quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Castelo de Paiva | Reforço municipal na estratégia de atendimento público

 CASTELO DE PAIVA ABRIU HOJE MAIS UM ESPAÇO DO CIDADÃO EM SOBRADO

Loja ficará instalada no edifício do Tribunal Judicial

 

      Castelo de Paiva conta a partir de hoje, com um novo Espaço do Cidadão, localizado nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Sobrado, que vai funcionar de forma provisória para, num futuro próximo, ser integrado na Loja do Cidadão, juntamente com os serviços da Autoridade TributáriaConservatória e Segurança Social, no edifício do Tribunal Judicial de Castelo de Paiva.

 

      Prosseguindo uma política local de descentralização, que tem vindo a ser implementada com sucesso, o objectivo destes espaços, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma nova dinâmica junto dos cidadãos, numa organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade.

      Este é o quinto balcão do Espaço do Cidadão instalado no território paivense, depois de, em Outubro de 2015, ter sido protocolada a instalação do balcão do Espaço do Cidadão da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, localizado em Oliveira do Arda e a par dos restantes espaços de cidadão existentes  no concelho  ( Sardoura, S. Martinho, Bairros ), esta é mais uma forma de estar próximo dos munícipes, dando uma melhor e mais rápida resposta às solicitações junto dos serviços da Administração Central.

      Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que este Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.

      Com a abertura deste balcão de atendimento público, no edifício do Armazém Municipal, que na mesma empreitada, foi reabilitado para proporcionar melhores condições sociais e de trabalho aos trabalhadores municipais, será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.

      O Concurso Público para a empreitada da Loja do Cidadão, que ficará numa zona do Rés-do-Chão do edifício do Tribunal Judicial, será lançado em Janeiro do próximo ano e vão ficar instalados ficarão os serviços da Autoridade TributáriaConservatória dos Registo Civil e PredialSegurança Social e Espaço do Cidadão, sendo que, o edil paivense manifestou vontade de conseguir um Julgado de Paz para servir o concelho.

     Para Gonçalo Rocha é fundamental estar mais perto dos paivenses e ter uma administração publica mais ágil e mais próxima, facilitar a vida às pessoas, procurar corresponder às suas necessidades e reforçar os serviços públicos já existentes, proporcionando uma oferta de serviços públicos com atendimento personalizado, que complemente aqueles que já são disponibilizados, sem no entanto os substituir.

     O autarca paivense realça, ao mesmo tempo, que este projecto é marcado pela inovação e proximidade, estando assegurado um passo importante para ser garantido um atendimento de qualidade à população, mostrando-se satisfeito com a concretização da Loja do Cidadão em Castelo de Paiva, que potenciará mais serviços e mais qualidade no atendimento, bem como destacando também a colaboração e o envolvimento neste processo, das juntas de freguesia onde já estão sediados quatro Espaços do Cidadão que funcionam com sucesso.

     O balcão do novo Espaço do Cidadão em Sobrado, estará a funcionar de Segunda a Sexta feira, no horário das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Castelo de Paiva | Continua a aposta na rede viária municipal

 CÂMARA MUNICIPAL ASSINOU CONTRATO DE EMPREITADA PARA A REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA CARREIROS-S. LOURENÇO


      O Executivo Municipal de Castelo de Paiva assinou, na passada semana, o contrato inicial de execução de empreitada para a obra de requalificação da Rua Manuel Carvalho Pereira”, em Bairros, na extensão entre os lugares de Carreiros e S. Lourenço, um dos troços que apresenta maior estado de degradação do piso.

 

      Esta obra, inserida na aposta da reabilitação da rede viária municipal, tem um custo superior a 135 mil euros, integralmente suportado pela autarquia paivense, e será executada pela empresa Carlos Pinho ldª, com uma prazo de execução de 180 dias a partir da data da consignação da empreitada.

      Os trabalhos desta empreitada, serão executados de acordo com a proposta apresentada e de acordo com o caderno de encargos aprovado, e dizem respeito a obras de execução de um novo piso em betuminoso, rede de drenagem de águas pluviais e rede de abastecimento de água.

      Tratando-se de uma área de intervenção integrada na periferia do núcleo urbano da vila de Castelo de Paiva, pretende-se que a beneficiação desta estrada municipal, possa assegurar uma circulação fluída, confortável e segura, para a população local, conforme fez questão de evidenciar o edil Gonçalo Rocha, na ocasião da assinatura do contrato, referindo que, em breve, outras estradas municipais vão também ser reabilitadas.

Carlos Oliveira


Aveiro | Reunião de Câmara – 03 de dezembro de 2020

 

Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020, nos Paços do Concelho.

Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação para a remoção de amianto nas Escolas públicas do Município

O Executivo Municipal deliberou ratificar o acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Ministério da Educação (ME) para a remoção de materiais de construção com amianto das Escolas Básicas: Castro Matoso (Oliveirinha), Aradas, Eixo, Rio Novo do Príncipe (Cacia) e Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira (incluindo Escola Aires Barbosa).

A obra que vai executar a matéria definida neste Acordo (em 4 das 5 Escolas, faltando clarificar a situação da antiga Escola Aires Barbosa em Esgueira) está em fase de adjudicação pela CMA.

Este Acordo envolve também o Ministério da Coesão Territorial e o PO Centro 2020 que garantem o financiamento desta operação com Fundos Comunitários a 100%.

A opção da CMA de aderir a este processo tem como base do acordo com o ME e o Ministério da Coesão Territorial, que estas operações se farão nas Escolas que não necessitam de obras profundas e de elevada dimensão financeira.

