quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
Cantanhede| EDP prossegue programa de conservação de linhas de distribuição de energia elétrica
Emigrantes de Reguengos de Monsaraz vão ter gabinete de apoio na autarquia
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a implementação de um Gabinete de Apoio aos Emigrantes. Este gabinete vai apoiar os cidadãos portugueses do concelho que estão emigrados, os que regressam a Portugal e os que pretendem iniciar um processo migratório.
Esta estrutura poderá ajudar e informar os cidadãos nas áreas social, jurídica, económica e empresarial, educação, emprego, formação profissional, entre outras. O Gabinete de Apoio aos Emigrantes de Reguengos de Monsaraz vai funcionar em articulação com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e promoverá ações como a inserção profissional de pessoas que pretendam trabalhar no estrangeiro, através do programa “Informe-se antes de partir”, e de projetos de investimento no concelho e de desenvolvimento local, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.
Este gabinete terá também ações de apoio a repatriações e a cidadãos nacionais detidos, condenados ou expulsos dos países de acolhimento, assim como de assistência aos seus familiares em território nacional. No âmbito do funcionamento desta estrutura haverá igualmente ações que apoiem, incentivem e acompanhem o retorno de emigrantes, facilitando a sua reintegração social e profissional no âmbito do “Programa Regressar”.
Aveiro | Reunião de Câmara – 04 de fevereiro de 2021
Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 04 de fevereiro, nos Paços do Concelho.
Aprovados os Contratos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia para 2021
Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem executando há quatro anos, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a CMA e cada uma das 10 Juntas de Freguesia para o ano de 2021, reportando-se os seus efeitos a 01JAN21.
Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai delegar competências nas Juntas de Freguesia uma verba total de cerca de 2.100.000€.
A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia 8 de cada mês.
Os Contratos vão agora ser apreciados e aprovados pela Assembleia Municipal, pelos Executivos das Juntas de Freguesia e pelas Assembleias de Freguesia, estando a data da sua assinatura pública apontada para o dia 26FEV21.
Para as áreas contempladas, vão ser investidos 903.600€ em limpeza das vias e espaços públicos; sargetas e sumidouros; jardins e espaços verdes. Relativamente a pequenas reparações/construção de passeios; manutenção de parques infantis; polidesportivos; fontes, fontanários e tanques; manutenção e colocação de toponímia; limpeza do areal de São Jacinto; gestão de sanitários públicos e qualificação de caminhos rurais, serão entregues verbas no valor de 395.950€.
Acrescem a estes valores disponibilizados, um investimento 800.100€ em diversas operações definidas, das quais destacamos:
- Parque Intergeracional da Quinta do Canha, em Aradas – 35.000€;
- Armazém da Junta de Freguesia de Aradas (em continuidade da cooperação de 2020) – 20.000€;
- Requalificação da Casa Conselheiro Nunes da Silva, em Cacia (em continuidade da cooperação de 2017 a 2020) – 125.000€;
- Lavadouro da Alagoela, em Eixo – 22.000€;
- Edifício Sede da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol – 19.000€
- Minicampos de basquetebol junto ao Clube do Povo de Esgueira – 23.000€
- Construção da Capela Mortuária de Esgueira (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 65.000€;
- Parque Infantil de Taboeira – 15.000€;
- Armazém da Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz – 50.000€;
- Construção dos sanitários do Cemitério Central de Aveiro – 14.000€;
- Construção do ossário do Cemitério Sul de Aveiro – 9.000€;
- Construção do columbário do Cemitério Sul de Aveiro – 9.000€;
- Construção do Armazém da Junta de Freguesia de Oliveirinha – 80.000€;
- Parque Infantil das Quintãs (em continuidade da cooperação de 2020) - 30.000€;
- Requalificação do parque de merendas da Granja de Cima - Moinhos – 22.500€;
- Construção de parque de estacionamento junto ao cemitério do Viso, Mamodeiro (em continuidade da cooperação de 2020) – 20.000€;
- Construção dos balneários do Polidesportivo do Carregal – 42.500€;
- Armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 70.000€;
- Parque de merendas e lazer de São Romão, em Santa Joana – 30.000€;
- Instalação de proteções de segurança e vedação dos Parques Infantis da Azenha e de Santa Joana – 15.000€
- Qualificação do espaço verdade da Rua dos Canhas do Marco, em São Bernardo – 20.000€;
- Construção do Parque Infantil da Quinta da Urbe, em São Bernardo – 7.000€;
- Qualificação dos caminhos interiores e infraestruturas de águas pluviais do Cemitério de São Bernardo – 12.500€;
- Execução do Parque da Quinta do Peixinho, em São Bernardo (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 9.600€;
- Circuito de Manutenção de São Jacinto (em continuidade da cooperação de 2020) – 35.000€.
