quarta-feira, 18 de julho de 2018

Nelson “Agitador” Mandela faria hoje 100 anos de idade

Foto de Adérito Caldeira
Se fosse vivo um dos maiores guerreiros pela Liberdade no mundo faria hoje 100 anos de idade: Nelson “Agitador” Mandela. O @Verdade revela detalhes da infância de Mandela que não é natural da aldeia onde foi sepultado em 2013, onde nasceu “Agitador” ou de onde surgiu o nome Nelson.
Nascido a 18 de Julho de 1918, “em Mvezo, um minúsculo lugarejo nas margens do rio Mbashe, no distrito de Umtata, a capital do Transki”, Nelson Mandela revela na sua autobiografia que: “Para além da vida, de uma sólida compleição física e de um vínculo à casa real dos tembos, a única coisa que o meu pai me deixou foi um nome, Rolihlahla. Em língua xossa, Rolihlahla quer dizer, literalmente, puxar um ramo de árvore, mas o seu significado mais corrente é agitador”.
“Não creio que os nomes marquem o destino, nem que o meu pai tenha de algum modo adivinhado o meu futuro, mas nestes últimos anos tanto os amigos como os membros da minha família têm atribuído ao meu nome as muitas tempestades que causei ou que tive de enfrentar”, concluiu o homem que esteve preso quase três décadas mas acabou por reconciliar-se com os seus algozes.
Filho de Gadla Henry Mphakanyiswa e de Nosekni Fanny, a terceira de quatro esposas que o chefe tribal teve, Mandela esclarece que: “Embora fizesse parte da família real, não me contava entre os poucos privilegiados que eram educados para gvernar. Na minha qualidade de membro da Casa Ixhiba, fui, isso sim, e à semelhança do meu pai, preparado para ser conselheiro dos governantes”.
“O meu pai era um homem alto, de pele escura, com uma pose erecta e imponente, que gosto de pensar que herdei. Mesmo por cima da testa ostentava uma madeixa de cabelos brancos, e quando eu era garoto tinha por costume esfregar a cabeça com cinzas brancas para me parecer com ele. Era um homem austero, que não dispensava a vara quando se tratava de disciplinar os filhos. A sua teimosia era inexcedível, outra característica que, infelizmente, parece ter passado de pai para filho”, revela.
“Em Qunu, a nossa vida era menos faustosa, mas foi nessa aldeia que vivi os dias mais felizes da minha infância”
O primeiro presidente negro da África do Sul recorda que: “Os kraals (casa m colmo com terrenos anexos) das mulheres do meu pai situavam-se a grande distância uns dos outros, e ele visitava-os alternadamente. Durante estas visitas, o meu pai gerou treze filhos, quatro rapazes e nove raparigas. Eu sou o filho mais velho da Casa da Mão Direita e o mais novo dos quatro filhos varões do meu pai. Tenho três irmãs: Baliwe, a mais velha, Notancu e Makhutswaba. Embora o filho mais velho do meu pai foi Mlahkwa, o seu sucessor como chefe foi Daligqili, filho da Casa Grande”.

Na sequência de um acto de insubordinação do seu pai para com um magistrado branco, a quem não reconheceu autoridade relativamente a um assunto tribal: “O meu pai, que pelos padrões da época era um aristocrata rico, perdeu não só a fortuna como o título. Foi-lhe sonegada grande parte das terras e do gado e os respectivos rendimentos. Confrontada com esta dificuldades, a minha mãe mudou-se para Qunu, uma aldeia um pouco maior, a norte de Mvezo, onde podia contar com o apoio da família e amigos. Em Qunu, a nossa vida era menos faustosa, mas foi nessa aldeia próxima a Umtata que vivi os dias mais felizes da minha infância e é de lá que provêm as minhas primeiras recordações”.
“Nunca tive um fato que me orgulhasse mais de vestir do que aquelas calças cortadas pelo meu pai”
O Prémio Nobel da Paz escreve na autobiografia “Um Longo Caminho para a Liberdade” que na sua família ninguém nunca tinha ido à escola até um tio haver sugerido a sua mãe que devia frequenta-la.
“Eu tinha sete anos e no dia anterior ao começo das aulas o meu pai puxou-me à parte e disse que eu tinha de ir decentemente vestido para a escola. Até então, e à semelhança de todos os garotos de Qunu, sempre tinha usado uma manta enrolada à volta do ombro e apertada na cintura. O meu pai pegou num par de calças suas e cortou-as por altura do joelho. Mandou-me que as vestisse e o comprimento estava mais ou menos bom; o pior era a cintura, demasiado longa. O meu pai pegou então num cordel e cingiu-me as calças. A minha figura devia dar vontade de rir, mas nunca tive um fato que me orgulhasse mais de vestir do que aquelas calças cortadas pelo meu pai”, desabafa Mandela.