Ao mesmo tempo este Acordo pressupõe que as operações de remoção de amianto nas Escolas do Ministério da Educação não integradas neste Acordo, nomeadamente a Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de São Bernardo, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e a Escola Secundária Homem Cristo (caso se opte pela sua requalificação), serão integradas nas obras profundas que queremos iniciar com a máxima brevidade possível, nos mesmos termos do que foi feito na Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro e na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, com Protocolos específicos entre a CMA e o ME.

Parceria com a EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza para implementação de melhores condições de saúde para grupos vulneráveis

O Executivo Municipal deliberou ratificar o acordo de parceria com a EANP - Rede Europeia Anti-Pobreza, integrada no Programa Bairros Saudáveis, que possibilita a mobilização da comunidade na definição e implementação de melhores condições de saúde para grupos vulneráveis.

Com este acordo a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai disponibilizar apoio técnico, material e logístico, no que se considerar necessário, para a planificação conjunta de atividades deste tipo.

Esta parceria virá reforçar o trabalho da CMA na realização de várias ações de sensibilização e proteção de cidadãos e famílias carenciadas em tempos de Pandemia através do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19, ao mesmo tempo que promove o aumento da literacia em saúde e permite o estabelecimento de parcerias com as entidades de saúde local.

Covid-19: Câmara continua a apoiar Cidadãos e Famílias carenciadas

O Executivo Municipal deliberou ratificar os despachos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, de apoio económico a mais três famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 14 Cidadãos ajudados no valor global de 1.270€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, definidos na “Ação 8” do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”.

Estes apoios suplementares ao normal, são apenas atribuídos a indivíduos ou famílias no âmbito do impacto nas despesas e/ou nos rendimentos resultante da “Crise Covid-19”.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que neste ano 2020 já disponibilizou em apoios diretos aos Cidadãos, uma verba total de cerca de 115.000€, mais do triplo da verba utilizada em 2019.

 Declaração sobre a inexistência de localização alternativa para obra de Qualificação Urbana entre a Rotunda do Marnoto e a Ponte das Eclusas

Depois de declarado o Interesse Municipal do projeto de qualificação urbana entre a Rotunda do Marnoto e a Ponte das Eclusas, o Executivo Municipal deliberou declarar como boa e sem alternativa fora da Reserva Ecológica Nacional (REN) a localização da obra, que vai alargar o perfil viário e relocalizar a entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, sendo esta formalidade necessária para completar o processo de Reconhecimento de Interesse Público.

Esta decisão conta com o parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre o projeto, onde revela que a empreitada não envolverá impactos significativos no meio ambiente, sendo por isso compatível com a salvaguarda da fauna e flora ali presentes.

A intervenção vai ordenar o espaço urbano, redesenhar e reorganizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, ao mesmo tempo que vai permitir a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes e a valorização da função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.

Esta obra constitui um contributo fundamental para a articulação com as várias intervenções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro / PEDUCA, que se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento.

Hoje, 3 de dezembro o Municipio de Cantanhede assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A propósito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala hoje, 3 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Cantanhede preparou a apresentação de um audioconto do livro infantojuvenil “Catarina, o Urso e Pedro”, que se encontra disponível na plataforma “Levamos a Biblioteca perto de si”.

Elaborado pela escritora e ilustradora alemã Christiane Pieper, o conto narra as aventuras e desventuras de Pedro, um menino com incapacidade motora que se desloca em cadeiras de rodas, com os seus amigos, Catarina e Urso. Os três divertem-se imenso através de uma viagem pelo mundo fora, mostrando que com a amizade tudo é possível, ultrapassando barreiras física e mentais, mesmo quando a deficiência é uma realidade. Trata-se de um texto que visa sensibilizar e educar os pequenos leitores para a temática da deficiência, realçando através do aspeto lúdico para a necessidade de, logo a partir da infância, se tentar construir um mundo mais igualitário, mais rico em diversidade e mais solidário, pautado pelo respeito pela diferença resultante da deficiência.

“Catarina, o Urso e Pedro” pode ser ouvido na página da Biblioteca Municipal, em “Levamos a biblioteca perto de si”, que se encontra alojada no Portal do Município de Cantanhede. Aí poderão ser igualmente visionados os testemunhos de Lurdes Breda, escritora de livros infantis e juvenis, e de Rui Gaspar, licenciado em Gestão e com Pós-graduação em Marketing, ambos portadores de deficiência motora e que partilharam as suas experiências de vida, nomeadamente algumas das dificuldades e obstáculos com que se têm deparado.

Sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal sublinha “a importância de se assinalar esta data, no sentido em que ela nos confronta a todos com o muito que ainda falta fazer para assegurar a integração total de quem enfrenta algum tipo de limitação. Ao longo da minha experiência de vida, tive o privilégio de conhecer várias pessoas portadoras de deficiência que, felizmente, conseguiram afirmar-se social e profissionalmente, ultrapassando barreiras e obstáculos por vezes bem difíceis”, refere o autarca, adiantando que guarda “esses exemplos de coragem e superação como referência sobre como a vida deve ser vivida independentemente das circunstâncias”.  

Segundo Pedro Cardoso, “da parte do Município de Cantanhede tem havido uma crescente preocupação em tornar o concelho cada vez mais inclusivo, com lugar para todos, um lugar sem barreiras físicas e psíquicas. Ainda que este seja um desafio complexo e especialmente exigente, ele está cada vez mais presente em todas ações e iniciativas da Câmara Municipal, de modo a criar condições que atendam às necessidades específicas das pessoas com deficiência e facilitar a sua inclusão aos mais diversos níveis”. 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como principal objetivo motivar a sociedade em geral para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, trabalhar em prol dos direitos e do bem-estar da pessoa portadora de deficiência física ou mental, procurando criar um mundo mais inclusivo e mais justo.

