LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

sábado, 31 de março de 2018

COLHEITA DE SANGUE DIA 4 DE ABRIL DAS 09:30 HORAS ÀS 13:00 HORAS NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE AVEIRO


No próximo dia 4 de Abril vai decorrer uma colheita de sangue das 09:30 Horas às 13:00 Horas na ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE AVEIRO,Edf.essua,salas 30B.1.59 E 30B.1.57 do Edf.b-Campus Crasto, aberta ao público.

Esta iniciativa decorrer em parceria entre a ESSUA, Comissão da Faina e a ADASCA há já uns anos. Da parte da tarde, decorre uma Conferencia no auditório daquela Escola desta vez com a presença do dr. Manuel Antunes, prestigiado Cardiologista do Serviço de Cardiotorácia de Coimbra.

Especializou-se na África do Sul e está em Coimbra há 29 anos a chefiar um serviço sem listas de espera, que fez 330 transplantes.Foi há 41 anos que Manuel Antunes entrou numa sala de cirurgia cardíaca pela primeira vez. Hoje trabalha com uma equipa de cerca de 117 pessoas: 16 a 18 médicos; 70 enfermeiros; 16 auxiliares; cinco secretárias e seis técnicos de circulação extracorpórea. O director do serviço do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra diz que o serviço não tem lista de espera.

Manuel trata corações, mas tem medo de olhar para o seu. E tem uma tradição de que não abdica: "Depois de operar um bebé, sou sempre eu que dou o biberão". Nasceu em Portugal, numa aldeia chamada memória, mas em 1954 foi para Moçambique. Aos 69 anos, falou com a SÁBADO durante quatro horas e meia e acabou por perder o comboio para Lisboa –, mas ainda assim, o cirurgião cardiotorácico fez questão de apresentar o serviço. E pelo caminho aproveitou para fechar umas portas, e umas luzes. Já vai perceber porquê.

Porque decidiu seguir Medicina?
Sinceramente, não sei. A Câmara de Lourenço Marques tinha um posto médico e, quando eu tinha um bocadinho de febre, o meu pai levava-me logo lá. Para mim era um dia de festa porque não ia à escola. Via os médicos a trabalhar e, provavelmente, comecei a tomar-lhe o gosto.

Trabalhou no Hospital de Baragwanath, no Soweto, o maior do hemisfério sul. O ritmo era muito exigente?
Sim, lembro-me de períodos de 24 horas em que operava 10 ou 12 doentes. Lembro-me de operar, numa noite, três doentes com facadas no coração. Muitas vezes encostava-me num canto da sala e fechava os olhos por cinco minutos, tão cansado que estava.

Como aguentava?
Se me pergunta se, com tanto trabalho, se fizeram asneiras? Provavelmente, mas salvámos muitos doentes. Nesta vida há perdas, mas desde que os ganhos sejam muito, muito maiores… A cirurgia tem um bocadinho de bordado, de ponto -de-cruz, é ciência, técnica, mas também é arte. É como fazer um fato.

É igual enquanto cirurgião e director?
Faço questão de acompanhar os doentes, o primeiro biberão que aquele bebé [quando a SÁBADO fez esta entrevista, estava uma menina com 10 dias nos cuidados intensivos] fizer depois da cirurgia, sou eu que lho vou dar. Tenho esse ritual que cumpro sempre. Quando estivemos na Jordânia, em Maio [numa missão humanitária a operar crianças refugiadas sírias], também o fiz. Operámos uma criança com menos de 3 kg e eu dei-lhe o biberão.

Tem mais rituais?
Quando estou a desinfectar-me, às vezes faço a minha oração interior, em situações em que sinto que preciso de outra ajuda. Se calhar devia fazer sempre, mas se andarmos constantemente a pedir, talvez quem nos deva ouvir não oiça sempre.

Leia a entrevista na íntegra na edição 694 da SÁBADO, nas bancas a 17 de Agosto.

