quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

“Isto é um maremoto”, diz governo francês perante 360 mil casos num dia

 França tem registado nas últimas semanas os números mais elevados de sempre desde o início da pandemia de covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram detetadas 360 mil novas infeções causadas pela variante Omicron, altamente transmissível. Há 22 mil internados com covid-19 e 3.900 pessoas em cuidados intensivos a lutar pela vida.

Olivier Véran, Ministro da Saúde, fala, não de uma onda de casos, mas de um "maremoto".

"Nunca tinhamos visto estes números desde o início desta crise sanitária. Isto é um maremoto", disse Olivier Véran.

Itália registou também um recorde no número de novos casos: mais de 220.000 em apenas um dia. O dobro do número anunciado pelo governo no dia anterior. Embora a maioria das infeções seja menos grave do que as causadas por outras variantes, as pessoas não vacinadas são as mais vulneráveis.

Enrico Storti, diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Cremona, no norte do país, fez um apelo à população para a toma da vacina contra a covid-19, a qual chama de "a ferramenta que temos na nossa posse e que garante o menor dano à saúde dos infetados pelo vírus."

Outro país que tem visto o número de novas infeções a subir é a Turquia. Testaram positivo para a covid-19 74.000 mil pessoas num único dia. Quase três vezes mais do que no final de dezembro.

O ministro da Saúde já deixou o alerta aos turcos para um possível piorar da situação, com a presença da variante Omicron, tal como acontece na maior parte da Europa.

Euronews

Organizações internacionais condenam ciberataque ao Expresso e à SIC

 

As quatro principais organizações internacionais de editores de jornais e revistas acabam de emitir um comunicado conjunto condenando o ciberataque contra a Impresa, que afectou gravemente o Expresso e a SIC.

A FIPP (Connecting Global Media), a WAN-IFRA (The World Association of News Publishers), a EMMA (European Magazine Media Association) e a ENPA (European Newspaper Publishers’ Association) referem, nessa tomada de posição conjunta:

“Este é um acto criminoso que violou as leis de cibersegurança. Manifestamos a nossa solidariedade à Impresa no esforço para tentar recuperar deste gravíssimo ataque.

Numa era digital, os crimes “on line” não são menos graves do que os cometidos no mundo físico e devem ser tratados em conformidade. Encorajamos vivamente o Governo português a investigar este crime de forma profunda, de maneira a identificar e responsabilizar os seus autores.

Este ataque representa uma tentativa directa de impedir a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, numa altura em que se mostra maior do que nunca a necessidade de uma imprensa independente e de meios de comunicação profissionais.

Uma imprensa livre e rigorosa é um pilar das sociedades democráticas, pelo que vivamente condenamos todos os que a atacam pelas mais diversas formas.”

QUEM SÃO AS ORGANIZAÇÕES SIGNATÁRIAS

FIPP

Fundada em 1925 em França, a FIPP (Connecting Global Media) é uma das mais antigas e prestigiadas associações a nível mundial. Formada originalmente por um consórcio de editores de revistas para partilha de ideias, a organização cresceu ao longo de quase 100 anos e abrange hoje proprietários de meios de comunicação e criadores de conteúdos de todo o mundo.

WAN-IFRA

A WAN-IFRA (The World Association of News Publishers) é a organização global dos editores de notícias do Mundo. A sua missão é proteger os direitos de funcionamento dos jornalistas e editores de todo o mundo. Fornece aos seus membros conhecimentos e serviços que lhes permitam inovar e prosperar num mundo digital e desempenhar o seu papel crucial na sociedade. Abrange uma rede global de 18 mil publicações em 120 países.

EMMA

A EMMA (European Magazine Media Association) é a representante das revistas que se publicam na Europa, lidas por milhões de consumidores em várias plataformas, abrangendo tanto formatos de papel como digitais.

ENPA

A ENPA (European Newspaper Publishers’ Association) é a organização representativa dos editores de jornais de toda a Europa. A ENPA abrange 16 associações nacionais em 13 países europeus, sendo um dos principais interlocutores das instituições europeias e elemento fundamental nos debates sobre a política dos media na União Europeia.

Franceses abrem novas “janelas” de investimento em Famalicão

 Grupo francês aplica 33,3 milhões e cria 84 empregos numa fábrica de janelas de madeira. Tem como sócia a Caixiave, participada pela gigante Tryba, que está a fazer outros investimentos no Minho.

O projeto na área da carpintaria para construção chama-se Natwindo, trata-se de uma nova unidade de produção de janelas eficientes de madeira e promete criar 84 novos postos de trabalho em Vila Nova de Famalicão, num investimento que ascende a 33,3 milhões de euros e em que a portuguesa Caixiave terá uma “parte muito minoritária”.

João Ferreira Gomes, diretor comercial da produtora minhota que reclama a liderança ibérica em janelas e portas eficientes de PVC (policloreto de vinila), adianta ao ECO que esta nova fábrica será controlada por capitais franceses, mas “ainda não está exatamente definida a parte societária” dos sócios que vão viabilizar este projeto dedicado à exportação, sem data prevista para o arranque das obras.