Este é o objetivo enunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 1992 avançou com a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e instaurou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Pretende-se assim promover maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência e incentivar a defesa da dignidade e dos direitos da pessoa com deficiência e aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão dessas pessoas em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Proença-a-Nova | “Comprar é ganhar” arranca no comércio local

Já está em marcha mais uma edição do concurso “Comprar é ganhar no comércio local”, promovido pelo Município de Proença-a-Nova desde 2012. 

Promover e revitalizar o comércio do concelho, incentivando as pessoas a realizar as suas compras nos estabelecimentos locais continuam a ser os grandes objetivos desta iniciativa que irá entregar prémios no valor total de 6 mil euros. 

A pandemia trouxe uma maior aproximação dos portugueses ao comércio local. Os portugueses estão cada vez mais adeptos do comércio local, de acordo um estudo recente da Mastercard, que diz que 82% dos portugueses pretende continuar a fazer as suas compras no comércio local. Este ano, mais do que nunca, devido à pandemia, é importante dinamizar e valorizar os comerciantes locais. 

Até 31 de dezembro, por cada 10 euros em compras nas lojas de comércio local (no caso da hotelaria o valor é de 30 euros e nas superfícies comerciais é de 80 euros), o cliente recebe um bilhete para raspar e pode ganhar prémios de 5, 10 ou 100 euros, valor que será convertido em vale de compras no local onde foi efetuada a compra. Este ano há novidades nos prémios atribuídos: além do valor monetário, os clientes podem ganhar entradas individuais no Centro Ciência Viva da Floresta ou brindes do Município. Desta forma, a probabilidade de ganho é de 2:5, mantendo-se o número total de 20 mil bilhetes.

Este ano aderiram 45 estabelecimentos comerciais, cuja lista de aderentes se encontra disponível para consulta no site do Município, assim como o regulamento deste concurso.

Consórcio europeu desenvolve teste inovador para prever o impacto da COVID-19 no coração

Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro para a Inovação em Biotecnologia e Biomedicina (CIBB), liderada por Lino Ferreira, integra um consórcio europeu que pretende desenvolver um novo teste de diagnóstico para identificar pacientes COVID-19 que correm o risco de desenvolver complicações cardiovasculares fatais.

Intitulado “COVIRNA - Um teste de diagnóstico para melhorar a vigilância e o tratamento de pacientes COVID-19”, o projeto é liderado pelo Instituto de Saúde do Luxemburgo (LIH, na sigla inglesa) e junta 15 parceiros das áreas da saúde, academia e indústria de 12 países europeus (Alemanha, Bélgica, Bósnia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Portugal e Reino Unido).

O projeto, que acaba de arrancar, tem a duração de dois anos e conta com um financiamento de 3,9 milhões de euros da União Europeia (UE) no âmbito do plano de ação ERAvsCorona, que promove a cooperação entre instituições de investigação europeias para fortalecer a resposta à pandemia.

O grupo de investigadores da UC participa no projeto em duas fases distintas. Na primeira fase, e em estreita colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), vai recolher «amostras de sangue de pacientes diagnosticados com COVID-19, que depois serão analisadas no sentido de identificar biomarcadores que permitem antecipar o impacto cardíaco da doença de COVID-19», explica Lino Ferreira, adiantando que, num segundo momento, a equipa da UC será responsável por «desenvolver terapias para atenuar o impacto da COVID-19 no coração».

O consórcio espera fornecer «um teste de diagnóstico que estratificará os pacientes COVID-19 de acordo com o seu nível de risco de desenvolver doenças cardíacas, permitindo à equipa médica selecionar a terapêutica mais adequada para tratar os doentes», salienta Lino Ferreira. Além disso, assinala ainda o investigador do CIBB da UC, no âmbito do projeto, «serão também desenvolvidos tratamentos inovadores para atenuar o impacto da COVID-19 no coração».

O projeto tem como objetivo final (ao fim dos dois anos) colocar no mercado o kit de diagnóstico.

 Cristina Pinto

Dezassete escolas do concelho conquistam Bandeira Verde Eco Escola


Dezassete escolas do concelho de Leiria foram galardoadas no ano letivo 2019/2020 com a Bandeira Verde Eco Escola, num ano em que, devido à pandemia por COVID-19, não foi possível a realização da cerimónia nacional de entrega das Bandeiras Verdes. 

Foram distinguidos o Centro Escolar da Barreira; Colégio Conciliar Maria Imaculada; Colégio Nossa Senhora de Fátima; Colégio Dinis de Melo; Colégio Dr. Luís Pereira da Costa; Colégio Senhor dos Milagres; Escola Básica 2.3 Dr Correia Alexandre; Escola Básica de Barreiros; Escola Básica de Santa Catarina da Serra; Escola Básica e Secundária Henrique Sommer; Escola Básica N.º 1 de Marrazes; Escola EB2/3 Secundária Afonso Lopes Vieira; Escola EB Barosa; EscolaEB2 Marrazes; Escola EBI de Colmeias; Jardim do Fraldinhas e Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real. 

A estrega das bandeiras tem início esta quinta-feira, na EB Barosa, Jardim do Fraldinhas, EB1 e EB23 Marrazes, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real, Colégio Dinis de Melo, EB Barreiros, Colégio Senhor dos Milagres e Escola Básica e Secundária Henrique Sommer. 

Na tarde de sexta-feira, dia 4 de dezembro, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, entrega as bandeiras Eco Escolas no Colégio Conciliar Maria Imaculada e Centro Escolar da Barreira. 

