sexta-feira, 12 de julho de 2019

Sul | Projetos algarvios ‘atacam’ fundos comunitários

As taxas de aprovação e de execução dos fundos da União Europeia no Algarve cifram-se em 70,86% e 26,33% (FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e 46,39% e 20,86% (FSE – Fundo Social Europeu), respetivamente, em linha com os demais programas operacionais regionais, revela a Comissão Diretiva do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.
Neste momento, aquela entidade tem disponível para consulta pública a listagem dos projetos aprovados até 30 de junho, no âmbito do CRESC Algarve2020 e nos termos do acordo de parceria Portugal2020, no sítio na Internet do Programa Operacional Regional em https://algarve2020.pt/info/projetos-aprovados
Até 31 de dezembro de 2018, no conjunto dos diversos programas incluídos no Acordo de Parceria Portugal 2020 (PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, PO MAR 2020, PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e Interreg España – Portugal), a região do Algarve contava com 1.625 operações aprovadas, no valor aproximado de 317 milhões de euros de fundos aprovados.
Em termos de volume financeiro, depois do PO CRESC Algarve 2020, que já havia aprovado 189,5 milhões de euros (relativos a 790 operações) naquela data, destaque-se o PO SEUR com 69 operações aprovadas e 65,2 milhões de euros de fundos alocados ao Algarve.

Algarve | Câmara de Lagoa investe na conciliação da vida profissional e pessoal dos seus trabalhadores

A Câmara de Lagoa recebeu, esta quinta-feira, 11 de julho, em reunião realizada no Palácio Foz, em Lisboa, na presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o diploma de conclusão do processo de certificação acreditada pela NP4552:2016, tornando-se assim a primeira autarquia do país a receber esta distinção com a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.
A Câmara Municipal de Lagoa aderiu formalmente, a 6 de fevereiro deste ano, ao Pacto para a Conciliação no âmbito do Programa 3 em Linha promovido pelo Governo de Portugal, com o objetivo de transversalizar a conciliação na sociedade portuguesa, favorecendo a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica ao permitir às pessoas mais condições de apoio à guarda e acompanhamento da família.
Com a implementação deste sistema, a autarquia refere, em comunicado, estar convencida de que “irá contribuir, através de procedimentos sistemáticos e de monotorização contínua das suas atividades, para a redução do absentismo, aumentando a satisfação dos colaboradores e colaboradoras, incrementando a motivação e tornando esta Câmara Municipal num local atrativo para trabalhar, que facilitará o preenchimento do mapa de pessoal da organização. “
Complementarmente, a autarquia pretende “facilitar mais tempo aos seus trabalhadores para acompanhar a família em datas importantes, com acesso a serviços no âmbito da ocupação de tempos livres dos filhos em tempos de férias escolares, descontos na utilização de equipamentos desportivos e culturais.”  

Algarve | Câmara de Alcoutim transfere competências para as juntas de freguesia do concelho

A Câmara Municipal de Alcoutim vai transferir para as quatro juntas de freguesia do concelho uma verba num montante total superior a 64 mil euros, através da celebração de contratos programa.
O apoio financeiro destina-se essencialmente à organização de festividades, atividades culturais e desportivas e à realização de obras e aquisições diversas.
A autarquia informa, em comunicado, que “esta colaboração permite dotar as freguesias dos meios necessários para a prestação de um serviço público de maior qualidade, nas diferentes vertentes, contribuindo desta forma para a aproximação do poder de decisão das populações, para a promoção da coesão social e territorial e para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.”

Portimão | Vinhos de Portimão vão à Praia da Rocha

Entre os dias 19 e 21 de julho (sexta-feira a domingo), os vinhos de Portimão vão estar em destaque na Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, em mais uma edição do Portimão Wine Tasting.
Durante três dias os visitantes terão oportunidade de provar e comprovar a qualidade dos vinhos produzidos naquele concelho num ambiente descontraído, com a Fortaleza, o Rio Arade e a Praia da Rocha como pano de fundo.
Quinta da Penina, Herdade dos Pimentéis e a Aveleda são os produtores que vão estar presentes e dar a provar os néctares que produzem.
O Portimão Wine Tasting, que é promovido pela Associação Turismo de Portimão (ATA), tem entrada livre e decorre entre as 20h00 e as 00h00.


