Sob o mote “Património Inclusivo e Diversificado”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património (JEP) através da dinamização de um programa especial que decorrerá entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro.
No primeiro dia de programação, e através da atividade “o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) está a recrutar conservadores-restauradores!” a autarquia convida a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, a remontar peças cerâmicas atuais e fragmentadas simulando pequenos restauros, como forma de sensibilizar para a importância de uma prática associada à reconstrução e preservação do passado.
O dia 30 de setembro será preenchido com a iniciativa online “Cinco restauros em cinco momentos” que apresentará, nas redes sociais da autarquia, pequenos vídeos descritivos de cinco das intervenções de restauro levadas a cabo pelos serviços de conservação e restauro, objetivando colocar em evidência as várias fases de tratamento a que está sujeito o nosso património, nos seus diferentes suportes: pedra, metal e madeira. O pelourinho, o pavimento em madeira da Sé de Silves, a Torre 4 e muro adjacente das Muralhas da Almedina, a Cruz de Portugal e a Torre 1 do Castelo de Silves são as cinco intervenções que estarão, ao longo deste dia, em destaque.
As comemorações das Jornadas Europeias do Património prosseguem com a iniciativa “O Património vai à Rua da Oliveira!”. Nesta atividade, dinamizada no dia 01 de outubro, o Museu de Arqueologia vai ao Estabelecimento Prisional de Silves mostrar como nasceu o MMAS em torno daquela que é a sua mais importante peça: o poço-cisterna almóada, classificado como monumento nacional.
A programação das JEP terminará com o passeio interpretativo "Escrita do Sudoeste na Serra Algarvia", a realizar no dia 3 de outubro, pelas 9h30. A iniciativa consiste na realização de um percurso ao longo do vale da sinuosa Ribeira de Odelouca, com passagem por um sítio arqueológico (onde foi encontrada uma estela com a misteriosa escrita do Sudoeste) e momentos de descoberta do património natural e etnográfico. Com entrada livre, a atividade tem participação limitada a 25 pessoas, estando sujeita a inscrição prévia no portal www.qrer.eu, através do emailapoioca@qrer.pt ou do telefone 925 390 939.
Relembramos que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional este evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação de várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria. Nesta edição, “Património Inclusivo e Diversificado” é o tema central. Segundo a DGCP, atendendo a que a “importância das JEP sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, queremos garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade”, pelo que atentos à temática deste ano as atividades programadas pelas diversas entidades pretendem explorar e expandir o que habitualmente é oferecido aos visitantes, “alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas”.
O telefone 282 440 854 e o email patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Silves para fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.
SINOPSE DAS ATIVIDADES
Dia 29 de setembro
Atividade: O MMAS está a recrutar conservadores-restauradores!
Sinopse: Partindo de peças cerâmicas atuais e fragmentadas, convidamos a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), e desafiamos a realizar os respetivos puzzles reconstrutivos, procedendo posteriormente à colagem dos mesmos e simulação de pequenos restauros.
Com esta atividade pretendemos dar a conhecer a existência da disciplina de conservação e restauro, a sua prática e importância na salvaguarda do património material.
Dia 30 de setembro
Atividade: Cinco restauros em cinco momentos
Sinopse: Há mais de 30 anos que a Câmara Municipal de Silves desenvolve intervenções em bens patrimoniais através dos seus técnicos de conservação e restauro. Nos últimos anos alguns destes trabalhos têm incidido em bens classificados que se encontram sob a responsabilidade do Município e hoje pretendemos dar-vos a conhecer cinco dessas ações. As intervenções que escolhemos divulgar decorreram sobre pedra, metal e madeira. O restauro da Pelourinho, localizado na praça do Município; o restauro do pavimento em madeira da Sé de Silves; o restauro da Torre 4 e muro adjacente das Muralhas da Almedina de Silves; o restauro da Cruz de Portugal e o restauro da Torre 1 do Castelo de Silves. Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar para a importância da salvaguarda patrimonial através da disciplina da conservação e restauro e das suas diferentes técnicas de intervenção que se alteram ou adaptam conforme o material a conservar ou restaurar.
Dia 01 de outubro
Atividade: O Património vai à Rua da Oliveira!
Sinopse: Esta atividade visa sensibilizar um público específico, os reclusos do Estabelecimento Prisional de Silves, para a importância do nosso património, levando até si em suporte multimédia o nosso Museu de Arqueologia num documentário relacionado com o surgimento casual do nosso poço-cisterna, que devido à sua relevância levou à construção, no espaço adjacente, do Museu Municipal de Arqueologia e também, o Património mais emblemático da cidade.
