terça-feira, 15 de junho de 2021
Marinha Grande | GALERIA TONY VITORINO APRESENTA ARTE CONTEMPORÂNEA QUE RECICLA LIXO ELETRÓNICO
OVAR | Antecipando o 6º Encontro Literário para os Mais Novos Leitores
Vouzela vai ser o primeiro município do país com a certificação “Biosphere Destination”
Ansião associa-se às Jornadas Europeias de Arqueologia 2021
Marinha Grande | EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO NAC
O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, tem patente as exposições internacionais “Jitka Kolbe, esculturas em vidro” e “Toni Zuccheri, protótipos e peças únicas”, até ao dia 27 de março de 2021
Cantanhede | Fase de consulta pública do Sistema de Recolha de Biorresíduos termina de 5 de julho
Livro | F. Scott Fitzgerald: depois d’O Grande Gatsby, a Guerra e Paz publica Terna É a Noite e O Estranho Caso de Benjamin Button
Terna É a Noite F. Scott Fitzgerald Ficção / Literatura Estrangeira 400 páginas · 15x23 · 16 € Nas livrarias a 22 de Junho
| O Estranho Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald Ficção / Literatura Estrangeira 80 páginas · 15x23 · 10,5 € Nas livrarias a 22 de Junho
|
Espanha: Homem condenado a 15 anos de prisão por canibalismo
A justiça espanhola condenou, esta terça-feira, em Madrid, a 15 anos e cinco meses de prisão um homem que matou a mãe e comeu partes do seu corpo em 2019.
O tribunal considerou que o condenado, conhecido como o "canibal das Ventas", em referência ao bairro de Madrid onde a polícia encontrou os restos mortais, estava na posse "das suas faculdades mentais no momento dos factos" e que, portanto, irá cumprir a sua pena de prisão.
A sentença também estabeleceu que o acusado deve indemnizar o seu irmão no montante de 60 mil euros por danos morais infligidos.
No início de 2019, Alberto discutiu com a sua mãe, de 69 ano,s no apartamento que partilhavam no bairro de Las Ventas, famoso pela sua praça de touros.
O homem, que segundo a polícia tinha problemas de droga, foi preso em fevereiro de 2019, numa altura em que a polícia procurava a sua mãe, que tinha sido dada como desaparecida por uma amiga.
Ao contrário do que a defesa defendeu durante o julgamento, o tribunal considerou que não havia "provas" que demonstrassem que o arguido não estava na posse das suas faculdades mentais.
Ronaldo isolou-se como melhor marcador da história do Europeus
Em encontro da primeira jornada do Grupo F, o 'capitão' da seleção lusa faturou aos 87 minutos, de penálti, num tento que lhe permite deixar para trás o francês Michel Platini, que liderava a tabela desde que marcou nove tentos na edição de 1984.
O ex-presidente da UEFA apontou os seus nove tentos em apenas cinco jogos, enquanto Ronaldo, que tinha igualado Platini nas meias-finais do Euro2016, face ao País de Gales (2-0), chegou ao 10.º tento ao 22.º encontro.
Cristiano Ronaldo, de 36 anos, já tinha marcado dois tentos em 2004 (seis encontros), um em 2008 (três), três em 2012 (cinco) e outros três em 2016 (sete), sendo que se torna hoje o primeiro jogador a marcar presença em cinco fases finais.
Na final do Euro2016, com a França, Ronaldo tinha tido uma primeira possibilidade para superar o gaulês, mas, vítima de uma entrada muito dura de Dimitri Payet, teve de abandonar o jogo bem cedo, por lesão, cedendo o protagonismo a Éder.
O atual jogador da Juventus marcou o seu primeiro golo no primeiro jogo que fez em Europeus: no jogo de abertura do Euro2004, no Dragão, faturou já nos descontos, não evitando, porém, o desaire luso face à Grécia, por 2-1.
Na competição que Portugal organizou, Cristiano Ronaldo marcou um segundo golo, o primeiro luso na meia-final com os Países Baixos (2-1), mais uma vez de cabeça, após um canto.
Quatro anos depois, na Áustria e Suíça, só marcou uma vez, no jogo com a República Checa (3-1), com um remate de pé direito já na área, em posição frontal, após passe de Deco. Sobre o final, surgiu isolado, mas 'deu' o golo a Ricardo Quaresma.
Em 2012, Ronaldo ficou em 'branco' nos primeiros dois jogos, mas 'bisou' ao terceiro, selando a reviravolta face aos Países Baixos (2-1), para, nos quartos de final, marcar de cabeça, em mergulho, à República Checa (1-0).
