sexta-feira, 19 de março de 2021

Processo de testagem à COVID-19 arranca no concelho de Vagos

 Cerca de duas centenas e meia de elementos da comunidade escolar do concelho de Vagos foram testadas na manhã de sexta-feira, dia 19 de março, no centro de testagem instalado no Pavilhão Municipal de Vagos.

No enquadramento da primeira de quatro fases do processo de desconfinamento, no âmbito da pandemia de COVID-19, que permitiu o regresso das atividades letivas, na passada segunda-feira, dia 15 de março, foi iniciado, no Município de Vagos, esta sexta-feira, o processo de testagem à COVID-19, para professores e auxiliares do pré-escolar, primeiro ciclo e escola de acolhimento.

O centro de testagem/vacinação, situado no Pavilhão Municipal de Vagos, tem capacidade instalada para oito postos, dos quais foram usados quatro, onde os técnicos ministraram testes rápidos a um universo de cerca de 250 pessoas.

Este procedimento é emanado das diretivas governamentais para a reabertura das atividades letivas e, no Município de Vagos, foi operacionalizado pelo Agrupamento de Escolas de Vagos, com o apoio da Câmara Municipal.

Pretende-se com esta ação garantir a segurança e a confiança da comunidade escolar e da população em geral relativamente à reabertura das escolas do concelho.

Fonte: Mira Online


 

 

 

Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva recebeu computador

 

O Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva acaba de receber um computador adquirido no âmbito de uma candidatura ao projeto “Ensino para Todos” do Rotary Clube elaborada por António Girão, docente da escola EB 2/3 Marquês de Marialva. Sob o lema "Todos podemos ajudar para que todas as crianças tenham as ferramentas necessárias para o ensino à distância", a iniciativa consiste na angariação de computadores e tablets para que alunos mais carenciados, dotando-os de ferramentas tecnológicas necessárias para que cumpram as tarefas escolares e, assim, possam alcançar sucesso nos estudos.

Este “presente” foi entregue, ontem, 18 de março na sede no Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e será mais um equipamento informático a disponibilizar aos alunos dizendo muito da atitude proactiva com que este docente pauta a sua vida. António Girão, professor de Português e atleta, tem colocado a sua atividade desportiva ao serviço de inúmeras causas sociais, e este foi apenas um dos inúmeros gestos simbólicos que já o caracterizam.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, enalteceu “este tipo de iniciativas e estes gestos simbólicos que ajudam a agitar consciências e a contribuir para apoiar quem necessita, de facto, e assegurar uma maior igualdade de oportunidades”, salientando ainda, que“os Rotários têm uma característica muito interessante que é, a enorme capacidade de unir voluntários em torno de causas humanitárias, de apoios sociais, e promover valores éticos e a paz, o que faz a diferença toda numa sociedade marcada pelo individualismo, pelo que esta presença do Município justifica-se pelo reconhecimento do papel destas entidades e dos gestos de cidadania como o do Prof. Girão”.

Relativamente a António Girão, o vice-presidente da autarquia cantanhedense com o pelouro da Educação, para além de agradecer o já habitual empenho do docente, elogiou o facto de este “ter abraçado esta e outras causas, sempre com o objetivo de sensibilizar, de agitar e congregar, com a preocupação permanente de ajudar os outros”. Pedro Cardoso referiu também que “face aos enormes constrangimentos causados pelo ensino à distância, e a enorme responsabilidade em providenciar condições de igualdade para todos os alunos no acesso à educação, este gesto simbólico é também um sinal de que só com o empenho de todos podemos fazer com que ninguém fique para trás. Autarquias, entidades educativas, associações e cidadãos empenhados, todos juntos podemos fazer muito mais”.

Visivelmente satisfeito, António Girão agradeceu ao Rotários, partilhando algumas das “muitas dificuldades e necessidades com que alguns dos alunos se debatem diariamente”, salientando “o árduo trabalho exigente dos serviços de educação e de ação social da autarquia para assegurar diversos tipos de ajuda”.

O Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva fez-se representar pelo vice-diretor Hermenegildo Freire, que agradeceu “a oferta e o gesto do professor” e sublinhando “a importância da estreita cooperação entre o agrupamento de escola e os serviços de educação da autarquia para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no processo de aprendizagem dos alunos que precisam de apoio, assim como referiu o trabalho intenso que os agrupamentos têm desenvolvido nestes tempos muito difíceis”.

Em representação do Rotary Club de Coimbra esteve António Vaz, que realçou “a relevância do trabalho realizado por este clube”, que existe há 116 anos e que está presente em 215 países, assumindo-se como “um grupo de profissionais ligados pela amizade e vocacionados para projetos humanitários”.

Simbolicamente, esteve presente Rafael, aluno do 6º ano, que representou todos os estudantes, que caraterizou num simples “muito obrigado” o sentimento generalizado.

Inova faz recomendações para reutilização de edifícios e retoma de atividades

 

Considerando a reabertura de espaços comerciais, empresas, indústrias, unidades hoteleiras, escolas, equipamentos sociais, entre outras instalações que estiveram encerradas, a INOVA-EM alerta para os seguintes cuidados a ter com a limpeza das redes prediais de água.

O encerramento de edifícios durante um período prolongado, incluindo os habitacionais, pode provocar alterações na qualidade da água que fica estagnada no interior das redes prediais.

A água fica em contacto com os materiais das redes (tubagem, hidropressores, reservatórios, soldaduras e acessórios) e, ao longo do tempo, a quantidade de desinfetante residual vai diminuindo.

