LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Marinha Grande | DIA DO MUNICÍPIO CELEBRADO COM DISTINÇÕES E EVENTOS CULTURAIS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai comemorar o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), no próximo dia 26 de maio, feriado municipal, numa cerimónia solene, a decorrer no Teatro Stephens, na qual irá atribuir distinções honoríficas a cidadãos do concelho que se tenham destacado numa determinada área, e através de um evento cultural e gastronómico, a realizar no Parque de Merendas da Portela, com a participação dos músicos João Só e Carolina Deslandes e do Chef de cozinha Rui Paula.

O Município da Marinha Grande pretende instituir a prática formal de reconhecimento do mérito dos diferentes agentes nas áreas da cultura, educação, economia, social, desporto, turismo, entre outras. Assim, e face ao interesse em atribuir distinções honoríficas a Marinhenses que se tenham destacado numa determinada área, vão ser entregues Medalhas de Mérito Municipal.

Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal da Marinha Grande, vão ser feitas as seguintes distinções, na Cerimónia Solene, a decorrer no Teatro Stephens, no dia 26 de maio, pelas 10h00:

Medalha de Honra do Município;
Medalha Municipal de Mérito Social;
Medalha Municipal de Mérito Cultural;
Medalha Municipal de Mérito Educativo;
Medalha Municipal de Mérito Desportivo;
Medalha Municipal de Mérito Económico;
Medalha Municipal de Mérito Humanitário;
Medalha Municipal de Mérito Científico.

A sessão vai também distinguir os trabalhadores que completaram 25 anos de serviço no Município, no ano 2021, bem como os funcionários que se aposentaram em 2021, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal.

O programa da comemoração do Dia do Município é o seguinte:

26 de maio de 2022

09h30 | Edifício dos Paços do Concelho | Hastear da Bandeira
10h00 | Casa da Cultura Teatro Stephens | Cerimónia Solene
“A herança cultural dos Stephens” | Jorge Custódio
Distinções honoríficas
Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal | Aníbal Curto Ribeiro
Intervenção do Presidente da Câmara | Aurélio Ferreira
Momento musical | André Barros

Parque de Merendas da Portela
13h30 | CANTAR À MESA DOS CHEF`S
Participação do Chef de cozinha Rui Paula e do músico João Só

Evento em que se procura recriar pela mão de Chef`s reconhecidos pratos típicos do concelho e do feriado municipal, como o Coelho com Ervilhas.
Org.: Câmara Municipal Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande

16h30 | FUSÃO ACÚSTICO (Programa Cultural), com Carolina Deslandes e Nuno Esperto - Espetáculo em formato acústico protagonizado pela artista nacional Carolina Deslandes e pelo artista local Nuno Esperto.
Em cima do palco, os dois artistas irão apresentar-se numa partilha de experiências pessoais e artísticas. O espetáculo será resultado de uma cocriação artística entre os dois músicos.
Ações cofinanciadas pelo Programa Portugal Acústico e à Mesa Também se Canta
Org.: Câmara Municipal Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande

27 de maio de 2022
21h30 | Casa da Cultura Teatro Stephens
TALK SHOW | “NA TERRA DO VIDRO, JORGE HUMBERTO CONVIDA”

Ficha Artística:
Autoria e apresentação - Jorge Humberto Tihoti
Artista convidado - Luís Represas
Convidados - Mário Macatrão, Francisco Gomes, Isabel Neto e Edu Miranda
Banda Residente - Paulo Norte (Bateria) - Fred Noel (Guitarra) - Dário Maskaro - (teclados) - Luís Agostinho (Teclados) - Sara Ribeiro (Voz)
Som - António Pisco
Imagem - Klassic, Lda
Transmissão - Pedro Filipe
Direção de Produção - Sandra Santos
Ass. Produção - André Marques
Produção - Klassik/Jorge Humberto
Realização - Miguel Filipe
Duração – 2h aprox.
Classificação Etária – M6
Preço – 10€
Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na bilheteira online em www.bol.pt

Joaquim Carlos às 22:19 Nenhum comentário:
Compartilhar

Junta de Machico vem a Águeda conhecer Unidade Local de Proteção Civil

Junta madeirense quer replicar o modelo de funcionamento da Unidade Local de Proteção Civil de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, sexta-feira, uma delegação da Junta de Freguesia de Machico, Madeira, que se deslocou ao concelho para conhecer o modo de funcionamento da Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão.

A delegação, composta por Pedro Viveiros, vogal da Junta de Machico, e por Sérgio Aveiro e Mário Maciel Marquês, alunos do curso técnico superior em Proteção Civil, que estão a realizar um estágio profissional na Junta de Freguesia de Machico, foi recebida na Câmara Municipal. Comitiva esteve em Águeda para conhecer o funcionamento da ULPC, perspetivando replicar, com as devidas adaptações, um regulamento para ser implementado na freguesia de Machico.

Refira-se que a ULPC de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, criada em 2015 e cuja nova sede foi inaugurada há quase um ano, dispõe de 11 viaturas de combate a incêndios e integra 45 voluntários, tendo como missão prestar apoio à população, em articulação com os Bombeiros e toda a estrutura de proteção civil.

