- Apesar da preocupação com a sustentabilidade e com a economia circular, os jovens demonstram alguma incoerência
- A maioria dos jovens prefere comprar produtos novos do que em 2.ª mão
De acordo com o estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”, realizado junto de jovens dos 18 aos 30 anos, de seis países europeus (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido), 37% dos jovens portugueses inquiridos – e 35% dos jovens europeus - consideram que a economia circular é importante, nomeadamente, os jovens portugueses que vivem com os pais (41%) e com estudos superiores (41%).
Observando a importância do tema nos vários países onde foi realizado o inquérito, verifica-se que os jovens italianos são os que estão mais atentos à importância da economia circular (38%), seguindo-se os jovens romenos (37% - como Portugal). Os jovens belgas são os menos interessados no tema (30%), assim como os ingleses (31%).
A importância dada à economia circular traduz-se em números relevantes no combate ao desperdício e que vão ao encontro da sustentabilidade, com 93% dos jovens portugueses, sobretudo do sexo feminino (96%), a procurarem reduzir o desperdício.
No entanto, os jovens também demonstram alguma incoerência. Apesar de se preocuparem com as questões ambientais (97%) e de considerarem que a economia circular é importante, 78% dos jovens portugueses (mais 6 p.p. que a média europeia) admitem que consumiriam mais se tivessem mais dinheiro.
Se tiverem a oportunidade de escolher, os jovens preferem comprar a maioria dos produtos novos, em vez de optarem pela compra em segunda mão. Uma das únicas exceções acontece quando se trata de comprar um carro (67% dos jovens portugueses vs. 59% dos jovens europeus preferem comprar em 2.ª mão). A nível europeu, o estudo revela que os jovens belgas e os ingleses tendem a ser mais propensos a escolher produtos em segunda mão.
Metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.
Sobre o Cetelem
Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.
Imagem: FIA