e alcança a liderança do Troféu Crédito Agrícola, continuando José Rossa Ribeiro, a liderar a Classificação Geral de Concorrentes.
Com a realização da prova de meio-fundo de Algoz, decorreu a sétima prova do Campeonato 2021 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta campanha conta com a participação de 49 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso foi ganho pela equipa Nuno & Filho, que alcançou a liderança do Troféu Crédito Agrícola, continuando José Rossa Ribeiro, a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Algoz - (Meio-Fundo)
1º lugar – Nuno & Filho – 632 pontos; 2º - Manuel frade – 631; 3º - Humberto Carvalho - 617; 4º - Nuno & Filho – 606; 5º - Manuel Barreto - 604; 6º - José Rossa Ribeiro - 603; 7º - Fernando Pereira – 602; 8º - Emanuel Ventura- 599; 9º - Gonçalo Paião - 599; 10º - Lusitano Espinhal - 596.
O Dia Mundial do Livro é assinalado, sexta-feira, dia 23 de abril, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria.
Ao assinalarmos esta data prosseguimos o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda elementos fundamentais no processo educativo e no bem-estar e felicidade das pessoas.
O programa da BMALV contempla a oferta de livros às crianças e jovens internados no serviço de Pediatria do Hospital de Santo André- Hospital Distrital de Leiria, no período da manhã.
A partir das 14 horas, colaboradores da área da animação da Biblioteca Municipal de Leiria vão oferecer marcadores de livros, no centro histórico de Leiria, numa ação que integra o programa de comemorações dos 400 anos da morte do poeta leiriense Francisco Rodrigues Lobo.
Está também prevista para as 15 horas uma partilha de leituras, online, da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Leiria.
Neste dia terá também lugar, a sessão de entrega de prémios e anúncio dos vencedores do concurso de escrita criativa, em que participaram alunos do 3º ciclo e ensino secundário, em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira.
Os Caminhos do Cinema Português são um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais. Na edição transacta, realizada em contexto pandémico, optámos por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial.
Voltámos a confinar em 2021, tornando-nos mais tenazes e teimosos. Queremos continuar a promover a cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico, mas não podemos ignorar o enorme impacto que o online teve na edição transacta. Promovendo digitalmente somente ações complementares e de formação de públicos, tivemos mais de 25 000 pessoas interessadas nestes Caminhos do Cinema Português. É assim que anunciamos que procuramos a ferramenta certa para complementar e jamais substituir, a experiência da projeção cinematográfica.
Essa experiência tem que ser fiel ao nosso mote, com uma curadoria que responda à importância de mostrar “cinema português para todos”. É assim que queremos regressar de 5 a 20 de Novembro, com a XXVII edição, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico.
O reconhecimento do património cinematográfico português implica sempre enaltecer o motor cultural promovido pelos cineclubes. Se foram, como recordou Henrique Espírito Santo, “o grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril”, tal concretizou-se na forma do Novo Cinema e na génese plural de muitos festivais de cinema nacionais. Torna-se assim, igualmente relevante e comemorativo, que os Caminhos, formados pelo cineclubismo, anunciem a abertura de inscrições no espírito do Dia do Cineclube.
Nesta XXVII edição, continuamos a procurar a participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior. A estrutura do festival recebe todos os trabalhos nacionais na “Seleção Caminhos”, com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na “Seleção Ensaios”. As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em “Outros Olhares”. Em três secções competitivas reafirmamos o nosso compromisso com a promoção do Cinema Português.
As “Mostras Paralelas” são outros caminhos possíveis de percorrer ao longo do festival, constituindo-se com Filmes do Mundo e, em especial, da Lusofonia, sessões especiais para crianças e seniores, mas também o fantástico e explícito a ser exibido no “Turno da Noite”.
Gostaríamos ainda de expor na próxima edição do festival a história dos nossos cinemas, dos ecrãs da nossa rua, do nosso bairro, vila ou cidade. Se tiver fotografias, vídeos, textos, ou outros registos importantes da história das salas de cinema do nosso país, envie-nos para producao@caminhos.info. Gostaríamos de as considerar para elaborarmos uma exposição colectiva dedicada à história das salas e do seu papel comunitário, durante o próximo festival.
A partir de diciembre de 2020 a la fecha se han presentado reformas y se analizan iniciativas tendientes a regular de forma diferente la relación laboral que se venía manejando hasta antes del surgimiento de la pandemia. Por ello Lockton realizó el siguiente análisis sobre la Reforma al sistema de pensiones, presentando impactos y alternativas en temas de remuneración y protección de los empleados.
