quinta-feira, 5 de março de 2020

II TOCHA PLOGGING


No próximo dia 4 de Abril, praticamente um ano depois o enorme sucesso do I TOCHA PLOGGING, a Progresso e Vida da Tocha, vai levar a efeito a segunda edição deste evento.

Recorde-se que o I TOCHA PLOGGING, foi realizado na Praia da Tocha no dia 6 de Abril de 2019, e saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Tratou-se de um evento simples e inovador na nossa região e mesmo no país, com origens na Suécia há pouco mais de dois anos e com notável propagação em todo o mundo, combina a palavra “Plog” que na língua nórdica significa “apanhar do chão” com a conhecida palavra inglesa “jogging”, e que se traduz, na prática, em apanhar o lixo que se vai encontrando nos percursos feitos pelos praticantes de desporto, sobretudo as caminhadas e as corridas leves de manutenção.

A ideia foi imediatamente acolhida pelas autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede que, juntamente com a Empresa Municipal INOVA, foram os parceiros Institucionais na realização do mesmo.

Também o tecido empresarial local, sensibilizado para a problemática ambiental dos lixos, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Pudemos ver com muito agrado, as empresas Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro e as farmácias Elísio de Andrade, Oliveira Ribeiro e Salutis, não só patrocinar o Plogging, demonstrando uma elevada responsabilidade social, como também participarem pessoalmente nas caminhadas definidas pelos diferentes percursos e ajudando a recolher o lixo, sobretudo o plástico, que se ia encontrando pelo caminho.

No planeamento e organização dessa iniciativa, foi fulcral o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, e da Associação de Moradores da Praia da Tocha, entre outros.

O grande sucesso dessa iniciativa deveu-se, sem dúvida, aos apoios atrás referidos, mas sobretudo a todos os participantes que, apesar das condições atmosféricas adversas que se verificaram, não se atemorizaram, e responderam corajosa e entusiasticamente à chamada, tendo demonstrado uma generosidade notável, contribuindo solidariamente com os cinco euros de Inscrição para a Instituição e simultaneamente demonstrando uma preocupação ambiental e uma consciência cívica assinalável.

Foi muito gratificante verificar a participação ativa na recolha do lixo de diversas e representativas personalidades locais, nomeadamente a Presidente da Câmara Municipal Helena Teodósio, o Presidente da Junta de Freguesia Fernando Pais Alves, o Presidente da Empresa Municipal INOVA Idalécio Oliveira, a Vereadora Célia Simões, o Diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar Manuel Marques (acompanhado de um grande número de alunos desta Escola, muito bem coordenados pela Dr.ª Isabel Roque), entre outros, que, acompanhados pelo Presidente da Direção da Progresso e Vida, José Maia Gomes, tiveram ainda oportunidade de ser entrevistados sobre este acontecimento pelo Canal de Televisão que atualmente lidera as audiências a nível nacional e que dedicou largos espaços dos seus noticiários a dar a conhecer esta iniciativa, e fazendo-o em termos bastante elogiosos. https://sicnoticias.pt/pais/2019-04-06-Sabe-o-que-e-Plogging--A-iniciativa-chegou-a-praia-da-Tocha

Para o grande sucesso deste I TOCHA PLOGGING, contribuiu também, em grande medida, o empenhamento, o envolvimento e o profissionalismo das funcionárias da Instituição.
No I TOCHA PLOGGING realizado em 2019, os cerca de 200 participantes recolheram mais de uma tonelada de lixo (1.100Kg), na sua maioria plástico indiferenciado, mas onde não faltou também os cotonetes, as palhinhas, as beatas dos cigarros, as tampinhas, os isqueiros, etc.

Nessa data, a Empresa Municipal INOVA, responsável concelhia pela gestão dos resíduos sólidos e urbanos e limpeza das praias, aproveitou a ocasião para, através do Eng.º Francisco Henriques, sensibilizar todos os presentes para a recolha dos “suspeitos do costume”, referindo-se a estes pequenos lixos de plástico que povoam as areias da nossa Praia, e lembrando que a mesma tem sido contemplada com a Bandeira Azul ao longo dos últimos 29 anos, sendo reconhecida como uma das melhores praias da região e do país, em termos de limpeza urbana e do seu areal.

Depois do grande êxito desta primeira edição e aproveitando os ensinamentos recolhidos, a Progresso e Vida vai realizar o II TOCHA PLOGGING, no próximo dia 04 de Abril de 2020, convidando desde já a associarem-se a este evento todas as Instituições, Associações, Empresas, Pessoas e Órgãos de Comunicação Social que estiveram envolvidas na primeira edição, bem como os novos participantes que vejam neste conceito um desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania.

