quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Eu, Psicóloga | O 'sexo frágil' são os homens, comprova pesquisa



Em tempos de adversidade e dificuldades, as mulheres se saem melhor do que os homens no quesito sobrevivência. É isso que comprova pesquisa desenvolvida na Universidade Duke, situada na Carolina do Norte (EUA). O estudo contrapõe o senso comum de que o sexo feminino é o mais “fraco” em termos de resistência.

Segundo os autores da pesquisa, durante momentos históricos em que ambos os sexos enfrentaram altos níveis de mortalidade, as mulheres sobreviveram entre 6 meses a 4 anos a mais do que os homens. 

Para o estudo, foram analisados sete populações que remontam até 250 anos atrás, como escravos em plantações em Trindade e Tobago no século 19; indivíduos que que passaram por períodos de escassez de alimentos na Suécia, Irlanda e Ucrânia entre os séculos 18, 19 e 20; e irlandeses afetados por epidemias de sarampo entre 1846 a 1882.

Na visão dos pesquisadores, a genética e os hormônios biológicos são a razão para a diferença entre o prolongamento do tempo de vida de homens e mulheres dos grupos estudados. Exemplo disso foi a descoberta de que os bebês recém-nascidos meninas eram mais fortes do que os meninos. Por exemplo na Ucrânia, em 1933, durante o período de fome, a idade média das meninas nascidas chegou a 10,85 anos, enquanto os meninos ficaram restritos a 7,3 anos. 

Uma das razões possíveis para o destaque das mulheres no quesito sobrevivência pode ser a presença do segundo cromossomo X e a atuação do estrogênio, um dos hormônios mais proeminentes na mulher que é capaz de proteger os vasos sanguíneos e defender o organismo de várias doenças.

Já o testosterona, hormônio acentuado nos homens, aumenta o risco do indivíduo entrar em contato com condições fatais, além de ser a causa de comportamentos imprudentes que podem levar à morte.

Testosterona, hormônio acentuado nos homens, aumenta o risco do indivíduo entrar em contato com condições fatais, além de ser a causa de comportamentos imprudentes que podem levar à morte. SERÁ???

Eu, Psicóloga | O que nos faz mais felizes: tempo ou dinheiro?


Se pudesse optar entre um aumento de salário e uma redução na jornada de trabalho, o que você escolheria? Sua felicidade depende da resposta a essa pergunta.


O sucesso está associado a ter mais de tudo. Mais coisas, mais reconhecimento, um salário maior. E isso faz sentido: já falamos sobre quanto o dinheiro, quando bem utilizado, pode nos ajudar a ter felicidade. Mas, e o tempo? O estereótipo da pessoa bem-sucedida normalmente está ligado ao do trabalhador frenético que mal tem tempo para dedicar às coisas de que gosta, às suas amizades ou à família. Se o objetivo nesta vida é ser feliz, será que conseguiremos isso enchendo nossos bolsos de dinheiro, ou será preciso dispor de tempo livre para dedicarmos a nós mesmos e às pessoas que amamos?

Um estudo publicado recentemente pela revista Social Psychological and Personality Science perguntou a quase 4.500 pessoas se, para obter felicidade, elas valorizam mais o dinheiro ou o tempo. Do total de entrevistados, 64% declararam preferir dinheiro. A pesquisa também detectou, no entanto, que aqueles que atribuíam uma importância maior à disponibilidade de tempo se mostravam mais felizes.

A ideia do trabalho nasceu de uma experiência pessoal de um de seus realizadores, Hal E. Hershfield. Esse professor recebeu um convite para participar de um seminário em um estado que não é o mesmo onde vive. Naquele momento, ele tinha em casa uma menina com apenas 3 meses de idade. O dinheiro que lhe pagariam serviria para ajudar nos cuidados com o bebê, mas, ao mesmo tempo, ele perderia um fim de semana inteiro em que poderia desfrutar junto a ela dessa etapa tão delicada dos recém-nascidos. Nesse caso, o que o deixaria mais feliz: o tempo ou o dinheiro?

Os resultados de sua pesquisa são os mencionados acima: “Se tivéssemos duas pessoas iguais em tudo o mais, aquela que considerasse que o tempo é mais importante do que o dinheiro seria mais feliz do que a que escolhesse apenas o dinheiro”, explicam Hershfield e Cassie Mogilner Holmes, membros da Universidade da Califórnia em Los Angeles, em artigo publicado pelo The New York Times. Logicamente, naquela ocasião o professor Hershfield optou por ficar em casa e aproveitar os dias com a menina em vez de ganhar o dinheiro de sua ida ao seminário. Alguns entrevistados também acabaram coincidindo, em sua trajetória, com os resultados da pesquisa: cerca de 25% dos que haviam escolhido o dinheiro mudaram de ideia e escolheram o tempo um ano depois da primeira entrevista.

