terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
UM PAÍS VÍTIMA DE MAU OLHADO
Os médicos não resolvem este assunto. Precisamos de ir à bruxa. A nossa terra padece de mau olhado. E não é coisa de hoje. É antiga. Não tem sintomas diários porém, quando chegam, - e chegam com frequência! – revelam dores sérias que magoam, que provocam sofrimento, que matam.
Agora, é a seca! O Inverno veio ruim de geadas, de neve, de frio. Mas não trouxe água. A chuva continua a dormitar, ou a viajar por outras paragens, e os campos secaram. Lavrar é a mesma coisa que querer rasgar um corno. A terra ressequida resiste. A água escasseia. Os solos, encarquilhados pelo gelo, e sedentos, não abrem os ventres às pastagens. A fome começa a uivar ao longe.
Estamos em alerta amarelo, sob decreto da Proteção Civil. Sabem porquê? Nestes últimos dias de janeiro, chegaram os incêndios! As notícias dão conta de centenas de Bombeiros em combate com as chamas. Não! Não é treino para aqueles que, furiosos, chegarão daqui a alguns, meses. Tínhamos os incêndios de Verão. Agora, chegaram os incêndios de Inverno.
Não há dúvida. Isto só pode ser mau olhado!
Câmara Municipal de Cantanhede presta apoio aos serviços de saúde
Livros | Canto de Mim Mesmo: Poema épico de Walt Whitman, tão actual hoje como no século XIX, é editado pela Guerra e Paz
Covilhã | TINTURARIA GALERIA DE EXPOSIÇÕES ENCERRA PARA OBRAS
EUA: Califórnia desmantela "corredor da morte"
Última execução na Califórnia ocorreu em 2006
A Califórnia está a desmantelar o corredor da morte e a transferir todos os reclusos condenados à pena capital para outras prisões.
O intuito é transformar a ala da Prisão Estadual de San Quentin num "ambiente positivo e de recuperação".
A Califórnia, que realizou a última execução em 2006, é um dos 28 estados que mantêm filas de morte, juntamente com o governo dos EUA, de acordo com o Centro de Informação sobre a Pena de Morte. Enquanto outros estados como Ilinóis aboliram as execuções, a Califórnia está a fundir os seus reclusos condenados na população prisional geral, sem qualquer expectativa de que qualquer um enfrente a execução a qualquer momento num futuro próximo.
As execuções não foram abolidas naquele estado norte-americano, no entanto Califórnia decretou uma moratória, há três anos. O Governador, Gavin Newsom, quer que os reclusos trabalhem, na prisão, e 70% do dinheiro que receberem será destinado às vítimas.
Marinha Grande | CÂMARA PROPÕE NÃO APROVAÇÃO DE PGF PROPOSTO PELO ICNF
António Costa com teste positivo à Covid-19
O primeiro-ministro, António Costa, testou hoje positivo ao SARS-CoV-2 num autoteste e depois num teste de antigénio, está sem sintomas e vai cumprir sete dias de isolamento.
“O Primeiro-Ministro efetuou hoje um autoteste de rotina à Covid-19 tendo tido um resultado positivo. Esse resultado foi já confirmado por um teste antigénio”, de acordo com uma nota do gabinete de António Costa enviado às redações.
Está sem sintomas e cumprirá um período de isolamento de sete dias.
No comunicado é ainda referido que o primeiro-ministro já deu conhecimento ao Presidente da República.
Estando em isolamento a partir de hoje, António Costa não poderá integrar a delegação do PS que será recebida na quarta-feira em Belém, pelo Presidente da República, no âmbito das audiências com vista à indigitação do primeiro-ministro.
Na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa esteve nas últimas duas semanas em campanha eleitoral, com comícios e ações de rua com apoiantes, para as eleições legislativas deste domingo, que os socialistas venceram com maioria absoluta.
Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro está infetado com o vírus que provoca a covid-19, mas já esteve em isolamento no período do Natal de 2020.
Madremedia
Imagem: Público
Portugal com 63 mortes por Covid, o número mais alto desde fevereiro de 2021
Há menos 32 internamentos em enfermaria e menos cinco nos cuidados intensivos.