Como tal, a INOVA-EM recomenda as seguintes medidas de limpeza e higienização das redes prediais, as quais são da responsabilidade dos clientes e proprietários das instalações:

- deve ser renovada a água nas tubagens, através da realização de descargas em todos

os dispositivos de água quente e de água fria (torneiras, chuveiros, válvulas de descarga

de extremidade), durante dois a cinco minutos, de forma sequencial (dependendo da

dimensão da rede);

- eventuais reservatórios devem ser esvaziados, limpos e desinfetados;

- caso não seja possível o esvaziamento, no caso dos reservatórios e/ou termoacumuladores de água quente, deverá manter-se a temperatura no equipamento a 70°C, durante uma a duas horas antes da sua colocação ao serviço, de modo a garantir uma temperatura mínima de 50ºC em qualquer ponto da rede de água quente (em utilização normal, deve ser limitado o uso de máquinas à temperatura máxima de 55°C, para evitar incrustação e formação de partículas calcárias);

- devem ser limpas e desinfetadas as torneiras e cabeças de chuveiro, interior e exteriormente, bem como eventuais filtros e todos os dispositivos e acessórios da rede predial.

Em grandes edifícios ou edifícios de maior criticidade, deverá avaliar-se a eficácia das medidas implementadas através da análise de alguns parâmetros indicadores, como o pH e o desinfetante residual, que não deverão sofrer alterações assinaláveis ao longo da rede predial.

Deputados do Partido Socialista querem reabertura das termas o mais rápido possível

Deputados socialistas na Assembleia da República questionaram, esta quinta-feira, a Ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a data prevista para a reabertura dos estabelecimentos termais na sequência de estas unidades de saúde terem ficado de fora do plano de desconfinamento e do decreto que regulamenta o estado de emergência. 

Na pergunta, os deputados do Partido Socialista eleitos por distritos com unidades termais explicam que “para além de estarem já definidos pela DGS a norma e os procedimentos para a retoma da atividade, as Termas estão na tutela do Ministério da Saúde, são regulados pela Entidade Reguladora da Saúde e são importantes unidades prestadoras de cuidados de Saúde”.

Por este motivo, Luís Soares, Hortense Martins, Sónia Fertuzinhos, Francisco Rocha, Sara Velez, Susana Amador, Luís Graça, Susana Correia, Bruno Aragão e Cristina de Jesus consideram que "não se compreendem as razões para que os Estabelecimentos Termais não possam retomar a sua atividade e, tampouco, se tenha avaliado um calendário para a sua reabertura, no contexto do plano de desconfinamento".

Estes parlamentares querem, por isso, saber quais os motivos que presidiram à decisão de manter os estabelecimentos encerrados, questionando o Ministério da Saúde sobre a data prevista para a  sua reabertura.

 

As Termas são unidades de saúde seguras, que cumprem todas as regras da DGS e são monitorizadas pelo Ministério da Saúde. É importante que as Termas possam reabrir tão rápido quanto possível", defendem os parlamentares do PS que subscrevem a pergunta ao Governo.

Recorda-se que, de acordo com os dados do setor, em Portugal, existem 42 estabelecimentos termais que prestam cuidados de saúde a um número de clientes em crescimento desde 2015, depois de um período difícil vivido entre 2010 e 2015 em que as comparticipações pelo SNS foram suspensas.

A pandemia determinou o encerramento dos Estabelecimentos Termais durante a primeira vaga e, novamente, desde dezembro. Os concessionários aguardam por indicações do Governo sobre o Plano para a reabertura deste importante setor de atividade, sobretudo nas regiões do interior.


 

Primeiro talho em Portugal certificado para comercializar “melhor carne do mundo” na Mealhada

Grupo C´s recebe distinção Certified Seller de Kobe Beef que representa a famosa carne bovina Wagyu com preço de 400€/kg

Sábado, 20 de março, às 18h00, no Largo Mário Navega, n.º 6 em Antes, Mealhada, o Grupo C’s é oficialmente certificado com a afixação de uma placa da entidade Kobe Beef - Certified Seller. O galardão, exposto na fachada das instalações, representa a exclusividade, em Portugal, a nível de todos os talhos, na venda de Kobe Beef. Esta é considerada por Chef,s de renome e em concursos internacionais das melhores carnes do mundo devido ao sabor suave, consistência suculenta e pela experiência de degustação que proporciona. A cerimónia conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro.

A designação de Kobe é alusiva a uma cidade japonesa localizada na província de Hyōgo. Extraído da raça bovina Wagyu, originária do Japão, e utilizada há séculos no trabalho de cultivo do arroz, o Kobe Beef é considerado o pináculo das carnes mais caras do mundo, com preços que podem chegar aos 400€/kg.

Cláudio Cipriano, gerente do grupo C’s, refere que a aposta na venda do Kobe Beef ao cidadão comum pretende “oferecer o melhor do mundo e proporcionar aos clientes experiências diferentes e personalizadas”, através da oferta de um produto “de valor e qualidade inegáveis”. O responsável esclarece que “a importação do Kobe Beef é feita de forma direta, com prazos de entrega muito céleres”.

A principal característica desta carne é a sua concentração marmorizada, que resulta da distribuição da gordura entre as fibras. A intensidade do marmoreio, a cor da gordura, a cor da própria carne, o tecido muscular e a forma do músculo são os critérios utilizados para a carne atingir a qualidade máxima - qualidade A5. Para alcançar a carne macia e suculenta do Kobe Beef, os bois da raça Wagyu são tratados com muitos cuidados, desde a alimentação à base de arroz, milho, maçã e cerveja, a escovações diárias, massagens para relaxar e música clássica.