Questão de idade

Este não é o único estudo sobre a questão. No começo deste ano, uma pesquisa da Universidade de British Columbia, em Vancouver (Canadá), concluiu que a postura de valorizar mais o tempo do que o dinheiro está associada a níveis mais altos de felicidade, sobretudo quando são necessárias longas jornadas de trabalho para se obter esse dinheiro. Essa pesquisa constatou também que, conforme a idade aumenta, o tempo passa a ter mais importância entre as prioridades das pessoas. Há uma lógica nisso: cada segundo que passa se torna um bem mais escasso. Como dizia o poeta José Manuel Caballero Bonald: “Somos o tempo que nos resta”.

Os mais jovens parecem ter tirado sua lição do poeta: valorizar o tempo tem se mostrado uma tendência na chamada geração Millenium (os nascidos entre 1980 e 1995): segundo um estudo de 2013 da consultoria Price Waterhouse Coopers, as pessoas dessa faixa de idade preferem dispor de mais tempo livre e poder compatibilizar sua vida pessoal com o trabalho a ter um salário mais alto. Os milleniuns vêem o trabalho apenas como um meio para ter estabilidade e bem-estar, mas não como o único meio. Segundo esse estudo, 21% das mulheres e 15% dos homens estariam dispostos a abrir mão de parte de seu salário para ter mais flexibilidade de tempo.

O psicólogo Dan Gilbert, professor da Universidade de Harvard e autor do best-seller "O que nos faz felizes?" , explica que, a partir de um determinado limite, a quantia de dinheiro ganha não proporciona uma felicidade a mais. Esse limite são 600.000 euros (2,1 milhões de reais). Por isso, comparativamente, os milionários não desfrutam de mais felicidade quanto mais dinheiro acumulem (nada indica que Amancio Ortega ou Bill Gates tenham tanta felicidade quanto têm de dinheiro).

As quatro chaves para a felicidade são gratuitas

“Uma vez atendias as nossas necessidades básicas, que são fundamentais para o bem-estar, um aumento da riqueza pode gerar alguma felicidade, mas apenas de curto prazo”, explica Silvia Álava, psicóloga do Centro de Psicologia Álvaro Reyes“Depois disso o que acontece é aquilo que chamamos de adaptação hedonista: nós nos habituamos com as coisas que temos, nos comparamos com os outros e queremos mais”.

Isso talvez tenha acontecido com você: adquiriu um carro mais potente, uma casa um pouco maior, mas, depois de um primeiro momento de satisfação, não daria para dizer que se sente mais feliz do que antes.

“ O que pode gerar um aumento duradouro do bem-estar é investir em coisas que nos façam crescer como pessoas ou que melhorem o nosso relacionamento com os outros”, observa a psicóloga.

Por exemplo, um curso de violão ou para saber fazer cupcakes, participar de excursões ou atividades esportivas são atividades que podem fazer mais pelo nosso estado de ânimo do que os mencionados carrão e mansão.

Dessa forma, as quatro atividades cotidianas que aportam mais felicidade, como explica Gilbert, não custam nenhum tostão: fazer sexo, praticar exercícios, ouvir música e conversar. Elas não custam nada, mas exigem tempo.

"Investir em experiências é melhor do que investir em coisas materiais”, afirma o psicólogo.

Na psicologia, é dado como fato consumado que ter relações variadas e saudáveis com as pessoas, com uma vida social intensa e saudáveis (para além das “curtidas” no Facebook), é uma das coisas que mais contribuem para o nosso bem-estar, e, para isso, o tempo é imprescindível. 
“Não podemos limitar nossa felicidade aos grandes acontecimentos da vida, temos de aprender a usufruir os pequenos momentos: um café da manhã com um colega de trabalho ou contar uma história para os nossos filhos na hora de dormir”, conclui Ávala. 
Com pouco se pode fazer muito. E, para isso, o que falta é mais tempo e não tanto o dinheiro. Embora o ideal seja, logicamente, a combinação de ambos: ter um ofício que nos traga muitos milhões por mês trabalhando apenas algumas horas por dia. Não existem muitos deles por aí.

Adiamento da reunião da Câmara Municipal

A próxima reunião ordinária da Câmara Municipal da Marinha Grande, inicialmente agendada para o dia 22 de janeiro, foi transferida para o dia 26 de janeiro de 2018 (sexta-feira), às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, devido à visita do Primeiro-Ministro ao concelho da Marinha Grande.

Como é feito o Carnaval? As sedes dos grupos são a Fábrica da Fantasia e podem ser visitadas já a partir deste sábado

Os Grandes Corsos Carnavalescos constituem a apoteose do Carnaval de Estarreja. Contudo, para que saiam à rua é essencial o trabalho desenvolvido por um número significativo de voluntários que, ao longo de meses, se dedicam à produção de fantasias, alegorias, acessórios, carros, à encenação do espetáculo, às coreografias e a horas intermináveis de ensaios. Até ao mais ínfimo pormenor para que o espetáculo seja memorável.

Antes dos grandes desfiles que envolvem mais de 1000 figurantes dos 12 grupos de folia e escolas de samba, são promovidas visitas às sedes dos grupos onde tudo acontece.

O mundo dos bastidores do Carnaval é desconhecido de grande parte dos espectadores que visitam Estarreja nesta altura e por isso o Carnaval de Estarreja promove visitas às sedes, com o objetivo de revelar o processo criativo e o trabalho desenvolvido pelos grupos, da ideia ao cortejo, permitindo o contacto com as práticas de trabalho de carácterartístico, valorizando todos os que laboram nesta “indústria criativa”.

