quinta-feira, 19 de maio de 2022

COLUMBÓFILIA: EMANUEL VENTURA venceu concurso de Paderne 3

A equipa Nuno & Filho continua líder da Classificação Geral de Concorrentes, assumindo também a liderança do Troféu Crédito Agrícola,

Com a realização da prova Paderne 3, decorreu a décima segunda prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 31 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio Fundo, foi ganho por Emanuel Ventura, continuando a liderar a classificação geral a equipa Nuno & Filho, e o Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Paderne 3 (Meio Fundo)

1º lugar – Emanuel Ventura – 428 pontos; 2º - Nuno & Filho – 426 pontos; 3º - António Santos – 413; 4º - José Catarino – 413 pontos; 5º - Lusitano Espinhal & Irmão - 401 pontos; 6º - Paulo Santos - 391 pontos; 7º - Humberto Carvalho – 388 pontos; 8º - José Oliveira – 382 pontos; 9º - José Rossa Ribeiro – 364 pontos; 10º - Fernando Pereira - 361 pontos.


Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 5005 pontos; 2º - Emanuel Ventura - 4978 pontos; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 4638 pontos; 4º - José Rossa Ribeiro – 4618 pontos; 5º - Humberto Carvalho - 4596 pontos; 6º - Paulo Santos – 4527 pontos; 7º - Fernando Pereira - 4435 pontos; 8º - António Santos - 4419 pontos; 9º - Nelson Rainho – 3985 pontos; 10º - José Oliveira - 3861 pontos; 11º - Vitor Ferreira - 3845 pontos; 12º - Marco Ferreira - 3772 pontos; 13º - José Catarino – 3720 - pontos; 14º - Fábio Cruz - 3278 pontos; 15º - Xrb & Bea - 3232 pontos; 16º - Manuel Barreto - 3231 pontos; 17º - Cidálio Salvador - 3155 pontos; 18º - Gonçalo Paião - 3070 pontos; 19º - José Rossa Ribeiro/B - 2993 pontos; 20º - Euclides Pimenta – 2864 pontos; 21º - António Oliveira - 2798 pontos; 22º - António Pertornilho – 2384 pontos; 23º - Asas de Lemede - 2329 pontos; 24º - Manuel Frade - 20300 pontos; 25º - Avelino Soares - 2298 pontos; 26º - Jorge Monteiro – 2249 pontos; 27º - Matias & Vila Nova - 2007 pontos; 28º - José Santos – 1966 pontos; 29º - Avelino Soares/B - 1513 pontos; 30º – José Vinagreiro - 1478 pontos; 31º - Cesar Rainho – 1130 pontos; 32º - Fernando Cruz – 1016 pontos; 33º - Carlos Pereira – 962 pontos; 35 - António Sargaço – 539 pontos; 35º - Fernando Pinho – 206 pontos.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Nuno & Filho – 3126 pontos; 2º - José Catarino – 2953 pontos; 3º - Paulo santos – 2764 pontos.



Um morto e um desaparecido em praia do Algarve

A operação envolve cerca de 19 operacionais e oito viaturas.
Um homem morreu afogado e outro está desaparecido na praia da Bordeira, do concelho de Aljezur, no Algarve, segundo indica o Jornal de Notícias.
A vítima é um homem na casa dos 60 anos. A pessoa desaparecida também é um homem sexagenário.
O alerta foi dado por volta das 18h34.
Os Bombeiros de Aljezur, INEM, Polícia Marítima e o Instituto de Socorros e Náufragos estão no local.
A operação envolve cerca de 19 operacionais e oito viaturas.

RR
Imagem: DN

Morreu Vangelis, compositor grego responsável pela música de “Momentos de Glória” e “Blade Runner”

O artista morreu aos 79 anos, anuncia a agência Reuters, que cita a agência de notícias de Atenas. Conhecido pelas bandas sonoras de música eletrónica de filmes como "Blade Runner" e "Momentos de Glória", foi pelo trabalho no segundo que foi agraciado com um Oscar, em 1981.
A agência de notícias de Atenas — via Reuters — adianta ter recebido um comunicado do escritório de advogados que representava Vangelis. A nota diz que o compositor morreu durante a noite desta passada terça-feira, sem revelar a causa de morte.
Segundos alguns meios de comunicação gregos, o artista morreu devido a uma infeção com Covid-19 ea França, onde vivia em durante algumas temporadas.
Nascido em 1943, Vangelis — cujo nome verdadeiro era Evangelos Odysseas Papathanassiou — começou desde cedo a interessar-se por música.
Sem treino formal, o artista deu os primeiros passos como músico em bandas de rock locais em Atenas, onde cresceu. Todavia, o golpe militar de 1967 levou ao exílio em Paris, aos 25 anos, acompanhado de mais jovens artistas gregos.
Foi nesse meio fervilhante que, juntando as suas inspirações de infância de música folclórica grega aos sintetizadores eletrónicos que começaram a surgir no mercado e a permitir sons e combinações até então impossíveis, Vangelis começou a criar a sua sonoridade inconfundível.
Apesar de fazer parte do "boom" das bandas de rock progressivo que começaram a despontar na Europa dos anos 70, o artista grego cedo rejeitou ser forçado a responder às necessidades comerciais e às dinâmicas da indústria musical, mudando-se para Londres, onde construiu o seu estúdio pessoal.
Pioneiro da música eletrónica, este autodidata inspirava-se na exploração espacial, na natureza, na arquitetura futurista, no Novo Testamento ou no movimento estudantil de maio de 1968 na França.
Foi daí que surgiram os temas que o eternizaram, como as bandas sonoras de "Momentos de Glória" (1981), "Blade Runner" (1982), "Missing - O Desaparecido" (1982) ou "1492 - A Conquista do Paraíso" (1992).
A música que compôs para "Momentos de Glória" valer-lhe-ia um Oscar de Melhor Banda Sonora Original em 1982 e seria considerada uma "pedrada no charco" no que toca à composição para filmes, já que se tratava de música totalmente eletrónica e sintética quando a larga maioria dos filmes contava com arranjos orquestrais.
Além de receber esta distinção, a música tornar-se-ia ainda icónica e para sempre relacionada com eventos de atletismo de provas de corrida — tema, de resto, de que trata o filme, a história do triunfo de um conjunto de atletas britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924. A sua ligação ao desporto cimentou-se também ao compôr a música oficial do Campeonato do Mundo de 2002, organizado na Coreia do Sul e no Japão.
Por cá, haveria outra razão, bem mais curiosa, para Vangelis se tornar conhecido do grande público. A música que compôs para "1492 - Cristóvão Colombo" seria a escolhida para acompanhar a campanha de António Guterres às Legislativas de 1995 e o seu mandato enquanto primeiro-ministro socialista até 2001.
Além do seu trabalho para cinema, Vangelis manteve ainda uma assinalável produção discográfica entre os anos 70 e o início dos anos 2000, fase em que o ímpeto criativo abrandou. Ainda assim, o seu último lançamento, "Juno to Jupiter", data de 2021.

