terça-feira, 24 de março de 2020

CÂMARA DA COVILHÃ REUNE COM IPSS DO CONCELHO

Realizou-se hoje, dia 25 de março, no Auditório Municipal, uma reunião de trabalho que juntou a Câmara Municipal da Covilhã, o Serviço Municipal de Proteção Civil e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com a valência de Lar no concelho. A resposta municipal à crise provocada pela pandemia de COVID-19 e a urgente proteção do grupo de risco composto pelos cidadãos de mais idade foram os temas únicos da ordem de trabalhos. 

O Presidente do Município, Vítor Pereira, acompanhado pela Vereadora Regina Gouveia e pelo Vereador Jorge Afonso Gomes, manifestou total disponibilidade para ajudar a fazer face às dificuldades que as IPSS atravessam, tendo em conta a especial preocupação com a saúde dos trabalhadores que cuidam dos nossos idosos. 
Tendo em conta esta realidade, Vítor Pereira apresentou aos representantes das IPSS presentes na reunião um conjunto de medidas concretas: 

-Equipamento de proteção individual (EPI) - a Câmara Municipal entregará às IPSS, para cada um dos trabalhadores dos lares, centros de dia e instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco do Concelho, uma viseira, máscaras e aventais descartáveis, já nos próximos dias (dependentes da capacidade de produção dos respetivos fabricantes); 

-Higienização periódica de espaços – os serviços camarários estão a assegurar a higienização periódica das áreas circundantes das instituições, diretamente ou por intermédio das Juntas de Freguesia, às quais é disponibilizado o desinfetante adequado e suficiente para o efeito. No que diz respeito à desinfeção interior, sendo da responsabilidade da Segurança Social, foi sugerido aos responsáveis dos lares o recurso ao Centro Distrital da Segurança Social, a fim de obterem apoio técnico e financeiro à execução de um plano de desinfeção; 

-Transporte de doentes – para responder às dificuldades existentes no transporte de utentes dos lares para o Hospital e deste para os lares, a Autarquia acordou com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã que os custos dos referidos transportes efetuados pelos Bombeiros serão suportados na proporção de 34% pelo Município da Covilhã, 33% pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e 33% pela família do utente. Este apoio terá a duração de dois meses, com início no dia 1 de abril, e será prorrogado caso seja necessário. 

-Apoio financeiro - a Câmara fará a transferência de um apoio correspondente a 50% do valor da fatura mensal de água, resíduos e saneamento a todas as entidades sem fins lucrativos que asseguram valências de lar, centro de dia e/ou acolhimento de crianças e jovens em risco, com contrato de fornecimento daqueles serviços, até ao montante máximo de 1.000,00€ (mil euros). Este apoio incidirá sobre as faturas dos meses de março e abril deste ano, mediante apresentação das mesmas, e será prorrogado por sucessivos períodos de um mês, enquanto se verificarem as razões e circunstâncias que determinaram a sua atribuição. As instituições privadas beneficiarão do pagamento fracionado, nos termos previstos nas medidas de apoio às empresas já apresentadas. 

O Presidente da Câmara afirmou que dará conhecimento ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social da situação das IPSS do Concelho e de outras preocupações partilhadas nesta reunião. 

Vítor Pereira aproveitou a ocasião para agradecer “a todos os que dão e continuarão a dar o seu melhor na defesa dos que mais necessitam de apoio e proteção, neste contexto de grave crise”. Para o Autarca, o momento atual “exige que sejamos pragmáticos, decididos, e avancemos confiantes na defesa da saúde pública, assumindo as nossas responsabilidades quanto à proteção de todos os habitantes do concelho da Serpa Covilhã, com especial atenção aos que integram os grupos de risco”.

Serpa | Aulas chegam ao Emirados Árabes Unidos - Musibéria com aulas on-line

O Musibéria, projeto promovido pela Câmara Municipal de Serpa, está a reinventar-se, à semelhança de muitas outras entidades, e, desde o início da semana, que está a promover aulas on-line. 

Piano e violino são as disciplinas disponíveis, sendo que em breve o Musibéria disponibilizará aulas virtuais de dança. 

Este trabalho já ultrapassou fonteiras. Num momento de confinamento, em que as atividades letivas estão suspensas um pouco por todo o mundo, um aluno que reside em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) já solicitou a sua participação neste projeto. 

Os interessados podem contactar com o Centro Musibéria pelo e-mail musiberia.serpa@gmail.com, que disponibilizará mais informação.

Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar o Campo de Futebol Municipal


O Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar o Campo de Futebol Municipal com o arrelvamento do campo de jogos e a colocação de iluminação com tecnologia led. O concurso público já foi publicado no Diário da República e tem o preço base de 279 mil euros.

O Campo de Futebol Municipal, atualmente em terra batida, vai ter relva sintética de última geração e ficará preparado para poder receber uma pista de atletismo. A área de jogo vai ficar com 103 metros de comprimento por 69 metros de largura e o seu sistema de rega vai receber a água de um depósito subterrâneo com capacidade para 15 mil litros.

A iluminação do campo de futebol será composta por quatro torres de 16 metros de altura com dois projetores cada uma, módulo de controlo eletrónico incorporado, refletor interno multifacetado e tecnologia led de última geração associada a um refletor e difusor de alta definição que permite uma reflexão precisa do led, direcionando a totalidade da iluminação para o espaço a iluminar sem encandeamento.

