quinta-feira, 13 de maio de 2021
NOVA OBRA DE MANUEL DA SILVA RAMOS APRESENTADA NA COVILHÃ
Irmãos Fresco em grande plano em Portimão
Mira submete ao Centro2020 candidatura para beneficiação do Centro de Saúde
A Câmara Municipal de Mira submeteu ao Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) uma candidatura de cerca de um milhão e setecentos mil euros para a requalificação do Centro de Saúde de Mira.
Esta intenção já era de conhecimento público, dado que o Presidente da edilidade mirense tinha realizado várias iniciativas no sentido de mapear o investimento junto do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e já tinha assumido que, se esta obra tivesse financiamento comunitário, o Município de Mira assumiria a componente nacional, ou seja, 15% do investimento total da obra, embora se trate de um equipamento pertencente à Administração Central.
Neste sentido, e após um trabalho muito intenso entre a ARS do Centro e o Município de Mira, desenvolveu-se o projeto que pretende intervir no Centro de Saúde de Mira, de modo a proporcionar um desempenho do edifício compatível com as exigências e condicionalismos da atualidade e com vista à melhoria do comportamento energético da edificação, assim como outras exigências funcionais de utilização que consequentemente irão promover uma melhoria na qualidade da prestação de serviços de saúde no local.
Para Raul Almeida, “ao investir na beneficiação deste Centro de Saúde, com o objetivo de melhorar as atuais infraestruturas que se encontram degradadas e inadequadas à prestação de cuidados de saúde, está a contribuir-se para o desenvolvimento local e regional e para a redução das desigualdades, nomeadamente através de melhorias no acesso aos cuidados de saúde”.
“Este é um investimento estritamente necessário na área da saúde, que para nós é um dos eixos prioritários da nossa área de atuação”, frisou o autarca.
Os investimentos vão incidir sobre várias áreas:
Ao nível do interior arquitetónico do edifício, o projeto de beneficiação consiste numa adaptação do edifício existente, através de reformulações interiores funcionais, voltadas para o atendimento e prestação de cuidados de saúde. Estas reformulações consistem na adaptação de um espaço para sala de isolamento e criação de um espaço destinado a depósito de resíduos hospitalares. Também consiste na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas portadoras de mobilidade condicionada, tais como a criação de saídas de emergência, a criação de rampas de acesso ao edifício e a adaptação de instalações sanitárias e balcões de atendimento.
A intervenção prevista procura também melhorar a eficiência energética do edifício e colmatar as patologias existentes. Deste modo, propõe-se a substituição de toda a cobertura cerâmica degradada existente por uma nova cobertura em painel sandwich com isolamento térmico (lã de rocha) sobre a estrutura existente, melhorando assim, o conforto térmico, de modo a corrigir as diversas patologias de infiltrações que o edificado apresenta.
Ainda ao nível das medidas de eficiência energética propõe-se a substituição de todos os vãos exteriores por novos e mais eficientes, com corte térmico, vidro duplo e permeabilidade ao ar. Igualmente, propõe-se a substituição da proteção dos vãos exteriores de estores em PVC por uma nova solução de estores exteriores compostos por lâminas orientáveis, em alumínio extrudido anodizado, com mecanismo de movimentação das lâminas manual com sombreamento concebido para o controlo da luz e da temperatura no interior do edifício.
Ao nível do revestimento das paredes exteriores, propõe-se o tratamento das patologias verificadas, tais como infiltrações, fissuração, oxidação de armaduras nos elementos em betão armado, e o revestimento de toda a fachada através da aplicação de sistema de ETIC’s, de modo a corrigir o comportamento térmico.
Importa ainda salientar que serão instalados sistemas de ventilação e climatização mais eficientes, um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo constituído por 20 módulos fotovoltaicos com potência unitária de 300 W e a substituição das luminárias por soluções LED, contribuindo para a melhoria da eficiência energética do edifício em pelo menos duas classes energéticas.
Adicionalmente, irá proceder-se ao apetrechamento do Gabinete de Estomatologia, contribuindo para a melhoria da qualidade da oferta e cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários do concelho.
A intervenção nos arranjos exteriores constitui uma reestruturação viária (execução de uma via que permita o acesso rodoviário e pedonal em redor de todo o edifício), remodelação da zona de parqueamento e reformulação dos espaços verdes existentes dentro do perímetro afeto ao Centro de Saúde de Mira, de modo a melhorar as condições de mobilidade pedonal e rodoviária, valorizando, assim, a qualidade do espaço e o incremento de segurança na circulação.
