alto…

O Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal do Município de Coimbra organizou, no âmbito da música coral polifónica, o "I Concurso de Coros - Coimbra", com a ideia de, após o sucesso da primeira edição, repetir este evento a cada dois anos.
O concurso de coros levado a efeito - inédito em Coimbra -, visou não só homenagear José António Carlos Seixas, compositor de destaque do barroco português, nascido em Coimbra, em 1704, mas, sobretudo, dinamizar a música coral polifónica tendo como palco a cidade de Coimbra, cidade universitária de cariz e de matriz eminentemente culturais, detentora de assinalável tradição neste campo musical.
"I Concurso de Coros - Coimbra" integrou duas fases: a primeira foi uma fase de pré-seleção com todos os coros amadores inscritos; a segunda, que se realizou no dia 28 de outubro (sábado passado) teve a participação de oito coros selecionados na primeira fase pelo Júri, que foi constituído por prestigiados maestros, de renome nacional e internacional. O evento encerrou com um Concerto de Gala, à noite, com a participação dos três primeiros coros classificados e do anfitrião, Coro Carlos Seixas. E, dentre eles estava o vencedor, o Coro LeGatto.
O Juri foi composto por: Jorge Matta (presidente, Maestro Adjunto do Coro Gulbenkian), Bárbara Francke (Professora na Escola Superior de Música  Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto), Eugénio Amorim (Maestro, leciona Composição na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto), João Santos (organista titular do Santuário de Fátima e Maestro do Coro Carlos Seixas) e Tiago Marques (Licenciado em Direção Coral pelo “Conservatoriumvan Amsterdam”, compositor e arranjador).
Coro LeGatto interpretou as seguintes obras: "O Soninho do Manelinho: Dorme, dorme meu menino e Vai-te embora ó papão" com arranjo. de Gonçalo Lourenço, "El íltimo café", de Emilio Dublanc e a peça obrigatória "Tantum Ergo" de Carlos Seixas
Depois de apurados os resultados, assim ficou a classificação final:
 
3º lugar: Grupo Vocal Ad Libitum
2º lugar: Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra
1º lugar: Coro LeGatto
Eis uma outra prova (como se ainda fosse necessário provar algo...) de que o Coro LeGatto, brilhantemente regido pela jovem maestrina Ana Raquel Azeiteiro veio para ficar e está a contribuir sobremaneira, com o incremento da excelente oferta cultural de Mira, por estes tempos.
Provavelmente, nunca houve tão boa oferta musical pelo Concelho, ao mesmo instante, pelas terras que vão da Praia de Mira aos Leitões, da Ermida ao Seixo de Mira e pelas pequenas e laboriosas aldeias que complementam uma Mira que vai-se colocando no panorama regional e nacional, num patamar mais elevado.
São exemplos como estes que fazem toda uma população sentir orgulho das suas origens e acreditar que o futuro pode ser risonho. Neste caso, Ana Raquel Azeiteiro encarna toda a luta, toda a batalha e todas as conquistas daqueles que não se deixam abater pelos percalços com que se deparam no mundo cultural de um pequeno ponto do mapa nacional. Ela (e tantos outros) dão-nos a todos, exemplos magníficos da procura incessante do resultado positivo, no final das suas jornadas.
Parabéns, Ana Raquel e todos os que fazem parte deste Coral. Todos os que os apoiam e incentivam, sentem-se cada vez mais convictos que vale mesmo a pena fazê-lo!
Coro Carlos Seixas / Mira Online

SPORTING E JUVENTUS DIVIDEM ´DOCES` EM NOITE DE HALLOWEEN.

