*Infantis desfilaram hoje no Largo do Conde
As grandiosas Festas de S. João 2019 de Castelo de Paiva arrancaram na quarta feira com a realização das Marchas Seniores dos utentes de todas as IPSS existentes no concelho e outras instituições convidadas, numa iniciativa que teve de ser transferida para o espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, e hoje bem cedo, o Largo do Conde ficou repleto de gente para acolher o bonito desfile das Marchas Infantis, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão.
As Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projecto “ Micas “, envolveram este ano mais de400 participantes, pertencentes ao Centro Social de Sardoura, Centro Social de Real, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, APPACDM de Castelo de Paiva, Centro Cívico Viver S. Martinho, ARPIP – Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Pedorido, Associação de Solidariedade Social de Souselo ( Cinfães ), Centro Social e Paroquial de Cepelos – Vale de Cambra, Santa Casa da Misericórdia de Arouca e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, a quem coube a responsabilidade organizativa, com o apoio da Câmara Municipal, tendo o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado do Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, e do provedor da SC da Misericórdia, Artur Beleza, presenciado o desfile e evidenciado palavras elogiosas para enaltecer o esforço e forte empenhamento de todas as instituições, que deram o seu melhor para realizar este evento, que já ganhou raízes em jeito de abertura das festas são joaninas em Castelo de Paiva.
As grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva continuam e hoje de manhã potenciaram a primeira enchente com o Largo do Conde repleto de gente para acolher as Marchas Infantis, uma iniciativa emblemática dos festejos, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, com milhares de pessoas no centro da vila, para assistir ao grande desfile dasMarchas Infantis, uma iniciativa que voltou a traduzir-se num rotundo sucesso e que cativou os presentes para as grandes festas de S. João, que este ano voltam a apresentar um programa bem atractivo para o espaço Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que marca 4dias de grande animação e folguedo.
Em frente aos Paços do Concelho e pelas principais artérias da vila, desfilaram as marchas representativas das Escolas e Jardins de Infância dos dois Agrupamentos Escolares, bem como várias entidades e IPSS do concelho que trabalham a área da infância, nomeadamente a Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “ de Bairros, os Serviços Sociais dos Trabalhadores da CM de Castelo de Paiva, do Centro Social e Paroquial de Sobrado, do Centro Social de Santa Maria de Sardoura, o e Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, bem como a ARPIP, o Centro Social de Real, o Centro de Actividades Ocupacionais da SC da Misericórdia e o Centrun F de Fornos.
O edil paivense, Gonçalo Rocha, presenciou o desfile ao lado dos vereadores do Executivo Municipal, de presidentes das Juntas de Freguesia e do Reverendo Padre Sérgio Fernando, entre outros dirigentes associativos, registando com agrado a grande adesão popular deste ano e tendo dirigido palavras de carinho e de incentivo a todos os presentes, ao memo tempo um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar muito os festejos de S. João deste concelho, que no Domingo à noite, vai ter como ponto alto o desfile das Marchas Populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária, para além do espectacular concerto de Anselmo Ralph.
Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal com bandas de musica e sardinhada gratuita para a população
Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.
Carlos Oliveira