terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Guarda | SEMINÁRIO ESCOLA INCLUSIVA DIA 11 NA GUARDA

Seminário Escola Inclusiva dia 11 na Guarda
No no dia 11 de dezembro, pelas 14h00, no Auditório Carreira Amarelo da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda tem lugar o seminário "ESCOLA INCLUSIVA - O seu papel no Combate ao Abandono e Insucesso Escolar". Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Projeto Juntos Somos + Escola, da EAPN Portugal - Núcleo Distrital da Guarda, em colaboração com o IPG e com o apoio do Município da Guarda. 
O seminário conta com a participação, entre outros, de David Rodrigues, professor universitário que desenvolveu diversos projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap International e membro do Conselho Nacional de Educação. 
Mais sobre David Rodrigues Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de " Agregado" na mesma Universidade, em 1999. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt). 
Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) – Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade, coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. 
Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da  Assembleia de Representantes. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ – China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). 
Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de lÉducation Nationale (França). 
Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus, nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. É autor /organizador de 36 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade.  Pertence ao Conselho Editorial de 8 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional  de Investigação " União Latina" (2007). Em 2017 foi galardoado com o  " Distinguished International Leader Award" pelo Council for Exceptional Children – DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII). 
É Presidente da Pró – Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação  Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability),  diretor da revista " Educação Inclusiva" membro do Conselho Consultivo da  Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É   Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.

Guarda | AUDIÇÕES PARA ORQUESTRA ACADÉMICA FILARMÓNICA PORTUGUESA NO TMG A 9 DE JANEIRO


Audições para Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa no TMG a 9 de janeiro
A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa abre audições para instrumentistas, na Guarda, no próximo dia 9 de janeiro (quinta-feira). Neste dia, serão ouvidos os concorrentes nos instrumentos de cordas, sopros e percussão, no Teatro Municipal da Guarda, sede da Orquestra Académica. Esta sessão está integrada num ciclo de audições nacional a decorrer entre 8 de dezembro de 2019 e 9 de janeiro de 2020. 
A primeira audição (para metais) decorreu este domingo, dia 8, no Conservatório de Música do Porto e as próximas serão a 14 de dezembro (para cordas, madeiras e metais) na Academia de Música de Lisboa e a 27 de dezembro (para Cordas, madeiras, harpa e percussão) novamente no Conservatório de Música do Porto. Recorde-se que esta Orquestra surge de uma parceria com o Município da Guarda e aposta num projeto de dimensão nacional e internacional que tem como principal objetivo e missão a formação de jovens talentos do país. 
O projeto veicula a vitalidade cultural da cidade mais alta e quer ser uma referência na formação artística, com partilha de experiências entre professores, diretores de orquestra e solistas de referência mundial. O projeto enquadra-se na Candidatura da Guarda a Capital Europeia da cultura em 2027.

Mais informações sobre outras audições para a Orquestra Filarmónica Portuguesa aqui.

Guarda | AGENDA TMG DE JANEIRO A ABRIL DE 2020

Agenda TMG de janeiro a abril de 2020
A agenda com a programação dos primeiros quatro meses do ano do Teatro Municipal da Guarda foi apresentada na manhã desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, em Conferência de Imprensa, na Galeria de Arte do TMG. São destaques desta nova agenda de programação o 15º aniversário do Teatro que inclui muitas iniciativas, entre as quais a estreia dos documentários: "Do lado de dentro – 15 anos TMG" de Hugo Moreira (15 de abril) e "Cinema nas Aldeias" de António Lopes (30 de abril), exposição de fotografia " A Alma do TMG em Redscale" de Miguel Silva (2 de abril a 2 de maio) e os concertos de Salvador Sobral (3 de abril), da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa com a solista e maestrina Stephanie Childdress e dos Resistência (25 de abril). 
São também destaques o humorista Bruno Nogueira (17 de janeiro), e na música: The Black Mamba (25 de janeiro), Capitão Fausto (30 de janeiro), o jovem músico Fernando Daniel (15 de abril) a flautista norte-americana que se apaixonou pela música portuguesa, Susan Palm- Nidel  (28 de março) e também o projeto português NOISERV (5 de março). No teatro, Ana Bola e José Pedro Gomes trazem "Casal da Treta" no âmbito da Iniciativa do Carnaval guardense, GuardaFolia (24 de fevereiro) e Elmano Sancho a nova coprodução do TNDM II e TNSJ, " Damas da Noite"(23 de janeiro). 
Nesta agenda regressa a dança clássica ao palco do Grande Auditório do TMG. A Companhia Jovem de Dança do Porto interpreta "O Quebra-nozes" de Tchaikovski (14 de março). No cinema, destaque, entre outros, para a extensão do Festival Cine Eco de Seia que traz ao TMG, numa parceria com o Cineclube da Guarda, o festival e o TMG, os filmes premiados do CineEco de 2019 entre 21 de janeiro e 11 de março. No Serviço Educativo, continua a iniciativa Famílias ao Teatro, as Visitas Guiadas às exposições e ao TMG e a Oficina Viagem Sonora.
Novidade é a Oficina Analógica 15, orientada por Ana Couto e Miguel Silva para seniores e famílias. O TMG dá também continuidade ao Plano Nacional de Cinema, que neste ano letivo envolverá mais de 2000 crianças dos agrupamentos da e Afonso de Albuquerque e também da escola profissional Ensiguarda. Trata-se de uma iniciativa do TMG em parceria com o Cineclube da Guarda. De referir ainda que a Agenda arranca com o espetáculo "O Cantar das janeiras" (5 de janeiro). Iniciativa que reúne em palco 17 coletividades do concelho e mais de 350 participantes com direção criativa de Edgar Valente e Ricardo Coelho. As coletividades revivem em palco a tradição secular do cantar das janeiras. 
Trata-se de uma iniciativa que fecha anualmente a programação de Natal do Município da Guarda. Muito para ver e ouvir neste início de 2020. Aqui estão apenas alguns dos destaques. Todas as iniciativas podem ser consultadas na Agenda, aqui.

