domingo, 12 de novembro de 2017

Assaltante atira na cabeça da vítima e diz: “Não sabia que o tiro ia pegar nele”


Um assalto quase terminou em tragédia na tarde da última quarta-feira (8) em Belém do Pará. O bandido, identificado como João de Souza, tentou roubar e ainda atirou na cabeça do estudante Daniel de Brito, de apenas 19 anos. O criminoso foi detido e preso ainda na tarde de sexta-feira (10), quando decidiu pedir desculpas por ter ferido a vítima. Conforme relato de Souza, esse era apenas o segundo assalto da sua vida e a intenção não era de acertar o estudante. 
“Peço desculpas para a família”, teria dito o assaltante em entrevista. Mesmo primeiro tendo dito que tinha a arma há três anos, Souza mudou o depoimento e afirmou que entrou nessa vida apenas porque precisa de dinheiro para sobreviver. O criminoso ainda afirmou que não tinha a intenção de ferir ninguém, mas que como não sabe atirar, por ser um dos primeiros assaltos, a mira saiu do controle e acabou acertando Daniel. 
O pedido de desculpas e a história de Souza pareciam comoventes, até que uma tia do suspeito chegou a delegacia da Polícia Civil. A mulher, que não quis ser identificado, afirmou que estava sentindo vergonha pelas palavras do sobrinho. Conforme a tia, o assaltante estava nessa vida porque queria, afinal, há oito meses o jovem mora com a vó, que sustenta ele e outros três netos.

A mulher ainda contou que o rapaz morava no município de Colares e trabalhava ajudando a mãe em uma loja de artigos de praia. No entanto, a mãe de Souza morreu há oito meses, quando o garoto teve que mudar-se para Belém. A tia garantiu que é mentira que o rapaz precisa roubar para sobreviver. Em frente a todo mundo, a mulher deu uma dura no jovem, dizendo que era inaceitável os roubos, ainda mais tendo como desculpa que precisava de roupas para o Natal. Souza pode pegar de 7 á 15 anos de prisão pelo roubo com tentativa de homicídio. 
No crime, que aconteceu na tarde da última quarta, Daniel estava indo trabalhar na ótica do pai, quando foi abordado por Souza. O jovem estudante tentou correr, quando o assaltante atirou pelas costas. O impressionante é que Daniel levou o tiro na cabeça, mas conseguiu levantar novamente e sair correndo buscar ajuda. A vítima passou por uma cirurgia e está bem. O crime aconteceu na Avenida Alcindo Cacela, no bairro Umarizal.

Empresas poupam mais de 600 milhões de euros com medidas do SIMPLEX+ 2016

O impacto total na economia nacional da implementação de 13 medidas do SIMPLEX+ 2016 foi superior a mil milhões de euros, tendo 624 milhões sido poupança das empresas.
Estes valores foram apurados pela Universidade Nova de Lisboa, através de um modelo de avaliação que combinou análise de dados com entrevistas a empresários.
De acordo com este estudo, a medida que mais beneficiou as empresas foi a Declaração de Remunerações para a Segurança Social Interactiva, que permitiu uma poupança em custos administrativos estimada em 259 milhões de euros.
Em 2º lugar na lista vem a medida Inventário Permanente + Simples que terá feito com que os empresários gastassem menos 198 milhões anuais.  Já a Certificação de Atributos Empresariais no Cartão de Cidadão garantiu poupanças às unidades empresariais na ordem dos 73 milhões de euros.
Destaque, ainda, para a medida IES+ Simplificação que possibilitou às empresas poupanças anuais de 57 milhões de euros.
Este estudo indica, também, que as 13 medidas avaliadas permitiram uma poupança de 490 mil horas de trabalho na administração pública, o equivalente ao trabalho de 300 funcionários públicos.
Em face deste dados, o Governo pretende avançar com outras medidas de eliminação de “bloqueios burocráticos às actividades económicas em todas as áreas”, ao mesmo tempo que vai alargar o trabalho de avaliação de impacto a outras das medidas tomadas, de forma a aprofundar as conclusões.
Fonte: O Algarve Económico

PORQUE DOAR SANGUE? Dia 15 de Novembro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Gestos simples que salvam vidas! Seja o leitor também um salvar de vidas.

Naturalmente doamos sangue porque alguém dele precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo, contribuir para a cura de enfermos.

Quando doado para aquele que não conhecemos pode ser considerado um acto de profundo humanismo e respeito ao próximo.

Um maior conhecimento dos riscos das transfusões, uma nova consciência dos profissionais dos serviços de sangue associados à pressão regulamentar dos órgãos fiscalizadores, tem tornado a doação um processo seguro, sem riscos para o doador, e essencial para garantir a qualidade do processo, desde a colheita até a transfusão.

O dador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, alimentado, descansado. Deverá ser maior, isto é, ter mais de 18 anos e ter peso superior a 50 kg. Deverá ser respeitado um intervalo desde a última doação de 4 meses para a mulher e 3 meses para o homem. Em alguns países o período de intervalo é mais reduzido.