Serão promovidas três visitas aos bastidores do Carnaval de Estarreja que começam já este sábado, dia 20. As seguintes estão agendadas para domingo, dia 21, e sábado, dia 3 de fevereiro. O Multiusos/ Parque Municipal do Antuã é o local de acolhimento estando a concentração marcada para as 14h30. As visitas têm uma duração prevista de 2 horas.

Neste roteiro, será possível conhecer 9 espaços/sedes (em dias diferentes): 4 escolas de samba - Morenos, Trepa, Tribal, Vai Quem Quer – e 5 grupos de folia - Saias & Companhia, Viscondes, Tas'Ku'Ela, Zsazsa's e Xatiados.

Ainda é possível efetuar a sua inscrição, gratuita, através deste formulário online ou no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

A programação do Carnaval de Estarreja 2018 (http://www.cm-estarreja.pt/eventos/3570) arrancou no último sábado, com as oficinas de figurinos e de construção de gigantones que regressam no próximo sábado, dia 20, à Sala de Atelier no Multiusos de Estarreja.

Miguel Somsen e Hugo van der Ding resumem eventos marcantes de 2017 na Biblioteca Municipal


O jornalista Miguel Somsen e o cartoonista Hugo van der Ding vão dinamizar a conversa/oficina A Atualidade e Outros Temas Atuais a 27 de janeiro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal. Inserida na programação do Risorious – 6.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, a atividade é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória para sac@cm-albergaria.pt.

 No mês passado, Miguel Somsen e Hugo van der Ding lançaram o livro Resumo de 2017 para Todos – Fátima, Futebol e Outros Festivais, uma obra que compila os textos da rubrica Resumos da Semana para Totós publicados por Miguel (ou MC) Somsen no Facebook e ilustrados por Hugo van der Ding, autor do cartoon A Criada Malcriada. Os eventos que marcaram o ano de 2017, como as polémicas com A Padaria Portuguesa, a Porto Editora e os “povos do sul” de Dijsselbloem, e as personalidades que andaram na boca de todos – Madonna, Maria Leal, Maria Vieira e Salvador Sobral – têm espaço reservado no livro de humor.

Miguel Somsen é jornalista há mais de 20 anos, tendo já escrito sobre música, cinema, televisão, viagens e pessoas para jornais como o Blitz, Lp, O independente, e para as revistas Elle, Vogue, Lux Woman e Rotas e Destinos. É responsável por uma equipa de copys da direção criativa na TVI há mais de dez anos. Dinamiza módulos de escrita para autopromoções de televisão na ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação e organiza festas kinky com o coletivo Coquette Burlette.

 Hugo van der Ding é humorista e cartoonista, que conquistou as redes sociais como criador de Cavaca para Presidenta e Brites de Almeida- A Primeira-dama. A sátira A Criada Malcriada, publicada em livro em 2013, converteu-se em animação no canal televisivo Fox Comedy. Hugo van der Ding trabalha, ainda, em tradução e estreou-se, em 2016, como ator e dramaturgo na peça O Nome da Rosa, dedicada à atleta portuguesa Rosa Mota, pela companhia Teatro Praga. Amante da escrita, publicou, em 2016, o livro O Inspector Acidental.

Antes da conversa/oficina, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal inaugura a exposição O Desenhador Que Não Sabia O Que Desenhar, com diversos trabalhos de Hugo van der Ding.

Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca inicia ano letivo







A cerimónia de início do ano letivo do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca vai decorrer na sexta-feira, dia 19 de janeiro, pelas 9h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Neste ato haverá intervenções de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e de Bravo Nico, Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, seguindo-se as atuações do grupo Al-Canti e do Coro de Oriola.

O Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca funciona na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e tem 67 formandos inscritos, com idades entre os 25 e os 88 anos, sendo 85 por cento do sexo feminino. Neste ano letivo, semanalmente, as sessões do Clube de Teatro e A nossa História decorrem na segunda-feira, Meditação e Tuna serão ambas na terça-feira e na quinta-feira, Bordados e Costuras à quarta-feira, enquanto a sexta-feira será totalmente preenchida com Informática básica e avançada.

Este polo resulta de um protocolo de cooperação assinado entre o Município de Reguengos de Monsaraz e a Universidade de Évora e constituiu-se como um projeto municipal que poderá acolher parcerias com diferentes instituições. A autarquia pretende assim reforçar o caráter pedagógico e institucional das atividades educativas do concelho e garantir à população oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida.

A Universidade Popular Túlio Espanca privilegia o recurso a dispositivos de formação concebidos e concretizados através de abordagens educacionais de âmbito não-formal, isto é, não conducentes a certificação formal com reconhecimento escolar e/ou profissional. As inscrições para as sessões continuam abertas e poderão ser efetuadas nos Serviços de Educação do Município de Reguengos de Monsaraz.