A Natwindo vai receber um incentivo a fundo perdido do Portugal 2020 de quase 4,6 milhões de euros, de acordo com os dados consultados pelo ECO, e também já assinou um contrato fiscal de investimento com a AICEP que prevê um crédito fiscal máximo de três milhões de euros. No último Conselho de Ministros de 2021 foi aprovada pelo Governo a atribuição de um crédito a título de IRC, uma redução do IMI e do IMT, e ainda a isenção de imposto de selo.

Fundada em 1993, a Caixiave, que representou este consórcio investidor nestes contratos assinados com o Estado português, em janeiro de 2019 abriu o capital ao grupo francês Atrya, dono de nove fábricas na Europa e da marca Tryba, que passou a deter uma participação de 49% na empresa portuguesa de materiais de construção. Dirigida por Carlos Sá e pelo primo Artur Leite, emprega mais de 400 pessoas e acaba de fechar o exercício de 2021 com um volume de negócios a rondar os 43 milhões de euros, acima dos quase 30 milhões que tinham sido reportados em 2020.

Eles andavam à procura de empresas parceiras em Portugal e nós andávamos à procura de um parceiro estratégico. Houve uma conjugação das duas vontades. Nós, portugueses, temos sempre um problema em ganhar dimensão, face ao mercado [interno] pequeno que temos; e estes grandes grupos têm mais disponibilidade financeira do que as empresas portuguesas”, contextualiza João Ferreira Gomes, responsável comercial e de marketing.

Nós temos sempre um problema em ganhar dimensão, face ao mercado [interno] pequeno que temos; e estes grandes grupos têm mais disponibilidade financeira do que as empresas portuguesas.

João Ferreira Gomes

Diretor comercial da Caixiave

Foi “já com o apport financeiro” do grupo gaulês que a Caixiave avançou com a ampliação da fábrica de caixilharias de PVC, cujas obras estão a decorrer e devem estar concluídas no final deste ano, acrescentando 40% à atual capacidade de produção. E num terreno junto a este complexo fabril, na freguesia de Ribeirão, está a ser construída uma outra unidade especializada em janelas eficientes de alumínio, para abastecer o mercado ibérico. É da iniciativa da Tryba SA, cuja maioria (51%) do capital está nas mãos do grupo sediado na comuna de Gundershoffen, na região do Grande Leste.

Anunciado em maio de 2020 com um montante total de 50 milhões de euros, este último investimento inclui ainda uma nave para produzir janelas standardizadas de PVC para as grandes superfícies como o Leroy Merlin, e outra de vidros duplos para encurtar o tempo de resposta aos clientes. Teve luz verde para um apoio a fundo perdido de 9,57 milhões no PT2020 e benefícios fiscais no valor de 309 mil euros atribuídos pela Câmara famalicense, incluindo uma redução de 91% nas taxas municipais de licenciamento das operações urbanísticas, no IMT e no IMI.

Exportar por perto e mudar janelas em casa

Do volume de vendas total – e este setor dos materiais de construção quase não foi afetado pela pandemia de Covid-19, recorda João Ferreira Gomes, também presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE) –, 35% foram realizadas no estrangeiro. Espanha e França são os principais mercados externos, pois, sendo um produto feito à medida e aplicado em obra, os clientes têm de estar em geografias próximas do local de fabrico.

Por outro lado, a Caixiave conta com o crescimento da procura no mercado doméstico, graças aos incentivos públicos para a melhoria da eficiência energética com a troca de janelas no âmbito de um programa do Fundo Ambiental e, em particular, às verbas destinadas a esta área que foram inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e já começaram a ser distribuídas através de vários avisos. “Portugal tem de reforçar essa área. A seguir à Bulgária, é o país que tem as casas com pior conforto e pior desempenho térmico da Europa”, notou o gestor.

Segundo os cálculos da empresa minhota, o potencial de negócio é grande, uma vez que 29% dos edifícios em Portugal precisam de obras de reabilitação, 70% foram construídos sem requisitos de eficiência energética e apenas 6% dos fogos têm soluções de construção com requisitos de qualidade térmica e eficiência energética. O universo em causa ascende a 3,5 milhões de edifícios e 5,9 milhões de fogos, apenas no mercado interno.

Mas numa fase em que vários países, ao mesmo tempo, estão a programar investimentos tão avultados nesta área, este é mais um fator de pressão (a adicionar a outros, como o constrangimento logístico) para a escassez e para a escalada dos preços das matérias-primas, como o alumínio, o vidro, o PVC ou o aço. João Ferreira Gomes aponta o dedo à “especulação” e desabafa que “os grandes detentores de matérias-primas jogam com isso e os materiais de construção têm vindo a subir bastante para toda a gente e vão-se repercutir” no preço final.

António Larguesa e Mónica Silvares / ECO

Pedido formal de extradição de João Rendeiro foi hoje recebido pelas autoridades sul-africanas

A Procuradoria-Geral da República informou que o pedido formal de extradição de João Rendeiro foi hoje recebido pelas autoridades sul-africanas.

