LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Ciclista Davide Rebellín morre atropelado após terminar carreira

O ciclista foi atropelado por um camião enquanto andava de bicicleta.
O italiano Davide Rebellín, vice-campeão mundial de ciclismo em 2004, morreu esta quarta-feira. Foi atropelado por um camião nas proximidades do município de Montebello Vicentino, refere a agência de notícias italiana ANSA.
Davide Rebellín, de 51 anos, andava de bicicleta numa rodovia quando foi atropelado por um camião que, sem se ter apercebido do acidente, continuou o seu trajeto, relata ainda o jornal La Gazzetta dello Sport.
O ciclista italiano, que foi o primeiro a arrebatar as três clássicas das Ardenas no mesmo ano, tinha encerrado a sua carreira em outubro, após ter competido a nível profissional durante três décadas.
O corredor natural de San Bonifacio destacou-se com esse triplete em abril de 2004, ao juntar triunfos seguidos na Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, num feito que, desde então, apenas seria igualado pelo belga Philippe Gilbert, em 2011.
A Work Service Cycling, ultima equipa de Davide Rebellín, mostrou já o seu consternamento pela morte do italiano, com um depoimento na rede social Facebook em que lamenta a sua "repentina e trágica ausência".
Continua a pedalar, com o mesmo sorriso, o mesmo entusiasmo e a mesma paixão de sempre. Não foi assim que imaginamos o futuro", refere a equipa, adiantando que "a dor é muita no adeus a um campeão e a uma referência para todos".

Joaquim Carlos às 21:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

CANTANHEDE: Dois homens detidos em flagrante por furtarem estabelecimento

A GNR de Coimbra, através dos Postos de Ançã e Cantanhede, dia 29 de novembro, deteve dois homens de 23 e 32 anos por furtarem comércio, naquele concelho.

Após uma denúncia a dar conta de um furto num estabelecimento comercial, os militares da Guarda deslocaram-se para o local, sendo que, ali msmo efetivaram a detenção de um dos suspeitos. Apurando-se que um segundo suspeito tinha iniciado uma fuga a pé, foram realizadas diligências policiais que permitiram localizá-lo e detê-lo, momentos depois.
No decorrer das diligências policiais foi possível recuperar e apreender diverso material, destacando-se:

· 500 euros em numerário;

· Dois telemóveis.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais, foram constituídos arguidos e serão presentes no Tribunal Judicial de Cantanhede, para aplicação das medidas de coação.

Joaquim Carlos às 20:58 Nenhum comentário:
Compartilhar

1.º Orçamento Participativo de Cantanhede. Prazo alargado para os jovens apresentarem propostas  

O Município de Cantanhede alargou o prazo para os jovens, dos 16 aos 30 anos, apresentarem uma ideia ou um projeto que promova o interesse público local no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), cuja 1.ª edição está a decorrer.

Na origem desta decisão está um parecer da Comissão de Análise do OPJ que, embora constatando a qualidade dos projetos apresentados, considerou que alguns critérios não foram cumpridos, pelo que remeteu à Câmara Municipal a possibilidade de alargar o prazo de concurso.

Desta forma, até 12 de dezembro decorre a divulgação do OPJ,  seguindo-se de 13 de dezembro a 16 de janeiro o período de apresentação de propostas.

Entre 23 de janeiro e 27 de fevereiro será feita a análise técnica das propostas apresentadas junto dos serviços municipais e de 6 de março a 10 de abril decorre a votação dos projetos por parte da população jovem, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede.

A apresentação pública do projeto vencedor será feita entre 11 de abril e 25 de abril.

Recorde-se que as áreas temáticas do OPJ se centram na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.

De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.

O Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, voluntária, no âmbito do qual os/as jovens podem dar o seu contributo para a definição das políticas do Município de Cantanhede. Representa também um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens nas politicas locais, numa visão cívica e de responsabilidade pública.

Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa.

Joaquim Carlos às 15:46 Nenhum comentário:
Compartilhar

PAI NATAL CHEGA A SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES NOS DIAS 3 E 4 DE DEZEMBRO

 Iniciativa integra o evento Silves Alegria do Natal

Integrando o evento Silves Alegria do Natal, o Pai Natal irá visitar os meninos e meninas de SB Messines nos próximos dias 3 e 4 de dezembro. O cortejo terá início, pelas 14h00, na Rua João de Deus, partindo em direção ao pavilhão da Casa do Povo de SB Messines. A iniciativa tem entrada livre, sendo promovida pela Câmara Municipal de Silves e pela Junta de Freguesia de SB Messines.
Insufláveis, mercadinho de Natal, animação e outras surpresas farão parte desta chegada que irá espalhar a magia do Natal e muitos sorrisos na vila de SB Messines, entre as 14h00 e as 19h00.
De referir que o Pai Natal irá voltar ao concelho, visitando Armação de Pêra nos dias 17 e 18 de dezembro, e Silves no dia 22 de dezembro; passagens que serão oportunamente alvo de divulgação detalhada.

Joaquim Carlos às 15:40 Nenhum comentário:
Compartilhar

Figueiró dos Vinhos | Natal da Fantasia 2022. A época de todas as renovações e de exaltação à família está de volta!

De 17 a 30 de dezembro, Figueiró dos Vinhos comemora o Natal com um programa recheado de espírito natalício para todas as idades. Música, Teatro, Animação Infantil, Casa do Pai Natal e Tenda da Fantasia são as propostas para pequenos e graúdos reviverem a magia e o brilho desta época e reacenderem sonhos para 2023.