El 16 de diciembre de 2020 fue publicado en el Diario Oficial de la Federación las Reformas a la Ley del Seguro Social y a la Ley de los Sistemas de Ahorro para el Retiro. Los cambios que se observan son:
1. Las semanas de cotización mínimas requeridas al trabajador para tramitar su pensión, se reducen de 1,250 a 750 semanas en 2021, incrementando gradualmente este mínimo hasta 1,000 semanas a partir de 2031.
2. Antes de la reforma, la pensión mínima garantizada hubiera sido de $3,050 aprox. en 2021 (el equivalente a un Salario Mínimo Mensual de 1997 actualizado con inflación). A partir de la reforma, la pensión mínima garantizada se modifica a una tabla de valores que va desde $2,622 a $8,241, dependiendo del sueldo promedio de cotización, de las semanas cotizadas y de la edad de retiro del trabajador. Estos montos se actualizarán anualmente con inflación. Cabe destacar que el sueldo promedio de cotización corresponderá a todos los años afiliados al Seguro Social, actualizado con inflación a la fecha de retiro.
3. La aportación patronal por cesantía y vejez se modifica de 3.15% a 11.875%, a partir de 2023 hasta 2030. A partir de 2030 se mantienen sin cambio. En la tabla de abajo se muestra cómo se dará el incremento de las cuotas por rangos salariales.
4. La contribución del estado se modifica y se asignará únicamente para trabajadores con Salario de Cotización menor a 4 UMA’s.
5. Antes de la reforma, sólo se consideraban dos formas para recibir la pensión: mediante retiro programado o renta vitalicia. Con el nuevo esquema, los pensionados podrán una combinación de éstas, con ciertas limitantes.
6. Las comisiones que cobren las administradoras de fondos para el retiro estarán sujetas a un máximo, el cual resultará del promedio aritmético de los cobros en materia de comisiones en los sistemas de contribución definida de los Estados Unidos de América, Colombia y Chile, de conformidad con las políticas y criterios que al efecto emita la Junta de Gobierno de la Comisión.
Tabla de cuotas por cesantía en edad avanzada y vejez
“El incremento en las contribuciones por parte del patrón se asigna en las contribuciones por cesantía en edad avanzada y vejez. Esto implicará que para los trabajadores que participan en la Ley de 1973 (por afiliarse al IMSS previo a julio de 1997) y que tienen la expectativa de pensionarse con los beneficios de esta ley, no verán incrementado su beneficio sino que estas contribuciones adicionales le permitirán al gobierno reducir la diferencia entre la pensión mínima garantizada y el saldo acumulado en la cuenta individual de los trabajadores que se jubilarán con la Ley de 1997,” comenta Ana María Montes, Directora de Consultoría Actuarial de Lockton México.
Con relación a los trabajadores que se afiliaron al Seguro Social a partir de julio de 1997 o que no se pensionarán bajo la Ley de 1973, el incremento en las cuotas patronales tendrá un efecto diluido para los trabajadores que llevan varios años cotizando al IMSS, ya que los saldos acumulados hasta 2023 se habrán constituido con aportaciones del 6.5% del salario base de cotización. “Sólo para los trabajadores afiliados a partir de esta reforma, el incremento en cuotas patronales representará una diferencia en los recursos acumulados en la cuenta individual de la AFORE,” añade Ana María.
De acuerdo con estimaciones propias de Lockton, para los trabajadores que coticen con un salario base de cotización equivalente o menor a 10 UMA’s, la pensión que reciban a su retiro será el equivalente a la pensión mínima garantizada. Por lo tanto, para la mayoría de los trabajadores que participan de la Ley del IMSS y que cotizaron a partir de 1997, los dos grandes beneficios que se observan de esta reforma son el incremento en la pensión mínima garantizada y la reducción de semanas de cotización mínimas requeridas para tener derecho a una pensión.
En el último par de años se han presentado una cantidad significativa de retiros de las SIEFORES, principalmente por tema de desempleo. Esto aunado a la disminución de los rendimientos netos acreditados en los últimos años (depende de la SIEFORE pero en 2021 se reportan rendimientos promedio de alrededor de 4.5% nominal anual), genera que los saldos de las cuentas individuales disminuyan y se estime un mayor gasto por parte del gobierno para garantizar las pensiones mínimas garantizadas a las que podrían tener derecho los trabajadores que cumplan las condiciones de jubilación.
“Ante la falta de definición de una fuente de recursos específica para financiar tanto las pensiones mínimas garantizadas, las pensiones de la Ley de 1973, los incrementos propuestos recientemente a las pensiones de adultos mayores y los esquemas de pensiones no fondeados de organismos e instituciones públicas genera un riesgo para poder sostener y cumplir oportunamente con el pago de estos beneficios,” comenta Ana María.