Madremedia
Imagem: Jornal Sol

Mundial vai ter três mulheres como árbitras principais. Árbitros portugueses ficam de fora

No total são seis mulheres, com a nomeação de mais três assistentes.

Mundial de futebol terá, pela primeira vez, três árbitras principais entre os 36 escolhidos nas seis Confederações de futebol, numa lista que volta a não ter qualquer árbitro português, informou a FIFA esta quinta-feira.
Entre os árbitros para o Qatar2022, destaque para as escolhas da francesa Stéphanie Frappart (UEFA), da ruandesa Salima Mukansanga (CAF) e da japonesa Yoshimi Yamashita (AFC), embora no total sejam seis mulheres, com a nomeação de mais três assistentes.
Uma função em que estarão a brasileira Neuza Back, a mexicana Karen Diaz Medina e a norte-americana Kathryn Nesbitt, que integram a lista de 69 árbitros assistentes na competição.
"A sua nomeação é o resultado de um longo processo iniciado há vários anos, que começou com a indicação de árbitras para certas competições masculinas de seniores e de jovens", justificou, em comunicado, o presidente da Comissão de Árbitros, Pierluigi Colina.
Globalmente, a UEFA terá 11 árbitros principais, a Confederação sul-americana (CONMEBOL) sete, a zona Centro-americana e das Caraíbas (CONCACAF) cinco, a asiática (AFC) cinco, a africana (CAF) seis e a Oceânia (OFC) dois.
No videoárbitro (VAR) estarão 24 árbitros e também aqui sem qualquer português. A última representação lusa aconteceu com Pedro Proença, com o atual presidente da Liga de futebol nomeado para o Mundial de 2014, no Brasil, já depois de Olegário Benquerença ter estado em 2010 na África do Sul.
Antes, no Mundial do Japão/Coreia do Sul (2002) e em França (1998), esteve Vítor Pereira e, em Itália, em 1990, e no México, em 1986, a arbitragem portuguesa contou com Carlos Valente, depois de António Garrido ter estado no Argentina1978 e no Espanha1982.
Uma 'cronologia' que inclui o árbitro Saldanha Ribeiro no México1970 e Joaquim Campos no Inglaterra1966 e no Suécia1958, enquanto Vieira da Costa foi o primeiro em campeonatos do mundo, no torneio organizado na Suíça, em 1954.
O Mundial deste ano no Qatar decorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, estando Portugal integrado no grupo H, com Coreia do Sul, Gana e Uruguai.

Lista dos 36 árbitros principais nomeados:
UEFA (11): Stéphanie Frappart (França), István Kovács (Roménia), Danny Makkelie (Países Baixos), Szymon Marciniak (Polónia), Antonio Mateu (Espanha), Michael Oliver (Inglaterra), Daniele Orsato (Itália), Daniel Siebert (Alemanha), Anthony Taylor (Inglaterra), Clément Turpin (França) e Slavko Vincic (Eslovénia).
CONMEBOL (7): Raphael Claus (Brasil), Andrés Matonte (Uruguai), Kevin Ortega (Peru), Fernando Rapallini (Argentina), Wilton Sampaio (Brasil), Facundo Tello (Argentina) e Jesús Valenzuela (Venezuela).
CONCACAF (5)Iván Barton (El Salvador), Ismail Elfath (Estados Unidos), Mario Escobar (Guatemala), Said Martinez (Honduras) e César Ramos (México).
CAF (6)Bakary Gassama (Gâmbia), Mustapha Ghorbal (Argélia), Victor Gomes (África do Sul), Salima Mukansanga (Ruanda), Maguette Ndiaye (Senegal) e Janny Sikazwe (Zâmbia).
AFC (5): Abdulrahman Al Jasson (Qatar), Alireza Faghani (Irão), Mohammed Abdulla Mohamed (Emirados Árabes Unidos), Ma Ning (China) e Yoshimi Yamashita (Japão).
OFC (2)Chris Beath (Austrália) e Matthew Conger (Nova Zelândia).