O programa inicia dia 17 de Dezembro, pelas 10h30, com o momento tão aguardado pelas crianças: a chegada do Pai Natal, que abrirá as portas da sua Casa e da Tenda da Fantasia até dia 30 de dezembro e onde não faltarão divertidas atividades para os mais novos: oficinas, jogos, contos e muitas mais…
Mas, o dia não se esgota aqui… A música vai fazer-se ouvir logo nessa tarde de dia 17, pelas 18h00, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, com o Concerto do Coro São João Baptista de Figueiró dos Vinhos, ao qual se juntará o Choral Polyphonico João Rodrigues de Deus da Sociedade Filarmónica Penelense.

A música continuará numa simbiose encantada para os mais pequenos, no dia 18 de dezembro, pelas 15h30 na Casa da Cultura, com o Teatro Musical Infantil “A Fórmula Mágica” protagonizado pela Companhia ADN de Palco. Uma aventura de amizade, esperança e renovação do espírito natalício que nos levará a ajudar Cindy, a pequena protagonista da história, a desvendar o mistério da Estrela de Natal cujo brilho desapareceu e nunca mais voltou!

E porque Natal é sinónimo de ajudar, os alunos do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos convidam todos a visitar e comprar no Mercadinho de Natal na Tenda da Fantasia, que irão realizar, no dia 22 de dezembro.

O Natal da Fantasia volta, assim, de 17 a 30 dezembro convidando todos a embarcar nesta viagem de renovação de sonhos e esperanças para o novo ano de 2023.


Joaquim Carlos às 11:47 Nenhum comentário:
Compartilhar

Natal com “um mundo de sonhos” em Estarreja

 Abertura do Natalim na quinta-feira, dia 1, às 17h
 
Iluminações, coros natalícios, música, palhaços, contos, iluminações e muito mais. O espírito natalício invade a cidade de Estarreja a partir desta quinta-feira, dia 1 de dezembro. O programa “Natalim – um mundo de sonhos que não tem fim”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, recria um ambiente mágico na Praça Francisco Barbosa, de 1 a 24 de dezembro, e convida as famílias a fazerem parte desta festa de Natal, que é para todos.
 
A abertura do Natalim está agendada para esta quinta-feira, às 17h, com animação itinerante, e às 18h, após a inauguração das iluminações alusivas à época, tendo como elemento central a gigante Árvore de Natal na praça, neste primeiro dia a programação ficará marcada por um concerto singular.
 
Como já é tradição, as vozes de mais de uma centena de pequenos cantores irão anunciar o “Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim”, na próxima quinta-feira, 1 de dezembro, feriado. “De que cor é o teu Natal?” é o espetáculo de abertura, concebido e produzido e para o Natalim, pela companhia “No Sorriso da Lua”, de Avanca, com a participação do Coro das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular do Município de Estarreja.
 
A Praça Francisco Barbosa é invadida por bonecos de neve, soldadinhos de chumbo, fadas e duendes e dará as boas-vindas ao convidado mais aguardado pelas crianças, o Pai Natal, no dia 3 de dezembro, sábado, às 17h30. O senhor das barbas brancas ficará pela praça na sua Casa onde irá receber e conversar com os mais novos para ouvir os seus pedidos de Natal. A chegada do Pai Natal culminará com a atuação do coro BJAZZ às 18h30. Um espetáculo imperdível com arranjos originais criados propositadamente para o coro sobre temas de jazz, blues, soul, gospel, bossa nova e fado-jazz e canções de Natal.
 
A partir desta quinta-feira e até dia 24, os dias serão mágicos na cidade de Estarreja, com animação, comboio de Natal, Mercadinho, Casa do Pai Natal, oficinas, concertos, cinema e exposições, para além de um conjunto de causas sociais, valorizando o espírito de solidariedade que esta época deve reacender.
 
A Câmara Municipal de Estarreja espera que os estarrejenses usufruam do programa natalício, criado a pensar na vivência de momentos em família.
 
Consulte o programa completo do Natalim aqui (www.cm-estarreja.pt/natalim) ou folheie a brochura neste link (https://issuu.com/municipioestarreja/docs/natalim_2022_programa).
 
Carla Miranda

Joaquim Carlos às 11:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cientistas da Universidade de Coimbra criam ferramentas inteligentes para ajudar a prevenir erros informáticos

Um projeto liderado por Henrique Madeira, professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), demonstrou que é possível, através de ferramentas inteligentes, detetar se um programador está ou não a compreender o software que está a ler, verificar ou construir e, desta forma, ajudar a prevenir possíveis bugs (erros).

O “Base – Biofeedback Augmented Software Engineering” é um projeto interdisciplinar que agrega investigadores de vários domínios científicos, designadamente neurociências, biomédica e inteligência artificial e engenharia de software. Da parte das neurociências, a equipa, coordenada pelo Professor Miguel Castelo Branco, procura identificar as zonas do cérebro envolvidas no erro humano no contexto de produção de software, tentando perceber, por exemplo, se existe um padrão de ativação cerebral quando se descobre um bug.

Já o grupo de biomédica e inteligência artificial, coordenado pelo Professor Paulo de Carvalho, investiga processos não intrusivos de medir a carga cognitiva de programadores, bem como avaliar estados cognitivos de stress, distração ou fadiga de programadores. Por sua vez, a equipa do professor Henrique Madeira, de engenharia de software, é responsável por desenvolver novas ferramentas de apoio ao programador de software, isto é, ferramentas que consigam prever os próprios erros do programador.

Segundo Henrique Madeira, «o problema da falta de qualidade de software há muito que é investigado, mas não na perspetiva do elemento mais importante no processo da construção do software, o programador». Nesta linha de investigação, o projeto BASE já obteve alguns resultados tangíveis.

Um primeiro resultado foi demonstrar, de uma forma prática, que é possível «dotar o ambiente de desenvolvimento de software de novas funções para ajudar o programador, particularmente indicar o código que deve ser (re)visto com mais cuidado. A pessoa está a programar e a ferramenta vai marcando, a amarelo ou a vermelho, as zonas de código que devem ser revistas», explica o investigador.