"O pedido formal de extradição de João Rendeiro, transmitido por via diplomática, foi hoje recebido pelas autoridades sul-africanas", informou a Procuradoria-Geral da República em comunicado.

"O referido pedido, formulado no prazo de 40 dias previsto no artigo 16o. da Convenção Europeia de Extradição, foi instruído em português com toda a documentação relevante e legalmente exigida e acompanhado de tradução", é referido.

É ainda referido que estão abrangidas no pedido de extradição "as três decisões condenatórias de que João Rendeiro foi alvo (uma transitada em julgado e duas ainda não transitadas) e, bem assim, factos relativos a inquérito instaurado em 2021 que tem como objeto crimes de branqueamento, descaminho, desobediência e falsificação de documento autêntico".

Entretanto, o antigo presidente do Banco Privado Português regressa no dia 21 de janeiro ao tribunal de Verulam, Durban, na África do Sul, depois da sessão da passada segunda-feira ter sido adiada, por decisão do juiz do processo.

"A sessão fica adiada até dia 21 de janeiro" e João Rendeiro "vai permanecer detido", declarou então o magistrado Rajesh Parshotam numa sessão que durou poucos minutos e que era destinada à discussão do processo de extradição para Portugal, que, na altura ainda não tinha chegado aquele país da África Austral.

Hoje, terminava precisamente o prazo para as autoridades portuguesas formalizarem junto da África do Sul o pedido formal de extradição de Rendeiro, conforme estipulado na Convenção Europeia de Extradição.

Rendeiro, localizado e detido em Durban no âmbito de mandado internacional de detenção, foi inicialmente presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou em 17 de dezembro a medida de coação mais gravosa, remetendo-o para uma das maiores prisões do país, depois de rejeitar a libertação mediante caução.

João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam a sua extradição para cumprir pena de prisão em Portugal.

Sobre o antigo presidente do BPP recaíram três mandados de detenção internacional, tendo a PGR trabalhado nas últimas semanas na tradução e formalização do pedido de extradição.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros.

Das três condenações, uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.

Madremedia

MEALHADA: Entidade reguladora e ERSUC “forçam atualização” de tarifários de água, saneamento e resíduos em 4%

 O Executivo Municipal aprovou, por maioria, em reunião da Câmara da Mealhada, a atualização das tarifas fixas e variáveis dos serviços de água, saneamento e resíduos para o ano de 2022, em 4%. Na prática, uma família de duas ou três pessoas, com um consumo de 10 metros cúbicos de água, pagou 21,01 euros, em 2021, e passará a pagar 22,71 euros, valores que já englobam água, saneamento, resíduos, taxa de recursos hídricos, taxa de gestão e resíduos e IVA. 

Já numa família de quatro pessoas, com um consumo a rondar os 15 metros cúbicos de água, o valor global da fatura foi de 29,29 euros, em 2021, e passará a ser de 31,30 euros, no próximo ano. Em termos concretos, estes dois escalões, aqueles em que se encontra a maioria dos agregados do Município da Mealhada, sentirão um aumento real de 1,70 euros, e de 2,01 euros, respetivamente.

Nos escalões mais baixo e mais alto, de consumo de 5 metros cúbicos e de 20 metros cúbicos, as faturas, em 2022, serão de 14,12 euros e de 41,79 euros, respetivamente (mais 1,39 euros, no primeiro caso, e mais 2,39 euros, no escalão de consumo mais elevado.

Esta atualização traduz um aumento das tarifas fixas e variáveis dos serviços de água, saneamento e resíduos no valor de 4%, com exceção da tarifa fixa de resíduos que passou de 0,0353 euros/dia para 0.0667euros/dia. As taxas de recursos hídricos de água e saneamento e a de gestão de resíduos não sofreram alterações.

São vários os fatores que obrigam a Autarquia a esta atualização de valores, que, acima de tudo, visa a reposição do equilíbrio financeiro, neste domínio, da gestão municipal. Com efeito, a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A., responsável pela Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, foi obrigada pela ERSAR- Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos a atualizar as suas tarifas. Assim, a tarifa de tratamento de Resíduos Urbanos que a ERSUC aplica ao Município da Mealhada terá um aumento de 51,91%, passando de 28,99 euros para 44,04 euros. De acordo com a nova tabela, o Executivo Municipal estima que o custo com o tratamento dos resíduos urbanos em 2022 custe mais 118.111 euros. A este aumento, acrescem os valores da inflação prevista (1%) e do subsídio de penosidade e insalubridade (igualmente 1%) atribuído aos trabalhadores deste setor – cada um deles representando, por si, um montante de cerca de 25 mil euros anuais.