Manuel Antunes, o médico que já operou 35 mil corações
http://www.sabado.pt/vida/detalhe/manuel-antunes-o-medico-que-ja-operou-...
Joaquim Carlos às 11:54 Nenhum comentário:
Compartilhar

Manhã de sábado: A vida de terror de Rachel, filha do líder mórmon

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
ENTREVISTA 
A vida de terror de Rachel, filha do líder mórmon
Abusos sexuais, poligamia, casamentos com menores e pais separados dos filhos. Rachel Jeffs, filha do líder fundamentalista mórmon, descreve o que viveu na igreja sob a alçada de Warren Jeffs.
MUNDO 
Quer ir aos EUA? Revele as suas redes sociais
Esta medida deve afetar cerca de dez milhões de pessoas por ano que desejam obter um visto de turista ou que querem migrar para os Estados Unidos. Diplomatas não são afetados.
PSD 
Quem é o "governo sombra" de Rui Rio?
A lista dos responsáveis pelas 16 áreas do Conselho Estratégico Nacional do PSD será apresentada na próxima semana, mas há já nomes em cima da mesa dados como certos.
PÁSCOA 
Papa pede vergonha, arrependimento e esperança
Em frente ao Coliseu, Francisco explicou que a vergonha com que olha Jesus deve-se à herança que a geração de hoje deixa aos jovens de amanhã: um mundo fraturado por guerras.
CATALUNHA 
Puigdemont diz que não vai desistir
Carles Puigdemont afirmou através da plataforma da rede social Twitter que não irá desistir, nem renunciar ou retirar-se perante a "atuação ilegítima de quem perdeu nas urnas".
QUESTÕES DO FORNO INTERNO 
Jaime Magalhães. “Se perdesse, não saía de casa"
No mundo da bola, acumula 408 jogos pelo FC Porto e vai ao Mundial 86. Fora dos relvados, é um apaixonado pelos desportos motorizados e vê as vitórias de Senna no Estoril de Mouton em Ponte de Lima
CINEMA 
50 anos de Cinema Marginal: o brasil dos bandidos
O Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira marca os 50 anos de “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla. Falámos com a atriz Helena Ignez e o autor João Silvério Trevisan.
ARTE 
Tela de Picasso pode atingir 70 milhões de dólares
"O Marinheiro" é considerado um raro autorretrato do pintor, numa época em que temia ser preso pela Gestapo. Será leiloado pela Christie's.
NATUREZA 
A arriscada visita de uma chita durante um safari
Uma chita entrou na viatura de um grupo de norte-americanos durante um safari no Serengueti. Ainda mal refeitos do susto, deram de caras com um segundo animal no carro. Mas tudo acabou bem. 

Comer/Ver/Fazer

RESTAURANTES 
As novidades à mesa do Vista, Lab e Yeatman
Estes três restaurantes portugueses distinguidos pelo guia Michelin têm novidades para provar e o Observador foi conhecê-las. Saiba o que esperar das novas cartas de primavera/verão. 

COMER/VER/FAZER 
Páscoa: 12 locais para ir com os mais novos
Ioga, representação, jardinagem, pintura, experiências científicas. Estas são só algumas das formas de entreter as crianças nestas férias da Páscoa. 

VIDEOJOGOS 
Ni No Kuni II, o jogo às portas de um mundo mágico
"Ni No Kuni II: Revenant Kingdom" é a sequela do jogo criado entre o famoso estúdio Ghibli e a histórica Level-5, e que apaga a linha entre um bom filme de animação e um videojogo. 

FESTIVAIS DE MÚSICA 
Tremor: Lone Taxidermist é o rabo no topo do bolo
É no último dia, este sábado, que o festival açoriano recebe Lone Taxidermist. Da maquilhagem à obra de arte total, conversámos com a performer britânica sobre látex e sobremesas. 

PORTUGAL FASHION 
Portugal Fashion: uma ode à confeção nacional
O Portugal Fashion rumou ao Porto. Na passerelle, Anabela Baldaque simplificou o próximo inverno, Júlio Torcato assinalou 30 anos de carreira e Estelita Mendonça tentou desvendar a moda do futuro. 

MÚSICA 
Papillon: o hip hop em 2018 não vai ser o mesmo
"Talvez esta seja a hora deste boy bazar para a terra prometida", rima Slow J no primeiro álbum de Papillon, revelado esta semana. "Isto sou eu", resume o rapper ao Observador. 

COMIDA 
É esta a fina taberna do mestre André
Produtos frescos e sazonais são o fio condutor da alta gastronomia praticada por André Magalhães na novíssima Taberna Fina. A irmã mais nova da Taberna da Rua das Flores veio para ficar. 

CULTURA 
Casa de Papel. Ele queria ladrões a imprimir notas
Entrevistámos o autor da série-fenómeno. Antes da estreia dos episódios finais na Netflix, o espanhol revela que "Breaking Bad" foi uma "grande influência". Segunda temporada? "Ainda não sei bem." 

YOGA 
Budokon: a nova tendência de yoga das estrelas
Quando Jennifer Aniston disse que para se manter em forma praticava Budokon, muitos entendidos do fitness não sabiam o que era. O Budokon foi criado a partir do yoga e combina artes marciais. 