Na última presença, em 2016, também não marcou nos dois embates iniciais, falhando mesmo um penálti face à Áustria, mas 'bisou' frente à Hungria (3-3), no jogo decisivo da fase de grupos, antes do tento nas 'meias' face aos galeses.
Agora, cinco anos depois, Ronaldo voltou à 'carga', e passou a somar 11 tentos, registo que pode melhorar nos embates com Alemanha (sábado, em Munique) e França (23 de junho, em Budapeste).
Com o tento aos magiares, o 'capitão' da formação das 'quinas' aproximou-se também do recorde mundial de golos por seleções, ao somar os 105.º e 106º, em 176 encontros, colocando-se a apenas três dos 109 do iraniano Ali Daei.
Lusa
- 'Top 10' dos melhores marcadores em fases finais do Europeu: 1. Cristiano Ronaldo (Por) 11 golos (2/2004, 1/2008, 3/2012, 3/2016, 2/2020) 2. Michel Platini (Fra) 9 (9/1984) 3. Alan Shearer (Ing) 7 (5/1996, 2/2000) 4. Patrick Kluivert (Hol) 6 (1/1996, 5/2000) . Thierry Henry (Fra) 6 (3/2000, 2/2004, 1/2008)
Imagem: SAPO24
Encerramento das comemorações do Dia Nacional das Colectividades e dos 97 anos da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Encerramento das Comemorações do Dia Nacional das Colectividades e dos 97 anos da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Com grande Espetáculo Associativo “Portugal Precisa das Colectividades” e numa organização conjunta da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Foz (ACCFF) e apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, vai realizar-se no próximo dia 20 de junho 2021, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, o encerramento destas comemorações que se iniciaram a 15 de maio passado.
Do vasto Programa que terá inicio pelas 16horas, constam representações de diversas regiões do país (cartaz em anexo).
- O Inicio do espetáculo a cargo da Sociedade Artística Musical Carvalhense, ao que se seguirão demonstrações de:
- Jogos Tradicionais, Cantares ao Desafio e Concertinas, Fado Mouraria, Rancho Folclórico, Canto Alentejano, Dança, Momento de Poesia.
Haverá um momento de intervenções
Do Presidente da CMFF;
Dos Presidentes dos 3 Órgãos Sociais da CPCCRD;
Do(a) Representante da Srª Ministra da Cultura;
Moderação do Presidente da ACCFigueira da Foz
Estará representada como convidada uma delegação do CNAP (Conselho Nacional do Associativismo Popular).
Armação de Pêra | LIGAÇÕES À REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA OBRIGAM A INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DO DIA 17 DE JUNHO, NA URBANIZAÇÃO TAT
Iniciativa foi considerada um êxito: Castelo de Paiva recebeu jornada dedicada á bicicleta clássica
O concelho de Castelo de Paiva recebeu, no fim de semana passado, uma grande jornada dedicada à bicicleta, denominada “ A Clássica “, numa aventura promovida pela FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, em parceria com a Câmara Municipal, do Douro41 Hotel&SPA e Tabor Saddles que se traduziu numa oportunidade de voltar ao passado, revivendo pelas estradas do concelho, uma época em que pedalar era sinónimo de espírito de aventura e de históricos confrontos sobre rodas, em que o singular “ design “ da bicicleta fundia homem e máquina por estradas de poeira, com paisagem verdejantes, e trajectos entre montanhas.
O programa, que foi acompanhado pelo edil paivense Gonçalo Rocha e pela Vereadora do Turismo, Paula Melo, arrancou na manhã de Sábado, com um Passeio para crianças (até 12 anos), entre a Quinta do Pinheiro - Parque das Tílias, sendo que este este passeio foi grátis e decorreu entre dois bonitos parques da Vila de Castelo de Paiva através da ciclovia existente.
Ao início da tarde decorreu um mercado de produtos da região e um pequeno mercado “vintage” de produtos para bicicletas, realizando-se de seguida a entrega dos dorsais aos participantes na prova, não sem antes no espaço do “ Payva Wine Welcome Center", localizado no Mercado Municipal se realizar uma prova para apreciadores dos fantásticos vinhos verdes, brancos e tintos, da Sub-Região do Paiva e os seus produtos típicos, assim como existirá um pequeno mercadinho de bicicletas antigas.
