Lusa
sábado, 10 de abril de 2021
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Marisa Liz, Aurea, Pedro Abrunhosa e Sardet na apresentação de Coimbra a Capital da Cultura
Marisa Liz, Aurea, Pedro Abrunhosa, André Sardet e o grupo de fados conimbricense àCapella participam, na quarta-feira, na sessão de apresentação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
Os promotores explicam que o evento é físico, mas que, devido ao atual contexto de pandemia, não terá público presencial, sendo transmitido nas redes sociais da autarquia e da candidatura Coimbra 2027.
"A Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo, e Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura, juntam-se as vozes e a energia de Marisa Liz (acompanhada por Tiago Pais Dias), Aurea, Pedro Abrunhosa e André Sardet, além do grupo de fados conimbricense àCapella", é referido numa nota de imprensa.
A nota especifica que parte dos artistas estará no local e que os restantes vão estar nos seus próprios estúdios, em ligação direta.
Marcada para as 19:00, a iniciativa será transmitida em direto, a partir do Convento São Francisco, que esta semana celebra cinco anos da sua abertura ao público como centro cultural e de congressos.
"O momento visa apresentar as linhas gerais da candidatura, bem como os destaques da programação cultural de Coimbra para o segundo trimestre de 2021, depois de o plano de desconfinamento do Governo prever a reabertura dos equipamentos culturais a partir de 19 de abril".
De acordo com a nota, será ainda apresentada a imagem oficial da candidatura que venceu o concurso público lançado pela autarquia de Coimbra.
Este evento surge dias após a votação, por unanimidade, na Assembleia Municipal de Coimbra, do "Pacto de Cidade", documento agregador do compromisso inequívoco sobre a vontade, capacidade e determinação em torno da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
O "Pacto de Cidade" foi elaborado por um grupo de trabalho e conta com contributos das instituições culturais da cidade.
Na apresentação do documento, Manuel Machado salientou que está em causa "um desafio para beneficiar a cidade e o país" e que a candidatura tem um "espírito de abertura e de congregação".
Lusa
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Vacina contra maldição brasileira
- Péricles Capanema
Variante perigosa. O Brasil padece uma espécie de bruxedo (falo abaixo dele) entre vários, e para quem quer bem ao país, é bom conhecê-los. Com efeito, em qualquer âmbito, saber das debilidades constitui prudência indispensável para a ação eficaz. O cardeal Mazzarino (1602-1661), grande político, começa seu livro “Breviário dos Políticos” apontando como primeira providência o discernimento das próprias fraquezas — físicas, mentais, morais. Mapeá-las e então neutralizá-las no possível. “Pergunta-te em que ocasiões tens tendência a perder o controle sobre ti mesmo, a deixar-te levar para desvios de linguagem e de conduta”. Vale para o indivíduo, vale para famílias, vale para nações (para o Brasil, naturalmente).
Curas na raiz. Falava de uma espécie de maldição, sortilégio potente que está na raiz de persistentes desgraças nossas. Vem de longe, aqui está ele: temos o vezo de escolher mal nossos representantes. E depois, povo, imprensa e academia se dedicam ao esporte nacional de malhar o Judas, no caso, os políticos. Na próxima eleição, comporta-se igual o eleitorado, escolhe mal de novo. Ou piora, para lembrar a lamentação desiludida de Ulysses Guimarães: “Se você acha que o atual Congresso é ruim, espere pelo próximo, vai ser pior”. Inescapável, pelo menos boa parte da culpa respinga no representado que passou descuidado a procuração para o representante errado. Vai mudar? Dá para exorcizar seus efeitos? Difícil. Referida situação permanecerá a menos que mude a postura do público, aconteça o saneamento das raízes para então os galhos crescerem saudáveis e a árvore dar bons frutos. Que venha a maturidade, generalize-se uma educação qualificada, sejam cultivados a honestidade e os hábitos de reflexão. Nada disso será possível sem famílias revigoradas por forte senso religioso. A solução vai por aí. Quem descura do aperfeiçoamento das famílias, impulsiona o retrocesso social. O “Estado de S. Paulo” (21-3-21) traz comentário a respeito da mencionada situação. Ouvido pela reportagem, influente deputado federal do PL, partido do Centrão, disse “de São Paulo para baixo, o PL é Bolsonaro, para cima é Lula”. Situações assim, sinais prenunciativos de desgraças futuras, pejadas de descarado oportunismo, ovante primarismo ideológico e deprimente falta de princípios, repetem-se Brasil afora.
Critérios de seleção. Trata-se em especial de critérios políticos, mas se refletem em outras áreas. Recordo aqui um político, Francisco Campos (1891-1968), o Chico Ciência, destacada presença no Brasil décadas atrás e cuja figura, por contraste, evidencia o enorme tombo na representação que sofremos ao longo do tempo. Pertencia, é certo, ao Brasil que contava (e quais são os critérios decisivos para contar no Brasil de hoje?). Teria defeitos e virtudes da época, foi homem de posições até hoje combatidas e com bons motivos, mas representou com traços fortes um tipo de personalidade que ascendia à direção do país. Outros homens públicos poderiam igualmente servir de ilustração; aconteceu, contudo, cair sob meus olhos discurso do prócer mineiro.