Candidaturas ao Programa Municipal de Apoio às Associações 2021
O Executivo Municipal deliberou antecipar a abertura do prazo para a submissão de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio às Associações 2021, de apoio à atividade regular e apoio ao investimento para as associações culturais, de ação social, juventude, escuteiros e escoteiros. Os interessados deverão entregar a sua candidatura até ao próximo dia 05 de março.
3. Lançamento do Concurso da Obra de Requalificação e Reabilitação da Piscina e do Pavilhão do IPDJ / CMA
O Executivo Municipal deliberou aprovar os projetos de execução e a abertura do concurso público para as obras de requalificação e reabilitação da Piscina e do Pavilhão do IPDJ, agora na posse da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) por 20 anos, e que têm como gestores e utilizadores principais o Galitos e o Alavariuam (respetivamente).
O concurso tem um valor base global de 2.871.540€ e está dividido em dois lotes, correspondendo o Lote 1 à requalificação e reabilitação da Piscina, com um valor base de 1.335.600€ e o Lote 2 referente à reabilitação do Pavilhão, com o valor base de 1.535.940€.
As empreitadas vão tratar da reabilitação global das infraestruturas, com o melhoramento da eficiência energética e qualidade da ventilação dos edifícios, recuperação dos pavimentos e paredes, qualificação das salas de apoio e balneários, infraestruturas elétricas e de águas pluviais, além da manutenção dos sistemas de abastecimento das Piscinas.
Com esta empreitada a CMA irá dar a devida dignidade e qualidade a estes equipamentos desportivos, dando mais e melhores condições aos Clubes, Associações, Comunidade Educativa e a todos os Cidadãos que usufruem destes espaços.
Adjudicada a requalificação da Capela de Nossa Senhora da Saúde, São Bernardo
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, decidiu adjudicar a requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), à empresa Lusocol – Sociedade Lusa de Construções, Lda., pelo valor de 36.831,71€. O Executivo Municipal tomou conhecimento desta decisão.
A intervenção irá visar a substituição integral da cobertura terminando com problemas de infiltrações por águas pluviais, a reparação de várias fissuras no interior da Capela, o restauro das janelas de vidro decorativo e a substituição do pavimento em linóleo por um pavimento em soalho de madeira, por forma a proporcionar maior conforto aos utilizadores.
Serão também renovados os revestimentos exteriores e interiores com a realização de novas pinturas, ao mesmo tempo que se requalificará a rede elétrica rede iluminação.
Este é mais um investimento da CMA na recuperação e conservação do património local e histórico, que estamos a levar a cabo por todo o Município, propiciando a sua visitação e utilização.
Adjudicada empreitada para arranjos urbanísticos em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada de manutenção e pequenos arranjos urbanísticos nas localidades de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, à empresa Rosas Construtores, S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 622.874,57€.
A intervenção prevê a execução de trabalhos em 20 arruamentos, com repavimentação, recuperação de passeios, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção de espaços verdes, promovendo mais conforto e segurança para peões e condutores.
Adjudicada a requalificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da decisão do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que decidiu adjudicar a empreitada de Requalificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa, à empresa Henriques, Fernandes & Neto, S.A., num investimento de 142.023,66€.
O projeto prevê a qualificação da zona de estacionamento e das caldeiras das árvores e dos passeios, bem como reabilitar o parque arbóreo local. Na Praça Dr. Ferreira Soares, (em frente ao Cemitério Sul) será reorganizado o estacionamento e as zonas verdes.
A obra irá tratar também da renovação do pavimento e do mobiliário urbano, organizar os locais para a deposição dos resíduos e cuidar das infraestruturas de águas pluviais. A empreitada vai dar continuidade ao trajeto ciclável entre a Estação da CP e a Universidade de Aveiro, promovendo as acessibilidades para peões e cidadãos de mobilidade reduzida, com o rebaixamento do lancil e colocação de pavimento tátil nas zonas das passadeiras.
