LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Inclusão do Direito de Petição no Regimento da Assembleia Municipal de Condeixa

A 18.04.2022 foi aprovada por unanimidade a proposta de inclusão do Direito de Petição no Regimento da Assembleia Municipal de Condeixa, pela Deputada Gisela Almeida, reforçando assim a literacia política cidadã e incentivo à mobilização e participação cidadã nas propostas de melhoria para a vida em comunidade.
Joaquim Carlos às 22:01 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | BRIGADA DE VIGILÂNCIA MÓVEL PATRULHA CONCELHO PARA PREVENIR INCÊNDIOS

A Brigada de Vigilância Móvel do Serviço Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande entrou em funções no dia 2 de maio, para garantir a prevenção de incêndios.

No ano de 2022, a Brigada de Vigilância irá operar durante um período de 6 meses, entre maio e outubro.  A equipa é constituída por dois elementos e equipada com um VLCI (Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios).

Terá como principais funções:
- Vigilância, deteção e alerta de focos de incêndios;
- Sensibilização para comportamentos de risco (uso do fogo – queimas e queimadas);
- Sensibilização e fiscalização de proprietários de terrenos junto de habitações para fazerem a gestão de combustível florestal;
- Auxiliar nas ações de rescaldo;
- Realização de ações de vigilância pós incêndios para minimizar a ocorrência de reacendimentos/reativações.

Este serviço representa um investimento para o Município da Marinha Grande de cerca de 14.000,00 euros, acrescidos de IVA.
Joaquim Carlos às 21:59 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | FUNDAÇÃO INATEL CONHECE CONCELHO PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS


O Município da Marinha Grande recebeu, no dia 28 de abril, uma comitiva da Fundação Inatel, que se deslocou ao concelho para conhecer os principais pontos de interesse, com o objetivo de criar roteiros turísticos deste território.
A comitiva da Inatel contou com a presença do diretor da Inatel Leiria, Acácio Sobreira; da diretora de Serviços de Turismo, Anabela Correia; coordenadora da Direção de Serviços, Joana Azinheira e da programadora nacional, Ana Cubal. Esta comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pelo adjunto do presidente, Nuno Brito; pela chefe da Divisão de Turismo, Ana Carvalho e por técnicas municipais da área do Turismo.
A visita integrou a receção no Salão Nobre, passagem pelo Auditório da Resinagem para a visualização de filmes turísticos do concelho, visita aos museus municipais e oficinas de trabalho do vidro, ao vivo. Foram realizadas visitas a unidades hoteleiras, a restaurantes, às praias de São Pedro de Moel e Vieira de Leiria, para mostrar as potencialidades e diversidade do concelho.




Joaquim Carlos às 21:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

Fotorreportagem: O II TOCHA PLOGGING FOI UM SUCESSO


O II TOCHA PLOGGING, realizado pela IPSS Progresso e Vida, na Praia da Tocha no último sábado, dia 30 de Abril, saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Foi muito gratificante contar com mais de duas centenas de pessoas distribuídas por vários grupos, que incluíam crianças, jovens, adultos e até alguns idosos, coordenadas por elementos do Atletismo Clube da Tocha, pelos chefes do Agrupamento de Escuteiros da Tocha e por professores do Agrupamento de Escolas Gândara Mar e que, munidas de luvas e sacos próprios fornecidos pela INOVA, percorreram o areal da Praia da Tocha e a zona urbana, em descontraídas caminhadas ou ligeiras corridas de manutenção, apanhando o lixo que iam encontrando pelo caminho.

É este o conceito do PLOGGING: apanhar o lixo que se encontra no caminho enquanto se pratica desporto através de caminhadas ou leves corridas de manutenção.

Foram recolhidos cerca de 600 Kg de lixo na sua maioria plástico indiferenciado, mas onde não faltou também os cotonetes, as palhinhas, as beatas dos cigarros, as tampinhas, os isqueiros, etc.

A organização da segunda edição deste inovador evento foi uma iniciativa da IPSS Progresso e Vida da Tocha, que, tal como tinha feito na primeira edição, juntou a solidariedade às vertentes desportiva e ecológica. De facto, a participação foi feita com uma inscrição no valor de 5 euros cuja receita, juntamente com os apoios das empresas patrocinadoras, reverteu para as diversas respostas sociais que a Instituição desenvolve.

A Progresso e Vida contou com o apoio institucional das autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede e da Empresa Municipal INOVA.

Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Contámos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood.

O grande sucesso desta iniciativa está também ligado ao seu planeamento e organização, onde destacamos o importante papel das funcionárias da Progresso e Vida, sobretudo das suas chefias intermédias e ao facto de termos podido contar, para além dos já referidos parceiros Institucionais, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Inova, com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e do associativismo da Freguesia da Tocha.

Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco Escola, Eco Freguesia e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.

No final do evento, durante o descontraído convívio entre todos os participantes foi partilhado um lanche saudável em frente ao Centro de Interpretação da Arte Xávega e, em ambiente muito informal, usaram da palavra o Presidente da Progresso e Vida, Maia Gomes que manifestou a sua gratidão pelos apoios recebidos e destacou que o sucesso do evento se deveu à entusiástica participação e envolvimento de todos; o Engª Francisco da INOVA que deu algumas informações sobre o processo da limpeza da Praia que há vários anos está a cargo da INOVA; o Presidente da Junta de Freguesia José Manuel Cruz que enalteceu o evento e desafiou o associativismo da Freguesia a desenvolverem iniciativas semelhantes que possam ser incluídas no projeto Eco Freguesia em curso, tendo encerrado o Vereador Fernando Pais Alves que felicitou a Instituição pela iniciativa e todos os presentes pela participação e referindo que este evento contribui para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.