Para comercializar os produtos da marca Kobe Beef, é necessário o registo na Kobe Beef Marketing & Distribution Promotion Association e cumprir regras de controlo restritas, nomeadamente, a obrigatoriedade de os produtos ficarem num expositor isolado.

O Grupo C’s, entidade referenciada no corte de carnes, dedica-se ao negócio do gado há mais de 20 anos, com distribuição de produtos por todo o país. Este é o único talho certificado para a venda de Kobe Beef existindo apenas outra licença, atribuída a uma loja de conveniência.

Anadia avança com requalificação do Largo de São Tomé em Paredes Bairro

A Câmara Municipal de Anadia, na sua reunião de executivo, realizada no passado dia 17 de março, aprovou o Estudo Prévio para a requalificação urbana do Largo de São Tomé, na localidade de Paredes do Bairro.

É pretensão da autarquia anadiense criar uma zona verde, com parque infantil, equipamentos diversos, passeios e zona de estacionamento, integrando também neste projeto o espaço religioso. Com esta intervenção pretende-se ainda proceder à requalificação da rede de abastecimento de água, assim como à repavimentação das estradas.

Neste momento, a autarquia está a proceder à elaboração dos projetos de execução para a realização das respetivas obras.

Recorde-se que o Município de Anadia adquiriu, recentemente, uma casa adjacente ao Largo, entretanto demolida, com o intuito de proceder à ampliação daquele espaço público.

De referir que o Largo se apresenta, atualmente desorganizado, sem qualquer valência associada e, como tal, a necessitar de uma intervenção no sentido de o dotar de condições fundamentais ao nível da organização dos espaços, bem como da instalação de equipamentos que visam atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional.

AVEIRO | ECOCENTRO MUNICIPAL ENTROU EM OBRA

Como mais um importante contributo para continuarmos a crescer na qualidade da gestão ambiental do Município de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que teve início a construção do Ecocentro Municipal de Aveiro, na Área de Atividades Económicas Aveiro Norte – Zona Industrial de Taboeira, junto aos Serviços Urbanos da CMA e ao futuro Pólo do Canil Intermunicipal, num investimento de 553.524,34€, em execução pela empresa Arouconstrói, Engenharia e Construções, S.A..

O Ecocentro Municipal servirá para receber contentores de grandes dimensões, destinados a acolher, separadamente, materiais diversos, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.

Está é uma obra que vai dar um relevante contributo ao nível da qualidade ambiental do Município, nomeadamente pelo contínuo crescimento da qualidade da gestão dos resíduos urbanos, nomeadamente no que respeita à recolha seletiva e à reciclagem, com a fundamental participação dos Cidadãos.

AVEIRO | DIA MUNDIAL DA FLORESTA

Sob o lema, “Plantar, proteger e preservar o Património Florestal”, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aderiu à iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e plantou no Parque da Cidade de Aveiro um Carvalho enviado pelo ICNF a todos os Municípios da Região Centro, com o objetivo de sinalizar o Dia Mundial da Floresta que se celebra a 21 de março.


22 de março - 11h00 – EB 2,3 São Bernardo

No sentido de assinalar este importante dia, a CMA vai promover uma ação aberta à Comunicação Social, na próxima segunda-feira, 22 de março, pelas 11h00, de plantação de novas árvores nos espaços verdes da Escola Básica 2,3 de São Bernardo, que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.



Ansião assinala Dia Mundial da Floresta

O Município de Ansião associou-se ao ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, na comemoração do Dia Mundial da Floresta, que se assinala no dia 21 de março.

A iniciativa consistia na plantação de uma árvore, oferecida pelo ICNF aos municípios inseridos na área da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, num espaço público no dia 19 de março, entre as 11h e as 12h.

A Mata Municipal foi o local escolhido pela autarquia para acolher o exemplar de carvalho-alvarinho (Quercus róbur L.), uma árvore de grande porte, que atinge 30 a 40 metros de altura e tem um tempo de vida entre 500 e 1000 anos.

Plantar, proteger e preservar a nossa floresta é uma das missões do ICNF, do Município de Ansião, devendo ser também de cada um de nós, como forma de preservar o nosso património florestal.

Estarreja | Diretório online promove restaurantes e similares



A Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com a SEMA – Associação Empresarial, divulga a oferta da restauração e similares, que prestam serviços de take away e entrega ao domicílio, num diretório online disponível no micro site dedicado à COVID-19. Ao mesmo tempo, sensibiliza os Estarrejenses para comprarem no concelho. Basta clicar aqui, consultar os estabelecimentos disponíveis e escolher a sua refeição ou os produtos da sua preferência para consumir em casa.

Com esta iniciativa, são divulgados os estabelecimentos comerciais que adaptaram a sua atividade às restrições em vigor, encontrando respostas alternativas ao seu normal funcionamento, nomeadamente os serviços de take-away e a entrega de encomendas ao domicílio dos clientes, continuando a dinamizar a economia local.

O diretório está disponível no micro site do Município dedicado à Covid-19 (https://covid19.cm-estarreja.pt/page/informacaolocal/take-away-entrega-domicilio), com divulgação noutras plataformas municipais, como a página institucional do Município e as redes sociais.