Silves | Concurso de reabilitação do Casino de Armação de Pêra com prazo alargado

O Município de Silves informa que foi prorrogado o prazo do concurso público destinado à reabilitação do Casino de Armação de Pêra e concessão do direito de exploração de área de restauração e bebidas nesse mesmo espaço. A data limite de entrega de propostas passa agora a ser o dia 31 de outubro, até às 17h00.
Em comunicado, a autarquia acrescenta que os particulares (pessoas singulares ou coletivas) que pretendam participar deverão apresentar uma proposta instruída, entre outros documentos, com um estudo prévio de reabilitação do Casino de Armação de Pêra, que tenha em devida consideração os seguintes termos de referência:
1 – A intervenção urbanística deve focar-se no restauro e reabilitação da imagem e função do edifício do Casino de Armação de Pêra, património cultural de interesse municipal, para que volte a constituir um polo referencial na Frente-Mar de Armação de Pêra, otimizando-se a sua utilização e fruição pública. O edifício é térreo e dispõe de um piso em cave, apresentando 888,00 m2 de área bruta de construção e 831,30 m2 de área útil. Neste sentido, o programa funcional do edifício, por via do seu restauro e reabilitação, deve considerar, designadamente, a instalação de:
  • Espaço multiusos de vocação cultural, para instalação de pequena biblioteca/espaço de leitura, que permita a realização de atividades educativas, pedagógicas, culturais, artísticas, recreativas e lúdicas, com uma área mínima de, pelo menos, 85,00 m2, munido de acesso independente e equipado com instalações sanitárias. Este espaço será ocupado e dinamizado pelos serviços do Município de Silves.
  • Posto de turismo, que integre as funções necessárias, munido de acesso independente, com uma área útil de aproximadamente 60,00 m2. Este espaço será ocupado e dinamizado pelos serviços da Região de Turismo do Algarve.
  • Estabelecimento de restauração e bebidas, com o inerente espaço comercial, instalações sanitárias, arrecadação, e dotado de uma sala de espetáculos polivalente, com camarins, que permita a realização de concertos, animações, conferências, palestras e formações, na restante área útil do edifício. Este espaço será objeto da concessão do direito de exploração a favor do particular que vencer o concurso público para adjudicação da empreitada de reabilitação do Casino e concessão do direito de exploração de área de restauração e bebidas.

Turismo de Portugal e Territórios Criativos lançam programas de aceleração de projetos

O Turismo de Portugal e os Territórios Criativos – entidade que gere a StartUp Portimão – estão a levar a cabo um roadshow nacional para alavancar projetos do setor do turismo, da gastronomia e do enoturismo, através dos Programas de Aceleração Tourism UP e Taste UP.
O lançamento dos programas, que teve como anfitriões a Câmara Municipal de Palmela e a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, realizou-se entre as muralhas do Castelo de Palmela e contou com a presença de cerca de 70 parceiros dos programas, vindos de norte a sul do país.
Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, deu o pontapé de saída, afirmando que “estes programas de aceleração se têm revelado muito impactantes junto da comunidade de empreendedores e nos territórios por onde passam”.
Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, esclareceu que “os desafios que nos apresentam hoje são cada vez mais e mais exigentes, tornado-se assim importante a valorização dos recursos humanos para crescermos de forma sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico –  procuramos projectos diferenciadores e temos conseguido excelentes resultados, mas é preciso inovar no âmbito dos programas de empreendedorismo e por isso temos o Foster Innovation in Tourism. Em 2019, temos 18 programas de aceleração a correr em todo o país, havendo um esforço orçamental em cerca de 1,2 milhões de euros e mais de 359 startups em todo o território”.
Em simultâneo com o lançamento, foram abertas as candidaturas dos programas, que irão estar em roadshow por 50 territórios, de norte a sul do país, para dinamizar oficinas de formação e divulgação.
Tourism UP é um programa de aceleração, promovido pelo Turismo de Portugal, os Territórios Criativos e a GEN Portugal, que tem como objetivo apoiar startups ligadas ao Turismo no desenvolvimento de negócios, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras.
TASTE UP, programa de aceleração promovido pelo Turismo de Portugal, os Territórios Criativos e a APTECE, desenhado para apoiar, através de formação e mentoria, projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico e Enoturismo, cujo objetivo é aliar a tradição à inovação na gastronomia e trabalhar as tendências do futuro do turismo gastronómico, explorando e aplicando conceitos inovadores.
Os empreendedores interessados, podendo ser de qualquer parte do país, poderão ir às oficinas cujas datas serão divulgadas brevemente ou candidatar-se online através dos links https://www.territorioscriativos.eu/tourism-up/ (Tourism UP) e https://www.territorioscriativos.eu/taste-up/ (Taste UP).

Portalegre | Dadores de sangue no feminino destacam-se em Avis



Em manhã convidativa a desportos náuticos na albufeira do Maranhão, acampou a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – bem perto das suas margens.

Inscreveram-se 31 pessoas para doar sangue no quartel dos bombeiros de Avis. E de sobressair as mulheres pois estiveram em maioria significativa com 17 presenças (54,8 %).

