quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Aliança com Aveiro viabiliza Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto zelando por uma gestão rigorosa, transparente e séria
MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES, ROSA PALMA
Hospital de Cantanhede vence “Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável” da CCDRC
O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) foi ontem galardoado, no Convento de São Francisco, em Coimbra, pelo projeto “Hospital Amigo dos + Velhos”, no 8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra. O evento contou, entre outras, com a apresentação dos projetos finalistas do CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL DE 2021 da CCDRC que o HAJC venceu na categoria “Saúde +”.
CULTURA: Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra
Universidade de Coimbra conquista 1,2 milhões de euros para estudar o autismo
Um consórcio internacional liderado por cientistas da Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar 1,2 milhões de euros da ERA-Net NEURON para estudar o autismo.
O grande objetivo da investigação, que tem a duração de três anos, é perceber quais são as células do cérebro que têm um papel principal no autismo, e, em particular, como é que as mutações no gene SHANK3 têm impacto na função normal durante a fisiopatologia da doença.
João Peça explica que as mutações no gene SHANK3 «são uma das causas mais comuns diagnosticadas para o autismo. No entanto, surpreendentemente, ainda pouco se sabe sobre as consequências decorrentes de mutações neste gene. Desde a sua descoberta original, as mutações no SHANK3 têm sido mais comummente estudadas em neurónios».
Contudo, sublinha, «evidências recentes sugerem que os astrócitos, células do cérebro algo negligenciadas, também podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do autismo. Os astrócitos fornecem suporte metabólico e trófico críticos para os neurónios e foram recentemente identificados como “atores-chave” na formação e maturação dos circuitos neuronais. Portanto, a disfunção dos astrócitos, resultante da mutação no gene SHANK3, pode levar a problemas na formação e maturação do circuito neuronal, o que acabará por levar a anormalidades comportamentais e cognitivas».
Neste estudo, que reúne vários especialistas na área do gene SHANK3 e da biologia dos astrócitos, vão ser utilizados modelos inovadores, incluindo modelos de ratinhos geneticamente modificados, bem como organoides de cérebro humano capazes de imitar de perto a fisiologia celular humana.
Se os cientistas conseguirem decifrar o impacto que as mutações no gene SHANK3 têm no autismo, será possível «descobrir e desenhar terapias bem-sucedidas para doenças do neurodesenvolvimento», conclui João Peça.
A ERA-NET NEURON é uma rede de financiamento europeu para investigação em Neurociência, focada em doenças do cérebro e distúrbios do sistema nervoso.
Cristina Pinto
BREAKING NEWS: House passes workaround to move forward on raising the debt ceiling
The House has passed a measure that would allow Democrats to unilaterally raise the nation’s debt limit and avert a catastrophic default, after a weeks-long partisan impasse.
The legislation now goes to the Senate, where Minority Leader Mitch McConnell has vowed enough GOP support for the procedural maneuver. But both chambers would need to actually hike the debt limit in a separate vote, which could spill into next week.
Read more:
https://www.politico.com/news/
Fonte: POLITICO
OVAR NATAL & REIS 2021: Concurso Montras de Natal, iluminação e decoração de Natal e animação deambulante com o envolvimento das associações locais compõem a quadra natalícia
FCP não sobreviveu ao “grupo da morte”
Madremedia
Liga dos Campeões: Sporting, já apurado para os oitavos, perde outra vez com Ajax
O Sporting, já qualificado para os oitavos de final, perdeu hoje por 4-2 na visita ao líder Ajax, em jogo da sexta e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, disputado em Amesterdão.
Sebástien Haller, aos oito minutos, de grande penalidade, Antony, aos 42, David Neres, aos 58, e Steven Berghuis, aos 62, assinaram os tentos dos holandeses, enquanto Nuno Santos, aos 22, e Tabata, aos 78, ‘faturaram’ para os campeões nacionais.
O líder Ajax fechou o Grupo C com 100% de aproveitamento e com 18 pontos, o dobro do Sporting, que terminou no segundo posto, com nove, os mesmos do Borussia Dortmund, que venceu por 5-0 na receção ao Besiktas, último colocado, sem qualquer ponto.
Madremedia
Caso Ihor: Advogados dos três inspetores do SEF vão recorrer para o Supremo
Os advogados dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) envolvidos na morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk afirmaram que vão recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça da condenação hoje aplicada pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Segundo o acórdão a que a Lusa teve acesso, a Relação manteve a pena de prisão de nove anos aplicada em primeira instância aos inspetores Duarte Laja e Luís Silva e aumentou a pena do inspetor Bruno Sousa de sete para nove anos de prisão, considerando – ao contrário do tribunal de primeira instância – que não se vislumbra “qualquer menor grau de culpa por parte deste arguido”.
“Vamos recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça [STJ], confiados em que ainda podemos alterar os termos da condenação”, afirmou Ricardo Sá Fernandes, advogado do arguido Bruno Sousa, sublinhando ser “positivo que tenha sido definitivamente afastada a acusação de homicídio” que inicialmente estava imputada aos inspetores do SEF.
Sobre o agravamento da pena do seu constituinte, o mandatário de Bruno Sousa admitiu que “a subida da pena é um elemento negativo, mas, ironicamente, do ponto de vista processual, vai permitir-lhe recorrer para o STJ, o que com uma pena de sete anos não seria possível”.
Ricardo Serrano Vieira, advogado de Duarte Laja, disse já ter sido notificado do acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que manteve a pena de nove anos de prisão para o seu constituinte, e adiantou que irá agora “analisar os fundamentos para a rejeição dos recursos interpostos pela defesa” e recorrer da decisão para o STJ.
Maria Manuel Candal, advogada de Luís Silva, assegurou que vai “recorrer com toda a certeza”, embora tenha assumido que ainda não teve oportunidade de analisar “com a atenção e o cuidado devido” o teor das “mais de 300 páginas de acórdão”.
“Afigura-se-me que a decisão correta e de acordo com as normas do processo penal teria sido declarar a nulidade do acórdão de primeira instância e devolver o processo ao juízo central criminal de Lisboa”, contrapôs a advogada, esclarecendo haver agora um prazo de 30 dias para a apresentação de novo recurso.
Contactado pela Lusa, o advogado da família do cidadão ucraniano morto em março de 2020 no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, José Gaspar Schwalbach, considerou “positivo o facto de a Relação de Lisboa ter equiparado a responsabilidade a todos os arguidos”, aplicando a todos eles a mesma duração de pena (nove anos).
Segundo a acusação do Ministério Público no julgamento em primeira instância, Ihor Homeniuk morreu por asfixia lenta, após agressões a pontapé e com bastão perpetradas pelos inspetores, que causaram ao cidadão ucraniano a fratura de oito costelas. Além disso, tê-lo-ão deixado algemado com as mãos atrás das costas e de barriga para baixo, com dificuldade em respirar durante largo tempo, o que terá causado paragem cardiorrespiratória.