A autarquia pretende que a população usufrua desta infraestrutura com as melhores condições para a prática desportiva e que possa ser utilizada pelas instituições sociais do concelho, jardins-de-infância, escolas básicas e secundárias, centros de ocupação sénior, clubes e associações. O Campo de Futebol Municipal localiza-se na zona desportiva da cidade, junto ao Complexo de Piscinas Municipais Victor Martelo, aos courts de ténis e ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, entre outras infraestruturas desportivas.


Covid-19: Reservas de sangue entraram "em nível amarelo”

As dádivas de sangue estão a ser afetadas pelo Covid-19 e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) emitiu um alerta, relatando a redução do número de dadores, pelo que as reservas “entraram em nível amarelo”. Nazaré e Alcobaça têm colheitas previstas.
O IPST apela à população que faça dádivas num dos postos fixos de recolha: na sede, em Coimbra, em Coimbra (São Martinho do Bispo) e no Porto.
Em alternativa, a nível regional, no dia 5 de abril, haverá colheita em Valado dos Frades, na sede da Associação de Dadores, enquanto a congénere de Alcobaça tem ações de recolha previstas para 18 e 19 de abril.
Na recolha que decorreu este fim de semana em Turquel, a Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça registou metade da afluência habitual, com 37 colheitas, quando os números costumam chegar aos 80 dadores. Em Alcobaça, onde se realizou também uma ação este fim de semana, registaram-se 37 colheitas, menos 13 do que a média antes da pandemia Covid-19.
Apesar de a necessidade de sangue ser prioritária, quem reside “em regiões de quarentena com um número de infeções elevado”, não deverá entrar no espaço de colheita, pede o instituto, que lembra que “é possível que um dador infetado e assintomático, pré-sintomático ou com sintomas muito leves, ao visitar um posto de recolha coloque em risco os profissionais de saúde e outros dadores”. Por outro lado, quem tenha estado em contacto com um possível infetado com Covid-19 deverá aguardar 28 dias até fazer a dádiva.
“A equipa de profissionais de saúde e um elemento da direção vão estar no local com fatos de proteção”, explicou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça, Rui Santos. A triagem é efetuada com recurso à medição da temperatura corporal e a um questionário e validada pelo médico presente no local.
Já Emídio Silva, dos Dadores de Valado dos Frades e Nazaré, sabe que “todas as medidas preventivas serão acauteladas” pela equipa do IPST. “As pessoas saudáveis podem dar sangue”, apela o presidente da organização, que diz que tem mantido contacto com dadores que já lhe manifestaram receios quanto às dádivas face à pandemia.
Fonte:regiaodecister
Em Aveiro as pessoa interessadas em aderir à dádiva de sangue podem comparecer nas datas e horários constantes no cartaz, como ainda aceder ao site http://www.adasca.pt/ . Se tiver dúvidas contate-nos.

Sobe para 2362 o número de casos confirmados em Portugal. Há já 30 óbitos. País vai entrar fase de mitigação

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SAPO
Portugal regista 2362 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus. Há ainda 30 mortes a assinalar e 22 recuperações, assim como a entrada do sistema de saúde português em fase de mitigação no dia 26 de março, próxima quinta-feira.
Segundo o boletim da DGS, o total de casos suspeitos (registados desde o início do ano) subiu para 2362 e o total de casos não confirmados é de 11329. Há 1783 pessoas a aguardar resultado laboratorial.
Estes valores significam um aumento de 15%, somando-se mais 302 casos desde ontem, 23 de março.
Foram também registados mais sete mortos, avolumando o número de casos mortais para 30. A informação inicialmente dada pelo secretário de Estado da Saúde em conferência de imprensa a partir da sede da Direção-Geral da Saúde, entretanto corrigida pelo boletim, referiu-se a 29 casos.
O número de recuperações também aumentou para 22, somando-se mais oito casos de doentes que recuperaram da Covid-19. Quanto ao número de internamentos, de acordo com a DGS, mantém-se 203 pessoas internadas, 48 das quais em cuidados intensivos.
Neste momento há 11842 casos a serem acompanhados com contactos de vigilância pelas autoridades.
A região Norte é a que regista mais casos, com 1130 casos confirmados, havendo também registo de nove óbitos e três recuperações. Segue-se a de Lisboa e Vale do Tejo com 852 casos, havendo oito óbitos registados e 11 recuperações.
A região Centro regista a maior mortandade, com 11 óbitos em 293 casos e oito recuperações. O Algarve tem 46 casos (um óbito) e o Alentejo tem seis casos.
Segundo o boletim, as regiões autónomas, os Açores têm 12 casos e registam o seu primeiro óbito. A Madeira tem 11 casos confirmados e num caso mortal. No entanto, a Autoridade de Saúde Regional dos Açores anunciou que o número de casos confirmados na região é de 17.
Há ainda a registar 11 casos de infeção no estrangeiro.
Entre os casos importados o registo é de 1 de Alemanha/Áustria (em investigação), 2 da Alemanha, 4 da Áustria, 2 de Andorra, 1 da Bélgica, 5 do Brasil, 1 da Dinamarca, 1 do Egipto, 3 dos Emirados Árabes Unidos, 44 de Espanha, 26 de França, 20 de Itália, 3 da Índia, 1 do Irão, 6 dos Países Baixos, 11 do Reino Unido e 11 da Suíça.
Se considerarmos as faixas etárias, há 24 casos até aos nove anos de idade, 65 casos entre os 10 e 19 anos, 278 casos entre os 20 e os 29 anos, 394 casos entre os 30 e 39 anos, 448 casos entre os 40 e os 49 anos, 423 casos entre os 50 e os 59 anos, 348 casos entre os 60 e os 69 anos, 214 casos entre os 70 e os 79 anos e 168 casos em pessoas com mais de 80 anos.
Ao todo, existem 1133 casos confirmados em pessoas do sexo masculino e 1229 casos em pessoas do sexo feminino.
"Foi ontem publicada a norma 4 de 2020, que altera o paradigma de abordagem do doente com suspeita ou infeção por Covid-19. Trata-se da preparação do sistema de saúde para uma nova fase, a fase de mitigação e que produzirá efeitos a partir das zero horas do dia 26 de março", anunciou Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde.
O governante indicou que a norma "preconizará uma abordagem que implicará a criação de, pelo menos, uma área dedicada à Covid-19 em cada agrupamento dos centros de saúde".
Ao invés do que ocorreu nos últimos dias, a divulgação dos números não se fez primeiramente através de boletim enviado pela Direção-Geral da Saúde, situação pela qual o secretário de Estado da Saúde pediu desculpa e justificou o atraso com a sua reformulação.
Fonte: MadreMedia