No dia 14 de dezembro, é a vez da Escola Básica Integrada de Colmeias receber a bandeira Eco Escolas, seguida da Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre e Escola Básica de Santa Catarina da Serra. 

O Programa Eco Escolas é um projeto educativo destinado a todos os estabelecimentos escolares que pretende reconhecer o seu trabalho na vertente ambiental, através da atribuição da Bandeira Verde Eco Escolas, incentivando as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. 

A atribuição deste galardão em forma de Bandeira é o reconhecimento, pela Associação Bandeira Azul, do trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, sendo a metodologia Eco Escolas inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), descrita em sete passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. 

Para o Município de Leiria, que se congratula com os resultados obtidos pelos estabelecimentos de ensino do concelho, este é o resultado do esforço empenho e envolvimento de toda a comunidade educativa do concelho, pelo que todos estão de parabéns. 

Exposição “Olhares” de Isabel Afonso abre ao público na Biblioteca Municipal de Leiria


“Olhares” é o tema da exposição de pintura da artista Isabel Afonso, que é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, na galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

Isabel Afonso, para quem “O desenho e a pintura, de forma muito especial, são no universo das restantes expressões artísticas” a sua grande paixão, apresenta, pela primeira vez, alguns dos seus trabalhos a óleo que resultam de 'olhares' do seu quotidiano, nesta exposição que estará patente até dia 31 de dezembro.

Nascida em Alcobaça, em 1955, frequentou a extinta escola do Magistério Primário de Leiria, de 1971 a 1973 e foi professora do 1º ciclo do Ensino Básico, de 1973 a 2007. A sua experiência na área das artes passou pela frequência de aulas de pintura com a supervisão de Marília Ascenso.

“Olhares” pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h30 às 20h00 e aos sábados, das 14h00 às 20h00, (exceto nos dias 5 e 26 de dezembro), com limite de presenças e cumprindo as regras da DGS.

Agrária de Coimbra promove 4.ª Edição do Curso de Engenharia Natural


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, de 8 de janeiro a 6 de março de 2021, a 4.ª edição do curso de curta duração de Engenharia Natural.

O curso destina-se a titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, de cursos nas áreas de ciências florestais, agronómicas, ambientais, biológicas ou afins, bem como a titulares de grau académico superior estrangeiro numa das áreas referidas e contempla 42 horas de formação em sala de aula e 14 horas de práticas de engenharia natural.

É gratuito para atuais alunos do Mestrado em Recursos Florestais da ESAC e tem um custo de 300,00€ para antigos alunos de formações de nível 5 ou superior na área das ciências florestais, de 450,00€ para outros atuais ou antigos alunos da ESAC que cumpram os requisitos e de 600,00€ para formandos externos. O custo inclui a taxa de inscrição, o certificado e o seguro.

Os interessados devem fazer a sua inscrição até 15 de dezembro de 2020, para candidaturas@esac.pt, sendo que o formulário de inscrição e informações detalhadas sobre o curso se encontram disponíveis em http://portal.esac.pt/portal/portal/ingresso/cursosdecurtaduracao. Para informações adicionais deverão contactar David Rodrigues (drodrigues@esac.pt; 239 802 285).

Anexo: Programa

Góis distinguido com bandeira “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” 2020


A Câmara Municipal de Góis foi, pelo quinto ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) como uma das Mais Familiarmente Responsáveis, com a atribuição, pelo terceiro ano, da Bandeira com Palma, por adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

A distinção foi atribuída a 81 Municípios, como forma de reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, funcionando como um estímulo à continuidade das políticas de apoio às famílias e um incentivo à adoção de novas medidas.

Os parâmetros tidos em conta pelo Observatório, criado em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, para atribuição dos galardões, baseiam-se numa análise a várias áreas de atuação, tais como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; boas práticas para com os funcionários na conciliação da vida profissional e familiar, entre outras iniciativas.

Associação Existências e Instituto Piaget apresentam amanhã projeto BE Safe em Viseu

 Projeto promove bem-estar de quem vai a festas e espaços de lazer 

A Associação Existências apresenta esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, no campus universitário do Instituto Piaget de Viseu o projeto BE Safe, destinado a promover a saúde e o bem-estar dos frequentadores de festas e espaços de lazer noturno na região, designadamente bares e discotecas. A sessão de apresentação pública contará com a presença de representantes de várias instituições das áreas da saúde, educação e poder local.

 

Apesar do atual contexto pandémico, que obrigou ao encerramento dos espaços noturnos, o BE Safe quer começar já a projetar a fase pós-pandemia, além de estar desde já ativamente presente no universo online, nomeadamente nas redes sociais, e em outros contextos festivos.

 

O principal objetivo é trabalhar para a redução dos riscos e diminuição dos danos associados às práticas sexuais e ao consumo de substâncias psicoativas. Para o efeito serão disponibilizados materiais e informação, de forma gratuita, que auxiliem a gestão de riscos e os comportamentos associados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas (como canábis, tabaco, cocaína, anfetaminas, LSD, MDMA e NSP) e à convivência em eventos recreativos.

 

Com a finalidade de promover a saúde dos seus frequentadores, o BE Safe aposta também na criação de espaços recreativos mais seguros e integrativos na região de Viseu, bem como nas áreas de investigação e formação como forma de sensibilizar a população-alvo, nomeadamente os jovens e jovens adultos, e a comunidade em geral para estas temáticas.

 

O projeto é cofinanciado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), no âmbito do Programa Operacional de Respostas Integradas, e pelo Instituto Piaget.