Rolihlahla Mandela até à data conta de onde surgiu o nome Nelson. “Os africanos da minha geração – e mesmo hoje – têm em geral um nome inglês e outro africano. Os brancos não conseguiam, ou não queriam, pronunciar um nome africano, e consideravam pouco civilizado ter um. Nesse dia a menina Mdingane(a professora) informou-me que o meu nome era Nelson. Qual a razão por que escolheu esse nome e não outro não sei. Talvez tenha alguma coisa a ver com o grande capitão, Lorde Nelson, mas não passa de uma suposição”.
Um outro nome pelo qual Mandela era chamado é Madiba e deve-se ao facto de, tal como todos os xossas, este homem que liderou pela acção e pelo exemplo fazer parte de um clã denominado Madiba.
* Escrito por Adérito Caldeira baseado na autobiografia de Nelson Mandela “Um Longo Caminho para a Liberdade”

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Presidente reivindica revitalização da Linha do Oeste



A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, considera essencial a requalificação e modernização da Linha do Oeste, como meio de transporte coletivo e de mercadorias alternativo, sustentável e equilibrado, dado o valor acrescentado que representa para a economia local e regional, nomeadamente para as empresas, e reivindica do Governo a tomada de medidas que visem a sua revitalização urgente.
Na sequência das alterações anunciadas pela CP - Comboios de Portugal, a implementar no dia 5 de agosto, e que resultarão no aumento do tempo de percurso e na redução da comodidade do serviço público do transporte ferroviário para os utentes da Marinha Grande, a presidente da Câmara Municipal manifesta a sua preocupação e solidariza-se com todas as iniciativas que pretendam sensibilizar o Governo para a necessidade de definir uma estratégia, concertada com os Municípios, para a requalificação da Linha do Oeste e a ligação da mesma à Linha do Norte potenciando assim a sua atividade.
Esta é uma reivindicação antiga deste Município e dos agentes locais e constitui uma medida essencial para o desenvolvimento económico e para a proteção do ambiente.
Deputados eleitos por Leiria, em conjunto com autarcas do distrito, vão efetuar uma viagem de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, amanhã dia 19 de Julho, às 13h10, com o intuito de chamar a atenção para o estado de funcionamento e apresentar um conjunto de propostas de modernização da Linha do Oeste, que consideram ser fundamental para desenvolver aquela região e o país.
A Câmara Municipal da Marinha Grande associa-se ainda à manifestação organizada pela Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, marcada para o dia 26 de julho, frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, em Lisboa, e vai disponibilizar um autocarro gratuito para o transporte dos interessados em participar.
Os interessados devem fazer a sua inscrição, até ao dia 24 de julho, através do email marina.pedrosa@cm-mgrande.pt ; judite.santos@cm-mgrande.pt ou dos telefones 244 573 347, 244 573 348.

Workshop analisa recuperação das Matas do Litoral

A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, a Câmara Municipal da Marinha Grande e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas promovem um workshop no âmbito do Programa de Recuperação das Matas do Litoral, a realizar no dia 25 de julho de 2018 (quarta-feira), das 09h30 às 13h00, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

A iniciativa conta com a participação da Comissão Científica Nacional para a recuperação das Matas Nacionais do Litoral.

O Acordo de Cooperação para a Criação da Comissão Científica do Programa de Recuperação das Matas Litorais, foi outorgado pelo ICNF, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, pelos Institutos Politécnicos de Bragança, Coimbra e Leiria, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e pelas Universidades de Aveiro, Coimbra e de Trás-os-Montes e Alto Douro, no dia 22 de janeiro, na Marinha Grande.

O Acordo de cooperação tem como objetivos:

- Recolha, compilação e sistematização da informação técnica e científica relativa à gestão das matas litorais;
- Avaliação do procedimento atual de elaboração e implementação de Planos de Gestão Florestal (PGF) e de estabilização de emergência, reabilitação e recuperação de longo prazo, apresentando propostas para o seu melhoramento/optimização;
- Participação na execução de ações de divulgação de boas práticas no âmbito da recuperação de áreas ardidas na zona litoral;
- Treino e formação de técnicos e equipas especialistas no planeamento e na implementação das ações previstas nos pontos anteriores.

Consideram-se como tarefas prioritárias a executar:

a) Avaliação dos efeitos:
- Recuperação de parcelas de estudo e investigação existentes nas matas litorais e sua integração em programas de monitorização futuros;
- Estabelecimento de programa e rede de parcelas de estudo e monitorização do efeito do fogo e da evolução dos ecossistemas;
Avaliação da severidade do fogo em ecossistemas dunares.

b) Estabilização de emergência:
- Monitorização da erosão eólica e hídrica e definição das ações de intervenção mais eficientes;
- Normas para a condução de povoamentos de alto-fuste de pinheiro ardidos, na vertente de proteção civil (interface com as atividades de recreio e utilização humana das matas) e na vertente de gestão da paisagem.

c) Reabilitação:
- Monitorização e controlo das invasões biológicas em sistemas dunares;
- Monitorização e controlo fitossanitário;
- Monitorização do impacte dos incêndios e estratégia e técnicas de reabilitação de habitats e de espécies com especial valor de conservação (ecossistemas terrestres);
- Monitorização do impacte dos incêndios e estratégia e técnicas de reabilitação de habitats e de espécies com especial valor de conservação (ecossistemas aquáticos).

d) Recuperação de longo prazo:
- Avaliação dos modelos de silvicultura praticados em função das procuras sociais e das linhas de política florestal e de outras políticas setoriais relevantes atualmente em vigor, maximizando o contributo das matas litorais para a economia nacional e identificação de melhorias a introduzir ou de novos modelos a adotar nos PGF;
- Modelos de silvicultura e de gestão para habitats e paisagens especialmente sensíveis (secções de proteção e margens de lagoas e linhas de água);
Modelos de silvicultura para áreas de equipamentos de turismo e recreio;
- Aumento da resistência das matas aos fatores bióticos e abióticos (incluindo incêndios e tempestades), identificando técnicas de silvicultura preventiva, de organização dos povoamentos e de implantação das redes de defesa da floresta;
- Sistema de apoio à gestão das matas litorais.

e) Participação pública e sensibilização:
- Avaliação e melhoria dos modelos de participação pública e das diferentes partes interessadas na gestão das matas litorais;
- Modelo de sensibilização e informação pública sobre a gestão das matas litorais e as intervenções de recuperação e de valorização turística e cultural, com base no património natural e construído;
- Sinergia do processo de recuperação das matas litorais com o da efetivação do Museu Nacional da Floresta e conservação do restante acervo histórico.