Silves | Em articulação com as juntas e uniões de freguesia do concelho

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ INÍCIO À HIGIENIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
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A Câmara Municipal de Silves informa que a partir de hoje, dia 24 de março, em articulação com as juntas de freguesia e uniões de freguesia do concelho, irão decorrer, de forma faseada e gradual, diversas ações de higienização de espaços públicos considerados prioritários, como acessos a supermercados e farmácias, bancos públicos, parques infantis, multibancos e acesso a cemitérios.
Apesar de limitados em termos de recursos, este trabalho será efetuado em simultâneo em todas as freguesias, por duas viaturas e uma equipa de dois operacionais que irão higienizar os locais mencionados anteriormente e de um trator com barra de pulverização que irá ser direcionado para os locais de maior afluência e passagem de pessoas, como o passeio vermelho da zona ribeirinha em Silves e a frente mar em Armação de Pêra.
A higienização será efetuada durante a noite, ao longo de vários dias, e os produtos utilizados são seguros para a circulação de pessoas e de animais de companhia.
Adicionalmente, importa salientar que a autarquia tem vindo a intensificar a higienização de contentores e zonas adjacentes em todas as localidades do concelho, por forma a manter limpos locais que por força das circunstâncias terão maior utilização.
O Município agradece a colaboração de todos, nomeadamente no respeito pelos horários de deposição de RSU, no adequado acondicionamento dos sacos de lixo e na sua correta deposição nos caixotes e moloks. Juntos vamos contribuir para a manutenção da saúde pública, mantendo o concelho limpo!

Serpa | Em colaboração com Junta e Uniões de Freguesia e agricultores locais


Desinfeções em todo o concelho
A Câmara Municipal de Serpa informa que, em colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e ainda contando com o apoio de vários agricultores do concelho que se disponibilizaram para ajudar (e a quem agradecemos), estamos preparados para dar início às desinfeções em locais públicos do concelho.
Durante os últimos dias foram reunidas todas as condições para que, assim que a autoridade avance com uma data específica, se façam as desinfeções.
A desinfeção está programada para todo o concelho, sendo que, inicialmente será feita em locais que, pela sua natureza, há maior concentração de pessoas, nomeadamente serviços essenciais que estão ao serviço do público e locais de deposição de resíduos urbanos.
A data concreta será anunciada em breve, sendo consensual que a desinfeção seja feita ao anoitecer.
De referir ainda que este trabalho de desinfeção será acompanhado e articulado com as autoridades de saúde e a Proteção Civil.



Aveiro | BOLETIM MUNICIPAL de MARÇO


Já se encontra disponível on-line a edição de março do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses, com um espaço especial dedicado ao Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.


Esta edição será unicamente disponibilizada em formato digital, sem distribuição física por todo o Município, sendo esta mais uma medida da CMA de combate ao risco de contágio e propagação da Pandemia Covid-19 / Coronavírus.
Consulte a publicação nos links:

IASSINADOS PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO
COM OS BOMBEIROS
Os Protocolos entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e os Bombeiros Novos de Aveiro e os Bombeiros Velhos de Aveiro para o ano de 2020 – aprovados na última Reunião do Executivo Municipal (20 de março) – foram ontem assinados, sem a normal Cerimónia Pública, tendo em conta os constrangimentos causados pelo combate à Pandemia do Covid-19 / Coronavírus.
Com o valor global de apoio de 348.000€ e na sequência do protocolado, será hoje mesmo transferida a primeira tranche para cada uma das duas Associações Humanitárias de Bombeiros do Município.
O Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, vai permitir o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2020, no valor global de 182.104,83 € (inclui financiamento à delegação de São Jacinto).
Por seu turno, o Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, significa o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2020, no valor global de 165.895,17€.
A sustentabilidade e garantia da prestação do socorro às Populações é assumida como muito importante pela CMA, assumindo o apoio a instituições relevantes para essa missão, como os Bombeiros Novos de Aveiro e os Bombeiros Velhos de Aveiro, contribuindo desta forma para a melhoria da prevenção e diminuição dos riscos resultantes de sinistros, calamidades ou catástrofes.
É por isso uma importante opção política da CMA cooperar na prossecução do interesse público subjacente a toda a atividade municipal e em estreita articulação com as demais entidades com atribuições nessa área, nas operações de socorro e assistência à população em geral, financiando a CMA os Bombeiros em operações muito importantes como são a gestão operacional da Proteção Civil 24 horas por dia, e o reforço de efetivos das equipas de intervenção permanente.