A partir daqui, foi desenvolvida a iReview, uma ferramenta já patenteada, que avalia «a qualidade das reviews (revisões)» de um programador. Por exemplo, «um módulo de software é produzido por um autor, sendo depois revisto por outro elemento da equipa, que pode detetar erros e enviar de volta para o autor corrigir, ou pelo contrário, não se aperceber de possíveis bugs e enviar o módulo para produção. A interação entre quem programa e quem verifica é extremamente falível, e a iReview pretende especificamente identificar essas falhas», considera.

Em concreto, a iReview avalia a qualidade da revisão feita pelo revisor, indicando se a revisão deve ou não ser repetida. Caso sinalize a necessidade de repetição, são apontadas as zonas do código que têm de ser analisadas com mais atenção, explicando ainda a razão pela qual é necessária uma segunda revisão.

No âmbito do projeto, está também a ser desenvolvida a ferramenta iMind, que é uma «generalização» da iReview, idealizada com o objetivo de ajudar indivíduos a compreender conteúdos digitais, como, por exemplo, no estudo de uma língua estrangeira. «O processo é o mesmo, mas a ler um texto em vez de rever código de software. Por exemplo, se houver uma passagem que a pessoa não entenda no texto, a ferramenta indica de forma automática a tradução ou dá uma sugestão. Ainda estamos longe de atingir este resultado, mas pelo menos já provámos que a ferramenta consegue indicar se a pessoa entendeu um parágrafo ou não», afirma.

Para chegar a estes resultados, a equipa do BASE começou por estudar o elemento central do projeto, o programador, desde a parte da neurociência, porque é a nível mental que cometemos erros, até à manifestação dos mesmos a nível fisiológico, uma vez que essas reações se podem traduzir em ferramentas que ajudam os programadores.

Para tal, foram realizadas várias experiências com equipamentos sofisticados, envolvendo a participação de dezenas de voluntários. Essencialmente, os grupos de programadores executavam tarefas típicas de engenharia de software. «Fizemos três tipos de experiências, recorrendo a ressonâncias magnéticas, eletroencefalogramas, equipamentos para o sistema nervoso autónomo, sensores cardíacos e rastreadores oculares, que permitiam, no fundo, recolher uma enorme quantidade de informação durante os momentos em que eles desempenhavam essas tarefas», descreve o investigador, que acredita que «os resultados deste projeto vão ter muito impacto, pelo menos o potencial de impacto é muito grande».

O BASE resulta de um consórcio entre o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, o Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) da Universidade de Coimbra, e o Politécnico de Milão, tendo sido financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no valor de 239 mil euros.

Sara Machado

Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Joaquim Carlos às 11:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

Actividade semanal da GNR de Coimbra

Na semana de 22 a 28 de Novembro.


1. Detenções: 

.15 detidos em flagrante, destacando-se:
· Oito por condução sob o efeito do álcool;
· Três por condução sem habilitação legal;
· Dois por tráfico de estupefacientes.

    2.  Apreensões:
· 52 doses de haxixe  
· 0,85 gramas de liamba;
· 400 euros em numerário;
· Uma balança de precisão;
· Duas máquinas extratoras de cápsulas e dinheiro;
· Uma arma branca.


3.  Trânsito:  
Fiscalização: 567 infrações detetadas, destacando-se:

· 63 por excesso de velocidade;
·  12 por falta de inspeção periódica obrigatória;
·  12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 12 relacionados com tacógrafos;
· Sete por excesso de álcool;
· Seis por falta de seguro de responsabilidade civil;
·  Seis por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
 Sinistralidade: 67 acidentes registados, destacando-se:
· Um morto;
· 23 feridos leves.
4. Fiscalização Geral:  64 autos de contraordenação:
·  41 no âmbito do policiamento geral;
·  23 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
5. Ações de sensibilização:  
· 10 no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres tendo sido sensibilizados 281 alunos e 18 idosos.
· Seis no âmbito da “Campanha Escola Segura” tendo sido sensibilizados 324 alunos.
· Três no âmbito da “Campanha “Escola Segura 2022/23 - Idosos em Segurança”, tendo sido visitados 20 idosos.
· Três no âmbito da operação “Campo Seguro”, tendo sido sensibilizadas 15 pessoas.
· Cinco no âmbito de violência no namoro, tendo sido sensibilizados 40 alunos.
· Uma no âmbito da “Campanha Escola Segura 2022/2023 – Internet Segura”, tendo sido sensibilizados 68 alunos.
· Uma  no âmbito da operação “Comércio Seguro 2022”, tendo sido sensibilizados sete comerciantes.
· Uma no âmbito da “Educação Ambiental”, tendo sido sensibilizados 31 alunos.
· Uma no âmbito da “Pessoas com Deficiências”, tendo sido sensibilizados sete alunos.

Joaquim Carlos às 11:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Prémios Ciências do Desporto COP / REPSOL 22

 O Comité Olímpico de Portugal (COP) distingue, desde 2014, os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos nas diversas áreas das ciências do desporto com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como recolher e analisar dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.
Em 2022 são abertas candidaturas nas seguintes áreas temáticas: Treino desportivo, Psicologia e Pedagogia do Desporto e Medicina do Desporto.
As candidaturas aos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 22 estão abertas até ao dia 28 de fevereiro de 2023.
As candidaturas podem ser apresentadas através do preenchimento do formulário eletrónico, sendo que para submeterem os seus artigos científicos, os candidatos devem consultar e ter em consideração os seguintes documentos: Regulamento; Anúncio de abertura candidaturas; e Minutas (Declaração de interesses e Declaração de autorizações).
Mais informações poderão ser obtidas no site do COP, através do correio eletrónico dep@comiteolimpicoportugal.pt ou via telefone 213617260.


Joaquim Carlos às 11:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

Os trabalhadores da CP cumprem uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da IP, reivindicando um prémio financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa.