As simpáticas unidades de sangue recolhidas em Avis somaram as 28. Como se sabe, todos os presentes são primeiro avaliados em termos do seu estado de saúde no momento.
Dadores, elementos do serviço de Imunohematologia da ULSNA e equipa da ADBSP reuniram-se em são convívio. Este decorreu num restaurante local e contou com o apoio da Câmara Municipal de Avis.

São Salvador da Aramenha a 27 de julho
Previstas temos proximamente as seguintes brigadas: 27 de julho no salão da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha (Marvão); 03 de agosto no centro de saúde de Fronteira.
Saiba que as nossas colheitas são em manhãs de sábado e muito mais em:
JR
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Castelo de Paiva | Uma região unida na organização da jornada desportiva - PROVA “RIOS IBÉRICOS TRIATHLON” COM CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES


Segmentos de Corrida e Ciclismo realizam-se em Castelo de Paiva

No fim-de-semana de 20 e 21 de Julho, com o cenário das zonas ribeirinhas de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães, a região vai receber centenas de atletas que vão participar em provas de Triatlo e Duatlo, dividas por dois dias intensos de competição, no evento Rios Ibéricos Triathlon, numa jornada desportiva que também acolhe uma prova doCampeonato Nacional de Clubes de Triatlo Contra-Relógio por Equipas, na região doTâmega e Sousa.

A zona ribeirinha de Entre os Rios vai acolher no fim de semana uma importante prova deTriatlo denominada “ Rios Ibéricos “, Campeonato Nacional já no Sábado, numa organização da CIMTS, em parceria com as Câmaras Municipais da região, Juntas de Freguesia e Associações locais.

Com organização conjunta da Centro Sol Nascente – Castelo de Paiva, Casa do Povo de Vila Boa Do Bispo – Marco de Canaveses, Sebolido Activo – Penafiel, em parceria com as Juntas de Freguesia e respetivas Câmaras Municipais, sustentada na chancela promocional “PAYVA D’OURO “, “ SENTIR PENAFIEL”, “ UM MARCO NO TURISMO “ e“[RE]DESCOBRIR CINFÃES, realiza-se no dia 21, o “ RIOS IBÉRICOS TRIATHLON “que volta a apresentar-se como prova com distância Olímpica e Sprint, a ter lugar nas áreas ribeirinhas das localidades dos vários concelhos limítrofes da zona/área de Entre-os-Rios – Boure - Torrão, sendo que, a competição de ciclismo disputa-se em Eja, Fornos, Sobrado,São Martinho e Sardoura, no território de Castelo de Paiva, podendo participar qualquer pessoa individual ou em estafetas, na natação, no ciclismo ou na corrida, desde jovens aos veteranos.

No Sábado, a partir das 9h30 horas, no Cais de Boure, em Castelo de Paiva, realiza-se a prova de Duatlo Jovem, para os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, enquanto que o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Contra-Relógio por equipas -Distância Sprint arranca às 15h30.

Na manhã de Domingo, dia 21, disputam-se as provas do Campeonato Norte Triatlo às 10 horas, e logo a seguir, o Triatlo e Duatlo Promoção, competições que vão juntar cerca de 300 atletas, passando pelos cais do Torrão, Entre os Rios e Boure.

De referir que, a prova está integrada no CAMPEONATO NACIONAL E NO CAMPEONATO NORTE DE TRIATLO, e integrado na Federação de Triatlo Portugal,com intuito de fomentar ainda mais a participação de atletas e divulgar estas modalidades.

Esta modalidade, que contempla a Natação, Ciclismo e Corrida está aberta a todos e haverá espaço para atletas profissionais, atletas amadores federados e não federados. Segundo a organização, é também uma aposta intergeracional possibilitando a participação desde os “mini” atletas, com 6 anos de idade, até aos atletas com mais idade nas pernas, sendo que, para esses o único limite é a meta, sendo também possível a partição por estafeta.

A denominação da prova "RIOS IBÉRICOS TRIATLO" surge da junção do nome de cada município, focando-se para além da divulgação desportiva desta modalidade olímpica, destacar a importância do desenvolvimento Turístico, Social, Gastronómico e Desportivo da região, ao mesmo tempo, dar também, um grande ênfase à sensibilização e alerta para as questões sociais da obesidade na juventude e sobre a temática da exclusão social, conforme evidencia Paulo Martins, da entidade organizadora.

José Manuel Carvalho, vereador do desporto da autarquia paivense, volta a realçar esta bonita jornada desportiva que envolve estes municípios vizinhos e ribeirinhos e deixa uma saudação de boas vindas a todos os participantes, manifestando o desejo de que possam voltar aCastelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra que, no âmbito da estratégia “ Viver Payva Douro “, se quer afirmar como destino de eleição.