Queda aún pendiente por parte del gobierno de analizar una reforma a nivel nacional de todos los esquemas de pensiones que existen en el país, que tome en cuenta los principios centrales de la Organización Internacional del Trabajo (OIT) con relación a los beneficios de la seguridad social:
1. Seguridad social como derecho humano: universalidad de la cobertura, basada en
la solidaridad social.
2. Solidaridad y financiamiento colectivo a cargo de empleadores y trabajadores (trabajadores 50% como máximo).
3. Derecho a las prestaciones definidas, prescritas por ley.
4. Suficiencia (“adecuación”) y previsibilidad de las prestaciones.
5. No discriminación, igualdad de género y respuesta a las necesidades especiales
6. Responsabilidad general y primordial del Estado.
7. Transparencia en la gestión y buena gestión financiera y administrativa.
8. Participación de los interlocutores sociales y consultas con otras partes interesadas
9. Sostenibilidad fiscal, económica y financiera.
10. Responsabilidad del Estado (administración y financiamiento).
“Ante la falta de una reforma integral de los esquemas de pensiones públicos que existen en el país y de la falta de acciones para garantizar la viabilidad financiera de los esquemas actuales, resulta fundamental que los trabajadores tengan alternativas para crear un patrimonio para su retiro que complemente los beneficios de la Seguridad Social,” añade Ana María Montes.
Con relación a la Ley del Infonavit, actualmente se ofrece mayor flexibilidad en la utilización de los recursos para vivienda. “En general, a los empleados que se jubilarán bajo la Ley de 1997, les conviene más utilizar los recursos de Infonavit para mejorar o adquirir una vivienda que dejarlo acumulado en la cuenta individual. Es por ello importante que los empleados conozcan los cambios que se llevaron a cabo con la última reforma y puedan aprovechar las ventajas que ofrece,” agrega Ana María Montes.
El 16 de diciembre se publicaron cambios en la Ley el Infonavit para su flexibilización:
Se otorgarán créditos para adquisición de terreno para vivienda
Otorgamiento de recursos sin intermediarios (para autoproducción)
Refinanciamiento de créditos de vivienda adquiridos con Infonavit u otra Institución Financiera
Adquisición, construcción, ampliación o reparación de vivienda
Derechohabientes sin una relación laboral activa podrán solicitar un crédito
Acceder a un número ilimitado de créditos, una vez liquidado el anterior.
“En el entorno de Capital Humano los retos se han vuelto más complejos dado: la aparición de nuevos modelos de trabajo, la convivencia de generaciones con intereses y necesidades distintas, enfoques nuevos en la medición y revisión del desempeño y la productividad, la atracción y retención de talento, la integración de equipos multidisciplinarios eficientes, entornos cambiantes en cuanto a la regulación y creación de nuevos protocolos de seguridad e higiene, y la restricción en presupuestos por parte de las empresas para invertir en programas de remuneración valorados por los empleados,” señala Ana María Montes.
Ante estos retos, la remuneración personalizada adquiere más sentido y relevancia. El que las empresas puedan definir el presupuesto de la remuneración total de los empleados y permitir a éstos elegir aquellos programas que mejor se adecuen a sus necesidades, maximicen el nivel de satisfacción de su compensación y mejoren su experiencia laboral, facilita a las organizaciones atender estos retos logrando una mayor eficiencia de sus recursos.
“Atendiendo a las reformas de Seguridad Social, teletrabajo y la iniciativa de reforma de outsourcing, en Lockton estamos a disposición de apoyar a las organizaciones para encontrar soluciones, maximizar las oportunidades y minimizar los impactos en los esquemas de remuneración total. Dentro de estas estrategias podemos analizar el diseño, implementación y comunicación de programas de remuneración flexible, acorde a la legislación vigente,” señala Ana María Montes.
“Adicionalmente, ofrecemos a nuestros clientes el diagnóstico del Bienestar Integral de sus empleados, el cual tiene la finalidad de medir el bienestar de los colaboradores para impulsar acciones desde tres pilares (emocional, físico y financiero); así como una serie de productos enfocados en proteger el patrimonio de los empleados ante riesgos de la pérdida de la salud,” agrega Ana María.
En la medida en que los riesgos que impactan a los empleados se atiendan oportunamente permitirá a las organizaciones contener y reducir costos futuros así como ofrecer a los empleados herramientas para la prevención de su salud y creación de un patrimonio para su futuro. Para ello se requiere que las personas tengamos cierta cultura de prevención de los riesgos que enfrentamos, que podamos dimensionar por ejemplo cuánto es el costo de la salud, cuánto se requiere para contar con una pensión a la edad de jubilación, qué acciones podemos tomar para proteger, mantener o incrementar nuestro patrimonio actual, entre otros puntos.