Bruno César marcou para o Sporting, Higuain empatou para os vice-campeões europeus.
Resultado de imagem para SPORTING E JUVENTUS DIVIDEM ´DOCES` EM NOITE DE HALLOWEEN.
O Sporting empatou a uma bola na receção a Juventus, em jogo da 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Um empate que em nada serve as aspirações do Sporting que ainda sonha com a passagem aos oitavos de final da prova. Bruno César marcou para o Sporting, Higuain empatou para os vice-campeões europeus. A Juventus passa a ter sete pontos, mais três que o Sporting mas em vantagem sobre os ´leões`.
No ´Dia dos Mortos`, o Sporting tinha uma missão espinhosa: vencer a Juventus e continuar a sonhar com o apuramento ou, perdendo, ficava desde já afastado da Liga dos Campeões. Se a missão, já de si, era complicada, a falta de opções limitava ainda mais a tarefa de Jorge Jesus. Sem os lesionados Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão e William Carvalho, o técnico foi obrigado a lançar Ristovski, Jonathan Silva, André Pinto e Bruno César, num onze remendado que tentava ´vingar`a derrota pela margem mínima em Turim.
A ´Velha Senhora` veio a Alvalade com a missão estudada, no que dependesse de Buno Fernandes, não iam levar, no ´Doce ou Travessora`, neste dia de Halloween. Allegri tinha outros planos e montou uma equipa virada para a frente, com Dybala, Cuadrado, Higuaín e Mandzukic e ainda com Pjanic nas costas. A ´Juve` entrou melhor, a comandar as operações mas sem conseguir furar a defensiva leonina.
Com dificuldades em sair para o ataque, só aos 11 minutos o Sporting fez o primeiro remate do encontro, num tiro de Bruno César que saiu por cima. Msa o ´Chuta Chuta` só estava a calibrar a mira. Porque aos 20 acertou com o alvo. Gelson desceu pela direita, deu um ´nó cego` em Chiellini e rematou forte para defesa de Buffon para a frente. Na recarga, o médio brasileiro colocou a bola no fundo das redes, para delírio dos quase 50 mil que lotaram Alvalade.
Numa prova onde estão os melhores do Mundo, ao Sporting pedia-se capacidade de sofrimento e muita atenção face ao vice-campeão europeu. E isso foi o que não se sucedeu aos 24 minutos, num desvio de cabeça de Higuain que só não deu golo porque não calhou. O centro de De Sciglio encontrou o argentino solto entre os centrais mas falhou o alvo por muito pouco.
O golo ajudou o Sporting a ter mais calma, sabendo que no confronto direto com a Juventus estava em vantagem. Já o campeão italiano intranquilizou-se e foi para o intervalo com um resultado que não queria.
No segundo tempo inverteram-se os papeis e foi o Sporting a entrar melhor, causando perigo logo nos minutos iniciais. Uma cavalgada de Gelson Martins desde o seu meio-campo só não deu golo porque faltaram forças e pernas ao extremo luso, depois de aguentar as cargas de Alex Sandro e De Sciglio.
Mas a resposta da equipa de Allegri foi forte. A Juventus saiu à procura do empate, passou a jogar mais perto da área do Sporting, criando várias situações de perigo. Mandzukic viu Patrício negar-lhe o golo aos 48. Cuadrado, Dybala também estiveram perto do golo. Aos 58 foi Mandzukic a cortar uma bola que Mandzukic preparava-se para clocar no fundo das redes.
Lendo o que o jogo ia dando, os dois técnicos procuraram outras alternativas: Allegri, na tentativa de, pelo menos empatar, lançou Douglas Costa, Bernardeschi e Matuidi para os lugares de Dybala, Khedira e De Sciglio. Jesus respondeu com as entradas de Palhinha e Doumbia para os postos de Bas Dost e Bruno César.
O golo que a Juventus tanto procurava apareceu aos 79 minutos por Higuain, a centro de Cuadrado. Os jogadores do Sporting ainda pediram fora de jogo mas o árbitro nada assinalou.
Até ao final o Sporting tentou chegar ao golo que lhe garantiria os três pontos mas já faltavam pernas. A Juventus fechou-se bem e aguentou os derradeiros minutos dos ´leões` , o que lhe permite sair de Alvalade com um ponto e a depender de si para chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Salgado recusa gestão danosa no BES e qualquer culpa pela situação dos lesados