José Maria Maia Gomes

Governo substitui o presidente da entidade responsável pela Linha SNS24

Henrique Martins, presidente da SPMS — a entidade responsável pela Linha SNS24 —, foi afastado pelo governo de António Costa, sendo substituído pelo antigo secretário de Estado Luís Goes Pinheiro. Apesar de o mandato ter terminado no final do ano passado, o governo poderia ter optado pela recondução da equipa por mais três anos.
O conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) foi afastado pela tutela. A informação foi avançada pelo próprio presidente da entidade responsável, por exemplo, pela linha SNS24 ao jornal ‘Público’.
Segundo o responsável, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, comunicou-lhe a saída na noite desta quarta-feira, sem adiantar explicações. “Disse-me ontem à noite que. Já não estava a trabalhar no dia seguinte”, afirma Henrique Martins.
O diário adianta ainda que para além do presidente foram afastados outros dois membros do conselho de administração: Artur Mimoso e João Martins.
Ao jornal digital ‘Observador’, Henrique Martins diz ter sido “apanhado de surpresa”.
Já no início deste ano, o agora ex-presidente dos SPMS, tinha manifestado a sua oposição à verba que o orçamento do Estado destinou para aquela entidade — 21,9 milhões de euros, valor inferior aos dois anos anteriores.
Henrique  Martins será substiuído por Luís Goes Pinheiro, antigo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa que saiu do governo em outubro de 2019.
Esta substituição surge numa altura em que se contam os primeiros casos da doença Covid-19 em Portugal. O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.
Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.
Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
Em Portugal, o Governo já publicou um despacho para garantir que os trabalhadores em quarentena por determinação de autoridade de saúde devido ao surto de Covid-19 vão receber integralmente o rendimento nos primeiros 14 dias, num regime “equiparado a doença com internamento hospitalar”.
Madremedia

Aspectos éticos da dádiva de sangue



Por muitos motivos a cadeia transfusional da dádiva até à transfusão, coloca vários aspectos éticos. O sangue é de origem humana é um recurso precioso com uma vida limitada depois de colhido. A gestão de dadores tem dupla responsabilidade moral, responsabilidade relativamente ao dador e aos receptores de produtos sanguíneos. Tal obriga, muitas vezes, a decidir conciliando interesses diferentes e ética.
As decisões políticas e de gestão de dadores são fundamentadas em quatro princípios éticos:

- Respeito pelos indivíduos e sua autonomia;
- Protecção dos direitos e bem estar individuais;
- Evitar exploração como parte do princípio mais geral do princípio de justiça distributiva;

- O PRINCÍPIO Hippocrático de primum non nocere ou ´primeiro, não fazer mal`.
Na gestão dos dadores, há a considerar alguns aspectos éticos que podem ser divididos em dois grupos:

CONSIDERAÇÕES comerciais: Há um longo e extenso debate relativamente à permissão de negócio com o sangue de alguém. Uma vez que os produtos sanguíneos provêm de dádivas não remuneradas, como evitar a exploração e garantir uma justiça distributiva se estes produtos entrarem numa cadeia comercial?

TRATAMENTO incorrecto e perspectivas dos dadores: O sangue é uma matéria sensível, e um tratamento incorrecto, real ou mal entendido, pode ter um forte impacto no público e dar origem a discussões públicas.
Esta secção aborda alguns aspectos éticos. São mencionadas algumas referências para informação e discussão adicional.

REMUNERAÇÃO OU NÃO?
Por todo o mundo, dar sangue, tecidos e mesmo órgãos representa, para muitos, uma dádiva sem preço, um “presente especial de vida”. Preferencialmente, esta dádiva é efectuada por puro altruísmo, apenas significando a ajuda a outros que necessitam de produtos sanguíneos, sem os quais poderiam morrer ou perder qualidade de vida.

PERIGO DA EXPLORAÇÃO: Tradicionalmente não “é feita” a venda de partes do corpo, como o sangue. Apesar dos riscos relacionados com a dádiva, a exploração pode facilmente emergir se parte do corpo entrar nos sistemas de mercado. É fundamental que os componentes doados sejam “propriedade comum”, significando que qualquer um pode recebe-los, se necessário, para melhorar a sua saúde. Deste ponto de vista, este acto humano único contra-indica qualquer negócio ou comercialização.