Uma triagem clínica será efectuada no Posto Fixo da ADASCA (local onde se efectuam 6 a 8 sessões de colheitas por mês) por um médico que o examinará, medindo a pressão arterial, e procurando sinais de doenças transmissíveis. Uma anamnese dirigida é feita com o objectivo de detectar o uso de medicamentos, infecções virais recentes, vacinações, gravidez, alcoolismo, que podem ser causas impeditivas temporárias.

Grande importância é dada a história sexual, uso de tatuagens e drogas na tentativa de se afastar os indivíduos do grupo de risco para a AIDS, Hepatite e outras doenças transmissíveis. Pacientes de grupos de risco, que tiveram hepatite, malária ou portadores de Doenças de Chagas são considerados inaptos temporariamente para a doação. Toda ênfase é na protecção ao paciente.

Ao doador procura-se ser grato, reconhecer o seu acto de altruísmo e oferecer conforto. O ambiente é claro, silencioso, agradável. As pessoas são simpáticas e eficientes. O acto de doar é simples e dura mais ou menos de 30 minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns dadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. Todo o material utilizado é descartável e não poderia ser hoje de outra forma: bolsas plásticas estéreis em sistema fechado e inviolável até o momento do uso. Nenhuma doença transmissível poderia ser transmitida ao dador uma vez que nada é nele injectado.

Aliás, quem conhece a sede e Posto Fixo da ADASCA sabe das condições que são dispensadas, mais é impossível… porque existe limites, para não falar em condiconalismos.

A doação portanto é segura e confiável. Após a doação o dador receberá um lanche e será informado sobre como vai receber os resultados dos exames feitos ao seu sangue.

É importante desmistificar a ideia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre.

Com a evolução das técnicas, existe hoje nos centros especializados um tipo diferente de dador que torna-se mais frequente e provavelmente será maioria dentro de alguns anos: O "Doador de Plaquetas". Equipamentos especiais permitem que através de uma técnica conhecida como aférese, separemos apenas um componente do sangue do doador, devolvendo-lhe o restante.

Extremamente útil para colheita de plasma, plaquetas e leucócitos exigem maior dedicação do dador ao tempo em que permite um melhor aproveitamento.

Seja você um doador de sangue. Vamos juntos salvar vidas!

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Doar sangue é simples! 

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Novembro vão decorrer nos dias 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas, ainda nos dias 18 e 25 das 9 horas às 13 horas, no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Edil interino de Nampula detido por posse ilegal de arma de fogo e vereadores por si nomeados desafiam Tribunal Administrativo

Manuel Tocova, presidente interino do Concelho Municipal da Cidade de Nampula (CMCN), foi detido na tarde de quarta-feira (08) pela Polícia da República de Moçambique (PRM), por alegada posse ilegal de arma de fogo do tipo pistola e dezenas de munições. O facto aconteceu duas semanas depois de ele ter sido condenado a três meses de prisão com pena suspensa, por desobediência à Procuradoria Provincial de Nampula. Neste momento, a edilidade está efectivamente sem líder e a funcionar como pode.
Manuel Tocova foi enclausurado depois de ser ouvido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). Para além da pistola, as autoridades acharam aproximadamente 100 munições em sua posse.
O instrumento bélico pertence a Pedro Mahia, antigo deputado na Assembleia da República (AR) pelo maior partido da oposição, a Renamo. Segundo ele, a licença porte e uso da mesma arma foi-lhe autorizado pelo Ministério do Interior (MINT), em 1999.
A dado momento, a arma foi alugada ao polémico edil interino de Nampula, em 2015, e o compromisso era pagar mensalmente três mil meticais.
Durante a audição, Manuel Tocova confirmou as declarações de Pedro Mahia e justificou que deixou de efectuar os pagamentos combinados porque a arma em causa passou a ter problemas, encravava.
O autarca devia pagara mensalmente três mil meticais, o que não tendo acontecido obrigou o dono da arma a queixar à Polícia, como forma de reaver o seu bem.
MDM contra atitude de Tocova
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), através do seu presidente Daviz Simango, condenou o porte do referido instrumento bélico pelo seu membro e considerou que todo o cidadão civil não deve possuir uma arma de fogo.
“Quem se sinta ameaçado deve se aproximar das autoridades” no sentido de ter a protecção necessária.
Contudo, Daviz Simango comentou que Manuel Tocova, “segundo as informações que tenho”, possuía a arma em alusão desde 2015 e não se percebe como é que só agora foi descoberta.
Tocova em apuros com a justiça
Manuel Tocova começou a ser assunto de conversa quando assumiu a presidência interina e destituiu os vereadores e seis chefes de postos administrativos que na sua opinião eram próximos a Mahamudo Amurane e nomeou outros da sua confiança.
A medida por si tomada era ilegal, uma vez que não tomou posse. A ele só cabia a prática de actos de gestão estritamente necessários para o bom andamento de assuntos urgentes do município, de acordo com a Procuradoria Provincial de Nampula e o Tribunal Administrativo (TA) local.
Tantas contradições numa só pessoa
Desde que assumiu a presidência interina naquela autarquia, na sequência do assassinato de Mahamudo Amurane, na sua casa particular, na noite de 04 de Outubro passado, Manuel Tocova tem estado no centro das atenções do mundo, devido aos seus actos que aparentemente se confundem com os de alguém que pratica acções sem a devida sensatez.
No princípio desta semana, o edil interino disse a vários órgãos de comunicação privados que ele se encontrava supostamente em parte desconhecida porque era perseguido por indivíduos que não precisou, os quais o acusavam de estar implicado na morte de Mahamudo Amurane.
Manuel Tocova já tinha sido alertado pelo Tribunal Judicial da Cidade de Nampula (TJCN) para não cometer infracções durante a vigência da pena a que foi sentenciado.
O veredicto do TA
Na quarta-feira (08), o TA em Nampula, que já tinha se pronunciado sobre a legalidade ou não das exonerações e nomeações levadas a cabo pelo edil interino, voltou à carga. Deliberou e declarou por unanimidade, através do seu colectivo de juízes, sem efeito jurídico os despachos do edil interino do Conselho Municipal da Cidade de Nampula – relativos às exoneração e nomeação de vereadores e chefes de postos administrativos.
A medida põe término à disputa de cargo entre os funcionários demitidos e nomeações por Manuel Tocova. Porém, os antigos vereadores e chefes de postos administrativos ainda não retomaram os seus postos de trabalho porque os fiéis de Tocova alegam que o acórdão do TA ainda não transitou em julgado. Gerou-se murmúrios, os ânimos subiram e houve troca de mimos.
À luz do número 2 do artigo 61 da lei no. 2/97, de 18 de Fevereiro, que aprova o quadro jurídico para a implantação das autarquias locais, determina que “no intervalo entre a data da declaração do impedimento permanente e a data de tomada de posse, o presidente interino apenas praticará actos de gestão estritamente necessários para o bom andamento dos assuntos urgentes do município”, segundo o acórdão do TA.
É caso para se dizer que se cidade de Nampula vive momentos de tensão entre o MDM e as instituições de justiça, enquanto a Frelimo e a Renamo assistem a tudo e todos de longe. Com a eleição intercalar à vista [24 de Janeiro próximo] a ver vamos se as coisas não atingem outros contornos.
Curiosamente, Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, iniciou na quinta-feira (09) uma visita de trabalho de três dias à província de Nampula, devendo escalar a capital provincial – que vive momentos de crispação desde a morte de Mahamudo Amurane – e os distritos de Nacala-Porto e Eráti.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