Guarda | CANTAR DAS JANEIRAS ENCERRA O PROGRAMA GUARDA: CIDADE NATAL 2019


Cantar das Janeiras encerra o programa Guarda: Cidade Natal 2019
Mais um ano, mais um espetáculo das Janeiras. Dia 5 de janeiro de 2020, pelas 18h00, cantam-se as Janeiras no palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Um espetáculo que reúne 17 grupos de cantares de coletividades e associações de freguesias do concelho da Guarda, que através da música e dos cantares tradicionais desta época festiva de boas vindas ao novo ano, conjuga um momento de festa com um momento de comunhão entre todos.

São cerca de 350 elementos a participar nesta edição do espetáculo comunitário, com direção artística de Edgar Valente e Ricardo Coelho, que fará o encerramento oficial do programa de animação de Natal da autarquia, Guarda: a Cidade Natal.

A celebração das Janeiras é um acontecimento popular enraizado há muitas décadas no povo, sobretudo, oriundo do meio rural. As Janeiras correspondem a uma manifestação cultural e social de convívio e partilha, de promover os valores da amizade e solidariedade no arranque de cada ano novo.

A entrada para este espetáculo custa 1 € e o valor total angariado reverterá, como em edições anteriores, para uma Instituição de Solidariedade Social do Concelho.

Participam nesta edição os seguintes grupos: A.D.C. Alfarazes (Grupo de Concertinas Gotinha de Água), Associação da Sequeira (Grupo de Cantares da Sequeira), Centro Cultural Guarda (Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda), Centro Cultural Marmeleiro (Grupo de Cantares do Marmeleiro), A.C.D. Rapoula (Grupo de Cantares da Rapoula), Grupo Coral Pedras Vivas, Grupo de Cantares da Arrifana, Centro Social Póvoa do Mileu (Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu), Grupo Social Desportivo Qta Gonçalo Martins (Grupo de Cantares Vozes da Quinta), NDS (Grupo de Cantares A Mensagem de São Miguel),  Centro Cultural de Famalicão da Serra (Grupo de Cantares Cantarinhas de Famalicão da Serra), Rancho Folclórico Casa de Saúde Bento Menni (Ó da Guarda), Grupo de Cantares das Lameirinhas, Grupo de Cantares da Faia, Grupo Coral de Maçainhas, Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando.

Loulé |RECOLHA DE LIXO NO CONCELHO DE LOULÉ NO NATAL E PASSAGEM DE ANO

Recolha de lixo no concelho de Loulé no Natal e Passagem de Ano
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, em virtude do período de festas – Natal e Ano Novo – a Câmara Municipal de Loulé irá proceder a alterações no horário de recolha de lixo.
Assim, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro a recolha não será efetuada.
Já nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e no dia 2 de janeiro, a recolha será efetuada a partir das 13h00.
Nos outros dias os serviços de recolha de lixo realizam-se no horário normal.
A Autarquia apela à colaboração de todos os munícipes nesta quadra festiva com o objetivo de melhor gerir a recolha de lixo e de minimizar o impacto do mesmo, numa altura em que há um aumento considerável do volume dos resíduos, contribuindo, assim, para um ambiente mais sustentável.

Loulé | BOLO-REI GIGANTE COM 150 METROS: TRADIÇÃO GASTRONÓMICA VOLTA A CUMPRIR-SE EM LOULÉ

Bolo-Rei Gigante com 150 metros: Tradição gastronómica volta a cumprir-se em Loulé
No Dia de Reis, 6 de janeiro (próxima segunda-feira), pelas 17h00, a Câmara Municipal de Loulé, numa parceria com a LouléDoce, vai criar um Bolo-Rei Gigante na Praça da República, que será distribuído gratuitamente pela população.