SANGUE COMO UMA COMODIDADE? Em contraste, há quem argumente que o sangue é uma comodidade tal como muitos outros produtos de cuidados de saúde, apesar de ter propriedades especiais e únicas.
Todos os indivíduos produzem sangue da mesma maneira; apenas as “condições de produção” variam e provocam algumas especificações, como o grupo sanguíneo. Deste ponto de vista, a comercialização surge como sendo lógica.

VENDER SANGUE? ALGUNS ARGUMENTAM: “As pessoas vendem o seu talento, experiência, serviços, criações, etc. etc., e o seu valor é determinado pelas leis do mercado. Assim, porque não vender o próprio sangue? Há algum risco envolvido na dádiva de sangue?

ECONOMIA. Curiosamente, entre todos os actores envolvidos na cadeia transfusional, os receptores, voluntários e dadores são os únicos que não fazem dinheiro com a dádiva.

RECEPTORES: Pode esperar-se que receptores de produtos sanguíneos (doentes ou “clientes”), possam eles próprios, de facto, pagar pelos produtos, o seu seguro ou de qualquer forma, dependendo do sistema de financiamento da saúde do país. O ganho do doente por este pagamento é uma esperança de vida extra ou uma melhor qualidade de vida.

VOLUNTÁRIOS: Por definição, os voluntários não aceitam pagamento. Todos aceitamos a sua escolha e aproveitamo-nos disso.

DADORES: isto deixa o dador como o único que quebra as regras económicas, em toda a cadeia transfusional. Isto funciona bem, desde que não haja falta de sangue. Todos os outros na cadeia transfusional, fazem dinheiro, e não raramente, para viver. Nestes incluem-se os seguintes grupos de pessoas:

- GESTÃO E PROFISSIONAIS DE UM SERVIÇO DE SANGUE;
- FORNECEDORES de equipamento, material descartável, e todo o outro material necessário para um serviço de sangue funcionar;

-PROFISSIONAIS DE SAÚDE, nomeadamente, médicos prescritores e os profissionais que estão envolvidos na administração dos produtos e nas actividades de suporte, como os laboratórios e na distribuição.
Provavelmente não há nada de errado com isto, desde que os princípios de mercado sejam socialmente aceites de acordo com o princípio da justiça distributiva. Subsequentemente, estes “actores pagos” da cadeia transfusional devem garantir os direitos individuais e o bem estar. Os profissionais pagos devem ter respeito por um conjunto de opiniões diferentes. Devem, por exemplo, não recusar a transfusão a alguém que não é (ou não foi) dador.
SANGUE é um bem de consumo comercializável? Tudo isto pode implicar que o sangue seja considerado como um bem de consumo comercializável. Contudo, do ponto de vista legal, esta questão foca o facto de o sangue poder ser ou não considerado como um bem de consumo, na realidade.

NA UNIÃO EUROPEIA, um bem de consumo é definido como: “produtos que podem ser avaliados em dinheiro, e que como tal, podem ser objecto de transacções comerciais. De acordo com algumas opiniões, a Comissão Europeia não exclui a possibilidade do sangue ser considerado um “bem de consumo”, pelas seguintes razões:

1.Embora os tratados internacionais proíbam os ganhos financeiros com o sangue, estes tratados não são vinculativos;
2.Na Comunidade Europeia, o sangue é sujeito a uma taxa normal.
A questão se o sangue é ou não um bem de consumo ainda não está decidida e poderá ser matéria para o Tribunal Europeu de Justiça. A porta da comercialização ainda não está fechada.

SEGURANÇA do receptor: Uma outra razão importante para não se pretender a comercialização do sangue é a segurança do receptor. É um facto provado que os dadores pagos com dinheiro têm um risco muito mais elevado de ter uma doença infecciosa transmissível por transfusão. Mas também outros tipos de pagamentos, incluindo vouchers ou bilhetes grátis e dispensa do trabalho pode implicar um risco acrescido. Uma razão plausível para este aumento do risco é o facto de o potencial dador poder inclinar-se a “esquecer” comportamentos de risco recentes ou problemas de saúde que podem interferir com a possibilidade de serem seleccionados como dadores.

DÁDIVA VOLUNTÁRIA. Possível coacção? Tal como estabelecido, por exemplo, no Código de Ética do ISBT, “a dádiva incluindo a dádiva de células hematopoiéticos para transplantação, deve, em todas as circunstâncias, ser voluntária e não remunerada, não devendo ser efectuada qualquer coacção sobre o dador”. Embora muitas pessoas e organizações, incluindo a OMS, concordem com os princípios acima enunciados, em muitos locais há coacção, como caso das chamadas coacções para reposição.