Para mais informações sobre esta prova de Triatlo, pode consultar a site e a página de Facebook :
https://www.facebook.com/riosibericostriatlo, ficndo o registo do calendário das provas:

Dia 20 - 09h30 - Duatlo Jovem promoção - Dos 6 aos 17 anos e às 15h30 - Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Contra-relógio por equipas - Distância Sprint

Dia 21 - 10h00 – Campeonato Norte Triatlo – Distância Olímpico e Triatlo Promoção e às10h15 Duatlo Promoção – Distância Sprint

Carlos Oliveira





PAMPILHOSA DA SERRA | ADRO desafia voluntários para limpeza do Rio Ceira



Quando o ADRO sonha, o Rio Ceira renasce. Foi assim o ano passado e repetir-se-á este ano. O ADRO – Apoio ao Desenvolvimento, Recuperação e Ordenamento, é um movimento/projeto nascido após os incêndios de 2017, que desde então já conseguiu mobilizar mais de um milhar de voluntários, oriundos de diversos pontos do país e do estrangeiro que, em conjunto, levaram a cabo um conjunto de intervenções fulcrais para que os habitantes das diversas aldeias da Freguesia de Fajão-Vidual, pudessem restabelecer a sua rotina em conformidade com o que tinham antes do incêndio.

Desta feita, e porque os danos causados pelos incêndios ainda se fazem notar, o movimento propõe-se a nova limpeza nas margens do Rio Ceira, em moldes em tudo semelhantes àquilo que já haviam concretizado no ano passado. “O que vamos fazer este ano é continuar no sítio onde parámos o ano passado e vamos limpar mais para a frente. Começamos num sítio específico do rio, vamos andando todos juntos e, no dia seguinte, retomamos no sítio onde ficámos”, adiantou Joana Moreira, uma das principais impulsionadoras do projeto ADRO, acrescentando ainda que o principal objetivo passa por “limpar tudo o que está queimado” e restantes materiais poluentes.

Para o efeito, Joana lança o desafio à comunidade na expetativa de que mais pessoas se juntem a esta iniciativa - a decorrer de 21 a 28 de julho e de 28 a 4 de agosto - com a esperança de que sirva ainda de exemplo para que ações desta natureza se repliquem em outros sítios do país.

Todos os que quiserem participar na iniciativa ao longo de toda a semana, devem contactar o ADRO a fim de formalizarem a sua inscrição, isto porque, explicou Joana Moreira, esses voluntários “têm seguro, alimentação e estadia assegurados, e até mesmo transportes a partir de Lisboa, Coimbra, Porto ou Faro”.

Por outro lado, os voluntários que queriam ajudar esporadicamente podem fazê-lo sem ser necessário qualquer tipo de inscrição, ainda que as crianças e jovens abaixo dos 18 anos apenas possam participar se acompanhadas de um adulto.

Continua a escrever-se esta estória verdadeiramente inspiradora. O projeto ADRO, através do espírito resiliente e solidário dos seus membros, vai conseguindo recuperar muito daquilo que o fogo aparentava ter destruído e descaraterizado por completo. Sendo certo que a natureza tem, quase sempre, o dom de se reerguer a cada adversidade, uma ajuda – neste caso um movimento – é sempre bem-vinda.


Moçambique | ONU vai colaborar no combate ao extremismo em Cabo Delgado


Foto da Presidência da República
O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a instituição vai colaborar com Moçambique numa “acção positiva no combate ao extremismo, no combate à radicalização” que está acontecer na Província de Cabo Delgado e que degenerou em terrorismo desde finais de 2017.

Após reunir com Filipe Nyusi, na Presidência da República em Maputo, António Guterres disse a jornalistas que, após ser informado sobre os grupos de insurgentes que há cerca de 2 anos criam terror e já mataram centenas de civis na Província de Cabo Delgado, “tive ocasião de manifestar ao Senhor Presidente de Moçambique a total disponibilidade da nossa unidade de Contra Terrorismo e Prevenção do Extremismo Violento para colaborar, como estamos a fazer com diversos países africanos, com autoridades moçambicanos nomeadamente criando as condições para que, sobretudo as camadas mais jovens da população, possam ter uma acção positiva no combate ao extremismo, no combate à radicalização e não sejam vítimas desse mesmo extremismo e dessa mesma radicalização.”

O Presidente Nyusi revelou que sendo um “combate também multilateral porque as forças são de muitas proveniências, foi interessante a experiência que o Secretário-Geral nos transmitiu no sentido combinar as forças de combate”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Guterres só trouxe apoio moral mas disse que o mundo tem obrigação de apoiar Moçambique “à escala da dimensão dos problemas”


Foto da Presidência da República
António Guterres veio à Moçambique trazer pessoalmente o apoio moral da Organização das Nações Unidas (ONU) aos moçambicanos, que ainda estão em situação humanitária devido aos ciclones Idai e Kenneth, e ao Governo de Filipe Nyusi que não tem conseguido que os Parceiros de Cooperação desembolsem sequer o 1,2 bilião de Dólares que prometeram. “As Nações Unidas estiveram e estão ao lado do povo moçambicano apelando a Comunidade Internacional para que apoie Moçambique à escala da dimensão dos problemas, quer na resposta (humanitária) quer na reconstrução” declarou o Secretário-Geral da ONU.