 

Entre as presenças já confirmadas na sessão de apresentação pública contam-se a vereadora do Desporto, Tempos Livres, Saúde e Juventude da Câmara de Viseu, Ermelinda Afonso; o presidente da Associação Existências, Paulo Anjo; o secretário-geral do Instituto Piaget, Rui Tomás; o diretor executivo da ACES-Dão Lafões, António Grade; a coordenadora do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Viseu, Patrícia Monteiro; a técnica do CRI Viseu que acompanha o projeto, Ana Teresa Morais; o presidente da Federação Académica de Viseu, Bruno Faria; o comandante em suplência do Destacamento Territorial da GNR de Viseu, Tenente Rui da Cruz Jacob; a psicóloga Paula Mercier, da Escola Secundária Viriato; e Mariana Almeida, da comissão instaladora da Associação de Estudantes do Instituto Piaget de Viseu.

 

A sessão contará com transmissão em direto na página de Facebook do Instituto Piaget de Viseu e também no site do Instituto.

 

Apresentação pública do Projeto BE SAFE

DATA: 3 de dezembro

HORA: 10:30 – 11:30

LOCAL: Biblioteca do Campus Universitário do Instituto Piaget de Viveu | Estrada do Alto do Gaio | 3515-776 Viseu

Câmara de Cantanhede criou linha de apoio financeiro às empresas

Para mitigar o impacto da pandemia de covid-19 


O Município de Cantanhede criou o Fundo Municipal de Emergência de Apoio Empresarial para mitigar o impacto económico da pandemia de covid-19 na atividade dos agentes económicos. Com uma dotação de 100 mil euros, esta ajuda financeira decidida pelo executivo camarário de Helena Teodósio destina-se a empresas do concelho com até 25 trabalhadores (incluindo os administradores ou gerentes) e que que tenham registado, em 2020, quebra de faturação igual ou superior a 1/3 em relação ao período homólogo de 2019. 

As que estiverem nessa situação e não tenham dívidas à Segurança Social, à Autoridade Tributária e Aduaneira e ao Município de Cantanhede, ou que tenham os respetivos planos de pagamento a estas entidades aprovados, podem candidatar-se à obtenção de uma única prestação, a fundo perdido, no valor máximo de 2.000 euros e variável em função do número de trabalhadores e da diminuição do valor faturado este ano relativamente ao anterior. 

Podem beneficiar deste apoio as empresas de setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária, nomeadamente comércio a retalho e serviços abertos ao consumidor, assim como o alojamento/hotelaria, restauração e similares, bem como de animação, cultura e de atividades das artes do espetáculo, entre outras, estando excluídas as prestadoras de serviços cuja atividade dependa de inscrição em ordem profissional dos seus detentores ou sócios gerentes. 

Quanto às que se encontrem em condições de beneficiar do Fundo Municipal de Emergência de Apoio Empresarial, devem candidatar-se até às 17h30 do dia 20 de fevereiro de 2021, preenchendo para esse efeito o respetivo formulário, que estará disponível no portal do Município de Cantanhede (www.cm-cantanhede) a partir do dia 2 de janeiro de 2021. 

O Departamento de Desenvolvimento Económico e Social será responsável pela tramitação das candidaturas, que deverão ser enviadas para o endereço eletrónico fundo.apoio.empresas@cm-cantanhde.pt, juntamente com os anexos requeridos, entre os quais os comprovativos da faturação comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira relativos a 2019 e a 2020 (1 de janeiro a 31 de dezembro) ou outra, caso a empresa tenha iniciado atividade no decurso de um desses anos. Quanto às que estiverem enquadradas no regime de isenção, a candidatura terá que ser instruída com cópia das declarações trimestrais entregues à Segurança Social, ou de outro período, quando a atividade tenha sido iniciada no decurso de 2019 ou 2020. 

Recorde-se que, além da criação do Fundo Municipal de Emergência de Apoio Empresarial, o Município de Cantanhede decidiu prolongar a redução das despesas com o consumo de água, a descarga de águas residuais e a produção de resíduos urbanos das empresas com decréscimo de 40% de faturação devido à pandemia de covid-19, redução essa de que são também beneficiárias as famílias com perda de rendimento. Em vigor está ainda isenção das taxas de ocupação da via pública e das feiras e mercados, o que irá acontecer igualmente com as rendas pelas concessões camarárias, logo que a proposta que está a ser elaborada nesse sentido seja aprovada pela Assembleia Municipal. Estas medidas fazem parte do pacote de 40 ações implementadas pela autarquia cantanhedense para mitigar o impacto económico e social da crise sanitária, logo que ela deflagrou, ainda no primeiro trimestre deste ano.

MUNICÍPIO DE SILVES APROVA TAXA MÍNIMA DE IMI E IMI FAMILIAR PARA 2021


Por proposta do executivo municipal permanente liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, foi aprovada por unanimidade, em reunião da Assembleia Municipal de Silves realizada no passado dia 30 de novembro, e pelo 8.º ano consecutivo (ou seja, desde 2014), a taxa mínima do imposto municipal sobre imóveis (IMI) para 2021 (prédios urbanos – 0,3%), para além da fixação de uma minoração acrescida de 30% para os prédios urbanos da freguesia de São Marcos da Serra. 

Nessa mesma ocasião, também por proposta do executivo municipal permanente, foi aprovada, por unanimidade dos membros da Assembleia Municipal de Silves, a redução do IMI no caso de imóveis destinados a habitação própria permanente das famílias com dependentes a cargo, vulgarmente conhecido pelo IMI Familiar (com 1 dependente: € 20,00; com 2 dependentes: € 40,00; e com 3 ou mais dependentes: € 70,00), bem como a aplicação da taxa zero no que respeita à taxa municipal de direitos de passagem, não onerando o consumidor final na faturação relativa aos serviços de comunicações electrónicas. 