Portugal registou 50.888 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e mais 63 mortes associadas à Covid-19, o número mais alto desde 23 de fevereiro, dia em que se registaram 63 mortes, indicam os números esta terça-feira divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o boletim epidemiológico diário, esta terça-feira estão internadas 2437 pessoas, menos 32 do que na segunda-feira, 155 das quais em unidades de cuidados intensivos (menos cinco).
O número de casos ativos aumentou para 592.365, mais 6215 do que na segunda-feira, e nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas 44.610 pessoas, para um total de 2.078.357.
Nas últimas 24 horas foram colocados em vigilância mais 6130 contactos, que totalizam agora 639.307. Desde março de 2020 foram infetadas em Portugal 2.690.690 pessoas com o SARS-CoV-2 e foram declaradas 19.968 mortes associadas à Covid-19.
Das mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, 19 aconteceram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 17 na zona Norte, 16 na região Centro, quatro no Algarve, quatro na Região Autónoma da Madeira e três nos Açores.
A maior parte dos novos contágios foi diagnosticada na zona Norte, com 19.872 infeções (com um total de 1.038.808 casos e 6075 mortes com Covid-19 desde o início da pandemia).
TSF
Atividade Semanal do Destacamento da GNR do Distrito de Coimbra
Na semana de 18 e 24 de janeiro
1. Detenções:
15 detidos em flagrante:
· Cinco por condução sem habilitação legal;
· Cinco por condução sob o efeito do álcool;
· Três por tráfico de estupefacientes;
· Dois por detenção de arma proibida.
2. Apreensões:
· 239 doses de haxixe;
· Três doses de liamba (folhas);
· Duas máquinas de jogo de fortuna e azar;
· Uma arma branca (karambit);
· Uma soqueira;
· Uma viatura, por alteração às suas caraterísticas construtivas;
· 117 euros em numerário.
3. Trânsito:
Fiscalização:
576 infrações detetadas, destacando-se:
· 45 por excesso de velocidade;
· 30 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 28 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 17 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 16 relacionadas com tacógrafos;
· 12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
· 10 por falta de seguro de responsabilidade civil;
Sinistralidade:
63 acidentes registados, destacando-se:
· Uma vítima mortal;
· Cinco feridos graves;
· 16 feridos leves.
5. Fiscalização Geral:
30 autos de contraordenação:
· 12 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
· 18 no âmbito da legislação policial.
6. Ações de sensibilização:
· Onze no âmbito da campanha “Escola Segura”, tendo sido sensibilizados 398 alunos;
· Duas no âmbito da operação ”Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados onze idosos e distribuídos os calendários;
· Uma ação no âmbito do “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 12 comerciantes;
· Uma no âmbito do “Apoio a pessoas com deficiência”, tendo sido sensibilizadas cinco pessoas com deficiência.
Silves | ESPETÁCULO NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO COM ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL FOI CANCELADO
94,5% dos venezuelanos na mais extrema pobreza
Nova Pesquisa de Condições de Vida, apresentada em Caracas pela Universidade Católica Andrés Bello, revelou que 94,5% dos venezuelanos caíram abaixo do nível de pobreza, sendo que 76,6% deles estão abaixo da linha de pobreza extrema, informou o jornal espanhol “El País”.
Nem os envios de combustíveis do Irã para a Venezuela impediram a paralisação quase total do país, provocada pela escassez do petróleo, o que agravou a recessão.
O desemprego afeta 8,1 milhões de venezuelanos. Os que ainda têm trabalhos são 7,6 milhões, mas grande parte deles com jornada de apenas quatro horas.
ABIM
As Aldeias Vinhateiras do Douro
Espero que o ano tenha começado bem e com saúde. Pela minha parte, tenho saudades de sentir a liberdade da estrada, mas tenho optado por ser muito (demasiado?) cauteloso, até porque com miúdos em idade escolar o bicho pode entrar cá em casa a qualquer momento. Ou seja, ainda não tenho viagens marcadas, mas ando a pensar nisso...