Existem ainda fatores, de natureza interna, que contribuem para a necessidade deste ajustamento. Com efeito, foram identificados pelos serviços municipais cerca de seis mil contadores de água obsoletos, ou fora de prazo, que resultam na acumulação de elevados custos diretos para Município e indiretos para os munícipes. Igualmente, recursos essenciais para o funcionamento dos serviços municipais deste setor, que vão desde a frota a equipamentos de trabalho, encontram-se em condições degradadas, obsoletas e a requererem urgente recuperação ou substituição. Acrescem os custos associados ao serviço Mealhada Porta-a-Porta (recolha seletiva porta-a-porta de resíduos urbanos), que, estando já implementado, se encontra em fase de alargamento e aprofundamento.

Nesta medida, é com sentido de responsabilidade que o Município procede à atualização das tarifas. Uma decisão que, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, António Jorge Franco, "não é a desejada, mas é inevitável. Ou aumentamos agora, melhorando a qualidade dos serviços e alcançando o equilíbrio e a sustentabilidade desses mesmos serviços, ou o prejuízo para as contas municipais e o custo será depois muito maior".

México Fortalece Su Posición De Foco Industrial

 


por Yesica Flores

En un contexto de crisis, la industria química se esfuerza por impulsar su crecimiento y digitalización, según el nuevo informe de Oxford Business Group y Evonik

México ha logrado fortalecer su liderazgo global en la industria química gracias a la innovación en la industria mexicana, las oportunidades de expansión generadas por la crisis en Asia y el impacto positivo en el comercio del plan de estímulo de Estados Unidos, según analiza el nuevo informe de evaluación de respuesta elaborado por la firma internacional de investigación de mercados y asesoría, Oxford Business Group (OBG), en colaboración con Evonik Industries de México.



El nuevo Covid-19 Response Report sobre los desafíos y las oportunidades de crecimiento del sector industrial mexicano y a nivel global.Analiza cómo la industria química, en medio de la tormenta económica provocada por la crisis, sigue luchando por reforzar su crecimiento y competitividad e impulsar el comercio derivado de los acuerdos internacionales y la digitalización, además de ampliar la aplicación los criterios ambientales, sociales y de gobernanza (ASG) en el sector.  

Si bien las restricciones globales de 2020, que afectaron al transporte y a la actividad económica, tuvieron un impacto negativo en las principales industrias dependientes del sector químico, como la manufactura y la construcción, México experimentó un fuerte repunte a medida que se reanudó la actividad y el país se convirtió en el primer país de la región en iniciar un programa de vacunación masiva. 

Harry Van Schaick, editor regional de OBG en América Latina ha afirmado que ‘’el acuerdo comercial USMCA y su consecuente refuerzo en materia de derechos de propiedad intelectual; el paquete de estímulo económico impulsado por Estados Unidos y la ralentización de la producción sufrida en Asia son factores que han contribuido a situar a México en el centro de la producción industrial.’’

Digitalización al alza

El nuevo reporte analiza el auge de la digitalización y la innovación en el sector químico. A pesar de los desafíos actuales, las tendencias transformadoras en el sector han continuado ininterrumpidas, en particular las relacionadas con las soluciones digitales y de ASG. En un contexto en el que el entorno operativo del sector químico se vuelve más complejo, la automatización y la transformación digital agregan eficiencia, rentabilidad y seguridad. A nivel ASG, es cada vez más importante para los productores, los financieros y los consumidores evaluar el impacto de toda la cadena productiva, según destaca OBG.

Martin Toscano, presidente de Evonik Industries de México, dijo: “A mí, me parece que la resistencia y el éxito de nuestro sector durante los últimos dos años en México se debe a la idea central de no desperdiciar una crisis. Como tal, las empresas clave de la industria han aprovechado la digitalización y la innovación especializada en diferentes productos químicos, al tiempo que promueven valores como la sustentabilidad a lo largo de sus cadenas de valor. Muchas empresas más pequeñas en México tienen una huella local significativa y están impulsadas sus exportaciones. Y esa es la razón por la que hemos visto un crecimiento sustancial en México. industria química durante el período 2020-2021, a pesar de la pandemia de Covid-19. Esto se debe a que ha obligado a empresas de todos los tamaños a adaptarse a las cambiantes demandas globales “.

El informe sobre las oportunidades de crecimiento del sector industrial mexicano está disponible online en https://oxfordbusinessgroup.com/informe-como-la-industria-mexicana-puede-aprovechar-los-cambios-en-las-cadenas-de-suministro-y-en

El nuevo reporte sobre México forma parte de una serie de informes a medida producidos por OBG y sus colaboradores. También hay disponibles otros estudios relevantes como artículos y entrevistas sobre el impacto económico de la pandemia en las diferentes regiones y países.

OBG desarrolla un conjunto de proyectos de asesoría y de investigación de gran relevancia, que incluyen una variedad de estudios y reportes específicos sobre las perspectivas de crecimiento y recuperación (Growth and Recovery Outlook), en más de 35 países.

Haga clic aquí para suscribirse al último contenido de Oxford Business Group: http://www.oxfordbusinessgroup.com/country-reports

Mira cancela festejos do Carnaval 2022

A Câmara de Mira decidiu, pelo segundo ano consecutivo, cancelar as festividades alusivas ao Carnaval de 2022 devido à pandemia de covid-19.