Reguengos de Monsaraz promove marca “Capital dos Vinhos de Portugal” na FITUR


O Município de Reguengos de Monsaraz vai estar presente nos dias 20 e 21 de janeiro na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, integrado no stand de Portugal. A autarquia vai promover no maior certame turístico da Península Ibérica a marca “Reguengos de Monsaraz - Capital dos Vinhos de Portugal” e as potencialidades turísticas do concelho.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve ontem na abertura da FITUR com o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Durante dois dias, o município vai divulgar aos visitantes da feira e aos profissionais do setor turístico todo o património megalítico, paisagístico e arquitetónico, a hotelaria e a restauração, a praia fluvial de Monsaraz, a vila medieval de Monsaraz, os vinhos e o azeite, a doçaria e o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade.

A autarquia convidou várias empresas de Reguengos de Monsaraz para divulgarem os seus serviços e produtos na FITUR. Assim, vão acompanhar o município um oleiro da Olaria Tavares, que vai estar a trabalhar ao vivo no certame, o Hotel São Lourenço do Barrocal, os produtores de vinho CARMIM e Ervideira, a Reserva Dark Sky Alqueva e o Observatório do Lago Alqueva, a Fábrica Alentejana de Lanifícios que produz as mantas de Reguengos de Monsaraz e três operadores de passeios de barco no Grande Lago, nomeadamente a NautiMonsaraz, a Alqueva Cruzeiros e o veleiro Sem-Fim.

A FITUR tem a participação de mais de 10 mil empresas de 165 países e regiões e prevê superar os 244.972 visitantes registados na edição de 2017, incluindo mais de 135 mil profissionais do setor turístico. Cerca de 800 expositores apresentam em Madrid as últimas propostas, destinos e novidades do turismo mundial, permitindo aos agentes desta industria a realização de muitos contactos e negócios.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970



FILIPE CATTO CONCERTOS ÍNTIMOS 2018

12ª edição dos Concertos Íntimos abre com sotaque brasileiro

Depois de em julho de 2017, ter feito grande sucesso ao participar no  EDP Cool Jazz, com Maria Gadú, o brasileiro Filipe Catto, regressa a Portugal, para dia 20 de janeiro, pelas 21H30, no CTE,  abrir o ciclo de Concertos Íntimos 2018num concerto exclusivo de apresentação do novo disco“Catto”.

Surpreender e conquistar com sua voz de timbre raro de contratenor e o seu canto afinadíssimo, até os mais distraídos ao ouvirem temas como "Saga", "Adoração” e  “Auriflama”, do luso-angolano José Eduardo Agualusa, é uma certeza que presidiu à aposta neste convite,  àquele que, apesar de não querer ser, já foi apelidado como o novo Ney Matogrosso.

Filipe Catto é um multi-talentos: cantor, instrumentista, compositor, ilustrador e designer, é também  considerado um dos melhores cantores do Brasil;atento à música portuguesa lançou a chamada versão power pop da “Canção de Engate”, de António Variações, que com certeza  constará do repertório a apresentar. No Cine-Teatro de Estarreja, desfazem-se todas as dúvidas.

Filipe Catto (20 janeiro), Ana Bacalhau (24 março) e HMB (19 maio). São estes os rostos da nova edição dos CI, a 12ª deste ciclo, que já representa uma imagem de marca do Cine-Teatro de Estarreja (CTE), em concertos de carácter mais intimista.


CINE-TEATRO DE ESTARREJA
Rua Visconde Valdemouro - 386o-389 Estarreja
Tel. (+351) 234 811 300 (Ext. 428)

SonicWall anuncia nuevo Director de Canales para México


por Yesica Flores
Roberto Campos con más de 20 años de experiencia en TI, se integra al equipo de SonicWall en México
para fortalecer el relacionamiento con los socios de negocio y ampliar la base de canales en nuestro país

Ciudad de México, a 18 de enero de 2018.- Derivado del crecimiento y amplío posicionamiento conseguido en los últimos meses en nuestro país, SonicWall, la compañía privada de seguridad de redes propiedad de Francisco Partners y Elliott Management, anuncia a Roberto Campos como nuevo Director de Canales para México, quien reportará directamente a Eustolio Villalobos Country Manager para México, Centroamérica y El Caribe de SonicWall.
Dentro de sus objetivos se encuentran:
• Potencializar el programa de canales SecureFirst en el mercado nacional: Ante un entorno donde la ciberseguridad es primordial para todas las organizaciones sin importar su tamaño, contar con el socio de negocios adecuado hace la diferencia para ofrecer a los clientes la confianza y seguridad que estarán protegidos..
• Desarrollar nuevos canales de distribución: Integradores de soluciones focalizados en la ciberseguridad con las capacidades técnicas necesarias para solucionar los problemas de los clientes, buscando el desarrollo del negocio en todo el territorio nacional.
• Incrementar de forma eficiente y 100% a través del negocio de canal la penetración de SonicWall en el mercado: Esto es adicionar integradores de soluciones al ecosistema de negocio en todo el país, con al menos un 50% más de organizaciones que busquen comprometerse con la marca, obteniendo beneficios tangibles para su negocio, las cuales se encuentren focalizados en negocios empresariales.
“Nos encontramos en un momento disruptivo en cuanto a ciberseguridad, cada día vemos más ataques orquestados que buscan dañar a los usuarios y su información, es por esto que nuestro programa de canales, SecureFirst, cuenta con las herramientas necesarias para que nuestros socios logren la mejor atención a los usuarios, además, en esta nueva etapa de SonicWall, contamos con más apoyos para la comercialización, mejores recursos técnicos y uno de los portafolios más completos dentro de la industria de ciberseguridad. Cada día trabajamos en contar con mejores soluciones para nuestros clientes, y es a través de estas iniciativas que nos posicionamos hoy en día en el mercado como una clara opción para solventar las necesidades de los usuarios”, señaló Campos.