 

Joaquim Carlos às 22:17 Nenhum comentário:
Compartilhar

Aprovado aumento extraordinário para pensões até 1.108 euros

O parlamento aprovou hoje a atualização extraordinária até 10 euros para os pensionistas que recebem até 1.108 euros, um valor que será pago com a entrada do Orçamento do Estado para 2022 e com retroativos a janeiro.

A medida foi aprovada com os votos a favor de todas as bancadas parlamentares e a abstenção do Chega durante as votações na especialidade da proposta de OE2022 que decorre na Assembleia da República.
As propostas de alteração apresentadas pelos restantes partidos sobre o aumento das pensões foram todas rejeitadas.
“Em 2022, o Governo procede a uma atualização extraordinária das pensões, com efeitos a 01 de janeiro de 2022”, estabelece a proposta orçamental.
De acordo com o documento, “a atualização extraordinária é efetuada pelo valor de 10 euros por pensionista, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS)”, ou seja, até 1.108 euros.
O valor da atualização regular anual, efetuada em janeiro, é incorporado no valor da atualização extraordinária.
“Os retroativos que sejam pagos ou colocados à disposição dos pensionistas, em virtude da atualização extraordinária prevista no presente artigo, são objeto de retenção na fonte autónoma, não podendo, para efeitos de cálculo do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) a reter, ser adicionados às pensões dos meses em que são pagos ou colocados à disposição”, pode ler-se no documento.
Segundo a iniciativa, a taxa de retenção a aplicar aos retroativos “é a que corresponder ao valor das pensões referentes ao mês em que aqueles são pagos ou colocados à disposição”.
O aumento extraordinário deverá chegar a cerca de dois milhões de pensionistas e terá um custo da ordem dos 200 milhões de euros, de acordo com o executivo.
Em 2021, o aumento extraordinário foi pago aos pensionistas que recebem até 658 euros (1,5 IAS).
Madremedia/Lusa

Joaquim Carlos às 22:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Governo irá baixar IVA sobre todos os produtos de higiene menstrual

A taxa do IVA sobre os produtos de higiene menstrual vai passar a ser reduzida para todos os produtos. PS aceitou a proposta do Livre, avança a edição de hoje do jornal Público.

De acordo com a publicação, o partido no Governo já decidiu aceitar esta proposta, que foi apresentada por Rui Tavares, deputado único do Livre.
Os pensos higiénicos e os tampões, que já pagam 6%, mas por serem produtos de gaze para uso higiénico ou cirúrgico, não o têm a taxa reduzida por serem produtos menstruais.
De acordo com a publicação, a intenção do Livre é a de que o IVA reduzido seja atribuído a estes produtos enquanto produtos menstruais, explicou um dirigente do Livre ao Público.
Além disso, há produtos de higiene menstrual que ainda pagam 23% de IVA, como é o caso das cuecas menstruais ou dos pensos laváveis.
Ainda segundo o Público, o Governo decidiu também aceitar as propostas do Livre para realizar um estudo sobre o impacto da menstruação no mercado de trabalho, a criação de cursos de formação nas áreas de Direitos Humanos, nomeadamente para as questões LGBTQI+, para agentes das forças de segurança, bem como cursos de formação em Direitos Humanos para quem presta funções no acolhimento de refugiados
Os deputados começam hoje a discutir na especialidade o OE2022, um debate que se prolonga até sexta-feira, dia para o qual está marcada a votação final global.

Madremedia

Joaquim Carlos às 22:09 Nenhum comentário:
Compartilhar

Boavista, Varzim, Académica, Leixões e Trofense com salários em atraso

Os cinco clubes têm um prazo de 15 dias para entregarem demonstração do cumprimento salarial referente aos meses de março e abril.
A Liga de Clubes anunciou que há cinco clubes em incumprimento salarial nos meses de março e abril.
Da I Liga, o Boavista foi o único clube que não cumpriu a obrigação de demonstrar a inexistência de dívidas salariais referente a esses meses.
Na II Liga, os despromovidos Varzim e Académica, para além de Leixões e Trofense estão também em incumprimento.
De acordo com a nota da Liga de Clubes, os cinco clubes têm um prazo de 15 dias para entregarem demonstração do cumprimento salarial dos referidos meses.

RR
Joaquim Carlos às 22:08 Nenhum comentário:
Compartilhar

Rafael Leão perde em tribunal. Parte do salário vai para o Sporting

Internacional português terá de entregar 30% do seu ordenado ao Sporting. Rafael Leão deve cerca de 20 milhões de euros ao Sporting por rescisão sem justa causa.

O Tribunal de Milão decidiu a favor da SAD do Sporting no caso contra Rafael Leão. O internacional português, que ontem se sagrou campeão italiano, verá parte do seu salário penhorado.
O Sporting vai receber 20% do salário do jogador, que ronda os 1,5 milhões de euros anuais.
O caso remonta a 2018, à invasão dos adeptos do Sporting à Academia de Alcochete. O avançado alegou justa causa para rescindir com o Sporting e assinar com o Lille.
O Tribunal Arbitral do Desporto também considerou o Lille responsável solidário pelo pagamento da compensação ao Sporting. O valor total que Leão deve ao Sporting já ultrapassa os 20 milhões de euros, com juros.
Rafael Leão, de 22 anos, é um dos principais jogadores do AC Milan e foi eleito o melhor jogador da Serie A esta época. O internacional português marcou 14 golos e 12 assistências em 42 jogos esta temporada.
O ponta de lança custou 30 milhões ao AC Milan em 2019 e estará já em negociações para renovar vínculo com a equipa italiana.