Área de anexos

Hikvision lanza sus terminales de Reconocimiento Facial


por Yesica Flores
• Estos dispositivos se aplican a una amplia variedad de escenarios y entornos, y pueden ser altamente personalizadas.
Hikvision, proveedor mundial de productos y soluciones innovadoras de videovigilancia, acaba de lanzar una innovadora gama de terminales de reconocimiento facial que incorporan algoritmos Deep Learning para el control de accesos y ambientes de oficina, con el fin de mejorar el ingreso de personas, administración de edificios, la gestión de empleados y las operaciones de seguridad.
La compañía presenta tres modelos de terminales de reconocimiento facial, cada uno con diseño único y flexible para una amplia variedad de aplicaciones y escenarios:
• Terminales de reconocimiento facial de montaje en pared: DS-K1T604MF y DS-K1T606MF.
• Terminal de reconocimiento facial de montaje en pared o base: DS-K1T605MF.
• Componente de reconocimiento facial para torniquetes de acceso: DS-K5603-Z.

DS-K1T604MF y DS-K1T606MF DS-K1T605MF DS-K5603-Z
Estos tres modelos son fáciles de instalar y utilizar. La terminal de montaje en pared es muy adecuada para entradas de acceso rápido. Mientras que la terminal de montaje en pared o base puede montarse en superficies verticales convenientes o en el escritorio de recepción. El componente de reconocimiento facial está diseñado para emplearse en torniquetes de acceso. Una vez instalado, este modelo tiene la ventaja de girar horizontalmente para capturar imágenes faciales con el ángulo más eficaz.
La amplia disponibilidad de modelos y tipos permite una variedad de combinaciones Interfaz o back-end para responder a los múltiples requerimientos de diferentes escenarios y entornos. Las terminales de reconocimiento facial de Hikvision son compatibles con los modos de emparejamiento 1:1 o 1:N, con la autenticación a través de tarjetas Mifare, y con la conectividad TCP/IP o RS-485.
Reconocimiento facial, rápido y preciso
Hikvision ha incorporado algoritmos Deep Learning en sus terminales de reconocimiento facial, lo que permite una transmisión con menos retrasos y una carga reducida en los componentes back-end. Como resultado, las terminales tienen una alta tasa de éxito: la tasa de captura facial puede llegar al 99% de precisión en menos de 0.5 segundos.
Durante las horas pico, los torniquetes de acceso equipados con las terminales de reconocimiento facial de Hikvision son capaces de responder en menos de medio segundo, con 40 personas pasando por minuto.
DS-K5603-Z con torniquete de acceso
Las terminales de reconocimiento facial se aplican a una amplia variedad de escenarios y entornos, y pueden ser altamente personalizadas. Se encuentran disponibles múltiples modos de autenticación: imágenes faciales, inserción de tarjetas de identificación y comparación de imágenes, modos personalizados, entre otros. Pueden aplicarse, por ejemplo, en el comercio, agencias gubernamentales, pequeñas y grandes empresas, fábricas, por mencionar algunos.
Para más información acerca productos de Hikvision, visite nuestra página web: http://www.hikvision.com/ES-LA/.

DHL Express fortalece inigualable red intercontinental con pedido de 14 aviones cargueros Boeing 777 nuevos