“Estamos convencidos que necesitamos adoptar una cultura de ahorro, prevención y transparencia para llevar a cabo los cambios que necesitamos en materia de salud y pensiones. Pero primero debemos tomar conciencia, en lo individual, de los riesgos que enfrentamos y de la responsabilidad que tenemos de cuidar nuestra salud y de prepararnos para el retiro. Esta toma de conciencia nos permitirá ser más participativos como sociedad y demandar los cambios que necesitamos a nivel nacional para contar con un sistema de salud y pensionario viable,” concluye Ana María Montes.
Volvo Cars, líder mundial en seguridad automotriz, yDiDi Autonomous Driving, el brazo de tecnología de conducción autónoma de DiDi, la plataforma de movilidad inteligente líder a nivel mundial, han firmado un acuerdo de colaboración estratégica sobre vehículos autónomos para la flota de pruebas piloto de DiDi.
Volvo Cars proporcionará a DiDi vehículos XC90 equipados con los sistemas de respaldo necesarios para funciones como la dirección y el frenado, y colaborará con DiDi Autonomous Driving para integrar el software y hardware adicional para que esté completamente listo para conducirse de manera autónoma.
Los automóviles XC90 serán los primeros en integrar DiDi Gemini, la nueva plataforma de hardware de conducción autónoma de DiDi, la cual se planea implementar en viajes dentro de la red de DiDi en el futuro.
El acuerdo refuerza la posición de Volvo Cars como proveedor de automóviles y socio preferido para flotas autónomas, basándose en su reputación como líder mundial en seguridad automotriz.
Los sistemas de soporte y las características de seguridad integradas en los XC90, combinados con el avanzado sistema de conducción autónoma de DiDi Autonomous Driving, permitirán que eventualmente los autos operen sin conductores de seguridad en los servicios de robotaxi.
Sobre el acuerdo de hoy, Volvo Cars y DiDi Autonomous Driving buscan construir una asociación a largo plazo, mientras DiDi continúa expandiendo sus flotas de prueba piloto autónomas en China y Estados Unidos, y amplía sus operaciones comerciales de robotaxi.
DiDi, como plataforma de movilidad inteligente líder a nivel mundial, utiliza su amplia experiencia en la operación de redes y su gran banco de datos de conducción en tiempo real para desarrollar servicios de transporte autónomo comercial mediante la colaboración con los fabricantes de automóviles de lujo del mundo.
En 2020, Volvo Cars proporcionó a DiDi el Volvo XC60 para su uso en el primer programa piloto de robotaxi de Shanghai. Las personas en ciertas áreas podían reservar viajes en robotaxi mediante la aplicación de DiDi y viajar de forma autónoma, mientras que los autos eran supervisados por un conductor e ingeniero de seguridad.
“Esta colaboración estratégica con DiDi Autonomous Driving es una validación adicional de nuestra ambición de ser el socio preferido de las principales empresas de transporte compartido del mundo”, dijo Håkan Samuelsson, Director Ejecutivo de Volvo Cars. “La combinación del programa robotaxi de DiDi en expansión con nuestros automóviles seguros crea una gran mezcla para generar confianza entre los consumidores para el transporte autónomo”.
“Al ampliar las asociaciones con los líderes mundiales de la industria automotríz, creemos que las redes de vehículos compartidos, eléctricos y autónomos serán cruciales para que los futuros sistemas de transporte urbano logren los más altos estándares de seguridad y sostenibilidad”, dijo Bob Zhang, CEO de DiDi Autonomous Driving y CTO de DiDi. “DiDi Gemini, nuestra nueva plataforma de hardware de conducción autónoma, incorpora mejoras críticas derivadas de las pruebas de servicio para pasajeros en nuestras operaciones en Shanghai. Con el liderazgo de Volvo Cars en seguridad, esperamos lograr nuevos hitos hacia los futuros servicios de transporte autónomo”. La ambición de elegir a DiDi como el socio preferido de Volvo Cars nace cuando las empresas de transporte compartido de todo el mundo buscan expandir sus flotas con automóviles totalmente autónomos de una manera segura y responsable. La reputación de Volvo Cars como líder mundial en seguridad automotriz es un activo importante, ya que persigue esta ambición.
Cloud Consulting Services(CCS) anunció hoy que sus soluciones de transformación empresarial cuentan nuevas capacidades analíticas y de inteligencia artificial que ayudan a las organizaciones a adaptarse al cambio y construir su futuro. Las más recientes innovaciones no solo ayudan a optimizar la gestión financiera, las operaciones o la cadena de suministro, sino que además permiten comprender a fondo y oportunamente lo que está sucediendo con el negocio para tomar decisiones impulsadas por datos.