Ás 16:00 foi dada a partida para o grande passeio de biclicletas, com um trajecto definido por 10km por paisagens encantadoras deste território paivense, percurso denominado de “Entre o Vinho e a Ilha”, com partida desde o centro da vila de Castelo de Paiva e chegada na zona ribeirinha do Castelo, em frente à Ilha dos Amores, sendo que foi garantido transporte para ciclistas e bicicletas da chegada para o local de partida, traduzindo-se num passeio muito fácil de realizar pelas paisagens vinícolas entre o centro de Castelo de Paiva e a Ilha dos Amores, seguido-se de um lanche junto ao rio ao entardecer.
À noite, a partir das 21:00 horas, realizou-se no Auditório Municipal, a projecção do filme “A Alma de um Ciclista” de Nuno Tavares, sendo a primeira apresentação publica, sem ser em festivais, do premiado e aclamado filme " A Alma de um Ciclista", uma obra maravilhosa sobre a vida, sobre a amizade e sobre o ciclismo clássico. A não perder, para quem gosta de bicicletas e grandes aventuras.
A segunda jornada desta iniciativa realizou-se no Domingo, e o programa começou cedo com um Passeio de Bicicletas, num trajecto de 30 quilómetros, um percurso mais longo e um pouco mais difícil, mas perfeitamente acessível, com partida e chegada ao centro de Castelo de Paiva.
Na subida mais íngreme, foi disponibilizado um transporte adequado para quem teve dificuldade de vencer esse desfio, mas ninguém ficou para trás. Este passeio de ciclismo foi realizado em grupo, e incluíu um "snack" (com comida e bebida verdadeira, sem barritas energéticas ou gel), com vista para o Rio Douro no fabuloso espaço do Hotel Douro41 Hotel & Spa e um almoço no alto do Monte de São Domingos emoldurado pela sua magnifica vista sobre o Vale do Douro.
Os cerca de 60 participantes presentes, todos cicloturistas apaixonados por bicicletas clássicas, manifestaram o entusiasmo e o gosto de visitarem um município tão bonito e hospitaleiro, elogiando a beleza paisagística do território e os nossos produtos locais, agradecendo a simpatia dos responsáveis municipais e o trabalho desenvolvido para o êxito deste evento turístico.
O presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, deu as boas vindas a todos os participantes e manifestou o seu regozijo por receber no território esta iniciativa, considerando mais uma excelente oportunidade de dar a conhecer o território e as sua potencialidades, enquadrando esta acção na aposta que o Município Paivense tem vindo a realizar nos últimos anos na promoção e divulgação turística, concretizando percursos pedestres e equipamentos, e melhorando zonas de lazer, nomeadamente junto às zonas ribeirinhas, para consolidar uma maior atractividade de visitantes que cada vez mais procuram o concelho.
Para Paula Melo, Vereadora do Pelouro do Turismo, esta foi uma iniciativa excelente e uma aposta interessante que se traduziu num grande sucesso de divulgação do território, daí o carinho disponibilizado pelo Município Paivense ao evento, deixando uma saudação de boas vindas a todos os que estiveram de visita a Castelo de Paiva nesta jornada desportiva e de interesse turístico, até porque, conforme destacou esta responsável municipal, importa potenciar e valorizar o investimento feito na Requalificação da Quinta do Pinheiro, possibilitando a criação de um excelente espaço de lazer integrado no perímetro urbano da vila, potenciando à população e quem nos visita usufruir de uma área natural com espaços verdes de qualidade e equipamentos para a prática do exercício físico e de recreio, potenciando momentos de descontracção em contacto com a natureza.
Por outro lado, a propósito desta iniciativa de projecção turistica, realçou ainda Paula Melo, a colaboração de várias entidades, e aposta feita em dar a conhecer a Rota da Água e da Pedra, no âmbito do projecto Montanhas Mágicas, como forma de promover os nossos rios e os recursos hídricos, procurando valorizar elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra, com pontos de visitação e sinalética adequada e da mesma forma avançamos com a criação dos Trilhos Verdes BTT (Trilho das Vinhas e Trilho do Mineiro), um convite à descoberta de Castelo de Paiva, a perceber a natureza envolvente, a percorrer inusitados caminhos e a visitar lugares lindíssimos e genuínos, onde permanecem intactos modos de vida distintos.
Carlos Oliveira
FESTIVAL SOPRO REGRESSA À MARINHA GRANDE PARA MAIS ARTE PÚBLICA
A segunda edição do Festival “Marinha Grande, SOPRO: ARTE PÚBLICA” está de regresso em junho, com a execução de quatro intervenções artísticas em paredes e fachadas de média e grande dimensão.