Município de Cantanhede abre período de candidaturas às bolsas de estudo para alunos do ensino superior



Decorre até ao próximo dia 30 de abril o período de candidaturas às bolsas de estudo que o Município de Cantanhede atribui anualmente aos estudantes do concelho que frequentam o ensino superior. 

Nos termos do regulamento municipal em vigor, serão 12 os alunos desse grau de ensino a beneficiar de um subsídio constituído por prestações pecuniárias de 150 euros, durante o período de dez meses, comparticipação social que tem como objectivo ajudar os agregados familiares com menores recursos a fazer face às despesas com a educação dos seus filhos. 

Como medida cautelar até que as autoridades de saúde declarem diminuição significativa dos riscos de contágio de COVID-19 em Portugal, a autarquia cantanhedense recomenda aos interessados que formalizem a candidatura enviando para o email bolsasdeestudo@cm-cantanhede.pt o requerimento que se encontra disponível em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=4&AID=13&MIID=469&n=469 e o boletim de candidatura (https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=4&ID=424). 

Além do requerimento, deverão ser remetidos aos serviços diversos documentos (em formato PDF ou JPEG) comprovativos de que a situação socioeconómica dos candidatos justifica a atribuição de uma bolsa de estudo, designadamente cópias do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e do Cartão de Identificação Fiscal, bem como certidão de matrícula e plano de estudos do curso que frequenta, comprovativo de aproveitamento escolar no ano lectivo imediatamente anterior e declaração sobre a existência, ou não, de outras bolsas de estudo, que, a existirem, devem ser mencionadas com o respetivo valor. 

São também exigidos um atestado de residência no concelho de Cantanhede emitido pela junta de freguesia onde vive o agregado familiar, no qual tem de constar o número de elementos que o compõem, a declaração de IRS relativa ao ano anterior, com a respetiva nota de liquidação, e os recibos de vencimento relativos aos últimos três meses dos elementos da família a quem tal se aplique. 

Finalmente, os candidatos deverão também enviar nota de liquidação do IMI ou documento emitido pela Repartição de Finanças atestando que não há prédios inscritos em nome dos elementos da família e, nas situações em que se verifique a existência de remunerações da Segurança Social, o comprovativo das pensões e/ou subsídios que abonem o agregado. 

Qualquer esclarecimento sobre a documentação necessária pode ser obtido contactando o serviço de Educação pelo telefone 231 410 123, entre as 9h00 e as 16h30 ou para o e-mail bolsasdeestudo@cm-cantanhede.pt

O regulamento admite como candidatos os alunos dos cursos ministrados em estabelecimentos de ensino superior devidamente homologados pela entidade competente para o efeito, designadamente os estudantes inscritos em ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado ou de mestre, de acordo com o processo de Bolonha, bem como os inscritos em ciclos de estudos conducentes ao grau de bacharel, enquanto se encontrarem em funcionamento. 

Nos termos das condições de admissão, os candidatos às bolsas devem ter idade igual ou inferior a 26 anos e pertencerem a um agregado familiar com residência no Município de Cantanhede, ficando excluído quem já for titular de outro curso do ensino superior. 

Depois de concluído o processo de seriação dos candidatos, a decisão sobre quem vão ser os beneficiários das bolsas de estudo de 2020 caberá a um júri externo constituído por três elementos indicados para o efeito pela Assembleia Municipal.

Portugal AVC alerta para as alterações na vida dos sobreviventes, no atual quadro do COVID-19

No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala no próximo dia 31 de março, a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, alerta para a atual situação em que vivem os sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), nomeadamente nesta fase em que foi decretado o estado de emergência em Portugal.

Face à situação excecional que se vive e ao aumento de casos registados de contágio de COVID-19, bem como à aplicação de medidas extraordinárias para prevenir a transmissão do vírus, é verdade que a pandemia implica uma medicina de catástrofe. Mas não se pode desleixar a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal.

Os sobreviventes de AVC demonstram uma forte preocupação com a interrupção prolongada das terapias (fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, entre outras) para a generalidade deles, que em muitos dos casos terá consequências não reversíveis, o que quer dizer condenar a uma maior degradação da funcionalidade e da qualidade de vida.

Por outro lado, a grande dificuldade em manter uma atividade física regular, e o ainda maior isolamento a que estão expostos os sobreviventes de AVC, podem criar ou agravar complicações, antes de mais do foro psicológico.

“Sabemos que os aspetos focados podem ser, para os sobreviventes de AVC, o equivalente a falta de medicamentos noutras patologias. Desta forma, a sua privação é particularmente significativa”, explica António Conceição, presidente da associação. “É urgente que estratégias alternativas sejam ponderadas para o sobrevivente de AVC. Apelamos às autoridades de saúde para que as limitações sejam apenas as essenciais no atual quadro”, acrescenta.

A Portugal AVC chama também a atenção para a importância da Via Verde, quando ocorre o AVC. “É essencial que se mantenha plenamente funcionante, pelo seu enorme impacto na recuperação da funcionalidade e na diminuição da mortalidade. E que a população saiba que, mesmo no período de exceção que vivemos, deve de imediato ligar para o 112, quando acontece”, diz ainda o presidente da associação.