RR

Joaquim Carlos às 22:06 Nenhum comentário:
Compartilhar

Correios de Portugal estão a contratar carteiros para o verão com contratos temporários

 
Interessados devem ter no mínimo 18 anos, o 9.º ano de escolaridade e carta de condução.

Os CTT – Correios de Portugal estão a contratar carteiros para o verão com contratos temporários de três a sete meses, informou hoje a empresa em comunicado.

Segundo os CTT, os interessados devem ter no mínimo 18 anos, o 9.º ano de escolaridade e carta de condução (conduzindo motociclos preferencialmente).

A duração dos contratos poderá variar entre os três e os sete meses e as contratações irão decorrer para os diversos centros operacionais de Portugal continental e ilhas, para funções de distribuição, produção e logística”, informou a empresa em comunicado, sem indicar quantas pessoas pretende contratar para o verão.

Os CTT dizem ainda que vão reforçar os Centros Operacionais da CTT Expresso, sendo pedida disponibilidade para trabalhar em horários diversos.

TRABALHADORES DOS CTT ESTARÃO EM GREVE PARCIAL
Os trabalhadores dos CTT estarão em greve parcial de duas horas esta quarta-feira (dia 25) pelo aumento dos salários e por melhores condições de trabalho.

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), que anunciou a greve, disse que os trabalhadores não aceitam a atualização salarial de 7,5 euros proposta pelos CTT, “que tiveram no ano passado 38 milhões de lucro”.

Já funcionários do centro de distribuição postal de Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro) estão em greve desde sexta-feira da semana passada até dia 27, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT).

Os correios estão mal em todo o país, mas Santa Maria da Feira é um caso completamente à parte, por ser caótico. Os giros são muito compridos e, se antes um carteiro já não chegava para o seu circuito e ainda tinha que fazer outro em paralelo, por haver muita gente em férias ou de baixa, agora está tudo muito pior, o correio vai-se acumulando e o que devia ser entregue no prazo de um a três dias úteis passou a demorar uma semana e até duas”, disse à Lusa o dirigente regional e nacional do SNTCT António Pereira.

Questionada pela Lusa, a direção dos CTT admitiu “a existência de constrangimentos na distribuição postal no concelho”, que atribui ao “elevado absentismo” registado no centro de distribuição, agravado nas duas últimas semanas por “infeções com covid, o que coloca uma pressão adicional sobre o normal funcionamento da rede”.

A direção declarou, contudo, que “os CTT estão desde o primeiro dia a tentar mitigar essa situação, providenciando o reforço temporário de recursos através da contratação de mais colaboradores” e que “a situação ficará regularizada em breve”.

A entrega do correio pelos CTT tem levado queixas de autoridades locais em vários pontos de Portugal.

LUCROS DE 2021
Em 2021, os CTT lucraram 38,4 milhões de euros, mais do dobro dos 16,7 milhões de euros registados em 2020.

Já no primeiro trimestre deste ano os lucros foram de 5,4 milhões de euros, menos 38,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo fonte oficial, os CTT empregam 12.015 pessoas em Portugal, operando a empresa em 2.356 Pontos CTT e mais de 5.000 agentes Payshop.

SIC Notícias/Lusa
Joaquim Carlos às 19:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

“Maio, Mês do Coração” assinalado em Reguengos de Monsaraz com atividades no Parque da Cidade

 A Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg e o Município de Reguengos de Monsaraz vão assinalar no dia 26 de maio o mês do coração com atividades no Parque da Cidade. Assim, pelas 10h, haverá uma aula de ginástica pelos professores de educação física da autarquia e em seguida a enfermeira Clara Lourenço, coordenadora da UCC Almoreg, vai realizar uma sessão de meditação.
 
O grupo dos Seniores a Mexer vai participar nas atividades, podendo juntar-se todas as pessoas interessadas em desenvolver estas iniciativas que contribuem para a sua saúde. As atividades estão integradas na iniciativa “Maio, Mês do Coração”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que visa alertar a população ao longo do mês para a problemática das doenças cardiovasculares.
 
Esta iniciativa é dedicada todos os anos a pelo menos um fator de risco e pretende incentivar as pessoas a terem um estilo de vida saudável e com atividade física. Este ano é dedicada às alterações climáticas na saúde cardiovascular.

 

Joaquim Carlos às 19:39 Nenhum comentário:
Compartilhar

Prisão perpétua para sargento russo

Sargento russo, de 21 anos, condenado a prisão perpétua por um tribunal de Kiev, naquele que foi o primeiro julgamento por crimes de guerra na Ucrânia.
Na abertura do processo, Vadim Shishimarin tinha-se declarado culpado do assassinato de um civil ucraniano, na região de Sumy, no norte do país, no dia 28 de fevereiro, quatro dias depois do Kremlin ter ordenado a invasão desta antiga república soviética.