Opinião

O sermão da PSP aos ladrões
Rui Ramos
O sermão policial do Porto não é a prova de uma qualquer invasão religiosa do Estado, mas, ao contrário, um sinal de como a ideia de religião ainda não recuperou da sua degradação laicista.

Não há milagres!
Manuel Villaverde Cabral
É de duvidar que a «geringonça» saiba equilibrar-se numa provável baixa da economia. Não haverá mais nada para ninguém. Aliás, já não há e daí a repetição do défice apesar dos baixos juros da dívida.

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis
João Cândido da Silva
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.

A grande desmatação de 2018
Maria José Castro
Testemunho de uma professora da Universidade do Algarve que descreve os males feitos nos terrenos daquela escola superior e também em todo o barrocal, onde se estão a dizimar majestosas alfarrobeiras.

Notas sobre a crise diplomática com a Rússia
Diana Soller
O caso Skripal, que tem levado os estados ocidentais a solidarizarem-se com Theresa May, é um limite que teria de ser imposto. A Rússia não pode pisar o risco impunemente sempre que lhe apetecer.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Joaquim Carlos às 11:13 Nenhum comentário:
Compartilhar

Viver

Por Lúcia Borges *
 Resultado de imagem para Dra. Lucia Borges com a ADASCA
Somos convidados a Viver e a fazer da Vida um convívio.
O nosso envolvimento emocional neste convívio traz à ribalta a vitória dos nossos projectos e silencia as adversidades.
A nossa aprendizagem quotidiana, influenciada pelos meios de comunicação, deixa muitas vezes a capacidade de decisão mutilada, e a resposta a diversas situações não vai ao encontro das carências apresentadas.
A ADASCA tem demonstrado um percurso no meio das nossas gentes com um claro projecto de Solidariedade Social, transmitindo o benefício da reciprocidade – DAR/RECEBER, proporcionando situações que garantem qualidade de resultados.
Hoje fala-se repetidamente em Humanização, ao mesmo tempo que assistimos a enormes avanços tecnológicos. No entanto, a necessidade de dádivas de sangue mantém-se actual.
A ADASCA transmite-nos que Humanizar é Viver e que não podemos Viver sem Humanizar.
A ciência transfusional, com mais de um século de história, tem sido um trabalho constante para garantir a qualidade e a segurança a todos os que necessitam de transfusão.
A dádiva de sangue cultiva e perpetua a Solidariedade.
A nossa maturidade responsabiliza as nossas atitudes e desperta o nosso altruísmo.
Os dadores de sangue, com as suas dádivas gratuitas, também fazem parte da história do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, que, ao longo de várias décadas e até Maio de 2005, efectuou colheitas, quer em brigadas móveis no exterior quer no posto fixo do Serviço. Actualmente, o Serviço mantém um especial carinho por todos estes colaboradores e congratula-se por verificar a adesão à dádiva de sangue, já que dar sangue é alinhar no protocolo da vida.
Parabéns à ADASCA pelo que tem desenvolvido, pelo que tem oferecido, pela forma continuada com que tem presenteado a Sociedade, sem objectivos comerciais, antes testemunhando que os seus interesses são apenas os de “Viver e fazer da Vida um convívio“.
Em suma, a consciencialização das nossas gentes revoluciona, questiona, pondera, responsabiliza, prevê e concretiza um projecto, traduzido numa civilização de grandeza.

*Directora do Serviço de Imuno-Hemoterapia do
Hospital Infante D. Pedro, EPE – Aveiro

Site: www.adasca.pt

NB: Este artigo já tem uns anos, mas, continua actual. Obrigado Dra. Lúcia pela sua colaboração e amizade.
Imagem de uma sessão de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA
Colheita de Sangue dia 4 das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA | Hoje Não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
J. Carlos


Joaquim Carlos às 11:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Homem mata mulher em Sintra

Uma mulher foi morta pelo marido, na madrugada deste sábado, em Manique de Cima, Sintra.
A vítima tinha 59 anos e o agressor, entretanto detido pelas autoridades, tem 61. Segundo confirmou ao JN fonte da GNR, ambos tinham nacionalidade portuguesa, mas terão nascido na Europa de Leste.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, o suspeito não utilizou qualquer arma durante as agressões.
A ocorrência registou-se às 2.13 horas.
No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, o INEM e a GNR.
JN
Joaquim Carlos às 09:52 Nenhum comentário:
Compartilhar

Feliz Páscoa para todos os amigos.