Gente com cabedal relevante e autêntico era chamada ao governo, sufragada, eleita. Oswaldo Aranha foi ainda exemplo entre muitos. É um primeiro critério, nascido de bom senso milenar, sobre o qual se pode construir solidamente. É, em suma, a atração para a vida pública dos mais capazes nos espaços da inteligência, elite autêntica com amplas condições de trabalhar pelo bem comum e assim promover a inclusão social com viés de alta — ascensão judiciosa, enérgica e ampla. Foi outrora amplamente o caso no Brasil. Quando, pelo contrário, pululam nos postos de mando figuras sem nenhuma qualidade para relevo real, hoje tantas vezes nosso caso, não há governo que preste e possa dar certo. Inexiste até mesmo a possibilidade da consciência objetiva dos problemas mais importantes e urgentes. “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”, escreveu Nelson Rodrigues.
Exemplo entre muitos. Professor de Direito Constitucional, Chico Campos foi deputado estadual, deputado federal, secretário, ministro. Logo depois da Revolução de 1930, no governo provisório, ocupou a pasta da Educação entre 1930 e 1932 — o primeiro ministro da Educação do Brasil. Nesta condição, recebeu convite para paraninfar turma da Faculdade de Ciências Econômicas em Salvador. Falou longamente sobre administração e economia, era o prato de resistência, mas antes apresentou, e era simples discurso de paraninfo, rápida visão de conjunto sobre características da Bahia e sua inserção no Brasil. Aqui temos perfume civilizador que se dispersou, fruto de ambiente que continha princípios ativos de aperfeiçoamento. Sumiu por inteiro dos rarefeitos ares oficiais e de outros ares a cortesia superior, constatada a seguir, esteada na observação luminosa do real — impulso de progresso benéfico. Vinha de Minas o ministro eencontrava na Bahia “a mesma simplicidade, o mesmo acolhimento, a mesma doçura, amenidade e gentileza de maneiras”. Percebia, contudo, uma nota diferente: “a graça e o sabor”. Os frutos “são na Bahia mais doces, mais saborosos e mais belos”.
Prossegue: “Aqui raiou a madrugada do Brasil. No berço da Bahia embalou-se a sua infância”. Amplia: “Os brasileiros revemos na Bahia o Brasil, os seus traços característicos e significativos, aqueles que as mãos e o espírito baianos imprimiram no Brasil, os traços que nos definem como nação, as linhas da inteligência e do caráter”. Caminha para o fim da abertura: “Nessa terra de bênçãos e de paz”, de “gênio pacífico”, ele via “as tradicionais virtudes de sobriedade, de reflexão e de firmeza”, “ancoradas nesse misterioso e insondável subsolo da alma baiana”. E a conclui: “Aqui, nessa luminosa Bahia, é onde se sente, em toda a amplitude de sua onda, a vibração da alma brasileira, no ritmo da língua, no compasso da música, na expressão dos sentimentos cívicos, de maneira a se poder dizer que a Bahia é o padrão do Brasil”. Realçou: “Nela se encontram, nas suas formas típicas, as categorias espirituais, por cujo intermédio se exprimem e se traduzem inteligência e coração do Brasil”.
Algum dos leitores leu ou ouviu algum dia texto ou discurso de político atual que se aproxime dessa introdução de Francisco Campos em simples discurso de paraninfo? Falava em perfume civilizatório; é mais, é impulso civilizatório; vidas de pensamento com tônus desse naipe não só aperfeiçoam personalidades; levam, em ondas cada vez mais extensas, ao aproveitamento das qualidades e oportunidades jacentes na população. Sua perda, evaporação trágica, dentro do desapreço amazônico, representou no Brasil retrocesso intelectual e baixa na educação social.
Desorientação. “Quos Jupiter vult perdere dementat prius” — Júpiter enlouquece primeiro os que deseja perder. Um país que tem dirigentes com o gosto do escangalho, arrogantemente toscos, useiros e vezeiros de expressões chulas, mesmos nos mais solenes ambientes, está virtualmente enlouquecido por Júpiter, pisa estrada que desemboca em abismo.
Estrada abandonada. Coetâneo de Francisco Campos na vida pública foi Gilberto Amado (1887-1969), também escol da inteligência nacional. Ele coloca como condição fundamental da democracia representativa, a escolha dos melhores. Só assim o governo pode agir com energia na prossecução do bem comum. Leciona o político sergipano: “É um axioma de ciência política, verdadeiro em todos os regimes — no regime democrático como nos demais — que a sociedade deve ser dirigida pelos mais avisados (sages), pelos mais inteligentes, pelos mais capazes, pelos melhores, em uma palavra pela elite”. Estuda então os meios para que tal elite “possa aceder à direção da sociedade”. Não é o caso de deles tratar aqui, iria muito longe.