México | EPA Digital Se Consolida Como Una De Las Mejores Empresas Para Trabajar
EPA Digital agencia de publicidad digital se consolida como una de las empresas de mayor compromiso con sus colaboradores y con la promoción de una cultura organizacional fuerte al obtener el 10º lugar de Los Mejores Lugares para Trabajar®️ ForAll® y el 11º lugar de Los Mejores Lugares para Trabajar® En Tiempos de Reto® en la categoría de 50 a 500 colaboradores del Great Place to Work 2021.
EPA Digital es una de las dos agencias de marketing y publicidad que lograron colocarse en el ranking de este año. Esta distinción es otorgada a aquellas organizaciones o empresas que trabajan como una verdadera comunidad generando un clima laboral propicio para los colaboradores.
En 2020, la agencia se colocó en el lugar 44º del ranking, para este año EPA Digital alcanzó las primeras posiciones. “Estamos contentos de haber logrado este crecimiento como equipo de trabajo. El ser parte del Great Place To Work nos permite seguir impulsando valores de la agencia entre los colaboradores, disminuyendo al máximo la rotación de personal y lo más importante, continuar impulsando el crecimiento de nuestros talentos a través del Plan de Formación” comentó José I. “Tote” González director de EPA Digital.
Uno de los objetivos principales del Plan de Formación de EPA Digital es dotar al 100% a los colaboradores de conocimientos y herramientas necesarias para el desarrollo de competencias necesarias para su trabajo, a través de capacitaciones continuas para todos los niveles de responsabilidad.
“Este reconocimiento nos reta a mejorar continuamente las condiciones laborales, los beneficios y valorar el trabajo de nuestro talento día a día; pero también nos genera un compromiso con nuestros clientes para seguir creciendo como un equipo sólido y aliado estratégico”, concluyó Tote González.
Plano de desconfinamento: o que muda no mapa de concelhos e nas regras dos próximos dias
O Governo, em reunião de Conselho de Ministros, definiu que o país reúne condições para continuar a seguir o plano de desconfinamento. Mariana Vieira da Silva anunciou ligeiras alterações às regras dos próximos dias e revelou quais os concelhos que acompanham o resto do país no último nível do plano - e os que recuam para as regras de abril.
O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em território continental para combater a epidemia de covid-19 até ao dia 31 de maio.
Esta decisão de renovar a situação de calamidade, que se aplica ao território continental de Portugal, foi anunciada por Marina Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros.
A atual situação de calamidade entrou em vigor em 01 de maio e, se não fosse renovada, terminaria às 23:59 horas deste domingo.
A ministra do Estado e da Presidência anunciou ainda esta quinta-feira que Portugal tem mantido as condições necessárias para continuar a aplicar medidas de desconfinamento, salientando que o nível de incidência tem vindo a cair desde que este plano foi posto em prática (está agora em 48,7, baixo dos 50 casos por 100 mil habitantes a 14 dias) e que o nível de transmissão, apesar das variações, está agora abaixo de 1 (0,92), deixando o país confortavelmente na zona verde.
O que muda para os próximos dias?
Além das medidas de 19 de abril, aplicam-se as seguintes regras:
- A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para todas a atividade física ao ar livre;
- Os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene;
- A lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.
- As instalações desportivas onde ocorra prestação de serviços passam a encerrar às 22h30.
Passa também a estar permitido o funcionamento:
- Da atividade dos equipamentos itinerantes de diversão;
- Dos parques de diversão infantil de natureza privada ainda que na dependência de autorização da DGS;
- Dos parques aquáticos
O novo mapa do desconfinamento
Na conferência após a reunião do Concelho de Ministro, a ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva anunciou que "Carregal do Sal, que tinha neste momento regras de 5 de abril, Cabeceiras de Baixo que ainda há uma semana tinha recuado para as regras de 19 de abril, e Paredes que ainda há uma semana tinha recuado para regras de abril" passam a acompanhar o restante país no último nível do plano de desconfinamento, assim como a freguesia de Longueira/Almograve, no concelho de Odemira.
No entanto, há concelhos que não registam uma taxa de incidência suficientemente baixa para poderem avançar para esta fase.