Colheita de sangue dia 31 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro. Mais datas no site www.adasca.pt
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro
http://aveiro123.blogspot.pt/2017/11/apresentacao-do-mapa-de-sessoes-de.html
Joaquim Carlos às 09:45 Nenhum comentário:
Compartilhar

Agende a data para a sua dádiva de sangue até Agosto 2018



Não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!

MARÇO
Dia 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133

Site: www.adasca.pt


Aspectos éticos da dádiva de sangue | Colheita de Sangue dia 31 das 9 às 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA
http://aveiro123.blogspot.pt/2018/03/aspectos-eticos-da-dadiva-de-sangue.html
Joaquim Carlos às 09:43 Nenhum comentário:
Compartilhar

Rússia expulsou mais de 50 diplomatas esta na sexta-feira

Resposta de Moscovo às decisões de duas dezenas de países
Resultado de imagem para Rússia expulsou mais de 50 diplomatas esta na sexta-feira
Moscovo ordenou esta sexta-feira a expulsão de mais de 50 diplomatas de duas dezenas de países, em represália contra os países que anunciaram esta semana a decisão de expulsar diplomatas russos no âmbito do caso Skripal.
As expulsões de diplomatas é já a maior onda de expulsões cruzadas da História.
Os embaixadores de 23 países, entre eles a França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Polónia, foram convocados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, onde foram notificados das medidas de expulsão tomadas em relação aos respetivos diplomatas.
Segundo um comunicado do Ministério russo, foi entregue aos embaixadores uma nota dando conta do protesto da Rússia quanto às acusações em relação ao caso Skripal e às expulsões "irracionais" de diplomatas russos e informando ter declarado "persona non grata" o mesmo número de diplomatas de cada país envolvido.
Moscovo respondeu da mesma forma que os países que expulsaram diplomatas russos, expulsando o mesmo número de diplomatas desses países. Por exemplo, quatro diplomatas da Alemanha, do Canadá, da França e da Polónia terão de deixar a Rússia.
Treze diplomatas ucranianos também vão deixar Moscovo, um número idêntico ao número de russos que foram convidados a deixar Kiev esta semana.
Segundo uma contagem feita pela agência de notícias AFP, 56 diplomatas vão ser expulsos da Rússia após as medidas anunciadas hoje.
A este número deve juntar-se as represálias de Moscovo contra a Austrália e a Macedónia, que ainda não foram anunciadas. Camberra expulsou dois diplomatas russos e Skopje um.
Ao todo, com o anúncio de Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, na quinta-feira, da expulsão de 60 diplomatas norte-americanos, pelo menos 119 diplomatas na Rússia vão deixar o país.
Em 17 de março Moscovo já tinha anunciado a expulsão de 23 diplomatas britânicos e ordenado o encerramento do British Council e do Consulado Britânico em São Petersburgo.
Depois de na quinta-feira a Rússia ter anunciado a expulsão dos 60 diplomatas norte-americanos e do fecho do consulado em São Petersburgo, Moscovo está também a ponderar a retaliação em resposta às medidas anunciadas pela Bélgica, Hungria, Geórgia e Montenegro.
O caso Skripal refere-se ao ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, de 66 anos, e a sua filha Yulia, de 33 anos, queforam encontrados inconscientes a 04 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra, após terem sido envenenados com um componente químico que ataca o sistema nervoso.
O Reino Unido atribuiu o envenenamento à Rússia, que tem desmentido todas as acusações e exigido provas concretas sobre esta alegação.
DN/Lusa
Joaquim Carlos às 09:40 Nenhum comentário:
Compartilhar

Previsão do Tempo para a Europa (regiões) neste sábado

Mira Online 
Joaquim Carlos às 09:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Greve na Air France leva a anulação de 24% dos voos na sexta-feira

A companhia aérea Air France anunciou ontem que vai ter de cancelar 24% dos voos previstos para esta sexta-feira devido a uma greve convocada por vários sindicatos que reclamam aumentos salariais.
Resultado de imagem para Greve na Air France leva a anulação de 24% dos voos na sexta-feira
Contactada a transportadora para saber o impacto desta greve em Portugal, fonte da companhia disse que se prevê "o cancelamento de um voo Lisboa-Paris e Paris-Lisboa", mas que estes passageiros "já foram recolocados noutros voos".
A companhia aérea indicou em comunicado que 80% dos voos de longo curso serão assegurados, o mesmo acontecendo com 70% dos voos de médio curso com partida da plataforma de Paris-Charles de Gaulle.
A transportadora prevê também que 80% dos voos internos com saída ou chegada em Paris-Orly se concretizem.
A Air France lamentou a situação e pediu aos passageiros para verificarem os seus voos na página da companhia antes de irem para o aeroporto.
Os passageiros que têm um bilhete para sexta-feira podem adiá-lo até 5 de abril sem gastos adicionais, na condição de haver lugares disponíveis, ou trocá-lo por um vale que pode ser utilizado na Air France ou na KLM no prazo de um ano.
Os sindicatos dos pilotos, do pessoal de cabine e dos trabalhadores de terra reclamam aumentos salariais de 6% para repor o poder de compra, uma reivindicação que a administração da empresa tem recusado.
Os sindicatos da Air France têm já previstas novas greves para os dias 3 e 7 de abril.
Lusa/Madremedia
Joaquim Carlos às 09:35 Nenhum comentário:
Compartilhar