Guterres, que já tinha visitado o nosso país no exercício de todas as funções oficiais que teve, começou por declarar que a sua visita é “de expressão clara de solidariedade. Solidariedade minha mas sobretudo solidariedade das Nações Unidas com o povo moçambicano, com o seu Governo, que atravessaram uma situação extremamente difícil com os dois ciclones que tiveram”.

“Moçambique tem aqui uma autoridade moral inegável, porque é hoje claro que estes desastres naturais que se repetem com cada vez maior intensidade e com maior devastação tem muito a ver com as alterações climáticas, ora Moçambique praticamente não contribui para o aquecimento global, mas Moçambique está na primeira linha das vítimas desse mesmo aquecimento global e isso dá-lhe o direito de exigir da comunidade internacional uma forte solidariedade e um forte apoio quer na resposta aos dramas criados pelas tempestades que assolaram o país, quer na reconstrução e na preparação do país para as situações futuras”, disse o SG da ONU numa directa aos países mais ricos e que mais contribuem para as Mudanças Climáticas.

António Guterres, que falava a jornalista após reunir com o Chefe de Estado em Maputo, apelou “a comunidade internacional para que apoie Moçambique à escala da dimensão dos problemas, quer na resposta (humanitária) quer na reconstrução” e revelou que o apelo humanitário de emergência que a instituição que dirige lançou em Março, de 282 milhões de Dólares norte-americanos, “está longe de estar inteiramente cumprido”.

Para além desse montante, que é apenas para assistência humanitária a 1,7 milhão de moçambicanos que ainda vivem sob efeitos directos do Ciclone Idai, na Região Centro, o @Verdade apurou que as Nações Unidas estão a procura de mais 104 milhões de Dólares para que as suas agências possam continuar a apoiar os cidadãos afectados pelo Ciclone Kenneth, na Região Norte, e precisa de outros 55,2 milhões de Dólares norte-americanos para fazerem face às necessidades de emergência de 700 mil pessoas que na Região Sul estão a ser castigados pela seca.

O Secretário-Geral da ONU lembrou que na Conferência de Doadores que o Estado moçambicano organizou para mobilizar 3,2 biliões de Dólares foram prometidos 1,2 bilião de Dólares que até hoje não foram disponibilizados.

“É evidente que vai ser preciso mais, mais ajuda, mais apoio da comunidade internacional a Moçambique para poder responder efectivamente, e não apenas mais apoio mas a concretização rápida dos apoios prometidos. Essa é outra questão decisiva em relação a solidariedade da Comunidade Internacional, é preciso não apenas apoiar mas apoiar à tempo”, concluiu Guterres que nesta sexta-feira (12) vai ver com os próprios olhos os dramas que ainda se vivem na Cidade da Beira.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Vouzela | Iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Alcofra, Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra é no dia 20 de julho


Está a chegar a sexta edição da Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra, um certame que pretende promover e valorizar aquele que é um dos principais ex-libris gastronómicos daquela freguesia e do concelho. 

Promovida pela Junta de Freguesia de Alcofra, a iniciativa vai realizar-se no dia 20 de julho, junto à Torre Medieval de Alcofra, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela. 

O evento terá início pelas 9h, com o passeio pedestre “Por Terras de Alcofra”, às 11h animação com figurantes medievais e às 12h a abertura da mostra gastronómica. Pelas 14h45 tem lugar o programa cultural e musical com a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Alcofra e dinamização histórica medieval pela Associação Portucale Fidelis. 

Às 19h a atuação do Grupo de Trajes e Cantares de Cambra fecha o programa que conta ainda com artesanato, produtos endógenos e uma exposição sobre Egas Moniz - Cidadão Honorário de Alcofra. 

Servem a tradicional sopa seca os restaurantes Casa Arêde e Quinta D'Avó.

Caldas da Rainha | Oito mil metros quadrados de peças lego atraem às Caldas mais de trinta mil visitantes

II edição da maior exposição Lego da Península Ibérica acontece em Setembro
Oito mil metros quadrados de peças lego atraem às Caldas mais de trinta mil visitantes
O salão de exposições Expoeste irá acolher, de 21 a 29 de Setembro, a maior exposição de construções LEGO da Península Ibérica. Ao todo, cerca de 8 mil metros quadrados com displays diversos irão preencher o imaginário dos visitantes.

