- BEJA;
- BRAGANÇA;
- CASTELO BRANCO;
- FARO;
- GUARDA;
- PORTALEGRE;
- SANTARÉM;
- VILA REAL, e
- VISEU.
A Secção de Natação Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participou na 2ª jornada do Circuito Regional de cadetes, prova que foi organizada pela Associação de Natação de Coimbra com o apoio do Municipio da Lousã.
A segunda jornada, que tinha sido adiada para esta data por razões pandémicas contou com a participação de 62 atletas em representação de 5 clubes.
A ASSSCC esteve representada com 17 atletas.
A competição realizou-se no passado domingo, dia 08 de maio.
“Não consigo trabalhadores. Só brasileiros. Mas, estão cá três meses para obter o visto de trabalho e desaparecem…”
Este lamento da proprietária de um restaurante é comum. Não há mão-de-obra especializada. “Temos inclusivamente alguns dissabores, pois parece que está tudo legal, registamos na segurança social, e depois vem o SEF e multa-nos. Já nos aconteceu três vezes, são cinco mil euros cada multa!” Mesmo assim, “nao temos outra solução, temos que continuar a contratar trabalhadores brasileiros”.
Claro que a língua é muito importante. E, assim, há uma grande procura de imigrantes brasileiros na restauração.
Mas, a necessidade não acontece somente neste setor. É generalizada. os estrangeiros em Portugal, em larga maioria, ocupam os trabalhos mais precários e exigentes, especialmente em sectores como o alojamento e restauração, as atividades administrativas e o comércio.
Há já muitos especialistas a defenderem que importa implementar medidas de incentivo para imigrantes, não só para mitigar a escassez de mão-de-obra, como também para compensar o envelhecimento da população portuguesa e diversificar o conhecimento.
Apesar de um número ainda preocupante de desemprego, há muitas ofertas de emprego não preenchidas. Está realidade tem vindo a crescer de forma consistente desde o final de 2020, superando os 42.800 em 2021.
Os imigrantes podem ajudar à solução. São, também por isso, bem-vindos ao nosso país de brandos costumes e de um histórico de emigração. Mas, a qualificação dos trabalhadores ajustada às necessidades também ajudará a minorar o problema crescente da escassez de mão-de-obra especializada.
EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na edição de 2022 do Torneio de Conímbriga, prova organizada pelo Condeixa Aqua Clube com o apoio do Municipio de Condeixa-a-Nova e da Associação de Natação de Coimbra.
A edição do presente ano, contou com a presença de 179 atletas em representação de 16 clubes.
Martim Silva, Marisa Nobre, Luna Rodrigues, Martim Pascoal, Rodrigo Silva, Rafael Correia e Anastácia Protolyuk, foram os atletas convocados pela Sociedade Columbófila, para representar a coletividade de Cantanhede.
A competição que decorreu no passado sábado, dia 07 de maio foi mais uma oportunidade para os atletas da SCC aferirem o momento de forma.
No âmbito das celebrações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio, o Município de Cantanhede respondeu ao desafio do EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria de visitar uma escola do concelho e refletir com os alunos sobre a importância da União Europeia (UE).
A missão esteve a cargo do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, que de uma forma informal e por vezes desafiante, explicou aos alunos o que esteve na génese desta união de países europeus, o seu modelo de governação, os símbolos e valores, bem como o impacto que tem nos países membros, nomeadamente Portugal.
“A livre circulação de mercadorias, serviços e capitais, mas também a possibilidade de viajarmos, estudarmos ou trabalharmos neste espaço europeu sem fronteiras é, por si só, paradigmático da importância desta união de países. E no caso das políticas dirigidas aos jovens, um dos projetos mais emblemáticos é o programa Erasmus+, que lhes garante que os resultados obtidos numa instituição estrangeira sejam creditados nos estudos no país de origem”, destacou o autarca.
Perante uma plateia composta por alunos do 10.º ano da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, da professora Ana Fontes e da diretora Ana Paula Cavadas, Pedro Cardoso, que também tutela o pelouro da Educação na Câmara Municipal, centrou a sua intervenção a partir do lema da UE “Unida na Diversidade”, que evoca a forma como os europeus se uniram para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, salvaguardando a diversidade de culturas, tradições e línguas do velho continente.
Recorrendo a exemplos concretos, Pedro Cardoso sublinhou as vantagens de viver na UE e de como o trabalho do Parlamento Europeu tem um impacto positivo no dia-a-dia de cada um de nós.
O EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria é um dos 15 centros de informação europeia existentes em Portugal, e abrange os 29 municípios das regiões de Coimbra e Leiria. A sua missão consiste em envolver ativamente os cidadãos no projeto da UE, ao nível regional e local, através da divulgação e esclarecimento de informação, organização de eventos, atividades e ações de sensibilização, e comunicando o feedback dos cidadãos à Comissão Europeia.
