Alexandra Vilela Vogal da Comissão Directiva do COMPETE2020 | Pedro Janeiro Strategy & Consulting Health & Public Service Lead na Accenture | Jorge Brandão Vogal Executivo do Programa Centro2020 |
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Webinar Os apoios europeus e o futuro das empresas | 11 Nov | 14h30 | Zoom | registo obrigatório
Águeda | Histórias “saem” da Biblioteca e “viajam” pelas freguesias
Projeto arranca no próximo sábado, na sede da União de Freguesias de Águeda e Borralha, seguindo, depois, para Aguada de Cima
A Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), numa ação descentralizadora, “desloca-se” às freguesias de todo o Concelho, levando as suas histórias. Esta iniciativa, intitulada “Histórias nas Freguesias”, consiste em sessões presenciais de leitura/narração oral e partilha “à volta da palavra lida, contada e escutada”, que arranca no próximo sábado, às 21h30, na União de Freguesias (UF) de Águeda e Borralha (Escola do Adro).
Neste espaço de diálogo cultural, num ambiente intimista e onde “não há um guião definido”, o animador terá a “responsabilidade” de narrar duas histórias, uma no início e outra no final de cada sessão. Pelo “meio”, os participantes, em jeito de tertúlia, poderão ler um trecho de um livro que têm na mesinha de cabeceira ou qualquer outro que tenha sido marcante na sua vida, contando as histórias a eles associadas, ou ainda apresentar textos da sua autoria. As propostas não são estanques, o ambiente é informal e descontraído, permitindo que cada sessão decorra de uma forma espontânea e com total liberdade criativa.
Este conceito, onde as histórias “saem” da BMMA para se instalarem nas Juntas e Uniões de Freguesias, surge, segundo refere Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, “no âmbito da missão de alargamento da comunidade leitora, levando a biblioteca para fora de portas e adotando uma metodologia participativa em que tanto as Juntas como a comunidade contribuem ativamente em cada sessão”.
Esta ação vai decorrer “uma vez por mês à escolha do freguês”, sempre no último sábado, num périplo pelas 11 freguesias do Concelho. Para já, depois deste arranque no sábado, está agendada a próxima sessão, no último sábado de novembro (dia 28), também às 21h30, no salão da Junta de Freguesia de Aguada de Cima.
É objetivo, dentro do conceito definido, que cada Junta nomeie um representante que participará na sessão que decorrer na Junta seguinte, passando, assim, simbolicamente, o “testemunho” e ligando as 11 freguesias/uniões em torno do livro e da leitura.
As restantes sessões carecem ainda de articulação de data e definição de lugar, com as diferentes Juntas e Uniões de Freguesias e cuja programação poderá ser consultada, após confirmação, na página da BMMA no Facebook, onde será feita a divulgação de cada sessão deste projeto.
Dada a situação de contingência que vivemos, a participação nestas sessões é limitada, devendo os interessados fazer a sua inscrição prévia através do serviço educativo da BMMA (bmma.educativo@cm-agueda.pt).
Refira-se que, paralelamente a esta iniciativa, a BMMA pretende ainda recuperar o conceito do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, colocando à disposição do público em cada espaço uma banquinha com uma seleção de livros e serviço de empréstimo dos mesmos à população.
Município de Proença-a-Nova e Millennium BCP firmam acordo de parceria
ALGOZ RECEBE EXPOSIÇÃO DE JOÃO DE DEUS - O POETA DAS LETRAS
Brutais mercenários russos atuam no exterior
Vídeos e relatórios de equipes de investigação mostram a brutalidade das milícias privadas que agem no exterior sem ostentar emblemas do exército russo.
Amy Mackinnon, do Foreign Policy de Washington, exemplificou com o vídeo de um adversário sendo torturado e decapitado sadicamente por criminosos russos alistados como soldados da milícia Wagner.