Este bolo terá 150 metros de comprimento e a sua confeção incluirá 110 kg de farinha, 22 kg de açúcar, 1,6 kg de sal, 22 kg de ovos (38 dúzias), 14 kg de margarina, 50 kg de frutas cristalizadas picadas, 100 kg de fruta cristalizada para decoração, 50 kg de frutos secos (sultanas, amêndoa, figos e nozes), 2 kg de bebidas aromatizantes e 1,6 kg de fermento.

Esta iniciativa contará com dois momentos musicais que se enquadram também na tradição dos Reis: a atuação da Charola das Barreiras Brancas – AGAL e da Charola da Banda Musical de Tavira.

O Bolo-Rei Gigante pretende ser uma forma de comemoração do Dia de Reis que, segundo a tradição cristã, foi aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos. Trata-se de uma iguaria indispensável nesta quadra, repleta de simbolismo e que a Autarquia quer partilhar com a sua comunidade.

Loulé | CONCERTOS DE ANO NOVO, MOZART & PIAZZOLLA E CÂNTICOS DE CHAROLAS ABREM NOVA TEMPORADA DO CINE-TEATRO LOULETANO

Concertos de Ano Novo, Mozart & Piazzolla e Cânticos de Charolas abrem nova temporada do Cine-Teatro Louletano
A entrada em 2020 celebra-se com música erudita e popular em Loulé no palco do Cine-Teatro, que celebra 90 anos de vida, e no Auditório do Solar da Música Nova, no âmbito do arranque da sua nova programação artística. 

A 1 de janeiro, quarta-feira, realizam-se os já tradicionais concertos de Ano Novo a cargo da Orquestra Clássica do Sul, com apresentações às 16h00 e às 18h00. Esperam-se espetáculos contagiantes e plenos de vivacidade e envolvimento do público, à semelhança do que tem acontecido em anteriores edições. O maestro convidado é Frank Zielhorst, Maestro Titular da orquestra britânica Sinfonia Viva e a Orquestra Clássica do Sul interpreta obras de Strauss, Mozart, Nielsen e Lumbye, tendo cada concerto a duração prevista de 60 minutos e o valor por pessoa de 10 € (sem descontos aplicáveis).

No dia 4 de janeiro, pelas 15h00, terá lugar no mesmo palco o não menos habitual concerto de Charolas e Janeiras de Loulé, no qual participam: Grupo de Janeiras da AGAL/Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Charola das Barreiras Brancas/AGAL, Charola Ossónoba, Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, Charola da Banda Musical de Tavira e Charola Juvenil Bordeirense.

Os cânticos natalícios, bem como as canções ligadas ao Ano Novo e aos Reis, possuem uma expressão muito significativa na cultura popular algarvia. Assim, um pouco por todo o Algarve, da serra ao mar, ecoam vozes que, aquecidas por uma fé fortemente enraizada ou pelo prazer do convívio social e do desafio criativo e artístico de manter e renovar a tradição, entoam versos em que celebram a rota para Belém, o canto do Presépio, os cantares do Ano Bom e os cânticos de Reis. A organização deste evento pertence à Associação Grupo dos Amigos de Loulé, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. O espetáculo, de entrada gratuita, tem uma duração prevista de três horas.

Também a 4 de janeiro, mas pela noite (21h30) e no Auditório do Solar da Música Nova, a prestigiada soprano internacional Olga Heikkilä junta-se ao acordeão de Gonçalo Pescada para um encontro que revisita os universos de Mozart e Piazzolla. Trata-se de uma dupla clássica que cria uma abordagem íntima da música e do texto. Raramente se escuta música de Mozart em acordeão e músicas de Piazzolla cantadas por uma soprano lírico. Acusticamente, o universo sonoro deste concerto torna-se único e especial.

Olga Heikkilä é uma soprano finlandesa cuja carreira internacional tem assentado sobretudo na sua vertente de cantora de ópera. Tem sido reconhecida e premiada em variadas competições pela qualidade da sua interpretação vocal, musicalidade e carisma em palco. As suas mais recentes colaborações foram com as óperas estatais de Estugarda e Berlim, na Alemanha, do Teatro La Monnaie, em Bruxelas (Bélgica), e com a Danish Royal Opera, da Dinamarca. Como intérprete, tem atuado regularmente por toda a Europa com as melhores orquestras e ensembles. Já Gonçalo Pescada nasceu em Faro a 10 de agosto de 1979. Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia, vertente de Interpretação, pela Universidade de Évora, foi distinguido com vários prémios, apresentou-se como solista (acordeão) com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária e tem gravado para rádios e televisões.

