quinta-feira, 13 de junho de 2019

Castro Marim | Francisco Amaral quer recuperar o tempo perdido

Após vencer, com maioria absoluta, as eleições intercalares que decorreram no passado dia 2, o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, quer agora “recuperar o tempo perdido, tentar garantir ainda os fundos comunitários e avançar a toda a velocidade” de forma a concretizar algumas das obras que considera serem prioritárias para o município.
Em intervenção proferida na sessão de tomada de posse, realizada esta terça-feira, o autarca colocou no topo das suas prioridades a necessidade de levar água potável a todas as casas do concelho e de renovação da rede de água e saneamento básico na sede do concelho, que” tem mais de 60 anos e todos os dias rompe, assim como na rua principal de Altura”.
O autarca também destacou a necessidade de serem feitas intervenções de requalificação do espaço onde se realizam os mercados mensais de Castro Marim, de conservação dos caminhos agrícolas e de limpeza urbana.
A nível económico e turístico, Francisco Amaral assumiu querer avançar com a construção de um parque empresarial, duas áreas de autocaravanismo (em Castro Marim e Altura) e desenvolver o projeto de implementação das estruturas de apoio a uma praia fluvial e centro de atividades náuticas na barragem de Odeleite, que “será também um fator importante na luta contra a desertificação e despovoamento da serra de Castro Marim.”
Ainda a este nível, o presidente da autarquia aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia: a de que dentro de poucos dias poderá ser licenciada a primeira unidade hoteleira na vila de Castro Marim.
Muitas destas obras, “não fora os constantes entraves, já deveriam estar muito avançadas.” Agora, “com esta confortável maioria, o clima de paz e de tranquilidade será apanágio deste novo executivo municipal e com certeza que a Assembleia Municipal irá compreender a recente mensagem expressa pelo povo e também colaborará neste clima de apaziguamento e de concórdia”, pelo que será possível dar passos no sentido do desenvolvimento do concelho, garantiu o reeleito autarca.
Liderada por Francisco Amaral, a coligação PSD/CDS obteve maioria absoluta nestas eleições intercalares, com praticamente 60% dos votos expressos, que lhe permitiram passar a ter três elementos no executivo municipal (Francisco Amaral, Filomena Sintra e Victor Rosa), contra apenas dois do PS (Célia Brito e Vera Martins).

Algarve | Câmara de Faro aprova reativação dos parquímetros

A Câmara de Faro aprovou, em reunião do seu executivo, a proposta de contrato de concessão, gestão, exploração e fiscalização de estacionamento de duração limitada a celebrar com a Ambifaro – Gestão de Equipamentos Municipais, E. M. 
Em comunicado, a autarquia refere que se pretende que “a empresa municipal assuma a gestão dos parquímetros da cidade, desativados desde que, em Novembro de 2018, a autarquia decidiu não renovar os contratos de gestão com os anteriores concessionários, optando por chamar ao universo municipal essa responsabilidade.”
A assinatura do contrato com a Ambifaro permitirá reativar os parquímetros, com tarifas iguais às que vigoravam até Novembro de 2018, “garantindo rotatividade entre viaturas e possibilitando uma maior oferta de vagas controladas por minutos/horas.”
Para que tal suceda, torna-se agora necessário que a Assembleia Municipal venha a aprovar os termos do contrato submetido, em reunião a acontecer previsivelmente ainda durante o mês de Junho.
No documento, a autarquia lembra que “o contrato já fora apreciado no órgão deliberativo em 21 de Janeiro último, tendo o mesmo sido reprovado pela oposição com o voto de qualidade do Presidente efetivo.”

Algarve | Novos dirigentes da ACRAL tomam posse

Os recém-eleitos órgãos sociais da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve tomam posse na próxima quarta-feira, 19 de junho, no decorrer de uma cerimónia agendada para as 18h30 na Capela do Museu Municipal de Faro.Paulo Alentejano passa a ser o novo presidente da Direção, sucedendo a Álvaro Viegas, que transita para a Mesa da Assembleia Geral.
São os seguintes os elementos que vão tomar posse:
Conselho Geral: Humberto Conceição (presidente) e Miguel Galvão (vice-presidente).
Mesa da Assembleia Geral: Álvaro Viegas (presidente), Susana Casanova (vice-presidente) e João Oliveira (secretário).
Direção: Paulo Alentejano (presidente), Ricardo Calé, Margarida Belchior (vice-presidentes), Miguel Morgado (tesoureiro), Luís Coelho, Júlia Custódia e Paulo Bernardo (vogais).
Conselho Fiscal: José Ramalhete (presidente), Pedro Gonçalves (vice-presidente), Eduardo Palminha, Fernando Oliveira e José Leal (vogais).

Barcelos | Segunda Edição das Férias no Campus do IPCA



De 1 a 12 de julho vão realizar-se as Férias no Campus do IPCA, destinadas a crianças e jovens entre os 10 e 16 anos, visando a sua ocupação através de uma série de atividades de lazer, desportivas e pedagógicas.