Roberto Campos cuenta con más de 20 años de experiencia en la industria de TI, anteriormente ocupó el cargo de Director de Canales en 3Com de México; trabajó en HP en la división de Networking, desarrollando canales de distribución, colaboró como Gerente de Desarrollo de Canales en Toshiba de México y ocupó el cargo de Gerente Comercial en Tech Data México.
Roberto cursó la carrera de Ingeniería Industrial en la Universidad Iberoamericana y cuenta con varios cursos y certificaciones como Ciberseguridad, NAS, Networking, Datacenter, Cloud y Servers.

Talento nível sénior…

Quatro IPSS´s com valência de idosos estiveram presentes esta tarde no Salão Paroquial do Seixo , a fim serem escolhidos os participantes da equipa mirense que estará presente na Idolíadas, em Ílhavo.
Os seniores de Mira, da Lentisqueira, dos Carapelhos/Corticeiro de Baixo e do Seixo deram uma cabal demonstração de superação das suas limitações, ao mesmo tempo que conseguiram juntar todos os presentes ao espírito do evento, a cantar, a teatralizar ou seja em que performance, estivessem atuar.
Com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo e da Vereadora da Ação Social de Mira a dar um toque solene ao ato, todos viram atuações bem ensaiadas e de bom valor artístico.
Mira apresentou o seu Got Talent, a Lentisqueira preferiu dar um toque especial à música de André Sardet, Adivinha o quanto eu gosto de ti. Os Carapelhos fizeram uma pequena interpretação teatral alusiva ao Natal, à solidão dos mais idosos nessa época do ano e à sua necessidade de não estarem sós. Por fim, o Seixo juntou o Grupo Coral Avós do Seixo e os utentes daquela instituição, colocando-os, todos, a cantar a Música Popular Portuguesa.
Momentos bem passados, como bem se pode imaginar. Foram cerca de 90 seniores, os que transformaram o Salão Paroquial do Seixo num agradável local de convivência sã, de sorrisos tímidos e de interpretações que deram gosto de assistir.
Um parabéns muito especial à competente equipa da CLDS M3G de Mira que organizou o espetáculo muito bem conduzido por Rute Damas Batista e Jonathan Margarido que são animadores de qualidade.
Ficam nestas imagens, alguns dos momentos marcantes da tarde:
Mira Online

Ténis do SC Povoense: vontade enorme de crescer!



João Diogo Ramos e Pedro Ratola, o primeiro como dirigente e o segundo como treinador e coordenador da seção de Ténis de Mesa do SC Povoense, acederam contar um pouco da história desta seção que já tem dado alegrias ao desporto cantanhedense e promete... dar muito mais!
Tendo o seu início em 2010, o clube encontra-se - neste momento - na segunda divisão nacional (zona centro) e tem "a ambição de conseguir subir à primeira divisão nos próximos 3 anos", como diz Diogo.

"Por agora estamos bem encaminhados na nossa luta pela manutenção, esta época", afirma o treinador e coordenador Pedro Ratola. "Mas, a vontade de crescermos e subirmos é grande, porém, é preciso que todos tenhamos os pés bem assentes na terra... e darmos cada passo, de uma vez!"
Só que a equipa escolhida para ser o primeiro parceiro do Jornal Mira Online em Cantanhede, não vive só da sua equipa principal. Bem, pelo contrário!
O Ténis de Mesa da SC Povoense tem uma equipa "B" que participa nos distritais e que pretende, como também acontece no futebol, ser "um algo mais à equipa principal, dar jogadores a ela, quando necessário", para além de não descurar - em instante algum - da importantíssima formação, "a base do futuro", como se costuma dizer.
A crescer em visibilidade, esta seção do clube pretende "voar até onde for possível", o que prova que a imaginação, o querer e o coração estão em perfeita simbiose com a razão, que é necessária, tanto quanto como a capacidade de sonhar. "A organização é, por isso, fundamental nos nossos planos de hoje e de futuro" - diz Diogo, que é um incansável lutador em prol de melhores condições para atletas e para o próprio clube.
Utilizando um espaço cedido, que se localizasobre a Loja do Cidadão, em Cantanhede, no antigo Quartel dos Bombeiros, paulatinamente vão conquistando pequenos objetivos, tais como o de conseguir dar melhores condições ao público que comparece aos jogos, aos atletas e ao próprio corpo técnico. Ali, nada fica ao acaso, embora sabendo todos, de antemão, que "o dinheiro não nasce do chão e as dificuldades existam... por isso, procuramos constantemente, por apoios vindos das entidades públicas e privadas, pois elas são capazes de perceber a importância social desta nossa seção!".
Dentro dessa perspetiva, a captação de novos atletas tem um papel preponderante. Exatamente por este motivo, já neste sábado, dia 20 de Janeiro, a tarde será preenchida por um torneio de captação que pretende aumentar a o número de praticantes e juntar ainda mais atletas, os seus parentes e os seus amigos, numa família ainda maior, que é a família do Ténis de mesa do SC Povoense. Caso queira estar presente, basta fazer a inscrição (gratuita) para sábado... e praticar!
Inovação, muita criatividade, enorme garra no dia-a-dia e saber o que se pretende são fatores importantíssimos para atingir os objetivos propostos. Esta é uma lei fundamental da vida que serve para o desporto ou para qualquer outra atividade humana... e, podem acreditar, todos estes componentes estão no DNA do Ténis de Mesa do SC Povoense! Homens como estes, que muitas vezes passam incógnitos, são verdadeiras molas propulsoras dos projetos a que estão ligados.
Quem quiser, que venha conhecer este pequeno clube que um dia será grande: ele espera a todos de braços bem abertos!