Para constar neste guia, os comerciantes devem enviar uma mensagem para o GADE - Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja (através dos seguintes contactos: 912 218 139 - Whatsapp/ gade3@cm-estarreja.pt) e indicar o nome do estabelecimento, o endereço completo, contacto(s) telefónico(s) para pedidos, serviços disponíveis (take-away e/ou entrega) e outras informações pertinentes.

Os estabelecimentos de restauração continuam de portas fechadas, procurando resistir aos tempos difíceis e mantendo a atividade legalmente possível neste cenário de pandemia, uma vez que o plano de desconfinamento prevê uma abertura gradual a partir de 5 de abril, mas apenas com o serviço de esplanada.

Aos Estarrejenses é feito o apelo para que continuem a consumir cá dentro, utilizem estes serviços, encomendem produtos nos nossos restaurantes, cafés ou similares, e contribuam para apoiar a economia local. Apoiar o tecido empresarial estarrejense é dinamizar a economia do concelho e manter empregos.

Recorde-se que o microsite dedicado à COVID-19 foi disponibilizado pela Câmara Municipal de Estarreja durante o primeiro confinamento em 2020. Nele, os estarrejenses encontram informação útil, tanto de âmbito local como nacional, as medidas de apoio ou contactos úteis. Assim como a atualização permanente da situação epidemiológica do concelho.

Marinha Grande | Dia Mundial do Teatro assinalado com programação online

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o Dia Mundial do Teatro com programação online, exibida no Facebook e Youtube, no último fim-de-semana de março, no âmbito do projeto #marinhaficaemcasa.

Todos os anos desde 1962, se assinala o Dia Mundial do Teatro com uma mensagem de um protagonista da área. Este ano, a mensagem foi escrita pela atriz Helen Mirren, um dos mais celebrados nomes dos palcos britânicos, vencedora do Óscar de Melhor Atriz pelo desempenho em "The Queen", de Stephen Frears. Helen Mirren  é a 12.ª mulher a assinar a mensagem, nos 59 anos de celebração do Dia Mundial do Teatro, desde a sua instituição pela UNESCO, em 1962. Helen Mirren elogia a "resiliência dos profissionais das artes e a capacidade de sobreviverem à pandemia com sagacidade e coragem”.
Assim, no sábado, dia 27 de março, pelas 21h30, é exibida a peça “O Actor que pensava que o teatro era a vida”, do ator, dramaturgo e encenador Tiago Mateus. Mas a programação vai ainda incidir sobre concerto para bebés e um espetáculo de fado.

Os espetáculos do #marinhaficaemcasa são transmitidos nos seguintes canais:

Facebook
Youtube

Estão agendadas as seguintes atuações para o último fim-de-semana de março:

27 de março . sábado . 16h00
Concerto para Bebés em Casa - “Música para os Olhos”
Sinopse:
Babak
Vi Vi Mazek
Leoš Janáček foi um compositor checo que escreveu melodias apaixonadas pelo seu país. A Inesa Markava adora dançar estas melodias porque lhe lembram as paisagens em que brincava quando era criança. Depois os papás podem brincar lá em casa com os seus bebés, porque também se ouvirá um Scherzo, que quer dizer brincadeira, de Karel Husa. Cuidado com o que se possa partir na sala onde se ouvirá o concerto...
Le Leo Leos
Leoš Janáček

Créditos:
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Paulo Bernardino – clarinete baixo
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção

Produção – Carolina Gameiro (Musicalmente) / Teatro Stephens
Luz – Vera Lagoa (Musicalmente)
Vídeo – Teatro Stephens

27 de março . sábado . 21h30
Teatro online . “O Actor que pensava que o teatro era a vida”, com Tiago Mateus - Comemoração do Dia Mundial do Teatro

Sinopse:
Um actor faz um espectáculo para si mesmo. Um actor faz um espectáculo de si mesmo. Sozinho dentro de uma sala de teatro, enuncia como quem imagina estórias e cenas de um espectáculo que nunca existiu, que vai existir ou que está sempre a acontecer. A acontecer agora. Gestos que se repetem em palavras. A fantasia enquanto didascália.
O actor fica na sala de teatro quando todos já se foram. É nesse momento que o seu espectáculo começa. É nesse momento que a sua voz existe, como um olhar sobre as paredes vazias, correndo solto como o frémito da imaginação, cansado como o corpo de um cavalo em fim de jornada.
Sai para a rua. Chove. Fica parado à frente da porta do teatro e fuma vendo as pessoas passar, adivinhando as suas vidas e que pouco têm a ver com a dele.
Não vai para casa. Volta para o teatro; não sabe bem o porquê e lá fica, madrugada fora.
O actor é produto da vida que escolheu, da quimera implacável que é o teatro; um lugar onde todos os momentos do mundo se reúnem, com ou sem testemunhas.

Criação e interpretação: Tiago Mateus
Operação técnica e colaboração artística: Bruno Vicente

28 de março . domingo . 18h00
Concerto de Inês Pereira Martins.