O programa integra um conjunto de atividades que se realizam de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30. A receção dos participantes começa às 8h30 e o regresso pode ser feito até às 18h00 horas, ambos no Edifício da Cantina do IPCA.

As atividades decorrem, maioritariamente, no Campus do IPCA, estando, ainda, previstas saídas locais, que possibilitarão um contacto com a cidade de Barcelos e com a região. Acompanhados por monitores, os participantes das Férias no Campus do IPCA  vão realizar, entre outras, atividades desportivas (piscina e ao ar livre), passeios, atividades nas escolas do IPCA, jogos, workshops e muita brincadeira.

As informações sobre o funcionamento das Férias no Campus do IPCA estão no link (https://ipca.pt/ferias-no-campus/) “Regras”, nomeadamente, horários e preços.

As inscrições realizam-se até ao próximo dia 23 de junho (domingo), através do preenchimento e envio da ficha de inscrição, disponível no respetivo link, para o email feriasnocampus@ipca.pt.

O pagamento da inscrição efetua-se com uma referência multibanco que será gerada após os serviços do IPCA receberem a ficha de inscrição e enviada para o email do representante legal do participante.

Esclarecimento de dúvidas através do email feriasnocampus@ipca.pt.

Festival 22.ª edição Rouxinol Faduncho, D.A.M.A. e David Antunes + Berg animam Festival da Sardinha do Pedrógão


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A sardinha volta a ser rainha e senhora da Praia do Pedrógão de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, num Festival que já vai na sua 22.ª edição e que traz oito concertos, oito tasquinhas, seis stands de exposição e um espaço infantil.

O palco das atividades é montado junto à rotunda sul da praia leiriense, onde irão atuar UHF (dia 5), Rouxinol Faduncho (dia 6), D.A.M.A. (dia 12) e David Antunes + Berg (dia 13) como cabeças de cartaz, às 22:30.

Nos restantes dias, a animação musical fica a cargo de Katedral, O Paço – Grupo de Danças e Cantares, Funkhology e Rancho da Maceira.

As sardinhas serão assadas e servidas por coletividades das freguesias de Carreira, Carvide, Coimbrão, Monte Real e Monte Redondo, estimando-se que, na edição deste ano, sejam consumidas cerca de cinco toneladas de sardinhas.

Ocupando uma área de quase três mil metros quadrados, o Festival conta ainda com mostras de algumas entidades da região e de diversos setores de atividade.

A novidade deste ano é a disponibilização de um copo reutilizável, que pode ser adquirido por um euro e, caso seja devolvido, haverá lugar ao reembolso de metade do valor.

Nos dias 4, 5, 11 e 12, as portas abrem às 19:00 e, nos dias 6, 7, 13 e 14, é possível almoçar a partir das 12:00, podendo comer sardinhas até à 01:00 em todos os dias do Festival.

A entrada no recinto é livre.

Torres Vedras | MUNICÍPIO PROSSEGUE COM OBRAS DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Diversas obras e procedimentos de saneamento e abastecimento de água continuam a decorrer em vários locais do concelho de Torres Vedras. Esta quinta-feira, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, promoveu uma visita técnica às obras em curso, fazendo-se acompanhar por Luís Pedro Silva, presidente da Junta de Freguesia de Silveira, Celso Carvalho, presidente da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, e técnicos municipais.

Quase a fechar a Quinzena do Ambiente (que decorre até 15 de junho), as intervenções em causa assumem um papel fundamental para garantir a qualidade de vida no território, reafirmando Torres Vedras enquanto concelho de referência no âmbito da qualidade de vida, da sustentabilidade e do ambiente.

A visita começou pela obra de saneamento que se encontra a decorrer em Casal da Ermida, na freguesia de Silveira. Em causa está a execução do coletor e de ramais de saneamento, com ligação ao sistema em alta, numa intervenção no valor de cerca de 139 mil euros.

Seguiu-se o interior do Concelho, com a visita à obra de construção do reservatório de Monte Redondo e Loubagueira. O novo reservatório terá uma capacidade cinco vezes superior ao reservatório existente, permitindo abastecer aquelas duas localidades. O custo da obra ronda os 419 mil euros.

Estas são duas das intervenções no âmbito do saneamento e abastecimento de água que se encontram em execução no Concelho, a par de obras como o saneamento do Casal do Limpo, na Cadriceira, o emissário do Vale da Azenha e a remodelação da rede de águas da Rua Henriques Nogueira - que se encontra em fase de conclusão -, na cidade de Torres Vedras.

Casal do Vale e Casal do Chafariz, Casal das Arroteias, Casal Janeiro, Casal Vale da Água, Vale Rodrigo e Casal Pedra Pequena são as localidades onde se encontram a decorrer outros procedimentos, assim como a interligação das redes de água da zona alta do Ameal e Portela da Vila e a renovação e prolongamento de rede e ramais em vários pontos do Concelho.