O líder histórico do BES, Ricardo Salgado, recusou, em Santarém, ter feito uma gestão danosa do banco e declarou não se sentir culpado pela situação dos lesados, deixando para o Tribunal o apuramento da sua responsabilidade no processo.
Resultado de imagem para Salgado recusa gestão danosa no BES e qualquer culpa pela situação dos lesados
“Isso vai ter que ser apurado aqui, mas posso dizer que efetivamente o que aconteceu depois da minha saída foi o colapso provocado pelas provisões que foram mandadas constituir pelo Banco de Portugal e os auditores e que levaram o banco para um nível de rácio de solvência que não era possível, de acordo com as regras internacionais, manter a sua relação com o Banco Central Europeu”, declarou.
“Foi isso que criou a queda do Banco Espírito Santo [BES]”, acrescentou.
Ricardo Salgado falava à saída de uma audiência do julgamento do pedido de impugnação da contraordenação de 4,0 milhões de euros aplicada pelo Banco de Portugal (BdP) por comercialização de título de dívida da Espírito Santo Internacional (ESI) junto de clientes do banco, que decorre no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém, e no âmbito do qual prestará declarações hoje à tarde.
Os mandatários de Ricardo Salgado juntaram ao processo um parecer que, afirmou, “mostra, claramente, que as provisões que foram constituídas e que contribuem, claramente, para a destruição dos rácios de solvência do BES não eram de acordo com as regras do International Accounting Standards".
Recusando ter tido uma gestão ruinosa do banco, Salgado declarou ter a “convicção profunda de que vai provar isso”, acrescentando lamentar o que aconteceu aos lesados com a comercialização da dívida da ESI.
“Dói-me profundamente a situação”, afirmou, sublinhando que até sair do banco, a 13 de julho de 2014, “os lesados que tinham papel comercial e investimentos no grupo foram integralmente pagos”.
Ricardo Salgado reafirmou que a resolução do BES “foi um desastre”, opinião que julga ser hoje compartilhada por “muitas pessoas”, já que “houve provisões que foram transferidas para o Novo Banco e que depois não foram utilizadas para solver os compromissos com os lesados”.
“Quando deixei o banco, o banco tinha recursos mais do que suficientes para reembolsar todos os lesados e era isso que estava previsto”, frisou.
Sobre o processo em julgamento no TCRS, Ricardo Salgado lamenta que o relatório da Boston Consulting, que “custou 910 mil euros aos portugueses, nunca mais saia cá para fora”, pois é “essencial para se conseguir apurar a verdade do que aconteceu”.
O ex-banqueiro referiu ainda “condicionamentos na inquirição” por parte do BdP “em relação a duas testemunhas”, uma das quais terá sido “descoberto” durante as audições que terá “uma relação de familiaridade ou de amizade com outra testemunha muito significativa”, mas recusou avançar qualquer nome.
Na audição do passado dia 07 de setembro, o Ministério Público pediu a extração de declarações do antigo responsável financeiro do Grupo Espírito Santo José Castella, para que seja averiguado se foi alvo de coação durante a inquirição pelo Banco de Portugal, em setembro de 2014, como afirmou na audição desse dia.
Na audiência de hoje, a manhã foi ainda preenchida com o resto do depoimento de Amílcar Morais Pires, que, tal como Ricardo Salgado, pediu ao TCRS a impugnação da contraordenação de 600.000 a que foi condenado, em 2016, pelo Banco de Portugal (BdP) por não implementação de sistemas de informação e comunicação adequados e não implementação de um sistema de gestão de riscos sólido, eficaz e consistente, no que concerne à atividade de colocação de produtos emitidos por terceiros.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Polícia japonesa encontra nove corpos desmembrados num apartamento em Tóquio