por Yesica Flores
 Reemplazo gradual de aeronaves antiguas con aviones tipo carguero de bajo
consumo de combustible y tecnológicamente fiables
 Opción de entrega de siete aviones adicionales para respaldar el comercio
electrónico transfronterizo e impulsar el crecimiento rentable de DHL Express
 Las inversiones continuas permitirán que DHL cumpla con la creciente
demanda global por el servicio exprés y que brinde servicio a más mercados
con vuelos ininterrumpidos
Farnborough/Bonn, 17 de julio de 2018: DHL Express anunció hoy en el festival aéreo
Farnborough International que el proveedor número uno de servicio exprés a nivel internacional
ha hecho un pedido de 14 aviones cargueros Boeing 777, el cual incluye opciones y derechos
de compra de 7 aeronaves adicionales. Se espera que la entrega de los primeros cuatro
aviones se efectúe en el 2019.
"La adquisición de las 14 aeronaves Boeing refleja un reemplazo gradual de nuestra flota
intercontinental más antigua. Puesto que son los cargueros más confiables, con el consumo de
combustible más bajo y la mejor cobertura de larga distancia, estas aeronaves contribuirán a
que alcancemos nuestros objetivos de reducción de emisiones y nos permitirán brindar servicio
a más mercados con vuelos ininterrumpidos. DHL fue de los primeros que adoptaron este tipo
de aeronave para la industria de la logística y recibió entrega del tercer B777F, producido por
Boeing, en el 2009. Debido a su amplia experiencia en la operación de este tipo de carguero,
ha probado ser superior en todos los aspectos de la operación, lo que lo convierte en la opción
lógica", explica Ken Allen, CEO Global de DHL Express.
En general, estos 14 aviones intercontinentales de sustitución tienen capacidad neutra, pero en
términos operacionales tienen beneficios significativos en cuanto a costo, eficiencia y fiabilidad.
Y si bien en el pasado DHL Express había estado principalmente arrendando aeronaves para
operar su red global en las rutas, la compra de cargueros de propiedad exclusiva mejorará de
ahora en adelante la posición de costos de la división DHL Express. Para el 2018, prepagos ya
se han incluido en la guía de inversión de capital.
Las ventas de comercio electrónico transfronterizo que están en expansión crecerán a $4.48
billones de dólares para el 2021, lo que significa un crecimiento de 19.2 por ciento por año. La
inversión de DHL en los cargueros 777 es una respuesta directa a la creciente demanda de
capacidad exprés a nivel global. Los cargueros 777 de Boeing, puesto que son los aviones de
carga con motor gemelo más grandes del mundo, son capaces de volar 4,900 millas náuticas
(9,070 kilómetros) con una carga de 102 toneladas.
Estas aeronaves de tecnología de vanguardia reducirán las emisiones de CO2 un 18 por ciento
en comparación con las aeronaves que reemplazan. Esto nos ayudará a lograr una mayor
sustentabilidad, de acuerdo con nuestro objetivo de protección del medio ambiente, el cual es
reducir todas las emisiones relacionadas con la logística a cero para el 2050.
DHL Express opera más de 260 aeronaves dedicadas con 17 aerolíneas socias en más de 600
vuelos diarios en 220 países.

Mexicanos destacan en 5 áreas distintas al fútbol


por Yesica Flores
Ciudad de México, 18 de julio de 2018. México es un país que posee personas talentosas, desde los más jóvenes hasta las personas más grandes, con la capacidad de destacar a nivel internacional en sus campos de conocimiento específicos. En épocas mundialistas es en donde más se promueve el reconocimiento al buen desempeño de los seleccionados nacionales. Sin embargo, existen diferentes expertos mexicanos o sobresalientes en campos de la ciencia, la tecnología y las artes, e incluso otros deportes.
A continuación, nombramos 5 campos en los que diferentes connacionales han logrado reconocimiento internacional, debido a su talento y logros.
Robótica. Es una de las disciplinas STEM que mayor éxito han tenido en el país, y una en donde los mexicanos, especialmente las niñas y niños, han destacado a nivel internacional. En la edición 2016 de la Olimpiada Mundial de Robótica WRO, los estudiantes mexicanos Luis Enrique Salazar, Jorge Pablo Zárate, alumnos de RobotiX, lograron el quinto lugar a nivel internacional en la India. Este tipo de logros muestran el gran potencial que tiene México en el campo de la robótica y el desarrollo de tecnología a nivel mundial.
Ciencia y Tecnología. México cuenta con científicos, tecnólogos e institutos de investigación en ciencia y tecnología que destacan a nivel internacional. Internamente, se han realizado esfuerzos por diversas organizaciones que buscan impulsar en la población el interés por las STEM, Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas por sus siglas en inglés. En este sentido, algunos científicos que destacan son: Ali Guarneros, Ingeniera Aeroespacial que actualmente labora en la NASA; Silvia Torres Peimbert, primera mujer mexicana que obtuvo un doctorado en Astronomía en la Universidad de California en Berkeley; y Mario Molina, Premio Nobel de Química en 1995.
Matemáticas. Las matemáticas son un área de suma importancia para el desarrollo de un país debido a que cada vez más empleos requieren de esta disciplina. Los mexicanos contemporáneos más destacados en esta área son Olga Medrano, la primera mexicana en ganar la medalla de oro en la Olimpiada Europea Femenil de Matemáticas; y Tomás Cantú Rodríguez, ex alumno RobotiX quién ganó la medalla de oro en la Olimpiada de Matemática de Centroamérica y el Caribe, y obtuvo la medalla de bronce en la Competencia Internacional de Matemáticas (BIMC, por sus siglas en inglés).
Música. Durante toda su historia, diferentes mexicanos han destacado en la música, a nivel nacional e internacional, ganando reconocimiento por sus innovaciones tanto estilísticas como teóricas. Compositores como Silvestre Revueltas y Juan Pablo Moncayo, innovadores como Tino Contreras y Julián Carrillo, hasta la directora de orquesta Alondra de la Parra, son ejemplos de músicos nacidos en México que han logrado trascender nuestras fronteras.
Atletismo y deportes acuáticos. En competencias individuales, campeonatos mundiales y en los Juegos Olímpicos, los mexicanos han destacado en el atletismo, principalmente en las carreras de larga distancia, y deportes como natación y clavados. A nivel olímpico y paralímpico, estos son los deportes en los que México ha conseguido más medallas, sobre todo en el atletismo paralímpico, en donde los mexicanos han obtenido un total de 196 medallas, 65 de ellas de oro. Además, recientemente se realizaron diversas competencias internacionales en donde mexicanos destacaron, como Roberto Vilchis y Alegna Gonzáles que obtuvieron medalla de oro en el Campeonato Mundial Sub 20 de Atletismo; Ahtziri Sandoval que obtuvo el primer lugar en Barras Asimétricas de la FIG World Challenge Cup; y Yahel Castillo y Juan Manuel Celaya que ganaron el oro en clavados sincronizados en el Grand Prix de la Federación Internacional de Natación.
Cabe señalar que, además, existen otros campos e industrias en las que México es reconocido por su productividad y calidad, como el turismo, la manufactura, las reservas naturales, la gastronomía y la exportación de diferentes productos agrícolas, colocando al país como uno de los más competitivos en América Latina y el mundo en general. Apoyar y reconocer la labor hecha por todas las personas que hacen esto posible, es ayudar al crecimiento del país.
Acerca de RobotiX: Somos el movimiento educativo de mayor impacto en Latinoamérica para el empoderamiento de los niños y jóvenes a través de la robótica y las tecnologías exponenciales como método para detonar un impacto social.