O “giro luterano” do Papa Francisco

Roberto de Mattei (*)
500 anos
Em 31 de outubro de 2016 o Papa Bergoglio inaugurava o ano de Lutero, reunindo-se com representantes do luteranismo mundial na catedral sueca de Lund [foto acima]. A partir de então, reuniões e celebrações “ecumênicas” se sucederam ad abundantiam no interior da Igreja.

A um ano exato daquela data, o “giro luterano” foi chancelado por um ato simbólico, de cuja gravidade poucos se deram conta: a emissão, pelos Correios do Vaticano, de um selo comemorativo do nascimento do protestantismo em 31 de outubro de 1517, com a afixação das 95 teses de Lutero na porta da capela do castelo de Wittenberg.
500 anos
“V Centenário da Reforma Protestante”, lê-se no topo do selo [foto], apresentado em 31 de outubro deste ano pelo Departamento Filatélico do Vaticano. Segundo o comunicado oficial, o selo retrata “em primeiro plano, Jesus crucificado, tendo ao fundo um céu dourado sobre a cidade de Wittenberg, onde em 31 de outubro de 1517 foram fixadas pelo frei agostiniano as 95 teses. De joelhos, à esquerda, Martinho Lutero com uma Bíblia, enquanto à direita está seu amigo Felipe Melanchton — um dos maiores divulgadores da Reforma — tendo em mãos a Confissão de Augsburgo, o primeiro documento oficial dos princípios do protestantismo.”