Euronews
Imagem: Yhaoo Notícias


Joaquim Carlos às 19:37 Nenhum comentário:
Compartilhar

Câmara de Águeda promove boas práticas de mobilidade suave em conferência internacional

 Encontro decorreu em Estocolmo, na Suécia, onde foram destacadas as medidas implementadas no concelho no âmbito do projeto de ampliação das beÁgueda.
A Câmara Municipal de Águeda participou, na última semana, em Estocolmo (Suécia), numa reunião do projeto comunitário Interreg Europe – CISMOB, onde promoveu as boas práticas na área da mobilidade suave que estão a ser desenvolvidas no Município.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e Carlos Rodrigues, da Divisão de Modernização Administrativa, Financiamentos e Parcerias, apresentaram o trabalho realizado em Águeda no âmbito do SMARTA2, um projeto que se traduziu na aplicação de medidas de mobilidade partilhada sustentável, interligada ao transporte público em zonas rurais. Em concreto, foi demonstrado o alargamento das beÁgueda – Bicicletas Elétricas de Águeda às freguesias que são servidas pela Linha do Vouga.
“Neste momento, o projeto está a ser implementado nas freguesias de Travassô e Óis da Ribeira; em Recardães e Espinhel; na Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; em Valongo do Vouga e em Macinhata do Vouga, e está a ser um sucesso tanto no que se refere aos utilizadores como na vitalização dos centros das freguesias, mas a nossa ideia é estender a outras freguesias; é nossa estratégia continuar a aposta na mobilidade suave”, disse Edson Santos, salientando que a troca de experiências resultante deste encontro na Suécia foi extremamente positiva, tanto para a afirmação de Águeda como Município exemplo na aplicação de medidas ambientalmente sustentáveis como para a aprendizagem do que está a ser feito noutros contextos.
O CISMOB, que se encontra na sua segunda fase de implementação, é um projeto europeu liderado pela Universidade de Aveiro, que envolve parceiros da Universidade de Estocolmo (eGOVlab), ITS-Roménia, Bucareste - Ilfov Associação Intermunicipal de Desenvolvimento para os Transportes Públicos, a Agência de Energia da Extremadura e o Município de Águeda e visa, entre outros, a partilha de boas práticas na área da mobilidade sustentável, promovendo a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas rurais através da otimização na eficiência do sistema de transportes.

Joaquim Carlos às 17:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Castelo de Paiva | X Mostra de Actividades de S. Martinho voltou a evidenciar dinâmica da freguesia. Com industria, artesanato, vinhos, petiscos e animação musical

José Rocha destacou a importância de valorizar as actividades económicas.

Traduziu-se num rotundo sucesso a X Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.
A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do presidente do Rancho Folclórico de S. Martinho, João Moreira, do reverendo Padre Fernando Sérgio, e do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, do vereador José António Vilela, e do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, que voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.
Depois da intervenção de boas vindas e de vários agradecimentos do presidente do Rancho Folclórico, Manuel Francisco, também dirigente desta colectividade etnográfica, recordou o desaparecimento recente de duas personalidades que muito deram ao Rancho Folclórico de S. Martinho, evocando a memória de Delfim Moreira e Maria de Fátima Correia, com uma alargada salva de palmas.
Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a participação de todos os expositores e lembrou que a iniciativa começou por ser uma aposta do rancho folclórico, mas rapidamente teve a colaboração e a parceria da autarquia, que se associou para valorizar um certame importante para a freguesia, porque mostra aquilo que melhor se faz e produz em S. Martinho, evidenciando a força viva de uma terra que contribui activamente para o engrandecimento do concelho, deixando um desafio às entidades municipais, para que não esqueçam esta terra e continuem a disponibilizar o melhor apoio.
Destacando que esta actividade favorece o desenvolvimento da freguesia, Francisco Silva mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, ajudando a valorizar mais a freguesia, a criar riqueza e potenciar negócios, dando um contributo para um futuro melhor para todos, população e empresas locais.
Por outro lado, depois de agradecer a presença dos expositores presentes e enaltecer a parceria estabelecida com o rancho folclórico, o autarca de S. Martinho referiu que, esta actividade também promove a freguesia em termos turísticos, sendo necessário, na sua opinião, atrair mais investimento, criar projectos que promovam atractividade, de forma a alavancar o turismo e fixar as pessoas numa terra que tem um bom potencial para desenvolver.
Mostrando-se orgulhoso por estar nesta actividade em terras de S. Martinho, o edil paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que esta próspera freguesia tem de bom, desejando que, após dois anos de interregno, esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente José Rocha referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta, destacando ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
O presidente da Câmara de Castelo de Paiva evidenciou depois, a força e a resiliência da gente paivense, reforçando a necessidade de continuar a trabalhar com dedicação e afinco, no sentido melhorar ainda mais, conseguir mais desenvolvimento e progresso, melhor qualidade de vida para todos, e colocar Castelo de Paiva no mapa, como um terra que seja um exemplo na região

Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, José Rocha participou na cerimónia de entrega de certificados, e mostrou-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, deixando palavras de reconhecimento para a Junta de Freguesia e Rancho Folclórico de S. Martinho que continuam a apresentar uma dinâmica notável, assumindo um certame que é já uma referência muito positiva na programação cultural e económica paivense.

Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical Nova Dança, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a atrair boa adesão de visitantes.

Já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Zumba, com orientação de Paula Carvalho, seguindo-se a abertura das tasquinhas e a animação não faltou durante esta Mostra de Actividades em S. Martinho, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, realizando-se o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, bem como a participação do Duo HD, que garantiu um animado bailarico até à hora do encerramento .

Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, registou-se neste certame a presença de três dezenas de expositores, com a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da organização da Junta de Freguesia de S. Martinho e do Rancho Folclórico local, voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

Joaquim Carlos às 17:09 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova |Festival da Cereja e do Limão promove recursos endógenos


A nona edição do Festival da Cereja e do Limão, que decorreu nos Montes da Senhora, entre os dias 21 e 22 de maio, ficou marcada pela realização de diversas atividades. Entre animação de rua, atelier de ciência e muita música, várias foram as razões que levaram as pessoas até ao Largo da Igreja de Montes da Senhora, onde os produtores de cereja e limão, bem como outros expositores com doces e até artesanato, foram o destaque principal.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, frisa que a intenção destes Festivais “é sempre dar projeção à cereja e aos nossos produtores e artesãos”. Nuno Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Montes da Senhora, relembra que “toda esta região é muito rica, tanto em limão, como em cereja e que sendo uma zona com pouca indústria, eleva ainda mais a importância destes produtos, tornando-os ainda mais relevantes do ponto de vista económico”. No domingo, dia 22 de maio, a chuva afastou alguns dos produtores do Festival, que aproveitaram o sábado para vender grande parte dos seus produtos.

O grupo de bombos “Os Grifos”, ficou com a responsabilidade de realizar a abertura do Festival, tanto no sábado, como no domingo, num espetáculo no qual alguns locais e produtores foram convidados a participar diretamente. Mais tarde, no sábado, dia 21 de maio, decorreu também o Atelier de Velas Ecológicas com aroma a limão, por Marta Palhim, monitora do CCV da Floresta. O Atelier contou com a atenção de várias crianças, que levaram para casa o resultado final do seu trabalho. “Além de transmitirmos conteúdos científicos, fazemos também um trabalho de sensibilização para a necessidade de reutilizar alguns resíduos ainda antes da reciclagem”, frisou Marta Palhim acerca da iniciativa. A música da noite esteve ao cargo de Rui Alves, o primeiro artista a atuar na noite do Festival, bem como de Zezé Fernandes e do Grupo Musical 7ª Arte.

No domingo, o 182º Passeio Pedestre e a VII Corrida das Cerejas, ambos com partidas no Largo da Igreja de Montes da Senhora, foram marcados pela chuva, que ainda assim não impediu que se realizassem com sucesso. Nuno Abade, organizador da corrida, aponta que apesar de terem terminado aproximadamente 150 atletas, estavam inscritos pelo menos mais 30, o que acaba por acontecer com alguma naturalidade. “Tivemos mais atletas a participar nesta edição relativamente à última, que aconteceu antes da pandemia, portanto foi bastante bom. Não é o melhor ano ao nível de participação, mas é o segundo, estamos satisfeitos”, salienta.

Apesar da chuva que por vezes se foi sentindo, nunca demasiado intensa, as pessoas responderam ao convite e mobilizaram-se para estar presentes no Festival da Cereja e do Limão. A próxima festividade a decorrer no concelho é agora a Festa do Município, de dia 10 a 12 de junho, com uma grande diversidade de atividades desportivas a marcarem fortemente a programação do evento.
Joaquim Carlos às 16:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

Alvaiázere | Comemoração do Dia da Espiga


O Município de Alvaiázere volta a dinamizar, no dia 26 de maio de 2022, na Praça Cesário Neves (junto à Igreja Matriz), o Dia da Espiga.
Num apelo às raízes e tradições que caraterizam o nosso território, proporcionamos um lanche convívio repleto de boa disposição, sardinha, broa e o vinho da região.

Convidamos todos a marcarem presença.

Joaquim Carlos às 16:55 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Mercado do Cá se Faz promove leitura dia 28 de maio


A leitura estará em destaque na próxima edição do Mercado do Cá se Faz, a acontecer no próximo dia 28 de maio. O Mercado Municipal volta a abrir portas ao último sábado de cada mês, como é habitual, para receber produtores do concelho que, das 09h00 às 13h30, têm assim um espaço para vender e valorizar os seus produtos e artigos.
Em cada mês o Município procura oferecer a estes produtores melhores condições para atrair visitantes e possíveis interessados ao Mercado Municipal. Neste mês de maio, haverá dois espaços dedicados à venda de livros, num pequeno Mercado do Livro. Neste sentido, a Editora Alma Azul, que estará presente em parceria com a Biblioteca Municipal, bem como a Livraria Paroquial, foram convidadas a estar presentes e exibir alguns dos seus livros.
Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul, anuncia que terá disponível “uma oferta diversificada de livros para crianças, jovens e adultos, além de muitas propostas de Leituras e com um programa que tem como objetivo envolver toda a comunidade, especialmente, todos os expositores do Mercado, numa improvisada Festa do Livro”.