O deslumbramento beócio por concepções falseadas de democracia, contrafações tóxicas do conceito, na prática cadinho contínuo para toda sorte de contubérnios demolidores, nos fez retroagir. Um avanço, começo, seria noções mais claras do problema: conceitos e realidades na vida social. Já estivemos a respeito em situação bem melhor, nos anos do Império e em épocas do período republicano. Em rápidas pinceladas um exemplo vai acima. Foi minha intenção, no presente texto, pôr um grãozinho em tal esforço.
ABIM
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Lusa
Imagem: Visão-Sapo
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México | Aprender En Línea: 3 Metodologías Efectivas Para Estudiar Según Tu Personalidad
Uno de los campos que ha mostrado mayor desarrollo en el último año es la educación en línea: diferentes estadísticas señalan que ha tenido un crecimiento del 179% en Latinoamérica y un 425% a nivel global. Como resultado, la educación virtual y las metodologías de aprendizaje están viviendo una revolución tanto en el manejo de la información como en la aplicación de herramientas pedagógicas.
Las aulas virtuales y la educación en línea se están enfocando en métodos de enseñanza que se adapten tanto al desarrollo tecnológico de estos tiempos como a la capacidad de aprendizaje de cada persona, dependiendo de sus habilidades y personalidad. Cada persona aprende a un ritmo distinto y tiene diferentes estrategias para procesar, aprender y entender la información, lo cual está siendo un factor determinante para plataformas de capacitación en línea como Future Is, que se ha convertido en un referente de formación de habilidades digitales para el futuro del trabajo, con una metodología personalizada de aprendizaje para cada estudiante.
Según diferentes fuentes, existen 3 metodologías de aprendizaje sobresalientes en la educación en línea, mediante las cuales una persona puede adquirir conocimientos, destrezas, experiencias y herramientas en un ambiente que además sea confiable, seguro y de calidad: el Método Sincrónico, el Método Asincrónico y el Método Blended Learning (o B-Learning).
Método Sincrónico
Es un método de aprendizaje que imita un aula tradicional, pero utilizando la tecnología, es decir: es un aula virtual. Su principal característica es que tanto emisor como receptor deben estar presentes en el mismo momento de la “enseñanza-aprendizaje”, requiere que los participantes estén sincronizados en un mismo momento a través de videoconferencia con pizarrón virtual, audios, imágenes, chat, grupos virtuales y otros métodos de comunicación en directo.
Este método es ideal para quienes tienen una personalidad Activa, es decir, para quienes son sociables, les gusta el trabajo en equipo y son entusiastas con nuevas tareas. Los tipos de personalidad Teórica (metódicos, lógicos, estructurados) también perfilan en este tipo de metodología.
Método Asincrónico
No es necesaria una conexión al momento, a diferencia del sincrónico. Esto quiere decir que no se necesita la interacción instantánea, sino un servidor, una plataforma o sitio web para que el alumno pueda acceder a los materiales disponibles para su aprendizaje. Su valor radica en la atemporalidad: el alumno tiene acceso al material en cualquier momento y de una forma ordenada, sin la limitación de un tiempo específico, ya sea a través de correos electrónicos, foros de discusión, dominios web, audios, presentaciones interactivas, videos, entre otros formatos.
Las personalidades Reflexivas o Autodidactas encajan en esta metodología de estudio, pues anteponen la reflexión a la acción y observan con detenimiento los contenidos. Quienes son receptivos, analíticos, exhaustivos y ordenados, aprenderán mucho mejor con este método pues ofrece investigar detenidamente, a su propio ritmo.
Método Blended Learning (o B-Learning)
Es un aprendizaje mixto: combina las metodologías sincrónicas y asincrónicas, lo cual permite una educación en línea más efectiva y flexible. Su objetivo es lograr mayores niveles de aprovechamiento, por eso no impone horarios y estimula la comunicación entre emisor y receptor. Promueve la presencia de un profesor en el aula virtual pero también aprovecha las herramientas tecnológicas para que el alumno acceda a los materiales en caso de que no pueda conectarse simultáneamente.
Esta metodología es compatible con personalidades Pragmáticas: prácticos, directos, eficaces, que les gusta experimentar. También con los improvisadores natos y los arriesgados. A quienes les gustan los planes de acción, las indicaciones prácticas y aplicar lo aprendido, este método les funciona bien.
Ahora que conoces esta información y cada método en mancuerna con su personalidad, con seguridad será más fácil elegir el tipo de aprendizaje y la plataforma que te ofrezca una metodología personalizada dependiendo tu perfil y que responda a tus objetivos de capacitación.
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