Dia 03 de outubro
Atividade:Passeio interpretativo "Escrita do Sudoeste na Serra Algarvia"
Sinopse: Num percurso ao longo do vale da sinuosa Ribeira de Odelouca, vamos visitar um sítio arqueológico onde foi encontrada uma estela com a misteriosa escrita do Sudoeste. Ao longo do percurso vamos perceber como viviam as pessoas da Idade do Ferro na serra do Algarve. No percurso ficamos ainda a conhecer algum do património etnográfico da zona como os açudes, os moinhos de água e as fontes, mas também vamos poder observar a beleza natural onde esta paisagem cultural se encontra.
Iowa Republican Sen. Chuck Grassley announced on Twitter Friday morning he will run for an eighth term, a move that makes it more likely the GOP can keep control of his seat in next year's midterm elections.
Grassley romped to a seventh term in 2016 by 25 percentage points and will face former Democratic Rep. Abby Finkenauer in next year's general election.
Grassley turned 88 this month but Republican Party leaders have nonetheless pressed him to seek reelection amid their broader efforts to claim the Senate majority next year.
A figura deste santo sacerdote capuchinho — canonizado em 16 de junho de 2002, cuja festividade é celebrada no dia 23 de setembro — é apresentada por Mons. Juan Rodolfo Laise, O.F.M. cap., bispo emérito de San Luis, Argentina, em entrevista para a revista Catolicismo (janeiro/2009).
Francesco Forgione nasceu em Pietrelcina no dia 25 de maio de 1887, tendo falecido santamente, como Padre Pio, em San Giovanni Rotondo (Itália) em 23 de setembro de 1968. Foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na catedral de Benevento. Dedicou-se heroicamente ao ministério da confissão, a fim de salvar almas, perdoando os pecadores arrependidos, livrando-os das garras do demônio. Devotíssimo de Nossa Senhora, praticou as virtudes de modo extraordinário, atraindo com isso a veneração popular.
Celebrava a santa Missa sempre em latim, pois nunca aceitou as reformas na Liturgia. Nos seus sermões, de grande proveito espiritual para os fiéis, abordava também temas como o combate à reforma agrária socialista e ao comunismo. Religioso consciente dos problemas de sua época, tanto os de caráter espiritual quanto temporal, era ao mesmo tempo um místico. Operou muitos milagres, possuía o dom da bilocação (estar em dois lugares ao mesmo tempo) e dos estigmas (feridas nas mãos, nos pés e no peito, como as recebidas por Nosso Senhor Jesus Cristo na crucifixão).
Foi canonizado em 16 de junho de 2002 pelo Papa João Paulo II, na praça de São Pedro [foto acima]. Em 28 de fevereiro de 2008, seu corpo foi exumado –– sendo encontrado incorrupto –– e colocado numa urna de cristal para exposição pública e veneração dos fiéis.
Sua Exa. Revma. Dom Juan Rodolfo Laise, O.F.M. cap., [foto ao lado] bispo emérito de San Luis, Argentina, reside atualmente no convento capuchinho em que o Padre Pio passou a maior parte de sua vida. Nessa abençoada casa religiosa, concedeu ao colaborador de Catolicismo, Sr. Luis Dufaur, entrevista exclusiva sobre seu santo irmão de hábito.
* * *
Catolicismo— V. Exa. encontra-se em um local privilegiado para nos falar da exumação dos restos mortais do Padre Pio. Qual sua impressão sobre esse acontecimento?
Dom Laise — Estive presente à exumação [foto ao lado e abaixo]. Ela se estendeu até a 1 hora da manhã, tendo sido presidida pelo bispo da diocese de Manfredonia e San Giovanni Rotondo. Foram quatro horas de oração e louvor ao Senhor, Autor de todo o bem. A parte principal dos atos consistiu na abertura da sepultura do Padre Pio. Após ter sido levantada a pesada laje de mármore que encobria o caixão, foi a vez da chapa de zinco, colada no vidro, e que vedava o acesso ao ataúde. Ainda fechado, este foi trasladado solenemente a um quarto, cujas portas foram reforçadas para guardar o corpo do santo até que ele fosse colocado na urna de cristal, onde se encontra agora exposto à veneração dos fiéis. O corpo ficou nessa sala até o dia 24 de abril. Só podiam entrar os peritos do Vaticano que fazem o trabalho de preparação dos corpos dos beatos ou dos santos em urnas, onde permanecem para serem venerados pelos fiéis.
Catolicismo— O que disseram os peritos?
Dom Laise — Pude conversar com o responsável pelo trabalho de tratamento do corpo, feito com elementos especiais para sua conservação. Disse-me ele que o corpo do Padre Pio encontra-se intacto e incorrupto. Só foi danificado a partir da nuca por uma infiltração de água que tinha ficado no túmulo, pois este fora concluído poucos dias antes da morte do Santo Padre Pio. Por isso o rosto foi coberto, tal como foi encontrado, com uma máscara feita em Londres, de acordo com as feições naturais.