Como socio de NetSuite —el Cloud ERP de Oracle— Cloud Consulting Services (CCS) acompaña a las empresas en adopción de prácticas eficientes de analítica y entrega análisis integrados que permiten a los clientes descubrir información oculta que se puede utilizar para tomar decisiones críticas y obtener información significativa sobre el desempeño de la empresa en múltiples departamentos, equipos y subsidiarias.
“No hay que conformarse con que el Cloud ERP haga bien la facturación o la contabilidad, o que ofrezca consolidación financiera y maneje impuestos multi-región”, asegura Néstor Clavijo, gerente general de Cloud Consulting Services. “De hecho, la meta final es que ayude a tomar decisiones inteligentes basadas en datos”.
Gracias al enfoque de servicio de CCS, las potentes funcionalidades de NetSuite, podrán brindar a las empresas poderosas capacidades basadas en inteligencia artificial y aprendizaje automático para brindar la información, la interacción y la automatización que los clientes necesitan para tomar decisiones más inteligentes y rápidas.
Los datos se pueden analizar más a fondo gracias al soporte para múltiples conjuntos de datos y a interacciones intuitivas del tipo ‘arrastrar y soltar’. Los libros de trabajo generados pueden contener varias tablas dinámicas y gráficas, cada una de ellas con conjuntos de datos diferentes. Todos se pueden guardar, compartir y reutilizar para la toma de decisiones o análisis posteriores.
BENEFICIOS
Las innovaciones incluyen nuevas funcionalidades para ayudar a los departamentos de contabilidad, operaciones, marketing, ventas, cadena de suministro y finanzas, así como a los usuarios de gestión de proyectos y TI.
Por ejemplo, en Finanzas y Contabilidad, hay nuevas capacidades de administración de efectivo para ayudar a los clientes a conectarse fácilmente con miles de instituciones financieras en todo el mundo. Las poderosas conexiones importan automáticamente transacciones y saldos de cuentas directamente a NetSuite.
En cuentas por pagar, los clientes reducen los esfuerzos manuales y agilizan la gestión financiera al permitir que los equipos gestionen digitalmente los flujos de trabajo y automaticen la entrada de facturas, los procesos de pago electrónico y las ejecuciones de pago programadas.
Hay una mejor presupuestación, ya que los procesos implementados por CCS en NetSuite, ayudan a los equipos de finanzas a automatizar el proceso de presupuestación, eliminar la recopilación manual de datos y reducir los tiempos del ciclo de presupuestos con una solución de dedicada y capacidades adicionales para proyecciones de ingresos y gastos.
La gestión de cadenas de suministro se ve positivamente impactada con la automatización. Ahora es posible asignar el inventario para optimizar las ganancias al completar automáticamente los pedidos según los criterios definidos por el usuario, incluyendo el tiempo de entrega, el costo de envío o la tasa de cumplimiento .
Además, es posible mejorar la utilización y la planeación de recursos al proporcionar una vista unificada de la asignación y el presupuesto de cada proyecto. Así mismo, los equipos de RRHH, ventas, marketing y desarrolladores —entre otros— mejoran la toma de decisiones gracias a numerosas capacidades, prácticas y automatizaciones en tiempo real.
“La inteligencia incorporada en nuestras soluciones proveen análisis profundos para comprender no solo lo que sucede con el negocio, sino también lo que sucederá en el futuro y como mantenerse a la vanguardia”, finalizó Néstor Clavijo. “Las funciones inteligentes automatizan las tareas rutinarias y ayudan a los usuarios a tomar decisiones comerciales más inteligentes que —definitivamente— brindan mejores resultados”.
No âmbito das Comemorações do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Covilhã promove a inauguração do Centro de Inclusão Social e visitas às obras do Centro de Inovação Empresarial e do Pátio dos Escuteiros. A autarquia destaca assim 3 das principais intervenções de recuperação urbanística que estão a rejuvenescer o “coração” da cidade.
Às 12:00 do próximo domingo, dia 25 de abril, será inaugurado o Centro de Inclusão Social, Rua dos Combatentes da Grande Guerra. O edifício do antigo liceu da Covilhã dá agora lugar a um novo espaço multifuncional, onde estão já instalados serviços municipais nas áreas da Ação Social, da Saúde, da Educação e da Cultura, para além de albergar ainda um conjunto de sedes de Associações locais. O Centro de Inclusão Social visa promover a inovação, o empreendedorismo social, constituindo-se como uma incubadora de Associações Socioculturais ligadas em rede e incrementando sinergias com os serviços camarários.