Dito isto, tenho uma pergunta a fazer:
- sobre que destinos gostaria de ter conteúdos novos no blogue Alma de Viajante? Algum destino em particular cujas dicas poderiam ser úteis? Quem sabe não me dá ideias para uma próxima viagem...
De resto, continuo a fazer muitas coisas em Portugal, nomeadamente para o projeto Rostos da Aldeia. A esse respeito, espreite a conta de Instagram e, se gostar, siga-a, por favor - será uma grande ajuda. A propósito, hoje foi lançado mais um episódio, desta feita sobre Favaios, uma das Aldeias Vinhateiras do Douro. Eis o vídeo documental acabado de lançar.
Não tendo mais novidades, coloco-me ao dispor para o que possa ser útil no planeamento das suas próximas viagens. Há muitos artigos com dicas no Alma de Viajante mas, em todo o caso, cá estarei para ajudar no que puder.
Desejo uma vez mais que este novo ano nos permita voltar às viagens. E, antes de me despedir, relembro que pode utilizar os seguintes links para fazer reservas. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda. Muito, muito obrigado.
- Reservar hotéis através deste link;
- Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
- Excursões e ingressos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
Grande abraço e votos de um excelente mês de fevereiro,
Filipe Morato Gomes
P.S. Fiz um vídeo para um evento chamado Tratar o Cancro por Tu. É uma outra viagem...
HISTÓRIA E MEMÓRIA DE TEMPLOS QUE DESAPARECERAM E QUE PERDURAM NA COVILHÃ
Livros | Um olhar sociológico sobre a marijuana: um clássico americano
Castelo de Paiva | Medida social ajuda famílias carenciadas: CÂMARA MUNICIPAL GARANTE CONTINUIDADE DO APOIO DO “CHEQUE FARMÁCIA” EM 2022
Na sequência da implementação da medida social “ Cheque Farmácia “, em prática desde Março de 2014, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva aprovou na sua ultima reunião ordinária, renovar o Acordo de Parceria com as quatro farmácias do concelho, garantindo continuidade em 2022 deste apoio social, que visa apoiar aqueles paivenses que estão numa situação comprovada de carência económica, garantindo através deste auxilio, que ninguém deixe de ter acesso à medicação necessária e aos cuidados mínimos de saúde.
A implementação da medida Cheque Farmácia tem ganhado cada vez mais visibilidade em Castelo de Paiva e apresenta-se como uma necessidade premente, visando apoiar residentes, comprovadamente carenciados economicamente, evidenciando-se o empenhamento politico do actual Executivo Municipal, agora liderado por José Rocha, em manter estes programas com impacto decisivo na erradicação da pobreza e da exclusão social, com o objectivo de reafirmar e reforçar a tomada de medidas que promovam a solidariedade, a justiça e coesão social e, tendo em conta que é do conhecimento geral e, em especial, dos diversos serviços públicos e outras entidades que prestam atendimento às pessoas e ou famílias, a frágil situação económica que presentemente os afecta, sobretudo no que respeita à aquisição dos medicamentos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.
Recorde-se que, esta importante medida social, que já contemplou mais de 1287 agregados familiares desde a sua criação, estabelece uma comparticipação financeira, orientada para a aquisição de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar, nomeadamente fraldas para adultos acamados, leite até um ano de idade, vacina Provenar e Rotavirus, bem como outros medicamentos e pomadas.
Esta parceria é assumida tendo em conta o papel das farmácias do concelho no apoio e no fornecimento de serviços que promovem uma melhor saúde e, em consequência, uma melhor qualidade de vida ao utente, considerando também o papel preponderante do Município na prossecução de objectivos e afins, dentro das suas próprias atribuições e competências, nomeadamente, encontrar respostas eficazes para as necessidades das pessoas mais desprotegidas, para além de que, a situação económica que se vive é hoje um problema reconhecidamente grave, que atinge um grande número de pessoas, com consequências na satisfação das necessidades básicas, exigindo dos poderes públicos maior intervenção, garantindo-lhes e facilitando-lhes o acesso a determinados recursos, bens e serviços e que se reconhece que é necessário apoiar os estratos sociais mais desfavorecidos na aquisição de medicamentos.