Esse diretor disse-me que, em outros casos, ele pôde perceber um cheiro desagradável, gerado pela natural decomposição do corpo. Mas no caso do Padre Pio não notou nenhuma sensação desagradável, devido ao estado de incorrupção do corpo.
Em 24 de abril, enquanto cantávamos a Ladainha de Todos os Santos, o corpo foi levado em procissão através da esplanada do santuário até a cripta, onde está exposto. Após a liturgia o corpo foi incensado, e começou a veneração pública. Verdadeiras multidões vêm a San Giovanni Rotondo para contemplar o corpo do Padre Pio e recomendar-se à sua intercessão.
Catolicismo— Em San Giovanni Rotondo V. Exa. deve ter ouvido muitos testemunhos de pessoas que conheceram o Padre Pio. Poderia transmitir alguns deles a nossos leitores?
Dom Laise — Ainda há hoje muitas pessoas que conheceram o Padre Pio. Posso contar-lhe o testemunho de um grupo de anciãs que não deixam de assistir à Missa e de comungar todos os dias. Como tinham muita dificuldade para andar, eu lhes perguntei: “Como é que as Sras. estão aqui numa manhã tão fria?”. Elas responderam: “Para nós, um dia sem Missa é um dia sem sol”.
— “E quem lhes ensinou essa idéia?”. — “O Padre Pio, que era o nosso guia espiritual”.
Outros testemunhos mencionam graças recebidas. Uma anciã que vive no centro da cidade velha contou-me que seu filho estava morrendo, e foi então até o Padre Pio para pedir-lhe uma oração por ele. O menino recuperou a saúde. Ela voltou para agradecer o favor recebido, ao que o santo lhe esclareceu: “Por que a Sra. vem agradecer a mim? Vá a Nossa Senhora. Agradeça a Ela, que é a intercessora de todas as graças que recebemos de seu Filho”.
No centro velho de San Giovanni Rotondo reside a pessoa que era criança quando foi objeto de um milagre aprovado no processo de canonização. Seu pai é médico. A família freqüenta a igreja de San Onofrio. Falando com seus membros, sente-se a ação miraculosa do Padre Pio, seja nesse milagre, seja em muitos outros de que eles foram testemunhas.
Catolicismo— Como é a obra do Hospital Alívio do Sofrimento?
Dom Laise — É a obra do Padre Pio para os que padecem doenças. Ele passou toda a sua vida enfermo. Suas doenças eram indecifráveis para os médicos, e isto desde sua infância até a morte.
Com as esmolas recebidas após a II Guerra Mundial, em 19 de maio de 1947 o Padre Pio iniciou a obra — um imenso hospital —, que foi abençoada em 5 de maio de 1956 pelo Cardeal Lercaro. Posteriormente foram edificados mais cinco andares no edifício.
Cada especialidade médica ocupa um setor, com sala de operações própria e o instrumental mais avançado. A capacidade é de dois mil leitos. Há 500 médicos, 2000 enfermeiros e pessoal especializado em cada um dos setores. O hospital está sempre cheio.
O Padre Pio queria que o hospital acolhesse os mais carentes; e que médicos, enfermeiros e funcionários se preocupassem sobretudo em atender os doentes com especial caridade cristã. Este deveria ser o espírito próprio da obra. Atualmente é um dos hospitais mais reconhecidos por sua eficiência na Itália. Em 2002 foi-lhe acrescentado um pronto-socorro, com nove andares. Também ele está equipado com os mais eficazes recursos da medicina.
O Alívio do Sofrimento é atendido espiritualmente por cinco capelães capuchinhos, dedicados à atenção espiritual dos doentes. Eles os visitam toda manhã, ocasião em que distribuem a Sagrada Comunhão. No Sollievo della Sofferenza [nome do hospital em italiano], exerce seu apostolado uma comunidade chamada Apóstolos do Sagrado Coração, que conta com 35 religiosas presentes em todos os setores do hospital.
Catolicismo— Certa vez V. Exa. me disse que o secretário do Padre Pio contou-lhe muitas recordações do santo. Poderia narrar algumas delas para nossos leitores? Por exemplo, o Padre Pio tinha o dom da clarividência?
Dom Laise — O Padre Paolo (que no refeitório senta-se à minha esquerda) administrou a Santa Unção ao Padre Pio, momentos antes de seu falecimento, e escreveu um livro com base em testemunhos pessoais. Em mais de uma ocasião ele me disse: “O Padre Pio sabia tudo. Sabia o que os outros pensavam, o que ia suceder ou não.Sabia a respeito dos comunistas que havia no Vaticano nos tempos de Pio XII. Sabia tudo sobre as pessoas que vinham observá-lo, sem que ninguém lhe tivesse dito algo em cada caso”.