Estas medidas representam um importante esforço financeiro do Município de Silves e integram-se numa política amiga do contribuinte, das famílias, dos agentes económicos e dos investidores, em que a autarquia abdica de parte da sua principal receita tributária em detrimento do investimento público, para acudir à necessidade de atenuar a pesada carga fiscal que o Estado faz impender sobre os cidadãos e as empresas, de proteger e dinamizar a economia local e de atrair investimento sustentável para o concelho de Silves, garantindo assim mais rendimento disponível para as famílias, trabalhadores e empresários, o que adquire especial importância tendo em consideração o actual contexto económico recessivo provocado pela pandemia internacional do novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

De referir que as medidas tomadas pelo Município de Silves não inviabilizam a necessidade do Governo, perante a situação económica e social que o país atualmente atravessa, de baixar o IRS e reforçar os apoios sociais, entre outras obrigações constitucionais que devem ser cumpridas no quadro da defesa e aprofundamento do Estado Social.

“Franqueza Apostólica” de São Francisco Xavier


São Francisco Xavier (1506 – 1552) tem sua festividade litúrgica celebrada neste dia 3 de dezembro. Em memória desta grande data, segue um comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, proferido numa conferência no dia 2 de dezembro de 1966.

Na biografia de São Francisco Xavier de Daurignac, encontra-se o seguinte trecho de uma carta a D. João III, rei de Portugal, escrita pelo santo:

“Senhor, deveis temer que quando Deus citar Vossa Alteza a comparecer perante Si, o que acontecerá infalivelmente e talvez em um momento em que menos espereis, e quando não haja razões ou esperança de declinar aquele tribunal, deveis temer, grande príncipe, que aquele Juiz, irritado, vos dirija essas terríveis palavras de acusação: Por que não tendes procedido com rigor contra vossos ministros, contra os vossos vassalos que nas Índias conspiravam contra Mim, e não receavam declarar-se em estado de rebelião? Por que razão a vossa severidade não pode feri-los senão quando eles eram negligentes na arrecadação dos impostos e na administração das vossas finanças?

“Senhor, ignoro que valor poderão ter as vossas escusas quando responderdes: Senhor, eu escrevia todos os anos para aqueles países e todos os anos recomendava o maior zelo, os maiores trabalhos pela Vossa glória e pelo literal cumprimento de Vossos preceitos. Não vos responderá então Deus: Pois bem, mas vós deixáveis impunes todos aqueles que se mostravam indiferentes a essas ordens”.

* * *

Observem com que liberdade um grande santo se dirige a um grande rei — um dos potentados da Terra naquele tempo — e como o desempenho do mandato apostólico leva a pessoa a ter uma franqueza e um denodo, que antigamente tinha um lindo nome: “franqueza apostólica”.

É a franqueza do apóstolo, a franqueza de quem representa a Deus e tem o direito de falar desse modo. E, portanto, tem o direito de dizer as coisas mais desagradáveis e tem o direito de ser ouvido. E fazendo uso desse direito, São Francisco Xavier falava ao rei e obtinha provavelmente ao menos alguma inflexão na linha de conduta real. Mas ainda que não obtivesse, não vem ao caso. As brasas estavam acesas sobre a cabeça do rei e quando ele morresse, teria que prestar contas a Deus.

Notem como tudo isso é lógico e belo… e como tudo isso está envelhecido! Envelhecido não por uma senectude, por uma velhice intrínseca, não porque em si mesmas essas coisas tenham envelhecido. Mas porque os homens decaíram de tal maneira que não aceitam esses princípios e não querem mais ouvir essa linguagem. E afirmam caluniosamente que é uma linguagem de um desalmado, sem caridade, sem espírito católico.

Ora, aqui está a linguagem de um dos maiores santos da Igreja Católica: São Francisco Xavier. Esta era a linguagem dos santos e não a atual linguagem adocicada de ecumenismo falso, de irenismo, de quantas outras coisas que assim haja.

ABIM

Na Espanha, o mistério do “cavaleiro verde”

 

A história de um cavaleiro espanhol, que há nove séculos lutou na Terra Santa, ganhou o Prêmio Narrativo da Cidade de Logroño. Chamava-se Sancho Martín, mas por suas cores e os chifres de cervo no capacete, os turcos apelidaram-no “Cavaleiro Verde”.

Ninguém sabe quem foi. Chegou à Terra Santa quando tudo parecia perdido, e derrotou Saladino nas portas de Tiro. Quando este voltou a atacar, e soube que a figura verde saía a campo, quis falar com ela. Saladino lhe prometeu um cavalo, ouro e prata, ofereceu-lhe grandes terras e uma filha em casamento. “Ele respondeu que não viera morar com sarracenos, mas envidar todos os seus esforços para destruí-los e prejudicá-los ao máximo”.

Sancho Martín venceu mais uma vez, em seguida desapareceu da face da terra. Entrou na história sem procurar nada para si, dando tudo por Jesus Cristo e pela libertação do Santo Sepulcro.

ABIM

Termas Centro saúdam continuação da comparticipação do SNS nos tratamentos termais

 

As Termas Centro congratulam-se com o facto de o Orçamento de Estado para 2021 contemplar a continuação da comparticipação do Estado nos tratamentos termais. Desta forma, os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão poder continuar a prescrever estes tratamentos a quem deles necessita.