CMA distribui 9.500€ em prémios no Concurso Aveiro Jovem Criador 2021
Tendo em conta a opção e estratégia política de incentivo e a promoção os valores emergentes nas diferentes áreas artísticas, bem como a dimensão nacional que o referido Concurso detém, proporcionando a projeção do Município de Aveiro, enquanto propulsor de iniciativas que promovam a criatividade e a participação ativa dos jovens, o Executivo Camarário deliberou aprovar a atribuição dos Prémios aos artistas referenciados, perfazendo o valor total de 9.500€ - um acréscimo de 1.500€ face ao ano de 2020 e de 3.000€ relativamente a 2019.
Renovação dos protocolos relativo às Equipas de Intervenção Permanente
De acordo com o definido e acordado com as Corporações de Bombeiros do Município, o Executivo Municipal deliberou renovar o Protocolo para o “Enquadramento de Pessoal destinado a integrar as Equipas de Intervenção Permanente”, para o período de 2021 – 2024.
Os Protocolos de Colaboração que a Câmara Municipal de Aveiro tem celebrado anualmente com a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, tem na gestão operacional da Proteção Civil durante 24 horas por dia e no reforço de efetivos das equipas de intervenção permanente, intervenções da maior importância para o socorro e assistência à população e que continuaremos a financiar.
Estatuto remuneratório do Coordenador Municipal de Proteção Civil
O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, de nomear o Técnico Superior, Dr. João Carlos Silva Nunes Pereira como Coordenador Municipal de Proteção Civil do Município, pelo período de três anos (2021 – 2024), bem como aprovar o seu estatuto remuneratório (6.ª posição remuneratória da carreira geral de técnico superior, nível 31 da tabela única).
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 20 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 49 Cidadãos ajudados no valor global de 10.008,70€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
CMA aumenta em 41,6% os apoios sociais em janeiro 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020
No mês de janeiro de 2021, a CMA apoiou 26 famílias e 57 Cidadãos, no valor global de apoio de 12.463,94€, o que significa um aumento relativamente ao mês de janeiro de 2020, de mais 10 Famílias (16 em JAN20) e 23 Cidadãos (34 em JAN20) apoiados e de mais 41,6% de apoio financeiro (7.270,66€ em JAN20). Na comparação com janeiro de 2019, a diferença é ainda maior, fixando-se em mais 18 Famílias (8 em JAN19) e 39 Cidadãos (18 em JAN19) apoiados e de mais 77,1% de apoios financeiros (2.850,60€ em JAN19).
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.
Chamamos a Atenção aos Cidadãos que os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/
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Lusa
Bairrada retoma venda de Vouchers até ao final de Março
- À venda on-line em loja.rotadabairrada.pt
- Para usufruir em ‘Alojamento’, ‘Atividades Turísticas’, ‘Enoturismo’ e ‘Restaurantes’
Para desfrutar a dois (Dia dos Namorados), oferecer a uma mulher especial (Dia da Mulher) ou galardoar o melhor pai do mundo (Dia do Pai), os ‘Bairrada Vouchers’ são, sem dúvida, uma boa opção! Por isso, porque a iniciativa teve uma boa adesão e porque estamos de novo em confinamento – e há setores que precisam, cada vez mais, de apoio –, estão de volta e podem ser adquiridos na loja on-line da Rota da Bairrada, em https://loja.rotadabairrada.pt/vouchers/, até ao final de Março.
Relembrando a iniciativa, lançada em Dezembro, a Rota da Bairrada, em parceria com os seus associados, criou vouchers para usufruto de experiências no território. Uma refeição, uma visita a um produtor, uma prova de vinhos, uma estadia ou um passeio com um operador turístico local, são algumas das opções que “cabem” nos ‘Bairrada Vouchers’, envoltos num atrativo packaging, composto por voucher, garrafa de vidro de 375ml e embalagem em forma de tubo.
Sob as categorias alojamento, atividades turísticas, enoturismo e restaurantes, os ‘Bairrada Vouchers’ têm diferentes valores, mas todos contam com um acréscimo ao valor que o comprador dá por eles, isto é, ao pagar €20,00 por um voucher para refeições ou experiências turísticas, ser-lhe-ão oferecidos €5,00 extra, tendo o voucher o valor real de €25,00. No caso do alojamento, serão acrescentados €10,00 aos vouchers base, que são de €40,00, ficando assim com um total de €50,00 para utilizar nas unidades aderentes. Os ‘Bairrada Vouchers’ dão ainda acesso gratuito a uma visita e a um copo de espumante num dos Espaços Bairrada. São personalizáveis e podem, se assim desejar, ser enviados diretamente aos seus destinatários.
Juntaram-se a esta iniciativa, através da oferta de serviços ou produto, a Anadil, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, o Grupo Marques Associados (M&A Digital e Print), a Verallia e a VOX.