Depois do enorme êxito desta segunda edição e tendo em conta o desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania que o II TOCHA PLOGGING representou, e tendo ainda em conta as Diretivas Nacionais e Europeias e os novos tempos que aí vêm de foco na Transição Climática, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência, é desejo da Progresso e Vida realizar no próximo ano de 2023 o III TOCHA PLOGGING, deixando ainda a sugestão e o desafio de que este conceito e este exemplo coletivo de cidadania possa ser replicado por todo o Concelho e por todo o País.



O Litoral Centro associou-se desde a primeira hora a este evento, divulgando-o e congratula-se pelo sucesso alcançado. O ambiente agradece.




Joaquim Carlos às 21:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Ministra da Saúde garante que ainda não há casos de hepatite atípica em crianças em Portugal

Causa da doença não é conhecida.

Em relação aos casos de hepatite atípica, a ministra da Saúde, Marta Temido, garante que ainda não há casos em Portugal. A causa da doença até ao momento não é conhecida.

A Organização Mundial da Saúde e cada um dos países – e Portugal através da Direção-Geral da Saúde e através do grupo de trabalho constituído – está a acompanhar a evolução da situação”, afirma.

SIC Notícias
Joaquim Carlos às 21:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Rússia banida. Portugal vai ao Europeu de futebol feminino pela segunda vez

Competição será disputada entre 6 e 31 de julho.

UEFA excluiu a Rússia, esta segunda-feira, da fase final do Europeu de futebol feminino e Portugal vai ficar com a vaga da seleção russa, que tinha eliminado a equipa lusa no play-off.

A seleção nacional fará parte do grupo C da prova europeia, juntamente com a Holanda, Suécia e Suíça. A competição será disputada em Inglaterra, entre 6 e 31 de julho.

Cátia Carmo / TSF
Joaquim Carlos às 21:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

Assembleia Municipal de Mira aprova contas de 2021 com “recorde de investimento”


Na passada quinta-feira, dia 28 de abril, realizou-se a Assembleia Municipal de Mira em que foram apreciados e votados o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas relativas a 2021.

No momento da apresentação dos referidos documentos, o Presidente do Município teve oportunidade de fazer uma pequena resenha dos principais desafios e dificuldades enfrentadas ao longo de 2021, com especial ênfase, em todo o trabalho que foi necessário continuar a desenvolver de combate aos efeitos da crise pandémica sobre o tecido económico e social do Concelho de Mira.

Nos documentos apresentados é possível verificar que, em 2021, o Município de Mira atingiu um valor record de investimento, isto é, ao longo do ano executou um conjunto de projetos de investimento que totalizaram 4,9 Milhões de Euros, valor nunca antes atingido pelo Município.

Tal como referido na apresentação feita pelo Presidente da Autarquia, Raul Almeida, o forte investimento público efetuado ao longo de 2021 é o corolário de uma estratégia definida pelo executivo Municipal e que está assente em dois pilares fundamentais.

Em primeiro lugar na aposta em retirar o máximo partido das oportunidades disponibilizadas pelos fundos comunitários para alavancar a capacidade de realização de um conjunto de infraestruturas indispensáveis para a melhoria do bem-estar dos cidadãos que, cada vez mais, escolhem o Concelho de Mira para viver e/ou trabalhar.

E também na diminuição em 1,5 Milhões de Euros da Despesa Corrente do Município que permitiu libertar os recursos financeiros necessários para reforçar a despesa de investimento.

Também foi destacado a manutenção de elevadas taxas de execução, quer da despesa, quer da receita, o que é um importante indicador da forma criteriosa e responsável como é elaborado e executado o orçamento municipal.

Da leitura do documento ressalta igualmente os quase 14,5 Milhões de Euros de Receita Total arrecada durante o ano, o que não só representa um crescimento de 8% face a 2020, como representa o valor mais elevado alcançado pelo Município. Para este registo em muito contribuíram os quase dois milhões de euros recebidos de fundos comunitários. O Presidente da Autarquia referiu ainda que a gestão eficiente do orçamento permitiu uma melhoria bastante significativa dos resultados financeiros do Município, tendo sido possível fechar o ano com um Resultado Operacional positivo e sem qualquer pagamento em atraso.

Foi ainda destacado que, apesar dos avultados investimentos públicos que têm sido executados nos últimos anos pelo Município de Mira, a sua robustez financeira mantém-se praticamente inalterada, situação atestada por uma margem endividamento total, superior a 10,5 Milhões de Euros. Em suma, o Edil defendeu que o Município tem hoje uma importante folga financeira que, caso venha a ser necessário, lhe permitirá recorrer ao crédito para executar investimentos estruturantes para o Município.

Apesar dos resultados históricos alcançados, o Executivo Municipal não deixou de manifestar alguma preocupação relativamente à execução do Orçamento do presente ano de 2022, isto é, foi expressada bastante preocupação relativamente aos impactos que a pandemia, a guerra na Ucrânia e outros fatores estão já a ter sobre determinados custos como sejam a energia, combustíveis e matérias-primas, em suma, existe alguma apreensão relativamente ao impacto que o aumento generalizado dos preços (inflação) poderá ter sobre, não só as finanças municipais, mas sobretudo sobre a vida das empresas, instituições e famílias de mira.