Câmara Municipal de Évora assinala o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água com iniciativas de defesa do ambiente e dos recursos naturais

Em Évora, o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) são assinalados através de várias iniciativas que irão envolver os jovens do concelho.
Estão programadas diversas iniciativas envolvendo o Núcleo Museológico do Alto de S. Bento e o Programa Artes à Escola, com a colaboração do Projeto LIFE - Água da Prata e de diversos serviços municipais. Com início já hoje, dia 19 de março, tiveram lugar ações de plantação de árvores no Centro Histórico de Évora, nas Piscinas Municipais e na Ecopista, esta última com a participação da “Perceptions”, uma associação de jovens sediada em Évora que se tem destacado pela participação em ações de solidariedade. Os jovens, acompanhados pela Vereadora do Pelouro da Juventude, Sara Dimas Fernandes, fizeram questão de homenagear com esta ação as vítimas da COVID 19 e também todos os técnicos de saúde que continuam a lutar contra esta pandemia.
No dia 21, domingo, serão plantadas mais árvores na Escola de S. Matias, com a participação da Associação 100% ADN e, no dia 22, segunda-feira, está programada plantação de árvores na escola dos Canaviais. Ainda no dia 22, na Escola Básica do Rossio e em contacto com uma turma que está a realizar um trabalho sobre a redução do consumo de água, irá ser efetuada a instalação de redutores de consumo nas torneiras, marcando o início de um programa de instalação de 500 destes dispositivos pela totalidade das escolas do 1º Ciclo do Concelho de Évora. Na ocasião, serão oferecidas aos alunos “ampulhetas do banho”, com o objetivo de contribuir para sensibilizar os mais novos para a necessidade de controlar o tempo do banho, reduzindo, também aqui, o consumo de água.
No domínio da intervenção que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a desenvolver ao nível da educação ambiental para a sustentabilidade, irão ser exibidos dois vídeos de sensibilização para a importância de conhecer e proteger os recursos naturais através da adoção de medidas de respeito pelo meio ambiente: “A vegetação do Alto de S. Bento” a apresentar no próximo domingo, dia 21, a partir das 10h00 e “Água, um bem para todos!” a apresentar na próxima segunda-feira, dia 22. Ambos poderão ser visualizados nos seguintes canais: perfis facebook “Evoranotícias” e “Cidade Educadora” e, também, no canal do youtube do Município de Évora.




MUNICÍPIO DA COVILHÃ SENSIBILIZA CRIANÇAS PARA A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES E DOS LIVROS


A Câmara Municipal da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e do Projeto EU SOU +, leva a cabo um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), direcionadas aos mais jovens. O Município procura sensibilizar as crianças covilhanenses para a importância das árvores e dos livros nas nossas vidas.

No contexto do Dia Mundial da Árvore, realiza-se uma ação coletiva de plantação de árvores nos recintos escolares ou em espaços públicos das freguesias/união de freguesias em que se localizam os estabelecimentos escolares, por parte dos alunos e com o acompanhamento dos responsáveis pedagógicos. Para o efeito, entre os dias 19 (sexta-feira) e 22 (segunda-feira), a Autarquia entrega pequenos carvalhos (1 árvore por grupo/turma), diretamente nos estabelecimentos escolares do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico participantes na iniciativa. Com esta atividade pretende-se envolver as crianças numa atividade prática que constitui um contributo para a melhoria da sustentabilidade do planeta e cujo desenvolvimento podem acompanhar e cuidar, ao longo do percurso escolar.

Integrado ainda nesta efeméride, o Município lança o desafio aos alunos dos vários ciclos de ensino, bem como às respetivas famílias, na semana de 22 a 26 de março, a participar na dinâmica virtual de descoberta das árvores que nos rodeiam. Concretamente, em cada dia dessa semana serão divulgadas, a partir da página de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã, imagens de exemplares de árvores, acompanhadas de uma breve descrição, para testar ou elevar os conhecimentos sobre as árvores que compõem a nossa floresta.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, entre os dias 22 e 26 de março, o Município da Covilhã envolve as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico numa sessão especial da Hora do Conto “O País da Árvontade”, de Lourdes Custódio, dinamizada pela Biblioteca Municipal, em formato à distância, via plataforma zoom. Trata-se de um avental de histórias que conta a aventura de Pedro, que acorda num país diferente, Árvontade. Aqui, basta desejar algo para que uma árvore dê como fruto o desejo dessa pessoa, mas com uma condição: os frutos devem ser partilhados para que a árvore continue a existir. E quanto mais o fruto é partilhado pelos habitantes desse país, mais cresce a árvore e mais frutos dá. No final, será feito um pedido muito especial às crianças!

As/os interessadas/os em participar nesta iniciativa deverão propor data e horário através do seguinte email: biblioteca@cm-covilha.pt.


Castelo de Paiva | APRESENTADA ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO


HOMOLOGADO ACORDO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DO 1º DIREITO PARA O MUNICIPIO PAIVENSE
392 FAMILIAS PAIVENSES VÃO SER APOIADAS

      O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou ontem o Acordo de Colaboração com o município de Castelo de Paiva, representado pelo presidente Gonçalo Rocha, para a Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1º Direitouma resposta estratégica que permitirá apoiar 392 famílias paivenses, a viver em situações de carência e condições indignas de habitação. São cerca 29,4 milhões de euros de investimento do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, dos quais 26,4 milhões euros terão financiamento a fundo perdido.

      A Estratégia Local de Habitação de Castelo de Paiva prevê dar resposta a 392 famílias, uma vez que aos 269 agregados no âmbito do 1º Direito, se somam mais 123 a salvaguardar junto dos beneficiários directos. As modalidades de soluções habitacionais previstas passam por: reabilitação de fracções ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de fracções ou de prédios para destinar a habitação.

     A cerimónia de homologação do acordo, realizada em formato “ online “, contou com a intervenção do presidente da autarquia Gonçalo Rocha, do Vereador da Acção Social e Urbanismo José Manuel Carvalho e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santoscontando com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Presidente do Conselho Directivo do IHRU, Isabel Dias.

