segunda-feira, 2 de maio de 2022
Inclusão do Direito de Petição no Regimento da Assembleia Municipal de Condeixa
Marinha Grande | BRIGADA DE VIGILÂNCIA MÓVEL PATRULHA CONCELHO PARA PREVENIR INCÊNDIOS
A Brigada de Vigilância Móvel do Serviço Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande entrou em funções no dia 2 de maio, para garantir a prevenção de incêndios.
Marinha Grande | FUNDAÇÃO INATEL CONHECE CONCELHO PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS
Fotorreportagem: O II TOCHA PLOGGING FOI UM SUCESSO
O II TOCHA PLOGGING, realizado pela IPSS Progresso e Vida, na Praia da Tocha no último sábado, dia 30 de Abril, saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.
Foi muito gratificante contar com mais de duas centenas de pessoas distribuídas por vários grupos, que incluíam crianças, jovens, adultos e até alguns idosos, coordenadas por elementos do Atletismo Clube da Tocha, pelos chefes do Agrupamento de Escuteiros da Tocha e por professores do Agrupamento de Escolas Gândara Mar e que, munidas de luvas e sacos próprios fornecidos pela INOVA, percorreram o areal da Praia da Tocha e a zona urbana, em descontraídas caminhadas ou ligeiras corridas de manutenção, apanhando o lixo que iam encontrando pelo caminho.
É este o conceito do PLOGGING: apanhar o lixo que se encontra no caminho enquanto se pratica desporto através de caminhadas ou leves corridas de manutenção.
Foram recolhidos cerca de 600 Kg de lixo na sua maioria plástico indiferenciado, mas onde não faltou também os cotonetes, as palhinhas, as beatas dos cigarros, as tampinhas, os isqueiros, etc.
A organização da segunda edição deste inovador evento foi uma iniciativa da IPSS Progresso e Vida da Tocha, que, tal como tinha feito na primeira edição, juntou a solidariedade às vertentes desportiva e ecológica. De facto, a participação foi feita com uma inscrição no valor de 5 euros cuja receita, juntamente com os apoios das empresas patrocinadoras, reverteu para as diversas respostas sociais que a Instituição desenvolve.
A Progresso e Vida contou com o apoio institucional das autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede e da Empresa Municipal INOVA.
Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Contámos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood.
O grande sucesso desta iniciativa está também ligado ao seu planeamento e organização, onde destacamos o importante papel das funcionárias da Progresso e Vida, sobretudo das suas chefias intermédias e ao facto de termos podido contar, para além dos já referidos parceiros Institucionais, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Inova, com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e do associativismo da Freguesia da Tocha.
Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco Escola, Eco Freguesia e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.
No final do evento, durante o descontraído convívio entre todos os participantes foi partilhado um lanche saudável em frente ao Centro de Interpretação da Arte Xávega e, em ambiente muito informal, usaram da palavra o Presidente da Progresso e Vida, Maia Gomes que manifestou a sua gratidão pelos apoios recebidos e destacou que o sucesso do evento se deveu à entusiástica participação e envolvimento de todos; o Engª Francisco da INOVA que deu algumas informações sobre o processo da limpeza da Praia que há vários anos está a cargo da INOVA; o Presidente da Junta de Freguesia José Manuel Cruz que enalteceu o evento e desafiou o associativismo da Freguesia a desenvolverem iniciativas semelhantes que possam ser incluídas no projeto Eco Freguesia em curso, tendo encerrado o Vereador Fernando Pais Alves que felicitou a Instituição pela iniciativa e todos os presentes pela participação e referindo que este evento contribui para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.
Depois do enorme êxito desta segunda edição e tendo em conta o desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania que o II TOCHA PLOGGING representou, e tendo ainda em conta as Diretivas Nacionais e Europeias e os novos tempos que aí vêm de foco na Transição Climática, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência, é desejo da Progresso e Vida realizar no próximo ano de 2023 o III TOCHA PLOGGING, deixando ainda a sugestão e o desafio de que este conceito e este exemplo coletivo de cidadania possa ser replicado por todo o Concelho e por todo o País.
Ministra da Saúde garante que ainda não há casos de hepatite atípica em crianças em Portugal
Causa da doença não é conhecida.
Rússia banida. Portugal vai ao Europeu de futebol feminino pela segunda vez
Competição será disputada entre 6 e 31 de julho.
Assembleia Municipal de Mira aprova contas de 2021 com “recorde de investimento”
Secretária de Estado das Migrações deixa Governo por uma “razão pessoal de força maior”
MAIO “INSPIRA FAMÍLIA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES
O Município de Silves promove, durante o mês de maio, a exposição temática “INSPIRA FAMÍLIA”, na Biblioteca Municipal de Silves.
Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, sugestões no âmbito da promoção do livro e da leitura, que apelam à importância da família.
“Nada no amor é por acaso”, de Eduardo Sá
Sinopse
Nos seus sessenta e muitos anos, Artur era um psiquiatra que gostava de trocar pílulas por histórias. Pelo seu consultório passavam pais em desespero, o ocasional suicida…Todos lhe depositavam no colo sonhos e dramas. Ele escutava, coração aberto q.b., olho distraído no ponteiro do relógio.