Segundo a editora, foram ainda endereçados convites aos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova para colaboração na leitura de microtextos de Miguel Torga, bem como ao alunos-voluntários do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, para leituras Partilhadas de poemas de José Craveirinha. Em vésperas do Dia Mundial da Criança, a editora salienta ainda a necessidade de pais e avós visitarem o Mercado com o compromisso de lerem histórias aos mais pequenos. Outros autores, como Augustina Bessa-Luís e José Saramago, também estarão representados com obras entre as oportunidades a encontrar. “Lendas e Superstições”, de Jaime Lopes Dias, terá alguns exemplares a serem oferecidos no Mercado.

O Mercado do Cá se Faz decorre em todos os últimos sábados de cada mês e está aberto exclusivamente a produtores do concelho de Proença-a-Nova. Caso pretenda participar, pode contactar o Posto de Turismo, por via telefónica 939 623 269, email para: postodeturismo@cm-proencanova.pt ou dirigindo-se pessoalmente ao Posto de Turismo, na interseção da Rua de Santa Cruz com a Rua do Rossio, das 09h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira, ou das 09h30 às 15h00, aos sábados, e das 09h30 às 13h30 aos domingos e feriados.


Joaquim Carlos às 16:53 Nenhum comentário:
Compartilhar

Licenciatura de Osteopatia do Piaget acreditada pelo período máximo de 6 anos


A licenciatura em Osteopatia do Instituto Piaget de Silves viu renovada a sua acreditação máxima, pelo período de seis anos, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta acreditação reflete o reconhecimento, por parte da entidade oficial competente, da excelência da formação oferecida pelo Instituto Piaget, designadamente no que diz respeito à qualidade do seu corpo docente e à total adequação das instalações e equipamentos disponibilizados, bem como do plano de estudos seguido.
“A licenciatura visa proporcionar uma formação de alta qualidade para a aquisição de um perfil de competência clínica para a prática osteopática em regime de autonomia, de acordo com os padrões internacionais de formação e educação em Osteopatia”, afirma o professor Alexandre Nunes, coordenador do curso na Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.

Através da educação clínica supervisionada, acrescenta Alexandre Nunes, “pretendemos que os nossos estudantes adquiriram competências profissionais no âmbito dos cuidados músculo-esqueléticos e em áreas de intervenção específica, como o desporto, pediatria e geriatria, com vista à sua futura integração profissional”.

O curso de Osteopatia está articulado com a atividade desenvolvida na Clínica Piaget de Silves que permite que os estudantes realizem a totalidade dos ensinos clínicos (100 horas) em ambiente clínico supervisionado, uma taxa de empregabilidade elevada, um corpo docente especializado e projetos de investigação científica que envolvem professores e estudantes.

Criado em 2016, o curso de Osteopatia do Instituto Piaget foi o primeiro a ser reconhecido e acreditado em Portugal, na sequência da aposta da instituição na área das Terapêuticas Não Convencionais (TNC), que conduziu igualmente ao lançamento da licenciatura em Acupunctura no Campus de Vila Nova de Gaia.

No seguimento da expansão das TNC, o seu exercício é hoje regulado por lei e efetuado de modo integrado com as terapêuticas convencionais e de forma a garantir a proteção da saúde das pessoas e das comunidades, a qualidade assistencial e tendo por base a melhor evidência científica.

O reconhecimento agora conquistado com a nova acreditação da Osteopatia pela A3ES é um incentivo adicional no contexto da aposta na qualidade formativa do Instituto Piaget na área da saúde, onde também se incluem os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, que têm contribuído para formar centenas de profissionais em Portugal.
Joaquim Carlos às 16:50 Nenhum comentário:
Compartilhar

Gavin James e Gipsy Kings são os cabeças de cartaz da Expofacic 2022. Grupo de flamenco atua a 2 de agosto e irlandês sobe ao palco a 6 de agosto

Está confirmado. Os emblemáticos Gipsy Kings e o artista irlandês Gavin James são os cabeças de cartaz da Expofacic 2022, que decorre de 28 de julho a 7 de agosto. E, desta forma, o mês de agosto arranca em Cantanhede com sonoridades diversas, que vão desde a rumba flamenca e os ritmos latinos ao folk e pop irlandês.

Gavin James tem encontro marcado com o público da Expofacic a 6 de agosto e promete levá-lo ao rubro com “Always”, o seu mais tema mais conhecido e que atingiu as 30 milhões de visualizações em todas as plataformas digitais.

Nascido em Dublin, na Irlanda, em 1991, Gavin James começou por tocar numa banda de rock com apenas 8 anos de idade, escrevendo as suas próprias músicas. Em 2013, deu-se o lançamento do single “Say Hello”, que obteve o prémio “Meteor Choice Award” como Canção do Ano.

Dois anos depois, Gavin James lançou seu primeiro álbum e homenageou Alanis Morissette com Bitter Pill, a 20 de novembro de 2015, através da Warner Ireland. Recebeu o certificado de Platina pelas vendas no seu país natal. A faixa “Nervous” faz parte do disco e teve grande sucesso em todo o mundo.