Neste contexto, o Presidente da Câmara deixou uma garantia que tudo fará para continuar a assegurar uma gestão financeira pautada por grande rigor e exigência que permita manter o nível de investimento público em infraestruturas essenciais ao desenvolvimento do Concelho e, que, simultaneamente, possibilite continuar e, se necessário reforçar o apoio aos cidadãos e instituições mais afetadas por este contexto económico mais adverso.

Submetidos a votação, os Documentos de Prestação de Contas vieram a ser aprovados com os votos favoráveis da bancada do PSD e a abstenção do Partido Socialista e do Deputado do Chega.
Joaquim Carlos às 21:35 Nenhum comentário:
Compartilhar

Secretária de Estado das Migrações deixa Governo por uma “razão pessoal de força maior”


Sara Abrantes Guerreiro foi exonerada "a seu pedido" um mês depois de tomar posse. Para o seu lugar entra Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.
A informação é adiantada pela Presidência da República. Sara Abrantes Guerreiro deixa o Governo um mês depois de assumir o cargo e vai ser substituída por Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues. Marcelo Rebelo de Sousa fez saber que a saída prende-se com razões pessoais e não devido ao caso dos refugiados ucranianos em Setúbal.

"O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues", lê-se em nota publicada no website da Presidência da República.

"A posse terá lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, esta segunda-feira, dia 2 de maio, pelas 19h30m", lê-se ainda.

Aos jornalistas, a partir de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que a sua saída "é por uma razão pessoal, não é nenhuma razão política”. "Uma razão pessoal de força maior surgiu e obrigou a senhora Secretária de Estado a pedir a demissão e a ser substituída imediatamente", explicou, negando ter algum tipo de ligação ao caso dos refugiados ucranianos acolhidos em Setúbal por russos alegadamente pró-Putin.

Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que esta substituição no Governo “ocorre a pedido da própria” Sara Abrantes Guerreiro “e por motivo de doença”.

O motivo para a substituição imediata, justificou Costa ao Presidente da República, deve-se à especial importância que o cargo assume "mais do que nunca devido à vinda dos refugiados da Ucrânia", disse Marcelo.

Isabel Rodrigues, que tem 57 anos, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019.

No XXIII Governo Constitucional, o terceiro liderado por António Costa, a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações é tutelada pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Nas últimas eleições legislativas, em 30 de janeiro, Isabel Rodrigues candidatou-se em terceiro lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral dos Açores e teve assim entrada direta como deputada na Assembleia da República.

Isabel Rodrigues desempenhava as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

Licenciada em Direito, advogada de profissão, Isabel Rodrigues desempenhou já as funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, foi secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Joaquim Carlos às 18:33 Nenhum comentário:
Compartilhar

MAIO “INSPIRA FAMÍLIA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 O Município de Silves promove, durante o mês de maio, a exposição temática “INSPIRA FAMÍLIA”, na Biblioteca Municipal de Silves.
Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, sugestões no âmbito da promoção do livro e da leitura, que apelam à importância da família.
 

Em maio destacamos para si:
 
“Nada no amor é por acaso”, de Eduardo Sá
Sinopse
Nos seus sessenta e muitos anos, Artur era um psiquiatra que gostava de trocar pílulas por histórias. Pelo seu consultório passavam pais em desespero, o ocasional suicida…Todos lhe depositavam no colo sonhos e dramas. Ele escutava, coração aberto q.b., olho distraído no ponteiro do relógio.
Até que um dia lhe entrou pela porta Luísa, de longos cabelos dourados, a beleza escondida num camisolão pesado. Trazia com ela muitos passados, cicatrizes de amantes que foram ficando pelo caminho: "Vou acumulando uma despensa cheia de destroços no meu coração. E depois já não é uma despensa; é uma despensa e uma garagem. E depois são destroços por todo o lado. E pronto! Estou aqui. Com um bocadinho de esperança em si. Nem sei porquê."
“Memórias do futuro: narrativa de uma família”, de Daniel Sampaio
Sinopse
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade - o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória.
 
“Os meus, os teus e os nossos: novas formas de família”, de José Gameiro
Sinopse
Um psiquiatra – que é também um especialista da terapia familiar – discorre, num tom mais vivencial do que teorizante, acerca das chamadas “novas famílias2, da sua estrutura, das suas tensões internas, da sua sobrevivência enquanto unidades familiares complexas, ricas de contrastes. Estamos perante uma reflexão, em que a teoria ressalta naturalmente da prática, sempre sob o estímulo da afetividade – esforço em que compreender significa ser compreendido.
 
“Para que servem os avós? A importância dos avós na vida dos netos”, de Pedro Strecht
Sinopse
Para que servem os Avós?" é uma interrogação que tem tanto de natural como de perplexo. Como tão bem diz o autor, "os avós são um rio que sempre se interroga". Por isso, nos convida, com profunda sensibilidade, a um itinerário na primeira pessoa do singular. Através de uma avó que, num registo diarístico, nos interpela.
 
“A razão dos avós”, de Daniel Sampaio
Sinopse
Perante a diversidade actual dos modelos familiares, fará sentido continuar a falar da importância da família? Os valores que cimentaram a História de uma geração devem ser esquecidos ou, pelo contrário, transmitidos aos mais novos? A fragmentação de muitos casais pelo processo de divórcio conduz sempre a um corte emocional com a família alargada, ou pode proporcionar uma reflexão sobre a continuidade dos elos significativos através das diversas gerações?
“O livro dos avós”, de Eleanor Berman
Sinopse
Como tirar o melhor partido das suas aptidões com netos de todas as idades.
 