Este espetáculo tem a duração prevista de 60 minutos, dirige-se ao público em geral e tem o custo associado por pessoa de 5 € (sem descontos aplicáveis).

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Loulé | 1 MILHÃO DE EUROS PARA APOIO A INSTITUIÇÕES SOCIAIS DO CONCELHO DE LOULÉ

1 milhão de euros para apoio a instituições sociais do Concelho de Loulé

No âmbito das políticas sociais levadas a cabo no município, a Câmara de Loulé aprovou a atribuição de um montante de 1.029.821,04€ a trinta instituições particulares de solidariedade social do concelho (e entidades similares), de forma a apoiar as atividades e os projetos desenvolvidos em prol do desenvolvimento social.

Este apoio às Instituições Sociais será canalizado para áreas como o desenvolvimento das atividades sociais a cargo da instituição; manutenção e renovação de edifícios e eficiência energética, bem como apoio na aquisição de equipamentos e de viaturas. 

Refira-se que, à semelhança do que acontece com os contratos-programa de âmbito desportivo e cultural, estes apoios foram precedidos de candidaturas efetuadas pelas instituições e que posteriormente foram analisadas pelos serviços técnicos da Autarquia, de acordo com critérios definidos desde 2017.

“Esta medida faz parte de um conjunto de ações que promovemos, em consonância com aquilo que é o trabalho meritório das instituições, com o fim de construir um concelho mais solidário, mais justo e promotor de uma melhor qualidade de vida para todos os munícipes”, consideram os responsáveis municipais.

As associações que irão receber este apoio são: Associação Social e Cultural de Almancil; Associação de Saúde Mental do Algarve; Associação de Bem Estar dos Amigos de Querença; Associação Juvenil Akredita em Ti; Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer; DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve; Associação Esperança e Paz; Associação Poeta Aleixo; Associação Pró-Beneficiência e Progresso de Alte; Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da freguesia de Benafim; Associação Social e Cultural da Tôr; Casa da Primeira Infância; Casa do Povo do Ameixial; Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte; Centro Apoio Criança de Quarteira; Centro Social e Comunitário de Vale Silves; Centro Paroquial de Quarteira; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Faro / Loulé; EXISTIR - Associação para Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas; Fundação António Aleixo; Grupo de Amigos de Salir; Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão; Liga dos Combatentes - Núcleo de Loulé; MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida; Nova Terra - Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Loulé CRL; NT Social – Cooperativa de Solidariedade de Loulé; Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime; Santa Casa da Misericórdia de Loulé; UNIR – Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve e Colégio Origami, CRL.

Reguengos de Monsaraz | PRESÉPIO COM FIGURAS EM TAMANHO REAL HÁ DUAS DÉCADAS NAS RUAS DE MONSARAZ

Presépio com figuras em tamanho real há duas décadas nas ruas de Monsaraz
O presépio com figuras em tamanho real vai celebrar duas décadas nas ruas de Monsaraz. A inauguração desta edição comemorativa do presépio decorreu no dia 1 de dezembro, às 15h, junto à Porta da Vila, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Até ao dia 6 de janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. O presépio de rua de Monsaraz é um projeto concebido há 20 anos pela escultora Teresa Martins, que também vai estar presente na inauguração, e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

A programação do Natal das Freguesias integra também a festa de Natal dos seniores da freguesia de Monsaraz, no dia 15 de dezembro, pelas 13h, no Centro Cultural da Barrada. A vila medieval vai receber no dia 21 de dezembro, às 17h, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de dezembro, às 13h, a festa de Natal dos seniores e reformados no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. O programa integra ainda espetáculos de magia para as crianças do ensino pré-escolar e do ensino básico da freguesia, nomeadamente, no dia 11 de dezembro na Caridade (às 10h30) e em Perolivas (14h), no dia 12 de dezembro no Jardim de infância de Reguengos de Monsaraz e na Creche e Aparece (10h) e nas turmas dos 1º e 2º anos (13h30) e dos 3º e 4 anos (14h30) da Escola Básica Manuel Augusto Papança, e no dia 16 de dezembro no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (10h).

Neste dia haverá também espetáculos de magia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (14h) e no dia seguinte no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (10h) e no Solar de São Lucas (14h). O Cante ao Menino com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz realiza-se no dia 26 de dezembro na Ermida de Nossa Senhora da Caridade (19h30) e no dia seguinte na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Perolivas (19h), e na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz (20h).

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de dezembro, às 17h, será inaugurado o presépio de rua com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A banda filarmónica vai também desfilar no dia 7 de dezembro, pelas 17h, em Carrapatelo, e no dia 14 de dezembro, às 16h, em Santo António do Baldio. No dia 22 de dezembro, pelas 18h, realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense na Sociedade União e Progresso Aldematense.