Poderão beneficiar do Cheque Farmácia os agregados familiares que se encontram em comprovada situação económica precária, e sinalizados nos termos do Regulamento aprovado pelos serviços de Acção Social da autarquia paivense, tendo o presidente da edilidade, José Rocha, evidenciado a este propósito, o sucesso e o interesse desta medida social, gizada para atenuar as dificuldades que muitos agregados familiares paivenses, em particular os mais carenciados e desprotegidos, têm em garantir os mínimos cuidados de saúde, lembrando o autarca que, apesar das restrições financeiras e com a politica de rigor que tem que ser assumida, não é fácil manter estas medidas actualizadas, mas que elas enquadram-se nas politicas de proximidade que a Câmara Municipal quer continuar a desenvolver, com empenhamento e responsabilidade.
Carlos Oliveira
Proença-a-Nova | Munícipes já podem recorrer ao Portal dos Serviços Online da autarquia
Águeda | Empreitada de águas residuais da Aguieira, Outeiro e Mourisca do Vouga arrancou ontem
Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “MESTRE NA LENTE” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA
O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição coletiva de fotografia “Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado”, no próximo sábado, 5 de fevereiro, pelas 15h00, seguida de uma tertúlia com a família do escultor.
Procura por procedimentos estéticos e cirurgia plástica aumenta durante a pandemia
Rinoplastias, rejuvenescimento facial, cirurgia das pálpebras, substituição de próteses aumentos mamários e de glúteos foram os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos mais procurados durante a pandemia. Em todos eles foi verificado um aumento da procura, com destaque para as rinoplastias com um crescimento de 144%. Dados revelados pela Up Clinic que demonstram uma preocupação e tendência dos portugueses para investir mais na imagem.
Na análise da Up Clinic, salienta-se ainda o crescimento na generalidade dos procedimentos minimamente invasivos ser verificado nas faixas etárias mais jovens designadamente nas pessoas na casa dos 30 e 40 anos. E isto tanto em mulheres como em homens, tendo ainda aumentado em cerca de 15% o número de homens que recorrem a estes procedimentos sem dowtime.
«Ao invés de outras necessidades que eram mais importantes no período pré pandémico como por exemplo gastos em deslocações, na aquisição de viaturas ou ainda em férias - que não foram realizados pelo confinamento e restrições existentes – a prioridade passou mesmo a ser a própria pessoa e o seu corpo», justifica Tiago Baptista Fernandes, diretor clínico de cirurgia plástica e fundador da UP Clinic.
Além do aumento exponencial das rinoplastias, na face verificou-se uma elevada procura pela cirurgia periocular, rejuvenescimento das pálpebras e sobrancelhas, com um aumento de 55% nas blefaroplastias ou cirurgias das pálpebras.
No corpo, os procedimentos que se destacam comparativamente aos anos anteriores à pandemia, são as cirurgias para substituição das próteses (60%), seguidas dos aumentos mamários com ou sem lifting (40%) e o aumento de glúteos (40%).
«Analisando o perfil e as motivações dos nossos pacientes constatamos uma mudança de paradigma nas prioridades e notamos uma vontade maior das pessoas “investirem” nelas próprias. A possibilidade de poderem trabalhar em casa com a modalidade de teletrabalho e evitarem a exposição após um procedimento, principalmente na cirurgia plástica, também deverá ser considerado», conclui Tiago Baptista Fernandes.
Na área não cirúrgica, houve uma maior procura pelos procedimentos de rejuvenescimento facial quando comparados com os corporais, tendência esta já completamente consolidada. Atente-se que enquanto no período pré pandémico o rácio era de 70% de face vs 30% de corpo, durante a pandemia este rácio passou para 90% de face vs 10% de corpo relativamente aos procedimentos de medicina estética.
A utilização de máscara imposta pela pandemia, levou a que a zona do rosto mais exposta fosse a do terço superior na face, que vai que vai da raiz do cabelo até a linha da sobrancelha, e que passasse a ser vista como uma prioridade para muitos. O procedimento que teve maior crescimento foi a Hialoestrutura®, rejuvenescimento global e integral da face e pescoço, com 30% de aumento. Os tratamentos da zona periocular aumentaram cerca de 20% onde as olheiras e a pálpebras foram as principais preocupações.