Às 15:00 do mesmo dia, realiza-se a primeira visita ao Centro de Inovação Empresarial, na Rua António Augusto de Aguiar. Com esta intervenção, que está já em fase de conclusão e foi levada a cabo no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a Câmara Municipal da Covilhã requalificou o edificado original (antiga PSP), preservando o seu traço arquitetónico singular e dignificando-o através da criação de vários espaços de uso público, tendo em vista a promoção do empreendedorismo e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas. O Centro de Inovação Empresarial será em breve um espaço único no centro histórico da Covilhã, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento, onde se instalarão atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social.
O Pátio dos Escuteiros, cuja intervenção está concluída, será visitado às 17:00. As obras de requalificação urbana do Pátio dos Escuteiros e da sua zona envolvente, entre a Rua do Castelo e a Travessa da Senhora da Paciência, visaram valorizar um espaço que se encontrava degradado e devoluto, atribuindo-lhe nova vida, com áreas habitacionais e espaços comerciais, garantindo a manutenção da identidade do conjunto urbano.
Este conjunto de importantes intervenções urbanísticas representam a aposta clara da Câmara Municipal no desenvolvimento sustentado e na promoção de novas atividades revitalizadoras do centro histórico de uma cidade da Covilhã cada vez mais Solidária, Inclusiva, Criativa e Inovadora.
“Como nasce a paixão pelos livros?” é o nome da conversa, promovida pela Biblioteca Municipal de silves, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Este evento digital, que será transmitido nos canais do Município de Silves no dia 23 de abril, pelas 15h00, reunirá em torno dos livros, da leitura e, também, da escrita, Analita Alves dos Santos, Sandra Barão Nobre e Sónia Pereira, três entusiastas dos livros e da leitura.
Promovida com o intuito de incentivar o gosto por estas temáticas, a ação pretende apresentar na primeira pessoa as memórias destas convidadas em torno dos primeiros contactos com o livro, a forma como esta paixão foi alimentada ao longo do tempo e quais os projetos que atualmente abraçam e que mantem viva essa paixão. Uma conversa que irá descortinar estes e muitos outros pontos em comum, como o gosto pelas viagens, pelas questões ambientais e muitos outros assuntos.
Importa, ainda, referir que decorrerá nesta mesma tarde, pelas 18h00, a apresentação do livro “Amália Ditadura e Revolução - A História Secreta”, da autoria de Miguel Carvalho. Esta iniciativa, que integra as comemorações do 25 de Abril, conta com apresentação de Napoleão Mira e tem participação presencial limitada a 15 pessoas sendo, também, transmitida através dos canais digitais do Município.
Mais sobre as convidadas da conversa
Analita Alves dos Santos nasceu na Alemanha a 20 de outubro de 1974. Tem como formação base uma licenciatura em Marketing, Pós-Graduação em Gestão, uma Certificação Internacional em Storytelling e formação em Escrita Criativa. Está a frequentar uma Pós-Graduação em Escrita de Ficção. Começou por escrever brochuras de viagens, textos para websites e blogues, artigos para revistas e jornais como ghostwriter, conteúdos para redes sociais, argumentos para vídeos, num percurso profissional que culminou como diretora de marketing e comunicação. Paralelamente foi assegurando diversas ações de formação na área do marketing e comunicação escrita para diversas entidades. A leitura e a escrita foram sempre grandes paixões. Desde pequena que sonha escrever livros e partilhar histórias com miúdos e graúdos. Em 2019, publica o seu primeiro livro infanto-juvenil, «A Irmandade da Rocha - Daniela e o Ouriço-do-mar» que condensa outra das suas paixões: a Natureza. Já participou em várias coletâneas e escreve para diversas publicações como o jornal Sul Informação e o Repórter Sombra. É a editora responsável pelas «Colunistas Mulheres à Obra», mentora do 1.º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo e curadora do clube de leitura online «Encontros Literários O Prazer da Escrita». Dinamizou o clube de escrita criativa para jovens da Biblioteca Municipal de Portimão, por ora, suspenso, devido à pandemia. Ministra formações online para promoção da leitura e da escrita com o seu projeto «O Prazer da Escrita». Complementando o seu trabalho de autora, realiza ações de incentivo à leitura e à educação ambiental junto de escolas, bibliotecas públicas e feiras do livro.