Torres Vedras | VINHOS DE LISBOA CELEBRADOS NAS ANTIGAS INSTALAÇÕES DO IVV




“Vinhos de Lisboa | (Re) Interpretar o Território” foi a iniciativa que decorreu nos dias 7 e 8 de junho nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, juntou enófilos, produtores, comunicação social e curiosos sobre a importância da vinha e do vinho no território dos Vinhos de Lisboa.

“Torres Vedras tem vindo a fazer o seu percurso enquanto território vinhateiro” afirmou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante o momento de abertura do evento, salientando que “somos dos principais produtores de vinho a nível nacional”. Carlos Bernardes recordou a importância do setor agroalimentar no Concelho, destacando que no ano passado “foram produzidos quase 50 milhões de litros de vinho.”

Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, falou numa “revolução silenciosa” que se encontra a decorrer na região, com “montes e vales cheios de vinhas novas e bem cuidadas.” A reestruturação de mais de 50% das vinhas da região de Lisboa, ao longo dos últimos dez anos, está, por isso, “na base do sucesso recente desta região. E isso é notável.”

Coube a Vasco d’Avillez, enófilo e presidente da CVR de Lisboa até 2017, promover uma reflexão sobre o futuro da região demarcada dos Vinhos de Lisboa. Para isso, conduziu os participantes numa “viagem” pela história recente da vitivinicultura no país: da crise vinhateira nacional, entre 1901 e 1905, passando pela importância da Junta Nacional do Vinho, até à sua transformação no atual Instituto da Vinha e do Vinho, em 1986.

O plano estratégico de reabilitação do espaço do IVV foi apresentado por Carlos Martins, coautor do projeto em torno do Polo de Inovação do Vinho e da Gastronomia, que será implementado naquelas instalações. Já Vasco Varela, diretor geral do “World of Wine”, apresentou este complexo cultural dedicado ao vinho que está a ser construído em Vila Nova de Gaia.

O primeiro dia do evento contou, ainda, com uma experiência vínica e gastronómica levada a cabo por Vítor Adão e Madalena Sena-Esteves. Das sensações que o vinho provoca foi a experiência que aliou os aromas de 13 referências dos Vinhos de Lisboa a dez “sabores” da região. Uma viagem “gastronómica” pela Região Vitivinícola de Lisboa que fechou a noite de sexta-feira na Sala da Destilaria do IVV.

Do gosto que ao vinho pertence foi a instalação de Patrícia Gabriel que levou os participantes a entrar em contacto com o vinho utilizando os cinco sentidos. Descobrir se o néctar era tinto ou branco unicamente através do paladar foi uma das experiências promovidas, que, ao longo do fim de semana, deu a conhecer o território de uma forma inusitada. Fotografia: João Octávio Peixoto

AIDA CCI | Seminário "A economia digital" 25 Junho, 9h às 18h, auditório AIDA

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro vai realizar o Seminário “A economia digital”, a 25 de Junho, das 9h às 18h, no auditório da associação, em Aveiro.
Andréa Freire é a oradora especialista, integra a equipa de estratégia e inovação na Deloitte Digital e é responsável pela aplicação da metodologia Service Design.
Iniciativa decorre no âmbito do projecto PME QUALIFY, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, pelo que a entrada é gratuita com inscrição obrigatória.
Considerando o interesse do tema agradecemos a divulgação junto dos v/ contactos empresariais.
Para o efeito infra se remete email divulgação, bem como link para que possam Partilhar o post do evento nas redes sociais, leia-se Facebook, se aplicável: http://twixar.me/S5cn

Celeste Claro
Tel: + 351 234 302 497  Fax: + 351 234 302 499

Biblioteca Municipal de Leiria cria condições especiais para os alunos estudarem até 23 de julho


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Município de Leiria
Durante o mês de Junho e julho a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, proporciona as melhores condições para os estudantes se preparem para os exames do ensino secundário e universitário.

Com uma média diária de 250 alunos, a BMALV criou o Espaço Exame, na sala polivalente, dotado de todas as condições, nomeadamente com internet gratuita e climatização, com acesso direto à cafetaria, para que os estudantes tenham as melhores condições de estudo.

Para além da sala de adultos, os estudantes têm também ao seu dispor o referido Espaço Exame e ainda a sala Fernando Amaro e o pátio das laranjeiras.

A BMALV é um espaço de leitura, intervenção cultural, estudo e investigação que proporciona o acesso livre à informação, à educação, contribuindo para o sucesso escolar, o debate cívico e a promoção da cidadania.

O horário é de segunda a sexta-feira das 09:30 às 19:45 e sábados das 14:00 às 19:45.

Góis | Apoio à reconstrução de habitações não permanentes no Concelho de Góis



O Município de Góis e o Fundo de Apoio Municipal (FAM) celebraram contrato de empréstimo para apoio à reconstrução de habitações não permanentes.

Para celebração do ato, nos Paços do Concelho de Góis, estiveram Maria de Lurdes Castanheira, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, Miguel Ângelo Almeida e Carla Ribeiro, enquanto Presidente da Direção Executiva e Vogal do FAM, respetivamente.