“Os pais e as mães”, de Aldo Naouri
Sinopse
A evolução recente da nossa sociedade veio alterar profundamente a dinâmica da família. Como resultado, as doenças infantis estão, no mundo ocidental, praticamente erradicadas ou controladas, mas os problemas a nível comportamental e de desenvolvimento afetivo tomaram o seu lugar – problemas que ameaçam, tanto a longo como a curto prazo, criar uma cisão irreparável na família enquanto instituição.
 
“A maternidade e a vida profissional”, de T. Berry Brazelton
Sinopse
Um dos maiores desafios que se colocam aos pais de hoje é a resolução do conflito que se gera entre a vida profissional e a vida familiar. Na sequência da chegada de um novo membro à família, muitos pais sentem que têm de se desdobrar para ter o tempo e a atenção necessários para criar o filho sem deixarem de ser eficientes no trabalho. T. Berry Brazelton, na qualidade de pediatra experiente e reconhecido, oferece linhas de orientação para a conciliação de ambos.
 
“Senhores do nosso destino”, de Nuria Chinchilla
Sinopse
É possível conciliar a vida profissional, familiar e pessoal? Esta é, sem dúvida, uma pergunta que está na boca de todos e que cada vez será feita com maior insistência, já que se trata de um dos problemas pior resolvidos na nossa sociedade. Este livro, escrito por duas reputadas especialistas, dá respostas para enfrentar esta complexa situação.
 
“Televisão, família e escola”, de Manuel Pinto
Sinopse
Na era contemporânea, além da existência basilar da família e da escola no desenvolvimento, estruturação e aculturação do ser humano, emerge outra forma de interação: a televisão. Conhecida como a caixinha mágica, a avozinha eletrónica ou baby-sitter dos jovens, a televisão tem lugar de destaque nas nossas casas, sendo muitas vezes a única forma de comunicação das famílias.

 

Joaquim Carlos às 16:47 Nenhum comentário:
Compartilhar

Funcionários do Município de Cantanhede realizaram formação outdoor na Região Oeste do país

 

Mais de 100 funcionários da Câmara Municipal de Cantanhede e da INOVA-EM estiveram este fim de semana envolvidos no Cantanhede Trophy, ação de formação outdoor organizada conjuntamente pelo setor de Recursos Humanos e pelos Serviços Sociais da autarquia. Entre 29 de abril e 1 de maio, a comitiva esteve nos concelhos da Nazaré, Torres Vedras, Peniche e Mafra, onde realizou atividades estruturadas em torno de objetivos habituais neste género de iniciativas e cumpriu um diversificado programa social que incluiu visitas a locais de interesse patrimonial.

Numa mensagem dirigida aos intervenientes, a presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio, congratulou-se com “o regresso ao Cantanhede Trophy, três anos depois da última edição”, sublinhando “a importância da confraternização entre todos os setores da autarquia, sem perder nunca de vista os objetivos a que se destina, designadamente ao nível das dinâmicas de grupo, trabalho de equipa, liderança, desenvolvimento profissional e reforço das relações interpessoais”.

A autarca referiu ainda que “depois do prolongado confinamento que fomos obrigados a cumprir devido à pandemia de Covid-19, há de novo um grande entusiasmo no modo de encarar experiências que induzem benefícios individuais e coletivos, na perspetiva de que o mais importante é participar, partilhar e conviver, tendo em vista a consolidação da cultura organizacional da Câmara Municipal de Cantanhede”.

No dia 30 de abril, a primeira paragem foi na Nazaré, onde a organização procedeu à constituição das equipas, após o que se seguiu uma viagem no ascensor funicular, uma passagem pelo farol do Forte de São Miguel Arcanjo – o melhor local para observar a onda gigante –, e a visita à exposição de trajes de pescadores dos anos 30 e 40, no Centro Cultural na Nazaré, onde Helena Teodósio trocou lembranças com Walter Chicharro, presidente daquele Município, que esteve acompanhado de Manuel António Sequeira, número dois da autarquia.

À tarde, já em Óbidos, depois da receção de José Joaquim Pereira, vice-presidente do executivo obidense, e dos vereadores Ana Margarida Marques Reis e Telmo de Sousa Félix, e da troca de lembranças, as equipas partiram à descoberta do centro histórico da cidade através de um exigente peddy paper sobre o património local, de acordo com um guião previamente definido pelos serviços de turismo locais.

No sábado, 30 de abril, o Cantanhede Trophy decorreu no Município de Peniche, cuja Câmara Municipal também ofereceu lembranças, e o programa consistiu numa viagem de barco às Berlengas, onde os participantes realizaram uma caminhada com passagem pelos principais pontos de interesse da ilha.

No dia seguinte, 1 de maio, a manhã foi inteiramente preenchida com atividades de team building com desafios de destreza e criatividade e outros exercícios para estimular o reforço das dinâmicas de grupo. A jornada terminou à tarde, no Palácio Nacional de Mafra, onde os participantes foram recebidos por um representante da autarquia nos claustros do monumento para assistirem a um concerto do carrilhão, pelo carrilhanista residente, Abel Chaves.


Joaquim Carlos às 16:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 21, Maio 2022

Apesar das sérias dificuldades financeiras que a ADASCA tem vindo a viver, desde o início do ano em curso, continuamos com mesma teimosia de sempre, em manter a edição do Boletim InfoADASCA como um meio, para levar ao conhecimento dos dadores de sangue que se dirigem ao Posto Fixo afim de ali fazerem a sua dádiva, e, às pessoas amigas, não só as actividades que têm sido desenvolvidas, artigos sobre diversos temas, e, claro, colocando a todos a par das sérias dificuldades vividas nestes últimos meses.