TSF/Lusa

Família de João Rendeiro já fez pedido para dar início a trasladação

Antigo banqueiro foi encontrado morto na cela.

A família de João Rendeiro, encontrado morto na sua cela na África do Sul, já pediu a trasladação do corpo para Portugal e está em contacto com as entidades consulares nesse país e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte ligada ao processo.
Fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) tinha adiantado à Lusa estar “em articulação com os representantes da família e a acompanhar toda a situação, prestando apoio”.
Em caso de morte de um cidadão nacional no estrangeiro, o posto consular da área de jurisdição onde ocorra o óbito acompanha a situação, prestando apoio aos familiares a pedido destes e, mediante a apresentação da certidão de óbito local, procede à transcrição do óbito para o regime jurídico português”, esclareceu o MNE.
Só após a transcrição, continua o MNE, e a pedido da família, “o posto consular pode emitir um alvará de transladação, que permitirá à família trazer o corpo do cidadão falecido para Portugal”.
Os restantes trâmites de um processo de transladação são, em todos os casos, responsabilidade da família do cidadão nacional falecido. Os serviços diplomáticos e consulares prestam todo o acompanhamento necessário”, explicou o ministério da diplomacia portuguesa.
O Ministério Público sul-africano anunciou que vai manter a sessão preparatória do julgamento da extradição de João Rendeiro, agendada para dia 20, sexta-feira, para apresentar o certificado de óbito do ex-banqueiro e encerrar as diligências do processo de extradição.
O corpo do ex-banqueiro João Rendeiro permanecia na terça-feira na morgue de Pinetown, subúrbios da cidade sul-africana de Durban, a aguardar ser recolhido pelas autoridades portuguesas, depois de realizada a autópsia.
A autópsia do antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi realizada por uma especialista forense sul-africana na presença da Polícia da África do Sul (SAPS), que está a investigar as circunstâncias da morte do ex-banqueiro por enforcamento na prisão de Westville, disse fonte da morgue à Lusa.
João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto cerca da meia-noite de quinta-feira na prisão de Westville e deveria ser presente em tribunal na manhã do dia seguinte, segundo uma nota do Departamento de Serviços Penitenciários da África do Sul.
O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.
A viúva do antigo presidente do BPP João Rendeiro deixou de estar esta quarta-feira em prisão domiciliária, depois de o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) ter mandado retirar a pulseira eletrónica de Maria de Jesus Rendeiro, uma notícia inicialmente avançada pelo Sapo24 e posteriormente confirmada pela Lusa junto de fonte ligada ao processo.
A medida de coação tinha sido imposta em novembro de 2021 e renovada por mais três meses há apenas uma semana, no âmbito do processo D’Arte Asas, no qual é suspeita dos crimes de descaminho, desobediência, branqueamento de capitais e de crimes de falsificação de documento relativamente a obras de arte da coleção do seu marido.
A iniciativa de promover o fim da obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica (OPHVE) partiu do próprio TCIC, na sequência da morte do antigo banqueiro.

SIC Notícias/Lusa

Covid-19: Governo podia contar com militares se houvesse nova task force, garante Gouveia e Melo

Não comenta a estratégia do Governo no combate à covid-19.

O chefe de Estado-Maior da Armada disse, esta quinta-feira, que se fosse necessário reunir novamente uma ‘task force’ para a gestão do combate à covid-19 em Portugal o Governo poderia contar “naturalmente” com os militares.
Questionado pelos jornalistas sobre a eventual reativação de uma ‘task force’ semelhante à que coordenou, na altura para a vacinação, Henrique Gouveia e Melo respondeu:
Essa pergunta tem de fazer ao Ministério da Saúde (…). Se houver a necessidade de fazer uma ‘task force’ e essa ‘task force’ tiver que contar com os militares, naturalmente, contará com os militares”.
O almirante, que falava aos jornalistas a bordo de um navio da Marinha que participou na operação de devolução ao mar de uma tartaruga marinha, reabilitada pelo Porto d’Abrigo do Zoomarine, considerou, no entanto, que o Ministério da Saúde está organizado no sentido de gerir o combate à pandemia de covid-19.
Eu julgo que depois de todo o processo que aconteceu, já há conhecimento suficiente e estruturas, que entretanto foram criadas no Ministério da Saúde, para o Ministério da Saúde fazer esse trabalho de forma capaz e eficiente”, referiu.

“NÃO NOS PODERÍAMOS RECUSAR E FARÍAMOS COM TODO O GOSTO O PAPEL ANTERIOR”
Frisando não poder falar em nome das Forças Armadas, o antigo coordenador nacional da ‘task force’ para o plano de vacinação contra a covid-19 disse ter a “certeza absoluta” que se aquelas forças fossem novamente chamadas, não recusariam a tarefa.
Eu não posso falar pelas Forças Armadas (…) mas tenho a certeza absoluta que se as Forças Armadas fossem outra vez chamadas a desempenhar um papel, nós estamos cá para proteger a população portuguesa. Nós não nos poderíamos recusar e faríamos com todo o gosto o papel anterior”, declarou.
Questionado sobre o que acha da estratégia que o Governo está a seguir no combate à covid-19, numa altura em que os casos estão a aumentar em Portugal, o chefe de Estado-Maior da Armada escusou-se a comentar.
Eu não tenho que comentar a estratégia, eu era um operacional da vacinação, a estratégia era do poder político. Não faço comentários à estratégia. Quando me pediram para fazer a vacinação, estabeleci uma estratégia local e operacional para fazer o mais rapidamente possível o processo de vacinação e foi isso que conseguimos”, referiu.
No entanto, Gouveia e Melo aproveitou a ocasião para transmitir uma “palavra de tranquilidade”, uma vez que é preciso viver com esta “nova realidade”, que não desaparecerá tão cedo e com a qual a população tem de se habituar a viver.
Todas as mortes que ocorrem com esta doença são trágicas, todos estes problemas de flutuação, de carga dos nossos serviços de saúde, as consequências que têm para as outras coisas são más, mas é a realidade”, concluiu.