A comparticipação dos tratamentos termais vigorou em 2019 e 2020, mas a sua continuação não estava prevista na proposta inicial do OE 2021. No entanto, na discussão e votação na especialidade do OE, a maioria dos deputados aprovou duas propostas de alteração apresentadas nesse sentido, da autoria do PS e do PSD, com contributos de deputados de círculos eleitorais onde existem estâncias termais. As duas propostas serão fundidas agora numa redação única.

Recorde-se que as comparticipações dos tratamentos termais por parte do SNS, mediante prescrição médica, regressaram em 2019, depois de terem sido suspensas em 2011. O regresso assumiu a forma de projeto-piloto a ter lugar durante o ano de 2019, sujeito a avaliação dos seus efeitos. Acontece que o resultado da avaliação pelo Ministério da Saúde ainda não foi divulgado, pelo que projeto-piloto se prolongou para 2020. No entanto, face à situação de pandemia, que provocou a suspensão abrupta da atividade termal, a medida quase não teve efeitos este ano. Uma situação difícil para as Termas, que as propostas de alteração do OE 2021 agora aprovadas pretenderam atenuar.

É com alívio e grande satisfação que vemos que a Assembleia da República reconheceu a situação excecional que as Termas viveram neste ano de 2020. O prolongamento das comparticipações do SNS nos tratamentos termais para 2021, num ano que todos esperamos que seja sinónimo de início da recuperação, vai seguramente ter um impacto decisivo na atividade das Termas, que alcançaram resultados muito positivos em 2019, com a reintrodução das comparticipações”, sublinha Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, que congrega 20 estâncias termais da região Centro.

As Termas portuguesas, e as Termas da região Centro em particular, são particularmente exigentes em termos de segurança sanitária e estão mais do que preparadas para receber os aquistas com a máxima segurança. Estamos certos de que as Termas irão assumir-se cada vez mais como as prestadoras de saúde de excelência que são”, acrescenta.

Estudo alerta para substâncias perigosas no organismo devido a embalagens

 

Análises a 52 pessoas de vários países europeus, incluindo Portugal, detetaram entre 18 e 23 substâncias químicas perigosas no organismo, resultantes da utilização de embalagens alimentares descartáveis, especialmente de plástico.

De acordo com os resultados do estudo, hoje divulgados, foram rastreadas (em análises à urina) 28 substâncias químicas e em cada uma das amostras foram encontradas entre 18 e 23 substâncias perigosas.

O estudo foi feito em seis países e em Portugal participaram 10 pessoas, entre eles um deputado, um autarca, jornalistas e professores. Em todos os países o objetivo foi avaliar a presença no corpo humano de substâncias químicas potencialmente perigosas, em resultado da utilização quotidiana de embalagens, em particular as embalagens alimentares.

Segundo os resultados do estudo, divulgados pela associação ambientalista Zero, que participou na iniciativa, as variações entre os países (Bélgica, Bulgária, Letónia, Eslovénia e Espanha, além de Portugal) não foi significativa, "o que indica que o contacto quotidiano com estas substâncias acontece um pouco por toda a Europa, sendo transversal à geografia, profissão, idade, entre outras variáveis", diz a Zero em comunicado.

As análises centraram-se na avaliação da presença de químicos que podem ser encontrados nas embalagens descartáveis de alimentos, como os ftalatos e os fenóis. Os dois são associados, por estudos científicos, a doenças como o cancro ou doenças cardiovasculares e terão impactos negativos também nos sistemas reprodutivo e imunitário, salienta a associação.

"Estes resultados são mais uma prova de como as embalagens e os produtos que consumimos e usamos quotidianamente, introduzem substâncias químicas estranhas ao nosso corpo, que a ciência tem vindo a demonstrar serem potenciais riscos para a nossa saúde e para o ambiente. É urgente reduzir o uso de opções descartáveis e apostar em materiais seguros e circulares", alerta Susana Fonseca, da direção da Zero, citada no comunicado.

O projeto resultou de uma parceria dentro da rede europeia "Zero Waste Europe", que agrega 31 membros de 24 países e que tem como objetivo liderar a transição para uma Europa sem resíduos.

As organizações envolvidas chamam a atenção para os potenciais problemas para a saúde humana decorrentes do atual modelo de produção e consumo e pedem que seja revista a legislação aplicável aos materiais para contacto com os alimentos.

Retalhistas e marcas devem também mudar para alternativas mais seguras e os consumidores devem fazer escolhas mais saudáveis, apelam também as organizações.

A Zero recorda o alerta de cientistas em março deste ano (no chamado "Consensus Statement") para os milhares de substâncias químicas usadas em embalagens alimentares e outros materiais para contacto com alimentos, sendo que muitas dessas substâncias conseguem migrar das embalagens para os alimentos, pelo que o seu uso continuado dever ser entendido como um risco para a saúde humana.

Em consequência do alerta mais de 230 organizações não governamentais de todo o mundo pediram aos decisores políticos para tomarem ações urgentes.

No início do ano a Comissão Europeia comprometeu-se a propor a revisão da legislação sobre os materiais para contacto com os alimentos até ao fim de 2022.

Lusa

Morreu o antigo Presidente francês Valéry Giscard d’Estaing

Valéry Giscard d'Estaing, antigo Presidente francês, morreu esta noite aos 94 anos devido a complicações cardíacas num quadro de covid-19, após ter sido hospitalizado a meio de novembro.

O anúncio da morte foi feito esta noite por pessoas próximas do antigo Presidente aos meios de comunicação franceses. O ex-chefe de Estado estava internado desde dia 17 de novembro no hospital de Tours. Antes disso, em setembro, Giscard d'Estaing já tinha sido internado durante alguns dias.