A substituição, ao pé da Cruz, de Nossa Senhora e de São João pelos heresiarcas Lutero e Melanchton é uma afrontosa blasfêmia que nenhum cardeal ou bispo católico até agora criticou abertamente. O significado desta representação é explicado pela declaração conjunta da Federação Luterana Mundial e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, publicada no mesmo dia do lançamento do selo. A nota se refere ao balanço positivo do diálogo entre católicos e luteranos, confirma a “nova compreensão dos eventos do século XVI que provocaram a [sua] separação” e afirma como ambas as partes “d[ão] graças pelos dons espirituais e teológicos recebidos através da Reforma”.
Como se não bastasse, naqueles mesmos dias La Civiltà Cattolica, a voz “oficiosa” do Papa Francisco, celebrou Lutero com um artigo do padre Giancarlo Pani (Martinho Lutero, quinhentos anos depois, in La Civiltà Cattolica de 21 de outubro a 4 de novembro de 2017, pp. 119-130).
O Pe. Pani é o mesmo que em 2014 afirmou que os Padres do Concílio de Trento teriam admitido a possibilidade do divórcio e do novo casamento em caso de adultério, de acordo com o costume em voga na igreja cismática grega. Agora ele sustenta que Martinho Lutero não foi de nenhum modo um herege, mas um verdadeiro “reformador”. De fato, “as teses de Wittenberg não são nem um desafio nem uma rebelião contra a autoridade, mas a proposta de renovação da proclamação evangélica, no desejo sincero de uma ‘reforma’ da Igreja” (p. 128). Apesar da reivindicação “tanto da Igreja de Roma quanto de Lutero, de encarnar em tudo a verdade e de serem os seus dispensadores”, “não se pode negar o papel que Lutero teve como testemunha da féEle é ‘o reformador’: soube iniciar um processo de ‘reforma’ do qual — sejam quais tenham sido então os resultados — a Igreja Católica também se beneficiou” (p. 129).
De ser assim, Lutero teria sido injustamente perseguido e difamado pela Igreja durante 500 anos, e a hora de reabilitá-lo teria chegado. Para isso, não bastaria limitar-se a apresentar o seu rosto profético, mas seria necessário que a Igreja acolhesse e pusesse em prática suas iniciativas reformadoras. E a Exortação pós-sinodal Amoris laetitia representaria uma etapa decisiva nesse caminho. Não se equivocaram, pois, os autores da Correctio filialis ao Papa Francisco, quando enfatizaram “a afinidade entre as ideias de Lutero sobre a lei, a justificação e o casamento, e aquelas ensinadas ou favorecidas pelo Papa Francisco em Amoris laetitia e outros lugares”.
Santo Inácio de Loyola
Vale a esta altura lembrar que o Papa Bergoglio pertence, como o Pe. Pani, à Companhia de Jesus, e que o fundador desta, Santo Inácio de Loyola [imagem ao lado], foi o campeão da fé suscitado pela Divina Providência no século XVI contra o luteranismo. Na Alemanha, apóstolos como São Pedro Canísio e o Beato Pedro Fabro disputaram palmo a palmo o terreno com os hereges, e no plano da controvérsia antiprotestante ninguém superou São Roberto Belarmino.

La Civiltà Cattolica foi fundada em 1850 com o encorajamento de Pio IX e desempenhou durante muito tempo o papel de bastião doutrinário contra os erros da época. Em sua primeira edição, em 6 de abril de 1850, ela dedicou um amplo ensaio (anônimo, mas de autoria do Pe. Matteo Liberatore) intitulado Racionalismo político da Revolução italiana, o qual encontrava no protestantismo a causa de todos os erros modernos. Essas teses foram desenvolvidas, entre outros, por dois conhecidos teólogos jesuítas, os padres Giovanni Perrone (O protestantismo e regra de fé, “La Civiltà Cattolica”, Roma, 1853, 2 vol.) e Hartmann Grisar (Lutero, Herder, Freiburg im Breisgau 1911/1912, 3 vols.).
Mas assume particular significado a comemoração da revolta luterana feita pela revista da Companhia de Jesus em outubro de 1917, no IV centenário da afixação das teses de Wittenberg (Lutero e o luteranismo, in La Civiltà Cattolica, IV (1917), pp. 207 -233; 421-430). O teólogo da Civiltà Cattolicaexplicava que: “A essência do espírito luterano, ou seja, do luteranismo, é a rebelião em toda a sua extensão e em toda a força da palavra. A rebelião que Lutero personificou foi variada e profunda, complexa e vastíssima; na aparência, ela de fato surgiu e foi violenta, odiosa, trivial, obscena e diabólica; mas, na realidade, foi planejada e dirigida de acordo com as circunstâncias, e visava objetivos conjunturais e de grande interesse, procurados e desejados com ânimo mesurado e tenacíssimo” (pp. 208-209).
Lutero — continua La Civiltà Cattolica — “começou aquela indigna paródia com a qual o monge rebelde atribuía a Deus as ideias, as maldições, as infâmias de sua mente pervertida: ele ultrajou de modo inaudito o Papa em nome de Cristo; amaldiçoou a César em nome de Cristo; blasfemou contra a Igreja, contra os bispos, contra os monges com a mesma impetuosidade infernal, em nome de Cristo; jogou sua batina na árvore de Judá em nome de Cristo, e em nome de Cristo juntou-se com uma freira sacrílega” (p.209). “Com o pretexto muito cômodo de seguir a Escritura como a única fonte que contém a palavra de Deus, ele voltou sua guerra contra a teologia escolástica, a tradição, o direito canônico, a todas as instituições e preceitos da Igreja, aos Concílios: a todas essas coisas tão augustas e venerandas, ele, Martinho Lutero, monge pervertido e teólogo recauchutado, se substituiu com a sua autoridade! Os papas, os doutores, os Santos Padres não valiam mais nada: mais do que todos valia a palavra de Martinho Lutero!” (p. 212). A teoria da justificação luterana, finalmente, “nasceu da fantasia de Lutero, não a partir do Evangelho ou de outra palavra de Deus revelada aos autores do Novo Testamento: para nós qualquer novidade de Lutero encontra sua origem e estímulo na concupiscência, e seu desenvolvimento na falsificação da Escritura ou na mentira formal” (p.221).
O Pe. Pani não poderá negar que o julgamento que ele faz de Lutero discrepa em 360 graus daquele que seus confrades fizeram na mesma revista há um século. Em 1917, ele era reprovado como apóstata, rebelde, blasfemo; hoje é exaltado como reformador, profeta, santo. Nenhuma dialética hegeliana pode harmonizar o julgamento de ontem com o de hoje. Ou Lutero foi um herege que negou alguns dogmas básicos do Cristianismo, ou foi “testemunha da fé” que iniciou a Reforma da Igreja concluída pelo Concílio Vaticano II e pelo Papa Francisco. Em uma palavra, todo católico é chamado a escolher entre estar do lado do Papa Francisco e dos jesuítas de hoje, ou dos jesuítas de ontem e dos papas de todos os tempos.
É hora de escolher e a meditação de Santo Inácio sobre as duas bandeiras (Exercícios espirituais, nº 137) realmente nos ajuda nestes tempos difíceis.