O evento, intitulado “Caldas Fan Event – For LEGO Lovers”, irá apresentar mega cidades, fantásticos cenários, vários milhões de peças distribuídas por variadas mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, monumentos, entre outras novidades.

Há já vários meses que os cerca de 40 construtores, nacionais e estrangeiros, trabalham nas criações que estarão patentes na Expoeste e que seguramente irão fascinar os visitantes com muitas novidades.

Para os mais novos haverá a playzone (piscina de peças) com mais de 130 mil peças, concursos e outras atracções dedicadas ao público infantil.

Neste tipo de eventos a intenção é potenciar a aprendizagem através da brincadeira. O Lego, com a sua versatilidade, permite brincar em família e ao mesmo tempo compreender novos conceitos, como contagens, medidas e até programação.

Complementarmente à exposição estão previstos vários espaços de venda de um vasto conjunto de peças e "sets" Lego, bem como outros artigos relacionados, e ainda espaços de brincadeira como insufláveis, pistas, entre outras animações.

“Além da exposição e da possibilidade de brincar e fazer as suas construções, este será um espaço onde as famílias poderão passar o dia”, afirmou Dina Santos, da Alfalug, “uma associação que promove a troca saudável de conhecimentos entre pessoas de todas as idades que têm em comum a paixão pelo Lego”, refere.

A organização espera que esta segunda edição seja novamente um grande êxito, com um envolvimento especial de todos os residentes, populações de concelhos vizinhos e amantes de Lego dos quatro cantos do mundo. À semelhança da edição anterior, em 2015, a organização espera cerca de 30 mil visitantes.

Depois da primeira edição, em 2015, ter sido “uma experiência muito positiva”, começou por dizer o presidente do Município caldense, Tinta Ferreira, não houve hesitação em voltar a acolher e apoiar este evento.

“Este evento integra-se perfeitamente na nossa estratégia municipal de promover iniciativas que tragam pessoas à cidade, que visitam o evento mas também vivenciam e aproveitam para conhecer as Caldas”, sublinhou, acrescentando que “desde da sua origem, Caldas da Rainha tem vocação para receber pessoas”, sem esquecer o impacto que estas iniciativas, devido à sua enorme atractividade, têm na economia do concelho.

O evento é organizado em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Expoeste, ADN – Agência de Comunicação Global e Alfalug.

O evento decorrerá entre as 10h00 e as 22h00 e no último dia, domingo, encerrará às 18h00.

Durante a semana, todos os alunos das escolas e utentes das mais diversas instituições locais e não só, são convidados a participar do evento, através da visita à exposição, workshops e atividades infantis dinamizadas no recinto. Para as visitas escolares e institucionais, previamente agendadas, o custo de entrada será de 1 euro, com acesso a todos os equipamentos (insufláveis, videojogos, entre outros).

As crianças até aos 4 anos não pagam bilhete, dos 5 aos 11 anos pagam 2 euros e os maiores de 12 anos terão que adquirir bilhete por 3 euros. Existe ainda a opção do bilhete família, com um custo de 8 euros, válido para pais e filhos até aos 18 anos.

Célia Marques
 

Evento decorre nos Açores, BombomZela vence concurso internacional de empreendedorismo


O BombomZela vence o concurso internacional "Entrepreneurship Education: A Road of Sucess", que decorre na ilha Terceira, Açores. 

Depois de vencer a fase municipal e a fase intermunicipal (CIM Viseu Dão Lafões) e de ter ficado no 2º lugar na edição da Região Centro, em Leiria, a Escola Profissional de Vouzela vê agora reconhecido internacionalmente o seu trabalho e a sua ideia empreendedora. 

O concurso "Entrepreneurship Education: A Road of Sucess" é uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, com o apoio do programa europeu Erasmus+ Juventude em Ação. 

Participam jovens alunos da Bulgária, Roménia, Espanha e Portugal.

Região de Aveiro | Autarcas de Oliveira do Bairro mantêm-se em funções apesar de acusação do Ministério Público

Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro garantiram hoje que não vão suspender os respetivos mandatos, apesar de terem sido formalmente acusados de violação da lei do Orçamento de 2017.