Catolicismo— O Padre Pio foi um apóstolo do confessionário. Existe hoje uma diminuição na prática desse Sacramento. O que diria o Padre Pio a respeito disso? Como ele nos ajudaria a fazer uma boa confissão?
Dom Laise — O confessionário foi, junto com o altar, o centro de sua ação apostólica. Confessava durante muitas horas, de manhã e à tarde. Às vezes recusava-se a atender quem vinha confessar-se sem estar com boa disposição. Um desses penitentes contou-me que ele viajava todos os meses de Florença até San Giovanni Rotondo, para agradecer ao Padre Pio a recusa de que fora objeto na primeira ocasião de confessar-se, porque tal recusa constituiu o ponto de partida de sua conversão.
Ele pedia humildade aos penitentes, para receberem a graça do perdão, e o reconhecimento de que, sem o auxílio do Senhor, nada podemos. A absolvição perdoa o pecado, e ao mesmo tempo comunica forças para não se reincidir nele.
Catolicismo— Dizem que o Padre Pio via as razões profundas da crise da sociedade contemporânea. Como é que ele enfrentava o que Paulo VI qualificou de “fumaça de Satanás” que penetrou na Igreja?
Dom Laise — O demônio perseguiu o Padre Pio durante toda sua vida. Por isso, ele é um mestre quanto à recusa do demônio na vida cristã. Repetia que, na luta contra o poder do mal, devemos ser muito decididos em recusar a menor tentação, com o auxílio da graça divina. Devemos estar prevenidos, pela oração contínua, e fortalecidos pelo Sacramento da Eucaristia e a proteção maternal da Santíssima Virgem.
Ele previa que a ação do demônio seria mais agressiva nos tempos vindouros. Às mães, pedia que rezassem muito por seus filhos e netos, a fim de que não decaíssem da condição de filhos de Deus, devido aos ataques cada vez mais virulentos do Maligno. Pudessem assim corresponder ao plano de salvação obtido pela morte de Cristo na Cruz.
Catolicismo— Após governar durante muitos anos a diocese de San Luis, na Argentina, a Divina Providência trouxe V. Exa. a San Giovanni Rotondo. Seria indiscreto de nossa parte perguntar algo sobre seu apostolado?
Dom Laise — Na diocese de San Luis, servi a Igreja durante 30 anos. Julguei que o melhor modo de continuar meu ministério episcopal até a morte era tornar-me instrumento para obter o perdão dos pecadores.
Nosso Senhor Jesus Cristo conferiu aos Apóstolos o poder especial de perdoar os pecados. Administrar o Sacramento da penitência foi, portanto, conferido aos Apóstolos, e através deles a seus sucessores, os bispos, até o fim do mundo.
Em San Giovanni Rotondo, a sala das confissões foi o lugar mais importante e mais amado pelo Padre Pio, e através do confessionário ele continua atraindo os pecadores. Ali podem-se perceber conversões verdadeiras, com seus efeitos de paz e alegria, não poucas vezes acompanhadas de lágrimas de reconhecimento e agradecimento pelo encontro com Deus, única fonte da única e autêntica felicidade. “O mais notável de sua atitude face à perseguição, injúrias e incompreensão, foi sua aceitação da dor, do sofrimento e da prova”.
Catolicismo— O Padre Pio, durante sua vida, foi incompreendido por muitos, inclusive segregado injustamente. Qual foi o papel dessas provações na vida dele?
Dom Laise — A vida do Padre Pio foi uma contínua provação e sofrimento, por causa da incompreensão e perseguição permitidas por Deus para a sua santificação.
A santidade do Padre Pio é uma expressão da santidade de Deus, não tanto por seus carismas particulares, pelas chagas nas mãos, pés e peito, mas pelas perseguições que, desde que ele recebeu os estigmas, o acompanharam até a morte.
Incompreensão e perseguição de sacerdotes e bispos, gerando visitas apostólicas determinadas por dicastérios da Igreja, e conseqüentes decisões que o impediam de exercer seu ministério sacerdotal, de dirigir as almas, segregando-o durante dois anos. Ele foi proibido de se comunicar com aqueles que procuravam um conselho ou o perdão dos pecados, de celebrar a santa Missa em público, de ter contato até com seus próprios co-irmãos da Ordem Capuchinha, etc.
O mais notável de sua atitude face à perseguição, injúrias e incompreensão foi a aceitação da dor, do sofrimento, da prova, com espírito de oblação, sem externar em momento algum, durante toda sua vida, uma palavra de queixa, de recusa ou de menosprezo em relação àqueles que o ofenderam.