Mira Online

Por qué el servicio al cliente por teléfono sigue siendo importante?


por Yesica Flores
Más del 70% de las personas todavía prefieren comunicarse al servicio al cliente por teléfono
¿Algunas vez te has puesto a pensar en cuántas horas de tu vida has pasado esperando en un conmutador a que algún asesor te brinde una respuesta? Si sumamos cada una de las experiencias que hemos vivido tratando de resolver un problema o simplemente queriendo obtener un servicio cuando llamamos a un centro de soporte, las horas acumuladas de frustración podríamos invertirlas en varios meses de vacaciones o cualquier otra actividad de nuestro interés.

Aunado a esto, una buena parte de la industria ha comenzado a disminuir sus esfuerzos y energías en el uso de las líneas telefónicas para atender a sus clientes, dado que es cada vez más importante el uso de las redes sociales y los medios digitales. Entonces surge una pregunta: ¿está agonizando la atención al cliente por teléfono?
AIVO​, la empresa experta en servicio al cliente que ofrece una nueva experiencia de interacción​ entre las empresas y sus clientes a través de soluciones de Inteligencia Artificial, te dice las 3 razones por las que es fundamental cuidar los detalles en la atención telefónica que ofrecen las empresas a sus clientes:
La personas necesitan sentirse escuchadas
El número de herramientas online con las que cuentan los usuarios para hacer pedidos, reclamaciones, consultas y recomendaciones es cada vez mayor. Es bien conocido ya que la digitalización de los sistemas de las empresas han propiciado un cambio positivo en la interacción de las marcas con las personas. Sin embargo, en ocasiones se dificulta brindar una experiencia a la medida del cliente.

Supongamos que una persona realiza un pedido online y el producto llega al domicilio que se indicó, pero de forma defectuosa. El usuario requiere realizar un procedimiento mucho más complejo que un “pedido en línea” y requiere transmitir con precisión en qué consiste la falla. En este caso, el servicio de atención al cliente por vía telefónica es vital y de gran importancia para atender una necesidad específica de los usuarios.
En el canal que ellos elijan, ofrece el mejor servicio
Aunque lo dudes, más del 70% de las personas prefieren comunicarse por medio de una llamada telefónica para consultar o resolver una inquietud. Esto obliga a las empresas tanto a conservar este medio de contacto, como a mejorar el nivel de satisfacción de sus clientes.

En varios casos, con la finalidad de eficientizar el servicio en los centros de contacto, las empresas han acudido al IVR (Interactive Voice Response), cuya tecnología permite a una computadora interactuar con las personas a través del uso de la voz. Sin embargo, este sistema se queda superado con la incorporación de la Inteligencia Artificial, la cual incluso puede adaptarse y aprender del comportamiento de los usuarios.
Usa la tecnología para automatizar respuestas
El secreto para preservar la atención telefónica está en modernizar la plataforma. Usa la tecnología a tu favor para que tanto los nuevos canales de interacción como los tradicionales sean eficientes, automatizados y muy rápidos. De acuerdo con Gartner, en el año 2020 los clientes administrarán el 85% de las relaciones con las empresas sin tener que interactuar con los humanos, será de tu interés comenzar a implementar sistemas tecnológicos que repunten tus servicios.

Gracias al profundo desconocimiento de los medios por los cuales se comunican y a una falta de integración tecnológica en sus procesos, es común que los departamentos telefónicos del servicio al cliente dejen en espera a los usuarios, ya que el recurso humano es insuficiente ante la demanda. Finalmente, esos clientes insatisfechos terminarán eligiendo quién los trate mejor y más rápidamente.
¿Te imaginas resolver las inquietudes de los usuarios desde la primera interacción? Lo puedes hacer manteniendo un diálogo natural y lo más rápido posible. Es cuestión que te acerques a los especialistas.