No concelho de Resende e na freguesia de São Teotónio, em Odemira, aplicam-se as regras do dia 5 de abril. Permite-se:
- Funcionamento de lojas até 200 m2 com porta para a rua;
- Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal)
- Funcionamento de esplanadas (com a limitação máxima de 4 pessoas por mesa) até às 22h30 nos dias de semana e até às 13h aos fins de semana;
- Prática de modalidades desportivas consideradas de baixo risco;
- Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
- Funcionamento de ginásios sem aulas de grupo;
- Funcionamento de equipamentos sociais na área da deficiência.
Nos concelhos de Arganil e Lamego, aplicam-se as medidas correspondentes ao dia 19 de abril:
Permite-se a abertura de:
- Todas as lojas e centros comerciais;
- Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
- Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
- Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
Autoriza-se a prática de:
- Modalidades desportivas de médio risco;
- Atividade física ao ar livre até 6 pessoas;
- Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²);
- Casamentos e batizados com 25% de lotação.
Madremedia
CANTANHEDE: Vacina portuguesa pronta para ensaios clínicos mas aguarda apoio público
Após resultados promissores nos ensaios pré-clínicos (em animais) anunciados em meados de abril, a Immunethep, sediada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, está pronta para entrar em ensaios clínicos em Portugal
A vacina portuguesa contra o novo coronavírus que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, está pronta para entrar na fase de ensaios clínicos, aguardando só pelo investimento público necessário, afirmou hoje a farmacêutica.
Após resultados promissores nos ensaios pré-clínicos (em animais) anunciados em meados de abril, a Immunethep, sediada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, está pronta para entrar em ensaios clínicos em Portugal, estando dependente da chegada do apoio público para arrancar essa fase, disse à agência Lusa o diretor-executivo da empresa, Bruno Santos.
Estamos a aguardar o investimento para entrar em ensaios clínicos. É isso que falta para dar por arrancada a parte clínica", acrescentou, salientando que a farmacêutica tem tido "algumas conversas com o Governo", mas ainda sem nada definido.
Segundo Bruno Santos, caso já houvesse a garantia desse investimento, a empresa poderia já estar a iniciar a produção das vacinas em condições para serem usadas na primeira fase dos ensaios clínicos.
O responsável realçou que a Immunethep tem também tido reuniões com privados, mas frisou que a maior parte do investimento nestas situações vem "de fontes públicas e os privados complementam esse investimento".
"Gostaríamos de poder já estar a trabalhar livremente e a pensar nas próximas fases", referiu.
Além da possibilidade de a vacina ser apoiada através de fundos comunitários, Bruno Santos realçou que se deveria "pensar em formas alternativas de financiamento" para acelerar o processo, nomeadamente através da compra antecipada de vacinas por parte do Governo, tal como foi feito noutros países.
"Seria um adiantamento, mas permitiria podermos avançar já", acrescentou, explicando que se prevê um gasto de cerca de 20 milhões de euros na fase de ensaios clínicos.
De acordo com o diretor-executivo da farmacêutica, os ensaios clínicos iniciais (onde é testada a segurança da vacina em humanos e os seus primeiros sinais de eficácia) vão decorrer em Portugal.
Numa fase mais alargada de teste em humanos, que envolverá duas mil a cinco mil pessoas, como a maioria dos indivíduos de risco em Portugal já se encontra vacinada, a Immunethep terá de desenvolver ensaios noutros países, aclarou.
Questionado sobre a possibilidade de levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19, Bruno Santos afirmou que esse "é um não assunto", considerando que o "mais importante é a capacidade de produção".
"Nas vacinas mRNA [Pfizer e Moderna], mais ninguém para além de quem está a produzir tem conhecimento ou capacidade para as produzir", notou.
Bruno Santos realçou ainda o facto de a vacina desenvolvida em Cantanhede usar o vírus como um todo, o que a torna "mais robusta" perante diferentes variantes do novo coronavírus que poderão surgir e que poderão minar a eficácia das vacinas desenvolvidas tendo como foco apenas a proteína 'spike'.
A Immunethep foi fundada em 2014 e dedica-se ao desenvolvimento de imunoterapias, principalmente contra infeções bacterianas multirresistentes.