Sua fórmula de santificação foi: “Aceitar as provações que o Senhor permite ou suscita, para nos santificarmos e nos identificarmos com as injúrias sofridas por Cristo em toda sua vida, e particularmente na sua Paixão e Morte na Cruz, para salvar os homens até o fim dos séculos”.
Catolicismo— Muitos santos capuchinos pregaram contra os males do seu tempo. O Beato Marco d’Aviano alentou os católicos que lutavam para liberar Viena dos turcos. O Padre Pio nos envia alguma mensagem análoga para libertar nossa época do neopaganismo?
Dom Laise — Na libertação de Viena, o Beato Marco d’Aviano infundiu coragem e confiança por meio do Rosário de Nossa Senhora e da união com Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Eucaristia. Como ele, São Pio de Pietrelcina é também protagonista de uma cruzada que os filhos da Igreja devem realizar pela salvação da sociedade contemporânea. Com efeito, esta encontra-se impregnada de auto-suficiência humana, não levando Deus em conta ou negando-O direta ou indiretamente na vida privada e pública, impregnada do mais crasso relativismo e desprovida de conteúdos substanciais e de leis constitutivas para a realização do homem e da família.
Para o triunfo da cruzada de salvação mundial, o Padre Pio colocou em primeiro lugar a oração, particularmente aquela que ele chamava “sua arma” — o Santo Rosário —, unindo-se ao pedido da Santíssima Virgem em Lourdes e em Fátima, para implorar de um modo especial pela conversão dos pecadores.
A mensagem do Padre Pio é, além do mais, essencialmente eucarística,instando na assistência diária ao Sacrifício do altar e na recepção da comunhão do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo. Ele próprio relembrava freqüentemente, no confessionário e na direção espiritual: “O que aconteceu no Calvário, quando Cristo morreu na Cruz pela salvação do mundo, volta a se repetir cada vez que o sacerdote celebra a Missa no altar”.
Catolicismo— Como era a devoção dele a Nossa Senhora?
Dom Laise — O Pe. Pellegrino, filho espiritual do Padre Pio, que viveu a seu lado muitos anos, atesta que ele havia se consagrado a Nossa Senhora, segundo os ensinamentos de São Luís Maria Grignion de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, e foi escravo voluntário de Jesus e de Nossa Senhora “na vida e na morte”. E sugeria ao Pe. Pellegrino que fizesse o mesmo: “Eu te garanto que é infinitamente necessário e útil, para nós, colocarmo-nos nas mãos de Nossa Senhora como criancinhas”.
Poucos dias antes de morrer, foi pedido ao Padre Pio uma lembrança, uma espécie de testamento espiritual. Ele disse: “Amate la Madonna. Fatela amare. Recitate la Coronna. Recitatela bene” (Amai a Nossa Senhora. Fazei-A amar. Rezai o Rosário. Rezai-o bem).
O Padre Pio unia-se a Maria Santíssima quando administrava o sacramento da Penitência, e pedia a Ela que agisse nas almas para a sua conversão e santificação.
Eu teria muito mais a dizer. Mas espero já ter atendido ao desejo dos leitores da revista Catolicismo. Peço à Virgem Santíssima e ao Padre Pio que estas palavras possam fazer muito bem às almas e obtenham que muitas delas sigam a Jesus Cristo mais de perto, procurando se identificar mais com Ele, pela intercessão de Nossa Senhora, como o fez o Padre Pio nesta santa casa, durante 50 anos.
Aos 72 anos, José Pacheco Pereira, um dos mais influentes formadores de opinião, político e historiador, conta, numa entrevista biográfica concedida a José Jorge Letria, os caminhos, os episódios e as figuras que marcaram a sua vida. Uma conversa que resultou no livro José Pacheco Pereira – A Vida Contada nos Papéis da Memória. A obra, editada pela Guerra e Paz Editores, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, estará disponível na rede livreira nacional no próximo dia 28 de Setembro.
«Feito pelo Porto, pelos livros, pelo 25 de Abril, pelos amigos, pela memória, pela curiosidade. Já é bastante.». Natural do Porto, José Pacheco Pereira confessa, no livro José Pacheco Pereira – A Vida Contada nos Papéis da Memória, o seu amor e identidade profunda com a geografia, mistério, história e magia da cidade. Foi lá que fez amigos que o marcaram ao longo da vida, de Eugénio de Andrade, que teve um grande papel na sua formação, a Natália Correia, com a qual partilhou poesia da beat generation, e ao poeta e tradutor Vasco Graça Moura, que veio a ser deputado, como ele, no Parlamento Europeu.
