Carolina Coelho, docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de
Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de
vencer o prémio internacional “The
Glen Earthman Outstanding Dissertation Award”
com a sua tese de doutoramento em Arquitetura, que identifica e afere
a adaptabilidade em ambientes educativos ativos contemporâneos.
Atribuído
pela International
Society for Educational Planning,
associação fundada em 1970 em Washington D.C., o prémio foi
entregue ontem, 16 de outubro, durante
a
49ª conferência da instituição e visa galardoar dissertações
que abordem o planeamento na área educativa.
Apresentada
na Universidade de Coimbra e desenvolvida no Departamento de
Arquitetura e no Centro de Estudos Sociais, a tese, intitulada "Life
within architecture from design process to space use. Adaptability in
school buildings today - A methodological approach", foi
orientada pelos professores Mário Krüger e Teresa Heitor.
Segundo
a docente e investigadora da FCTUC, a sua tese propõe «uma
metodologia de identificação e análise da adaptabilidade dos
espaços em escolas contemporâneas. Assumindo que as escolas hoje
são pautadas por práticas pedagógicas mais abertas, para as quais
contribuem tanto o espaço da sala de aula, como também os ambientes
informais e as atividades não programadas como forma de criação e
transmissão de conhecimento entre os pares; os espaços devem
permitir estas práticas mas sobretudo potenciá-las».
Carolina
Coelho defende que «um
espaço adaptável permite alargar os seus usos e utilizadores,
alocando mais atividades com potencial pedagógico num edifício
fisicamente perene como é uma escola. Isto permitirá que os
edifícios escolares persistam mais tempo, de forma sustentável,
continuando a responder às necessidades curriculares, sociais e
funcionais, que evoluem ao longo do tempo».
O
prémio internacional agora recebido «deixa-me
muito motivada para continuar a minha investigação no âmbito de
ambientes educativos ativos contemporâneos como veículos que
potenciam o sucesso escolar, o ensino e a aprendizagem e o bem-estar
dos alunos nas escolas. Considero estas premissas basilares para a
construção da sociedade atual, na fundamentação de jovens com uma
formação robusta mas também pró-ativos e capazes»,
afirma Carolina Coelho.
Esta
distinção «reflete
a qualidade da nossa investigação a nível internacional e
demonstra que a investigação em arquitetura tem grande significado,
tanto para a academia como para a prática da disciplina, bem como
para a sociedade contemporânea e para o desenvolvimento de
conhecimento transdisciplinar»,
conclui.
Cristina
Pinto