SIC Notícias/Lusa

Greve da função pública pode afetar funcionamento das escolas e hospitais esta sexta-feira

Manifestação pela “luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros” pode ter impacto nos serviços.

A Frente Comum, comissão sindical, organizou uma greve de 24 horas para esta sexta-feira, dia 20 de maio, que terá, ao que tudo indica, um impacto efetivo no funcionamento das escolas, autarquias, serviços centrais e de saúde, escreve o jornal Público na edição desta quinta-feira.
A Frente Comum, estrutura que junta mais de três dezenas de sindicatos da função pública, já entregou um pré-aviso para permitir que os funcionários públicos possam participar na manifestação.
A manifestação organizada tem como objetivo reclamar aumentos salariais (acima de 0,9%) na função pública. Para além disso, há a intenção de realizar uma greve.
O slogan da manifestação é a “luta contra o empobrecimento e o aumento dos salários em 90 euros”, reivindicações que ganham importância num contexto de inflação, agravada com a subida dos preços dos combustíveis.
Segundo o Público, o aviso prévio de greve por 24 horas tem como objectivo permitir que os funcionários públicos possam participar na manifestação, que começa às 14h30 e terá lugar no Marquês de Pombal, com vista a chegar à Assembleia da República.
“O aumento dos salários além dos 0,9% é o principal motivo para a manifestação, porque tem que ver com o Orçamento do Estado para 2022. É o que nos interessa que seja alterado já”, afirma Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum.
“Não nos podemos esquecer que há mais de 100 mil trabalhadores da administração pública que ganham o salário mínimo [705 euros] e a esmagadora maioria dos outros está longe de ter salários altos. Têm chegado aos sindicatos relatos de trabalhadores em grandes dificuldades. Se antes desta subida da inflação já viviam com dificuldades, agora mais sentem”, destaca.
“É por isso que achamos a posição do Governo de dizer que não pode aumentar salários porque isso mexe na inflação um absurdo. O Governo tem é de regular preços e ajudar os trabalhadores a fazer face às situações que vivem hoje”, finaliza Sebastião Santana.

Madremedia

Aveiro | Resumo da Reunião de Câmara – 19 de maio de 2022


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje quinta-feira, dia 19 de maio de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Aveiro em consulta pública

O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Aveiro e submeter a proposta a consulta pública, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar a partir da data de publicação do respetivo edital, nos locais habituais e no sítio eletrónico da Câmara Municipal de Aveiro, em, https://cm-aveiro.pt .

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Aveiro é um documento da responsabilidade da CMA, que define as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas, a realizar em operação de apoio à população e proteção civil, sendo necessária a sua atualização regular, como é o caso.

  1. Plano de Emergência externo da Navigator

O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de Plano de Emergência externo da Navigator Pulp Aveiro, S.A. e submeter a proposta a consulta pública, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar a partir da data de publicação do respetivo edital, nos locais habituais e no sítio eletrónico da Câmara Municipal de Aveiro, em, https://cm-aveiro.pt .

O Plano de Emergência externo da Navigator tem como objetivo único a mitigação e limitação de possíveis danos no exterior da empresa, através do estabelecimento, teste e colocação em prática de medidas, normas, procedimentos e missões em caso de acidente grave ou catástrofe, causado por substâncias perigosas no quadro da atividade da referida empresa.

  1. Tribunal de Aveiro dá razão à Câmara de Aveiro na alteração do local de venda de bilhetes dos operadores marítimo-turísticos, durante a obra do Rossio

No âmbito das obras de requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado foi necessário proceder à vedação do estaleiro de obra na zona do Largo do Rossio que, sendo em chapa opaca, condiciona de forma relevante a visibilidade e a acessibilidade à atividade marítimo-turística desenvolvida no cais n.º13, pela operadora Appropriate Numbers, Lda e condiciona de forma ligeira a atividade desenvolvida no Cais n.º10-A e n.º 10-B, explorados pelas operadoras Espaço de Experiências Lda. e a Similar Meridian Lda, respectivamente.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), após a devida ponderação, decidiu determinar a alteração dos locais de venda de bilhetes referentes às supracitadas empresas. No entanto, as empresas Espaço de Experiências Lda e a Similar Meridian Lda, não se conformando com o novo local de venda de bilhetes da Appropriate Numbers, Lda decidiram avançar com uma providência cautelar contra a CMA e a empresa Appropriate Numbers, Lda.

Na sentença agora proferida, o Senhor Juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, conclui que a providência cautelar não se verifica “procedente”, decidindo o seu indeferimento, já que apesar dos condicionamentos criados pela obra, “não está demonstrado nos autos que as requerentes (n.d.r.: Espaço de Experiências Lda. e a Similar Meridian Lda.) tivessem visto a clientela reduzida por efeito da deslocalização da banca de venda de bilhetes” da Appropriate Numbers, Lda.