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal cumprem hoje uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP), com a CP e a Fertagus a preverem perturbações na circulação.
A CP informou que, devido a greve convocada por organizações representativas dos trabalhadores, preveem-se hoje perturbações na circulação de comboios a nível nacional.
Num comunicado divulgado na terça-feira, a CP adiantou que foram "definidos os serviços mínimos que se podem consultar" no site da empresa e que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
O reembolso ou revalidação podem ser feitos em myCP na área 'Os seus bilhetes' (para bilhetes adquiridos na bilheteira 'online' e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, bem como nas bilheteiras e, se reembolso, em cp.pt através do preenchimento do formulário 'online', com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até 10 dias após terminada a greve", indica a CP.
Também a Fertagus, que liga Lisboa e Setúbal por comboio, "prevê poder realizar 25% da sua oferta normal de dia útil" hoje, devido à greve na IP, entidade gestora da circulação ferroviária.
Numa nota divulgada no seu 'site', a transportadora - que explora esta linha ferroviária, com passagem pela Ponte 25 de Abril, mediante o pagamento de uma taxa de utilização à IP - disponibiliza os horários previstos para o dia da paralisação, no âmbito da qual "foi decretada a realização de serviços mínimos".
A Fertagus sublinhou que o cumprimento destes horários está dependente dos efeitos da greve e aconselha aos utentes utilizar um transporte alternativo sempre que possível.
A IP alertou, numa informação divulgada no seu 'site', que "poderão verificar-se, ao longo do dia, perturbações na circulação ferroviária".
Os trabalhadores da CP cumprem hoje uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da IP, reivindicando um prémio financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, afeto à Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, a greve deve-se à "falta de respostas da administração/Governo, que não têm em conta a realidade de uma brutal desvalorização dos salários".
De acordo com uma ata disponível no 'site' da DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, os sindicatos e a CP chegaram a acordo para o cumprimento de serviços mínimos de 25%.
A Fertagus sublinhou que o cumprimento destes horários está dependente dos efeitos da greve e aconselha aos utentes utilizar um transporte alternativo sempre que possível.
A IP alertou, numa informação divulgada no seu 'site', que "poderão verificar-se, ao longo do dia, perturbações na circulação ferroviária".
Os trabalhadores da CP cumprem hoje uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da IP, reivindicando um prémio financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, afeto à Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, a greve deve-se à "falta de respostas da administração/Governo, que não têm em conta a realidade de uma brutal desvalorização dos salários".
De acordo com uma ata disponível no 'site' da DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, os sindicatos e a CP chegaram a acordo para o cumprimento de serviços mínimos de 25%.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 11:31 Nenhum comentário:
Compartilhar

Fundação Pelé premeia Cristiano Ronaldo pela “excelência nos campos e fora deles”

Cristiano Ronaldo é o primeiro vencedor do Prémio Três Corações.
A fundação do antigo futebolista Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido por Pelé, considerado por muitos o melhor da história, premiou Cristiano Ronaldo pela "excelência nos campos e fora deles".
Cristiano Ronaldo é assim o primeiro vencedor do Prémio Três Corações, da Fundação Pelé, que premiou ainda uma Organização não-governamental, anunciou o tricampeão mundial pelo Brasil.
Os vencedores contribuem para causas filantrópicas e impactam a sociedade através do apoio e empoderamento de crianças por esforços educacionais, de saúde e contra a vulnerabilidade social", detalhou a estrela brasileira de 82 anos.
O capitão da seleção portuguesa, e cinco vezes considerado o melhor jogador do mundo, venceu o prémio pela"sua excelência nos campos e fora deles, num esforço interminável pelas crianças", considerou.
A organização sem fins lucrativos Grassroot Soccer, pela "sua liderança na promoção de saúde dos adolescentes nos últimos 20 anos", e a organização não governamental Global Empowerment Mission, devido ao "trabalho excecional ajudando refugiados ucranianos", foram os outros dois vencedores na estreia do Prémio Três Corações, prémio este que tem o mesmo nome da terra-natal do craque brasileiro, um município do estado de Minas Gerais.

SIC Notícias/Lusa

Joaquim Carlos às 11:30 Nenhum comentário:
Compartilhar

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Doze livros de ciência para o Natal

 Com o Natal à porta, é tempo de sugerir livros de ciência para prendas de Natal. Escolhi uma1 dúzia doas obras mais recentes que saíram entre nós. A obra é a alfabética do apelido do autor.