MOTIVAÇÃO do dador: Quando se pergunta aos dadores porque dão sangue, são referidas cinco motivos primários:

- ALTRUÍSMO: preocupação com os outros, ou, para benefício de alguém, com sacrifício do próprio;
- SOLIDARIEDADE: para a unidade como resultado de interesses, sentimentos ou simpatia comuns;
- CAPITAL SOCIAL: algumas pessoas dão sangue, outras dão dinheiro ou bens de consumo, e assim todos cumprem os seus deveres;
- RECIPROCIDADE: troca de dádivas de sangue com outros para benefício mútuo. “Eu dou sangue agora, porque quero ter se vier a necessitar”;
- INCENTIVOS: (´quid pro quo): Melhor auto-estima, pequenas lembranças de valor limitado, pagamento, compensação, rastreio de saúde ou outros que representam para o dador, um benefício.

Condensado por Joaquim Carlos

(In Manual de Gestão de Dadores, edição portuguesa, pag.s nº.s 270 a 273, autores: Wim de Kort, Ingrid Veldhuizen e Elze Wagenmans.



Barcelos | Os Direitos das Mulheres na Engenharia e na Gestão: para quando a Geração Igualdade?

6 de março de 2020 | 15 horas | Campus do IPCA

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No âmbito do Dia Internacional das Mulheres, promovido pelas Nações Unidas, em que tópico deste ano está subordinado ao tema “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituo Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) reúne-se à iniciativa e irá realizar no dia 6 de março uma mesa redonda intitulada: “Os Direitos das Mulheres na Engenharia e na Gestão: para quando a Geração Igualdade?”.

Conscientes da atual desigualdade de oportunidades e de direitos a vários níveis, torna-se necessário debater estratégias que contribuam para que a atual situação seja ultrapassada no mais curto espaço de tempo, tendo em consideração as questões organizacionais, tecnológicas, culturais e sociais, com principal enfoque na Engenharia e na Gestão.

O painel de convidadas são mulheres com funções de impacto relevante e estruturante na comunidade IPCA.

Convidadas
– Maria José Fernandes – Presidente do IPCA
– Armandina Saleiro – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
– Ângela Brandão – Curadora IPCA
– Sara Ferreira – ex-presidente da AAIPCA
– Ana Trigo – Representa WIEEE e docente convidada IPCA

Moderadora
– Mariana Carvalho, docente EST

Local do Evento
Auditório Engenheiro António Tavares, Escola Superior de Tecnologia

Campanha "Stop à Violência Doméstica"
A Associação Académica do IPCA (AAIPCA), em parceria com o IPCA, realizam uma ação de sensibilização para o Dia da Mulher.
"Stop à Violência Doméstica" é o mote da ação de sensibilização desta campanha que pretende sensibilizar para a denúncia de casos de violência que conheçam.
A AAIPCA vai distribuir flores a todas as mulheres do IPCA, tanto no Campus como nos Polos em Guimarães e Vila Nova de Famalicão, com um cartão onde se pode ler: "Neste Dia da Mulher, lembra-te que uma flor não é símbolo de desculpa". Durante a distribuição, os estudantes, e membros da AAIPCA, vestem uma t-shirt com a mensagem "Stop à Violência Doméstica".

Ana Teixeira


Exposição "M" e conversa com Maria João Ruela e Lurdes Breu

Estarreja celebra o Dia Internacional da Mulher
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A Fundação Solheiro Madureira alia-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher com a exposição de fotografia "M", da autoria de Abel Cunha. A inauguração acontece esta sexta-feira, dia 6 de março, pelas 17h00, no Edifício dos Paços de Concelho de Estarreja.

Esta exposição é uma homenagem às Mulheres da região, umas reconhecidas publicamente pelo seu trabalho em várias áreas como a educação, a política ou a saúde, e outras que de forma anónima ajudam ou ajudaram diariamente no crescimento e formação das nossas comunidades. A exposição estará patente até ao dia 6 de abril.

Também na sexta-feira, após a abertura da exposição, decorrerá na Casa Museu Marieta Solheiro Madureira, pelas 18h00, uma Conversa com Maria João Ruela, um dos rostos da SIC como jornalista antes de se tornar Assessora para os Assuntos Sociais do Presidente da República, e Maria de Lurdes Breu, primeira Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na era pós 25 de Abril, eleita em 1976 e que ocupou a presidência em Estarreja, durante cinco mandatos, até 1993.