Em outubro de 2017, o também compositor irlandês lançou o single “Hearts on Fire” do seu segundo álbum e em abril de 2018, “Always”. O terceiro single, “Glow”, foi lançado em setembro de 2018 e registou também números impressionantes: 800 milhões de streams, 2 milhões de singles vendidos e 50 prémios de platina em diversos países.

Em outubro do mesmo ano, lançou o seu segundo álbum de estúdio, Only Ticket Home, e o tema “Innocent”, música feita em parceria com o DJ brasileiro Alok e Yves V.

Quatro dias antes, a 2 de agosto, a noite faz-se ao som das palmas e de instrumentos como o cajón, violão flamenco e as castanholas, com os Gipsy Kings. Criada em 1979 e com mais de 60 milhões de discos vendidos, a mítica banda que nasceu em França mas com raízes na Andaluzia (Espanha) irá recordar temas inconfundíveis como “Bamboleo”, “Volare” ou “Djobi, Djoba”.

Recorde-se que a Comissão Organizadora da 30.ª edição da Expofacic já havia anunciado para o cartaz de espetáculos os nomes de Zzoilo (28 de julho), Aragão (28 de julho), Carlão (29 de julho), Dino D’Santiago (29 de julho), Piruka (1 de agosto) e Xutos & Pontapés (7 de agosto).

Os contornos de toda a programação do evento serão dados a conhecer na conferência de imprensa já agendada para o próximo dia 30 de maio.

Joaquim Carlos às 16:48 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande recebeu o 8º Meeting Fernando Alves

Realizou-se no passado sábado, dia 21 de maio, no Estádio Municipal da Marinha Grande, o 8º Meeting Fernando Alves, que contou com a participação de cerca de 180 atletas provenientes do território continental, Madeira, Gâmbia e Moçambique.

As competições incluíram provas de lançamentos (martelo, peso, dardo e disco), saltos verticais (vara e altura), saltos horizontais (comprimento e triplo), velocidade (200 metros, 110 metros barreiras, 400 metros barreiras), meio-fundo (1500 planos) e fundo (3000 obstáculos).
Tratou-se de mais um encontro de homenagem a Fernando Alves, nome icónico ligado ao atletismo há mais de 40 anos e muito conhecido na Marinha Grande, onde treinou centenas de jovens, protagonizada pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; pela presidente da direção do Clube Atletismo de Marinha Grande (CAMG), Ana Paula André; e por outros elementos dos órgãos sociais da associação e técnicos do município.

Organizado pelo CAMG, com o apoio da Câmara Municipal, Associação Distrital de Atletismo de Leiria e Federação Portuguesa de Atletismo, o 8º Meeting Fernando Alves integrou o Circuito de Meetings de Portugal, da Federação Portuguesa de Atletismo, responsável pela divulgação das pontuações referentes às marcas obtidas pelos atletas.

Durante o Meeting, a Federação Portuguesa de Atletismo atribuiu o grau bronze ao CAMG pelo número de atletas inscritos na época passada.
Joaquim Carlos às 16:45 Nenhum comentário:
Compartilhar

Já conhece o cartaz das Festas de Vagos deste ano?

Dois anos volvidos, eis que as Festas do Concelho estão de volta, apesar de todos os cuidados serem poucos.


Joaquim Carlos às 15:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

Covid-19: testes rápidos de antigénio vão voltar a ser comparticipados

A “pandemia mantém uma incidência muito elevada no país, com tendência crescente”, sustenta o Governo.
Perante o novo aumento de novos casos de covid-19, o Governo fez regressar a comparticipação dos testes de diagnósticos a partir desta terça-feira, dia 24, e até ao dia 30 de junho, “sem prejuízo da sua eventual prorrogação”.
Na portaria, publicada esta segunda-feira em Diário da República, lê-se que “a pandemia da covid-19 mantém uma incidência muito elevada no país, com tendência crescente, para o que poderá contribuir o aumento de circulação de variantes com maior potencial de transmissão, estimando -se que a linhagem BA.5 da variante Omicron já seja dominante em Portugal”.
Perante este cenário, e “para efeitos de referenciação de pessoas sintomáticas e deteção precoce de casos confirmados, importa garantir o acesso e a realização de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional, prescritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e financiados através de um regime especial de preços máximos para efeitos de comparticipação da realização desses mesmos TRAg“.
Este regime “excecional e temporário” entra em vigor a partir de amanhã, dia 24, e manter-se-á até ao dia 30 de junho, podendo ser alvo de “eventual prorrogação”, admite o Governo.

SIC Notícias

Joaquim Carlos às 14:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

Confirmados mais 14 casos de varíola dos macacos em Portugal. Já são 37

 
Estão em curso inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados.
O número de casos confirmados de varíola dos macacos subiu para 37 e estão distribuídos pelas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Algarve, anunciou hoje a DGS, adiantando que os doentes estão “estáveis e em ambulatório”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) adianta, em comunicado, que foram confirmados mais 14 casos de infeção humana por vírus Monkeypox pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o que fez aumentar para 37 o número total de casos confirmados até ao momento em Portugal.
Entre as amostras disponíveis, foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva”, salienta.
Segundo a DGS, estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos.