Meio ano sem apoios financeiros da parte de quem nos devia apoiar: o IPST. Construi-se uma imagem sobre os dadores de sangue, com a ajuda das associações que se arrogam seus legitimas representantes, em que tudo deve ser gratuito e nessa condição deve continuar. Este assunto é discutível. Para outros (muitos) não pode ser assunto.

O trabalho que é desenvolvido junto da comunidade, onde cada associação se movimenta, tem sido minimizado, aliás, nem sequer interessa ser apreciado, debatido pelos responsáveis do IPST menos ainda pelo Ministério da Saúde, o que contribui para poupar centenas de milhares de euros não só em despesas em relação às tarefas a executar, como ainda na envolvência de recursos humanos.

Tudo voluntário, que maravilha. Somos País exemplar no modo como se “escraviza” em nome de uma causa dita de interesse público, mas, que factura milhões todos os anos.

Vamos reflectir sobre este assunto no próximo editorial do InfoADASCA. Incomoda? Claro que incomoda. Com os resultados alcançados por cada sessão de colheitas de sangue realizada, as associações em nada beneficiam - quanto muito, vivesse o sentimento do dever cumprido. Que espécie de dever? Só trabalho, chatices, desgostos, dores de cabeça e por vezes, sente-se a presença do IPST a mais na administração das associações.

Escrevo no plural, não porque seja porta-voz das outras, longe de tal pretensão, apenas por facilidade na composição do artigo. A desunião que se vive nesta área é doentia, facciosa, muitas das vezes agressiva na forma e no conteúdo. A desunião é alimentada por interesses há muito instalados, não permitindo grandes alterações. Para os tais que dela se alimentam, está bem assim, e, assim é para continuar. Há quem dê tudo e faça de tudo, para aparecer num jornal, ou numa televisão. Com os tais todo o cuidado é pouco. Será que pagam as contas com esse interesse? Seres sem convicções sólidas, podendo ceder os princípios mais básicos ao diabo.

Que maravilha de País… estás a fundar e ninguém se apercebe que há muito pedes socorro. Os dadores são solidários, não estúpidos, por muito ingénuos que a sua aparência demonstre.

Leiam com devida atenção o que vem neste Boletim, com destaque para o editorial: É DESMOTIVANTE, É REVOLTANTE, REPITO, É VERGONHOSO.

O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1575

Joaquim Carlos
Joaquim Carlos às 16:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

EXECUTIVO E DEPUTADOS MUNICIPAIS VISITAM AS OBRAS DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA “ÉVORA – ÉVORA NORTE”


Uma delegação composta pelo Presidente da Câmara, vereadores e Deputados Municipais, visitou, no dia 29 de abril, as obras da ligação ferroviária “Empreitada de Via e Catenária e Construção Civil do Sub-Troço Évora – Évora Norte”, responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal, SA (IP).
A visita à também chamada “Variante de Évora” teve o acompanhamento técnico dos Eng.ºs Carlos Fernandes, Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo da IP e Paulo Tavares, gestor de empreendimentos, que fizeram a apresentação da obra com informação detalhada sobre o decurso dos trabalhos. Os técnicos da IP prestaram todos os esclarecimentos solicitados pelos eleitos do Município, que incidiram maioritariamente sobre os potenciais efeitos negativos deste empreendimento para a população da área envolvente.

Conhecendo-se os constrangimentos que estas obras têm causado nas populações mais próximas, nomeadamente do Bairro de Santa Luzia, Tapada do Esquinaleiro, Quintas do Evaristo e Bairro da Caeira, mereceram particular atenção as questões relacionadas com o cumprimento do Plano de Gestão Ambiental, a implementação do Projeto de Integração Paisagística, as diversas soluções técnicas adotadas para mitigar a afetação da mobilidade das populações, bem como as garantias de segurança nas zonas de inserção dos novos entroncamentos.
Os representantes da empresa IP deixaram algumas garantias relativamente às questões apresentadas pelos eleitos, nomeadamente quanto ao restabelecimento da pavimentação dos acessos aos bairros, ligações às paragens de transporte público, minimização do nível do ruído e vibrações e, ainda, ao escoamento de águas pluviais.
Joaquim Carlos às 13:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | FADO, TEATRO E TALK SHOW EM MAIO NO TEATRO STEPHENS

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta, no mês de maio, o concerto da fadista Teresinha Landeiro, espetáculos de teatro e o talk show “Na Terra do Vidro”, oferecendo uma oferta cultura variada, para todos os tipos de público.

Não faltam motivos para o público vir ao Teatro Stephens, para usufruir dos diferenciados espetáculos, que têm como objetivo oferecer propostas para todos os tipos de público e gostos culturais.

A programação de maio é a seguinte:

7  de maio .  sábado . 21h30
FADO | TERESINHA LANDEIRO
Sinopse:
Teresinha Landeiro quer marcar de forma vincada o seu fado. É na casa Mesa de Frades (Alfama, Lisboa) que se revela semanalmente e é o ponto de partida para construção de um currículo invejável apesar de muito jovem. O Centro Cultural de Belém e o Capitólio (Lisboa) assim como a Casa da Música (Porto) já receberam a jovem fadista e compositora, bem como eventos como Festival Caixa Alfama, EDP Fado Cafe NOS Alive e até a internacionalização no Festival de Fado em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Sevilha (Espanha). No ano de 2021 apresenta o novo álbum ‘Agora’ (SONY), que inclui música de autoria da própria Teresinha Landeiro, revelando um fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista. Teresinha Landeiro apresentou o seu novo disco dia 1 de Julho no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e seguiram-se presenças em eventos como o Santa Casa Alfama e Festa do Avante, bem como presença no Festival Fado Madrid.