As comemorações do Dia da Mulher, promovidas pela Fundação Solheiro Madureira, passam também pela Murtosa. No sábado, 7 de março, no Edifício dos Paços de Concelho da Murtosa, pelas 15h00, decorrerá a inauguração da mesma exposição "M", e o Museu Municipal da COMUR acolherá a conferência “A Mulher em Portugal: conquistas, mudanças, futuro”, com a ex-eurodeputada e antiga deputada a estarrejense Regina Bastos.

Carla Miranda

Reguengos de Monsaraz | Cumeada recebe primeiro Festival da Silarca e do Cogumelo



O primeiro Festival da Silarca e do Cogumelo vai decorrer nos dias 7 e 8 de março no Centro Cultural Cumeadense, em Cumeada, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. Durante o evento haverá produtos regionais e tasquinhas com pratos confecionados com silarcas e cogumelos.

O programa inicia-se no sábado, pelas 9h, com um passeio micológico. A cerimónia de abertura do Festival da Silarca e do Cogumelo realiza-se às 12h com a atuação do Grupo de Acordeões da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Canaviais, pelas 15h30 sobe ao palco o Grupo En’Canta Modas e às 16h decorre um showcooking com Mafalda Gonçalves.

Segue-se às 18h a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois vai cantar Pedro Mestre. Durante a noite, pelas 21h, decorre o concerto com Rafa e Beltran, e a partir das 22h haverá um baile com Artur Barroso.

No domingo, dia 8 de março, o Festival da Silarca e do Cogumelo recebe às 14h o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e pelas 15h o workshop Shiibox sobre produção de cogumelos. Às 16h cantam os Al-Canti, uma hora depois sobe ao palco o Grupo Instrumental Brisas do Alentejo e pelas 18h o Grupo instrumental Os Lírios do Campo. A partir das 21h, a fechar o evento, haverá um baile com o Duo Ritmus.

O Festival da Silarca e do Cogumelo é organizado pela União de Freguesias de Campo e Campinho com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Com atividades de informação e sensibilização, Cantanhede assinala Dia Internacional da Proteção Civil


O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Cantanhede tem vindo a promover durante esta semana várias atividades para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março). Trata-se de um programa de sensibilização que está a ser desenvolvido nos estabelecimentos de ensino, no âmbito do qual os alunos da EB 2,3 Cantanhede, escola sede do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, vão participar amanhã, 6 de março, numa sessão de informação e esclarecimento sobre o novo coronavírus, intitulado COVID-19, que foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. 

A iniciativa será dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e tem por objetivo dar a conhecer as medidas de prevenção e comportamentos de autoproteção que devem ser observados em ambiente escolar, de forma a minimizar a disseminação da epidemia. 

Hoje, 5 de março, as crianças que frequentam a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Tocha tiveram oportunidade de participar nessa ação de Aprender a Socorrer e numa outra sobre segurança rodoviária, neste caso acompanhando uma operação stop realizada pelo Núcleo Escola Segura Guarda Nacional Republicana, durante a qual foram mobilizados para a adoção de atitudes e comportamentos de prevenção na estrada, ao mesmo tempo que se procedeu à sensibilização dos automobilistas para respeitarem as normas de uma condução segura. 

Já ontem, 4 de março, houve uma ação de carácter diferente na EB 2,3 / Secundária "João Garcia Bacelar", do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da Tocha, cujos alunos do 5.º e 7.º anos da escola estiveram a Aprender a Socorrer numa atividade dinamizada pela Equipa de Intervenção Permanente EIP dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, tendo em vista generalizar o conhecimento do modo como funciona o Número Europeu de Emergência 112 e os princípios básicos do socorrismo. 

As atividades organizadas para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil têm por objetivo proporcionar à população escolar, os conhecimentos e competências necessárias no âmbito da segurança, recorrendo para tal a intervenções de natureza teórica em interligação com atividades pedagógicas a nível prático. 

O programa contempla ainda outra sessão sobre o novo coronavírus (COVID-19), desta feita no âmbito do projeto Tardes Comunitárias e aberta à participação de toda a comunidade. Será no próximo dia 18 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal e contará com a participação da Delegada de Saúde de Cantanhede. 

A educação para a prevenção e autoproteção faz parte das orientações seguidas pelo Município de Cantanhede em matéria de proteção civil, visando a consolidação de uma cultura municipal de segurança e prevenção, através da realização de ações de informação, formação e sensibilização neste domínio.

Domingo, 8 de Março, Volta ao Concelho de Cantanhede em ciclismo leva pelotão a todas as freguesias


No próximo domingo, 8 de março, realiza-se a segunda edição da Volta ao Concelho de Cantanhede em ciclismo (cadetes), cujo trajeto abrange todas as freguesias e que tem ainda como aliciante, da parte da manhã, o 1.º Encontro de Escolas de Ciclismo de Estrada.