O Acidente Vascular Cerebral, com cerca de 25 mil episódios de internamento por ano, é a maior causa de incapacidade no nosso país, atingindo todas as idades e géneros. Entre as múltiplas sequelas possíveis estão as físicas e motoras (mais visíveis), mas também as consequências na capacidade de comunicação, no campo cognitivo, psicológico, de visão, entre outros.

A Portugal AVC tem divulgado na sua página do Facebook (@PT.AVC) e no site (www.portugalavc.pt) várias formas de os sobreviventes de AVC aproveitarem todas as oportunidades para fazerem exercício, e adotarem hábitos de uma vida o mais possível ativa, sem sair de casa.

Assinalando o Dia Nacional do Doente com AVC, a associação pretende também demonstrar que há vida após o AVC. Sendo essencial que, cada vez mais, se olhe para o sobrevivente, e se favoreça uma maior e melhor integração familiar, social e profissional.

No contexto da pandemia COVID-19: Câmara de Évora reforça apoio aos mais vulneráveis

Face à atual situação de emergência, a Câmara Municipal de Évora decidiu reforçar o apoio aos cidadãos mais vulneráveis, nomeadamente aos idosos, aos sem-abrigo e aos utentes do Cartão Social do Munícipe.

Neste âmbito, a autarquia tem em curso medidas adicionais de apoio, proteção e segurança dos idosos que não têm nenhuma rede de suporte. Estas ações são implementadas pela Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS) no âmbito do Programa Municipal de Envelhecimento Positivo e do Projeto Mais Próximo de Todos.

De entre as medidas implementadas constam o apoio a compras de produtos essenciais, como alimentos e medicamentos; apoio a contactos com Centros de Saúde e médicos, por exemplo, para obtenção de receitas, conselhos e consultas; contactos, telefónicos ou de proximidade, com idosos para combate ao isolamento e/ou resposta a necessidades; e apoio na entrega dos documentos para o Cartão Social do Munícipe.

No âmbito do Cartão Social do Munícipe foi alargado o prazo de 90 para 120 dias para entrega de despesas de saúde e é disponibilizado apoio na entrega de documentos. Haverá equipas no terreno que irão, com a devida identificação e proteção necessária, proceder à recolha de faturas e posterior pagamento atempado das comparticipações aos idosos.

Para os idosos sozinhos, e já sinalizados, foi criada uma linha telefónica onde os técnicos camarários farão pontos de situação semanal com o apoio dos técnicos da Administração Regional de Saúde e de psicólogos do Município. A equipa camarária fará a mediação com os recursos existentes na Rede do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), incluindo Juntas e Uniões de Freguesia.

Refira-se que os serviços camarários mantêm contacto com os idosos que vivem sós, e estão sinalizados através do Cartão Social do Munícipe, desde o dia 19 de Março.

No que respeita aos sem-abrigo, foi criado um plano de contingência no âmbito da Unidade de Rede do CLASE onde estão previstas rondas semanais, com uma equipa de rua, para avaliação da situação e necessidades desta população.

Os serviços de intervenção social da Câmara de Évora, em conjunto com outras entidades do Concelho, participam nessas equipas que estão no terreno, que são também acompanhadas pela Proteção Civil Municipal.

Com o apoio dos Agrupamentos de Escolas estão a ser garantidos almoços, em cantinas escolares, aos alunos do Escalão A (e outras situações de alunos com comprovada vulnerabilidade) que o solicitarem. Outras situações de vulnerabilidade deverão ser sinalizadas para a Câmara de Évora (telefone 266 777 000) que reencaminhará para a Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS) enquadrar e dar a resposta adequada.

Na articulação direta com a Proteção Civil e com os Agrupamentos de Escolas estão também a ser trabalhados cenários para fornecimento de refeições às equipas de saúde e de socorro e a possíveis situações de quarentena.

Silves | SESSÕES DE JAZZ NAS ADEGAS DO MÊS DE ABRIL FORAM CANCELADAS

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Decorrente das medidas de contenção do novo coronavírus, a Câmara Municipal de Silves informa que as sessões de Jazz nas Adegas agendadas para o mês de abril e que levariam os grupos Edgar Caramelo Quarteto e Quarteto Luís Bastos, respetivamente; à Adega JAAP (3 e 4 abril) e à Quinta Barranco Longo (17 e 18 abril), foram canceladas.

Todos aqueles que tenham adquirido bilhetes para estas sessões poderão solicitar o seu reembolso no local onde os mesmos foram adquiridos, até ao próximo dia 31 de maio, ou, no caso dos bilhetes terem sido adquiridos na plataforma online, contactar a BOL (através da linha de informações e reservas 1820).

Acresce referir que o prazo de reembolso dos bilhetes do Lado B com Marco Rodrigues e do Jazz nas Adegas com Chibanga Groove também foi prolongado até à data mencionada anteriormente, pelo que quem ainda não solicitou o seu reembolso poderá fazê-lo.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados.