Lusa
Portalegre | Em Montargil doaram sangue 21
Interrupção do fornecimento de água no Enxerim, Caniné, zona alta de Silves, Pedreira e Pinheiro e Garrado no dia 14 de maio
Câmara garante zonas dedicadas ao peão no Rossio, beira mar e marginal de São Jacinto até setembro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito da sua estratégia de promoção dos meios suaves de transporte decidiu definir o Largo da Praça do Peixe, o Bairro da Beira Mar e a Marginal Frente-Ria de São Jacinto, como zonas pedonais e cicláveis, durante os fins de semana e feriados a partir do dia 15 de maio e até 15 de setembro.
Esta é uma medida que a CMA já implementou no ano de 2020 e que obteve um balanço muito positivo junto dos Cidadãos, Moradores destas zonas e visitantes, pelo que decidimos alargar o período da sua implementação, com a antecipação do seu início para 15 de maio de 2021.
Assim, teremos condicionamentos ao trânsito automóvel nesta zona da Cidade, das 13h00 de sábado até às 23h00 de domingo e das 22h00 da véspera de feriados até às 23h00 do seu dia de feriado, com exceção dos moradores, veículos de emergência e triciclos turísticos.
Opção política prioritária do atual mandato (2017/2021), a qualificação urbana da Cidade, alicerçada nos pilares da Cultura e do Ambiente, tem nesta medida mais um passo fundamental para a sua concretização. A que se somam as ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro / PEDUCA, com a renovação do eixo entre a antiga Estação da CP, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, o Rossio, a qualificação do Bairro da Beira Mar e a segunda Ponte das Eclusas, entre tantas outras operações que temos em projeto e em obra.
Ruas sem carros no Centro da Cidade:
- Travessa dos Marnotos;
- Rua da Palmeira;
- Rua Antónia Rodrigues;
- Cais dos Remadores Olímpicos (Cais de São Roque).
Ruas sem carros em São Jacinto:
- Avenida Marginal;
- Rua Senhora das Areias;
- Rua das Flores.
II – HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS
No próximo dia 24 de maio, pelas 10h30, no Centro de Congressos de Aveiro terá lugar uma Hasta Pública para Alienação de Veículos em fim de vida: 18 Veículos Ligeiros; três Camiões de Caixa Aberta; um Camião Tanque; um Trator Agrícola; um Cilindro Compactador e quatro Autocarros de 28 lugares.
À Hasta Pública podem concorrer pessoas individuais ou coletivas. Os documentos devem ser apresentados até às 17 horas do dia 20 de maio, quinta-feira.
Podem ser obtidas mais informações no site da Autarquia: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos-hasta-publica/alienacao-de-veiculos-e-maquinas-da-frota-municipal-em-estado-de-uso-27-04-2021
III – DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS DO CONCURSO
“AVEIRO JOVEM CRIADOR 2021”
A Câmara Municipal de Aveiro deu a conhecer no dia 8 de maio, sábado, os vencedores do Concurso “Aveiro Jovem Criador 2021”, na Cerimónia de Divulgação dos Vencedores seguida da abertura da exposição, no Museu de Aveiro/Santa Joana.
Arte Digital [12-17]
Prémio
Catarina Loureiro Castro| “Cracks”
Menção Honrosa
Anabella Ribeiro Alves| “Twisted Sisters”
Menção Honrosa
Mafalda Isolina Lopes Vieira | “Beatles”
Arte Digital [18-35]
Prémio
Paula Gabriela Secchi dos Santos Lima| “Origem V.3”
Menção Honrosa
Patricia Carolina Popper de Abreu | “I´m drowning in the night”
Audiovisual [18-35]
Prémio
João Pedro Garcia Neto| “Visões Insulares”
Menção Honrosa
Paulo Malafaya | “Somewhere in outer space this might be happening somehow”
Menção Honrosa
Óscar Ferreira | “To you on the eve of isolation”
Escrita [12-17]
Prémio
Francisca Ferro Abril Monteiro| “Manga Laranja”
Escrita [18-35]
Prémio
José Trigueiros| “Domingo”
Menção Honrosa
Bruno Miguel da Silva Pereira | “A visita”
Menção Honrosa
Helena Dias Duarte Fonseca| “Infância Campestre”
Fotografia [12-17]
Prémio
Maria Morgado Serrano | “Projeções”
Menção Honrosa
Olesya Lakshtanova| “Prazeres e deveres”
Fotografia [18-35]
Prémio
Ricardo Ladeira, Tiago Cerveira | “Condição: Só”
Menção Honrosa
José Miguel Reis e Rego| “Avó”
Menção Honrosa