     O edil paivense agradeceu o empenho e o envolvimento de todos os parceiros neste processo, destacando o impulso e a dinâmica do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, considerando que, esta aposta na habitação social tem uma importância acrescida para o concelho de Castelo de Paiva, que apresentando certas fragilidades e características no seu território, é uma resposta social oportuna e de grande significado que importa realçar, porque vem trazer mais dignidade a quem mais precisa, tratando-se de uma estratégia essencial que potenciar mais qualidade de vida e desenvolvimento.

     E por falar em desenvolvimento, o presidente Gonçalo Rocha destacou na sua intervenção, mesmo numa fase difícil de pandemia, o elevado nível de investimento que está a acontecer por todo o território concelhio, numa fase ímpar de progresso, com mais de 8 milhões de euros em empreitadas, onde se destaca a regeneração urbana, a reabilitação da rede viária, a requalificação de edifícios escolares, e intervenções importantes noutros sectores, sem esquecer de abordar o motivo de regozijo e de esperança, que agora se sustenta, com a certeza do financiamento por parte do Gopverno, para as duas grandes acessibilidades que interessam ao concelho e à região, a Variante da EN 222 com ligação à A32 em Canedo e a conclusão do IC 35 na ligação à A4 em Penafiel, cuja execução voltaram a ser garantidas pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação nesta sessão ontem realizada.

     O vereador da Acção Social e Urbanismo também se congratulou com a concretização desta acção, gizada para um amplo apoio ao nível da habitação social, e apresentou a Estratégia Local de Habitação, assente em três eixos de actuação, não sem antes falar no trabalho desenvolvido com a recente revisão do PDM, contemplando oportunidades de politicas de habitação, e traçando um diagnóstico das necessidades de todas as freguesias, enaltecendo o trabalho realizado por todas as entidades nesta parceria com o Município paivense.

     José Manuel Carvalho elencou como 1º eixo de actuação, a reabilitação dos Bairros Sociais existentes no concelho, localizados em Curvite- Sobrado, Portela-Raiva, Póvoa-Pedorido e Oliveira do Arda- Raiva, num investimento aproximado de 4,5 milhões de euros, elegendo como 2º eixo a necessidade de novas soluções habitacionais em todas as freguesias do concelho, totalizando 202 novas habitações e 22 milhões de euros de investimento.

     Este responsável municipal, que destacou o grande interesse desta aposta ao nível do Estado Social, avançou para o 3º eixo desta ELH, com a possibilidade de aquisição de fracções para a construção de habitação em todo o território concelhio, que permitirá a concretização de 30 novas habitações, num investimento de 2,4 milhões de euros, referindo ainda que, no âmbito destas politicas públicas de habitação, há possibilidade dos particulares usufruírem de apoios do programa do 1º Direito, desenvolvendo o processo em articulação com a Câmara Municipal.

     Sobre este acordo com Castelo de Paiva, e considerando que falta a Portugal o quarto pilar que outros países têm no seu Estado Social, que é a habitação, o Ministro lembrou que, “ na Administração Central desenhamos a política e financiamos” e que neste momento já se sabe que, “ no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, se o município paivense conseguir executar com sucesso esta Estratégia Local de Habitação até 2026, vai gastar zero, porque o financiamento será 100% a fundo perdido”.

      “ Tentamos usar todas as balas” para resolver a questão da habitação, disse na sua intervenção Pedro Nuno Santos, acrescentando que “só quando decidirmos - e agora decidimos – avançar para a construção de um parque de habitação pública, é que vamos ter condições para fazer políticas públicas essenciais, e se o 1º direito é para população mais carenciada, não podemos perder de vista que temos de apostar na coesão social e definir políticas públicas para pessoas com rendimentos intermédios e que precisam de ser apoiadas ”.

     São consideradas situações indignas as que dizem respeito a precariedade (por exemplo, em casos de sem-abrigo ou situações de violência doméstica); a insalubridade e insegurança, "nos casos em que a pessoa ou o agregado vive em local, construído ou não, destituído de condições básicas de salubridade, segurança estrutural, estanquidade e higiene ou por ser uma edificação sem condições mínimas de habitabilidade"; a sobrelotação, quando um espaço de habitação é insuficiente para a família; ou a inadequação, "por incompatibilidade das condições da habitação com características específicas de pessoas que nele habitam, como nos casos de pessoas com incapacidade ou deficiência", conforme refere o Portal da Habitação.

     O Acordo de Colaboração de Castelo de Paiva, agora concretizado é o 33.º no âmbito do Programa 1º Direito, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora, Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó, Paredes, Torre de Moncorvo, Marvão, São João da Madeira, Mafra, Mirandela, Ribeira de Pena, Espinho e Idanha-a-Nova, Grândola, Alcanena, Silves, Viseu, Setúbal, Faro, Portimão, Maia, Tavira, Olhão, Peso da Régua e Satão, estando

integrado na nova geração de Políticas de Habitação (NGPH), visando a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.”

    Carlos Oliveira

Marinha Grande | COMBATE À VESPA ASIÁTICA

A Câmara Municipal da Marinha Grande alerta a população para a adoção de comportamentos que visem a identificação e a disseminação da vespa asiática no concelho, de modo a diminuir o  seu impacto nas zonas onde já se encontra instalada, erradicar novos focos em zonas ainda não ocupadas e prevenir a disseminação da espécie a outras áreas.

No ano de 2020 foram identificados e desativados 113 ninhos no concelho da Marinha Grande, num investimento que representou 9675,00 euros, acrescidos de IVA, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

A vespa apresenta patas amarelas, é predominantemente preta com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja. Mede entre 17 e 32mm.