Do presente e do futuro, fala-nos da sua vida e de como, na política, aprendeu muito sobre o comportamento das pessoas, como se faz uma bomba, se imprimem panfletos e qual é o papel das palavras. «Sempre tive muita consciência das dificuldades das pessoas. Depois, mesmo na vida política, aprendi isso.» Pacheco Pereira fala dos tempos em que foi maoista na clandestinidade e de como, ainda jovem, foi um activo opositor ao regime fascista. Após a ditadura, foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, dirigente do PSD e Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.
Diz que sempre foi um político e que de nada se arrepende, tendo há muito deixado de se assumir como o menino «D. José», que tinha um título nobiliárquico e um expressivo anel de família. É esse tom único e inconfundível, de quem assume posições firmes e críticas sobre tudo o que não pode deixá‑lo indiferente, que lhe reconhecemos hoje como comentador televisivo na Circulatura do Quadrado e como cronista no Público.
Conta ainda porque se demitiu de embaixador da UNESCO e como foi o mergulho na pesquisa da história do PCP e da vida de Álvaro Cunhal, para o qual avançou mesmo sem o apoio do partido, mas que hoje é visto como «uma coisa magnífica» por importantes quadros comunistas.
Hoje, o seu combate central é pela consolidação do Ephemera, uma experiência arquivística sem paralelo em Portugal, que tem uma importante missão a cumprir: atrair acervos documentais para a história da política, do associativismo e da cultura. Foi nesse espaço, com sede no Barreiro, que Pacheco Pereira recebeu José Jorge Letria para a conversa que originou o livro. Deixa-nos, por fim, uma pequena reflexão sobre a pandemia, a perda e a memória.
José Pacheco Pereira – A Vida Contada nos Papéis da Memória chega às livrarias de todo o país no próximo dia 28 de Setembro. O 20.º livro da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, poderá ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz Editores.
José Pacheco Pereira – A Vida Contada nos Papéis da Memória
O Município de Proença-a-Nova, no âmbito das eleições autárquicas 2021, a realizar no próximo domingo, dia 26 de setembro, disponibiliza como habitual, transporte público entre as aldeias do concelho e as respetivas secções de voto, de modo a permitir que os eleitores sem transporte próprio possam também exercer o seu direito de voto. Esta opção está disponível em todas as freguesias do concelho.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o transporte especial de eleitores é “uma exceção à regra geral”. Existem situações excecionais que justificam a organização de transportes públicos, nomeadamente quando se tratam de “distâncias consideráveis entre a residência dos eleitores e o local em que estes devem exercer o direito de voto, sem que existam meios de transporte que assegurem condições mínimas de acessibilidade, ou quando existirem necessidades especiais motivadas por dificuldades de locomoção dos eleitores”.
Os horários e as localidades abrangidas por este serviço extraordinário, assegurado pelos transportes da Câmara Municipal, podem ser consultados aqui.
Decorre até ao próximo dia 8 de outubro a 2.ª fase de candidaturas aos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).
Agrotecnologia; Defesa da Floresta; Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais (a lecionar em Fátima, no Espaço Fatimae da AdsTerritórios – Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios); Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer; Produção Agrícola Biológica; e Qualidade Alimentar são os CTeSP a serem ministrados na ESAC no ano letivo de 2021/22.
Mais informações sobre a oferta formativa e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Portal da Escola, em portal.esac.pt.
A Aliança
com Aveiro vem publicamente lamentar e repudiar de forma veemente o
ataque de caráter
feito aos Nossos Candidatos a Presidente da Junta de Freguesia de São
Bernardo, Henrique Vieira, e a Presidente da Câmara,
Ribau Esteves, utilizando um panfleto distribuído na última noite,
calunioso e cobarde, deturpando as más responsabilidades do
Mandatário da Lista Independente e do PS, Élio Maia, no processo da
Extensão de Saúde, assim como adulterando afirmações dos
Candidatos da Aliança com Aveiro, o trabalho realizado e as
propostas de futuro que apresentamos.
Este panfleto fere de forma
grave todos os princípios éticos da saudável luta política. O
nível muito baixo do texto não merece qualquer resposta com
pormenor. Reiteramos a nossa postura positiva e séria, apelando aos
Eleitores para que votem na Aliança com Aveiro para que seja
possível Conquistar Mais para o Município de Aveiro e para todas as
suas Freguesias.
Eleições
Autárquicas – Aradas
ALIANÇA
COM AVEIRO LAMENTA E REPUDIA CARTA ANÓNIMA E COBARDE
A Aliança com Aveiro vem
publicamente lamentar e repudiar de forma veemente o ataque de
caráter feito à Nossa Candidata a Presidente da Junta de Freguesia
de Aradas, Catarina Barreto, utilizando uma carta anónima
distribuída na última noite, caluniosa e cobarde, que fere de forma
grave todos os princípios éticos da saudável luta política.