Sofia Morgado Santos| “Ensaio sobre o vazio do preenchimento”
Ilustração [12-17]
Prémio
Beatriz Martins Gaspar| “Essências”
Menção Honrosa de Autor
Francisca Jorge| “Josefa”, “Cremilde”
Menção Honrosa
Pedro António Teixeira Novais| “Empatado”
Ilustração [18-35]
Prémio
Eva Daniela Alves Vieira| “No fio da navalha”
Menção Honrosa de Autor
Margarida Almeida | “Circo I”, “Circo II”
Menção Honrosa de Autor
Soraia Alexandra Farinha Cortez| “Dentro do Vazio”, “Onde o tempo não toca”
Menção Honrosa de Autor
Pedro Oliveira Rodrigues Vaz Cunha | “Ensaio sobre a experiência de ser inútil (pág. 1 e 2)”, “Ensaio sobre a experiência de ser inútil (pág. 3 e 4) |
Música [12-17]
Menção Honrosa
Afonso Dordio Gomes Cerveira Lima| “Let´s play”
Menção Honrosa
Eduardo Castro Portugal Ferreira| “O sonho”
Música [18-35]
Prémio
Ana Cláudia Rito Mariano Alves | “Histórias que conto ao tempo”
Menção Honrosa
Pedro Pimentel Nunes| “Fui eu”
Menção Honrosa
José Pedro Santos Figueiredo Almeida| “Avé Maria”
Menção Honrosa
Renan Lazaretti França| “Até parece”
Pintura [12-17]
Prémio
Carlota Mendes Ramalheira| “Ele”
Menção Honrosa de Autor
Zuzanna Leokadia Weina Hope| “Presa”, “Tirano”
Pintura [18-35]
Prémio
Rafael Soares Alves| “S/ Titulo”
Menção Honrosa de Autor
Pedro Oliveira Rodrigues Vaz Cunha| “Pedras no sapato nº 7”, “Pedras no sapato nº 11”
Menção Honrosa de Autor
Margarida Almeida| “Sonho de gueixa”, “A flor vertical gigante”
Menção Honrosa de Autor
Guilherme de Sousa Tavares Antunes| “Corpus”, “221, Terceiro Esquerdo”
Menção Honrosa
Ana Rita Peixoto Leitão | “8 Quilos de Courgette
Nova edição d’O Retrato de Dorian Gray
Leiria | Município inaugurou centro de apoio aos migrantes
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu esta quinta-feira o aprofundamento dos mecanismos de apoio à população migrante que se encontra numa situação de especial vulnerabilidade face ao contexto pandémico que tende a acentuar os desequilíbrios e desigualdades sociais.
Gonçalo Lopes falava na inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Leiria, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
“No período mais crítico da pandemia, foi visível a fragilidade de algumas famílias migrantes, sem qualquer proteção social ou suporte de retaguarda, tendo o Município de Leiria implementado um programa de apoio dirigido a esta população de forma a colmatar as necessidades mais prementes”, disse o presidente da Câmara Municipal de Leiria, acrescentando que existem mais de 6 mil imigrantes no concelho, de 90 nacionalidades, cujo contributo para a criação de riqueza e desenvolvimento local deve ser valorizado.
“Foi com esse propósito que alterámos o regulamento do Fundo Municipal de Emergência Social, de modo a abranger toda a comunidade migrante, mesmo a residente há pouco tempo entre nós, de modo a prestar apoio às pessoas que subitamente perderam as suas fontes de rendimento”, acrescentou Gonçalo Lopes.
A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, considerou que estes centros podem mudar para melhor a vida dos imigrantes.
“Esta nova resposta especializada contribui muito para a integração da população imigrante”, disse a governante, destacando que esta estrutura vai permitir o desenvolvimento de sinergias com os parceiros locais, para uma abordagem de maior proximidade, contribuindo para termos migrações seguras, ordeiras e regulares.
“Este Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes é um passo extremamente significativo, que permite que os imigrantes sejam tão bem tratados no país como nós queremos que os emigrantes portugueses sejam no estrangeiro”, disse, deixando ainda um apelo aos imigrantes para que efetuem o recenseamento eleitoral até ao final de junho para que possam participar nas eleições autárquicas.
Com 116 espaços por todo o país, os CLAIM são um serviço do Alto Comissariado para as Migrações em parceria com diversas entidades autárquicas ou da sociedade civil, que têm como objetivo apoiar em todo o processo de acolhimento e de integração dos migrantes, promovendo em simultâneo a interculturalidade a nível local.