Bienvenidos al futuro del Retail, donde las tiendas responden a tus necesidades


por Yesica Flores
Las tecnologías inteligentes y con gran capacidad de respuesta de Intel para el Internet de las Cosas ayudan a los propietarios de establecimientos comerciales a reducir costos y transformar digitalmente sus tiendas
Por: Joe Jensen
En Intel, creemos en el poder transformador de los datos y en que la gestión inteligente de estos datos para obtener información en tiempo real no es sólo una ventaja competitiva, sino un imperativo estratégico. Nuestra meta es ayudar a los minoristas – desde los que venden en tiendas físicas hasta los que venden en línea – a unificar y conectar cada experiencia de compra, responder en forma más efectiva a los clientes y reinventar la experiencia minorista.
En la Convención Anual de la Federación Minorista Nacional (NRF por su siglas en inglés) del año pasado, Intel anunció tecnologías receptivas para establecimientos conectados al Internet de las Cosas (IoT) y una inversión de $100 millones de dólares para promover la innovación de las ventas minoristas. Un año después, estamos viendo resultados conmensurables debido a que nuestras tecnologías responsivas han sido adoptadas por minoristas en casi 60 tiendas, con 2,000 sensores y 26 socios alineados a la visión de ampliarlas a una variedad de entornos. A través de Intel Capital, se hicieron inversiones en robótica, inteligencia artificial (AI) y automatización de Internet de las Cosas (IoT). Intel activó el ecosistema minorista, ofreciendo soluciones listas para el mercado y abordando algunos de los retos más grandes de la venta minorista: el cambio de la forma en que compran los consumidores, la aceleración de la automatización y la gestión de las empresas.
Alrededor del mundo, los minoristas más importantes están modernizándose adoptando tecnologías como IoT, AI y analítica, para personalizar la experiencia de los clientes y remodelar la cadena de suministro. Ejemplo de ello es JD*, uno de los mayores establecimientos en línea de China que abrió su primera tienda sin personal llamada D-Mart* en las oficinas centrales de la compañía. Las tiendas sin personal son una creciente tendencia internacional ya que ofrecen la comodidad de las tiendas de Internet dentro de un establecimiento físico.
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Imagina entrar a una tienda D-Mart en medio de la noche, escoger un artículo, pagar y salir sin tener ninguna interacción con personas. No obstante, existe una huella de datos detallada de la transacción realizada, de la que se puede obtener información procesable. ¿Cómo? La tienda está equipada con un conjunto de tecnologías responsivas que incluye estantes inteligentes, cámaras inteligentes, pasillos y sensores, mostradores inteligentes para simplificar el pago y sistemas de señalización digital inteligentes.

La tienda sin personal de JD aprovecha un amplio conjunto de tecnologías de gran capacidad de respuesta de Intel que abarcan desde soluciones locales a señalización digital o soluciones para puntos de venta (POS). Las dos compañías continuarán colaborando en el desarrollo de soluciones IoT que reinventan el futuro de las tiendas físicas, para ayudar a más de 6.8 millones de pequeños establecimientos en China a satisfacer las expectativas de los clientes y eliminar las barreras existentes en las ventas.
Las soluciones impulsadas por la tecnología Intel ayudan a que los minoristas transformen sus cadenas de suministro. G-Star*, importante minorista holandés, realizo pruebas piloto con el sensor llamado Intel® Responsive Sensor en más de 20 tiendas, y tiene planes para expandirlo globalmente a 100 más. Usada conjuntamente con el software RIOT* (Herramienta de Optimización de Imagen Radical) para analítica, la solución basada en Intel ofrece información basada en datos de lo que se está vendiendo y lo que no, y los artículos que necesitan reponerse, de modo que el minorista pueda tomar decisiones informadas de administración de inventario.
» Descargar video: “2018 NRF: Neiman Marcus Uses Intel-Based MemoMi Memory Makeover Mirror (B-roll)”
» Descargar video: “2018 NRF: Bossa Nova’s Robots with Intel Computer Vision Scan Shelves (B-roll)”
» Descargar video: “2018 NRF: Hershey Uses Intel-Based AWM Smart Shelf (B-roll)”