Necesitamos trabajar juntos para darle vida a la Ciudad Inteligente


por Yesica Flores
Mientras que podemos encontrar inspiradoras tecnologías que están digitalizando nuestras ciudades y mejorando la conectividad de los servicios cotidianos, lo cierto es que aún hay demasiadas barreras para crear una ciudad inteligente verdaderamente.
Actualmente, nos encontramos con una conexión dispar de servicios; un área de cobertura de Wi-Fi por aquí, algunas terminales por allá. Hasta que podamos brindar una mayor consistencia en la conectividad que estamos ofreciendo a lo largo de la ciudad, dos cosas continuarán sucediendo:
• La ‘experiencia conectada’ para la gente viviendo en ciudades se quedará corta.
• Habrá un gran y continuo riesgo de seguridad rodeando el equipo conectado en la ciudad.
Para construir la ciudad inteligente que la gente realmente quiere, con la capacidad de acceder a servicios en cualquier momento, en cualquier lugar, se requiere un enorme esfuerzo de conectividad con seguridad integral. Y este trabajo está más allá de la capacidad de un solo vendedor.
Equilibrar la experiencia con el riesgo
Solo considerar lo que significa proveer acceso inalámbrico a una ciudad con millones de residentes, por ejemplo. Son miles de puntos de acceso inalámbricos, a través de ambientes interiores y exteriores. Si de pronto tú quieres ofrecer un servicio de contratación de bicicletas, entonces tienes miles de sensores IoT más, diferentes tipos de hardware, que necesitan estar conectados también.
Todo esto debe ser manejado cuidadosamente, porque entre más dispositivos conectados haya, más puertos de entrada habrá para un atacante. De hecho, después de encuestar gobiernos locales el año pasado, encontramos que 86% de aquellos que han adoptado IoT en su ciudad ya han experimentado algún traspaso asociado a la seguridad.
Incrementalmente, las ciudades requieren un ambiente de red que pueda segmentar a cada persona individualmente y a cada dispositivo que esté tratando de conectarse. Al hacerlo, el equipo de IT puede dar prioridad a la conectividad a servicios específicos conforme se necesiten, y aislar amenazas entrantes en cuanto sean detectadas.
La necesidad de arquitecturas abiertas
Para superar barreras existentes de la ‘ciudad inteligente’, necesitamos ser capaces de tener una visión más amplia de lo que está siendo conectado a lo largo de la red de una enorme ciudad. Este acto de integración solo puede lograrse con un acercamiento de multi vendedor.
Imagina que quieres añadir servicios de tráfico de información en tu ciudad, pero tu hardware existente no es compatible con el software que necesitas. ¿El equipo de IT debe destrozar y reemplazar su equipo, o descartar el nuevo servicio? En la misma encuesta que llevamos a cabo el año pasado, encontramos que el 49% de las ciudades tienen dificultades con tan solo eso - integrar la tecnología anterior con la nueva.
Para crear experiencias duraderas de la ciudad inteligente necesitamos una infraestructura abierta que esté construida con estándares abiertos de la industria, APIs abiertos, con código fuente abierto y que esté al alcance de una red abierta de socios. Además, debe de interoperar con otras aplicaciones ahora y en el futuro.
Un ejemplo de cómo funciona este acercamiento colaborativo en acción puede ser visto en la Universidad de Cambridge. Su uso de la infraestructura de Aruba le ayudó a crear un acceso público a la red, utilizada por consejos locales, prestadores de servicios, estudiantes, investigadores y miembros del público para todo; desde reservaciones en una biblioteca hasta actualizaciones de viaje.
Miles de ciudadanos usan la red a través de la ciudad, y muchos sistemas de IT están en uso. Pero los usuarios de la red no son afectados, porque dondequiera que estén en la ciudad, en interiores o exteriores, su capacidad para conectarse es ininterrumpida, y sus credenciales de inicio de sesión no cambian. La gente de Cambridge puede ir de A a B con mayor rapidez, y ultimadamente de eso se trata la ciudad inteligente.
En el caso de México, el Municipio Querétaro es un ejemplo de la incorporación de la ciudad inteligente. La dirección de Sistemas de Información del Municipio, con su plan de transformación digital: “Querétaro Ciudad Digital”, empezó a enfocarse en brindar servicios que hoy en día la gente espera debido al uso constante de dispositivos móviles.
A través de la tecnología de proximidad de Aruba es que comenzaron a alinear las necesidades de IT con las de los ciudadanos. Ya que la ciudad inteligente no solo se trata de brindar conectividad, sino de mejorar la experiencia de los usuarios. Como parte del programa se implementó esta tecnología en un museo a través de una aplicación, lo que generó una experiencia distinta e interesante para los usuarios de todo rango de edad. Por ello, el Municipio de Querétaro está por liberar el uso de esta tecnología en todo el Municipio con la aplicación de turismo del Municipio. Son este tipo de transformaciones las que permiten acercarse a la ciudad digital.
No podemos crear una ciudad inteligente con solo presionar un botón. Para mejorar verdaderamente el bienestar de tus ciudadanos, la ciudad inteligente necesita ser construida sobre fundamentos abiertos, con seguridad y la experiencia del usuario en mente. Y no hay una compañía en el mundo que pueda lograr esto por sí misma.