O apoio prestado inclui informação sobre os procedimentos de regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação e retorno voluntário, para além de ajudar os migrantes ao nível do trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
Numa lógica de atendimento integrado, a rede de CLAIM representa, para o Município de Leiria, uma aposta na inclusão e na multiculturalidade, que vem trazer mais-valias e complementar os programas municipais em curso e que têm provas dadas de integração social, como é o caso do Programa Escolhas.
Município de Leiria comemora Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus
A Noite dos Museus, este ano subordinada ao tema: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar", realiza-se no sábado, dia 15 de maio, e o Dia Internacional dos Museus comemora-se a 18 de maio, com uma programação abrangente e diversificada.
As entradas nos espaços são gratuitas, mas para participar existe um número limite de pessoas, em conformidade com as normas emitidas pela DGS.
Agromuseu Municipal D. Julinha
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬
O Agromuseu Municipal Dona Julinha - Ortigosa terá as portas abertas, entre as 14:30 e as 17:00, deste dia, para receber todos aqueles que queiram conhecer este espaço, ganhar inspiração e posteriormente escreverem um conto, uma crónica ou um poema. O texto não terá de ser redigido nesse dia e o convite é extensivo a todas as pessoas que gostam de escrever, (incluindo as escolas), não sendo necessário qualquer tipo de marcação. Basta aparecer e na receção dar o nome e um contato. Depois, é entrar, conhecer e receber toda a inspiração que paira no Agromuseu.
Banco das Artes Galeria (BAG)
15 de maio (sábado) – Noite dos Museus
18:30 | Tertúlia “Jardins e o regresso à Natureza”. Uma conversa com: Luís Lacerda; João Marques da Cruz e Ana David. (Pátio BAG)
21:00 |Visita Orientada à exposição “Casa Comum”, pelos artistas Silvia Patrício, e Hirondino Pedro, às salas do espaço expositivo do BAG.
16 maio (domingo)
11:00 | Percurso para um desenho. Experiência de Desenho de edifícios e detalhes decorativos com uma camera obscura. BAG
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬
14:00 às 17:00 | Visitas orientadas á exposição Casa Comum, pelas escolas com pré-marcação. BAG
Igreja da Misericórdia /CDIL
15 maio (sábado) – Noite dos Museus
18:00 | Famílias ao Palco, por SAMP
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬:
11:00 | Visita virtual online 3D ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
11:00 | Visita guiada virtual online ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
m|i|mo – museu da imagem em movimento
15 maio (sábado) – Noite dos Museus
20:00 | Visita Virtual à Exposição “Identidade Territorial Imaginário Visual da Região”
21.00 | Noite Internacional dos Museus – Concerto de Quarteto de Flautas do Orfeão de Leiria
𝟏𝟔 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨)
10:30 | Domingar nos Museus – Oficina Criativa pela escola de Dança Clara Leão
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬:
10:30 | Visita guiada para público escolar
15:00 e 20:00 | Visita Guiada Virtual à Exposição “Identidade Territorial Imaginário Visual da Região”
Informações e inscrições: mimose@cm-leiria.pt | 244 839 675
Moinho do Papel
15 de maio (sábado) – Noite dos Museus
21:00 | “Noites ao luar”, espetáculo de variedades com artistas de Leiria | Music Sound Eventos
10:30 | Performance Moinho Imaginário/Museus Imaginários, com Inesa Markava
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬
10:00 e 14:30 | “Vamos marmorear o papel", Workshop de Papel Marmoreado |
Serviço Educativo do MPapel | Dia Internacional dos Museus
Inscrições e informações: email.: moinhodopapel@cm-leiria.pt / 244 839 672
Museu de Leiria
1𝟓 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐬á𝐛𝐚𝐝𝐨) - 𝐍𝐨𝐢𝐭𝐞 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬:
18:30 | Performance pedagógica “Plasticidade – Sons em Movimento”. Uma criação SAMP para Museu de Leiria
21:00 | Visita guiada à exposição “Pés descalços e janelas descortinadas: um caminho no convento”, por Ana Bonifácio
21:00 | Visita guiada virtual online ao Museu de Leiria
𝟏𝟔 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨)
16:00 | Visita guiada à exposição “Pés descalços e janelas descortinadas: um caminho no convento”, por Ana Bonifácio
𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐭𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚) - 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬:
10:00 | Visita virtual online 3D ao Museu de Leiria
10h30 | Visita guiada virtual online à exposição “Plasticidade”
14:30 | “O Ponto do Conto”, por Luís Mourão, musicado por CaosArte
16:00 | Apresentação online da publicação “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”
Inscrições e informações: museudeleiria@cm-leiria.pt / 244 839 628
Durante o mês de maio a oferta cultural dos espaços do Município convida tanto os leirienses como todos aquele que nos queiram visitar a usufruírem de uma programação abrangente e diversificada.