O empréstimo, que totaliza o valor de €165.790,66 e tem um prazo de duração de 5 anos, visa, exclusivamente, o financiamento do apoio a conceder, pelo Município, às pessoas singulares cujas casas destinadas a habitação não permanente, no Concelho de Góis, tenham sido danificadas ou destruídas na sequência dos incêndios que ocorreram no ano de 2017.

Iniciativa da Câmara Municipal Agricultores de Cantanhede visitaram Feira Nacional da Agricultura



Mais de 70 agricultores e vitivinicultores do concelho de Cantanhede estiveram no passado dia 11 de junho na 56.ª Feira Nacional da Agricultura, certame que está a decorrer no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.
Organizada pela autarquia cantanhedense, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor, a visita teve como principal objetivo proporcionar aos produtores locais a oportunidade de aprofundarem conhecimentos em várias áreas, como a pesquisa, o desenvolvimento e novas ofertas em serviços de inovação e tecnologia para a agricultura.
Na edição deste ano, a Feira Nacional da Agricultura teve como tema central “A Vinha e Vinho”, tendo os produtores cantanhedenses assistido a apresentações relacionadas com os avanços tecnológicos, bem como a colóquios e seminários sobre a matéria. Em foco esteve também o enoturismo e o turismo rural, valência com potencial económico que o Município de Cantanhede está apostado em promover, tirando partido do valor turístico do turismo e do património do seu território vinícola.
A vista foi conduzida por Adérito Machado, vereador responsável pelo pelouro, que destacou “a importância de se promover o conhecimento do modo como o setor agrícola está a evoluir. A agricultura desenvolveu-se mais nos últimos 30/40 anos do que durante vários séculos, processo que regista avanços cada vez mais rápidos, o que obriga a um acompanhamento desse constante progresso”, sublinhou.
Para o autarca “iniciativas como a Feira Nacional da Agricultura ou a vertente agrícola da Expofacic são fundamentais para despertar os agricultores relativamente ao que há de novo no setor, pois permite-lhes aceder a conhecimentos sobre tecnologias, métodos e técnicas de produção que representam benefícios, seja na otimização dos processos seja na obtenção de melhores resultados ao nível da produtividade, fatores que são determinantes para se dar resposta adequada ás exigências dos mercados. Por isso”, adianta Adérito Machado “vamos continuar a apostar na realização de visitas técnicas dos agricultores a feiras, certames e outras iniciativas que de algum modo contribuam para a evolução da agricultura da vitivinicultura e da pecuária”.

Instituto Pedro Nunes promove Seminário sobre o primeiro ano de vigência do Regulamento Geral de Proteção de Dados


O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a organizar um Ciclo de Seminários relacionado com desafios empresariais na área de Tecnologia de Informação no âmbito do projeto INTERFACE.
O primeiro evento realiza-se no dia 17 de junho, segunda-feira, pelas 14h15, no auditório do edifício D do IPN, e é dedicado aos desafios e oportunidades do primeiro ano do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Além de um balanço sobre o primeiro ano de vigência do RGPD, a cargo de Mafalda Aguiar, advogada na SRS Advogados, a iniciativa vai também dar exemplos de ferramentas e soluções para a gestão de privacidade, a oportunidade de ouvir o testemunho de Rui Vaz, Encarregado de Proteção de Dados da Administração Regional de Saúde do Centro, terminando com uma mesa redonda onde será debatido o tema da Implementação da gestão de dados e os desafios da privacidade nas organizações.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 16 de junho aqui em https://bit.ly/2QsRbi5.
O Programa INTERFACE tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais.
O INTERFACE vem neste sentido acelerar a transferência de tecnologia das universidades para as empresas, potenciar a certificação dos produtos, aumentar a competitividade da economia portuguesa e das empresas nos mercados nacional e internacional.



PROGRAMA

14h15 - 15h15 
O primeiro ano de vigência do RGPD: Uma Perspetiva  Jurídica
Mafalda Aguiar, SRS Advogados

15h15 - 15h45 
O Encarregado de Proteção de Dados (DPO): Um Testemunho
Rui Vaz, Encarregado de Proteção de Dados, ARS Centro

16h00 - 16h45
Exemplos de ferramentas e soluções para gestão de  privacidade
Constantino Ferreira, Dognaedis
Samuel Portugal, My Data Manager
Filipe Ramos, Openlimits
Sérgio Ferreira, SGS Portugal

16h45 - 18h00
Mesa Redonda “O RGPD e a sua implementação junto das organizações”
Moderador: José Ricardo Aguilar (Instituto Pedro Nunes)
Mafalda Aguiar, SRS Advogados
Paulo Gomes, SGS Portugal
Sandra Assunção, Openlimits
Constantino Ferreira, Dognaedis
Samuel Portugal, My Data Manager

António José Silva

Investigação | Como as mudanças climáticas do passado são fundamentais para o futuro do planeta


Encontro Internacional sobre Paleoclima| 18 e 19 de junho| Polo II UC

Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acolhe um encontro internacional sobre paleoclimatologia, a ciência que estuda o registo das alterações do clima ao longo do tempo.