Ofereça grandes momentos e ajude a contribuir para a saúde da economia da Bairrada
Para que seja possível que os agentes económicos recebam já o valor das compras dos vouchers, os mesmos são nominais, ou seja, quem comprar o voucher identifica à partida a entidade a que se destina. De Aveiro a Coimbra, de Vagos a Águeda, em Anadia, Oliveira do Bairro ou na Mealhada, há sem dúvida uma fonte quase inesgotável de experiências que podem ser vividas durante o ano de 2021.
‘Bairrada Vouchers’ é uma iniciativa que soma à campanha ‘Bairrada: fortes e unidos, vamos resistir’, idealizada pela Comissão Vitivinícola a Bairrada e cuja primeira ação foi desenvolvida em Abril. Aquela que começou por ser uma campanha da Bairrada para o setor vitivinícola – materializada num vídeo, disponível nas plataformas Bairrada no Youtube, Facebook e Instagram (links clicáveis) –, vê agora o seu âmbito alargado à gastronomia e ao turismo. Num repto de união, a Bairrada continua a acreditar que, se nos mantivermos fortes e unidos, vamos resistir, ultrapassando as dificuldades que o surto do novo coronavírus nos tem vindo a impor a todos.
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Imagem: DN
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DISCRIMINAÇÃO: Parlamento aprova audição do Instituto do Sangue sobre alegada discriminação de homossexuais
A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira um pedido de audição do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre denúncias de discriminação a homossexuais na dádiva de sangue. O requerimento havia sido efectuado pelo Bloco de Esquerda e foi aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde, segundo adiantou fonte parlamentar à Lusa.
O caso mais recente aconteceu com Bruno Gomes d'Almeida, quando a 23 de Janeiro foi uma das mais de 8600 pessoas que responderam ao apelo da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e se deslocou a um dos postos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa, para poder doar sangue. Mas foi impedido de o fazer apenas por ser homossexual. O “desabafo” de Bruno na sua página de Instagram tornou-se viral e relançou a discussão.
Além do testemunho de Bruno, foi também tornado público um email de um médico do IPST, Luís Negrão, no qual afirma que “os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue” por ser um “critério internacional”.
Questionado pelo PÚBLICO, o conselho directivo do IPST garante que “a situação já está a ser averiguada internamente” e acrescenta que foi reforçada a mensagem de que “o incumprimento do critério de elegibilidade de dadores de sangue em vigor determina a abertura de procedimentos internos de averiguação”.
Apesar de a lei de 2015 não discriminar doadores com base na orientação sexual e de a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ter removido qualquer referência à categoria “homens que fazem sexo com homens” em 2016, o IPST argumenta que “a situação levanta questões técnicas” que “necessitam de clarificação e que exigem por parte do profissional de saúde qualificado responsável pela triagem clínica um reforço de avaliação caso a caso”, mas garante que é feita “avaliando apenas comportamentos de risco e nunca a orientação sexual”.
Apesar de a lei de 2015 não discriminar doadores com base na orientação sexual e de a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ter removido qualquer referência à categoria “homens que fazem sexo com homens” em 2016, todos os anos há centenas de denúncias de discriminação com base na orientação sexual.
À Lusa, o IPST, acrescentou que o “não questiona a orientação sexual dos seus potenciais dadores” e que “todo e qualquer cidadão [pode] candidatar-se a dar sangue, sem quaisquer diferenças de género ou orientação sexual”.
Paralelamente, a comissão de Saúde aprovou também um requerimento do Chega para a audição do coordenador nacional da taskforce de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, que esta quarta-feira apresentou a sua demissão. Com os votos favoráveis do Chega e do CDS e as abstenções dos demais partidos, o requerimento seguia já um anterior efectuado pelo PSD e igualmente aprovado, estando já agendada a audição do responsável do processo de vacinação para a próxima terça-feira.