  1. Normas de participação do Aveiro Tech City Academia Challenges

O Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação da 1.ª edição do Aveiro Tech City Academia Challenges, que pretende apoiar o desenvolvimento de ideias e projetos criativos e inovadores no universo académico, enquanto piloto e teste de iniciativas/ concursos que possam incrementar, ainda melhor, a ligação entre a Academia e o Município, tendo em vista a resolução de problemas comuns.

A presente edição é dirigida a alunos de mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da Universidade de Aveiro que, individualmente ou em grupo, apresentem projetos ou soluções no âmbito da comunicação e ativismo digital da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Os projetos a concurso serão apresentados no Aveiro Tech City ACADEMIA Pitch, que se deve realizar entre 27 de junho e 08 de julho. O projeto vencedor receberá um prémio monetário no valor de 500,00€.

As candidaturas podem ser formalizadas até ao dia 24 de junho, mediante o preenchimento do respetivo formulário disponível em, https://www.aveirotechcity.pt/ .

  1. Concurso Público para Atividades de Enriquecimento Curricular no ano letivo 2022/2023

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do Concurso Público internacional para a realização de uma prestação de serviços que visa o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos estabelecimentos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2022/2023, pelo valor base de 601.457,40€ (+ IVA) e com a possibilidade de renovação para o ano letivo 2023/2024.

Com uma carga horária de cinco horas semanais, as AEC são atividades da responsabilidade da Câmara Municipal de Aveiro e que tem como objetivo o Enriquecimento Curricular dos Alunos, sendo muito relevantes para o seu desenvolvimento pessoa, social e emocional.

Estas Atividades tem por base uma resposta diversificada de apoio à Escola e às necessidades da família, contribuindo assim para uma melhor educação e um melhor futuro para todas as Crianças.

  1. Gestão do Apoio de Praia de São Jacinto

O Executivo Municipal deliberou celebrar um novo protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto para a gestão do Apoio de Praia na época balnear de 2022, sem qualquer encargo para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), tal como tem acontecido nos últimos anos, com um balanço positivo.

Lembramos que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a 20OUT14, a Licença de Utilização a favor da CMA, para a ocupação do domínio público hídrico para o Apoio de Praia de São Jacinto, com a possibilidade de concessão através de procedimento contratual ou com associações sem fins lucrativos.


Silves | Esclarecimento Público - Edificações Pré-Fabricadas e Amoviveis

 Assunto: Ordenamento do território e urbanismo - Sujeição a prévio licenciamento municipal das edificações pré-fabricadas, casas de madeira, mobile homes, contentores, caravanas e outras soluções afins.

1 - Perante a adesão cada vez mais relevante dos particulares a soluções urbanísticas alternativas ao método de construção tradicional, cumpre esclarecer a opinião pública em geral que a implantação de edificações pré-fabricadas, casas de madeira, mobile homes, contentores ou caravanas, está igualmente sujeita a prévio licenciamento municipal de obras.

 

Não é verídica e fiável a informação difundida por operadores comerciais, que vendem aquele tipo de soluções urbanísticas, segundo a qual a instalação de edificações pré-fabricadas, casas de madeira, mobile homes, contentores, caravanas ou afins, configura uma operação material isenta de projeto ou de qualquer licenciamento municipal, dado o seu carácter desmontável ou amovível.

 

Tal como não é correta a prática levada a cabo por algumas agências de mediação imobiliária, que consiste em publicitar a venda de prédios com a menção da possibilidade da instalação de edificações pré-fabricadas, casas de madeira, mobile homes, contentores ou caravanas, sem necessidade da obtenção de prévio licenciamento municipal.

Estas condutas, lamentavelmente, têm motivado a construção ou instalação de diversas realidades urbanísticas por parte de particulares em violação da lei e regulamentos municipais, ficando, em consequência, sujeitos à aplicação de contra-ordenações para punição da ilicitude da sua conduta, bem como ao cumprimento de ordens de demolição e remoção, para reposição da legalidade urbanística ofendida.

 

2 - À luz do quadro legal aplicável a este tipo de situações, impõe-se clarificar que as edificações pré-fabricadas, casas de madeira, mobile homes, contentores ou caravanas, independentemente do seu carácter desmontável e amovível, desde que destinadas à utilização humana, revestindo as características de construções ou instalações incorporadas ou com ligação ao solo, com carácter de permanência, são consideradas uma operação urbanística sujeita a licenciamento nos termos e para efeitos do disposto nas alíneas a), b), j) e m) do artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 4.º do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, e com a sua redação atualizada pelas posteriores alterações legais.

 

O carácter eventualmente desmontável ou amovível de uma edificação pré-fabricada, casa de madeira, mobile home, contentor, caravana ou outras soluções afins, cede perante a sua destinação ao uso humano, a sua ligação ao solo com carácter de permanência, a existência de alterações topográficas ou do relevo natural do solo de carácter duradouro, não transitório e irreversível, e a afetação de solos sujeitos a restrições de utilidade pública, nomeadamente a prática de ações proibidas em solos da Reserva Agrícola Nacional ou da Reserva Ecológica Nacional.