​O Natal das Freguesias integra também presépios de rua em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de dezembro, a partir das 16h, com a atuação dos Al-Canti. Este grupo vai também participar no Cante ao Menino, que decorre no dia 5 de dezembro, a partir das 19h, em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. No dia 14 de dezembro, pelas 13h, realiza-se o almoço dos seniores na Sociedade Harmonia Sanmarquense.


Reguengos de Monsaraz | MUNICÍPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ APROVOU ORÇAMENTO DE 17,8 MILHÕES DE EUROS PARA 2020

Município de Reguengos de Monsaraz aprovou orçamento de 17,8 milhões de euros para 2020
O orçamento do Município de Reguengos de Monsaraz para o próximo ano é de 17,8 milhões de euros, mais um milhão de euros do que em 2019. O documento, aprovado por unanimidade pela câmara municipal e pela assembleia municipal, engloba o valor para um conjunto de projetos de investimento no concelho, financiados a 85 por cento por fundos comunitários e os restantes 15 por cento pela linha de crédito EQ BEI PT2020, atualmente sem qualquer custo financeiro.

O orçamento assegura o cumprimento do Plano de Saneamento Financeiro iniciado em 2017, com a consolidação da ausência de pagamentos em atraso e uma acentuada redução de custos, permitindo prever encerrar o ano de 2019 com um Prazo Médio de Pagamentos de cerca de 30 dias. O Município de Reguengos de Monsaraz conclui também este ano com o pagamento total do empréstimo designado por PAEL devidamente validado pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Direção-Geral das Autarquias Locais, bem como, com o cumprimento do serviço da dívida de todos os empréstimos, a par da realização dos investimentos em curso e do plano de atividades.

​ A autarquia mantém em 2020 os impostos municipais a serem cobrados com taxas abaixo do valor máximo, na sequência da política fiscal seguida nos anos anteriores, que tem permitido um amplo consenso político em torno destas propostas. Para o próximo ano, destacam-se os projetos de investimento na regeneração urbana da Praça da Liberdade, na segunda fase da requalificação das vias pedonais de São Pedro do Corval, na ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo, na requalificação do Campo de Futebol Municipal e na construção das Estruturas Residenciais para Idosos em Outeiro e Perolivas. Na área dos eventos e da promoção turística, o município vai receber de 15 a 18 de outubro de 2020 a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo.

Reguengos de Monsaraz | REGUENGOS DE MONSARAZ RECEBEU MENÇÃO HONROSA NO ÍNDICE DE PRESENÇA NA INTERNET DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Reguengos de Monsaraz recebeu Menção Honrosa no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais
O Município de Reguengos de Monsaraz recebeu uma Menção Honrosa por ter ficado classificado nos dez melhores no critério “Participação” do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019, que analisa os sítios web das autarquias. Este estudo foi conduzido pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho com a participação da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas e da Agência para a Modernização Administrativa.

Na décima edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais foram introduzidos novos indicadores e ajustados outros, mas no essencial mantiveram-se os quatro critérios estruturantes para a avaliação dos sítios web das câmaras municipais portuguesas, nomeadamente “Conteúdos: Tipo e Atualização”, “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidades de Utilização”, “Serviços Online” e “Participação”.

O Município de Reguengos de Monsaraz ficou colocado no 21.º lugar do ranking global e foi premiado pelo critério “Participação”, que é dedicado aos mecanismos que estão à disposição do cidadão para participar através da internet nas questões relacionadas com o município. Esta avaliação assenta em indicadores específicos, nomeadamente a existência e disponibilização de canais de contacto direto que permitam a comunicação do cidadão com a câmara, com os serviços específicos da autarquia, com o presidente ou com os restantes membros eleitos, assim como a existência de uma secção dedicada à transparência e aos dados abertos com o intuito de aferir a importância que o tema suscita nas diferentes câmaras.

Neste critério são também avaliadas iniciativas concretas que a autarquia pode intencionalmente ter criado e disponibilizado para fomentar a participação e o envolvimento do cidadão, como “participação de ocorrências”, “orçamento participativo” e “processo de revisão de PDM”. Outro indicador é a existência de informação sobre processos participativos que constarão da agenda futura e os resultados concretos fruto de processos participativos anteriores, em termos de efeitos para a implementação de políticas, regulamentações ou serviços.

Reguengos de Monsaraz | MUSEU MESTRE BATISTA, EM REGUENGOS DE MONSARAZ, RECEBEU ESPAÇO DEDICADO À RELIGIÃO E FÉ DO CAVALEIRO TAUROMÁQUICO

Museu Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, recebeu espaço dedicado à religião e fé do cavaleiro tauromáquico

O Museu Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, recebeu um espaço dedicado à religião e fé do cavaleiro tauromáquico. Na vitrine estão expostas as imagens de Nossa Senhora das Dores, Santo Agostinho, Santa Maria Goretti, Nossa Senhora de Aires, Virgem da Macarena e Santa Filomena.