Fonte: https://www.publico.pt/2021/02/03/politica/noticia/parlamento-aprova-audicao-instituto-sangue-alegada-discriminacao-homossexuais-1949149
Colheita de sangue dia 28 de Fevereiro no Salão da Junta de Freguesia de Cacia (Aveiro)
Mais informações no site www.adasca.pt
Sessões | «Naveg@s em Segurança?» Inscrições abertas
ESAC e New Organic Planet estabelecem parceria
Para rearborização de alto valor ecológico nas faixas de gestão de combustível, Município de Cantanhede disponibiliza 10 mil plantas autóctones gratuitas
O Município de Cantanhede vai disponibilizar cerca de 10 mil plantas, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários a rearborizarem os terrenos inseridos nas faixas de gestão de combustível da rede viária florestal e zonas industriais que o município se viu obrigado a executar por imposição legal e de modo a dar cumprimento ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Esta é uma iniciativa que decorre da candidatura efetuada com sucesso ao projeto “Floresta Comum”, programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria que envolve a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, o ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As espécies disponíveis para plantação são o Acer pseudoplatanus (padreiro), o Alnus glutinosa (amieiro), o Arbutus unedo (medronheiro), a Betula pubescens (vidoeiro), o Celtis australis (lodão-bastardo), o Fraxinus angustifolia (freixo), Quercus faginea (carvalho-cerquinho), o Quercus robur (carvalho-alvarinho), o Quercus suber (sobreiro), o Pinus pinea (pinheiro-manso) e o Salix atrocinera (borrazeira-preta). A oferta é limitada ao stock de plantas existentes em viveiro e caso o pedido não possa ser imediatamente atendido o requerente ficará inscrito para a próxima época de plantação.
Para terem acesso às árvores e arbustos autóctones que o Município de Cantanhede disponibiliza, os proprietários devem efetuar o respetivo pedido junto do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia, através do número de telefone 231 423 818 ou pelo email gtf@cm-cantanhede.pt. Posteriormente, os técnicos desse serviço efetuarão uma visita de reconhecimento ao terreno, para identificar a parcela, avaliar as suas condições e quantificar o número de árvores necessárias.
Para garantir o sucesso das operações, o GTF assegurará o acompanhamento das ações, tendo entretanto já providenciado para o efeito a necessária licença do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para a rearborização, além de que prestará todo o aconselhamento técnico necessário aos proprietários, que ficam obrigados a cumprir com as regras e normas da legislação em vigor sobre a matéria.
A história de sete irmãos portugueses no Congo Belga, contada num documento histórico
Num momento em que o livro é sufocado por políticas proibitivas e que, segundo dados da Associação Portuguesa de Autores e Livreiros, é negado a mais de 80% dos leitores portugueses, a Guerra e Paz Editores apresenta, mesmo assim, e sabendo que o livro só pode ser encontrado na rede livreira online, a nossa primeira novidade do mês de Fevereiro. Por Onde Aquele Rio Corre é o título dessa obra notável. Um documento histórico, que nos é trazido por Sílvio A. Abrantes, membro de uma família, que, tal como muitos outros portugueses, emigrou para o Congo Belga em meados do século XX. Conheça a forma como se vivia naquela colónia francófona em África –entre o paraíso das paisagens desconhecidas e os tumultos e conflitos– através de relatos, mapas, fotografias e outros materiais da época. Por Onde Aquele Rio Corre estará disponível a partir do dia 9 de Fevereiro nas livrarias online e no site da editora.
«Estes portugueses não eram turistas, que já por ali viajavam nesse tempo, mas também eles se maravilharam com aqueles grandes espaços planos de amplo horizonte, também eles apreciaram observar toda aquela vida selvagem.» Sílvio A. Abrantes recorda a sua chegada ao Congo Belga em meados do século XX. A experiência de emigração, que viveu com a mãe e com os seus seis irmãos, é agora recordada no livro Por Onde Aquele Rio Corre.
O livro é mais do que uma colecção de memórias, é um documento histórico que recorre a dezenas de fotografias, um breve glossário toponímico, uma cronologia histórica e ainda uma lista de seus conterrâneos que nasceram, viveram ou trabalharam na actual República Democrática do Congo.
Nele cabem os desafios de uma família portuguesa em adaptação a uma nova realidade, mas também os acontecimentos sociais e políticos que marcaram aquele período, entre os quais, os tumultos de 1959, a independência (1960), a Revolta dos Simbas (1964) e a zairização de Mobutu (1973). São 35 anos de acontecimentos, na África e no mundo, contados numa obra que irá apaixonar quem viveu no Congo, mas também todos os portugueses que emigraram para África e todos os amantes de História.
Ainda que apenas online – até que a vontade política o contrarie – Por Onde Aquele Rio Corre pode ser adquirido, com toda a segurança, a partir do próximo dia 9 de Fevereiro.
Por Onde Aquele Rio Corre
Sílvio A. Abrantes
Não Ficção / História
344 páginas · 15x23 · 16,50€
Nas livrarias a 9 de Fevereiro