Resultado de imagem para Polícia japonesa encontra nove corpos desmembrados num apartamento em Tóquio
A polícia japonesa encontrou nove corpos desmembrados e escondidos em congeladores num apartamento no sudoeste de Tóquio, num provável caso de assassínio em série que está a horrorizar o Japão.
As autoridades policiais estão a trabalhar hoje para identificar os cadáveres, depois de o homem que mora no apartamento, Takahiro Shiraishi, de 27 anos, ter confessado que cortou e escondeu os corpos nos congeladores, de acordo com as informações fornecidas por um porta-voz da polícia.
Os corpos, em diferentes estágios de decomposição, foram encontrados na segunda-feira, no âmbito da investigação da polícia sobre o desaparecimento de uma mulher de 23 anos, referiu a mesma fonte.
O irmão dessa mulher reportou o seu desaparecimento na semana passada e, segundo a polícia, esta deve estar entre os corpos encontrados no apartamento.
Uma caixa de ferramentas e uma serra encontradas no apartamento de Shiraishi podem ter sido usadas para desmembrar os corpos, declarou o porta-voz da polícia.
As autoridades policiais ainda estão a investigar as motivações do suspeito para cometer estes crimes, disse o porta-voz, sem acrescentar mais detalhes.
Takahiro Shiraishi disse à polícia que desmembrou os corpos na sua casa de banho e, segundo a agência de notícias Kyodo, o homem deixou partes dos corpos em contentores do lixo.
Relatos avançados pela imprensa dizem que a mulher de 23 anos entrou em contacto com Shiraishi através do Twitter, à procura de um parceiro para cometer suicídio, já que tinha medo de morrer sozinha.
Os dois foram filmados por câmaras de segurança na estação de comboios próxima do apartamento do suspeito.
Lusa
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Londres acelera preparativos e contrata milhares para preparar saída da União Europeia

O Governo britânico anunciou hoje planos para acelerar o processo de saída da União Europeia e a contratação de 3.000 a 5.000 pessoas em 2018 para serviços envolvidos na avaliação e aplicação do 'Brexit'.
Resultado de imagem para Londres acelera preparativos e contrata milhares para preparar saída da União Europeia
Essas contratações poderão elevar até 8.000 o número de pessoas contratadas para o processo de saída, incluindo 300 advogados, a trabalhar em diferentes departamentos governamentais.
Até ao momento, segundo o ministro para o 'Brexit', David Davis, o Reino Unido já gastou 662 milhões de libras (753 milhões de euros) neste processo.
Numa reunião do governo hoje em Londres, Davis disse aos outros membros do executivo que "os trabalhos preparatórios aceleraram de maneira significativa nos últimos meses", segundo um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May.
Os vários Ministérios estão atualmente a redigir "planos de aplicação" do 'Brexit' em cerca de 300 áreas, preparando "o país para diferentes soluções negociadas possíveis ou para um cenário de ausência de acordo", explicou.
"Esses planos incluem, por exemplo, prazos de execução detalhados, nomeadamente para recrutar e formar novos funcionários, elaborar e fornecer sistemas informáticos e fazer as alterações legislativas e regulamentares necessárias", precisou o porta-voz.
A primeira-ministra, disse, está confiante num acordo com os 27 sobre a relação futura do Reino Unido com a UE depois do 'Brexit', previsto para março de 2019, apesar das divergências dentro do próprio governo sobre a estratégia a seguir.
Mas os planos incluem a hipótese de um fracasso nas negociações.
"Esses planos evoluem e são permanentemente melhorados para assegurar a máxima proteção desde o primeiro dia de 'Brexit'", disse.
O governo publicou na segunda-feira uma lista de 58 setores económicos nos quais avaliou o impacto do 'Brexit', sem contudo divulgar o resultado das avaliações.
Esses setores, que representam cerca de 88% da economia britânica, vão da agricultura à publicidade, passando pela farmacêutica, comércio, indústria aeroespacial e turismo.
Lusa

Operadora brasileira Oi chega a acordo com 500 lesados em Portugal mas quer mais

Resultado de imagem para Operadora brasileira Oi chega a acordo com 500 lesados em Portugal mas quer mais
A operadora brasileira Oi chegou a entendimento com cerca de 500 obrigacionistas portugueses que aderiram ao programa para acordo com credores, mas continua a receber lesados, num escritório em Lisboa, para aumentar este número, foi anunciado esta terça-feira.