 

Ainda que uma edificação pré-fabricada, casa de madeira, mobile home, contentor, caravana ou outra solução similar, esteja apenas colocada por cima do solo, resulte da implantação de uma estrutura metálica, fundações, sapatas, pilares ou estacas, esteja aposta sobre uma laje ou base de betão ou apoiada somente sobre rodas, garantindo, deste modo, a resistência que somente a ligação ao solo pode proporcionar, não deixa de estar sujeita a prévio licenciamento urbanístico, independentemente da construção ou instalação em causa poder ser retirada e mudada para outro local.

 

Mesmo no caso concreto dos mobile homes, das caravanas ou autocaravanas, que não se mantenham no mesmo local ao longo do tempo, nem por isso deixam de estar sujeitos à obtenção de prévio licenciamento municipal, de acordo com o disposto no artigo 18.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 310/2002, de 18 de dezembro, na sua redação atual, e em cumprimento das condições estabelecidas no Regulamento Municipal para o Licenciamento da Atividade de Campismo e Caravanismo Ocasional e para o Exercício da Atividade de Autocaravanismo, que corresponde ao regulamento municipal n.º 284/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 24 de maio de 2017.

 

3 - Em qualquer circunstância, os serviços do Município de Silves estão sempre ao dispor dos cidadãos para a clarificação com eficiência, legalidade e transparência, de todas as questões relacionadas com este tipo de construções e edificações, de modo a garantir um melhor ordenamento do território e urbanismo no concelho de Silves.

 

Pelo que, antes de ocupar os solos e construir, não hesite em informar-se junto da Câmara Municipal de Silves, podendo ainda aceder a toda a informação disponível sobre o presente assunto em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1113/edificacoes-pre-fabricadas-e-amoviveis.aspx.

 

Atente-se que a presente nota de esclarecimento público não dispensa a leitura da legislação e regulamentação aplicável à presente matéria.

PROGRAMA “BOA CAMA, BOA MESA” DEDICADO À MARINHA GRANDE

A produção do programa televisivo “Boa Cama, Boa Mesa” esteve esta quinta-feira, 19 de maio, no Museu do Vidro e nas oficinas de artesanato trabalhado ao vivo, para as gravações do episódio dedicado ao turismo do concelho da Marinha Grande, que será exibido no dia 12 de junho, na SIC Notícias.

O programa “Boa Cama, Boa Mesa” vai abordar a importância do Museu do Vidro, através das explicações da técnica do Município, Tânia Rosa, e mostrar o engenho do maçariqueiro Mário Macatrão que, com 90 anos, ainda trabalha ao vivo, e do lapidário José Medeiros, que exibem a sua arte nas oficinas do Museu.
Numa parceria com o Turismo do Centro, o programa dedicado à Marinha Grande é da autoria dos jornalistas Lurdes Matos e Rui Pereira e vai ainda apresentar outras sugestões turísticas, com especial enfoque para a tradição vidreira e a arte xávega, restaurantes e unidades hoteleiras do concelho.




Saneamento e gestão de resíduos trazem técnicos de Quelimane a Cantanhede. No âmbito de um protocolo de cooperação com o município moçambicano

Pouco mais de três meses depois da assinatura de um protocolo de colaboração entre os dois municípios, quadros superiores da autarquia de Quelimane estiveram em Cantanhede para operacionalizar o acordo para a área do saneamento e gestão de resíduos.

Ao longo de duas semanas, Francisco Macatange, diretor da empresa municipal de saneamento de Quelimane, e Hortênsio Lopes, coordenador do projeto de saneamento que se prepara para ser implementado naquela que é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, conheceram o trabalho realizado pela INOVA, empresa municipal responsável pela gestão de sistema de água e saneamento de Cantanhede.

Esta visita enquadra-se também num projeto de grande envergadura desta área que o município de Quelimane, com cerca de 347 mil habitantes, se prepara para concretizar, no âmbito de um financiamento do Banco Mundial.

O saneamento é uma área que ainda não está desenvolvida em Quelimane, por isso esta visita a Cantanhede constitui uma experiência particularmente enriquecedora, pois contactámos com processos que nos vão ajudar na implementação e gestão da rede”, explicou Hortênsio Lopes.

Em Cantanhede, os dois quadros moçambicanos visitaram também estações de tratamento de águas residuais e o Ecocentro Municipal, infraestrutura de crucial importância para a correta gestão de resíduos urbanos e que recentemente sofreu uma profunda requalificação e modernização.

A reciclagem e o abastecimento de água, desde a captação, ao tratamento, regularização e distribuição, serão outros projetos a desenvolver naquela cidade moçambicana, mas numa fase posterior.

Durante a estadia em Cantanhede, os técnicos efetuaram ainda visitas às empresas ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, Certoma e Hidromaster, e desenvolveram contactos com a Associação Empresarial de Cantanhede, para dar a conhecer as potencialidades de negócio na província da Zambézia, que tem uma extensão de 105 mil quilómetros quadrados e mais de 5,7 milhões de habitantes.

Recorde-se que o acordo de cooperação entre Cantanhede e Quilemane foi concretizado na sequência de um encontro de Helena Teodósio com o seu homólogo do município de Moçambique, Manuel de Araújo, no início deste ano, e prevê a colaboração noutros domínios da vida autárquica como o ordenamento do território, urbanismo, ambiente, proteção civil, educação, cultura e saúde.

Alvaiázere | Concurso “Gentes e Lugares 2022”


Decorreu, até ao dia 13 de maio de 2022, o concurso “Gentes e Lugares 2022”, inserido no programa educativo da Rede Cultura 2027.