O Desporto em prol de uma sociedade mais solidária…

Com a organização da CLD M3G de Mira, o apoio da PCAND (Paralisia Cerebral Ass. Nacional do Desporto) e com a colaboração da CERCIMIRA, que cedeu as suas instalações, aconteceu esta terça-feira, o Terceiro Torneio de Boccia, em Mira.
Eram 9 as equipas do Concelho, num total de 45 participantes (idosos e pessoas com deficiências e incapacidades) que lutavam pelo título deste ano mas, acima de tudo, procuravam passar um dia diferente, sentindo-se capazes de tirar prazer do desporto e desfrutá-lo em plenitude.
As quatro técnicas da CLDS são merecedoras, bem como todos os que auxiliaram e contribuíram com o evento, dos mais rasgados elogios e do apoio sempre necessário, de quem de direito, para que - não somente esta - mas, também outras atividades possam acontecer com mais frequência, a bem de uma vida com mais qualidade de todos os que se encontram em situações desta natureza.
Ficam, aqui, os três primeiros classificados deste torneio de boccia:
Primeiro Lugar: "Os combatentes"
Segundo lugar: "Os mirenses"
Terceiro Lugar: "Os unidos"

Jornal Mira Online

Rapazes tailandeses descrevem salvamento na gruta como um “milagre”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas numa gruta, na Tailândia, descreveram o momento em que foram localizados pelas equipas de resgate como "um milagre".
"Foi um milagre", disse Adul Sam-On, de 14 anos, numa conferência de imprensa em que descreveu, em inglês, o momento em que os mergulhadores britânicos encontraram os doze rapazes, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, e o seu treinador de 25 anos.
"Bebemos água da chuva que escorria das rochas" contou Pornchai Khamluan, de 15 anos, adiantando que não tinham nada para comer.
"Tentámos escavar para encontrar uma saída, pensando que não poderíamos apenas esperar pelas autoridades", mas sem sucesso, disse o técnico Ekkapol Chantawong, único adulto que ficou preso na gruta.
Os rapazes e o treinador chegaram à conferência de imprensa debaixo dos aplausos dos jornalistas e dos seus colegas de turma e fizeram uma rápida demonstração das suas habilidades desportivas num míni campo de futebol, montado no local onde se encontraram com a imprensa, num edifício governamental.
Abraçaram os amigos e sentaram-se à frente, acompanhados pelos médicos e outras pessoas que os ajudaram durante a provação por que passaram.
Os mergulhadores britânicos foram os primeiros a chegar ao grupo, que se encontrava a quatro quilómetros da entrada da caverna, nove dias depois do seu desaparecimento a 23 de junho.
Os psicólogos tailandeses adiantaram, na mesma conferência de imprensa, que o grupo que esteve internado no hospital Prachanukroh de Chiang Rai (capital da província homónima) já recuperou suficiente força mental e física para regressar às suas casas e levar uma vida normal.
A conferência de imprensa foi a primeira oportunidade para falarem diretamente com os jornalistas, mas as perguntas foram avaliadas previamente pelas autoridades para garantir que não teriam efeitos psicológicos negativos.
Lusa

Zebra Technologies moderniza logística hospitalaria de Clínica del Norte


por Yesica Flores
La solución de impresión de códigos de barras de Zebra, mejoró la seguridad y la precisión en esta clínica colombiana.
Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), el líder en el mercado de computadoras móviles resistentes, escáneres de códigos de barras e impresoras de código de barras, mejoradas con servicios y software que brindan visibilidad en tiempo real, anunció hoy que la Fundación Clínica del Norte, centro de atención médica en Colombia, seleccionó una solución de impresión de códigos de barras de Zebra para mejorar la identificación de sus pacientes, muestras y el sistema de seguimiento de activos.
Al reemplazar el proceso manual de identificación del paciente y el proceso de monitoreo de activos con la impresora de pulsera HC100 Zebra y las impresoras de escritorio GK420T-HC y GT800, la Clínica del Norte ha logrado una precisión de casi 100% en identificación de pacientes y administración de medicamentos.
Hechos relevantes
• La Organización Mundial de la Salud (OMS) reconoce la identificación errónea como una amenaza que puede provocar "errores de medicación, errores transfusionales, errores de prueba, procedimientos incorrectos y el alta de bebés a familias equivocadas". Según la Universidad de La Sabana en Bogotá, 180.000 personas hospitalizadas mueren cada año por equivocaciones médicas.
• Antes de implementar la solución de Zebra, la identificación del paciente en la Clínica del Norte se realizaba escribiendo el nombre del paciente en un rótulo directamente en las pulseras, lo que a menudo puede provocar confusiones, identificación incorrecta y/o errores graves. Igualmente, los activos fijos no eran marcados, rastreados o controlados en ninguno de los nueve pisos de la clínica, lo que generaba pérdidas de tiempo y recursos. Debido a la implementación de las nuevas Normas Internacionales de Información Financiera (NIIF), hubo una necesidad urgente de modernizar los procesos.
• La Clínica del Norte experimentó mejoras significativas en la identificación de los pacientes y una precisión del 100%, luego de implementar las impresoras de pulseras HC100 Zebra. Éstas están diseñadas para la identificación exacta del paciente y ofrecen facilidad en la limpieza, la cual es posible hacer con desinfectantes hospitalarios, permitiendo una rápida impresión según la demanda de pulseras individuales.
• La clínica también seleccionó la impresora Zebra GT800 para etiquetado de muestras de laboratorio, junto con la impresora de escritorio Zebra GK420T que produce etiquetas para marcar activos en todas las instalaciones, y así cumplir con los estándares de la industria y las regulaciones financieras.
• Las soluciones de impresión de códigos de barras de Zebra permitieron mejorar el control y la contabilidad de los activos de la clínica, reducir significativamente los errores de medicación y mejorar la trazabilidad de la información del paciente.