Lolli & Pops*, una cadena de establecimientos de dulces gourmet, utiliza la visión por computadora y la inteligencia artificial (AI) para proporcionar a los clientes la próxima generación de experiencias personalizadas. Con la visión por computadora, los “Magic Makers” de Lolli & Pops reconocen a los clientes leales en tiempo real cuando entran en la tienda. Usando la analítica mediante inteligencia artificial, el minorista accede a las preferencias de los miembros y hace recomendaciones de productos personalizadas – dándoles a los compradores un dulce trato VIP, al tiempo que garantiza que regresen.
El equipo del punto de venta puede reducir el costo de hacer negocios y, al mismo tiempo, aumentar la productividad. Estas soluciones innovadoras también permiten transacciones en el punto de venta y les dan a los clientes el poder de decidir cuándo, dónde y cómo comprar. En la Convención Anual NRF 2018, más de 30 socios de Intel presentarán soluciones basadas en Intel, diseñadas para ayudar a resolver los retos más grandes del menudeo. Nuevas soluciones como Elite POS* de HP; el sistema de auto pago de la siguiente generación de Toshiba, POS AIO*, y el nuevo mPOS* de Lenovo, les ofrecerá a los minoristas flexibilidad, seguridad integrada y manejabilidad para simplificar y modernizar el proceso de transacción.
A través de la combinación de nuestra innovación tecnológica y un fuerte ecosistema de socios, estamos ayudando a construir un futuro brillante para el sector de ventas minoristas, en donde lo mejor aún está por llegar.
Joe Jensen es vicepresidente del Grupo de Internet de las Cosas y gerente general de la División de Soluciones Minoristas de Intel Corporation.
Convención Anual NRF 2018: Si estás interesado en saber más sobre la forma en que las tecnologías autónomas pueden mejorar la eficacia de las ventas minoristas, vea el debate de Joe Jensen sobre el tema de “Robótica e Inteligencia Artificial en las Ventas Minoristas” el domingo 14 de enero, de las 10:30 a las 11:00 a.m. en el Innovation Lab Stage del Centro de Convenciones Jacob K. Javits de Nueva York. Para conocer más detalles sobre nuestra demostración, visite nuestro stand #2831, o vea nuestra hoja técnica de demostración.

Câmara do Porto investe 500 mil euros no regresso do Rali de Portugal em 2018


O rali de Portugal vai voltar ao Porto em 2018 para uma classificativa citadina com alterações ao traçado de 2016 e um investimento municipal que volta a rondar os 500 mil euros, revelou esta quinta-feira à Lusa a autarquia.Resultado de imagem para Câmara do Porto investe 500 mil euros no regresso do Rali de Portugal em 2018

“O traçado ainda está a ser estudado com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), mas haverá alterações. O envolvimento da Câmara do Porto será semelhante ao de 2016, devendo rondar os 500 mil euros, entre pagamentos de ‘fee’ [taxas] e custos logísticos de organização”, descreve a autarquia numa resposta enviada à Lusa, na qual explica que receberá o “retorno direto da bilheteira” e um “retorno extraordinário” devido à transmissão televisiva para “mais de 100 países”.

No seu portal de notícias, a câmara revela que este ano “a zona da Trindade será libertada” do evento para “facilitar as acessibilidades” e que “a zona dos Clérigos será pela primeira vez usada como cenário” da classificativa que, segundo a empresa municipal Porto Lazer, chega ao Porto “a 18 de maio, com duas passagens ao fim da tarde”.

“O centro do Porto vai voltar a receber os melhores pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis no dia 18 de maio. Tal como em 2016, a Porto Street Stage vai integrar o programa oficial da 52.ª edição do Rali de Portugal, com duas passagens ao final da tarde de sexta-feira, com início às 19:03 e 19:28”, descreve a empresa municipal no seu site.

A Porto Lazer acrescenta que este ano o Rali de Portugal “constituirá a sexta prova do calendário do Mundial de Ralis, disputando-se uma vez mais na zona Norte do país, entre os dias 17 a 20 de maio”.

Questionado pela Lusa sobre mais detalhes do novo traçado da prova, o gabinete de comunicação da Câmara do Porto vincou que o mesmo “ainda está a ser estudado com o ACP”.

A Lusa perguntou também qual o envolvimento financeiro na organização do evento, tendo o gabinete respondido que “será semelhante ao de 2016, devendo rondar os 500 mil euros, entre pagamentos de ‘fee’ e custos logísticos de organização”.

A autarquia destaca que a competição realizada na cidade “terá um retorno direto de bilheteira que reverte para a Câmara”.

De acordo com a Porto Lazer, em 2016 assistiram à Street Stage do Porto, que se centrou na Avenida dos Aliados, junto à Câmara do Porto, “mais de 80 mil espetadores”.

O gabinete de comunicação da câmara acrescenta que a prova será transmitida “para mais de 100 países, através de transmissão internacional, representando um retorno extraordinário”.

No seu portal de notícias, a autarquia diz mesmo que o Rali de Portugal representa “um binómio investimento/retorno dos mais atraentes”, notando que “em 2017, mesmo sem a Street Stage do Porto, resultou num retorno de 137 milhões de euros para o país”.

De acordo com a Porto Lazer, “em 2018 haverá algumas novidades no percurso, que chegará também à zona dos Clérigos, permitindo assim ampliar as zonas de público e melhorar ainda mais a mobilidade na cidade”.

“Em 2016, na primeira vez que o Campeonato do Mundo de Ralis entrou na cidade de forma competitiva, o trabalho extraordinário da organização permitiu que as avenidas dos Aliados e D. Afonso Henriques, onde maioritariamente decorreu a competição, estivessem interrompidas ao trânsito apenas no dia da prova”, acrescenta a empresa.

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, revelou na quarta-feira que o Rali de Portugal 2018 vai passar pelo Porto, cidade onde vai regressar a “Porto Street Stage” e vai ser “ainda maior do que no ano passado, porque alargámos, sobretudo, as zonas do público e de mais fácil acesso aos espetadores”.

Barbosa falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração da Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur).

Lusa