Hora de Fecho: Casa da mãe, casa do pai: semana sim, semana sim

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PAIS E FILHOS 
Casa da mãe, casa do pai: semana sim, semana sim
Tanto tempo com a mãe como com o pai. A Associação para a Igualdade Parental acha que esta deve ser a regra e lançou uma petição para alterar uma lei que está a ser ultrapassada pela realidade.
EXPLORAÇÃO ESPACIAL 
Estação deve cair entre sábado à noite e domingo
A previsão para a queda da estação espacial Tiangong-1 é dada pela Agência Espacial Europeia. As probabilidades de cair entre o Porto e o Minho são de 3%. Chineses desvalorizam.
FACEBOOK 
Executivo do Facebook: vale tudo para crescer
Vice-presidente do Facebook escreveu num documento interno em 2016 que o objetivo da rede social é ligar pessoas e ponto final. "Por isso é que todo o trabalho que fazemos para crescer se justifica."
RÚSSIA 
Rússia expulsa diplomatas de Moscovo
A Rússia decidiu expulsar dois diplomatas holandeses e outros dois espanhóis das embaixadas em Moscovo, no âmbito do caso Skripal, anunciou a embaixadora Renée Jones-Bos.
CORRUPÇÃO 
UNITA fala em "segunda libertação" de Angola
A UNITA, o maior partido da oposição angolana, afirma que o país vive uma "segunda libertação", com a "luta contra a corrupção" a ser agora "política oficial" do presidente João Lourenço.
ESCÂNDALO VOLKSWAGEN 
Carros do diesel gate da Volkswagen no deserto
Nos Estados Unidos da América, o grupo alemão distribuiu por 37 locais os carros com níveis manipulados de emissões poluentes. No deserto de Mojave, junto a Victorville, o cenário é o da fotografia.
PAPA FRANCISCO 
Vaticano rejeita que Papa tenha negado o Inferno
O jornal La Repubblica publicou uma entrevista do Papa em que este dizia que as almas que não se arrependem não vão para o Inferno, apenas desaparecem. O Vaticano nega a declaração.
PÁSCOA 
Os erros históricos de três filmes da Semana Santa
"Ben-Hur", "A Paixão de Cristo" e "A Bíblia": os filmes que passam sempre na televisão durante a Semana Santa ensinaram muita coisa. Mas será que todas as histórias estão historicamente corretas?
MODA 
Martin Margiela: 20 anos de moda em cacos
Em 1988, Martin Margiela fundou a sua própria "maison" e permaneceu à frente dela durante 20 anos. Duas décadas de moda em desconstrução que estão agora expostas em Paris. 
Opinião

O sermão da PSP aos ladrões
Rui Ramos
O sermão policial do Porto não é a prova de uma qualquer invasão religiosa do Estado, mas, ao contrário, um sinal de como a ideia de religião ainda não recuperou da sua degradação laicista.

Não há milagres!
Manuel Villaverde Cabral
É de duvidar que a «geringonça» saiba equilibrar-se numa provável baixa da economia. Não haverá mais nada para ninguém. Aliás, já não há e daí a repetição do défice apesar dos baixos juros da dívida.

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis
João Cândido da Silva
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.

A grande desmatação de 2018
Maria José Castro
Testemunho de uma professora da Universidade do Algarve que descreve os males feitos nos terrenos daquela escola superior e também em todo o barrocal, onde se estão a dizimar majestosas alfarrobeiras.

Notas sobre a crise diplomática com a Rússia
Diana Soller
O caso Skripal, que tem levado os estados ocidentais a solidarizarem-se com Theresa May, é um limite que teria de ser imposto. A Rússia não pode pisar o risco impunemente sempre que lhe apetecer.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Joaquim Carlos às 09:33 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.