Leiria | MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS COVID-19


No dia 16 de março de 2020, a Câmara Municipal de Leiria tomou um conjunto de medidas extraordinárias que antecipavam o que se previa ser o crescimento da pandemia e o aparecimento de casos em Leiria. As medidas que constituíram esse primeiro plano visavam, por um lado, conter a propagação do COVID-19 e, por outro, disponibilizar desde logo apoios na área da saúde, da educação, na área social, associativa e económica.
Com o aparecimento de casos de infeção em Leiria, importa preparar um segundo plano de medidas extraordinárias, que preparem o concelho para os dias difíceis que se advinham. As seguintes medidas pretendem reforçar a contenção da propagação e reforçar os apoios em diversas áreas de intervenção.
Medidas de contenção da propagação
  1. Lançar a campanha “Leiria fica em casa”, com o apoio de vários órgãos de Comunicação Social regionais, Juntas e Uniões de Freguesia e diversos líderes de opinião, apelando ao espírito cívico e à união de todos em torno de uma causa maior: proteger a população, em especial os que se encontram em situação de maior fragilidade.
  2. Reforço da lavagem e higienização, com recurso a produto desinfectante, dos arruamentos e passeios, em especial junto a espaços comerciais e edifícios de saúde, onde se verifica maior afluência de pessoas, através de uma equipa especial do Município e equipas das Juntas e Uniões de Freguesias.
  3. Reforço da lavagem e higienização de equipamentos de deposição de resíduos sólidos urbanos, tais como contentores semienterrados, ecopontos e papeleiras, articulando esta ação com a SUMA e Valorlis.
  4. Monitorização e sensibilização da população, em especial a idosa e comércio, em articulação com as Forças de Segurança e Juntas e Uniões de Freguesias, para o cumprimento das medidas determinadas pela declaração de estado de emergência.
Medidas de saúde
  1. Criar no Estádio Municipal condições para, em caso de necessidade, serem instalados gabinetes de consulta médica e de isolamento, com o objetivo de aliviar os centros de saúde e o hospital, evitando novos focos de contágio e reduzindo também o risco de colapso dos serviços.
  2. Estamos a negociar com a ARS-Centro a instalação, também no Estádio Municipal de um Centro de Diagnóstico móvel tipo ‘drive thru’, em articulação com a CIMRL, com os Municípios da área de influência do Hospital e com as Autoridades de Saúde, com o intuito de facilitar os testes laboratoriais a casos suspeitos de infeção por COVID-19, estando o acesso limitado unicamente a suspeitos de infeção devidamente referenciados pelo SNS.
  3. Instalar uma Rede de Espaços de Isolamento, no Estádio Municipal e nos Pavilhões Desportivos Municipais, em articulação com as Autoridades de Saúde, Proteção Civil e Juntas e Uniões de Freguesias.
  4. Promover campanha de recolha de material médico – toucas, luvas, máscaras, líquidos desinfetantes, entre outros – para as instituições que estão ao serviço da população e que dele necessitam (ponto de recolha no quartel dos Bombeiros Municipais de Leiria).
  5. Estamos a encetar diligências para a aquisição de bens essenciais para reforço da assistência e proteção dos agentes que colaboram no combate à pandemia SARS-CoV-2. Deverá ser estimulado o envolvimento de fornecedores nacionais e as cidades chinesas que tem acordos de amizade com Leiria.
Medidas sociais
  1. Lançamento da Rede Solidária Leiria 65+ para apoiar os idosos em situação de isolamento ou pessoas com doença crónica comprovada, através da entrega ao domicílio de géneros alimentares, medicamentos e bens de primeira necessidade, de forma a evitar a sua exposição à pandemia da COVID-19.
  2. Criar Fundo Municipal de Emergência (FME) para apoiar indivíduos, famílias e entidades expostas a condições de grande fragilidade social e económica, no valor de 1,280 milhões de euros, valor que corresponde a 20% da receita arrecadada pelo Município do IRS para o presente ano.
  3. Ajustar a comparticipação do programa de apoio financeiro ao arrendamento às familias que comprovarem, em qualquer momento, a perda de rendimento.
Medidas educativas, culturais e desportivas
  1. Apoiar o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e o Centro Social e Paroquial dos Pousos, instituições de acolhimento dos filhos de pessoal hospitalar e emergência do concelho.
  2. Apoiar o projecto de Programação “Cultura com C de Casa” com o objectivo de levar a cultura através da internet, por artistas de Leiria, às pessoas que estão em isolamento domiciliário, através da rede social facebook visit leiria.
  3. Disponibilizar aulas online com exercícios de treino nos canais dirigidos aos utentes do ViverActivo, para que esta população se possa sentir ativa durante este período de contingência.
  4. Antecipar os apoios financeiros ao associativismo no âmbito do programa Pro Leiria.
Medidas económicas
  1. Isenção durante o mês de abril da componente fixa da tarifa de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos às empresas e comércio que se viram obrigados a encerrar na sequência da declaração de estado de emergência, desde que seja apresentado o requerimento ao SMAS através do email covid-19@smas-leiria.pt .
  2. Isenção durante o mês de abril da componente fixa da tarifa de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos as pessoas que estejam a auferir de apenas 66% do seu salário, desde que seja apresentada a declaração oficial da Segurança Social e requerimento ao SMAS através do email covid-19@smas-leiria.pt .
  3. Isentar no mês de abril os clientes com tarifas sociais, do pagamento pelo abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.
  4. Desenvolver um programa de apoio ao comércio local, para ações de inovação, gestão e modernização nesta fase crítica de diminuição da atividade económica.
  5. Criar o Gabinete de Apoio às Empresa para prestar esclarecimentos acerca das medidas locais e nacionais adotadas no âmbito da resposta ao surto do Covid-19;
  6. Isentar as taxas de ocupação de espaço público, esplanadas e publicidade até ao final do ano dos estabelecimentos de comércio e serviços que se viram obrigados a encerrar na sequência da declaração de estado de emergência.
  7. Isentar o pagamento da renda dos arrendatários dos espaços comerciais sob gestão municipal referentes ao mês de abril conforme listagem dos espaços em anexo.