“Até ao momento, dos obrigacionistas que se registaram no programa para receber valores até 50 mil reais, equivalentes a 13.451,71 euros, cerca de 500 fecharam acordo com o grupo Oi”, indica a operadora brasileira em comunicado.
Na nota, a empresa informa que vai continuar a receber, num escritório em Lisboa, os obrigacionistas portugueses lesados que ainda não conseguiram entregar documentação ou assinar o acordo que estipula a adesão ao programa.
Em causa está um centro de atendimento a funcionar no 10.º andar da torre 3 das Amoreiras, na Rua Tierno Galvan, que conta com uma “estrutura adequada […] para oferecer mais agilidade e conforto aos obrigacionistas”.
Ali funciona a sociedade de advogados Carneiro Pacheco e Associados, representante em Portugal nomeado pela Oi.
“O último dia de funcionamento do centro para a entrega de documentos e assinatura do acordo está previsto para 06 de novembro [segunda-feira]”, adianta a empresa.
Para recorrer ao programa para credores da PT/Oi, que permite recuperar 90% da dívida num montante até 50 mil reais (cerca de 13 mil euros), os obrigacionistas tinham até 19 de outubro para fazer um pré-registo na plataforma ‘online’ disponibilizada pela Oi.
Neste período, os lesados tinham de comprovar a sua residência em Portugal, que eram titulares de emissões de obrigações do grupo Oi adquiridas através de bancos afiliados ao sistema português e que os seus créditos são abrangidos pelo programa.
Os restantes 10%, perto de 1.400 euros, só poderão ser arrecadados após a aprovação do plano de recuperação judicial da empresa, na assembleia-geral de credores, que já foi adiada diversas vezes, estando agora prevista para 06 e 27 de novembro.
A Oi adianta que os “créditos sujeitos à recuperação judicial do Grupo Oi que, porventura, tenham sido transferidos, cedidos, adquiridos sob qualquer forma ou título após 20 de junho de 2016 não serão contemplados” neste programa.
Também a partir de hoje, e até segunda-feira, os lesados da PT/Oi com investimentos até 13 mil euros podem reaver esses montantes junto da agência bancária onde compraram tais obrigações, anunciou a associação que representa centenas de credores.
“Foi uma informação que nos foi dada ontem [segunda-feira] por um advogado da Oi. Os obrigacionistas que fizeram atempadamente o pré-registo ‘online’ poderão assinar um acordo na agência bancária onde subscreveram as obrigações” para reaver esses valores, disse o presidente da Associação de Lesados da PT/Oi (ALOPE), Francisco Mateus, à agência Lusa.
A Oi esteve num processo de fusão com a PT, o qual não se concretizou e entrou com um pedido de recuperação judicial em junho do ano passado, por não conseguir negociar a dívida.
Lusa