Cantanhede | 30 Minutos de Música com António Hipólito e Pedro Miranda
Nos próximos dias 14 e 15 de maio
O Ciclo de Concertos 30 Minutos de Música está de volta este fim de semana com transmissão em live streaming através de página do facebook da Câmara Municipal, a partir do salão nobre dos Paços do Concelho. Este certame cultural que a autarquia cantanhedense tem vindo a promover semanalmente leva a palco, nos próximos dias 14 e 15 de maio, espetáculos do cravista e organista, António Hipólito, e do cantor e guitarrista, Pedro Miranda, acompanhado nesta atuação por Aurora Miranda e Madalena Vidal, com dois registos musicais que se revelam bastante distintos relativamente às sonoridades das edições anteriores.
Esta iniciativa que tem vindo a ser promovida pelo Município de Cantanhede começa na sexta-feira, 14 de maio, às 21h30, com António Hipólito a apresentar um reportório particularmente direcionado para a música barroca, interpretando temas do português Carlos Seixas e do alemão Johann Sebastian Bach. Recorde-se que o estilo de música barroca conheceu o seu apogeu durante os séc. XVII e XVIII, utilizando o cravo enquanto instrumento de eleição e que António Hipólito privilegia nas suas atuações.
O jovem e promissor músico, natural do concelho, é um exímio cravista e instrumentista. Concluiu recentemente a Licenciatura em Música – Variante de Instrumento – Cravo, pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART – Castelo Branco). Também no mesmo estabelecimento de ensino, frequenta o 1.º ano de Mestrado em Ensino da Música, na classe do Professor João Paulo Janeiro.
Terminou em 2016 o 8.º grau do Conservatório de Música de Coimbra (CMC) em órgão, na classe da professora Rosa Resende, frequentando ainda ao longo do seu percurso de aprendizagem musical aulas com o professor Júlio Dias, nas disciplinas de Baixo Contínuo e Música de Câmara, tendo realizado diversos concertos de música antiga.
Participou em diversas masterclasses, em Bolonha, Roma e Idanha-a-Nova (Cursos Internacionais de Música Antiga - CIMA). Trabalhou com Giampaolo di Rosa, Ana Mafalda Castro, João Paulo Janeiro, Giulia Nutti, Jean Rondeau, Skip Sempé, Luisa Baldassari, Ketil Haugsand, e Javier Artigas.
No sábado, dia 15 de maio, também às 21h30, será a vez de Pedro Miranda, também ele um jovem músico, que interpretará vários temas de sua autoria, com voz e guitarra, acompanhado por Aurora Miranda e Madalena Vidal, ao violino e instrumentos rítmicos.
O artista irá apresentar um reportório comporto por originais, alicerçado num estilo de música que se baseia na mistura de sonoridades da música portuguesa, de diferentes estilos e épocas, com ritmos do Folk norte americano ou do Indie Rock internacional, apresentando assim melodias harmoniosas, resultado da diversidade de estímulos que teve a sorte de receber.
Nas suas canções, o músico procura partilhar "as suas inquietações, os seus medos, anseios, desejos e ideais, acreditando que a revolução social, mas ainda mais a interior, se pode fazer pela beleza”. A poesia é para Pedro Miranda “um meio superior de comunicação, é um dom que permite pôr em palavras o que sentimos, coisas por vezes tão complexas de expor. Quando escrevo canções faço-o porque preciso, porque é nelas que consigo exprimir o mais íntimo, o mais escondido. E se houver uma pessoa, que seja, que se identifique com as minhas lutas... já me sinto vitorioso”.
O músico completou o 5.º Grau do Conservatório em Piano e o 3.º Grau em Canto Lírico, tendo atuado ainda em bandas de Rock e Punk Rock, nomeadamente Os Slip Out, Melodrama e durante a Faculdade, grupo n'As Beatas. Concilia ainda o Grupo de Fado de Coimbra, designado Grupo de Fado Desassossego, da AAC, com alguns outros projetos musicais.