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(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 9-11-2017. Matéria traduzida do original italiano por Hélio Dias Viana.

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“Ninguém pode servir a dois senhores”

Pe. David Francisquini (*)
Ideologia de gênero
A avassaladora demolição atual das instituições e dos usos e costumes vigentes até há pouco escancaram para o leitor uma crise sem precedentes, ampla e universal, que atinge todos os setores da vida social. Ainda que para efeito didático destas linhas, ouso dar-lhe um nome: apostasia. Por sua natureza, tal crise se reduz a um sistema doutrinário que procura conduzir o desregramento das paixões ao seu mais alto grau.

Basta considerarmos a tão propalada Ideologia de Gênero, inserida na Revolução Cultural, que surge para demolir nos seus aspectos mais transcendentes o próprio ser, ao negar que nascemos homem e mulher para propagação da espécie. Essa nova ideologia parece ter saído dos antros infernais, pois traz em seu bojo um verdadeiro ódio a Deus, o sumo bem, Autor da diversidade das criaturas e de sua hierarquização.
Ao criar, Deus manifestou sua suma bondade e sabedoria, pois quis comunicar suas perfeições às criaturas para que estas O refletissem, tornando-O assim mais conhecido e contemplado por elas enquanto Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, como nós rezamos no Credo. Neste movimento de conhecer e amar nós teríamos todas as predisposições para bem servi-Lo.
Ideologia de gênero
Historicamente isso aconteceu. Como nos ensinou o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, “a Cristandade medieval não foi uma ordem qualquer, possível como seriam possíveis muitas outras ordens. Foi a realização, nas circunstâncias inerentes aos tempos e aos lugares, da única ordem verdadeira entre os homens, ou seja, a civilização cristã”. Com toda razão, Leão XIII pôde afirmar que naquele tempo a filosofia do Evangelho governava os Estados.

Para os incréus, basta contemplar tudo que a Cristandade foi capaz de fazer: as catedrais, os castelos, as universidades, os hospitais, enfim tudo aquilo que ainda atrai os viajantes à Europa. A vida terrena para o homem era uma espécie de antecâmara do Céu. E não foi por outro motivo que o demônio desencadeou uma Revolução a fim de destruir até os fundamentos a ordem por excelência que reinava naquela “doce primavera da fé”.
Odiar em princípio toda e qualquer desigualdade é colocar-se filosoficamente contra os elementos existentes entre criatura e Criador, e, portanto, representa um ódio metafísico contra o próprio Deus. Infelizmente, foi o que se passou com a decadência da Idade Média, com o advento de Lutero e sua Revolução Protestante, com a Revolução Francesa e com a Revolução Comunista, que parece agora, em seus estertores, caminhar para o seu trágico fim.
Ideologia de gênero
Fim trágico que se manifesta, por exemplo, através de ataques soezes aos símbolos de nossa Redenção e ao próprio Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima, em peças blasfemas como “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu“, exibido em unidades do Serviço Social do Comércio – SESC com o patrocínio de órgãos como Itaú Cultural e Instituto Tomie Ohtake, ou ainda em exposições, como a denominada “Queermuseu: Cartografias da diferença na arte brasileira” [foto], patrocinada pelo Banco Santander.

Tais iniciativas vão muito além de simples quedas a que a fragilidade humana está sujeita depois do pecado original, pois se revestem de um ódio que gera erros doutrinários, levando até mesmo à profissão consciente e explícita de princípios contrários à lei moral e à doutrina revelada, constituindo um pecado contra o Espírito Santo.
Todos nós assistimos a erosão da família na sociedade civil, e até mesmo da Igreja Católica, que deveria ser sua defensora natural e espiritual, mas que, em vez disso, abre espaço para adúlteros e homossexuais em reuniões e encontros católicos, administra o sacramento da Comunhão e da Confissão para pecadores sem o firme propósito de emenda de vida.
Outro acontecimento escandaloso recente foi a comemoração dos 500 anos da revolução protestante de Lutero, que pregou a supressão do celibato eclesiástico e a introdução do divórcio, além de ter sido responsável pela decadência moral que atingiu o seu paroxismo em nossos dias. Das tendências, dos estados de alma, dos imponderáveis protestantes surgiram outras revoluções, como a Revolução Francesa, a Revolução Comunista e a Revolução Estruturalista.
Ideologia de gênero
Creio ser do Pe. Leonel Franca a afirmação de que a sociedade moderna ataca tudo o que a sustenta e sustenta tudo o que a demole. O destaque dado em meios católicos aos festejos da revolução luterana percorreu todos os níveis da Hierarquia eclesiástica. Segundo informa o boletim da “Unisinos”, “Lutero no seu tempo julgado como herético e excomungado pelos papas, neste ano será comemorado pela filatelia vaticana com um selo [foto] que recorda os 500 anos da Reforma Protestante”… 