APELO na primeira pessoa: Ajudem-me por favor! ... Dia 1 de Novembro das 15 horas às 19 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Adenda: O João Pedro e menina Leonor apelam à nossa solidariedade. Como a ADASCA sabe valorizar estas situações, amanhã promove uma sessão de colheitas de sangue num gesto de singela homenagem a todos os doentes e dadores de sangue que já partiram.
Não fiquem indiferentes!
___________
Ajudem-me por favor!
Sou o João Pedro, um rapaz de 21 anos. Aos 17 anos em maio foi-me diagnosticado um linfoma. Neste mesmo ano e com esta idade dei entrada no Hospital Pediátrico de Coimbra, desde aí tenho andado a fazer tratamentos (Quimioterapia) e levar transfusões de sangue e plaquetas.
Com 19 anos fiz um auto transplante, pensando que fosse ficar bom e que tudo iria voltar ao normal como antes. No entanto, há pouco tempo foi diagnosticado novamente o mesmo problema. Voltando a fazer tratamentos (Quimioterapia) e a levar transfusões de sangue e plaquetas. No entanto, estes tratamentos já não são suficientes para o meu problema e preciso urgentemente de fazer um transplante.
Deste modo venho apelar aos vossos corações e bom senso que me ajudem indo fazer o teste de compatibilidade, visto que preciso de um transplante de medula. 
As pessoas podem dirigir-se:
Ao Hospital dos Covões em Coimbra na unidade de Hematologia.
As pessoas do distrito de Aveiro que me quiserem ajudar peço encarecidamente que me contactem porque em Aveiro terá que se arranjar um grupo de 10 ou mais pessoas para se realizar a colheita no Mercado Santiago, e esta ser transmitida a Coimbra.
Importante:
Idades compreendidas entre 18 e 45 anos;
Não pode ser portador de doenças crónicas;
O meu grupo sanguíneo é Rh0+; no entanto qualquer pessoa de outro grupo sanguíneo pode fazer o teste de compatibilidade.
Muito Obrigado!
Partilhem e divulguem por favor!

Os interessados também poder efectuar a sua dádiva de sangue e registo para medula óssea no Posto Fixo da ADASCA, no local acima indicado, em todas as datas de colheitas de sangue.
Porém, não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Contacto: 234 095 331 C/encaminhamento de chamadas sem valor acrescentado.


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

ACTIVIDADES ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Na sequência da renovação neste ano lectivo do protocolo estabelecido entre o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da implementação pela equipa de coordenação das Atividades de Enriquecimento Curricular, tem vindo semanalmente, a desenvolver o programa pedagógico previamente aprovado para as Escolas do 1º CEB daqueles Agrupamentos Escolares, nomeadamente nas áreas do Inglês, Atividades Lúdico-Expressivas (Plástica e Musical) e Expressão Corporal e Artística, que estão a ser lecionadas por docentes com habilitação para as referidas áreas.
A atividade de Expressão Corporal e Artística é lecionada por 14 técnicos, proporcionando às crianças do 1.º Ciclo, vivências e hábitos na área da expressão corporal e artística.
As tarefas desenvolvidas têm passado pela realização de actividades pedagógicas que contemplam a agilidade e coordenação, velocidade, iniciação aos jogos desportivos coletivos e outras modalidades, privilegiando sempre, os docentes as vertentes artísticas.
O grupo de Atividades Lúdico-Expressivas, compostas pelas áreas de Expressão Musical e Expressão Plástica, é lecionado por 16 técnicos.
Compostas pelas áreas Musical e Plástica, as ALE têm como principal objetivo a articulação entre ambas, dando primazia à expressão através dos sons, dos ritmos e das melodias e do conhecimento de habilidades básicas da linguagem musical, bem como a necessidade do desenvolvimento da criatividade e sentido estético das crianças.
Para tal, foram desenvolvidas tarefas diversificadas, de carácter lúdico-expressivo, privilegiando a utilização de materiais recicláveis.
O grupo de Inglês formado por 3 técnicos, planeou o ano letivo nos dois Agrupamentos tendo como objectivo principal, através da realização de algumas atividades lúdicas, a iniciação e aprendizagem da língua inglesa, as quais pretendem promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural, através do confronto com a língua estrangeira e a cultura por ela veiculada.

Fonte:  A.S.S.S.C.C
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

360º- Rio ou Santana, razão ou coração, assim vai a corrida ao PSD; ainda vale a pena poupar?; Trump em apertos; e mais um dia de loucos na Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o presidente destituído do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, vai explicar esta manhã porque foi para a Bélgica com cinco ex-conselheiros. A viagem para terras belgas, que o ministro da Justiça espanhol não quer considerar uma fuga, aconteceu depois de Puigdemont e dos principais responsáveis políticos do governo regional terem sido acusados de rebelião, sedição e desvio de fundosTerá sido uma viagem rocambolesca, segundo o El Español.