O prato forte deste grande evento desportivo será servido a partir das 15h00 com a partida da prova de cadetes masculinos em Ançã, no Terreiro do Paço. Constituído por 114 ciclistas, entre os quais alguns das maiores promessas nacionais da modalidade, o pelotão começa aí um percurso de 80 quilómetros, com passagem por Portunhos e Outil, Cadima, Tocha (meta volante às 15h40, frente à Coopera Agrícola), São Caetano, Corticeiro de Cima, Vilamar, Febres, Covões (meta volanta às 16h20 frente à Igreja Paroquial) e Camarneira.
A corrida prossegue depois por Fonte Errada e Montinho em direção a Bolho, seguindo-se passagem por Sepins, Murtede (há uma meta volante frente ao Restaurante Cabana do Pastor, no Carvalho), Cordinhã e Ourentã, estando a chegada à meta em Cantanhede prevista para as 17h10 em frente ao tribunal. 

Em competição vão estar 15 equipas que disputam a Prova de Abertura Cadetes, havendo três metas volantes na prova, uma localizada em frente à Cooperativa Agrícola da Tocha (15h40), outra em frente à Igreja Matriz de Covões (16h20), e outra ainda junto ao restaurante Cabana do Pastor (16h55), no Carvalho, além de um prémio de montanha, no alto de Sepins (16h40).

A Volta ao Concelho de Cantanhede em ciclismo é organizada pelo Clube União Vilanovense, com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, da Federação Portuguesa de Ciclismo e de juntas e uniões de freguesia do município.

Também no dia 8 de março, da parte da manhã, a anteceder a competição principal, decorre em Cantanhede o Encontro de Escolas de Ciclismo de Estrada, iniciativa que contempla a realização de provas com mais de 130 jovens ciclistas de idades compreendidas entre 6 os 14 anos. Várias equipas de benjamins, infantis, iniciados e juvenis vão disputar corridas dos respetivos escalões num circuito fechado de cerca de 1,3 quilómetros em torno do Largo da Feira Quinzenal de Cantanhede.

Aveiro | Reunião de Câmara – 05 de março de 2020


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Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 05 de março de 2020.
  1. Abertura do concurso público para construção do Ecocentro Municipal
O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e autorizar a abertura do concurso público para a construção do Ecocentro Municipal de Aveiro, a construir na Área de Atividades Económicas Aveiro Norte – Zona Industrial de Taboeira, junto aos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Aveiro e ao futuro Pólo do Canil Intermunicipal, com o valor base de 581.701,77€ (+ IVA).
O Ecocentro Municipal servirá para receber contentores de grandes dimensões, destinados a acolher, separadamente, materiais diversos, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.
Está é uma obra que vai capacitar o Município com um importante Equipamento que vai dar um relevante contributo para continuarmos a crescer na qualidade da gestão dos resíduos urbanos, nomeadamente no que respeita à recolha seletiva e à reciclagem, com a fundamental participação dos Cidadãos.
O projeto de execução do Ecocentro foi realizado pela empresa Noutel & Sá Marques, Lda., pelo valor de 16.400€ (+IVA).
  1. Permuta de terrenos para construção de nova rotunda no “Túnel de Esgueira”
O Executivo Municipal deliberou autorizar a permuta de terrenos entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e António Bóia e Irmãos, no valor de 526.826,60€, que vai permitir, de acordo com o previsto no Plano de Ação para a Regeneração Urbana do PEDUCA / Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, a construção de uma nova rotunda a nascente do “Túnel de Esgueira”, na Rua de Viseu, visando melhorar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira e à Avenida Vasco Branco.
Para a viabilização da permuta, a CMA concordou em ceder duas parcelas de terreno na zona em causa, com a área global de 847 m2, a que corresponde o valor de total de 201.748,50€ e uma quantia adicional de 325.078,10€.
Por seu lado, a família Bóia cede 3.026m2 do seu terreno com a área total de 3.557m2, localizado nessa mesma zona de Esgueira, avaliado nos respetivos 526.826,60€, para a construção da nova rotunda.
Esta é a solução de uma velha pendência na Cidade de Aveiro, que surge como culminar de um processo de negociação muito aturado e demorado que realizámos nos últimos três anos, e que saudamos com um agradecimento público a todos os envolvidos.