Paul Stronski, da Carnegie Endowment for International Peace, disse que as ações foram documentadas. Mackinnon e Stronski concordam que esses grupos estão alinhados com o regime putinista.
Eles adotaram um nacionalismo exacerbado contra uma conspiração capitalista mundial. Putin nega, mas ninguém acredita nele.
ABIM
Câmara de Águeda apoia 48 alunos do Ensino Superior com atribuição de bolsas e pagamento de propinas
As candidaturas para os novos alunos decorrerá entre os dias 2 e 20 de novembro.
São 48 os estudantes do Ensino Superior que beneficiarão, para o ano letivo 2020/2021, do apoio da Câmara Municipal de Águeda, através de bolsas de estudo e do pagamento de propinas.
No que se refere às bolsas de estudo, no valor de 1.500 euros (pagas em dez mensalidades), que comportam num investimento anual de 45 mil euros, a Autarquia atribui nove novas bolsas para o ano letivo 2020/2021, a que se juntam as 21 que resultam de renovações de bolsas atribuídas em anos anteriores.
As novas bolsas destinam-se a alunos naturais ou residentes no concelho de Águeda há mais de dois anos, que ingressem pela 1.ª vez no Ensino Superior, ou frequentem o mesmo, com aproveitamento escolar, qualquer instituição de ensino superior nacional.
Já no que se refere aos apoios para o pagamento de propinas a estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), no ano letivo 2020/2021, a Câmara de Águeda vai apoiar 18 estudantes, sendo que 14 referem-se a novas candidaturas.
Os apoios a atribuir destinam-se a dez estudantes de qualquer ciclo de estudos da ESTGA, residentes no concelho de Águeda há mais de dois anos, que ingressem pela 1.ª vez no Ensino Superior, ou frequentem a instituição com aproveitamento escolar, e a quatro estudantes de mestrado, também residentes no concelho há mais de dois anos e que tenham concluído o primeiro ciclo na ESTGA.
Este apoio correspondente ao valor por ano da propina máxima de cada um dos ciclos de estudos em vigor na instituição, sendo paga em dez mensalidades.
Para ambos os casos (bolsas e propinas), os candidatos não podem possuir habilitação ou curso superior equivalente àquele para o qual se candidatam. As candidaturas, que decorrem entre 2 e 20 de novembro, podem ser formalizadas através do preenchimento de um formulário disponível no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, com marcação prévia, ou através do envio das candidaturas para o e-mail geral@cm-agueda.
Mais informação pode ainda ser consultada na página da Internet da Câmara de Águeda em www.cm-agueda.pt.
Ansião | Câmara Municipal recebeu Governador do Distrito Rotário
O Governador do Distrito Rotário 1970 para o ano rotário 2020/2021 apresentou cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal no passado dia 26 de outubro.
Numa visita oficial a Ansião, Sérgio Almeida foi recebido pelo executivo camarário no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhado por companheiros do Rotary Club de Ansião, presidido atualmente por Ana Cristina Marques.
O Presidente da Câmara, António José Domingues, deu as boas-vindas ao Governador e enalteceu a missão do movimento Rotário, particularmente o dinamismo do clube de serviço concelhio, notório, entre outras iniciativas, na dinamização da Universidade Sénior. Manifestou a disponibilidade da autarquia para manter a parceria com o Rotary Club de Ansião para, dentro das suas possibilidades e competências, prestar o apoio necessário à comunidade.
Sérgio Almeida agradeceu à Câmara Municipal o apoio e a colaboração com o clube concelhio, que afirmou destacar-se nacionalmente pelo seu dinamismo, e salientou o movimento solidário que se tem registado por todo o país no âmbito da proteção contra a pandemia, na prossecução do lema do movimento rotário, “Dar de si antes de pensar em si”.