Ficha artística:
Teresinha Landeiro - Voz
Luís Guerreiro - Guitarra Portuguesa
André Ramos - Viola de Fado
Ciro Bertini - Baixo
Duração - 60 minutos (aprox.)
Classificação Etária – M6
Preço – 10€
14 de maio . sábado . 21h30
TEATRO | TEATRESCO APRESENTA “AVIEIROS”  
Sinopse:
Mar ruim e pexe de fome
História de uma cachopa nascida numa família de pescadores, que vieram da praia da Vieira para o rio Tejo à procura de sustento para as suas pobres almas…
O rio é um jardim de pexe…
Olinda cedo foi dada, como era costume, ao cuidado a outra família do “mesmo pano”, mas com mais posses.
Os avieiros são os ciganos de um rio cheio de armadilhas…
Bem lhe dizia o padrinho: “Se um dia vires um pássaro, abala com ele...”

Ficha Artística:
Texto dramático de Pedro Wilson
Baseado no romance lírico “Avieiros” de Alves Redol
Produção do Teatresco
Encenação de Pedro Wilson
Figurinos São Trindade
Cenários de Pedro Wilson / Teatresco
Elenco:  Grupo de Teatro Teatresco
Duração – 50 minutos
Classificação Etária – 6 anos
Preço – 3€

21 de maio . sábado . 16h00
TEATRO | COLMEIA um projeto de TEATRO COMUNITÁRIO do Grupo de Teatro de Leiria LEIRENA
Sinopse:
Este é um projeto de teatro comunitário do Leirena que aposta na interação com grupos de instituições locais, dinamizando um conjunto de oficinas que culminaram com a apresentação dos mesmos no palco do Teatro Stephens, dos “atores” improváveis da Projetos de Vida Sénior, da APPACDM e do RECREARTE Grupo de Teatro Infantojuvenil.
Ficha artística:
Leirena
APPACDM 
Recrearte - Grupo de Teatro Infanto Juvenil
Projetos da Vida Sénior 
Duração - 60 minutos (aprox.)
Classificação Etária – M6
Preço - Gratuita

27 de maio . sexta . 21h30
TALK_SHOW | “NA TERRA DO VIDRO, JORGE HUMBERTO CONVIDA”
ARTISTA CONVIDADO
Sinopse:
Filho da terra, fortemente ligado às suas raízes, amigos e família, Jorge Humberto quer partilhar com a sua gente, os amigos que foram entrando e ficando de forma firme e forte na sua vida, na sua carreira.
O palco do Teatro Stephens será o espaço privilegiado para partilha de emoções, de conhecimento, de vivência e de história de uma vida ligada ao mundo da comunicação, do entretenimento, do espetáculo e do conhecimento.
No palco onde não faltarão instrumentos e acessórios para a partilha da vida, do conhecimento e da arte, seremos todos artistas, onde a imaginação, a criação e a qualidade impera sem fronteiras. Ali, aqui a coisa dá-se! A arte acontece.
Uns, são grandes nomes nacionais e internacionais com reconhecimento do grande público.
Outros, são grandes nomes da Marinha Grande que o grande público vai descobrir…
Ficha Artística:
Autoria e apresentação - Jorge Humberto Tihoti
Artista convidado - Luís Represas
Convidados - Mário Macatrão, Francisco Gomes, Isabel Neto
Banda Residente - Paulo Norte (Bateria) - Fred Noel (Guitarra) - Nuno Mendes - (teclados) - Luís Agostinho (Teclados) - Elsa Gomes (Voz)
Som - António Pisco
Imagem - Klassic, Lda
Transmissão - Pedro Filipe
Direção de Produção - Sandra Santos
Ass. Produção - André Marques
Produção - Klassik/Jorge Humberto
Realização - Miguel Filipe
Duração – 2h aprox.
Classificação Etária – M6
Preço – 10€

Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na bilheteira online em www.bol.pt

Recomenda-se aos espectadores que adquiram os bilhetes antecipadamente, através da bilheteira online (www.bol.pt) e compareçam no Teatro, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. Alerta-se que, depois de fechar portas, já não é permitida a entrada na sala.
Joaquim Carlos às 13:35 Nenhum comentário:
Compartilhar

Vencedor do Talentos AgitÁgueda vai atuar no Super Bock em Stock

 Bandas disputaram a primeira fase do Talentos AgitÁgueda, ontem no Centro de Artes de Águeda. A grande final vai acontecer em julho, no Festival AgitÁgueda

O Município de Águeda está a promover os Talentos AgitÁgueda, onde três bandas emergentes irão disputar, juntamente com três artistas selecionados no âmbito do projeto #OneStep4MusicFest, o acesso para atuarem no Festival Super Bock em Stock. Este projeto é uma iniciativa da Big Appetite 4 Music, que conta com a parceria e apoio da Música no Coração, empresa promotora do Festival Super Bock em Stock e de outros grandes festivais de música.

 

Ontem, dia 1 de maio, decorreu a primeira fase deste concurso, no Centro de Artes de Águeda, onde as bandas disputaram as atenções do júri. Desta audição concerto, serão selecionadas três bandas que juntar-se-ão aos três artistas resultantes do #OneStep4MusicFest para disputar a final, no palco do Festival AgitÁgueda, nos dias 4, 11 e 18 de julho. A decisão quanto às bandas selecionadas para a grande final será comunicada aos grupos até ao próximo dia 13 de maio.