A hipótese mais falada ao longo do dia de ontem foi a de que Carles Puigdemont irá pedir asilo político à Bélgica. Puigdemont contratou mesmo um advogado conhecido por defender membros da ETA que para garantir a ajuda belga terá de provar que há perseguição e risco de tortura. Entretanto, na Catalunha, os independentistas decidiram concorrer às eleições marcadas por Madrid num imbróglio que o José Manuel Fernandes eu e o João de Almeida Dias comentamos enquanto bebemos uma BICA.

Por cá, a discussão e votação do Orçamento do Estado na generalidade só acontece quinta-feira, mas na especialidade já há muita coisa a mudar: o Negóciosescreve hoje que o PCP pode bloquear o 'imposto da batata frita'.


Em sentido contrário, dispararam os pedidos de famílias endividadas à DECOaté outubro, 26 mil pediram ajuda. De nada lhes vale que o Governo permita subscrever os seus novos produtos de aforro em algumas Lojas do Cidadão.

Outra informação importante 

Santana Lopes e Rui Rio foram as 'estrelas' das jornadas parlamentares do PSD. Santana voltou a dizer que acredita que esta legislatura pode não chegar ao fim, Rio disse precisamente o contrário. Santana disse não ser "campeão dos afectos" mas ter sonhos, Rio falou da sua racionalidade. A Rita Dinis esteve em Braga e ouviu os dois candidatos à liderança do PSD: será uma corrida entre razão e coração? 



Não se sabe como foi o reencontro Marcelo-Costa no Conselho de Estado, onde o protagonista foi Jean-Claude JunckerO presidente da Comissão Europeia, ou 'notre ami Juncker', desfez-se em elogios ao Governo pela redução do défice e pela criação de emprego. Mas se por cá houve beijinhos, em Bruxelas exigiu-se que Portugal responda aos riscos de desvios orçamentais ainda esta terça-feira.

Quanto ao bate-boca Presidente-primeiro-ministro em público, a última palavra foi de Marcelo. Recado: a "solidariedade institucional" entre os órgãos de poder passa por um "compromisso com os portugueses". Conclusão: é tempo de “arregaçar as mangas”.


É conhecida hoje a sentença de um dos processos que opõe Bárbara Guimarães a Manuel Maria Carrilho. Ontem o ex-ministro avançou com uma providência cautelar contra a apresentadora pedindo a guarda da filha e usando como argumento um acidente em que Bárbara esteve envolvida. Ao i (sem link), o seu advogado nega que estivesse sob o efeito de drogas, uma das alegações de Carrilho. A outra é de que estaria alcoolizada.

A situação nos EUA complicou-se para Donald Trump. Paul Manafort, o seu ex-diretor de campanha, entregou-se ao FBI e foi acusado de conspiração lavagem de dinheiro e falsos depoimentos, na investigação sobre as interferências russas na corrida presidencial. A CNN diz que Trump ficou a "ferver" e acrescenta (tal como o Washington Post) que o presidente americano assistiu aos últimos desenvolvimentos pela televisão, nos seus aposentos privados.

Trump que já escolheu o novo líder da FEDJerome Powell, um dos governadores da Reserva Federal, é o candidato a substituir Janet Yellen na liderança do banco central norte-americano.

Ainda da América vem o terramoto Kevin Spacey. Apesar do ator se ter desculpado por um caso de assédio sexual de há 30 anos e assumido a sua homossexualidade, a Netflix anunciou o fim da série de culto 'House of Cards', de que é protagonista. Eis as principais polémicas, os segredos e os velhos rumores sobre o famoso actor.

No futebol, hoje é dia de Liga dos Campeões com um Manchester United-Benfica e um Sporting-Juventus. De ontem vêm muitas notícias fora de campo: no caso dos emails, a juíza que ordenou as últimas buscas ao Benfica diz que as novas provas adensaram as suspeitas de crime, segundo a Sábado. Num outro caso judicial, o adepto do Benfica que terá atropelado o adepto italiano do Sporting junto ao Estádio da Luz foi acusado de homicídio qualificado.