Intitulado "International Meeting on Paleoclimate: Change and Adaptation”, o grande objetivo do encontro, organizado, em conjunto, pelo Centro de Geociências e pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço, ambos da FCTUC, é mostrar como as mudanças climáticas do passado são uma peça-chave para melhorar a compreensão da dinâmica do clima no presente e no futuro próximo do planeta.

Maria Helena Henriques e Rui Pena dos Reis, do comité organizador, salientam que «só compreendendo a natureza das alterações climáticas do passado é possível estabelecer, de forma séria e sustentada, modelos de previsão para o futuro. A discussão internacional sobre as alterações climáticas tem sido muito politizada, não tem aproveitado as lições do que o passado fornece - as alterações climáticas já acontecem há muitos milhões de anos – para estabelecer padrões e cenários da variação do clima para o futuro».


O conhecimento, sempre baseado na ciência, «é crucial para enfrentar os desafios atuais. Por isso, com este encontro pretendemos estimular uma discussão aberta sobre os sinais paleoclimáticos, a fim de melhorar o nosso olhar para o presente e fundamentar as perspetivas futuras sobre as alterações climáticas», realçam os também docentes do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC.

Do programa do encontro, que conta com a apresentação de mais de meia centena de comunicações científicas, constam quatro conferências plenárias e uma mesa redonda, destacando-se as conferências de David Grinspoon e Jefferson Cardia Simões.

David Grinspoon, astrobiólogo norte-americano que estuda a evolução do clima e a habitabilidade de outros planetas, é conselheiro da NASA e tem sido galardoado com múltiplos prémios pela sua atividade enquanto comunicador de ciência, dos quais se destaca a atribuição do seu nome a um pequeno planeta, o asteróide Grinspoon. Jefferson Cardia Simões, pioneiro da glaciologia no Brasil, é atualmente vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research/Conselho Internacional para a Ciência (SCAR/ISC).

Com início às 9 horas do dia 18 de junho, este encontro internacional reúne participantes de vários países, entre os quais, além de Portugal, Brasil, Espanha EUA, França e Marrocos. A discussão vai centrar-se em cinco grandes temas: paleoclima no sistema solar: forças externas e evoluções divergentes; mudanças climáticas no tempo geológico: lições para aprender; memória climática no registo geológico; as adaptações humanas às alterações climáticas ao longo do Quaternário; eventos climáticos e interações homem-ambiente.

No fundo, concluem Maria Helena Henriques e Rui Pena dos Reis, «vamos discutir como é que o clima é influenciado por fatores externos à Terra, como é que a Terra exprime essas alterações climáticas ao longo do tempo geológico, que memórias ficaram na superfície da Terra e o que testemunham, como foi a adaptação da espécie humana ao longo do Quaternário e as interações pessoas-ambiente e os eventos climáticos».

No âmbito do encontro, os participantes vão efetuar uma viagem de estudo ao Geoparque da Serra da Estrela, que está em processo de avaliação para vir a ser integrado na rede global de geoparques da UNESCO. Neste geoparque existem vários locais com registos exuberantes da ação glaciar ocorrida há cerca de 20 mil anos.

Mais informação, incluindo o programa detalhado, disponível: aqui.

Cristina Pinto


Alentejo | Feira de S. João anima Évora



A tradicional Feira de S. João, que inclui o Feriado Municipal, irá animar Évora de 21 a 30 de Junho, numa organização da Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e instituições do concelho e da região.

Durante 10 dias, o Rossio de S. Brás transforma-se em local de romaria da população eborense e de milhares de forasteiros que procuram nesta feira franca momentos de lazer e de diversão, com os diversos agentes envolvidos a aproveitar o certame para dar conhecer o seu trabalho ou negócio.

No dia de abertura, dia 21, pelas 18h00, destaque para a sessão de abertura oficial da feira a ter lugar no Pavilhão Municipal, seguindo-se a inauguração das exposições de fotografia e multimédia “ÉVORA, URBE ÁUREA”, organizada pela Camara Municipal de Évora, das exposições comemorativas dos centenários do Grupo Pró-Évora e da Escola Secundária Gabriel Pereira e a inauguração da exposição das Freguesias.

Neste dia, destaque ainda, pelas 19h30, para o espetáculo, no Parque Infantil, “Évora, museu vivido” - Espetáculo de abertura do Espaço Criança, com a participação: 3.º e 4.º B da EB dos Canaviais | 4.º A da EB S. Mamede | Associação Filarmónica Liberalitas Julia | Centro de Atividade Infantil de Évora | Creche e Jardim de Infância Coopberço | Creche e Jardim de Infância “O Casulo”| Jardim Infantil N. Sra. da Piedade.