Face à evolução da pandemia Covid-19 a nível nacional e local, e na sequência do anúncio das novas medidas de controlo e mitigação da pandemia de covid-19 definidas pelo Governo e da declaração do estado de calamidade, que irá vigorar até 20 de março, o executivo municipal entende não estarem reunidas as condições de segurança para que os habituais 3 desfiles se realizem.

“Temos a esperança de, num futuro próximo, voltarmos a organizar eventos em que possamos estar novamente todos juntos”, sublinha o autarca Raul Almeida, acrescentando que “mesmo sem garantias de se realizarem, devido à pandemia, estão a ser preparados diversos eventos de âmbito cultural e desportivo para dinamizar todo o território, e que a seu tempo serão anunciados.”

Fonte: Texto e imagem de Mira Oline


México | La Protección De Datos Personales Es Un Derecho Humano

 


por Yesica Flores

En esta época de mayor digitalización, las personas se están volviendo más conscientes y preocupadas por la protección de sus datos personales. El procesamiento de datos personales se ha vuelto cada vez más valioso y lucrativo para las empresas. Ofrece oportunidades para el crecimiento económico, el avance social y la investigación. Sin embargo, también puede suponer riesgos para los derechos individuales: sus derechos humanos básicos.

La protección de datos se refiere al procesamiento de datos personales, que conlleva riegos particulares en términos de cómo se recopilan, almacenan y difunden. Los datos personales pueden revelar quién es una persona, sus relaciones, estado de salud, detalles financieros, preferencias sexuales y creencias. Por lo tanto, su procesamiento puede plantear graves riesgos para el derecho humano básico a la privacidad de una persona.

Las organizaciones tienen más responsabilidad que nunca de utilizar los datos de forma ética, compatible y segura. Con todo, la protección de datos, o más bien la falta de ésta, sigue acaparando los titulares. Cada vez más, la protección de datos y las tecnologías de ciberseguridad emergen como las responsables de proteger la integridad de nuestros derechos humanos, que incluyen el derecho a la libertad de expresión y el derecho a la no discriminación.

El derecho a la libertad de expresión incluye la libertad de buscar, recibir y difundir información, ideas y opiniones. La capacidad de permanecer en el anonimato a veces puede ser fundamental. En sociedades donde ciertas declaraciones pueden dar lugar a represalias o persecución, las personas suelen expresarse libremente de forma anónima. En muchas partes del mundo, sin embargo, esta capacidad está siendo socavada.

El derecho a la no discriminación es fundamental, pues la información sobre una persona podría revelar directa o indirectamente sus características personales que tal vez no desee que se conozcan. Por ejemplo, la privacidad de su religión, orientación sexual, género o estado de salud puede ser fundamental para garantizar la protección contra la discriminación.

Asimismo, el acceso no autorizado a los datos personales de un individuo también puede resultar en discriminación. No es sólo la existencia de datos personales lo que puede dar pie a la discriminación, sino también su procesamiento, particularmente cuando las personas se perfilan sobre la base de sus datos personales. Las empresas y otras instituciones pueden utilizar la elaboración de perfiles para tomar decisiones que afecten a la forma en que se trata a una persona, qué servicios se le ofrecen y en qué condiciones.

¿Hasta dónde llega el papel de la tecnología?

Mucho se ha dicho sobre el rol de la tecnología como facilitadora para difundir desinformación e incitar a una guerra de información cibernética. Pero es vital recordar que la tecnología también es nuestra mayor arma en la lucha contra los ciberdelincuentes, en especial para protegernos de la reciente arma de su elección: el ransomware. Se trata de un malware creado para cifrar los archivos y el almacenamiento, de manera malintencionada.

El ransomware es una de las amenazas más intratables y comunes que enfrentan las organizaciones en todas las industrias y geografías. Y aún más dañinas son las innumerables violaciones a los derechos humanos, pues los atacantes amenazan cada vez más con filtrar los datos robados.

Para combatir esto, al igual que los crecientes desafíos de los ciberdelincuentes que trabajan en conjunto, es importante que la tecnología forme sus propios ejércitos y alianzas, como las que Veeam ha formado, para la protección contra el ransomware. Pero, por supuesto, los hackers siempre están buscando formas innovadoras de robar datos y, desde el inicio del Covid-19, las empresas no han sido las únicas que aceleran su transformación digital.

Es más crucial que nunca trabajar con socios tecnológicos que no sólo prioricen las necesidades de gestión de datos de hoy, sino que también busquen la nube y las soluciones de seguridad del mañana, mientras permanecen un paso por delante de la ciberdelincuencia. Pero aún así, demasiadas organizaciones, sin darse cuenta, están ayudando a los esfuerzos de los hackers con su enfoque indiferente a la seguridad de los datos.

Las multas y el daño a la reputación son, por supuesto, elementos disuasorios; con todo, seguimos viendo múltiples violaciones a los datos, y las compañías deben hacer más para frenar la difícil situación de la protección de datos. Para este fin, la tecnología es, de nuevo, un factor clave. Sin importar el tamaño de las empresas, es imperativo encontrar una solución que garantice la seguridad de los datos, el cumplimiento y los requisitos de privacidad del cliente; más allá de la palabra de un proveedor de que sus soluciones son seguras, conviene investigar, leer los testimonios de los clientes y buscar organismos de recompensas respetados.