CITAS DE APOYO
Catalina Higuita Bedoya, Líder de Calidad y Planeación, Clínica del Norte
"La Clínica del Norte seleccionó las impresoras y suministros de Zebra, debido a su alta calidad y reputación de marca global. Nuestro personal está entusiasmado con las nuevas capacidades de la tecnología para eliminar los métodos manuales, optimizar los procesos y ahorrar tiempo en la atención de nuestros pacientes. El éxito del proyecto de seguridad del paciente ha servido para demostrar la efectividad de la tecnología de Zebra, y esperamos incorporar a Zebra en todas las implementaciones futuras en nuestra institución".

Cesar Zapata, Gerente de Cuentas de Canal, Zebra Technologies
"La unidad de negocio de salud de Zebra, diseñó las impresoras y una plataforma especial de identificación, con el objetivo de mejorar la seguridad del paciente y proporcionar correcta identificación del mismo, sus medicamentos, muestras, dispositivos, suministros utilizados en su cuidado y el personal que brinda dicha atención. Zebra está ayudando a la Clínica del Norte a maximizar la visibilidad de sus procesos, para que los cuidadores puedan brindar la atención adecuada, en el momento adecuado, al paciente correcto, mejorando la experiencia de las personas que ingresan a la entidad".


MEALHADA: “Comércio em festa” realiza-se sábado

O comércio da Mealhada volta a estar em festa e de portas abertas à noite já sábado (21 de Julho). Pelas ruas haverá animação e música que convidam a um passeio fora de horas e a descobrir as surpresas de cada uma das lojas.
O Comércio em festa vai decorrer entre as 21h e as 24h nas principais artérias comerciais da Mealhada, numa simbiose de animação e oportunidade para clientes e comerciantes.
A Câmara Municipal da Mealhada garante a animação, desde jogos a música ao vivo, cabendo aos comerciantes a parte das ofertas e promoções. Os aderentes foram desafiados a dinamizarem ações de dinamização e promoções atrativas para os clientes.
O Comércio em Festa é mais uma das iniciativas no âmbito do programa "Verão é na Mealhada" e tem como objetivo dinamizar as ruas, atraindo potenciais clientes, e estimular a adesão ao comércio tradicional.
Para dia 28 de julho está programado o "Vamos à Praia… na Piscina". Neste dia, o último de funcionamento da Piscina Municipal da Mealhada, antes do período de férias e de manutenção, a Autarquia convida todos os munícipes a desfrutarem deste equipamento de forma livre. Toda a família pode brincar, nadar e tirar partido da Piscina, seja com os insufláveis infantis ou com a aula de zumba aquática, bem como do seu jardim, que poderá ser zona de piquenique e de toalhas.
O programa "Verão é na Mealhada", que decorre nos meses de Julho, Agosto e Setembro, visa criar alguma dinâmica na economia local e proporcionar momentos de lazer à população em férias.

Ryanair prevê cancelar 300 voos por dia na próxima semana

A companhia aérea refere que os cancelamentos podem envolver até 50 dos mais de 180 voos diários operados pela Ryanair de e para Portugal.
A Ryanair indicou, esta quarta-feira, que prevê cancelar até 300 voos diários na próxima quarta e quinta-feira (dias 25 e 26) devido a perturbações provocadas pela greve de tripulantes de cabine em Portugal, Espanha e Bélgica.
"Estes cancelamentos, que lamentamos profundamente, irão afetar aproximadamente 12% dos passageiros que iriam viajar com a Ryanair na quarta e quinta-feira da próxima semana, podendo estes passageiros remarcar ou solicitar voos alternativos num intervalo de sete dias, após os dias da greve" (25 e 26), refere o comunicado.
Em alternativa, os passageiros afetados podem solicitar o reembolso total do valor dos seus voos.
A Ryanair indicou também que já enviou 'emails' e mensagens SMS para cerca de 50 mil clientes com viagens marcadas de ou para Portugal, Espanha e Bélgica para os notificar do cancelamento dos voos com uma semana de antecedência.
"A Ryanair pede as mais sinceras desculpas aos clientes afetados por estas perturbações, as quais tentámos a todo o custo evitar", afirmou Kenny Jacobs, diretor de marketing da companhia irlandesa, citado no comunicado.
Os sindicatos que representam a tripulação de cabine da transportadora irlandesa anunciaram no passado dia 5 de julho a convocação para 25 e 26 de julho de uma greve em Espanha, Portugal, Itália e Bélgica. A paralisação em Itália só se realizará no primeiro dos dois dias.
Os trabalhadores exigem que a companhia aérea de baixo custo, entre outras coisas, passe a respeitar os direitos dos trabalhadores em cada país em que opera e reconheça os representantes sindicais eleitos, que pretendem negociar um acordo coletivo de trabalho.
"Considerando que os tripulantes de cabine da Ryanair auferem salários excelentes - até 40.000 euros por ano (em países com elevado índice de desemprego jovem) -- horários líderes de indústria (14 dias de folga por mês), ótimas comissões por vendas, subsídio de uniforme e baixa de doença paga, estas greves são completamente injustificadas e apenas resultarão em perturbações a férias de famílias, beneficiando as companhias aéreas concorrentes em Portugal, Espanha e Bélgica", considerou Kenny Jacobs.
Lusa

Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Vagos a 19 de Julho 2018

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, esta quinta-feira, dia 19 de julho, pelas 18h00, no edifício da Junta de Freguesia da Gafanha da Boa-Hora.
Relembramos que estas reuniões decorrem nas terceiras quintas-feiras de cada mês, em horário e local a anunciar.
Pretende-se, com esta iniciativa, criar uma maior proximidade com os munícipes, permitindo aos mesmos a possibilidade de assistir e intervir nas reuniões.
Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:
  • Regulamento do exercício da atividade de guarda noturno no município de Vagos – Proposta
  • Regulamento do Parque de Estacionamento de Autocaravanas da Praia da Vagueira – Proposta
  • Concessão para instalação e exploração de estabelecimento de restauração – Quinta do Ega – Concurso público
  • Propostas de recrutamento de: seis assistentes operacionais (área de limpeza e manutenção) – Quatro assistentes operacionais (área de manutenção e reparação) – Um técnico superior (área de engenharia civil) – Adenda
  • Plano de Pormenor do conjunto das Azenhas do Boco – na modalidade de Plano de Intervenção em Espaço Rústico I – Início de procedimento
  • Plano de pormenor da Praia da Vagueira – Início de procedimento
  • Delegação de competências
  • Subsídios
  • Isenção e redução de taxas
  • Lançamento de artifícios pirotécnicos
  • Apoio a estratos sociais desfavorecidos – Pedido de apoio económico para renda de casa
  • Beneficiação da Estrada Florestal n.º 1 – Proc.º E14/2017 – Adjudicação
  • Eixo para Competitividade – Entrada Sul da ZIV – Proc.º E16/2017 – Adjudicação
  • Intervenção do público

Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FCTUC obtém Marca de Qualidade EUR-ACE®

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi reconhecido pela ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education – através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE.

Câmara de Penela disponibiliza transporte gratuito para a Praia da Louçainha

Resultado de imagem para Câmara de Penela disponibiliza transporte gratuito para a Praia da LouçainhaA Câmara Municipal de Penela disponibiliza, uma vez mais, a partir de 1 a 31 de Agosto, o transporte gratuito para a Praia Fluvial da Louçainha. Para obter as viagens grátis, os interessados, apenas precisam de estar no local e à hora marcada (consultar horários).
Assegurar a oportunidade de acesso de toda a população à praia durante a época balnear é o objetivo deste transporte turístico. Haverá três circuitos, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira com partida às 10h00 e o regresso, no mesmo dia será sempre, às 18h00.
Enquadrada na serra do Espinhal, rodeada de natureza e paisagens aprazíveis a Louçainha para além do Restaurante, um espaço acolhedor, bem decorado e de magníficas vistas. Aproveite esta oportunidade e utilize a Louçainha como ponto de partida para ir à descoberta da fauna e flora da região ou entre banhos, desça à Pedra da Ferida para um passeio pedestre…

Horário do transporte para a Louçainha:

CIRCUITO 1
Segunda-feira
10h00 – Penela (junto à EBI)
------ – Espinheiro*
10h15 – Rabaçal (cruz. /paragem Ordem)
10h25 – Lagoa de Podentes (Almas Lagoa)
10h30 – Podentes (Largo Pelourinho)
------ – Boiça*
------ – Tola*
10h45 – Cerejeiras (Largo café)
11h00 – Louçainha

18h00 – Regresso
*ponto de passagem

CIRCUITO 2
Quarta-feira
10h00 – Cabeça Redonda (paragem)
10h05 – Cumieira (Igreja)
10h10 – Venda dos Moinhos (Capela)
10h12 – Grocinas (Cruz. para Viavai)
------- – Viavai *
10h25 – Carvalhais (paragem)
10h35 – Espinhal (R. Mercado /Largo da Fonte)
11h00 – Louçainha

18h00 – Regresso
*ponto de passagem

CIRCUITO 3
Sexta-feira
10h00 – Podentes
10h10 – Lagoa de Podentes (Almas Lagoa)
------- – Alfafar*
10h25 – Rabaçal (cruz. /paragem Ordem)
------- – Espinheiro*
10h30 – Penela (junto à EBI)
------- – Vale do Espinhal *
10h40 – Espinhal (R.Mercado /Largo da Fonte)
11h00 – Louçainha

18h00 – Regresso
*ponto de passagem