Este projeto desafiou os alunos dos 26 concelhos da Rede, desde o ensino pré-escolar até à Universidade Sénior, a criar um filme/entrevista, usando o telemóvel, com um máximo de 3 minutos, focando três aspetos cruciais: uma pessoa de quem gostam particularmente, um lugar especial do Concelho e uma música original com recolha de sons da natureza dos locais visitados ou um tema cantado ou tocado.

A avaliação dos vídeos a concurso foi feita por escalões, e tendo em conta os critérios definidos no regulamento do concurso. Em Alvaiázere, o júri constituído pelo Eng. Fernando Gomes (maestro da Sociedade Filarmónica de Santa Cecília), pela Dra. Paula Marques (diretora da Biblioteca Municipal) e pela Dra. Paula Cassiano (diretora do Museu Municipal) deliberou que no escalão “1º CEB”, o vídeo que obteve o 1º lugar foi o realizado pela turma do 4ºB e no escalão “2º e 3º ciclos” o vencedor foi o vídeo da turma do 5ºB.

Todas as obras concorrentes poderão ser apreciadas no canal de Youtube do Museu Municipal de Alvaiázere:

Ansião | Oficina de Azulejo inspirada nos mosaicos romanos


O Município de Ansião irá dinamizar uma oficina de "Decoração de Azulejo - Técnica do Esgrafitado", de 25 de junho a 16 de julho, em parceria com o CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

A atividade terá a duração de 30 horas e decorrerá no Complexo Monumental de Santiago da Guarda aos sábados, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas, tendo como destinatários artesãos e ativos empregados ou desempregados com interesse na aquisição de competências específicas na área.

A dinamização estará a cargo de Maria do Rosário Rocha Pereira, formadora do CEARTE desde 1996, consistindo o plano curricular na decoração de azulejo, partindo dos motivos do mosaico romano, com a utilização da técnica do esgrafitado.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas através do formulário disponível em https://tinyurl.com/azulejoesgrafitado. Mais informações poderão ser obtidas através dos contactos 236 670 203, 236 672 025 ou biblioteca@cm-ansiao.pt.


Testei positivo à Covid-19. Preciso de baixa médica e que apoios tenho?

Desde o início da pandemia, as regras sobre quem fica em casa e que apoios podem receber têm sido sucessivamente atualizadas. Conheça as regras atuais.
Com o número de casos de Covid-19 a aumentar novamente, há cada vez mais pessoas com baixa por terem contraído a doença.
Desde o início da pandemia, as regras sobre quem fica em casa e que apoios podem receber têm sido sucessivamente atualizadas.
Renascença elaborou um guia com algumas informações úteis sobre os apoios e como os requerer.
Testei positivo à Covid-19. Tenho de deixar de trabalhar?
Não necessariamente. Se se sentir em condições para continuar a trabalhar, se a sua profissão puder ser exercida em regime de teletrabalho e se a sua entidade patronal estiver de acordo, pode continuar a trabalhar em regime de teletrabalho.
Se não puder ficar em teletrabalho, o que tenho de fazer?
Depois de contactar o SNS 24 e após receber o teste PCR positivo, recebe por email uma declaração que deve fazer chegar à sua entidade patronal. Esta, por sua vez, dará indicação à Segurança Social para que possa receber a devida renumeração referente aos dias em que faltar ao trabalho.
Essa declaração é uma baixa médica?
Não. A declaração que atesta a necessidade de ficar em casa serve para efeitos de justificação de faltas, bem como para eventual atribuição do subsídio por assistência a filho ou a neto. Esse documento é válido por 28 dias.
Quanto vou receber?
Tem direito ao subsídio por doença correspondente a 100% da remuneração de referência líquida durante um período máximo de 28 dias.
E se, ao fim de 28 dias ainda não estiver em condições para ir trabalhar?
Nesse caso, terá, obrigatoriamente, de ter uma baixa médica. A partir dessa altura, a sua remuneração passa a ser a seguinte:

-55% da sua remuneração de referência, dos 29 aos 30 dias de impedimento para o trabalho
- 60% da remuneração, entre 31 dias e 90 dias
- 70% da remuneração, entre 91 dias e 365 dias
- 75% da remuneração, num período de doença superior a um ano

Quem vive comigo tem de ficar em isolamento?
Não. Neste momento da pandemia, apenas ficam impedidas de sair de casa as pessoas que testaram positivo à Covid.

Fonte: Renascença (Cristina Nascimento)

Santarém | Intervenção vascular inovadora

HDS realiza pela primeira vez implantação de um filtro na veia cava superior

O Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Distrital de Santarém (HDS), dirigido pelo cirurgião vascular Pedro Martins, realizou pela primeira vez a implantação de um filtro na veia cava superior, procedimento habitualmente reservado aos hospitais centrais.

A referida intervenção ocorreu num doente de 77 anos que desenvolveu complicações após cirurgia à vesícula e teve como objetivo evitar tromboembolismo pulmonar (obstrução de uma das artérias pulmonares) e potencialmente a morte do doente que, neste momento, se encontra em recuperação.

De acordo com o Conselho de Administração, o HDS tem vindo a apostar numa estratégia de diferenciação crescente, da qual o Serviço de Cirurgia Vascular é exemplo, sendo atualmente uma especialidade em grande desenvolvimento na instituição.

O Serviço de Cirurgia Vascular desenvolve um papel importante na prestação de cuidados de Angiologia e Cirurgia Vascular, na sua vertente médica e cirúrgica, direcionada à patologia arterial e patologia venosa.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias

CHEDV com novo equipamento

Novo mamógrafo permite melhorar resposta à patologia mamária.