Esta parceria entre o Município de Águeda e a Big Appetite 4 Music foi estabelecida em 2020 para o Festival AgitÁgueda desse ano, cancelado por força da situação pandémica e que se manteve nos últimos dois anos. Os grupos que ontem disputaram o seu lugar no AgitÁgueda foram selecionados de entre as dezenas que enviaram a sua candidatura ao Talentos AgitÁgueda de 2020.

 

Apostar em novos talentos e na criatividade cultural fazem parte da visão estratégica municipal para promover o concelho, mostrando a capacidade e dinâmica artística que se tem traduzido numa imagem muito positiva do Município.

“Águeda posiciona-se como um pólo produtor de arte e cultura e este concurso é um exemplo claro disso, com uma aposta em novos talentos nascidos para singrarem no panorama musical nacional e até internacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que no Talentos AgitÁgueda participaram grupos e artistas de todo o país.

 

O grande vencedor, escolhido sob os holofotes do AgitÁgueda, vai atuar no Super Bock em Stock, previsto para o final do ano.

Joaquim Carlos às 13:31 Nenhum comentário:
Compartilhar

Tribunal de Contas realiza auditoria ao IVAucher


Foi encontrado um “desvio” muito grande entre o valor orçamentado e executado.

O Tribunal de Contas (TdC) está a realizar uma auditoria ao programa IVAucher, anunciou hoje a juíza conselheira Ana Leal Furtado, assinalando o “desvio” muito grande entre o valor orçamentado e executado.

Dou conhecimento que estamos neste momento a realizar uma auditoria ao IVAucher. Por exemplo, aí também o desvio [entre o valor orçamentado e executado] é muito grande. Desde os 200 milhões de euros orçamentados foram executados 38 milhões de euros”, disse Ana Leal Furtado, numa audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, no âmbito da apreciação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Ana Leal Furtado, que foi ouvida conjuntamente com o presidente do TdC, José Tavares, respondia a uma questão do deputado social-democrata Hugo Carneiro sobre os valores orçamentados em várias rúbricas, a execução orçamental e os desvios detados.

A juíza conselheira considerou que “mais do que uma questão de transparência é uma questão de qualidade de execução”.

Os valores muitas vezes são orçamentados. A qualidade da execução é que fica muitas vezes aquém. Essa questão estrutural merece muito trabalho”, acrescentou.

O IVAucher foi um programa criado no Orçamento do Estado para 2021 para estimular o consumo em três dos setores mais afetados pela pandemia, no qual o contribuinte acumulava 100% do IVA suportado em despesas na restauração, alojamento e cultura, podendo mais tarde usar o valor acumulado para pagar até 50% em novos consumos naqueles setores.

De acordo com dados do Ministério das Finanças, os consumidores que aderiram ao IVAucher deixaram 11 milhões de euros do saldo acumulado por utilizar e uma parcela de 15% deste valor é revertida como dedução à coleta de IRS destes contribuintes.

Fonte oficial do Ministério das Finanças precisou à Lusa, em 16 de fevereiro, que o saldo acumulado pelos consumidores aderentes ao IVAucher foi de cerca de 49,2 milhões de euros, tendo os reembolsos totalizado cerca de 38,2 milhões de euros, “pelo que o remanescente é de cerca de 11 M€ [milhões de euros] “.

A mesma fonte oficial esclareceu ainda que o valor de 200 milhões associados ao programa “corresponde à dotação centralizada do subsídio IVAucher”.

Este valor foi estimado, numa ótica cautelar, tendo por referência o valor total do IVA constante das faturas – com e sem indicação de número de Identificação Fiscal – emitidas por empresas dos setores do alojamento, cultura e restauração no último trimestre de 2019 (i.e., no último trimestre pré-covid)”, esclareceu o Ministério das Finanças.

SIC Notícias/Lusa
Joaquim Carlos às 13:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

Homem procurado pela Interpol detido no Aeroporto de Lisboa


O cidadão detido integra a lista de criminosos mais procurados no país de onde é nacional.

Um homem com mandado de detenção internacional emitido pela Interpol por tráfico de droga, branqueamento de capitais e posse de arma proibida foi detido no sábado no Aeroporto de Lisboa, anunciou este domingo o SEF.

Segundo o SEF, a detenção ocorreu no sábado no Aeroporto de Lisboa quando o cidadão estrangeiro chegava de um voo de Istambul (Turquia) e se apresentou no controlo de fronteira com um documento de identificação emitido pelo Reino Unido.

Após recolha dos dados biométricos e efetuadas consultas às bases de dados à disposição do SEF, disparou um alerta positivo sobre indivíduo na base de dados da Interpol (…). Além da confirmação da nacionalidade do cidadão, verificou-se ainda que sob o mesmo pendia um mandado de detenção internacional, que determina a apresentação do mesmo junto do Tribunal da Relação, no prazo de 48 horas”, lê-se no comunicado de imprensa do SEF enviado à comunicação social.

O cidadão detido integra a lista de criminosos mais procurados no país de onde é nacional, sendo arguido em processos-crime pela prática de ilícitos, como tráfico de drogas, branqueamento de capitais e posse de arma proibida.

SIC Notícias/Lusa

Joaquim Carlos às 13:24 Nenhum comentário:
Compartilhar

Está de volta a pesca da sardinha


A pesca da sardinha reabriu hoje, às 00:00 horas, tendo a frota portuguesa 29.400 toneladas de limite global de descargas de capturas com a arte de cerco para 2022, segundo um despacho publicado na sexta-feira.