De outras paragens vêm as ameaças do Estado Islâmico ao Mundial 2018 que envolvem Cristiano Ronaldo, numa altura em que a seleção já escolheu onde será a sua 'casa' da Rússia.

Nota ainda para o cancelamento da greve dos árbitros à Taça da Liga; e para a confirmação do vídeo-árbitro na próxima época.

Os nossos especiais

No dia Mundial da Poupança:
Duas entrevistas a reter:
A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o atual papel de António Costa no novo ciclo político: "A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa?".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre o Portugal 2020: "É fácil culpar a “classe política” pelo “curto-termismo”, mas diga-se em abono da verdade que ele apenas reflete aquilo que os cidadãos, e as empresas, estão a fazer. É ver as estatísticas da poupança".
  • Laurinda Alves escreve sobre os bons professores: "Um bom professor, que conhece bem os alunos, é capaz de antecipar para eles caminhos ajustados ao seu futuro. Aconteceu comigo e devo a dois mestres mais de metade da minha realização profissional".
  • Paulo Sande escreve sobre os escândalos de assédio sexual no cinema: "Fazer de cada gesto infeliz ou de cada caso de sedução mal sucedida exemplos de perigosa predação, mais do que ridículo é criar um clima de suspeição generalizado e contraproducente".
  • João Carlos Espada escreve sobre os 50 anos da Universidade Católica: "A razão que explica o sucesso entre nós da Universidade Católica — que não é financiada pelo Estado — é simplesmente a escolha livre dos alunos e das suas famílias".

Notícias surpreendentes
Na literatura, há muitos lançamentos para este novembroDesde romances, a livros de História que olham para o passado mas também para o presente, e até alguma poesia, tem muito por onde escolher.

Na beleza, o destaque vai para aqueles produtos de culto que estão sempre esgotadosAs listas de espera por um creme esfoliante chegam a ter 100 mil pessoas.

Hoje é dia de Halloween. Tem tudo o que precisa saber o tema reunido aqui. E pode ainda (re)ler a verdadeira história desta celebração.


Entre a situação na Catalunha e o futebol europeu de logo à noite, terá muito para ler ao longo do dia no Observador. Estaremos à sua espera

Uma boa terça feira e um excelente feriado

(permitam-me dedicar esta Newsletter ao pescador Carlos Serrano e aos seus colegas; é o mínimo depois deste mail que me enviou a mim, ao Miguel Pinheiro e ao Observador:

"Chamo-me Carlos Serrano vivo em Aveiro e tal como vocês  também eu sou um observador. Não tanto um observador jornalístico e sim observador de pescas.
Fruto desta minha profissão passo grandes períodos de tempo embarcado em Alto Mar em que as comunicações com terra são muito reduzidas e o acesso aos média é quase inexistente. Felizmente que com o passar do tempo esta situação tem vindo a melhorar embora muito lentamente. Alguns navios já possuem internet, não ao acesso de todos, unicamente para os oficiais e com velocidades muito lentas e quase sem imagens.
Como embarco quase sempre em navios diferentes, quando o navio é português e tem internet faço questão de imprimir e afixar diariamente o vosso "360" para que toda a tripulação tenha acesso às notícias diariamente.
Vocês não imaginam a satisfação desta gente ao ler o vosso resumo - único meio noticioso existente bordo. Geram-se tertúlias, discussões, opina-se sobre os vossos temas e no fundo sentem-se um pouco mais ligados mesmo que fisicamente estejam isolados no meio do nada.
Se me atraso um pouco a afixar a newsletter, vêm logo ver o que se passou. Sei também que vão continuando a afixar a "360" nas viagens seguintes. Para nós é  a melhor forma de termos as novidades com baixo consumo de Internet.
Quero agradecer-vos pela vossa companhia diariamente e gostava que de vez em quando se lembrassem desta gente que luta com a vida no meio desses mares e que tanto vos aprecia".

Obrigada nós, Carlos)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com