Valéry Giscard d'Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981. Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo. Apesar de se ter recandidatado, foi batido em 1981 por François Miterrand.

Antes da sua eleição, Giscard d'Estaing foi ministro das Finanças quando Georges Pompidou era primeiro-ministro, entre 1962 e 1966. Voltou ao Governo com as mesmas funções quando Pompidou já era Presidente entre 1969 e 1974.

Após a sua passagem pelo Eliseu, foi deputado europeu e dedicou-se à escrita, pertencendo mesmo à Academia francesa. Na sua longa carreira política foi deputado, ocupou diversos cargos na política local e regional e sentou-se no Conselho Constitucional.

Em março deste ano, foi acusado por uma jornalista alemã de assédio sexual e foi aberto um inquérito para apurar os factos.

Lusa

Imagem: CM

Salários portugueses foram os que mais caíram na Europa durante a pandemia

 

As remunerações em Portugal tiveram uma redução de 13,5%, indica a Organização Internacional do Trabalho.

Os salários portugueses foram os que mais caíram na Europa por causa da pandemia de Covid-19, indica a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os salários em Portugal tiveram uma redução de 13,5%, seguido-se Espanha, com 12,7%, e Irlanda, com perdas de 10,9%, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

Em sentido contrário, Países Baixos, Suécia e Croácia foram os países que registaram descidas inferiores nas remunerações.

De acordo com a OIT, nos primeiros seis meses de 2020, em resultado da pandemia os salários caíram ou cresceram a um ritmo mais lento, em dois terços dos países analisados a nível mundial.

As remunerações mensais de mulheres e trabalhadores com salários mais baixos foram desproporcionalmente afetados pela pandemia, conclui a organização.

Embora os salários médios em um terço dos países que forneceram dados parecessem aumentar, isso foi em grande parte devido ao número substancial de trabalhadores com salários mais baixos que perderam os seus empregos e, portanto, distorceram a média, uma vez que não foram mais incluídos nos dados para assalariados, adianta o relatório divulgado esta quarta-feira.

RR

Galiza em confinamento de 4 a 9 de dezembro para evitar deslocações a Portugal

 

O Governo Regional da Galiza decidiu hoje que toda a comunidade vai estar em confinamento entre as 12:01 de sexta-feira, 4 de dezembro, e a mesma hora de quarta-feira, dia 9, para restringir a mobilidade com território português.

Segundo fontes do executivo galego citadas pela agência Efe, esta decisão é adotada porque o comité clínico considera prioritário restringir a mobilidade com Portugal, dada a alta incidência de casos de covid-19 em território português.

O Governo Regional informou o executivo de Madrid que "não é oportuno fazê-lo [o confinamento] por partes", pelo que será decretado o encerramento de toda a comunidade.

O presidente da Xunta [o Governo Regional galego], Alberto Núñez Feijóo, já tinha anunciado esta manhã que iria estabelecer "restrições de mobilidade" com Portugal a partir de sexta-feira, altura em que começa o levantamento das restrições mais apertadas aplicadas há três semanas.

Na sua intervenção, Núñez Feijóo tinha já sublinhado que as limitações de mobilidade com Portugal, através das províncias de Ourense e Pontevedra, poderiam implicar ter que decretar o encerramento total da Galiza.

A Xunta considerou inicialmente que não era necessário o encerramento de toda a Galiza, já que o território galego se encontraria limitado nas deslocações durante o fim de semana de feriado devido aos confinamentos das Astúrias e Castela e Leão.

No entanto, finalmente optou pelo encerramento de todo o perímetro da comunidade, ao abrigo do decreto real do estado de emergência do Governo central espanhol, que permite aos presidentes regionais adotarem medidas neste sentido.

Lusa

Empresa líder na Cosmética instala-se no Parque Industrial de Soza

 

Num investimento de cerca de 20 milhões de euros que se irá refletir em 150 novos postos de trabalho, o Município de Vagos chegou a acordo para a instalação de uma empresa líder no mercado da cosmética.

Os municípios têm uma intervenção crescente para a competitividade dos territórios. Através da criação de condições para acolhimento empresarial e de suporte ao investimento, a atuação dos municípios deve ser indutora de economias de aglomeração e de rede, assumindo um papel de coadjuvante e como um agente que simplifique a vida dos investidores.

Consciente disso e com o objetivo de gerar mais e melhor emprego, o Município de Vagos tem vindo a investir na proximidade aos investidores e na criação de uma resposta integrada aos empresários e investidores, oferecendo uma oferta organizada e qualificada de solo industrial, apoiando as empresas em todo o processo de instalação.

Esta foi a razão fundamental para a atração de um novo investimento com elevado conteúdo inovador.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Vagos, "o grupo MCGP Internacional, contratualizou a compra de uma parcela no Parque Empresarial de Soza, onde irá investir cerca de 20 milhões de Euros e garantir a criação de uma unidade de produção de dispositivos médicos para utilização dermatológica".

Esta nova unidade contará com tecnologia de vanguarda e "criará 150 postos de trabalhona sua maioria qualificados", sendo o corolário da "política de atração de investidores e de apoio às empresas, protagonizada pelo Município de Vagos", afirma o mesmo comunicado.

Na sequência da concretização deste acordo, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado referiu que “o Município acolhe este investimento com grande entusiasmo e satisfação. Numa altura em que tanto se fala de crise financeira, derivada da crise pandémica. Estamos na linha da frente da captação de investimento na região, o que é um sinal claro que as empresas continuam a confiar e a acreditar no Município de Vagos para fazer os seus investimentos.”