Ante nuevas legislaciones que surgen constantemente, las organizaciones deben asegurar que todos los datos recopilados permanezcan siempre seguros y acorde con el cumplimiento, y que los derechos humanos de las personas están protegidos. Asociarse con un proveedor confiable, como Veeam, es una forma de lograr esto de manera efectiva.

Por Edwin Weijdema, Tecnólogo Global de Estrategia de Producto de Veeam

MUNICIPIO DE SILVES E ALMARGEM PROMOVEM DIA ABERTO E SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A LAGOA DOS SALGADOS - FUTURA RESERVA NATURAL


O Município de Silves e a Associação Almargem promovem duas iniciativas no âmbito da futura reserva natural da Lagoa dos Salgados, considerada património regional do Algarve e de grande interesse geológico e biológico.

O Dia Aberto decorre no dia 15 de janeiro, com o objetivo de promover os valores naturais da Lagoa, através de um conjunto de atividades para toda a família.

No dia 18 de janeiro terá lugar uma Sessão de Esclarecimento sobre a futura reserva natural da Lagoa dos Salgados, no Salão Paroquial de Pêra.

Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição obrigatória.

Para mais informação e inscrições consulte o programa aqui.

Esclarecimentos adicionais poderão ser recolhidos junto da Associação Almargem, através do contacto telefónico: 289 412 959.

TAP vai encerrar operações de manutenção e engenharia no Brasil

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro, disse hoje à Lusa a presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener.

Não é uma decisão fácil, porque estamos a falar de pessoas, mas estamos a tentar fazer tudo para garantir que esta decisão e a sua implementação é feita respeitando os nossos trabalhadores, a experiência que eles têm em engenharia e toda a lealdade que têm para com a companhia”, afirmou Ourmières-Widener.

Segundo a responsável, a Manutenção & Engenharia Brasil (ex-VEM – Varig Engenharia e Manutenção), tem atualmente 500 trabalhadores, após várias reestruturações que incluíram despedimentos, estando no ativo, pouco menos de 400.

A ideia, explicou, é encerrar de forma gradual a operação, passado o “período de tempo suficiente, fechar a operação”, sendo que as discussões com os sindicatos no Brasil arrancam hoje.

“É uma decisão absolutamente consistente com o plano de reestruturação - temos sido muito diligentes no sentido de assegurar que assim é - nós tentámos vender, mas a indústria está a atravessar uma crise massiva”, disse a presidente executiva, adiantando que foram feitas algumas tentativas de venda do negócio de manutenção no Brasil, no ano passado, “mas não foram bem-sucedidas”.

“Chegámos à solução que temos em cima da mesa hoje, depois de considerar todas as outras opções antes”, garantiu, acrescentando que apesar de difícil, é uma decisão “crítica” para o sucesso do plano de reestruturação.

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro, disse hoje à Lusa a presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener.

A Comissão Europeia informou em 21 de dezembro que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, mas impôs condições, incluindo a separação dos ativos não-essenciais, nomeadamente o negócio de manutenção no Brasil, e os de 'catering' (Cateringpor) e de 'handling' (Groundforce).

Madremedia

Serviço de Veterinária identifica vírus altamente contagioso na morte de felinos em Pombal

Na sequência do surgimento de alguns felinos (gatos) mortos, no final da passada semana, numa zona da cidade de Pombal, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal detetou uma patologia grave, provocada por um Parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade.

A intervenção dos serviços surgiu no âmbito da comunicação da situação na tarde da passada quinta- feira, 6 de janeiro, solicitando a retirada de cadáveres de felinos, após uma participação na Esquadra da Polícia de Segurança Pública.

Foram retirados dois cadáveres de felinos de telhados e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Adicionalmente, foi retirado um outro felino, ainda com vida, prostrado com dificuldades respiratória e ataxia.

Pelos sinais que apresentava, o animal foi sujeito a exames de diagnóstico, tendo “dado positivo para Panleucopénia felina, uma patologia grave, provocada por um Parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade”, refere a Médica Veterinária Municipal, Dina Loureiro.

Na ocasião, foram deixadas jaulas no local, entregues a moradores, para recolha de outros animais que pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham detentor. Ao mesmo tempo foram alertados alguns moradores, detentores de felinos, para que os animais pudessem recolher às habitações evitando a circulação do vírus.

Desde o conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado "a colaborar com as autoridades na respetiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido."

Marinha Grande | IPDJ ABRE CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

 O Instituto Português do Desporto e Juventude vai abrir as candidaturas à sexta edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) 2022, de 17 de janeiro a 28 de fevereiro.

O Programa promove a modernização e a reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local. O PRID tem como destinatários clubes e associações desportivas de Portugal continental e visa a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações.

As organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, são estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência, disponibilizando atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural.