A troca de lembranças no final da visita firmou o compromisso de manter a parceria entre a autarquia e o movimento, num mútuo empenhamento na resposta às necessidades e à melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Cantanhede | Protocolo reformulado: Gabinete de Apoio ao Emigrante em Cantanhede cumpre função integradora
A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, uma adenda ao protocolo celebrado a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), em 15 de fevereiro de 2018, e que esteve na base da criação Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) na diáspora portuguesa.
No documento passa a constar a referência às “formas de articulação e colaboração entre a DGACCP e a autarquia, no apoio aos trabalhadores do GAE que fazem o atendimento, através da disponibilização de serviços de back-office e, sendo o caso, da edição de guias ou manuais de referência para utilização e distribuição aos utentes sobre informações na área das suas competências, definidas pela respetiva Lei Orgânica”.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante tem atendimento ao público no edifício Francisco Pinto, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00 horas, e do quadro das suas atribuição faz parte o desenvolvimento de “ações de apoio a menores de nacionalidade portuguesa, em situação de risco, e respetivos familiares, em interação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do município”, assim como o “apoio, incentivo e acompanhamento do retorno de cidadãos nacionais dos países de acolhimento, facilitando a reintegração social e profissional, especialmente no âmbito do Programa Regressar”. Além disso, compete-lhe a “promoção, em conjugação com outras entidades, nomeadamente com os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) existentes nos municípios, de ações orientadas para a informação aos cidadãos nacionais que pretendam trabalhar no estrangeiro, nomeadamente as previstas no Programa Informe-se antes de Partir”
Estas ações vêm acrescentar a algumas medidas já implementadas, nomeadamente o apoio “aos cidadãos que pretendam emigrar e aos que se encontrem a residir e a trabalhar nos países de acolhimento”, bem como o apoio e acompanhamento “dos cidadãos que regressam com caráter definitivo ao país” e “a divulgação de “informação relevante para o exercício dos seus direitos e deveres”. Por outro lado, estão também contempladas ações que, “aproveitando o poder económico das Comunidades Portuguesas, associado às potencialidades oferecidas pela região, promovam projetos de investimento e desenvolvimento locais, em conjugação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), entre outras.
Antologia reúne os mais belos contos da tradição oral portuguesa
Covilhã | REGRAS PARA ACESSO AOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS
Barcelos | Criações de estudantes do IPCA na final de concurso em Braga
Castelo de Paiva | Concluídas seis de um total de dez habitações
Saúde Poucas dádivas de sangue e aumento da necessidade geram apelo aos dadores
Catalunha fecha fronteiras para tentar travar a pandemia
RR
PR admite falar ao país na próxima semana após Costa anunciar medidas no sábado
Lusa
Pelo menos três mortos após ataque em Nice. Segundo incidente ocorreu em Avignon, mas atacante foi abatido
Homem fere guarda da embaixada francesa na Arábia Saudita
Lusa
Novas restrições serão circunscritas a territórios
Lusa
Covid-19: Brasil ultrapassa 158 mil mortes após somar 510 óbitos em 24 horas
Lusa
Vagos explica as “REGRAS PARA UMA BOA UTILIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS”
Pai e filho detidos em Águeda, por maus-tratos a idosos
Eleições do Benfica: Vieira destaca momento histórico e pede “respeito” pelos resultados
México | Aprendizaje Continuo, Clave Para Evitar El Rezago Laboral Y Profesional
D2L, líder mundial en tecnología de aprendizaje, publicó el informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida”, el cual hace un análisis profundo de las habilidades que requiere la fuerza laboral actualmente, entre las que destaca la formación continua para evitar el rezago profesional.
El documento subraya que hoy en día no se abordan adecuadamente los cambios en el universo de las habilidades esperadas. Ante estos desafíos, surge “el aprendizaje a lo largo de toda la vida”, concepto que se define como el afán constante, voluntario y autónomo de una persona de desarrollar conocimientos y habilidades a lo largo de su vida, ya sea por razones personales o profesionales.