COMO SE TRANSMITE?
A varíola dos macacos é transmitida através do contacto com animais ou por contacto próximo com pessoas infetadas ou materiais contaminados. Trata-se de uma doença rara e que não se dissemina facilmente entre humanos.
A maior forma de contágio é o contacto com as lesões cutâneas, explica a médica infecciologista, e por isso, estas, devem estar protegidas.
Margarida Tavares afirma que a via de transmissão sexual “não está descrita classicamente”, mas como a doença se “transmite por contacto próximo, íntimo e prolongado”, a transmissão por via sexual é “plausível”.
Também é possível transmissão por contacto com objetos “muito contaminados com o vírus”, por exemplo roupas de cama, banho ou mesmo as próprias roupas.
A varíola dos macacos partilha ainda algumas formas de contágio com as infeções respiratórias, estando também descrita a possibilidade de transmissão aérea, sobretudo por gotículas grandes.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A doença caracteriza-se pelo surgimento de lesões cutâneas, desde “pequenas manchas” até “lesões com conteúdo líquido”. Também podem surgir sintomas sistémicos, como febre, arrepios, dores de cabeça, musculares ou cansaço.
Na maioria das circunstâncias é “uma situação autolimitada e benigna”.

Joaquim Carlos às 14:27 Nenhum comentário:
Compartilhar

Interrupção de fornecimento de água no dia 24 de Maio em São Lourenço do Palmeiral na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra entre as 14h00 e as 18h00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido em São Lourenço do Palmeiral, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 14h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Joaquim Carlos às 12:46 Nenhum comentário:
Compartilhar

Interrupção de fornecimento de água no dia 24 de maio na Rua Alto do Palmeiral em Algoz entre as 09h00 e as 13h00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Rua Alto do Palmeiral, em Algoz, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Joaquim Carlos às 12:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

ROTEIRO HISTÓRICO, DANÇA, MÚSICA E ARTE NOS MUSEUS DA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande continua a celebrar o Dia Internacional dos Museus, até ao dia 28 de maio, com atividades dirigidas à população, nomeadamente roteiro histórico, dança, música e a inauguração de uma exposição de arte contemporânea.
O programa decorre desde o dia 14 de maio, no Museu do Vidro e no Museu Joaquim Correia e pretende também evocar o Ano Internacional do Vidro. De entre as várias iniciativas já realizadas, destaque para as visitas encenadas ao Museu do Vidro, para o público escolar e para as famílias, que pretenderam dar a conhecer de uma forma lúdica e interativa algumas curiosidades sobre a história da cidade e o vidro.

O programa da comemoração do Dia Internacional dos Museus que ainda decorre é o seguinte:

24, 25 e 27 de maio . 09h30 e 10h30
Museu do Vidro . Público escolar
Visitas encenadas
Estas visitas de curta duração dirigidas sobretudo a crianças, com uma linguagem simples e acessível e de formato leve e descontraído, têm como objetivo principal que os mais novos possam saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.
Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Duração: 40 minutos
Limite de participantes: 20 crianças
Inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Teatro À Solta

27 de maio . 09h15 às 13h25
Alunos do 7º ao 12º ano
Museus e centro da Marinha Grande
“Roteiros com História”
Mapeamento do património da cidade da Marinha Grande. Os alunos do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente irão percorrer as ruas da Marinha Grande e tomarão conhecimento “in Loco” do Património e da História Local através de pontos de controlo marcados num mapa de orientação onde terão de responder a questões sobre os mesmos.
Objetivos da atividade:
- Desenvolver um espírito crítico/analítico perante o património cultural local.
- Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações;
- Conhecer /Aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo do património local/regional;
Respeitar e valorizar o património local na sua diversidade.
Organização: Grupo 400 – História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e CMMG

28 de maio . 11h00
Museu do Vidro
“Dança nos Museus”
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas. 
Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração: cerca de 40 minutos
Limite de participantes: 15 pessoas
Inscrição prévia até ao dia 27 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Inesa Markava

28 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
Orquestra Filarmónica da Amieirinha  
Para inaugurar a exposição “Os afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, a Orquestra Filarmónica da Amieirinha fará uma participação combinando peças contemporâneas de artistas internacionais que refletem musicalmente sobre a arte e os museus com o trabalho do artista visual Pedro Fonseca Jorge.
Organização: CMMG/ Clube Recreativo Amieirinhense

28 de maio . 16h00
Museu Joaquim Correia
Inauguração da exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge  
“Pedro Fonseca Jorge foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém por isso sobre os seus objetos de afeto, e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída.” Exposição patente no Museu Joaquim Correia de 28 de maio a 30 de setembro de 2022.
Organização: CMMG, LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria/ CMMG

28 de maio . 16h45 . Museu Joaquim Correia
“Bia-a-dia", performance por Beatriz Duarte  
“Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia a dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso, têm uma vida diferente. Um copo torna-se um sapato e talvez um regador seja um copo. “
Organização: CMMG, LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria/ CMMG.

Joaquim Carlos às 12:41 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.