O nível muito baixo do texto
não merece qualquer resposta com pormenor. Reiteramos a nossa
postura positiva e séria, apelando aos Eleitores para que votem na
Aliança com Aveiro para que seja possível Conquistar Mais para o
Município de Aveiro e para todas as suas Freguesias.
“Minha Terra, minhas saudades”, é o nome do segundo disco de Gonçalo Fernandes, músico de 27 anos de idade, natural de Proença-a-Nova, a residir e trabalhar em Friburgo, na Suíça. O álbum foi lançado em agosto de 2021, depois de se ter estreado em 2015, com “Só quero”.
Gonçalo afirma que umas das razões que o levaram a começar a fazer música foi a necessidade de “animar a malta”, principalmente as comunidades e associações portuguesas, para quem faz mais espetáculos. “Toco em cidades como Friburgo, Genebra, Lausanne ou Payerne, um pouco por toda a Suíça, de forma geral. Também vou atuar a França ou mesmo em Portugal, quando surgem algumas datas. Já me aconteceu ir de propósito a Portugal só para atuar, mas não é tão comum, quero ver se faço alguma festa no futuro por aí, isto se as normas da Direção-Geral de Saúde assim o permitirem, claro”. O artista fala ainda da vontade em apresentar o disco na Sarzedinha, aldeia de origem dos seus pais. Além do local, aponta ainda aquele que seria o momento mais adequado para o fazer: “gostava de apresentá-lo por volta do Natal e Ano Novo, que é sempre uma altura onde há mais movimento e mais pessoas para conhecer o meu trabalho”.
Segundo Gonçalo a parceria com Rui Alves, compositor de grande parte das músicas, surge de uma forma natural, uma vez que se trata de um amigo de infância. “Às vezes ele vem cá atuar, outras vou eu a Portugal, vamos fazendo assim”. Quanto ao processo criativo que deu origem ao álbum, o artista confessa ter ocorrido um bocadinho “à pressa”, por ter sido gravado em dois dias, “simplesmente porque nos apeteceu”. Ainda assim, o lado emocional não ficou de parte, “estou a viver no estrangeiro e quando vou a Portugal e escrevo músicas fico sempre mais sentimental. Não tem comparação. Na Suíça às vezes tenho ‘casas’ vazias e aí, vás para onde fores, tens sempre muitas pessoas a assistir”. A rapidez com que o disco foi concluído foi motivo de agradecimento à editora DiscoToni por parte de Gonçalo. Noutras notas de agradecimento o artista referiu também o apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral e das empresas Lourenço & Fernandes e ProençaTorno.
Se quiser comprar o disco pode aceder à página de facebook de Gonçalo Fernandes.
Um programa
pioneiro de intervenção psicológica desenvolvido por uma equipa de
investigadores da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração
da Universidade de Derby, no Reino Unido, mostrou ser eficaz no
tratamento de jovens agressores com traços psicopáticos.
Apesar de se
tratar de uma população com maior risco de persistência no crime,
até ao momento não tinha sido desenvolvido nenhum tipo de
intervenção que se ajustasse às especificidades deste grupo.
A psicopatia
caracteriza-se por um conjunto de traços afetivos, interpessoais e
comportamentais desviantes. Ainda que envolto em alguma controvérsia,
é um conceito-chave na área forense, associado às formas mais
precoces, severas e estáveis de comportamento antissocial, motivo
pelo qual é necessária a sua identificação e prevenção precoce.
No projeto,
designado Psychopathy.comp
- Modificabilidade dos traços psicopáticos em menores agressores,
foi desenvolvida uma intervenção específica baseada em novos
modelos de psicoterapia, cuja eficácia foi testada num ensaio
clínico com 119 menores a cumprir medida tutelar educativa de
internamento, em todos os Centros Educativos do Ministério da
Justiça.
Liderado por
Daniel Rijo, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da
Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e investigador do
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção
Cognitivo-Comportamental (CINEICC), o estudo envolveu ao longo das
várias fases um total de mil jovens, com idades compreendidas entre
os 14 e os 18 anos (400 agressores juvenis a cumprir medida tutelar
educativa de internamento e 600 menores sem qualquer tipo de
psicopatologia provenientes de escolas públicas).
O programa de
intervenção traçado pela equipa consistiu em 20 sessões semanais
de psicoterapia individual, estruturadas e manualizadas, realizadas
durante seis meses por investigadores que são também
psicoterapeutas creditados, e contou com a supervisão de Paul
Gilbert, da Universidade de Derby, perito em Terapia Focada na
Compaixão, o modelo seguido nesta intervenção.