1- João Paulo André, Irmãs de Prometeu, A Química no Feminino, Gradiva, com minha revisão científica
O autor, professor de Química na Universidade do Minho, depois do seu sucesso na mesma editora Poções e Paixões. Química e Ópera, faz uma interessantíssima digressão pela história das mulheres não só na Química como, mais em geral, na ciência.  Raramente reconhecidas, elas têm uma longa presença na história da ciência.
2- Jorge Buescu, Amor, Matemática e Outros Portentos, Gradiva, com prefácio meu.
Este é o sétimo livro do autor, professor de Matemática na Universidade de Lisboa, contendo interessantíssimas crónicas de Matemática na colecção «Ciência Aberta». Ele torna a matemática, ainda receada por muitos, ao alcance de todos.
3- François de Closets, Corbeyran e Chabbert, As Guerras de Einstein, Gradiva, 2 vols.
Esta é uma banda desenhada muito atraente que mostra os dois grandes conflitos armados da vida do sábio nascido na Alemanha e o modo como ele os viveu. Sendo a arte notável, a idoneidade histórica e científica está assegurada.
4- Setz Stephens-Davidowitz, Não Confie nos Instintos, Actual (Almedina)
O autor, formado em Filosofia e Economia, e ex-cientista de dados da Google, alerta-nos com numerosos exemplos para os perigos desta era da desinformação. E dá-nos dicas para não nos deixarmos enganar.
5- Karl Deisseroth, Projeções. Uma História das Emoções Humanas, Relógio d’Água
Obra de um norte-americano professor de Bioengenharia e Psiquiatria na Universidade de Stanford, transmite-nos em escrita sedutora, que faz lembrar o saudoso Oliver Sacks, alguns casos clínicos que indicam  a origem biológica de algumas doenças mentais
6- Philip Lymbery, As Últimas Colheitas, Vogais (Penguin Randomhouse)
O autor, professor da Universidade de Winchester e sobretudo  dirigente da ONG Compassion in World Farming explica como a «agricultura intensiva é uma ameaça tão grande como as alterações climáticas.» Aliás, as alterações climáticas são, em boa parte, devidas a formas de agronegócios que prejudicam sobremaneira a Natureza.
7- Steven Koonin,  A Ciência do Clima. O que a ciência nos diz, o que não diz e o que isso interessa, Guerra & Paz, com minha revisão científica.
Um físico que foi governante num dos mandatos do presidente Obama dá-nos a sua visão sobre a ciência por detrás das alterações climáticas, chamando a atenção para aspectos mais incertos e para as dificuldades que a ciência tem, por vezes, em ser bem compreendida pelo público.
8- Nuno Maulide, Como Desvendar o Quebra-cabeças da Origem da Vida? 27 perguntas sobre a vida e o Universo que sempre quis fazer a um químico, Planeta.
O químico português, que ensina na Universidade de Viena, depois do seu enorme sucesso  que foi Como se Transforma Ar em Pão?, saído na mesma editora, responde sabiamente a uma série de perguntas que qualquer um de nós pode fazer.
9- Lee McIntyre, Como Falar com um Negacionista, Desassossego.
Incluído na colecção «Eu amo a Ciência» este livro, de um investigador em Filosofia e História da Ciência da Universidade de Boston, ajuda a quem precise de se orientar nos labirintos do mundo de hoje, dominado pelas fake news e pelas teorias da conspiração.
10 – Desmond Morris, Observar. Encontros com humanos e outros animais, Arte e Ciência
Esta é uma autobiografia do antropólogo britânico muito conhecido, hoje com 94 anos, que vendeu milhões de O Macaco Nu, para além de várias outras obras, que sai numa colecção da Universidade do Porto dirigida por Nuno Ferrand que publicou também uma autobiografia de Richard Dawkins. Morris ofereceu o seu espólio àquela universidade.
11- Giorgio Parisi, A Minha História da Física. O voo dos estorninhos e outros sistemas complexos, Bertrand, com prefácio meu.
O físico italiano que recebeu o Prémio Nobel da Física em 2021, especialista em problemas de complexidade, conta aqui de modo acessível alguns episódios da sua carreira (a começar pelo estudo do voo dos estorninhos), ao mesmo tempo que expõe de modo brilhante a natureza da ciência.
12- Greta Thunberg (criado por). O Livro do Clima, Objectiva (Penguin Random House)
A bem conhecida activista ambiental sueca não esteve na COP27 no Egipto, por já não acreditar nas negociações que decorrem sob a égide das Nações Unidas. Mas ajudou a preparar este livro, com um magnífico aspecto gráfico, que reúne um vasto leque de especialistas em vários temas relacionados com as alterações climáticas, que constituem o maior desafio do nosso tempo. Destaco entre os autores Naomi Orestes, Nicholas Stern e David Wallace-Wells.
Há nestes livros muita matéria tanto para informação sobre reflexão sobre grandes questões que nos preocupam. Sim, enfrentamos perigos, mas a nossa melhor arma continua a ser a ciência.  Boas leituras!

 Carlos Fiolhais (Físico)

Joaquim Carlos às 19:13 Nenhum comentário:
Compartilhar

TEDxESEV regressa a Viseu a 5 de janeiro de 2023

 O palco do evento será a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).
A 4.ª edição do TEDxESEV está agendada para o dia 5 de janeiro de 2023, com o tema “Ligar ou Desligar”. O objetivo do mote é dar ao público uma visão ampla sobre o assunto, contando com diferentes interpretações do seu significado, tal como refere a organização do evento.
O local escolhido para mais uma edição do TEDxESEV foi o ginásio da Escola Superior de Educação de Viseu, um espaço amplo, que dará toda a segurança e conforto às pessoas que vão assistir.
O evento contará com vários oradores, de diferentes áreas, entre eles Ana Moreira (SIC) e João Barbosa (Termas de Portugal). A dinâmica consiste em vários blocos de talks curtas, até 18 minutos, oferecendo um coffee break de networking a todos os que nele participam.
Nesta edição, a organização contará também com uma angariação de alimentos para uma associação de animais, pedindo o apoio de todos para esta causa.
O TEDxESEV é um evento de organização independente, que conta com o apoio da pastelaria Capuchinha, o Café das Beiras, do SPAR, entre outros parceiros locais, que se juntam à realização do mesmo.
Todas as informações estão disponíveis em
https://tedxesev2023.wixsite.com/tedxesev2023

 

Joaquim Carlos às 19:09 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Aprovado orçamento superior a quinze milhões e meio de euros para o exercício de 2023

 

A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou, por maioria - com seis abstenções, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal 2023, no valor de € 15.775.191,00, na sessão realizada no dia 28 de novembro. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destacou em primeiro lugar o esforço realizado durante este ano para acomodar as alterações provocadas pela escalada de preços nas matérias-primas ou na energia. “Evidentemente que os dados que hoje temos relativamente à realidade macroeconómica para 2023 são muito mais plausíveis e permitem-nos planear com muita mais assertividade, até porque estes anos vão ser muito exigentes, um cenário muito diferente deste exercício que estamos a um mês de terminar: em 2021, quando votámos o orçamento para o exercício de 2022, não tínhamos os dados todos na mão - como não temos sempre -, mas não esperávamos aquilo que se veio a projetar durante este ano”.