As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente:
    Pavimentos desportivos;
    Coberturas e paredes;
    Vestiários - balneários e valências neles existentes;
    Instalações sanitárias;
    Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade;
    Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas;
    Construção ou reparação de vedações;
    Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada;  
    Melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes;
    Obras de ampliação das valências existentes;
    Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto;
    Outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata.

As candidaturas devem ser formalizadas no site https://ipdj.gov.pt/

José Rocha quer manter a aposta no apoio social: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APROVOU ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO


Habitação e reconstrução do CACE são outras prioridades
Depois já ter sido aprovado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o próximo ano, traduzidos num valor de 21.776.648.94 euros, foram agora submetidos à apreciação da Assembleia Municipal, liderada por Almiro Moreira, na reunião deste mês, tendo estes documentos de gestão sido validados pelos votos favoráveis dos membros eleitos do PSD e dos presidentes de Junta de Freguesia ( excepção do autarca de Real que se absteve ) apresentando um ligeiro aumento face ao orçamento anterior, o que apresenta uma variação relativa de cerca de 2%, sendo que, a grande aposta está ligada à execução da ELH – Estratégia Local de Habitação, à Reconstrução do CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas, à concretização do projecto da Casa de Emergência Social, na delegação de competências nos sectores das Saúde, Educação e Acção Social, ao programa “Ver e Sorrir – apoio à saúde oral e oftalmológica “, para além da criação do projecto “ Payva Náutica- Desportos Aquáticos “, entre outras acções, como o reforço de transferências para as Juntas de Freguesia.

Nesta perspectiva, na previsão efectuada para 2022 e anos seguintes, optou-se por elaborar uma previsão mais próxima daquelas que seriam as realidades mais conhecidas do Município de Castelo de Paiva, ou seja, prever aquelas que são consideradas as despesas funcionamento ou permanentes, como são os compromissos com a educação e acção social, amortização de empréstimos contratados e investimentos que, pelo seu contexto, são de natureza obrigatória (como o abastecimento público ou reparação e manutenção de vias municipais), ou que, pela sua execução temporal podem ocorrer em mais que um ano económico.
No seu conjunto, as despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços, e outras despesas têm um acréscimo este ano, uma situação também relacionada com a pandemia que nos continua a atingir, embora o foco seja garantir um maior rigor na execução despesa, diminuir custos e por consequência, conseguir um maior equilíbrio e melhor desempenho da tesouraria municipal.

Por outro lado, relativamente ao valor da divida (juros e capital), mantém-se praticamente ao nível de 2021, e rondará cerca de 630 mil euros de amortizações, sendo importante realçar o empenho do Município em honrar os seus compromissos com a banca.

Ao nível do investimento, regista-se a vontade do actual Executivo Municipal de promover intervenções relevantes, mantendo uma forte aposta no domínio da educação, avançando para a requalificação das Escolas EB 2/3 de Sobrado e dando seguimento às obras em curso da reabilitação em curso da Escola EB1 da Raiva, assim como na habitação e serviços de interesse colectivo, nomeadamente Ordenamento Território, através da aposta da regeneração urbana da vila e da constante melhoria da rede viária municipal.

Evidencia-se a vontade de concretizar uma politica de rigor, transparência e de boas contas, com apostas orientadas para politicas de proximidade e descentralização, onde nesta fase ainda complicada da pandemia, o apoio social, continua a ser o principio fundamental da acção do Executivo Municipal liderado por José Rocha, que a propósito do próximo Plano de Actividades considera que, este é um orçamento rigoroso nas opções e nas ambições, onde as escolhas agora propostas, tem subjacentes os interesses e as necessidades legitimas e que são prioritárias na resolução dos problemas das pessoas e do concelho.

Realça-se a aposta no investimento financiado e controlado, num orçamento consciente das fragilidades e desafios que o próximo ano, no âmbito da Acção Social e que o Município pode ter que enfrentar na sequência da pandemia que atravessa o nosso país, traduzindo-se no reforço das políticas sociais, de ajuda as famílias, bem como de apoio ao comércio e à industria local, desde logo com isenção temporária do pagamento de taxas ou rendas, como a diminuição em 50% das rendas do mercado municipal, feiras, quiosques, não aumentando as tarifas dos preços da água, saneamento e resíduos sólidos, tal como não aumentando aumento outras taxas municipais.

No prosseguimento das politicas sociais, fundamentas para o bem estar da população, o Executivo Municipal de José Rocha vai manter e reforçar sempre que necessário o apoio à Acção Social e Educação, aumentando valores e a abrangência das iniciativas relacionadas com o Transporte Solidário, Cheque Farmácia, Incentivos à Natalidade, e também no domínio da Acção Educativa, designadamente no que se refere ao Transporte escolar, às Actividades Extracurriculares, Refeições Escolares, oferta de Fichas Escolares, bem como Fruta e Lanches Escolares nos estabelecimentos de ensino.

Atendendo à situação que continuamos a viver nesta fase pandémica, este orçamento agora apresentado, prevê ainda dotação para os planos de prevenção e contingência associados ao COVID 19, procurando a autarquia assegurar outras intervenções ao nível das várias valências ao combate da pandemia.