Sandra Barão Nobre nasceu em França, em 1972. Em 1980 voltou para Portugal com a família e viveu em Portimão, até finalizar os estudos secundários. Em 1995 licenciou-se em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções diversas ligadas à Comunicação tendo estagiado na TVI, deu formação na Telecel, trabalhou na Câmara de Comércio Uruguaio-Portuguesa (em Montevideu), exerceu funções no Departamento de Marketing da Fundação de Serralves e trabalhou também como gestora de conteúdos na livraria on-line WOOK, entre 2003 e 2015. Além da paixão pelos livros, tem a paixão pelas viagens. Em resultado dessa paixão, criou em 2011 o site Acordofotografico.com — um site sobre livros, pessoas e fotografias que homenageia o ato de ler. Em 2014 fez uma volta ao mundo de mochila às costas. É mais conhecida como a Biblioterapeuta, e tem um site com o mesmo nome, um serviço de consultadoria lançado em Maio de 2016, onde emprega a metodologia do Coaching na arte de aconselhar livros e leituras, com o objetivo de ajudar indivíduos e empresas a mudar para melhor. Acredita que para a mudança é importante ler os livros certos.
Sónia Pereira nasceu em Olhão em 1977 e só teve livros aos 12 anos, mas quando os descobriu logo percebeu que o restante tempo teria de ser dedicado à luta pelo direito ao tempo de leitura em casa.
Ainda hoje recorda os degraus rangentes da Biblioteca Fixa n.º 5 da Gulbenkian, em Olhão, cujo silêncio e panóplia de livros a ajudaram a encontrar-se mais consigo, com os outros e com os autores.
Daí em diante percorre livrarias, vive uma paixão profunda pela sétima arte, uma amizade doce com a dança, longa com o teatro, inspiradora com a música e tira o único curso pelo qual se bateria: Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Universidade de Coimbra.
O amor…descobre-o com a Poesia. Com a pessoa que mais a incentivou a dizer poesia em voz alta (Paulo Pires) partilha-a com crianças, jovens e adultos, em bibliotecas, escolas, associações, juntas de freguesia, etc., no Algarve e no Alentejo.
Deste amor nasce “um filho”: um grupo de promoção e mediação interdisciplinares de leitura, de que são fundadores: Experiment’arte.
Não resiste à curiosidade por tudo o que tenha a ver com livros e, por isso, ingressa na Pós-Graduação em Ciências Documentais (var. Bibliotecas). Entretanto, abre a Pós-Graduação em Promoção e Mediação de Leitura, também na Universidade do Algarve, e muda para esta que conclui.
Tem o seu “segundo filho” com a dinamização de Clubes de Leitura, que aliam aquilo de que mais gosta na vida: pessoas e livros que não vivem uns sem os outros.
Trabalha 11 anos em Bibliotecas Municipais e 3 no Setor de Cultura da Câmara Municipal de Silves e, a par da programação que concebe, promove sempre a leitura de múltiplas formas: entrevistas a escritores, músicos e artistas no Teatro
Mascarenhas Gregório e concebe e dinamiza ciclos de leituras temáticas nas várias freguesias.
O terceiro “filho” nasce com o lançamento do cd “Poesia XXI: 21 poemas para o século XXI” – uma compilação de textos portugueses e brasileiros contemporâneos e sobre temas como a Poesia, o Amor, a Condição Humana, a Liberdade e (In)justiça, a Morte e A Arte de Ser Português, no âmbito do seu grupo de promoção de leitura Experiment’arte.
Das poucas certezas que tem e pelas quais sempre lutará é pela amizade e pela literatura, sob todas as suas formas de produção e partilha.
Em 2019 dedica-se à área do turismo literário, concebendo o percurso "Olhão Encantado(r)" sobre a sua terra natal e estreia-o e dinamiza-o em 2020. Também neste ano volta ao ensino de Português em escolas públicas e começou a divulgar o seu trabalho como “diseuse” num canal de Youtube intitulado “Sónia Pereira Toda (a) Literatura”.
Ao longo da semana passada, realizou-se a primeira etapa da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021, que conta com a participação dos vencedores da Fase Municipal do Concurso, apurados em cada um dos 10 Municípios, que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - CIMRL.
Esta primeira etapa consistiu na realização de provas escritas, em formato digital, com carácter eliminatório, cujo objetivo foi selecionar cinco finalistas por nível de escolaridade, que irão participar na etapa seguinte, constituída por uma prova oral presencial, a decorrer na próxima 4.ª feira, dia 21 de abril, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
O concelho da Marinha Grande fez-se representar nas provas escritas pelos 4 alunos de cada nível de escolaridade vencedores na Fase Municipal do Concurso, que se realizou no passado mês de fevereiro, tendo ficado apurados para a etapa seguinte, a prova oral, no próximo dia 21 de abril, os seguintes alunos:
2.º CEB
Maria Batista Gameiro - EB 2/3 Guilherme Stephens - 5.º ano - Agr MG Poente
Pedro Fonseca Oliveira - EB 2 Padre Franklim - 6.º ano - Agr Vieira Leiria
Estão
abertas inscrições para Curso
deNadadores
Salvadores que
vai ter lugar no Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, a
partir de 28 de abril, em horário pós-laboral.