Obra em fase de projeto
A construção desta rotunda faz parte da empreitada que vai trazer também uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira” e a requalificação urbana do Túnel, e que se encontra neste momento em fase de elaboração de projeto.
A empreitada que vamos realizar após a conclusão do projeto e do necessário concurso público, vai cuidar adicionalmente da requalificação do Túnel, da resolução dos principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, ciclável, viária e de estacionamento. Está ainda prevista a recuperação dos elementos de arte urbana nas paredes do viaduto.
  1. Aprovada Declaração Ambiental do PDM de Aveiro
Depois da entrada em vigor da 1.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) no dia 10 de dezembro 2019, compete à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) – entidade responsável pela sua elaboração – enviar a respetiva Declaração Ambiental à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e às entidades com responsabilidades ambientais específicas.
Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a Declaração Ambiental da 1.ª Revisão do PDM de Aveiro, que tem em consideração os pareceres das 32 entidades consultadas e o resultado da consulta pública aos cidadãos, para proceder ao seu envio formal.
A Declaração Ambiental tem como objetivo informar o público e as entidades com responsabilidades ambientais específicas, da forma como são retratadas e adotadas as medidas ambientais na proposta do Plano e o controlo do respetivo cumprimento por parte da CMA.
No âmbito da Revisão do PDM de Aveiro as entidades com responsabilidades ambientais específicas são, respetivamente a APA e o seu serviço descentralizado (ex-ARH Centro), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, a Administração Regional de Saúde do Centro – ARS e os Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro e Vagos.
  1. Aveiro em fundo europeu para a cooperação cultural
No âmbito do desenvolvimento da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e de acordo com o divulgado em Nota de Imprensa do dia 27 de janeiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar a adesão da Câmara Municipal de Aveiro à rede Culture Next e a sua integração num fundo de cooperação transnacional dirigido por esta mesma rede, que visa a promoção da inovação cultural e social, sendo criado através de uma comparticipação anual das cidades aderentes. O valor desta primeira fase é de 2.000€, correspondente à fase piloto do projeto.
A rede Culture Next é um grupo de Municípios que reúne atuais e antigas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura. Trata-se de uma rede criada numa lógica de cidades para cidades, tendo na partilha e cooperação entre parceiros uma forma de atingir objetivos e visões comuns. A terceira reunião desta rede realizou-se em Aveiro nos dias 1 e 2 de outubro de 2018.

5. “Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Região de Aveiro para análise do novo Governo – Janeiro 2020”
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do “Relatório de Assuntos de Relevante Interessa para a Região de Aveiro para análise do novo Governo – Janeiro de 2020”, aprovado no Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, do dia 20 de janeiro.
O referido Relatório foi enviado formalmente, nos últimos dias do mês de janeiro, ao Primeiro-Ministro, a vários Ministros do atual Governo, ao Secretário de Estado da Descentralização e das Autarquias Locais e à Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro / CCDR Centro, solicitando reuniões de trabalho para o seu tratamento.
  1. Alteração das datas das Reuniões de Câmara de março e abril
Considerando que no dia 19 de março ocorre em Bruxelas a reunião de encerramento do Projeto Clair City, com a participação dos Presidentes das Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal das Região de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração da data Reunião de Câmara privada do mês de março.
Assim, a segunda Reunião prevista para o dia 19 de março será realizada na sexta-feira, dia 20 de março, pelas 15h30, mantendo o seu caráter privado.
O Executivo Municipal deliberou ainda aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de abril, tendo em conta a realização nos Paços do Concelho de um Reunião extraordinária para apreciação e votação do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas 2019, no dia 31 de março, pelas 10h00 e com caráter público.
Desta forma, as Reuniões que previstas acontecer a 02 e 16 de abril, serão realizadas nos dias 09 e 23 de abril, mantendo-se a hora normal (15h30) e o caráter público da primeira e privado da segunda.


Aveiro | CONTRATOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COM AS JUNTAS DE FREGUESIA


Valores e tipologias das obras 
A Câmara Municipal de Aveiro divulga os valores e tipologias das obras correspondentes aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e cada uma das 10 Juntas de Freguesia para o ano de 2020. 
Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai transferir para as Juntas de Freguesia uma verba total de 2.100.000€. 
A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia 8 de cada mês. 
Apresenta-se de seguida e por Junta de Freguesia, a distribuição das verbas definidas nos Contratos e tipologias das obras correspondentes:

Freguesia de Aradas
  • Limpeza de valas e valetas - 36.000,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes - 40.000,00 €;
  • Limpeza de bermas, passeios e pequenas reparações/construção de passeios – 43.560,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 2.500,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.200,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 1.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 1.000,00 €;
  • Armazém da Junta de Freguesia (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos de 2017 a 2019) – 62.500,00 €;
Freguesia de Cacia
  • Limpeza de valas e valetas – 46.750,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 27.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 54.520,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 30.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.200,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 2.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 1.000,00 €;
  • Requalificação da Casa Conselheiro Nunes da Silva (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos de 2017 a 2019) – 60.000,00 €;
  • Polidesportivo da Quinta do Loureiro (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 17.500,00€;
  • Reconstrução e construção de caminhos interiores e muros no Cemitério de Cacia – 25.580,96€
Freguesia de Eixo e Eirol
  • Limpeza de valas e valetas – 36.000,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 15.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 55.040,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 24.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 2.400,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 3.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 2.000,00 €;
  • Ampliação do Cemitério de Eixo – 70.000,00€
Freguesia de Esgueira
  • Limpeza de valas e valetas – 45.750,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 50.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 61.040,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 10.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 4.200,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, Fontanários e Tanques – 1.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 2.000,00 €;
  • Construção da Capela Mortuária de Esgueira (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 49.218,95€;
  • Polidesportivo da Bela Vista – 17.500,00€;
  • Parque Infantil de Taboeira – 15.000,00€.
Freguesia Glória e Vera Cruz
  • Limpeza de valas e valetas – 16.500,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 9.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 31.040,00 €;
  • Qualificação e/ou gestão de sanitários públicos – 30.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 4.200,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 3.000,00€;
  • Fontes, fontanários e tanques – 500,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 4.000,00 €;
  • Execução de enrocamento da Ribeira de Vilar – 11.270,00 €;
  • Requalificação do Polidesportivo de Vilar – 17.500,00€.
Freguesia de Oliveirinha
  • Limpeza de valas e valetas – 27.500,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 9.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 26.080,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 18.750,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.200,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, Fontanários e Tanques – 3.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 2.000,00 €;
  • Nova Casa Mortuária no Cemitério de Oliveirinha – 30.000,00 €;
  • Construção do Armazém da Junta de Freguesia – 50.000,00€;
  • Parque Infantil das Quintãs – 20.000,00€.
Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
  • Limpeza de valas e valetas – 62.000,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 17.500,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 59.120,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 35.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.800,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 7.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 3.000,00 €;
  • Requalificação do parque de merendas de Mamodeiro (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos de 2017 a 2019) – 20.000,00 €;
  • Construção de parque de estacionamento junto ao cemitério do Viso – 15.000,00 €;
  • Requalificação do Polidesportivo de Nariz – 17.500,00 €;
  • Largo das Festas de Requeixo – 28.446,26€;
  • Construção do Salão de eventos de Nariz – 40.000,00€;
  • Requalificação do Polidesportivo de Nossa Senhora de Fátima – 17.500,00€
Freguesia de Santa Joana
  • Limpeza de valas e valetas - 30.000,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 45.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 42.600,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 5.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 3.600,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 1.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 2.000,00 €;
  • Armazém da Junta de Freguesia (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 85.000,00€;
  • Parque Infantil e Geriátrico de Santa Joana – 30.000,00€;
  • Adaptação da função do Edifício da Junta de Freguesia a Biblioteca – 10.000,00 €.
Freguesia de São Bernardo
  • Limpeza e desobstrução de valas e valetas – 27.500,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 36.000,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 30.040,00 €;
  • Qualificação de caminhos rurais – 2.500,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.800,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 500,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 1.000,00 €;
  • Execução do Parque da Quinta do Peixinho (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 19.960,00 €;
  • Requalificação da Fonte dos Amores – 21.273,83€.
Freguesia de São Jacinto
  • Limpeza de valas e valetas – 20.000,00 €;
  • Manutenção de jardins e espaços verdes – 17.500,00 €;
  • Limpeza de bermas e passeios e pequenas reparações de passeios – 23.560,00 €;
  • Qualificação e/ou gestão de sanitários públicos – 8.000,00 €;
  • Limpeza anual do areal da praia - 6.000,00 €;
  • Manutenção de parques infantis – 1.800,00 €;
  • Manutenção/colocação de placas toponímicas – 2.000,00 €;
  • Fontes, fontanários e tanques – 1.000,00 €;
  • Manutenção de polidesportivos – 2.000,00 €;
  • Projeto do Complexo Desportivo de São Jacinto )em continuidade da cooperação estabelecida nos anos 2017 a 2019) – 2.500,00 €;
  • Capela Mortuária – 30.000,00€;
  • Qualificação do Circuito de Manutenção – 20.000,00€.