Na Primavera, cada rainha constrói o seu ninho sozinha, na maioria das vezes num lugar protegido. Os ninhos embrionários ou primários da Vespa velutina parecem pequenas esferas, com 5 a 10cm de diâmetro e com uma abertura no fundo.

Os ninhos secundários ou definitivos são esféricos ou em forma de pêra, com pequenas aberturas laterais, encontram-se principalmente em árvores acima dos 10m, mas por vezes também em edifícios.

Tratando-se de uma espécie predadora de abelhas, configura uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, assim como na produção agrícola, por via da diminuição da polinização vegetal, no entanto, constitui também um risco para as populações, porque no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo.

Em caso de avistamento de algum ninho não deve, em qualquer circunstância, destruir o ninho e deve comunicar de imediato para a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00), para a GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou para a junta de freguesia da sua área de residência.

A Câmara Municipal apela à colaboração de todos no combate a esta espécie invasora.

Visita virtual a Monsaraz com os 10 valores da sustentabilidade


O Município de Reguengos de Monsaraz atualizou o site interativo Monsaraz 360 (www.monsaraz360.pt), que está disponível para computador, smartphones e também para óculos de realidade virtual. Este site 360 graus desenvolvido em português e inglês pelo estúdio digital wide.pt é uma visita à vila medieval através de fotografias de alta resolução, mostrando a sua história e o seu património cultural e arquitetóico.
Nesta remodelação do site foram integrados os 10 valores da sustentabilidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, que são o Astroturismo, Lago Alqueva, Olaria de S. Pedro do Corval, Cante Alentejano, Monsaraz, Vinho e Enoturismo, História e Megalitismo, Paisagem e Natureza, Gastronomia e as Mantas de Reguengos, pelo que quem passear pela vila terá ícones que vão identificando esses valores. A navegação faz-se por pontos interativos que identificam o local mais próximo e através do mapa interativo ilustrado, permitindo encontrar os locais de interesse do património cultural, mas também descobrir todo o comércio local, os alojamentos, os restaurantes e as exposições.
O Monsaraz 360 tem 47 panorâmicas tendo sido acrescentadas mais 15 imagens, uma nova galeria com fotos da natureza e do Lago Alqueva e já é possível assistir a vídeos e visualizar documentos como folhetos promocionais. Outra das novidades do site é o som real de Monsaraz que foi gravado em alta definição para tornar a experiência mais imersiva para o utilizador. No monumento ao cante alentejano é agora possível ouvir duas modas do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e no Museu do Fresco poderá ser visitado o interior do espaço e ver o Fresco do Bom e Mau Juiz.
Quem acede ao Monsaraz 360 inicia o percurso na Ermida de S. Bento, localizada no exterior das muralhas da vila, dando a possibilidade de conhecer as paisagens com temperaturas mais elevadas do Alentejo e o verde que é acompanhado por um pôr-do-sol em mês primaveril, a que se junta agora uma experiência com o céu estrelado noturno da premiada Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira no mundo a ser certificada pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo como Starlight Tourism Destination.
No segundo ponto, na Porta da Vila, começa a descoberta das ruas históricas de Monsaraz, percorrendo a Rua Direita, o Largo D. Nuno Alvares Pereira e passando pela Igreja de Nossa Senhora da Lagoa até ao Castelo de Monsaraz, com vistas panorâmicas da paisagem sobre o lago e a região. Através de dispositivos móveis é possível ter uma experiência no local, com acesso a informações úteis dos principais pontos de interesse de Monsaraz, o Guia Turístico de Reguengos de Monsaraz e a eventos que vão acontecer na localidade.






VISEU MARCA PROMOVE CABAZES DE PÁSCOA COM ADN DA REGIÃO


Para celebrar a época Pascal, a Associação disponibiliza três tipologias de cabazes “made in Viseu” para venda ao público.

A VISEU MARCA volta a oferecer cabazes temáticos para venda ao público, desta vez para celebrar a Páscoa que se avizinha. São três propostas recheadas de ADN Viseu, com produtos de comerciantes da região.

O “Cabaz Rua Direita”, com o custo de 20 euros, contém um queijo curado de ovelha (500 gr., Mercado Municipal), Doce de Abóbora (300 gr., Quinta da Eira Velha), um Folar e um ovo de chocolate com surpresa, ambos da Pastelaria Turquesa.

Por 30 euros, o “Cabaz Grão Vasco” inclui um queijo curado de ovelha (500 gr., Mercado Municipal), Doce de Abóbora (300 gr., Quinta da Eira Velha), um Folar e um ovo de chocolate com surpresa, ambos da Pastelaria Turquesa, um pacote de amêndoas de chocolate (180 gr., Regina) e uma garrafa de azeite de produção artesanal (0,5 litros).

Para os mais pequenos, a VISEU MARCA sugere o “Cabaz infantil São Mateus”, no valor de 15 euros, que inclui, para além do tradicional ovo da Páscoa com surpresa da Feira (Pastelaria Turquesa) e bolachas com pepitas de chocolate (180 gr., Biscake), várias recordações da Feira favorita dos miúdos de Viseu.

Estes cabazes apresentam-se como uma ótima opção para apoiar o comércio local de Viseu e os seus produtores, e de presentear, simultaneamente, os entes mais queridos com produtos diferenciadores, com o selo de qualidade da região.