Para o presidente da edilidade, José Rocha, este é um orçamento realista, exequível e próximo das necessidades das população paivense, impulsionador da economia local e do apoio às famílias, sendo que, o município tem todas as condições para poder ganhar mais importância no contexto do território e este pressuposto está espelhado na medidas apresentadas, nos projectos e acções do documento, daí considerar que, importa estar preparados para o novo ciclo de investimento que se avizinha, sendo que, a opção assumida para o ano de 2022, vem ao encontro das politicas de rigor e de transparência, sustentadas na afirmação do progresso e no reforço da competitividade, promovendo mais e melhores respostas às necessidades do Município e da população paivense.

As opções traduzidas nos documentos reflectem a importância de uma política de rigor, transparência e de boas contas municipais, do apoio social, da valorização do potencial turístico como factor de atractividade, da aposta na educação, da forte proximidade às famílias e do investimento controlado, essencial e de qualidade, sempre na perspectiva da melhoria do nível da qualidade de vida dos paivenses.

Compromissos anteriormente assumidos, e a necessidade de intervenção imediata num numero significativo de equipamentos municipais, condicionam este Orçamento e as GOP, e exigem a necessidade de desenvolver uma estratégia de recuperação e manutenção desses equipamentos para que possam ser melhorados e utilizados em condições condignas, destacando-se a aposta na eficiência energética para a rentabilização deste equipamentos de utilização colectiva.

Para José Rocha, não obstante das dificuldades acrescidas, importa construir um novo futuro para Castelo de Paiva, assumir uma gestão municipal com visão empresarial, mas também humanista, um projecto que coloca o bem estar dos munícipes em primeiro lugar, com a firme convicção de que, só com emprego forte e diversificado, é possível fixar as pessoas, gerar riqueza e potenciar qualidade de vida.

O Executivo Municipal quer criar condições de atractividade empresarial, pugnando por novos investimentos, desenvolvendo esforços para a criação de zonas industriais e promovendo a reabilitação dos parques já existentes, desde logo a urgente reconstrução do CACE na ZI de Felgueiras, permitindo a instalação de empresas e a criação de um auditório, transformando este espaço numa incubadora de excelência para a promoção do empreendedorismo de base industrial e tecnológico.

A Execução da Estratégia Local de Habitação, um projecto validado pelo IHRU, o aumento da rede de saneamento, o desafio da descentralização de um conjunto de competências da Administração Central para a edilidade, a concretização da Casa de Emergência Social, o reforço nas medidas da área social e de apoio às famílias mais carenciadas, privilegiando a saúde oral e oftalmológica, o Orçamento Participativo, o Projecto “ Jovem Autarca “, a Feira das Profissões, são intervenções que o Executivo Municipal de Castelo de Paiva quer desenvolver nos próximos tempos.

Conforme evidencia o edil José Rocha, este orçamento representa uma clara aposta na politica de proximidade, destacando o reforço significativo para as Juntas de Freguesia, procurando descentralizar, valorizar e respeitar cada uma das freguesias, tratando-as com equidade, contando com o seu contributo para um novo alento para o concelho, no caminho do progresso e desenvolvimento.

A melhoria da rede viária interna, a reabilitação em curso da Ponte Centenária de Pedorido, o acompanhamento e execução do projecto da Variante à EN 222 em colaboração com as Infraestruturas de Portugal, o alargamento do Cemitério Municipal de Sobrado, a conclusão da reabilitação das instalações dos Armazéns Municipais, a conclusão da Revisão do PDM, a valorização turística com a continuidade dos percursos pedestres, a reabilitação de espaços e instalações desportivas, a reabilitação da Escola EB 2.3 de Sobrado e reabilitação em curso da EB 1 de Oliveira do Arda, são projectos que a autarquia paivense quer ver desenvolvidos durante este ano.

Os grandes objectivos da edilidade paivense, ao nível do plano de intervenção para o próximo ano, orientam-se para projectos de regeneração urbana - rede viária, dinamização turística, cultura e desporto, protecção civil e aposta na educação, sendo de destacar a requalificação dos espaços públicos e espaços verdes, melhoria das acessibilidades, prestação de serviços de redes de infra-estruturas municipais, acolhimento empresarial e cativação de investimento, promoção turística, dinâmica económica e promoção de emprego, para além da promoção cultural articulada com iniciativas relacionadas com desporto e juventude e reforço das apostas na acção social, na educação e nas melhores condições da prestação dos cuidados de saúde para todos, com destaque para a justa reivindicação pela abertura de um Serviço de Urgência Básica – 24 horas.

No ano de 2022, o Município de Castelo de Paiva vai continuar a apostar no desenvolvimento do concelho aproveitando, para o efeito, as oportunidades de financiamento através de programas comunitários, nomeadamente em áreas fulcrais para a melhoria das condições de vida dos paivenses, através de projectos que já estão em execução ou que se encontram em fase de projecto.

Carlos Oliveira