De resto, o certame, como é habitual, possui um vasto programa que poderá ser consultado em: http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/FEIRA-DE-S--JO%C3%83O-2019.aspx. No capítulo desportivo, há a registar a realização do tradicional Grande Prémio de S. João, agendado, para o dia 22 (sábado), cuja particularidade é realizar-se a partir das 19h30.

Outro dos pontos altos da Feira de S. João é o já tradicional desfile de Marchas Populares, que terá lugar no dia de S. João, pelas 20h30, com a participação de instituições da área educativa, social e cultural.

O palco principal da feira volta a apresentar este ano um cartaz diversificado, destacando-se Ana Moura, Resistência, Pedro Calado, Dino d’Santiago, Encontro de Etnografia e Folclore, entre outros, sempre a partir das 22h00.

O certame deste ano associa-se ainda ao cinquentenário do jornal Diário do Sul, com a colocação de 50 lonas, espalhadas pelo recinto, alusivas a 50 capas – uma por ano – deste periódico.

Polícia Judiciária apreendeu veículos de alta cilindrada

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Correio da Manhã
Apreendidos vários veículos de luxo, entre os quais dois da marca Ferrari e um Mercedes Benz SLS 63 AMG.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, na execução de um pedido de cooperação judiciária internacional emitido pelas autoridades judiciárias francesas, participou recentemente numa operação conjunta, que decorreu em França e Portugal, com a finalidade de desmantelar uma organização criminosa que se dedicava, há já vários anos, ao furto, viciação e comercialização de veículos de luxo, preferencialmente da marca Ferrari.
Desta operação, cuja investigação está a cargo da Brigada de Repressão do Banditismo de Paris, da Polícia Judiciária Francesa, resultou a detenção de quatro indivíduos, dois deles lusodescendentes, bem como a apreensão de vários veículos de luxo, entre os quais cinco da marca Ferrai, objetos de valor elevado e valores em numerário, tudo isto em França.
No decurso das diligências realizadas em Portugal, no âmbito da referida Decisão Europeia de Investigação a correr termos no DIAP de Viseu, nas quais participaram elementos da Polícia Judiciária Francesa, foram constituídos arguidos e interrogadas duas pessoas e apreendidos, entre outros artigos, oito veículos ligeiros, sendo dois de marca Ferrari e um de marca Mercedes, um buggy todo o terreno, uma moto personalizada, duas motos 4 e duas motos de água.

SANGUE | Instituto apela à dádiva de sangue no Dia Mundial do Dador

A data visa também "consciencializar toda a população saudável, entre os 18 e os 65 anos, para a necessidade de dádivas regulares"

O mote da campanha do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala na sexta-feira, é "Sangue seguro para todos" e visa agradecer aos dadores e reconhecer este "gesto ímpar de solidariedade".

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou esta quarta-feira aos portugueses para assinalarem o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se comemora na sexta-feira, com uma “dádiva de sangue”. 

“A efeméride pode ser assinalada de forma singela mas com muito significado, com uma dádiva de sangue”, afirma o IPST em comunicado, lembrando que a autossuficiência em componentes sanguíneos é essencial para “uma boa prestação de cuidados de saúde”.

Lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mote da campanha deste ano do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala na sexta-feira, é “Sangue seguro para todos” e visa agradecer aos dadores e reconhecer este “gesto ímpar de solidariedade”.

Nesse sentido, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) agradece “a todos aqueles que ao longo deste ano, através das suas dádivas voluntárias e altruístas de sangue ajudaram a salvar vidas”.

A data visa também “consciencializar toda a população saudável, entre os 18 e os 65 anos, para a necessidade de dádivas regulares, que permitam a todos receber os componentes sanguíneos de que necessitam, quando e onde precisam”, refere o instituto.

Na sexta-feira, os dadores podem dirigir-se aos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, das 08h00 às 19h30, ou aos serviços hospitalares com serviço de colheita, bem como nas diversas sessões móveis de colheita que se realizam em todo o país.

Quem estiver interessado, pode obter mais informação no ‘site’ do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (www.ipst.pt).

Fonte: Observador

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Fim das taxas moderadoras nos centros de saúde vai ser aprovado no Parlamento