Recorde-se que já em dezembro, pela ocasião do Natal, a VISEU MARCA promoveu cabazes natalícios que fizeram as delícias do público de Viseu.

Para mais informações e encomendas, deverão utilizar-se os contactos 232 422 018 e o e-mail geral@viseumarca.pt.


Aveiro | Reunião de Câmara – 18 de março de 2021

Informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada ontem, quinta-feira, dia 18 de março, nos Paços do Concelho.

  1. Protocolos de Colaboração entre a CM Aveiro os Bombeiros Novos e os Bombeiros Velhos de Aveiro

A sustentabilidade e garantia da prestação do socorro às Populações é assumida como muito importante pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), assumindo o apoio a instituições relevantes para essa missão, como os Bombeiros Novos de Aveiro e os Bombeiros Velhos de Aveiro, contribuindo desta forma para a melhoria da prevenção e diminuição dos riscos resultantes de sinistros, calamidades ou catástrofes.

É por isso uma importante opção política da CMA, cooperar na prossecução do interesse público subjacente a toda a atividade municipal e em estreita articulação com as demais entidades com atribuições nessa área, nas operações de socorro e assistência à população em geral, financiando a CMA os Bombeiros em operações muito importantes como são a gestão operacional da Proteção Civil 24 horas por dia e o reforço de efetivos das equipas de intervenção permanente.

Assim sendo, o Executivo Municipal deliberou aprovar a celebração de um Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, que permite o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2021, no valor global de 182.104,83 € (inclui financiamento à delegação de São Jacinto).

O Executivo aprovou também um Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, que permite o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2021, no valor global de 165.895,17€.

Os Protocolos serão assinados em sessão pública, na próxima sexta-feira, dia 26 de março, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

  1. Aquisição de terreno com construções devolutas para qualificação do espaço urbano junto à Capela de Vilar

O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de dois prédios urbanos com uma área total de 730 m2 e o valor global de 120.000€, com o objetivo de demolir as construções devolutas existentes, para ampliar e qualificar o espaço envolvente à Capela de Vilar.

A qualificação deste espaço vai trazer mais e melhor conforto e segurança para os Cidadãos que utilizam a Capela e que aqui circulam, com a possibilidade de usufruírem de um novo espaço de estar, ao mesmo tempo que se aumenta da dignidade do edifício, um elemento identitário para a população local e de grande valor patrimonial.

  1. Adjudicada nova obra de recuperação de decks e trapiches nos canais da Cidade

Dando seguimento ao compromisso assumido de reabilitar as infraestruturas existentes nos canais urbanos da Ria de Aveiro, o Executivo Municipal teve conhecimento do despacho do seu Presidente, que decidiu adjudicar uma nova empreitada de recuperação de “decks” e trapiches no Canal de São Roque, pelo valor de 158.390,64€, à empresa Framegas & Santos, Lda..

Após a recuperação destas infraestruturas na envolvente ao Hotel Meliã, restantes cais flutuantes da Fonte Nova, Rossio, Canal dos Botirões e substituição integral do cais do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, a CMA avança, tal como planeado, para a recuperação de estruturas onde apenas atracam embarcações particulares.

O ano de 2021 prossegue assim de forma intensa, com o aumento do investimento em obras por todo o Município, ao mesmo tempo que consolidamos a recuperação financeira e elevamos a qualidade da gestão e funcionamento da CMA.

  1. Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Escola de Judo Nuno Delgado | ano letivo 2020/2021

Considerando a aposta da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no desenvolvimento do projeto “Judo nas Escolas”, com elevado sucesso, potenciando o desenvolvimento social através das atividades desportivas, em particular pela prática de Judo, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Colaboração a estabelecer entre a CMA e a Associação Escola de Judo Nuno Delgado para o ano letivo 2020/2021, representando um investimento de 5.550€.

  1. Aprovada alteração estudo urbanístico do quarteirão da Forca norte

O Executivo Municipal deliberou aprovar uma alteração de pormenor no estudo urbanístico e no estudo de alinhamentos do quarteirão da Forca norte, no âmbito do processo de desenvolvimento urbano da envolvente ao espaço da segunda loja da “Mercadona” em Aveiro.

Aprovado em Reunião de Câmara de 23ABR20, o Estudo Urbanístico passa assim a integrar na margem sul da Rua de Santo António do Mudo uma edificação preexistente, mantendo assim desse lado da via o alinhamento que a moradia determina.

Estes novos estudos e cérceas têm como objetivo a criação de condições para a ocupação e o crescimento urbano desta zona, com a devida qualidade, sustentabilidade e relação compatibilizada com as áreas urbanas próximas.

  1. Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas a mais 10 Famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 10 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 23 Cidadãos ajudados no valor global de 5.345,64€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.

Os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/

  1. Alteração às datas das Reuniões de Câmara de abril

Considerando a realização de uma Reunião de Câmara extraordinária no dia 31 de março de 2021, às 10h30, com caráter público e audição do público pelas 12h30, à qual será presente a Conta de Gerência da Câmara Municipal de Aveiro de 2021, além de outros assuntos pendentes de agendamento, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das datas das Reuniões de Câmara do mês de abril.

Assim, a primeira Reunião prevista para o dia 01 de abril, será realizada na quinta-feira, dia 15 de abril, pelas 15h30, com carácter público e audição do público pelas 17h30, nos Paços do Concelho.

A segunda Reunião prevista para o próprio dia 15 de abril será realizada no dia 29, quinta-feira, pelas 15h30, com carácter privado, também nos Paços do Concelho.