Portugal tem quatro empresas no ranking das 2.000 maiores do mundo
Ranking Global 2000 da Forbes põe o ICBC no top das maiores empresas a nível mundial. Há muitas americanas e quatro portuguesas, estando a EDP no top 500.
São quatro as empresas portuguesas que se encontram na lista das 2.000 maiores empresas a nível mundial. EDP, Jerónimo Martins, Galp Energia e BCP são as únicas companhias nacionais a figuram no ranking Global 2000 da Forbes, que tem vindo a ser anualmente lançado desde 2003.
Considerando quatro indicadores em específico — os ativos, o valor de mercado, as vendas e os lucros –, este ano a EDP apresenta-se como a empresa nacional de maior relevância, ficando no top 500 da classificação. O valor de mercado na ordem dos 23,8 mil milhões de dólares e os ativos de 52,5 mil milhões de dólares, acompanhados de vendas e lucros de, respetivamente, 14,4 mil milhões e de 913,5 milhões de dólares fizeram com que a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade fosse considerada pela Forbes como a 466.ª maior empresa do mundo.
Segue-se a Jerónimo Martins, que se fica pela 1.297.ª posição desta classificação. Embora com vendas superiores às da EDP, na ordem dos 22 mil milhões de dólares, a lista da Forbes dá conta de valores mais reduzidos no que toca aos lucros e ativos da empresa liderada por Pedro Soares dos Santos (355,8 milhões e 11,5 mil milhões de dólares, respetivamente). Também o valor de mercado da empresa é mais modesto, fixando-se nos 10,8 mil milhões de dólares.
Em 1.607.º aparece, então, a Galp Energia. Embora registando-se um prejuízo de 628,1 milhões de dólares, os resultados tidos pela energética nos outros indicadores foram suficientes para fazer com que ela constasse neste ranking. As vendas são na ordem dos 13 mil milhões de dólares, os ativos de 15,3 mil milhões e o valor de mercado fixado nos 9,7 mil milhões de dólares.
Finalmente, surge o BCP. O banco liderado por Miguel Maya aparece em 1676.º, tendo o valor de mercado e as vendas menos expressivas das quatro empresas portuguesas — 2,1 mil milhões e 3,3 mil milhões de dólares. Registando lucros na ordem dos 166,4 milhões, o banco apresenta-se, dentro do leque das empresas portuguesas consideradas, como a que apresenta um maior valor em ativos — 105,6 mil milhões de dólares.
EUA dominam, mas a maior empresa é chinesa
Portugal é um dos 61 países representados no ranking da Forbes, cujo top 10 é constituído por cinco empresas dos Estados Unidos, quatro chinesas e por uma da Arábia Saudita. Quanto a setores, é a banca que se destaca, havendo cinco empresas que operam neste setor a constar nessa lista (Industrial & Commercial Bank of China, JPMorgan Chase, China Construction Bank, Bank of America e Agricultural Bank of China).
O setor da tecnologia está, também, representado por duas empresas. A Apple é aqui tida como a sexta maior empresa de todo o mundo, com ativos na ordem dos 354,1 mil milhões de dólares. Valor que fica acima, desta forma, dos 321,2 mil milhões de dólares em ativos da Amazon, que fecha este top 10. O conglomerado multinacional Berkshire Hathaway, a Saudi Arabian Oil Company e o Ping An Insurance Group são as restantes empresas que fazem parte deste top.
Na publicação deste ranking, a Forbes relata que, “embora as vendas e os lucros possam estar em baixa para as empresas da Forbes Global 2000, os ativos totais e o valor de mercado estão em alta”. Efetivamente, o valor de mercado mais baixo a constar, este ano, nesta lista, foi de “8,26 mil milhões de dólares, acima dos 5,27 mil milhões de dólares em 2020”.
Veja quais são as 10 maiores empresas do mundo, de acordo com o ranking Global 2000 deste ano:
- ICBC (Industrial & Commercial Bank of China) – China
- JPMorgan Chase – EUA
- Berkshire Hathaway – EUA
- China Construction Bank – China
- Saudi Arabian Oil Company (Saudi Aramco) – Arábia Saudita
- Apple – EUA
- Bank of America – EUA
- Ping An Insurance Group – China
- Agricultural Bank of China – China
- Amazon – EUA