Essencialmente,
na intervenção é trabalhada a natureza da mente humana, de um
ponto de vista evolucionário, «enfatizando
que muitas das nossas respostas, comportamentos, emoções e
pensamentos estão ligados a mentalidades sociais complexas,
resultantes da arquitetura da mente humana. Muito do que pensamos,
sentimos e da forma como reagimos aos acontecimentos não resulta de
uma tomada de decisão consciente, mas pode ser o resultado de formas
mais automáticas e arcaicas de reagir»,
descreve o coordenador do estudo.
No entanto,
prossegue, «também
devido às competências complexas do cérebro humano, somos capazes
de adquirir controlo sobre esses modos de reagir mais arcaicos. A
intervenção enfatiza muito a questão da responsabilidade sobre
essas escolhas. Para além destes aspetos da natureza da mente,
grande parte da intervenção é dedicada ao treino da mente
compassiva como estratégia preferencial de aquisição de
competências de regulação emocional e comportamental. Os
participantes são treinados a desenvolver compaixão pelos outros,
mas também por si próprios, como forma saudável e adaptativa de
lidar com o sofrimento e com a adversidade da vida».
O resultado mais
relevante do estudo, segundo Daniel Rijo, «está
relacionado com o ensaio clínico, demonstrando que os traços
psicopáticos são modificáveis na adolescência, mesmo em menores
agressores em contacto com o sistema de justiça. Estes resultados
apontam para a necessidade de fornecermos intervenções adequadas a
estes sujeitos, com vista à modificação do comportamento criminal
e à consequente redução do risco de persistência no crime após
intervenção pelo sistema de justiça».
Os vários
estudos realizados no âmbito do projeto Psychopathy.comp,
que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(FCT), «demonstraram
também que este tipo de intervenção – terapia focada na
compaixão – é adequada para esta população e para as
instituições da justiça juvenil, uma vez que o ensaio clínico
decorreu nos Centros Educativos»,
salienta o especialista da UC. Estes resultados contribuem também
para «a
expansão de uma das mais promissoras terapias de terceira geração,
aproximando as novas terapias aos contextos forenses»,
conclui.
Todos os
resultados do Psychopathy.comp,
desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, vão ser apresentados
e discutidos no próximo dia 30 de setembro, durante o seminário
final do projeto, que decorrerá online, entre as 10 e as 17 horas. A
participação é livre através do link:
Os trabalhadores da refinaria da Galp, em Matosinhos, manifestam-se hoje em frente à câmara municipal contra o “desrespeito e cinismo” das declarações do secretário-geral do PS, António Costa, sobre o encerramento deste complexo petroquímico, em abril.
“António Costa mente descaradamente, os trabalhadores não aceitam e marcam um protesto”, lê-se na convocatória da manifestação, agendada para as 11:30, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte)
No passado domingo, durante uma ação de campanha para as eleições autárquicas, em Matosinhos, António Costa, na qualidade de secretário-geral do PS, afirmou que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa.
Estas declarações do líder socialista mereceram críticas por parte de toda a oposição, dos sindicatos e da Comissão de Trabalhadores (CT) da Petrogal.
“O SITE-Norte e os trabalhadores não aceitam que António Costa desrespeite o sofrimento de quem perdeu o posto de trabalho após anos de entrega e empenho e não aceitam ser utilizados de forma tão hipócrita em discurso de campanha eleitoral”, adiantou a estrutura sindical.
No comunicado, o sindicato frisou que António Costa, enquanto primeiro-ministro, nunca se mostrou disponível para receber os trabalhadores, mantendo-se “calado e submisso” todos estes meses aos interesses da Galp.
Além do Governo, o SITE-Norte estendeu as críticas à presidente da câmara, a socialista Luísa Salgueiro, por desde a primeira hora “assumir o facto como consumado, abdicando de lutar pelos postos de trabalho”.
A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos em 30 de abril, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines.
A petrolífera justificou a “decisão complexa” de encerramento da refinaria com base numa avaliação do contexto europeu e mundial da refinação, bem como nos desafios de sustentabilidade, a que se juntaram as características das instalações.
O encerramento da refinaria de Matosinhos, em abril, representa perdas de 5% do PIB em Matosinhos e de 1% na Área Metropolitana do Porto, segundo um estudo socioeconómico a que a Lusa teve acesso.
O estudo, encomendado pela Câmara Municipal de Matosinhos à Universidade do Porto para avaliar os impactos socioeconómicos do fecho do complexo petroquímico no concelho, traça um “cenário particularmente grave” para a região Norte e para o país, caso não seja dado qualquer destino àquela instalação industrial.
O Estado é um dos acionistas da Galp, com uma participação de 7%, através da Parpública.