João Lobo destacou ainda o facto de a Câmara ter decidido pela não atualização de preços nem taxas para o ano de 2023. “Não incrementamos mais nenhum valor, à exceção da atualização de 2,7% no abastecimento de água e na recolha de resíduos urbanos, que esses são diretamente preconizados pelo concessionário à Câmara Municipal e esses não temos forma de não os traduzir. Todos os outros valores mantêm-se no ano de 2023”, referiu.

A estrutura da receita evidencia que as transferências correntes e de capital representam 77,56% do total da receita prevista, sendo que desta percentagem 27% diz respeito à comparticipação de projetos cofinanciados que totaliza um valor superior a três milhões e 300 mil euros. Quanto aos investimentos, o valor previsto é de € 5.385.329,00 que serão distribuídos por vários projetos, dos quais se destacam, pelo impacto do investimento, a execução de mosaicos de parcelas de gestão de combustível e controle de invasoras lenhosas; quatro projetos aprovados no âmbito do PRR referentes a acessibilidades; Casa da Memória e das Artes; Rota das Memórias, Aldeias e Histórias; as obras do PEPA - Parque Empresarial de Proença-a-Nova e a construção de um novo pavilhão neste local.

Da parte dos deputados municipais, intervieram André Março (PS), que recordou a exigência de se continuar a captar empresas para o concelho, em linha com o trabalho de requalificação do PEPA e da Área Empresarial do Vale Porco; e António Paulo dos Santos (Independente), que colocou questões práticas sobre a composição de algumas rubricas. Para além do Orçamento, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a delimitação das ARUs de Carregal e Carregais, a Estratégia Local de Habitação para o Município de Proença-a-Nova, a fixação da participação variável do Imposto sobre o Rendimento Singular – IRS e a fixação da taxa de IMI.

No início da sessão – e em dia de Luto Municipal - foi ainda feito um minuto de silêncio pela memória de Diamantino Ribeiro André, ex-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova entre 1985 e 2005, que faleceu no dia 27 de novembro.

Joaquim Carlos às 19:07 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA CELEBRA 25 ANOS

 
O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 25º aniversário, que se assinala no dia 5 de dezembro, com atividades para toda a família, que vão decorrer de 1 a 17 de dezembro e cuja participação é gratuita.

Estão programadas as exposições "Escolas em pandemia”; “Feminae”, do escultor Paulo Honorato; e uma tertúlia sobre os 25 anos deste espaço museológico e o seu futuro.

O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor.

É constituído por obras realizadas e doadas pelo autor e família à Câmara Municipal da Marinha Grande, para fruição e enriquecimento do património cultural.

O programa comemorativo do 25º aniversário do Museu Joaquim Correia é o seguinte:

1 de dezembro . 15h30
Inauguração da exposição "Escolas em pandemia" - O Museu Escolar de Marrazes
Participação do grupo de gaiteiros dos Tocándar.
A convite do Museu Escolar de Marrazes (MEM), o fotógrafo Nuno André Ferreira percorreu 26 escolas de 26 municípios para fazer um retrato da pandemia nos estabelecimentos de ensino.  Deste projeto resultou uma exposição itinerante inaugurada dia 15 de maio de 2022, no Museu Escolar de Marrazes, que agora o município da Marinha Grande recebe para refletir conjuntamente com a sua comunidade como foi a pandemia vivida em contexto escolar. Exposição patente até dia 11 de janeiro de 2023. Projeto apoiado pela Rede Portuguesa de Museus no âmbito do programa ProMuseus.
Parceria: Museu Escolar de Marrazes e Associação Tocándar.


4 de dezembro . 16h00
Inauguração da exposição Feminae, de Paulo Honorato
Atuação do grupo de Dança Contemporânea, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense;  e da Tuna Projetos de Vida Sénior, da Universidade Sénior da Marinha Grande.

Quem são as mulheres da nossa vida? Em Portugal e no mundo, as mulheres são o género que prevalece, mas apesar de mais numerosas nem por isso se tornaram mais poderosas. Depois de tantos avanços no sentido da equidade de género, os discursos normativos do passado continuam a ter ecos no presente com claros desequilíbrios sociais e laborais. Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a refletir sobre a força da vulnerabilidade feminina. Exposição patente até dia 8 de abril de 2024. 

Paulo Honorato nasceu a 28 de Outubro de 1969. Iniciou-se nas artes plásticas em 1989, privando com o mestre Artur Búal e amigos, através das artes, música e performance. Juntos criaram um grupo de jovens artistas que desenvolveu novos conceitos de arte urbana ainda hoje existentes. Em 1995, abriu a empresa Eterium como criador e produtor de design de mobiliário e iluminação em ferro com caraterísticas urbano/rústicas, criando centenas de modelos espalhados pela Península Ibérica . Mais tarde, apresentou a sua primeira escultura ao ar livre na Bienal da amadora, em 1997. A partir de 2010, passou a dedicar-se apenas à escultura metálica, onde se salientam várias obras públicas de grandes dimensões.

Parceria: Escola de Artes e Movimento do SOM; Projetos de Vida Sénior - Universidade Sénior da Marinha Grande

17 de dezembro. 16h30
Tertúlia: 25 anos do Museu Joaquim Correia, e agora?
No âmbito do tema em debate durante o ano de 2022 nos Museus a nível internacional: “O Poder dos Museus”, o Museu Joaquim Correia convida todos os que se quiserem associar a refletir sobre o poder deste Museu, do seu espólio, do que representa em termos de identidade local. Inscrições gratuitas até ao dia 14 de dezembro para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt


Joaquim Carlos às 19:04 Nenhum comentário:
Compartilhar

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ APRESENTA OUTRA FACETA DE LUÍS DE STTAU MONTEIRO


“Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo” é a obra que será apresentada na Biblioteca Municipal da Covilhã, na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 18:00 horas, com apresentação de Manuel da Silva Ramos e na presença da autora Ana Marques Pereira.