«Outra tendência também já consolidada - e fruto do conceito praticado Up Clinic - foi a maior preocupação com a abordagem integrada e holística da face, pescoço e decote ao invés da correção de pequenos problemas isolados o que naturalmente permite alcançar melhores e mais duradouros resultados», acrescenta Vítor Figueiredo, médico de medicina estética e fundador da UP Clinic.
Devido à menor exposição solar houve uma estabilização dos peelings e lasers efetuados, tendo sido largamente compensados pelo aumento dos tratamentos com injetáveis e fios, respetivamente na face e pescoço. Neste sentido, a melhoria da qualidade da pele também representou uma importante motivação com um aumento de 20% na procura dos tratamentos com este propósito.
Sobre a Up Clinic
A Up Clinic apresenta-se com um novo conceito de saúde integrado, focado em aumentar a autoestima e em promover o bem-estar físico, psicológico e social através de procedimentos corretivos e preventivos para atingir e manter o bem-estar; com a adoção de estilos de vida saudáveis. Este conceito de saúde nasceu na Cirurgia Plástica e Medicina Estética, mas guiado pela inovação que marca o seu ADN, juntou o Smart-aging, a Nutrição, a Ginecologia, os mais avançados equipamentos da indústria e a atividade física de modo a prestar uma experiência de saúde integrada baseada no desenvolvimento de um estado completo de bem-estar físico, psíquico e social.
Site: www.grupohpa.com/pt/UP-HPA | Instagram: www.instagram.com/up_hpa
Arouca | Escola de Trail Running “Sapatilhas Verdes” chega a Escariz
A Escola de Trail Running “Sapatilhas Verdes” está a chegar ao Complexo Desportivo de Escariz. As inscrições para os treinos da modalidade são gratuitas e encontram-se abertas para maiores de 6 anos, através do preenchimento de um formulário disponível em https://forms.gle/
Depois do rápido sucesso obtido na abertura da Escola de Trail Running, no Complexo Desportivo de Arouca, o projeto é alargado a Escariz, com arranque previsto para fevereiro, sob orientação da equipa técnica dos Complexos Desportivos Municipais. Divididos em três escalões de aprendizagem, os treinos já têm calendário definido: Trail Kids (6-11 anos) às terças-feiras, pelas 18h15; Trail Iniciação (a partir dos 12 anos) às quartas-feiras, pelas 19h15; e Trail Pro (a partir dos 12 anos) às sextas-feiras, pelas 19h00.
A modalidade consiste em corrida por percursos naturais, muitas vezes efetuada através de trilhos, caminhos e percursos alternativos, alguns deles acessíveis apenas a pé. Na última década, tem vindo a captar cada vez mais praticantes a nível nacional e, em Arouca, desde o lançamento deste projeto, em outubro de 2021, as “Sapatilhas Verdes” são já 66, divididas pelos escalões Kids (10), Iniciação (33) e Pro (23).
“Sou de Arouca, mas acabei por conhecer este território através de trilhos e lugares encantadores que nem sabia existirem. Além disto, são evidentes os benefícios, não só em termos de perda de peso, como em ganho de massa muscular e aumento de resistência”, assegura Maria Carrola, aluna da escola de trail que, aos 45 anos, afirma nunca ser tarde para começar. “Já frequentava as aulas de hidroginástica no Complexo Desportivo de Arouca e isto foi uma nova experiência. Achei que desistiria ao primeiro ou segundo treino por não ter preparação física para progredir, mas estava enganada. Ninguém fica para trás e os treinos têm sido muito bons, quase sempre no terreno, seja por estrada, ciclovia ou caminhos pedestres”.
Com objetivo de promover um estilo de vida saudável, através da prática de atividade física ao ar livre e em comunhão com o meio natural, esta escola de trail procura, de igual modo, sensibilizar os participantes para a importância da preservação e conservação da natureza.