Diante da tragédia de nossos dias, recordo aqui um ensinamento de Pio XII: “Embora os filhos do Século sejam mais hábeis que os filhos da luz, seus ardis e suas violências teriam, sem dúvida, menor êxito se um grande número, entre aqueles que se intitulam católicos, não se lhes estendessem mão amiga. Há os que parecem querer caminhar de acordo com os nossos inimigos, e se esforçam por estabelecer uma aliança entre a luz e as trevas, um acordo entre a justiça e a iniquidade. [...] Como se absolutamente não estivesse escrito que não se pode servir a dois senhores. São eles muito mais perigosos certamente mais funestos do que os inimigos declarados”.

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(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

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CMOvar prossegue estratégia de contenção da carga fiscal | Em prol dos munícipes e da criação de emprego no concelho


Na terceira reunião da Câmara Municipal de Ovar, os Impostos Municipais foram o tema central, tendo Salvador Malheiro anunciado e reforçado a aposta numa estratégia de continuidade de contenção da carga fiscal em prol dos munícipes e da criação de emprego no território do concelho, afirmando “desde 2013 adotámos uma estratégia clara de alívio da carga fiscal dos nossos munícipes e das nossas empresas, que se revelaram profícuos: as nossas empresas cresceram, o número de desempregados diminuiu, a população aumentou. E não podemos ficar indiferentes a estes dados. Ovar é hoje um território com mais qualidade de vida, mais empregador e mais empreendedor e a nossa estratégia é para continuar”.

As quatro propostas aprovadas serão agora apreciadas em sede de Assembleia Municipal.

Fixação da Taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)

A proposta de Fixação da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar e aprovada por maioria com um voto contra, foi elaborada tendo por base o Plano de Ação para o presente mandato autárquico, a permanente preocupação do executivo em manter uma estratégia de contenção da carga fiscal das famílias e das empresas, a determinação na adoção de medidas que favoreçam a natalidade e a desoneração fiscal das famílias numerosas, a situação financeira estável do Município, bem como prosseguir a aposta na Reabilitação Urbana. A diminuição dos impostos municipais é uma realidade no Município de Ovar desde 2013 e, neste momento, o orçamento municipal já acomodou estes valores. Salvador Malheiro adianta ainda que “um maior esforço de redução dos impostos implicaria uma menor capacidade de intervenção municipal, no âmbito das obras e/ou de projetos e benefícios sociais”.

Assim, o executivo camarário deliberou, por maioria, aprovar e remeter à Assembleia Municipal, a proposta de fixação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano de 2017, nos seguintes termos:

- Fixação das taxas do IMI de 0,38% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código do IMI;

- Isenção da Taxa de IMI, por um período de cinco anos, para os prédios urbanos objeto de Ações de Reabilitação;

- Redução em 50% da taxa aplicável aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural;

- Redução a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que, nos termos do Código do IRS, compõem o respetivo agregado familiar, mediante tabela própria;

- Redução da taxa de IMI em 12,5% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código de IMI com certificação energética igual ou superior a A; quando, em resultado da execução de obras de construção/conservação de edifícios, a classe energética atribuída ao prédio seja superior, em pelo menos duas classes, face à classe energética anteriormente certificada; ou quando o prédio aproveite águas residuais tratadas ou águas pluviais, nos termos a definir por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ambiente;

- Majoração em 100% da taxa aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono e majoração em 30% da taxa aplicável aos prédios urbanos degradados, nos termos do Código do IMI;

CMOvar mantém redução de 2 pontos percentuais na taxa de IRS

No âmbito da taxa de IRS, a Câmara Municipal de Ovar fixou em 3% a taxa de participação variável no IRS - Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares para o ano de 2017, abdicando, novamente, de 2 pontos percentuais da parte que cabe à autarquia, o que corresponde a abdicar de 40% da taxa que poderia aplicar, ou seja, de cerca de 830 mil euros.

Taxa da Derrama – Continuar a apostar na criação de emprego

O presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, apresentou também, nesta reunião, a proposta de fixação da taxa da Derrama para 2017, que mantém as isenções para as pequenas empresas e para as sociedades criadoras de emprego, procurando assim “apoiar, incentivar e estimular o emprego, e a competitividade do tecido empresarial local, vetor determinante para o desenvolvimento territorial, contribuindo, ainda, para afirmar o território de Ovar como um Município Mais Empregador e Empreendedor”.

Assim, foi deliberado, por maioria, aprovar a proposta de fixação da taxa da Derrama para 2017 nos seguintes termos:

- Não aplicação da Derrama para Sujeitos Passivos cujo Volume de Negócios, em 2017, seja igual ou inferior a 150.000,00 euros (maioritariamente micro e pequenas empresas);

- Não aplicação da Derrama para Sujeitos Passivos com Sede Social no Concelho de Ovar e que tenham aumentado o número de postos de trabalho em 2017, de acordo com a tabela constante da proposta apresentada, a qual tem em conta o número de trabalhadores já existentes e a dimensão da empresa;

- O lançamento da taxa normal de Derrama de 1,5% para os restantes sujeitos passivos que cumpram as condições da lei aplicável.

Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) para 2017

Tendo havido alterações no quadro legal que não permitem, agora, às empresas prestadoras de serviços de comunicações repercutirem nos seus consumidores a TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem), a Câmara Municipal de Ovar decidiu a fixação da mesma, para o ano de 2017, em 0,25%.

Praça da República * 3880-141 OVAR 

Breve historia de Simone


A vida, as vezes, nos revela fatos intrigantes... Já ouvi muitos relatos que são verdadeiros milagres... Já protagonizei milagres em minha vida e na vida de muitos amigos.
No último domingo ouvi a historia de Simone... Lá na cidade de Concórdia, oeste de Santa Catarina...
Ouvi da própria boca da Simone, uma mulher ainda muito jovem, com aproximadamente quarenta anos.
Ela enfrentou sérios problemas de saúde, e precisou ser hospitalizada.
Porém, após sucessivos erros médicos, precisou ser transferida para Florianópolis, onde permaneceu por mais de dois meses e sofreu oito oito cirurgias na região abdominal. Contraiu infecção generalizada, teve paralisação funcional dos rins, vazamento intestinal e estava extremamente enfraquecida.
Pesava apenas 36 Kg. Estava cadavérica!
Então, num determinado dia, aproximadamente um mês atrás, Simone sentiu suas últimas forças a abandonarem... Ela entendeu que estava morrendo... E num momento de profunda tristeza pensou em seu esposo e em sua única filha de apenas 13 anos... Os seus maiores amores...
Ela não queria morrer... Ela se arrependeu de seus pecados e clamou a misericórdia de Deus... Ela suplicou pela chance de voltar à vida... E orou fervorosamente... E pediu perdão ao Senhor...
Neste torpor de quase morte, de repente ela sentiu-se sendo puxada para trás, sendo sugada de volta à vida. Sentiu suas forças voltarem.
Ora, os médicos já a consideravam um caso perdido, mas Deus atendeu sua petição, e quando a ouvi no tarde de 05 de novembro de 2017, ela estava em casa, no aconchego de sua família. Participava de aniversário de uma sobrinha, se recuperando lenta e progressivamente.
Gente, ouvir relatos assim, sempre me emocionam. E eu compreendo que a oração é a forma mais importante de termos uma parceria com Deus.
Em Tiago 5:16, está escrito: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica de um justo."
Você que me lê, acredite sempre no incrível poder da oração. Compreenda que Deus não faz nada, a não ser em resposta a oração de um justo.
Orar, meu prezado leitor, é a chave para mudar situações ruins em nosso favor. E quando Deus opera milagres, como este exemplo de devolver vida à Simone, é para que Ele receba a glória e os louvores deste milagre.
A glória de Deus é questão de importância eterna, e pessoas abençoadas com milagres devem propagar seus milagres de curas, essencialmente para convencer os cépticos, aqueles que acham tudo obra do acaso, e não se convencem do poder de Deus.
Simone me falou assim: "Quando supliquei pela vida e disse que não queria morrer, de repente me vi nas mãos de Deus. Suas mãos me amparavam e eu me senti protegida... Aquelas mãos me elevavam e ouvi uma voz muito doce que sussurrava: Não se preocupe, fique calma. Eu vou cuidar de você... Sossegue.... Tenha calma... Descanse... Eu cuidarei de você!
Milagres existem, sim, quer você creia ou não!
Deus é real e Ele quer conquistar o seu coração, querido leitor.
Que este testemunho de alguém que esteve às portas da morte, possa ajudá-lo a entender que o homem sem Deus é apenas pó... Nada mais que pó!

Curitiba, 10 de novembro de 2017
João António Pagliosa

Igreja da Misericórdia de Torres Vedras acolhe workshop de órgão para famílias


No âmbito do Ciclo de Órgão de Torres Vedras realiza-se no próximo dia 18 de novembro, pelas 15h, na Igreja da Misericórdia, um workshopdedicado a este instrumento.

Destinado a crianças dos 6 aos 10 anos, acompanhadas pelos pais, este workshop basear-se-á numa história - “O conto do pequeno Bach e do pequeno Haendel” - com o principal objetivo de dar a conhecer o órgão de tubos aos mais novos.

Será orientado por Filomena Calado, que irá narrar aquele pequeno conto “musical”, contando com a presença de alguns alunos de órgão que executarão peças bastante lúdicas.

As inscrições para a participação nesta atividade devem ser efetuadas pelo n.º de tlm.: 964 543 379; ou pelo e-mail:danieloliveira.org@gmail.com.

Angariação de donativos
Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores de circunstância. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.
O Mapa de Brigadas para 2018 pode ser arquivado a partir do site www.adasca.pt


Espaço de jogo e recreio reabilitado no Parque da Cerca Zona de desporto concluída




A reabilitação do espaço de jogo e recreio no Parque da Cerca, na Marinha Grande, vai ficar concluída até ao final deste ano.