Promovida
pelo Município de Cantanhede, através do Serviço Municipal de
Proteção Civil, em parceria com o ISCIA
- Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração,
através da sua escola de formação
asalvo,
a iniciativa destina-se a todos os que pretendam ser nadadores
salvadores. Sob
orientação do formador Valdemar Santos, a atividade tem
como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de
conhecimentos e competências, dotando os formandos para o desempenho
das suas funções de forma profissional.
Para
a frequência da formação, obrigatória e devidamente reconhecido
pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para o desempenho da
função, os interessados têm necessariamente de se inscrever,
através
dos números 234 423 045, 932 344 414 ou do endereço
geral@asalvo.pt.
Com
a duração de 150 horas e com o número mínimo de 15 formandos, a
ação formativa tem um custo de 160,00€,
em que inclui taxas das provas de admissão, seguro de acidentes,
manual e também a inscrição para exame final no Instituto de
Socorros a Náufragos.
A Associação Empresarial de Mira (AEM), irá retomar a campanha “Mira, Economia que Gira”,que havia sidosuspensa aquando do confinamento, nesta terça-feira, dia 20 de Abril
Dada a importância desta iniciativa para a economia local, e tendo em consideração a fase delicada que atravessamos, a AEM aceitará a adesão de novos estabelecimentos participantes até ao próximo dia 30 de abril. Os estabelecimentos interessados em participar, deverão enviar manifestação de intenção, para o email da AEM – geral@aemira.pt.
Tendo em consideração o tempo que a campanha esteva suspensa, as suas datas de execução foram reajustadas:
30 de abril de 2021 – prazo para adesão à campanha de novos estabelecimentos comerciais;
31 de maio – final da campanha – data limite para entrega de senhas aos consumidores;
Dia 4 de junho de 2021 – 2º sorteio, com publicitação de resultados;
Até 31 de agosto de 2021 – período para os premiados descontarem os prémios, nos estabelecimentos aderentes.
No sorteio, serão atribuídos os seguintes prémios:
Vales:
- Um vale de 300€, em cadernetas de vales de 10 Euros
- Um vale de 100€, em cadernetas de vales de 10 Euros
- Um vale de 50€, em cadernetas de vales de 10 Euros
Vouchers:
- Vouchers de 20€, em número igual ao dos estabelecimentos aderentes
Os vales poderão ser descontados em qualquer um dos estabelecimentos aderentes à campanha, numa só utilização ou até perfazer o valor total dos mesmos. Já os Vouchers, no valor de 20€, poderão ser utilizados apenas uma única vez, nos estabelecimentos indicados nos mesmos (será sorteado um voucher por cada estabelecimento aderente).
Poderão participar na campanha todos os consumidores que façam compras nos estabelecimentos aderentes, entre as datas indicadas, de valor igual ou superior a 10€. Os participantes ficarão, depois, habilitados ao sorteio de prémios em vales de compras, não convertíveis em dinheiro, para serem utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha.
A lista de estabelecimentos aderentes poderá ser consultada na página web, bem como nas redes sociais, da AEM.
Salvas as alterações acima indicadas, as regras da campanha, são as mencionadas no seu regulamento.
Menino caiu de uma janela para um parque de estacionamento. Causas do acidente ainda estão por apurar.
Uma criança de seis anos caiu do sétimo andar de um prédio em Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, no domingo ao final do dia. A criança, do sexo masculino, ainda foi socorrida no local, mas acabou por morrer.
O comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria, António Carvalho, disse à Lusa que a criança estava em casa com a mãe os irmãos quando caiu da janela para o parque de estacionamento.
O alerta para ocorrência foi às 18h41 de domingo. A queda foi de um sétimo andar “que corresponde a um nono andar, porque o prédio tem lojas”, acrescentou o comandante.
A criança não morreu de imediato, mas quando os bombeiros chegaram ao local, já se encontrava em paragem cardiorrespiratória e não foi possível salvá-la, apesar das manobras de salvamento que foram realizadas durante “mais de uma hora”.
Segundo o comandante, as causas do acidente ainda estão por apurar e a investigação “está a cargo da PSP".
António Carvalho também informou que também estiveram presentes duas ambulâncias e seis operacionais e esteve também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que prestou apoio psicológico à família, assim como a PSP.