No início da semana, o Ministério Público deduziu acusação contra o presidente da Câmara, o centrista Duarte Novo, o presidente da Assembleia Municipal, Francisco de Oliveira Martins, e mais 15 autarcas de Oliveira do Bairro, por alegadamente terem empolado receitas em quase 1,5 milhões de euros, contrariando assim a lei do Orçamento de 2017.
Na quinta-feira, o PSD de Oliveira do Bairro pediu a suspensão imediata de Duarte Novo e Oliveira Martins até ao final do processo judicial em curso, que envolve mais 15 autarcas do concelho que aprovaram o orçamento do concelho para 2018, entre os quais um social-democrata.
“Os factos que levaram à acusação deduzida contra 17 arguidos, autarcas do município de Oliveira do Bairro, deve, num Estado de direito democrático que valoriza a transparência, ter como consequência que o senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro suspendam o seu mandato de imediato e até ao final do processo judicial em curso”, referem os sociais-democratas.
A resposta dos autarcas chegou hoje, através de uma nota enviada à Lusa: “O presidente da Câmara Municipal, assim como o presidente da Assembleia Municipal, mantêm a firme vontade de continuar a trabalhar, de forma incansável e honesta, em prol do município e dos munícipes de Oliveira do Bairro, como sempre fizeram, promovendo a melhoria da qualidade de vida de cada pessoa e de cada família do concelho”.
Duarte Novo e Oliveira Martins garantem que a responsabilidade que lhes foi confiada pelos votos dos oliveirenses será respeitada até ao fim do mandato, no estrito respeito pela lei e na defesa intransigente do interesse do município”.
Acrescentam ainda que aguardam com toda a tranquilidade o desenrolar do processo, “defendendo que é à Justiça, e não aos partidos políticos, que compete decidir sobre os factos em causa”.
NDC

Évora | A partir de 13 de julho Évora é a cidade de todas as artes


A partir deste sábado, Évora é invadida pelas artes, com o início do “Artes à Rua - Festival de Artes Públicas”, este ano a decorrer de 13 de Julho a 5 de Setembro.

Animação de rua cinema, circo, dança, escultura, fotografia, instalação, literatura, música - nas suas vertentes de clássica, jazz, hip hop, rock, etc. -, teatro, ópera, entre outros domínios artísticos, fazem parte da programação. Com as atuações de artistas de Portugal, Argélia, Espanha, Brasil, Índia, Itália, Israel, Marrocos, Roménia, Suíça e de muitos outros países.

A Praça do Giraldo, a Praça do Sertório, a Praça 1.º de Maio, o Largo da Sé, o Largo Chão das Covas ou a Igreja de São Vicente são alguns dos locais do Centro Histórico da cidade que acolhem os espetáculos, produções e encontros do festival.

A Câmara Municipal de Évora é a promotora do “Artes à Rua - Festival de Artes Públicas” e com a edição de 2019, a terceira, pretende enfatizar a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Porém, o festival é pensado e realizado contando com uma multiplicidade de contributos, de artistas, criadores, agentes, programadores e públicos; e tendo por base um conjunto de princípios sólidos, não sendo apenas um mero somatório de eventos. O “Artes à Rua” nasce da premissa de que a liberdade de pensamento só existe numa cultura de paz e de partilha, e que muda o mundo, materializando-se nas artes.

Em 2019, o festival volta a destacar novas produções artísticas, de nomes já firmados no mundo das artes, mas também de jovens que dão os primeiros passos e pretendem formar uma carreira artística.

A estreia do trabalho de Omiri “Alentejo Volume 1 Évora”, que se desdobra num concerto, num livro e num cd, abre a primeira noite do “Artes à Rua”.

Dias depois, o espetáculo das “Mulheres de Palavra”, um projeto criado de raiz, e propositadamente para o festival, mostra o resultado da residência artística que juntou as cantoras Uxia, Mynda Guevara, Mara e Emmy Curl ao grupo eborense Vozes do Imaginário.

Também a programação para o público infantil e familiar é uma das fortes apostas do Artes à Rua. O espetáculo Canções de Roda, com Ana Bacalhau, Jorge Benvinda, Sérgio Godinho e Vitorino, no dia 14, é o primeiro de uma série de ofertas culturais programadas neste, e que passam pelo teatro e pela música ou pelas artes circenses.

Organizado por ciclos, o “Artes à Rua” tem como parceiros o Festival de Músicas do Mundo de Sines, o Inatel, o Palácio Cadaval, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Évora e a CEMART - Junta de Extremadura.

Mundo | 14 de julho de 1789 / 14 de julho de 2019 — 230 anos da Revolução Francesa