Madremedia/Lusa
13 de agosto de 1961: o muro e a cerca de arame farpado “reinam” sobre a infeliz Alemanha Oriental. A bota comunista russa sela uma pseudo “paz” para essa pobre nação subjugada.
Aberram lamentavelmente do senso católico os fiéis que supõem atender a um dever de caridade desejando que a paz se restabeleça quanto antes no mundo, mas que entendem por paz uma cessação qualquer das hostilidades, que evite a qualquer preço a carnificina e a efusão de sangue, ainda que por meio de graves injustiças internacionais.
Se a paz com justiça é um bem inestimável, a tranquilidade decorrente da injustiça consumada, e que implique na cessação de qualquer resistência contra os fatores de desagregação da civilização católica, não pode deixar de constituir uma monstruosa catástrofe para o mundo contemporâneo, certamente comparável ao que foi, para a antiguidade romana, a queda do Império do Ocidente.
Não pode haver justiça quando se nega aos povos fracos o direito de existir. Não pode haver justiça quando se afirma que a ordem internacional não deve ser baseada sobre o princípio de igualdade fundamental e natural de todos os povos, mas sobre uma hierarquia anticientífica de raças que, baseada na apreciação de valores acidentais ou imaginários, deseja fazer com que o mundo inteiro viva para o uso e gozo de um ou de poucos povos, supostos privilegiados. Todos estes conceitos implicam em uma violação radical da verdade, e em uma subversão fundamental da justiça, de modo que a paz baseada sobre eles outra coisa não seria senão a apoteose da injustiça.
Mas as injustiças que acabo de me referir não são as mais graves de que o homem é capaz. A violação dos direitos do próximo nunca poderia ser compreendida em toda a sua gravidade se não tivéssemos em mente que ela constitui ao mesmo tempo uma violação dos soberanos e adoráveis direitos de Deus.
Assim, se a paz só deve ser desejada pelos fiéis com a condição de que ela respeite os direitos dos homens, a fortiori deve ela parecer sumamente repugnante a qualquer coração verdadeiramente católico, se tiver por base o repúdio dos direitos de Deus. (“O Legionário”, 5-1-41).
ABIM
- Apoio financeiro aos clubes e associações desportivas sem fins lucrativos no Concelho de Évora para 2022. Na retoma da atividade normal das Associações Desportivas do Concelho de Évora e após um longo período de constrangimentos associados à pandemia, por proposta do Vereador Alexandre Varela (CDU) foram propostos apoios financeiros cuja verba total é de cerca de 200 mil euros - Aprovado por unanimidade.
- Constituição do Conselho Municipal de Educação, apresentada pelo Vereador Alexandre Varela (CDU) - Aprovado por unanimidade
- Proposta de parceria, apresentada pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU), entre a Câmara Municipal de Évora e o Núcleo Empresarial da Região de Évora, pelo período de um ano, para desenvolver trabalho colaborativo e em conjunto em áreas específicas – Aprovado por unanimidade
- Protocolo de colaboração e cooperação, apresentado pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU), entre a Câmara Municipal de Évora e Monte - Desenvolvimento Alentejo Central na área da informação e apoio ao investimento dos agentes locais do Município no âmbito da Medida LEADER do PDR 2020 e do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023-2027 - Aprovado por unanimidade
- Proposta de adesão - Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude -Trata-se de um projeto da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), cujo objetivo principal é a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais – Aprovada por unanimidade
- 21 processos de gestão urbanística foram aprovados por unanimidade
- Projeto de Execução de Acessibilidades da Escola EB1 da Azaruja, que contempla obras de abertura de portão lateral, execução de rampa de acesso e criação de instalação sanitária para mobilidade reduzida - Aprovado por unanimidade
- Apoio às Comemorações do Dia da Europa em Évora, apresentado pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU) – Aprovado por unanimidade
-Voto de saudação pelo 173.º Aniversário da Sociedade Harmonia Eborense, emblemática e histórica sociedade da cidade de Évora, proposto pelos Vereadores do PS, Lurdes Pratas Nico e José Calixto – Aprovado por unanimidade
- Voto de saudação aos Bombeiros pelo Dia Internacional dos Bombeiros (4 de Maio), proposto pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” Henrique Sim-Sim e Pedro Giões – Aprovado por unanimidade
- Voto de Louvor à Reitora Ana Costa Freitas (e equipa), que termina este mês o seu mandato na Universidade de Évora, pelo trabalho realizado, proposto pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” Henrique Sim-Sim e Pedro Giões – Aprovado por unanimidade