O diploma define, em cada dia de pesca, o limite de sardinha permitido descarregar ou colocar à venda, com um máximo de 495 quilogramas (quilos) de sardinha calibrada como T4, diferente para as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros (1.080 quilos), superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros (2.160 quilos) e superior a 16 metros (3.240 quilos).

O despacho interdita a captura, manutenção a bordo, descarga e venda de sardinha "em todos os dias de feriado nacional" e proíbe a transferência de sardinha para uma lota diferente da correspondente ao porto de descarga, bem como uma mesma embarcação descarregar em mais de um porto durante cada dia.

O dia de pesca corresponde a cada período de 24 horas, após o final da paragem de 48 horas durante o fim de semana, fixado por áreas de jurisdição das capitanias.

De Caminha à Figueira da Foz é das 00:00 de sábado até às 00:00 de segunda-feira, da Nazaré a Lisboa das 12:00 de sábado até às 12:00 de segunda-feira, de Setúbal e Sines é das 20:00 de sexta-feira até às 20:00 de domingo, de Lagos, Portimão e Sagres é das 18:00 de sexta-feira às 18:00 de domingo e de Faro a Vila Real de Santo António é das 18:00 de sexta-feira às 18:00 de domingo.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, lembra no preâmbulo do despacho que a pesca da sardinha é gerida de forma conjunta por Portugal e Espanha e que os dois países, numa abordagem precaucionária, têm vindo a fixar limites de capturas, de acordo com o aconselhamento científico.

"Portugal, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do recurso, analisa e debate as principais questões relacionadas com a gestão da pescaria no âmbito da comissão de acompanhamento [...] que estabelece restrições à pesca de sardinha com a arte de cerco na costa continental portuguesa", afirma no despacho.

Lembra ainda que Portugal e Espanha desenvolverem um plano plurianual para o período de 2021 a 2026 para a gestão da sardinha nas divisões 8c e 9a do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) que, para além de integrar uma regra de exploração para a fixação do nível anual das capturas, inclui medidas complementares para proteção dos juvenis e reforço das campanhas científicas de avaliação do estado do recurso.

Em conformidade com este plano, Portugal e Espanha decidiram adotar um limite de capturas para este ano de 44.262 toneladas, das quais cerca de 29.400 toneladas para Portugal (66,5%).

A associação representativa do setor da pesca da sardinha demonstrou na sexta-feira satisfação com o limite anual de capturas para este ano, assim como com outras decisões determinadas no despacho.

“O despacho corresponde às expectativas que o setor tinha, depois das conversações que teve com a tutela e do conhecimento que foi tendo das recomendações científicas”, afirmou à agência Lusa Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca (ANOP) do Cerco.

As decisões publicadas em despacho, concretizou, permitem ao setor “pescar um pouco mais do que em 2021, iniciar a atividade dia 02 de maio, quando no ano passado foi em meados de maio, e ter um limite diário um pouco maior, com 140 cabazes por dia, quase três toneladas”.

As possibilidades de pesca vão ainda “permitir que a frota opere até ao final de novembro”, contribuindo assim para uma “maior sustentabilidade” e “maior estabilidade” do setor.

Com a recuperação do ‘stock’ da sardinha, plasmada nas decisões conhecidas na sexta-feira, a ANOP Cerco iniciou o processo de certificação internacional MSC da sardinha ibérica, que já teve até 2013, ano em que foi suspensa devido à redução do recurso no mar, esperando esse reconhecimento em 2023.

“A certificação é muito importante, porque a partir do momento em que podemos voltar a pescar quantidades maiores do que aquelas que o mercado em fresco absorve, e abastecer a indústria de conservas, permite a esta indústria trabalhar com mercados do norte da Europa, onde as certificações têm um impacto positivo junto do consumidor final”.

Madremedia/Lusa
Joaquim Carlos às 13:23 Nenhum comentário:
Compartilhar

Buscas por dois pescadores desaparecidos nos Açores continuam


Pescadores desapareceram no sábado após barco onde seguiam ter encalhado.

As buscas por dois pescadores desaparecidos no sábado nos Açores, depois de o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria, prosseguem, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.

As buscas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), estão a ser realizadas ininterruptamente desde as 18:45 de sábado, disse o porta-voz da Marinha, comandante José Sousa Luís.

“Durante a noite tivemos menos meios, mas as buscas continuaram. A embarcação foi, entretanto, rebocada e será alvo de fiscalização pela Polícia Marítima”, referiu.

De acordo com a Marinha, a embarcação de pesca “Alexandre”, que encalhou perto da baía da Praia Formosa, nos Açores, foi rebocada para o porto de Vila do Porto, onde ficará à guarda da Polícia Marítima até à chegada dos mergulhadores forenses.

ALERTA DO DESAPARECIMENTO FOI DADO POR UM TERCEIRO TRIPULANTE

A Marinha adiantou também que o alerta foi recebido pelas 18:45 no Centro de Coordenação e Buscas de Ponta Delgada, que está a coordenar as buscas desde então.

O alerta do desaparecimento dos dois pescadores foi dado por um terceiro tripulante, resgatado com vida pela embarcação de pesca Santo Onofre, cerca das 18:00, que foi recolhido mais tarde pela Polícia Marítima para a Vila do Porto, “encontrando-se bem de saúde”.

Segundo o sobrevivente, os dois pescadores deixaram de ser vistos às 14:00.

As buscas, pelos dois pescadores, prosseguem, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, mantendo-se na área em permanência o navio da Marinha, NRP Setúbal.

Sic Notícias/Lusa
Joaquim Carlos às 13:19 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.