Até que um dia lhe entrou pela porta Luísa, de longos cabelos dourados, a beleza escondida num camisolão pesado. Trazia com ela muitos passados, cicatrizes de amantes que foram ficando pelo caminho: "Vou acumulando uma despensa cheia de destroços no meu coração. E depois já não é uma despensa; é uma despensa e uma garagem. E depois são destroços por todo o lado. E pronto! Estou aqui. Com um bocadinho de esperança em si. Nem sei porquê."
“Memórias do futuro: narrativa de uma família”, de Daniel Sampaio
Sinopse
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade - o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória.
“Os meus, os teus e os nossos: novas formas de família”, de José Gameiro
Sinopse
Um psiquiatra – que é também um especialista da terapia familiar – discorre, num tom mais vivencial do que teorizante, acerca das chamadas “novas famílias2, da sua estrutura, das suas tensões internas, da sua sobrevivência enquanto unidades familiares complexas, ricas de contrastes. Estamos perante uma reflexão, em que a teoria ressalta naturalmente da prática, sempre sob o estímulo da afetividade – esforço em que compreender significa ser compreendido.
“Para que servem os avós? A importância dos avós na vida dos netos”, de Pedro Strecht
Sinopse
Para que servem os Avós?" é uma interrogação que tem tanto de natural como de perplexo. Como tão bem diz o autor, "os avós são um rio que sempre se interroga". Por isso, nos convida, com profunda sensibilidade, a um itinerário na primeira pessoa do singular. Através de uma avó que, num registo diarístico, nos interpela.
“A razão dos avós”, de Daniel Sampaio
Sinopse
Perante a diversidade actual dos modelos familiares, fará sentido continuar a falar da importância da família? Os valores que cimentaram a História de uma geração devem ser esquecidos ou, pelo contrário, transmitidos aos mais novos? A fragmentação de muitos casais pelo processo de divórcio conduz sempre a um corte emocional com a família alargada, ou pode proporcionar uma reflexão sobre a continuidade dos elos significativos através das diversas gerações?
“O livro dos avós”, de Eleanor Berman
Sinopse
Como tirar o melhor partido das suas aptidões com netos de todas as idades.
“Os pais e as mães”, de Aldo Naouri
Sinopse
A evolução recente da nossa sociedade veio alterar profundamente a dinâmica da família. Como resultado, as doenças infantis estão, no mundo ocidental, praticamente erradicadas ou controladas, mas os problemas a nível comportamental e de desenvolvimento afetivo tomaram o seu lugar – problemas que ameaçam, tanto a longo como a curto prazo, criar uma cisão irreparável na família enquanto instituição.
“A maternidade e a vida profissional”, de T. Berry Brazelton
Sinopse
Um dos maiores desafios que se colocam aos pais de hoje é a resolução do conflito que se gera entre a vida profissional e a vida familiar. Na sequência da chegada de um novo membro à família, muitos pais sentem que têm de se desdobrar para ter o tempo e a atenção necessários para criar o filho sem deixarem de ser eficientes no trabalho. T. Berry Brazelton, na qualidade de pediatra experiente e reconhecido, oferece linhas de orientação para a conciliação de ambos.
“Senhores do nosso destino”, de Nuria Chinchilla
Sinopse
É possível conciliar a vida profissional, familiar e pessoal? Esta é, sem dúvida, uma pergunta que está na boca de todos e que cada vez será feita com maior insistência, já que se trata de um dos problemas pior resolvidos na nossa sociedade. Este livro, escrito por duas reputadas especialistas, dá respostas para enfrentar esta complexa situação.
“Televisão, família e escola”, de Manuel Pinto
Sinopse
Na era contemporânea, além da existência basilar da família e da escola no desenvolvimento, estruturação e aculturação do ser humano, emerge outra forma de interação: a televisão. Conhecida como a caixinha mágica, a avozinha eletrónica ou baby-sitter dos jovens, a televisão tem lugar de destaque nas nossas casas, sendo muitas vezes a única forma de comunicação das famílias.
Funcionários do Município de Cantanhede realizaram formação outdoor na Região Oeste do país
Mais de 100 funcionários da Câmara Municipal de Cantanhede e da INOVA-EM estiveram este fim de semana envolvidos no Cantanhede Trophy, ação de formação outdoor organizada conjuntamente pelo setor de Recursos Humanos e pelos Serviços Sociais da autarquia. Entre 29 de abril e 1 de maio, a comitiva esteve nos concelhos da Nazaré, Torres Vedras, Peniche e Mafra, onde realizou atividades estruturadas em torno de objetivos habituais neste género de iniciativas e cumpriu um diversificado programa social que incluiu visitas a locais de interesse patrimonial.