Durante muitos anos, José Mestre Batista (1940-1985) adornou de flores o Santuário de Nossa Senhora de Aires para as festas e mandou recuperar a abóboda do altar mor no inicio dos anos 1970. Foi também nesta igreja em Viana do Alentejo que batizou o seu único filho.

O Museu Mestre Batista foi inaugurado no dia 30 de maio de 2014, data em que se assinalou o 74º aniversário do nascimento do histórico cavaleiro tauromáquico em S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. O museu acolhe o espólio mais relevante de José Mestre Batista, cedido pela família do toureiro, nomeadamente pela sua viúva, Tina Mestre Batista.

Em exposição está a casaca que D. Francisco Mascarenhas vestiu no dia 15 de setembro de 1958, data em que foi padrinho de alternativa de José Mestre Batista na Praça Daniel Nascimento, na Moita. O espólio do museu integra mais 23 casacas, um fato curto completo, várias jaquetas, quatro fatos de tourear (trajo de Luzes) dos bandarilheiros, a cabeça, a crina e uma pata do cavalo Falcão, quatro selas de tourear e dois selins à inglesa, vários arreios de cortesia, freios e estribos.

O museu apresenta também alguns objetos pessoais do toureiro, como relógios de bolso com corrente em prata, um fio com crucifixo em prata, botões de punho em prata, a aliança de casamento e devido livrinho de Pádua, o livro de orações com capa em madre pérola, óculos de ler, troféus e as insígnias do grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, atribuído a título póstumo pelo Presidente da República, Ramalho Eanes, em 1985.

​O Museu Mestre Batista está aberto ao público de terça-feira a domingo das 9h30 às 13h e entre as 14h30 e as 18h.​



Montemor-O-Velho | CANOÍSTAS, VOLUNTÁRIOS E TRABALHADORES DA AUTARQUIA INICIAM LIMPEZAS NO CENTRO NÁUTICO

Canoístas, voluntários e trabalhadores da autarquia iniciam limpezas no Centro Náutico
Depois da tempestade vem a bonança e, em Montemor-o-Velho, esta vem também acompanhada da solidariedade e de limpezas. No dia 30 de dezembro, os trabalhos de limpeza do Centro Náutico de Montemor-o-Velho arrancaram com a ação dinamizada pela Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e que, ao longo do dia, contou também com a colaboração de dezenas de canoístas, colaboradores e dirigentes da FPC, clubes associados, trabalhadores da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, muitos voluntários, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e elementos da Federação Portuguesa de Remo e da Federação de Triatlo de Portugal.

Montemor-O-Velho | “NA TERRA DA FANTASIA” É O MOTE PARA A GALA CHUPA-CHUPA

“Na Terra da Fantasia” é o mote para a Gala Chupa-Chupa
Cumprindo a tradição, a Gala Chupa-Chupa continua, a cada apresentação, a lotar o Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira. No domingo, dia 29 de dezembro, a casa voltou a ficar lotada para proporcionar mais um divertido momento cultural “Na Terra da Fantasia” que teve a sua estreia no dia de Natal.
Ao longo da tarde, cerca de meia centena de jovens atores encantaram e surpreenderam a vasta audiência com muito teatro, música e dança.A Gala Chupa-Chupa 2019 - “Na Terra da Fantasia” é uma organização do grupo de teatro O Celeiro, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Pereira, e conta com a colaboração da Escola de Teatro Arménio Paiva.
Antes do espetáculo, a chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, e o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira estiveram à conversa com elementos da direção da ACRD de Pereira, da secção de teatro e da escola Arménio Paiva, tendo aproveitado para reiterar os votos de um bom ano de 2020 e para desejar que o associativismo pereirense continue dinâmico e que, ao mesmo tempo, continue a promover a freguesia e o concelho.A Gala Chupa-Chupa 2019 - “Na Terra da Fantasia” vai voltar a subir ao palco nos dias 4 e 5 de janeiro, às 16h, no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.

Montemor-O-Velho | ADCR DE PEREIRA REUNIU-SE PARA JANTAR NATALÍCIO

ADCR de Pereira reuniu-se para Jantar Natalício
Em Pereira, no sábado, dia 28 de dezembro, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira esteve em festa com o Jantar Natalício. Cerca de 120 sócios, dirigentes, atletas, corpos sociais, elementos das várias secções e amigos reuniram-se para um animado momento de confraternização na Quinta de São Luiz. 
Na ocasião, o dirigente da associação pereirense, Jorge Ferreira, referiu: “Esta nova direção tomou posse em maio, mas já podemos fazer um balanço positivo deste período e que ficou marcado, mais recentemente, com a criação da academia de música. 
O associativismo tem cada vez mais desafios, porém a presença e o apoio das pessoas são incentivo para todos nós”.Atualmente, a ADCR de Pereira tem mais de 200 participantes repartidos pelas suas secções e atividades (futebol de formação, equipa de seniores, teatro, folclore, academia de música e trail).