Con la educación de nivel primario y secundario como punto de partida, este aprendizaje a lo largo de toda la vida se enfoca más en aquellas oportunidades educativas y de capacitación a lo largo de la adultez (antes, durante e incluso después de la etapa laboral) que conllevan resultados específicos en materia de inserción laboral, logro profesional y crecimiento personal. Las oportunidades del aprendizaje a lo largo de toda la vida incluyen no solo las formas de aprendizaje formales y académicas, sino también las informales y no estructuradas.
La posibilidad de acceder a la formación continua se está volviendo un componente cada vez más necesario del desarrollo económico de las comunidades.
El informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida”, responde las preguntas más importantes del tema, entre ellas: ¿cómo se manifiesta el aprendizaje a lo largo de toda la vida en lo concreto? ¿Dónde están los sistemas a tal fin hoy en día, y con qué finalidad se aplican? ¿cómo pueden adaptarse nuestros sistemas educativos, de capacitación, de empleo y de desarrollo profesional con el fin de brindar más oportunidades para este tipo de aprendizaje, calibradas de acuerdo con las habilidades exigidas por los empleadores y las necesidades de los trabajadores?
El documento expone dos tendencias:
- La población activa está cambiando de empleo o de vocación con más frecuencia, por elección o por necesidad, y esto se debe a los avances tecnológicos.
- No es tanto el logro académico lo que determina la inserción en el mercado laboral, sino la capacidad de cada individuo de demostrar que cuenta con las habilidades necesarias para la tarea encomendada.
La pérdida progresiva de valor de las habilidades duras hace que una persona deba actualizar sus habilidades o desarrollar otras completamente nuevas a lo largo de su carrera, para evitar quedarse afuera del mercado laboral.
Una de las conclusiones de la edición 2018 del informe The Future of Jobs, sobre el futuro del trabajo, elaborado por el Foro Económico Mundial, es que “todos tendremos que convertirnos en alumnos de por vida”.
De acuerdo con el McKinsey Global Institute, en términos macroeconómicos, hasta 375 millones de trabajadores a nivel mundial —o sea, el 14 % de la fuerza laboral— puede encontrarse ante la necesidad de cambiar de trabajo y aprender nuevas competencias para el 2030. El porcentaje es muy superior en las economías desarrolladas, afectando hasta un tercio de la fuerza laboral en los Estados Unidos y Alemania, y casi la mitad en Japón.
Por su parte, una encuesta mundial sobre recursos humanos, realizada en 2019 por Deloitte entre 10,000 líderes de diferentes países y sectores, identificó el aprendizaje como la principal necesidad organizacional, por sobre el liderazgo, el acceso al talento humano, y otras problemáticas urgentes.
Tan solo una pequeña minoría (11 %) de los adultos en edad laboral de los países miembros de la OCDE dicen que desean capacitarse pero no pueden, por falta de tiempo, de fondos, de apoyo de su empleador, o por razones familiares. Y aun así, casi la mitad refiere no haber recibido capacitación alguna en todo un año, y no manifiesta ningún deseo de acceder a ella.
El actual panorama del aprendizaje a lo largo de toda la vida se caracteriza, por un lado, por una fuerte demanda entre los integrantes de la población activa y, por el otro, por fallas en términos de participación y motivación de los alumnos de edad adulta (en particular, los menos calificados). Hay carencias de disponibilidad, calidad y afinidad con las exigencias del mercado laboral y las necesidades de los empleadores.
D2L cree que el futuro habrá de exigir una “vida permeada por el aprendizaje”, caracterizada por una constante inclinación a aprender, y por la presencia de oportunidades intensivas y puntuales de adquirir conocimientos integradas en el tejido cotidiano de la vida, con el fin de preparar a las personas para carreras profesionales exitosas y experiencias de vida plenas. El informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida” está disponible para su consulta y descarga de manera gratuita en https://www.d2l.com/es/recursos/informes/el-futuro-del-aprendizaje-a-lo-largo-de-toda-la-vida/