ENQUADRAMENTO N.º 1
Neste enquadramento temos na área restauração e bebidas (café, restaurante, snack–bar) os seguintes espaços e sociedades:
LOCAL
DESIGNAÇÃO
Quiosque sito no Largo Goa, Damão e Diu (antigo posto da policia de viação de trânsito)
Celeste e Paula - Quiosque de Leiria, Lda.
Zona Ribeirinha junto ao Parque da Fonte Quente -Quiosque n.º 5 - Restauração e bebidas
Pódio de Elogios, Unipessoal, Lda.
Parque Municipal Tenente Coronel Jaime da Fonseca - Parque do Avião - Espaço 1 - Norte - Leiria
Requinte Generoso, Lda.
Parque Municipal Tenente Coronel Jaime da Fonseca - Parque do Avião - Espaço 2 - Sul - Leiria
Daniel Banqueiro Neto
Quiosque sito junto ao Parque Radical e Parque Canino
Nelson Simões de Matos
Quiosque no Jardim da Almuinha Grande
Ana Rita Palricas Mateus
Jardim Luís de Camões
Esplanada do Jardim, Lda.
Restaurante/Café/Snack Bar - Complexo Municipal Piscinas de Leiria
Célia Sousa Gomes
LIZ BAR - Rua Dr. Correia Mateus
António Monteiro Ferreira & Filhos, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Melodious Night - Unipessoal, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Profoods Solutions Unipessoal, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Leitão da Mealhada - Sabor Original, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Withney Coimbra Wandremorem
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Ondagulosa, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Ondagulosa, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Casa do Benfica de Leiria

ENQUADRAMENTO N.º 2
Na área comercial não alimentar os seguintes espaços comerciais e sociedades (vestuário, bijuteria, cabeleira e outras):
LOCAL
DESIGNAÇÃO
Rua do Comércio, n.º 9 e n.º 11 - Leiria
Carvalho, Fiteiro & Vindeirinho, Lda.
Av.º Adelino Amaro da Costa, Frações E e F - Freg. Marrazes e Barosa
Figura Plural, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Inês Venceslau, Unipessoal, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Fasquiaperfeita, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Lauviah - Comércio de Pronto a Vestir, Sociedade Unipessoal, Lda.
Lojas Centro Cultural Mercado Santana
Compras de Impulso, Lda.

Leiria, 23 de março 2020

Estudo analisou sintomas de depressão, ansiedade e stress em crianças portuguesas em idade escolar


Um estudo sobre sintomas de depressão, ansiedade e stress em crianças portuguesas, publicado na revista científica BMC Psychiatry, sugere que os meninos têm maior probabilidade de apresentar sinais depressivos e de stress do que as meninas, entre outros fatores que parecem influenciar a frequência destes sintomas.



Realizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Fernando Pessoa, Porto, e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), este estudo teve como objetivo explorar os fatores associados a sintomas de ansiedade, depressão e stress nas crianças portuguesas em idade escolar, dos 7,5 aos 11,5 anos, uma vez que existem poucos dados sobre a magnitude e causas dos problemas de saúde mental mais comuns em idades tão jovens.

Participaram no estudo 1022 crianças - 481 meninos e 541 meninas – de escolas públicas e privadas das cidades de Coimbra, Lisboa e Porto e os respetivos pais. Ao analisarem os autorrelatos das crianças, os investigadores concluíram que os rapazes reportam mais frequentemente sintomas de stress e sintomas depressivos do que as raparigas.

As diferenças entre meninos e meninas na expressão destes sintomas podem ser influenciadas pelo contexto cultural. «Poderão residir numa maior tendência das meninas para responder de forma socialmente mais desejável ou expectável», afirma Diogo Costa, primeiro autor do artigo.

Os investigadores concluíram também que as crianças de Lisboa reportam mais frequentemente sintomas do que as de Coimbra e Porto. «As crianças de Lisboa, por comparação com as de Coimbra e Porto, poderão estar expostas a características do ambiente urbano mais prejudiciais que se refletem na frequência destes sintomas. Por exemplo, poderão ter de percorrer maiores distâncias no percurso entre casa e escola, e passar mais tempo no trânsito», justifica o investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), centro que liderou o estudo.

Esta investigação sugere ainda que os fatores parentais, em particular os sintomas depressivos, de ansiedade e de stress da mãe, interferem de forma negativa na saúde mental das crianças. Segundo Diogo Costa, «a influência (negativa) do estado emocional das mães nas emoções das crianças é bastante conhecida, sobretudo para os sintomas depressivos, e pode fazer sentir-se desde cedo. São necessários, contudo, estudos longitudinais (que acompanhem as crianças e mães ao longo do tempo) para melhor avaliar outros fatores intervenientes nesta relação, como por exemplo a vinculação entre pais e crianças».

Considerando que os sintomas de depressão, ansiedade e stress experienciados durante a infância podem ter um impacto negativo no desenvolvimento, a coordenadora do estudo, Cristina Padez, defende que «são imprescindíveis estudos longitudinais para conhecermos o impacto destes sintomas no aparecimento da obesidade infantil, um problema com uma grande expressão na generalidade dos países desenvolvidos e em que Portugal também tem taxas muito elevadas».

Este estudo, que faz parte de um projeto de investigação mais alargado, intitulado “Desigualdades na obesidade infantil: o impacto da crise socioeconómica em Portugal de 2009 a 2015”, foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O artigo científico está disponível em: https://doi.org/10.1186/s12888-020-02498-z.  