  • Revista Catolicismo, Nº 822, Junho/2019
         Não conheceu a doçura de viver, quem não viveu antes de 1789 — portanto, antes da Revolução Francesa. A afirmação é do célebre diplomata francês Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord (1754-1838). A douceur de vivre (doçura de viver) à qual Talleyrand se refere, e que procurou descrever nas suas Memórias, não era apenas a felicidade terrena de que a população francesa desfrutava no Ancien Régime, mas também uma alegria de viver e bênção espiritual, remanescentes da Cristandade medieval, sacral e hierárquica, toda voltada para Deus e para tudo o que havia de mais elevado.
         A Revolução Francesa destruiu essa alegria de viver que impregnava todas as classes sociais. Ela, desde o início, espalhou promessas de Liberté, Egalité, Fraternité (liberdade anárquica, igualitarismo injusto, fraternidade hipócrita). Enquanto isso guilhotinava cabeças, sobretudo da nobreza e aristocracia, massacrava o clero e o povo que regiam contra a Revolução (como ocorreu na região da Vendeia), atacava virulentamente a Igreja Católica, e assim conturbou completamente a ordem social, sem conceder nunca as benesses que prometia. E como seria possível consegui-lo, sem respeitar as desigualdades sacrais estabelecidas por Deus na sociedade, sem as bênçãos que só se obtêm pela fidelidade à Fé católica?
Neste ano, os atuais agentes da Revolução festejam os 230 anos desse sinistro acontecimento, cujo marco foi a queda da Bastilha em 14 de julho de 1789. Mas nada temos a comemorar, os que conhecemos em detalhes os distúrbios e deturpações impostos à França e ao mundo inteiro a partir dessa Revolução. Igualmente não nos satisfazem as interpretações “politicamente corretas” que nos impõem, sobre aquele que foi um dos mais sanguinários e injustos acontecimentos da História. No artigo de capa da edição de junho da revista Catolicismo, [foto acima] fica ainda mais desmascarada a Revolução Francesa, enquanto parte de um processo revolucionário para destruir o que subsistia de uma civilização autenticamente católica. Renato William Murta de Vasconcelos, com seu estudo lastreado em historiadores sérios — entre os quais não se contam esses manuaizinhos de história difundidos em colégios de norte a sul do País —, ajuda-nos a entender e a combater mais eficazmente esse processo revolucionário, como também as suas consequências em nossos dias.


Nacional | Portugal em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, todos os distritos com exceção de Viseu e Guarda (que estão com níveis elevados) apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também estão hoje com níveis muito elevados de exposição à radiação UV.
O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Politica | Enfermeiros recusam doar dinheiro do crowdfunding das greves para causas sociais

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Decisão não é pacífica entre os enfermeiros. Dinheiro vai servir para continuar a luta contra o Governo, agora nos tribunais.
Um inquérito feito a quem doou o dinheiro para financiar as duas greves cirúrgicas dos enfermeiros no final de 2018 e início de 2019 decidiu recusar dar o que resta do fundo para ações ou instituições de solidariedade.
Com uma taxa de resposta de 19%, quase dois terços dos 4.862 votos (63,4%) decidiram não doar os mais de 200 mil euros que sobram para ações sociais, preferindo, como dizia a questão colocada, continuar a usar o dinheiro para a "luta dos enfermeiros".
Nelson Cordeiro, um dos promotores do grupo que organizou o crowdfunding, explica à TSF que sentiram necessidade de fazer este inquérito porque alguns colegas começaram a sugerir, nas redes sociais, que o dinheiro guardado há vários meses, desde que o Governo apresentou uma requisição civil que acabou com a greve, devia ir para uma instituição social. Chegou-se até a falar em doar o dinheiro para o medicamento da bebé Matilde, diagnosticada com atrofia muscular espinhal.
Ao todo os enfermeiros conseguiram, em duas campanhas de crowdfunding, angariar 780 mil euros, sobrando hoje mais de 200 mil euros.
Sublinhando os 63,4% dos votos, Nelson Cordeiro acredita que a decisão foi pacífica porque os enfermeiros ainda não conseguiram aquilo que pedem.

Sindicato não concorda

No entanto, um dos dois sindicatos que convocou as greves cirúrgicas (financiadas pelo dinheiro recolhido pelo grupo informal de enfermeiros) discorda da decisão.
A presidente da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) adianta à TSF que, em primeiro lugar, a taxa de resposta ao inquérito foi muito baixa - apenas 19%.
Lúcia Leite acrescenta que ficam defraudadas as expectativas iniciais de muitos dos que contribuíram, pois desde o início tinha sido dito que o dinheiro seria usado na greve ou, se sobrasse alguma coisa, doado a uma instituição de solidariedade.

Dinheiro será gasto em advogados e tribunal

Com a decisão de continuar a lutar, os fundadores do Grupo Greve Cirúrgica vão agora avançar com um estudo prévio para perceber a viabilidade de um processo em tribunal contra o Ministério da Saúde, para que se faça justiça, segundo defendem, nas carreiras da profissão. O trabalho será feito por um gabinete de advogados especializados em direito do trabalho.
Segundo o Grupo Greve Cirúrgica, só no final desse eventual processo judicial - e "se ainda houver dinheiro no fundo" -, essas verbas seguirão "o destino inicial, que era uma instituição de solidariedade social", mas apenas se "as principais reivindicações já tiverem sido atendidas".
Nuno Guedes / TSF