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E-konomista
A proposta do Bloco de Esquerda sobre o fim das taxas moderadoras nos centros de saúde foi autonomizada da proposta de Lei de Bases e vai ser votada já esta sexta. PS, PSD e PCP aprovam. 
O parlamento debate e vota na próxima sexta-feira um projeto de lei do Bloco de Esquerda para acabar com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Segundo o Diário de Notícias, PS, PSD e PCP preparam-se para aprovar a proposta dos bloquistas. A matéria começou por ser discutida no âmbito da nova Lei de Bases da Saúde, mas acabou por se autonomizada, devendo agora ser aprovada na generalidade e aprofundada pelos partidos na especialidade.
O BE pretende que “deixem de existir taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários e em todas as consultas e prestações de saúde que sejam prescritas por profissional de saúde e cuja origem de referenciação seja o SNS”.
“Não faz nenhum sentido cobrar taxas moderadoras para consultas e outras prestações de saúde que são prescritas por profissionais do SNS”, justifica o projeto de lei, indicando que as taxas moderadoras não devem ser “copagamentos encapotados”.
O objetivo dos bloquistas é o fim das taxas moderadoras e a gratuitidade no acesso aos cuidados. Entende o BE que este é “um passo nessa direção”.
Assim, no texto que será discutido no parlamento, o Bloco propõe a “dispensa de cobrança de taxas moderadoras” no atendimento, consultas e outras prestações de saúde no âmbito dos cuidados de saúde primários, bem como em “consultas, atos complementares prescritos e outras prestações de saúde, se a origem de referenciação para estas for o Serviço Nacional de Saúde”.
Na exposição de motivos do projeto de lei, o Bloco recorda que, após negociações com o Governo, foram apresentadas propostas no sentido de acabar com as taxas moderadoras nas duas situações em sede de discussão da nova Lei de Bases da Saúde.
“A presente iniciativa legislativa serve para concretizar a intenção maioritária demonstrada no debate da especialidade da nova Lei de Bases da Saúde, passando a dispensar a cobrança de taxa moderadora nos cuidados de saúde primários e em todas as prestações de saúde sempre que a origem for o SNS”, indica o texto.

Fonte: Observador
Foto. Manuel Almeida/LUSA

Torres Vedras | REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL 9 VAI AVANÇAR

A obra de requalificação da Estrada Nacional 9 (EN9) vai avançar, com o arranque dos trabalhos previsto para o mês de julho, devendo decorrer durante 10 meses. 

A obra obteve o visto do Tribunal de Contas, seguindo-se, agora, o auto de consignação. Esta quarta-feira, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, esteve reunido com a equipa técnica das Infraestruturas de Portugal.

Sublinhe-se que o contrato de execução de empreitada foi assinado em fevereiro de 2019.

Em causa está a requalificação do troço entre o quilómetro 68, em Torres Vedras, e o quilómetro 83, no entroncamento da Estrada Nacional 115, em Merceana.

Recorde-se que a requalificação deste troço da EN9 constava do plano de compensações pela deslocalização do aeroporto internacional de Lisboa da Ota para Alcochete, decisão tomada em 2008. O Plano de Ação do Oeste pretendia, desta forma, compensar os municípios pela deslocalização do futuro aeroporto de Lisboa.

Torres Vedras | CONCURSO PÚBLICO DA EB 2,3 DE FREIRIA VAI SER RELANÇADO


O Executivo Municipal aprovou, na reunião de terça-feira, 11 de junho, o lançamento do concurso público para empreitada da Escola Básica 2,3 de Freiria.

O projeto prevê a demolição dos pavilhões pré-fabricados e dos telheiros, assim como a construção de três edifícios: o Edifício A, com entrada, átrio, biblioteca e salas de aula, o Edifício B, com salas de educação visual, e o Edifício C, com salas de música.

Depois de um primeiro concurso, lançado em janeiro de 2019, ter terminado sem concorrentes, o concurso será agora relançado com o mesmo valor base, mas com alterações ao nível do projeto.

A obra terá um prazo de execução de 21 meses e um custo estimado de 3,4 milhões de euros, dos quais três milhões são financiados pelo Ministério da Educação no âmbito do Acordo de Colaboração assinado com o Município de Torres Vedras.

Torres Vedras | EXECUTIVO MUNICIPAL APROVOU PROJETO PARA ESCOLA BÁSICA DO RAMALHAL


O projeto de construção da Escola Básica do Ramalhal foi aprovado na reunião do Executivo Municipal da passada terça-feira, dia 11 de junho.

A escola terá seis salas de aula para o 1º ciclo, três salas de atividades para jardim de infância e, ainda, espaços de apoio como sala de música, sala polivalente, refeitório com copa, biblioteca e espaços administrativos.

O complexo terá, ainda, uma área de recreio exterior, um pavilhão desportivo, um parque de estacionamento e uma zona para tomada e largada de crianças.

A obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros e tem um prazo de execução estimado de 24 meses a partir da data de adjudicação.

Quatro funcionários do Pingo Doce detidos por corrupção. Tinham 400 mil euros em casa

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Observador
Quatro pessoas foram hoje detidas na zona da Grande Lisboa por corrupção passiva e ativa, ocorrida no setor privado, e também por branqueamento de capitais, divulgou a Polícia Judiciária (PJ).
Fonte policial adiantou à agência Lusa que os casos de corrupção foram denunciados pela própria empresa Pingo Doce, que colaborou na investigação executada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC).
A mesma fonte acrescentou que alguns dos detidos são funcionários "já com alguma responsabilidade na empresa" e que atuavam "ao nível da rede" que integra o grupo económico.
A PJ refere em comunicado que a Operação Rappel foi desencadeada na zona da Grande Lisboa, tendo sido realizadas 18 buscas, apreendidas várias viaturas de gama alta, diversos documentos, material informático, outro material relacionado com a prática da atividade criminosa e ainda cerca de 400 mil euros em dinheiro.
Durante a operação, foram detidos três homens e uma mulher, tem idades entre os 40 e 65 anos, e constituídos 10 arguidos.
Os detidos serão submetidos a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
A investigação prossegue no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures, para se determinar "todas as condutas criminosas e o seu alcance".
Lusa