Numa mensagem dirigida aos intervenientes, a presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio, congratulou-se com “o regresso ao Cantanhede Trophy, três anos depois da última edição”, sublinhando “a importância da confraternização entre todos os setores da autarquia, sem perder nunca de vista os objetivos a que se destina, designadamente ao nível das dinâmicas de grupo, trabalho de equipa, liderança, desenvolvimento profissional e reforço das relações interpessoais”.
A autarca referiu ainda que “depois do prolongado confinamento que fomos obrigados a cumprir devido à pandemia de Covid-19, há de novo um grande entusiasmo no modo de encarar experiências que induzem benefícios individuais e coletivos, na perspetiva de que o mais importante é participar, partilhar e conviver, tendo em vista a consolidação da cultura organizacional da Câmara Municipal de Cantanhede”.
No dia 30 de abril, a primeira paragem foi na Nazaré, onde a organização procedeu à constituição das equipas, após o que se seguiu uma viagem no ascensor funicular, uma passagem pelo farol do Forte de São Miguel Arcanjo – o melhor local para observar a onda gigante –, e a visita à exposição de trajes de pescadores dos anos 30 e 40, no Centro Cultural na Nazaré, onde Helena Teodósio trocou lembranças com Walter Chicharro, presidente daquele Município, que esteve acompanhado de Manuel António Sequeira, número dois da autarquia.
À tarde, já em Óbidos, depois da receção de José Joaquim Pereira, vice-presidente do executivo obidense, e dos vereadores Ana Margarida Marques Reis e Telmo de Sousa Félix, e da troca de lembranças, as equipas partiram à descoberta do centro histórico da cidade através de um exigente peddy paper sobre o património local, de acordo com um guião previamente definido pelos serviços de turismo locais.
No sábado, 30 de abril, o Cantanhede Trophy decorreu no Município de Peniche, cuja Câmara Municipal também ofereceu lembranças, e o programa consistiu numa viagem de barco às Berlengas, onde os participantes realizaram uma caminhada com passagem pelos principais pontos de interesse da ilha.
No dia seguinte, 1 de maio, a manhã foi inteiramente preenchida com atividades de team building com desafios de destreza e criatividade e outros exercícios para estimular o reforço das dinâmicas de grupo. A jornada terminou à tarde, no Palácio Nacional de Mafra, onde os participantes foram recebidos por um representante da autarquia nos claustros do monumento para assistirem a um concerto do carrilhão, pelo carrilhanista residente, Abel Chaves.
Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 21, Maio 2022
EXECUTIVO E DEPUTADOS MUNICIPAIS VISITAM AS OBRAS DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA “ÉVORA – ÉVORA NORTE”
Marinha Grande | FADO, TEATRO E TALK SHOW EM MAIO NO TEATRO STEPHENS
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta, no mês de maio, o concerto da fadista Teresinha Landeiro, espetáculos de teatro e o talk show “Na Terra do Vidro”, oferecendo uma oferta cultura variada, para todos os tipos de público.
Vencedor do Talentos AgitÁgueda vai atuar no Super Bock em Stock
Bandas disputaram a primeira fase do Talentos AgitÁgueda, ontem no Centro de Artes de Águeda. A grande final vai acontecer em julho, no Festival AgitÁgueda
O Município de Águeda está a promover os Talentos AgitÁgueda, onde três bandas emergentes irão disputar, juntamente com três artistas selecionados no âmbito do projeto #OneStep4MusicFest, o acesso para atuarem no Festival Super Bock em Stock. Este projeto é uma iniciativa da Big Appetite 4 Music, que conta com a parceria e apoio da Música no Coração, empresa promotora do Festival Super Bock em Stock e de outros grandes festivais de música.
Ontem, dia 1 de maio, decorreu a primeira fase deste concurso, no Centro de Artes de Águeda, onde as bandas disputaram as atenções do júri. Desta audição concerto, serão selecionadas três bandas que juntar-se-ão aos três artistas resultantes do #OneStep4MusicFest para disputar a final, no palco do Festival AgitÁgueda, nos dias 4, 11 e 18 de julho. A decisão quanto às bandas selecionadas para a grande final será comunicada aos grupos até ao próximo dia 13 de maio.
Esta parceria entre o Município de Águeda e a Big Appetite 4 Music foi estabelecida em 2020 para o Festival AgitÁgueda desse ano, cancelado por força da situação pandémica e que se manteve nos últimos dois anos. Os grupos que ontem disputaram o seu lugar no AgitÁgueda foram selecionados de entre as dezenas que enviaram a sua candidatura ao Talentos AgitÁgueda de 2020.
Apostar em novos talentos e na criatividade cultural fazem parte da visão estratégica municipal para promover o concelho, mostrando a capacidade e dinâmica artística que se tem traduzido numa imagem muito positiva do Município.
“Águeda posiciona-se como um pólo produtor de arte e cultura e este concurso é um exemplo claro disso, com uma aposta em novos talentos nascidos para singrarem no panorama musical nacional e até internacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que no Talentos AgitÁgueda participaram grupos e artistas de todo o país.
O grande vencedor, escolhido sob os holofotes do AgitÁgueda, vai atuar no Super Bock em Stock, previsto para o final do ano.