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) adquiriu um novo mamógrafo, um equipamento que, além de uma resolução espacial superior, permite a realização de várias técnicas relevantes no rastreio, diagnóstico e intervenção mamária.

Este novo equipamento permite a realização de tomossíntese, uma técnica em que é efetuado um estudo tridimensional da mama, ultrapassando algumas limitações inerentes à mamografia convencional, sem aumento significativo da dose de radiação comparativamente com uma mamografia convencional. Assim, podem ser evitados exames de vigilância, caracterização por outras técnicas e ainda biópsias desnecessárias, melhorando a precisão diagnóstica e detetando lesões suspeitas mais precocemente.

Permite ainda a realização de mamografia com contraste, semelhante à mamografia convencional, porém realizada após administração de contraste iodado endovenoso. Tem como princípio a neovascularização que ocorre em lesões malignas, sendo comparável em termos de sensibilidade e especificidade à Ressonância Magnética mamária, e tendo como vantagens em relação à mesma a rapidez e conforto de realização, a acessibilidade e o custo.

De acordo com o CHEDV, no futuro será possível a realização de biópsias mamárias assistidas por vácuo, uma técnica que permite a obtenção de fragmentos de maiores dimensões, aumentando a confiança no diagnóstico histológico por maior representação das lesões, evitando repetição de biópsias e, em alguns casos, biópsias excisionais cirúrgicas. É um procedimento rápido, bem tolerado e minimamente invasivo, com menores custos face a uma intervenção cirúrgica. Atualmente tem também um papel terapêutico, permitindo a excisão de lesões benignas de pequenas dimensões.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – https://www.chedv.min-saude.pt/

Atividade Assistencial em 2022

CHBM regista crescimento da atividade no primeiro trimestre do ano.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou um crescimento nas principais linhas de atividade no primeiro trimestre de 2022, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Em comunicado, o CHBM refere que, entre 1 de janeiro e 31 de março de 2022, o CHBM realizou um total de 70.495 consultas, mais 11,4% comparativamente com o período homólogo, sendo que nas consultas médicas o aumento foi de 9,5% e nas consultas não médicas esse incremento foi de 14,9%.

Na área cirúrgica (que inclui a cirurgia programada, de ambulatório e urgente) foram operados 1.923 doentes no primeiro trimestre de 2022, mais 23,4% do que no mesmo período do ano anterior. Na cirurgia programada esse aumento foi de 97,9%, enquanto que na cirurgia urgente ficou nos 30,1%.

No mesmo período, o Hospital de Dia registou também um aumento da atividade, realizando 6.649 sessões, mais 25,7% comparativamente com o período homólogo. O CHBM salienta o incremento da atividade no Bloco de Partos, onde se registaram 358 partos no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 14,4%.

No internamento o número de doentes acompanhou a mesma tendência, registando o CHBM 3.411 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 17,9% do que no ano anterior. Em Hospitalização Domiciliária, área onde tem feita uma grande aposta nos últimos anos, foram registados 114 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 115,1% do que no mesmo período do ano anterior.

Nos serviços de urgência (que inclui a urgência geral, pediátrica, obstétrica/ginecológica e básica), registou-se um aumento muito significativo de episódios, tendo sido realizados, no primeiro trimestre deste ano, 35.985 atendimentos nas urgências, mais 69,9% comparativamente com o período homólogo.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias

Hospitalização Domiciliária

Hospital de Santa Maria, em Lisboa, já acompanhou 349 doentes.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria já admitiu 349 doentes para assistência ao domicílio.

Teresa Rodrigues, coordenadora da unidade inserida no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, considera que a «diminuição drástica» das infeções hospitalares e das transmissões de bactérias é «a parte clínica mais importante» da hospitalização domiciliária.

Além das vantagens para os doentes, que são acompanhados no conforto do seu lar, também se libertam camas para doentes que não preenchem os critérios necessários para acompanhamento no domicílio.

Esta quinta-feira, dia 12 de maio, data em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, Teresa Rodrigues recebeu a Ministra da Saúde, que participou na reunião que a equipa da hospitalização domiciliária faz todas as manhãs, para organizar as visitas aos doentes.

A equipa, composta por cinco enfermeiros, dois médicos, um assistente operacional, um assistente técnico e um assistente social, tem capacidade para acompanhar diariamente até oito pessoas, com visitas diárias a casa dos doentes. Até à data, esta unidade fez quase 6 mil visitas, percorrendo mais de 40 mil quilómetros.

Nos dois anos e quatro meses de funcionamento, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria avaliou 626 doentes. Destes, 349 foram admitidos neste regime: mais de metade (236) eram do internamento, 79 da urgência, 18 tiveram admissão direta, 15 da consulta externa e um do hospital de dia.

Os dados revelam que foram admitidas mais mulheres (186) do que homens (163) e que a média de idades de doentes admitidos é 69 anos. A maioria dos doentes tinha como diagnóstico as infeções do trato urinário (149), mas também foram acompanhados em casa doentes com infeções bacterianas, insuficiência cardíaca descompensada ou pneumonia.

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 que está em discussão na especialidade prevê a expansão da hospitalização domiciliária a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, alargando esta resposta a outras patologias (do foro oncológico e pediátricas) e reforçando equipas.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte – http://www.chln.min-saude.pt/