Os trabalhos relativos à substituição da superfície de impacto da zona de desporto situada naquele recinto encontram-se concluídos, pelo que esta área pode, a partir de hoje, ser utilizada por todos.

Esta intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal foi adjudicada por 122.223,80 euros à empresa Valeixa – Construção Civil, Lda.

O Parque da Cerca é um espaço público central, que recebe um elevado número de utilizadores e constitui-se como um pólo de atração, sendo necessário garantir que o espaço de jogo e recreio inicialmente construído continue a garantir as adequadas condições de segurança para os utilizadores.

O projeto contempla a remoção das vedações degradadas em madeira e a execução de nova vedação nos espaços em material plástico reciclado com acabamento semelhante à madeira, aplicados ao longo do perímetro das áreas de jogo e recreio, o que torna esta solução mais resistente.

As superfícies de impacto estão a ser integralmente substituídas por placas sintéticas com jogos de cores e formas. A drenagem das áreas pavimentadas é assegurada pelas pendentes existentes na base em betonilha que encaminham as águas para as áreas envolventes.

A proposta preconiza ainda a intervenção nos equipamentos de jogo e recreio com vista à manutenção geral, substituição de componentes degradadas e a instalação de novos equipamentos que substituem outros.

Angariação de donativos

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Eu, Psicóloga | Por que chegar cedo ou atrasado diz mais sobre sua personalidade do que você pensa




Você pode achar que aquele colega que sempre chega atrasado ao trabalho seja simplesmente mal-educado. Mas o problema tem mais a ver a com a psicologia do que com modos. Ao menos é o que diz a ciência.

Ninguém gosta de esperar, mas é muito comum que em um grupo de amigos sempre existam dois tipos de pessoas: os que esperam e os que se atrasam. A falta de pontualidade é muito mal vista na cultura ocidental, especialmente no campo profissional, mas cientistas afirmam que aqueles que chegam tarde de maneira crônica não o fazem de propósito – eles podem, na verdade, ter um problema.

Alguns pesquisadores acreditam que chegar cedo ou tarde seja um comportamento psicológico com origem em alguma parte do cérebro, mas, segundo alguns especialistas, é algo que também demonstra traços de personalidade.

Os atrasados

Em uma entrevista recente à BBC, o psicólogo social e escritor britânico Oliver Burkman afirmou que os que chegam tarde são pessoas controladoras.

"Querem estar no controle da situação, ser o centro das atenções ao chegar", disse. Segundo Burkman, "longe de ser um sinal de arrogância e despotismo, leve em consideração que há pessoas acostumadas a ter suas vontades realizadas desde pequenas, devemos ser mais empáticos".

Mas outros estudos científicos citam outros motivos, como a falácia do planejamento. Uma pesquisa do Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego (Estados Unidos) afirma que as pessoas que sempre chegam tarde são mais otimistas com o tempo que têm para realizar uma tarefa.

Nesse sentido, Diana DeLonzor, especialista em administração de tempo, disse ao jornal americano The New York Times que há dois tipos de pessoas que estão sempre atrasadas: 

Os acelerados: aquelas pessoas que gostam da adrenalina de deixar tudo para a última hora.
Os produtores: são os otimistas que acreditam poder fazer muito mais do que podem em certo prazo.

Delonzor acredita que as pessoas que chegam tarde também compartilham algumas características: são positivas e criativas, mas também pouco realistas.

Os pontuais

Para a especialista, quem sempre chega na hora simplesmente tem mais autocontrole e melhor percepção do tempo. "São mais cautelosos e frequentemente se imaginam nos piores cenários, por isso precisam de tempo suficiente para solucionar os problemas que possam aparecer."

Essas pessoas também tendem a procrastinar menos. Ou seja: não adiam as coisas. Em entrevista à BBC, o psicólogo Oliver Burkman também apontou alguns traços negativos de ser excessivamente pontual.

"Às vezes, chegar muito cedo demonstra uma preocupação excessiva e uma vontade de querer agradar os demais."

Ele lembra que as pessoas que chegam excessivamente cedo a um encontro muitas vezes se irritam por ter de esperar muito, mas recomenda "não culpar os demais por você ter chegado meia hora antes do combinado".

Especialistas em recursos humanos concordam que pontualidade é um fator importante na esfera profissional e custa dinheiro às empresas, embora alguns estudos sobre produtividade falem dos benefícios que as companhias podem ter com uma maior flexibilidade.

4 conselhos para ser mais pontual:

Se chegar tarde o preocupa ou você está cansado de ouvir reclamações no trabalho ou em seu grupo de amigos, aqui estão quatro dicas de Delonzor para tentar ser pontual.

Tenha uma estratégia: proponha-se a trabalhar em uma tarefa um pouquinho todos os dias.

Calcule o tempo que suas atividades demandam, assim você será mais realista em relação ao tempo que leva para realizá-las.

Chegue antes, não na hora: se você planejar chegar exatamente na hora, provavelmente chegará tarde - então, tente chegar com antecedência.
Aproveite a espera: não é tão ruim - leve uma revista ou livro e leia algo. Ou simplesmente pense e reflita.

Angariação de donativos

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