Montemor-O-Velho | CASTELO MÁGICO LOTOU E CONTINUA A ENCANTAR GERAÇÕES


Castelo Mágico lotou e continua a encantar gerações
No domingo, dia 29 de novembro, o sol e o bom tempo decidiram invadir o Castelo Mágico e com eles trouxeram milhares de visitantes de todas as idades, atingindo a capacidade máxima de entradas permitidas por dia.Na companhia do Nico e dos seus amigos, ao longo do dia, avós, netos, pais e amigos viveram uma viagem ao sonho de Natal inesquecível, levando para casa a vontade de regressar e muitas memórias para saborear e capazes de arrancar sorrisos nos dias mais cinzentos. 
O Castelo Mágico prepara-se continuar a fazer sonhar e entra na sua reta final. Nesta última semana, a magia vai ser real de 2 a 5 de janeiro. De quinta a domingo, ainda há muito para sentir e experimentar no maior parque temático de Natal da região centro.O espetáculo “Nico e a Magia de Natal”, o slide das muralhas, a pista de gelo natural, os insufláveis, o museu Xmas Selfies, o globo de Neve, o baloiço panorâmico, o carrossel ou o Hemispherium Viajante (Planetário), do Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra são algumas das atividades que podem ser experienciadas em Montemor-o-Velho. Este ano, é ainda mais fácil chegar ao Castelo Mágico com o comboio mágico que faz a ligação da vila de Montemor-o-Velho ao castelo, com paragem no Mercado Municipal, na Praça da República (Câmara Municipal), nas Escadas Rolantes (Rua Dr. José Galvão), no Convento de Nossa Senhora dos Anjos e na entrada do Castelo Mágico.

Castelo Mágico | Horário2 e 3 de janeiro /quinta e sexta-feira | 10h às 18h4 e 5 de janeiro /sábado e domingo | 10h às 19h30

Comboio Mágico | HorárioO comboio pára, de hora a hora (com exceção da hora de almoço), nas 4 estações ao longo da vila:Mercado - 9h30 / 10h30 / 11h30 / 12h30 / 14h30 / 15h30 / 16h30 / 17h30*Praça da República - 9h35 / 10h35 / 11h35 / 12h35 / 14h35 / 15h35 / 16h35 / 17h35*Escadas rolantes - 9h40 / 10h40 / 11h40 / 12h40 / 14h40 / 15h40 / 16h40 / 17h40*Convento dos Anjos - 9h45 / 10h45 / 11h45 / 12h44 / 14h45 / 15h45 / 16h45 / 17h45*Castelo - 10h / 11h / 12h / 13h / 15h / 16h / 17h / 18h**A viagem das 17h30 apenas se realiza ao fim‑de‑semana.

Dois mortos, cinco desaparecidos e milhares de pessoas cercadas pelos fogos na Austrália

Resultado de imagem para Dois mortos, cinco desaparecidos e milhares de pessoas cercadas pelos fogos na Austrália
RTP
Pelo menos duas pessoas morreram, cinco estão desaparecidas e milhares estão cercadas devido aos incêndios florestais que estão a devastar o sudeste da Austrália, anunciaram as autoridades.

"Hoje é um dia terrível para [o estado] de Nova Gales do Sul. Após a trágica morte, na noite passada, de um bombeiro voluntário, a polícia confirmou duas mortes em Cobargo. Uma terceira pessoa está desaparecida", afirmou, em conferência de imprensa, a chefe de governo daquele estado, Gladys Berijiklian.

O balanço de vítimas mortais desde Outubro sobe assim para 11.

Antes, o chefe de governo do estado de Victoria, Daniel Andrews, indicara que estão por localizar quatro pessoas naquele estado do sudeste do país, e que se encontravam nas áreas onde vários fogos estão ativos.

No município de East Gippsland, na fronteira com o estado de Nova Gales do Sul, ao qual pertence Mallacoota, cerca de quatro mil pessoas fugiram para as praias para escapar às chamas, numa das regiões mais turísticas da Austrália.

Andrews disse que está a ser considerada a possibilidade de evacuar algumas comunidades afetadas pelos incêndios, como Mallacoota, onde, de acordo com imagens difundidas nas redes sociais, é visível um céu vermelho e fumo denso.

"Fizemos pedidos [à Defesa australiana] para nos apoiar na avaliação dos danos às propriedades e também para aceder a algumas comunidades isoladas por via marítima", sublinhou.