Cristina Pinto

BANCOS disponíveIS para conceder moratória de crédito a empresas e famílias

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O exemplo abaixo é do BPI, mas são vários os bancos que estão a conceder estas condições, pelo que quem tiver interesse poderá contactar o(os) banco(os) com que trabalha(trabalham) e questionar as condições.
  • Empresas e particulares poderão ter acesso a moratória de crédito com carência de capital para operações de crédito em situação regular.
  • Banco reforça linhas de crédito pré-aprovadas a particulares.
  • Facilidades na utilização dos canais remotos para empresas e particulares.
O BPI anunciou hoje um novo pacote de medidas para apoiar as famílias e as empresas portuguesas, no quadro da crise gerada pela pandemia COVID-19. Para as empresas e particulares, o BPI está disponível para aceitar moratórias de crédito que permitam mitigar os impactos na economia das famílias e na atividade das empresas, de todos os setores de atividade.

I. APOIO ÀS EMPRESAS

A moratória de crédito para empresas prevista pelo Banco insere-se num conjunto alargado de iniciativas que o BPI tem vindo a pôr em prática e que incluem soluções de financiamento, nomeadamente a Linha Capitalizar 2018-COVID-19, isenções de comissões e mensalidades em TPA para comerciantes e o alargamento dos serviços nos canais digitais e automáticos. Essas medidas são as seguintes:

1. Moratória de Crédito

O BPI está disponível para conceder uma moratória de crédito para empresas, em articulação com as medidas que possam vir a ser estabelecidas pela União Europeia e pelo Estado Português.

A moratória prevista pelo BPI consistirá na concessão de uma carência de capital, acompanhada pela prorrogação do prazo da operação, até 1 ano, em operações de crédito regulares que se encontrem em período de reembolso, ou iniciem esse período em 2020.

Poderão solicitar esta facilidade os Clientes em situação regular afetados pela crise da pandemia COVID-19. Esta medida está isenta de comissões de alteração ou prorrogação e terá subjacente um processo de adesão muito rápido e simples, e em suporte digital.


2. Operacionalização da Linha Capitalizar 2018-COVID-19

Com uma dotação global de 200 milhões de euros e o apoio do estado Português e das SGM, encontra-se já a ser dinamizada proactivamente pelo BPI junto dos Clientes mais afetados pelos efeitos económicos resultantes da pandemia.


3. Isenções de comissões e mensalidades em TPA para comerciantes

O BPI eliminou a comissão mínima nas transações efetuadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para a facilitar a aceitação de pagamentos de baixo valor.

Decidiu igualmente suspender a cobrança da mensalidade dos TPA para comerciantes que encerrem a sua atividade por dificuldades temporárias. Esta isenção durará durante todo o período em que se mantenha o encerramento do estabelecimento.


4. Alargamento dos serviços para empresas nos canais digitais e estímulo à utilização das zonas automáticas

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de Empresas – BPI Net Empresas – e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões e nos Centros de Empresas e Institucionais. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.


5. Cartão BPI Depósitos

Adicionalmente, o BPI disponibiliza o Cartão BPI Depósitos, que permite às empresas efetuarem depósitos nas zonas automáticas, com total flexibilidade, a qualquer hora do dia, protegendo os Clientes e os Colaboradores que realizam essas tarefas. Trata-se de um cartão gratuito, sem anuidade, e nesta fase foi simplificado o processo de adesão, mais rápido e passível de ser formalizado em suporte digital.

II. APOIO ÀS FAMÍLIAS

1. Moratória de Crédito Habitação, Pessoal e Automóvel

O BPI está igualmente disponível para conceder uma moratória de crédito para os particulares condicionada às orientações das autoridades de supervisão e em articulação com as medidas que possam vir a ser estabelecidas pela União Europeia e pelo Estado Português. A moratória envolve o crédito à habitação e o crédito pessoal, incluindo o financiamento automóvel.

Verificadas as condições acima enunciadas, esta moratória estará disponível a pedido dos Clientes e consistirá na concessão de uma carência de capital, acompanhada de prorrogação do prazo da operação, até 6 meses, para operações de crédito regulares que se encontrem em período de reembolso, ou iniciem esse período em 2020.

Poderão solicitar esta facilidade os Clientes em situação regular afetados pela crise da pandemia da COVID-19. Esta medida está isenta de comissões de alteração ou prorrogação e tem subjacente um processo de adesão muito rápido e simples, e em suporte digital.


2. Linhas de crédito a particulares

Para permitir uma resposta rápida às necessidades dos Clientes, o BPI vai aumentar os montantes disponíveis de crédito pessoal pré-aprovado.


3. Facilidade nas transações básicas a partir de casa

O BPI vai oferecer dois trimestres gratuitos nas novas adesões ao Pacote de Serviços básicos (Conta Valor, Conta Premier, Conta Commerce) que incluem todos os serviços necessários para fazer transações a partir de casa (Conta, Transações digitais e Cartões).


4. Clientes que vejam afetados os seus salários pela crise da COVID-19

Aos Clientes que vejam os seus salários afetados pela crise da COVID-19, o BPI vai manter sem qualquer agravamento as condições dos seus pacotes básicos de serviços (Conta Valor) e do seu crédito habitação. No caso do crédito habitação, isto significa que as suas bonificações de spread não serão penalizadas.


5. Alargamento dos serviços para os particulares nos canais digitais e estímulo à utilização das zonas automáticas

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão dos particulares ao homebanking e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.

Fonte: ContaSegur