Conhecido sobretudo pela dramaturgia, ficando conhecido sobretudo pela peça de teatro “Felizmente há Luar”, Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) foi também um apaixonado pelas artes culinárias e pela gastronomia, tendo sido um dos pioneiros da crítica de restaurantes em Portugal.
Este livro sobre o interesse de Sttau Monteiro pela gastronomia, analisa de facto um aspeto pouco conhecido, ou esquecido, de um dos maiores escritores do século XX: o seu conhecimento da Arte Culinária e da História da Alimentação.

Para além da análise da sua atividade neste campo, revelam-se ao leitor os escritos datilografados que a autora adquiriu há vários anos, que lhe iriam servindo de apoio no dia-a-dia e num projeto editorial que não chegou a concretizar.

A obra, com 320 páginas, estará em pré-venda na Biblioteca Municipal.

A Autora: Ana Marques Pereira é licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa desde 1974 e especialista em Hematologia Clínica, desde 1985. Exerceu as funções de Diretora do Serviço de Hematologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada até 2010. Desde a década de 1990 tem-se dedicado ao estudo da História da Alimentação, tendo proferido várias comunicações sobre este tema. Tem desde 2008 um blogue temático intitulado Garfadas online.

É autora dos seguintes livros: Mesa Real. A Dinastia de Bragança; Cozinhas. Espaço e Arquitectura; Capítulo «A mesa na Casa de Bragança», no livro Bragança Marca a História; Receitas e Truques para Doentes Oncológicos; Capítulo «Ofícios de Boca na Casa Real (séculos XVII e XVIII)», no livro Mesa dos Reis; A Manteiga em Portugal. Pequena História; Licores em Portugal (1880-1980); Ginjinha Portuguesa / Portuguese Ginjinha; Do comer e do falar… Vocabulário gastronómico; Licores de Portugal. Colecção Ana Marques Pereira. Catálogo da Exposição; Vestir a Mesa / Dressing the table; Cadernos do Dominguizo. Receituário da família Leal Castelo Branco, início do séc. XIX.
Joaquim Carlos às 16:47 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Intervenção prolonga-se por nove meses. Já iniciaram os trabalhos de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários

Está a decorrer em bom ritmo a obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários. A empreitada, que obrigou ao corte temporário do trânsito num dos troços desta que é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, está orçada em 459.616 euros, é comparticipada a 85% por fundos comunitários e tem um prazo de execução de 9 meses.

Neste momento, os trabalhos centram-se na instalação de uma nova conduta de drenagem de águas pluviais, assim como na colocação de iluminação pública e de uma zona pedonal e ciclável sem barreiras urbanas na “rua das Oliveiras”.

A obra incidirá, numa segunda fase, junto ao parque de exposições e, por fim, na criação de uma rotunda e zonas adjacentes.

De acordo com o descrito no projeto de arquitetura, a intervenção pretende promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística desta que é uma via estruturante para as dinâmicas de mobilidade de e para o centro urbano e vem cumprir uma ambição antiga da autarquia.

O ordenamento urbano em torno da via decorreu em diferentes fases temporais e o que se pretende agora é reforçar a sua unidade urbanística através de uma intervenção pensada para resolver algumas incoerências e conflitos nos percursos pedonais e da ciclovia.

O espaço de intervenção inclui parte da Rua dos Bombeiros Voluntários, desde o cruzamento que apoia o acesso ao mercado municipal e o edifício da atual Loja do Cidadão até à rotunda mais a nascente, que liga a Estrada Nacional 234, na envolvente do cemitério. No entanto, o troço que consta da candidatura e integra a ARU – Área de Reabilitação Urbana, terminará na rotunda construída recentemente, que acede ao recinto da feira quinzenal no sentido norte e cujo seguimento orientado a sul liga ao atual quartel de bombeiros e ao centro escolar.

Da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal, o projeto de arquitetura assenta em três pressupostos: por um lado requalificar os espaços de usufruição pública em particular os espaços verdes, os espaços urbanos e os equipamentos de utilização coletiva; promover a melhoria geral da mobilidade, com uma melhor gestão da via pública e dos demais espaços de circulação; e potenciar a melhoria das acessibilidades aos cidadãos de mobilidade condicionada.

A empreitada tem uma extensão aproximada de 460 metros e integra aproximadamente 14.000 m2, dos quais cerca de 4.500 m2 destinados a zona partilhada para peões e bicicletas, 4.800 m2 de áreas ajardinadas e 1.650 m2 em betuminoso. A restante área de intervenção destina-se a requalificar zonas de transição e uniformização da iluminação publica ao longo das zonas pedonais.

A obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários insere-se num programa mais vasto de regeneração urbana, cujo estudo foi apresentado à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no decorrer da cerimónia de inauguração da 30.ª edição da Expofacic.

Um desafio que, nas palavras da presidente do Município, Helena Teodósio, tem como finalidade a construção de “uma cidade inteligente e sustentável, uma cidade com proteção ambiental, equidade social e viabilidade económica”.

“Esta é a nossa visão para a cidade de Cantanhede num futuro tão próximo quanto possível”, enfatizou a autarca, classificando o projeto de “verdadeiramente entusiasmante, não só por aquilo que representa ao nível da revitalização de uma zona nobre da cidade, mas também porque foi pensado para ser o alicerce de uma nova cidade, uma cidade inclusiva, uma cidade concebida para garantir que todas as pessoas desfrutem de um espaço urbano de qualidade e ambientalmente diversificado e sustentável”.