A situação no estado de Victoria piorou nos últimos dias, com 260 novos incêndios declarados na segunda-feira e mais 61 durante as primeiras horas do dia de hoje.
RTP c/ Lusa

“2016”, um concerto multimédia para assinalar a chegada do Ano Novo em Cantanhede

Sábado, dia 4 de Dezembro

O Concerto de Ano Novo em Cantanhede está agendado para o próximo sábado, dia 4 de Janeiro, a partir das 21:30 horas, no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro. A chegada de 2020 será assinalada com um espetáculo erudito que articula a interpretação ao vivo da música de João Vasco com projeções multimédia desenvolvidas para o efeito por este pianista e compositor reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho de síntese de várias formas de expressão artística.
No Concerto de Ano Novo serão interpretados temas de “2016”, o mais recente trabalho discográfico de João Vasco, que estará ao piano no palco, acompanhado pelo violinista Pedro Lopes e pelo violoncelista Fernando Costa.
O evento é promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a Paróquia de Cantanhede, a Associação Empresarial de Cantanhede e a Associação António Fragoso.
“2016” é um concerto multimédia estruturado com base em composições inéditas para piano, violino e violoncelo. A estreia foi em Paris em fevereiro de 2019, após o que se seguiram espetáculos em Lisboa e em várias outras cidades de países de quatro continentes. Para cada obra musical de João Vasco – que é também videasta premiado – concebeu filmes inéditos que, em palco, dialogam com a música, criando uma atmosfera sonora e visual simbiótica e de assinalável singularidade estética.
A música, essa, vagueia entre as influências que o compositor e pianista adquiriu durante a formação de base e o seu percurso artístico, desde os grandes mestres dos períodos Clássico e Barroco até às maiores referências da música erudita contemporânea. Segundo o autor, “2016” é inspirado no universo musical de Ryuichi Sakamoto mas também na obra de compositores como Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke e Ligeti, minimalistas como Steve Reich e Philip Glass e também portugueses como Eurico Carrapatoso e Bernardo Sassetti.

Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra com comboios especiais a bom preço na Passagem de Ano

Resultado de imagem para Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra com comboios especiais a bom preço na Passagem de Ano
Para facilitar o acesso dos milhares de portugueses que se deslocam aos principais centros urbanos, na noite da passagem do ano, a CP - Comboios de Portugal vai ajustar a oferta, com reforço aos comboios regulares e realização de comboios especiais, nas linhas urbanas de Lisboa e Porto e lançar o bilhete especial a 2 euros, (I/V) nos serviços Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.
Assim, além do reforço aos comboios regulares, efetuam-se os seguintes comboios especiais:
Serviços Urbanos de Lisboa
- Rossio em direção a Sintra, com partida às 1h30, 2h00, 3h00, 4h00 e 5h00, (paragem em todas as estações)
- Cais do Sodré em direção a Cascais, com partida às 2h00, 3h00 e 4h00, (paragem em todas as estações)
Serviços Urbanos do Porto
- Dia 31 de dezembro, com chegada ao Porto às 22h20, 22h50, 23h10, 23h15 e 23h55;
- Dia 01 de janeiro, com partida do Porto às 00h50, 1h15, 1h35, 1h45, 2h15, 2h30, 3h00, 4h05, 4h25, 5h00, 5h15

Todos os feriados, fins de semana prolongados e pontes para aproveitar em 2020

Tome nota: há vários fins de semana prolongados e quatro possibilidades de ponte no próximo ano.

Resultado de imagem para Todos os feriados, fins de semana prolongados e pontes para aproveitar em 2020
1 de Janeiro - O primeiro ferido do ano, dia de Ano Novo, calha na próxima quarta-feira.
25 de Fevereiro - Terça-feira de Carnaval é um feriado facultativo, pelo que cabe ao governo determinar, ou não, tolerância de ponto para os funcionários públicos. No setor privado cada empresa também tem o poder de decidir se dá o dia aos seus funcionários.
10, 12 e 25 de Abril - Depois do feriado de Sexta-feira Santa, a Páscoa e o Dia da Liberdade calham sábado e domingo, respetivamente.
1 de Maio - O Dia do Trabalhador calha numa sexta-feira: é o segundo fim de semana prologado do ano.
10 e 11 de Junho - Com estes dois feriados seguidos numa quarta e quinta-feira, Dia de Portugal e Corpo de Deus, respetivamente, é possível fazer ponte para usufruir de quatro dias de folga.
15 de Agosto - Em 2020 o dia de Assunção de Nossa Senhora calha num sábado.
5 de outubro - Mais um fim de semana prolongado, com o feriado da Implantação da República numa segunda-feira.
1 de novembro - O Dia de Todos os Santos calha num domingo.
1, 8 e 25 de Dezembro - Tanto o feriado de dia 1 (Restauração da Independência), como o de dia 8 (Imaculada Conceição) são ambos a uma terça-feira, pelo que há possibilidade de fazer ponte. O Natal traz como presente o último fim de semana prolongado do ano, numa sexta-feira.
Carolina Rico / TSF