Desporto | Pedro Proença reeleito presidente da Liga com grande maioria

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Liga Running by Record
Pedro Proença foi ontem reeleito presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após um ato eleitoral em que amealhou 46 dos 48 votos possíveis. 
O dirigente, que liderava a lista única que se apresentou a sufrágio, vai cumprir o segundo mandato de quatro anos à frente do organismo, recebendo a confiança da maior parte das sociedades desportivas no ato eleitoral, que hoje decorreu na sede da LPFP, no Porto.
Apenas o Marítimo não exerceu o seu direito eleitoral, devido a motivos de saúde do seu presidente, numa eleição em que, segundo os estatutos, os votos dos clubes da I Liga valiam por dois, e os da II Liga por um.
Na votação para os restantes órgãos sociais da Liga para o quadriénio 2019-2023, a Mesa da Assembleia-Geral recebeu 45 dos 48 votos possíveis, o Conselho Jurisdicional 48 votos e o Conselho Fiscal 46.
Mário Costa, presidente da Assembleia-Geral, considerou que este ato eleitoral mostrou "a união e vitalidade do futebol profissional em Portugal", partilhando o estado de espírito de Pedro Proença.
"Está muito satisfeito com o resultado, mostra que os clubes estiveram unidos em torno da sua candidatura e prova que querem a continuidade do excelente trabalho que ele tem feito", disse o dirigente.
Pedro Proença reservou as declarações sobre a reeleição para sexta-feira, na cerimónia de tomada de posse, que se realizará na sede do organismo, às 17:00.
Neste alto eleitoral, nenhum dos três 'grandes' se fez representar pelos seus presidentes, tendo Sílvio Cervan votado em nome do Benfica, Hugo Silva Nunes pelo FC Porto e Miguel Nogueira Leite em representação do Sporting.
Dos restantes presidentes da I Liga, estiveram presentes Júlio Mendes (Vitória de Guimarães), Vítor Magalhães (Moreirense), António Silva Campos (Rio Ave), Armando Silva (Desportivo das Aves), Vítor Hugo Valente (Vitória de Setúbal) e Rui Alves (Nacional).
Lusa

Operação Rota Final: Nove câmaras PSD, sete PS, uma CDS e um movimento de cidadãos alvo de buscas

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SAPO 24
As 18 câmaras municipais do Norte e Centro de Portugal que foram hoje alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ) dividem-se entre nove executivos do PSD, sete do PS, um do CDS-PP e um independente. Quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, foram constituídas arguidas, de acordo com a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) de Coimbra, em referência à operação Rota Final, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.
Entre as 18 câmaras municipais alvo de buscas encontram-se nove governadas pelo PSD: Almeida, Armamar, Braga, Fundão, Guarda, Oleiros, Sertã, Pinhel e Tarouca.
Sete municípios têm presidência socialista: Belmonte, Barcelos, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Azeméis e Soure.
A Câmara de Oliveira do Bairro é dirigida por um autarca do CDS-PP e a de Águeda por um eleito de um movimento independente.
Na Câmara da Guarda, o vice-presidente do PSD Álvaro Amaro renunciou ao mandato para ser deputado ao Parlamento Europeu, na sequência das eleições de 26 de maio último, deixando a presidir o município o seu antigo vice-presidente.
Nesta operação da PJ, a operadora de transportes públicos Transdev foi uma das visadas nas buscas.
De acordo com dados oficiais disponíveis no portal base.gov, desde o início de 2018, a Transdev acumulou mais de dois milhões de euros em 38 contratos por ajuste direto com municípios do Norte e Centro do país.
No último ano, de acordo com o base.gov, o município da Guarda realizou contratos por ajuste direto com a Transdev de quase meio milhão de euros e Lamego de quase 100 mil euros.
Além do transporte escolar e de, em alguns municípios, assegurar os transportes públicos urbanos, a Transdev, que tem cerca de 1.900 colaboradores, detém 11 empresas e participações na Internorte, Intercentro, Rede Nacional de Expressos, Renex e Rodoviária do Tejo, segundo informação disponível no seu ‘site’.
Ao todo, foram 50 as buscas realizadas pela Diretoria do Norte da PJ, com o apoio de vários departamentos de investigação criminal e da Diretoria do Centro, no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra
A operação, com o nome de código “Rota Final”, envolveu 200 elementos da Polícia Judiciária, entre inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.
“Mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional com intervenção de ex-autarcas a título de consultores, beneficiando dos conhecimentos destes, terão sido influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público”, afirma a PJ, em comunicado a propósito deste caso.
Também no recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento, ainda segundo a PJ.
Lusa