Joaquim Carlos às 16:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO APRESENTA “VIDRO A LÁPIS DE COR”

 A exposição “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor”, da autoria de Vânia Colaço, foi inaugurada no dia 26 de novembro, no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Por ocasião do Ano Internacional do Vidro, a convite da Câmara Municipal da Marinha Grande, a artista marinhense expõe uma seleção de desenhos realistas inéditos, concebidos para esta mostra.

A inauguração foi presenciada pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pela vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; por representantes da Faber Castel; e por muitos convidados e familiares, que quiseram testemunhar a excelência do trabalho de Vânia Colaço.

O presidente e a vereadora enalteceram as criações da artista, que denotam grande realismo, parecendo fotografias das peças de vidro retratadas.

A exposição “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor” rompe a obra habitual de retratista de Vânia Colaço. Os trabalhos contêm um realismo minimalista, impressionante e que enobrece o vidro, a Marinha Grande e o percurso da artista.

Vânia Catarina Roldão Colaço nasceu e cresceu na Marinha Grande (1980). É licenciada em Design de Equipamento, em Coimbra (2005) e tem mestrado em Direção Comercial e Marketing, em Madrid (2011).

Residiu em Madrid entre 2007 e 2020 onde, em 2011, co-fundou “AVISPA”, estúdio de Design Gráfico e Comunicação.

Como artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte. Atualmente reside na Marinha Grande onde continua a trabalhar em design, enquanto desenvolve a sua atividade artística. Dedica-se ao lápis de cor de uma forma realista.

Não perca esta exposição, até 8 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

Joaquim Carlos às 16:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 48 PÓDIOS NO CAMPEONATO REGIONAL INFANTIS E JUVENIS PISCINA CURTA

 

Nos passados dias 26 e 27 de novembro, decorreu a edição de 2022 do Campeonato Regional de Infantis e Juvenis de piscina curta. A competição realizou-se nas piscinas municipais de Condeixa a Nova e contou com a presença de 117 atletas em representação de 10 clubes que integram a Associação de Natação de Coimbra.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participou com 18 atletas tendo alcançado 48 pódios ao longo do campeonato, (a 2º equipa com mais medalhas), tendo no coletivo atingindo o 3º lugar no medalheiro da competição.

No escalão Juvenil, no setor masculino os maiores destaques vão para Martim Silva, (Juvenil A), que se sagrou campeão regional nos 100, 200, 400 e 800 Livres tendo sido ainda 3º nos 200 Estilos, em Juvenil B, Martim Pascoal sagrou-se campeão regional nos 100 Livres e 50 Mariposa, tendo sindo ainda vice-campeão regional nos 200 Livres e 200 Estilos.

O seu colega de equipa Rodrigo Silva, foi vice-campeão regional nos 100 livres e 50 Costas e 3º classificado na prova de 200 costas.

Ainda no escalão Juvenil, mas no setor feminino, em Juvenil A, Mariana Almeida sagou-se vice-campeã nos 50 Livres e 3ª nos 50 Costas, Inês Serralheiro foi vice-campeã nos 50 Costas e Ana Lucas foi 3ª nos 50 Bruços.

No mesmo setor Feminino, mas no escalão de Juvenil B, grande destaque pelos 4 títulos de campeã regional conquistados por Anastácia Protolyuk, nos 100, 200, 400 e 800 Livres e na 3ª posição obtida nos 200 Estilos. No mesmo escalão Leonor Cavaleiro viria a vencer os 100 e 200 costas e obter a 2ª posição nos 50 Costas e 400 Estilos.

No escalão de Infantil A, Maria Fernandes foi campeã regional nos 200 Livres e vice-campeã nos 100 e 400 Livres. Laura Monteiro foi 3ª nos 200 Livres e 100 Bruços, enquanto, que Francisco Sousa conquistava os 100 Bruços e ficava em 3º lugar nos 200 e 400 Livres e 200 Estilos.

Por último, os atletas mais novos (Infantil B), Eva Almeida foi campeã regional nos 200 Livres e 100 Bruços e obteve a 3ª posição na classificação geral nos 400 Livres e 200 Estilos. A sua colega de escalão Filipa Loisas foi vice-campeã regional nos 100 Livres e 3ª nos 200 Livres.

No mesmo escalão, mas no setor masculino, Santiago Pereira foi vice-campeão nos 200 e 400 Livres, nos 100 Bruços e 200 Estilos, enquanto que o seu colega Daniel Correia obtinha a 3ª posição nos 400 Livres.

Destaque ainda pelos 2 títulos de campeões regionais conquistados pelas estafetas mistas Inf B nos 4x100 livres e 4x100 Estilos, estafetas essas constituídas pela Eva Almeida, Filipa Loisas, Santiago Pereira e Daniel Correia. Participaram ainda nestes campeonatos Leonor Silva, Sara Santos e Afonso Oliveira.

Joaquim Carlos às 16:39 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | SENSIBILIZAR PARA PREVENIR O CANCRO DA PRÓSTATA

 Sensibilizar para prevenir o cancro da próstata foi o objetivo da ação de informação dinamizada pelo Município da Marinha Grande e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu no passado sábado, 26 de novembro, na Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
As sessões decorreram em simultâneo, no Espaço do Cidadão da Junta de Freguesia da Marinha Grande; nas instalações do Centro de Saúde da Moita e no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e contaram com o apoio das respetivas freguesias.
As ações de educação para a saúde sobre o cancro da próstata contaram com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; e dos presidentes das Juntas de Freguesia.
Os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e elementos da LPCC partilharam formas de prevenção e esclareceram as dúvidas dos participantes.
Apelaram para uma atitude preventiva por parte dos homens, no sentido de estarem atentos aos eventuais sintomas e sinais de alerta.
Apesar de não existir uma forma através da qual se consiga, com certeza, prevenir o cancro da próstata, é importante conhecer os fatores de risco, estar atento aos sinais de alarme e saber que medidas adotar.

Joaquim Carlos às 16:38 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.