segunda-feira, 6 de junho de 2022
Bombeiros Voluntários de Leiria obrigados a devolver 231.978 euros ao Estado
Cantanhede | SECÇÃO DE NATAÇÃO ORGANIZOU VI TORNEIO JOAQUIM PADILHA
No passado dia 05 de junho pelas 09h30, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede levou a cabo a 6ª edição do Torneio Joaquim Padilha.
Com o apoio do Municipio de Cantanhede e da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira o evento contou com a participação de 9 clubes oriundos de 4 associações distritais.
As prestações apresentadas pelos 90 atletas envolvidos originaram grandes momentos competitivos com as bancadas a demonstrarem grandes entusiasmo. A coletividade de Cantanhede esteve representada com 30 jovens nadadores. Em termos coletivos o 1º lugar foi para o Clube Náutico Académico de Coimbra, a equipa da casa obteve o 2º lugar na geral.
Águeda | Reunião de Câmara de dia 2 de junho de 2022
As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 2 de junho de 2022 foram as seguintes:
Tendo em conta o estado degradado do edifício – que é composto por uma área com dois pisos e outra de rés-do-chão – o Município decidiu proceder a uma intervenção que permita melhorar as condições de salubridade e qualidade da infraestrutura, bem como ampliar o refeitório e criar sanitários de apoio aos professores e funcionários. Será ainda ampliada a área coberta do logradouro.
Neste momento, o refeitório ocupa uma área de cerca de 96 metros quadrados, passando, com as obras, para aproximadamente 203 metros quadrados, denotando uma melhoria substancial no espaço de refeições para os alunos e para a preparação e condicionamento dos alimentos.
A obra implica o tratamento, reparação e impermeabilização e pintura das paredes exteriores e interiores, assim como a reparação e isolamento térmico do telhado e cobertura do edifício.
Será ainda, como referido, feita uma remodelação e reestruturação do logradouro existente, para que fique mais apelativo e regular, para além de mais acessível, fazendo com que a área de acesso entre o edifício e a zona do parque infantil se torne mais contínua. Relevante é o aumento da zona do alpendre, para que o espaço de proteção e zona coberta seja maior, que passa a ter mais 111,54 metros quadrados do que os atualmente existentes.
De referir que dos 2.192,98 metros quadrados de área bruta, a EB1 das Chãs vai passar a ter uma área de 2.272,29 metros quadrados, traduzindo-se numa ampliação de quase 80 metros quadrados.
Os municípios que tenham sido distinguidos pelo Observatório passam a ter entrada direta nesta rede europeia, caso demonstrem esse interesse. Uma decisão que foi tomada em reunião do Executivo.
As vantagens de integrar a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, criada em 2008 pela ELFAC (Confederação Europeia de Famílias Numerosas), são diversas e vão desde ao registo na base de dados da rede europeia, o acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas a nível europeu, a publicitação de informação sobre a autarquia no website da rede europeia, a participar nas reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, sendo ainda possível, ao integrar esta rede, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família e utilizar o logótipo da Rede Europeia.
“Este projeto liga-se plenamente nas boas práticas de promoção do envelhecimento saudável, pelas quais a Câmara Municipal de Águeda tem sido alvo de distinção, tendo sido inclusivamente premiada, em 2020, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o Selo Comunidades Pró-envelhecimento”, sublinhou Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.
O projeto, que vai ser desenvolvido durante 18 meses, usa a risoterapia para melhorar a saúde mental da população sénior, quer viva sozinha ou em instituições e que por vezes, possui um contacto social reduzido pela dificuldade de locomoção, ou autonomia reduzida por problemas de saúde. Por consequência, para além da simples aplicação de técnicas terapêuticas, a iniciativa pretende proporcionar oportunidades de interação social, reduzir a solidão e provocar sentimentos positivos.
Esta iniciativa contribui para a melhoria das condições psicobiológicas da população idosa, como o demonstram os resultados como a redução das dores, melhoria na qualidade do sono, diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, melhorando também a capacidade física.
O projeto vai ser implementado nas instituições do município, uma vez por semana, em sessões individuais e em grupo, para além de incluir a realização de sonhos e o passeio na carrinha dos sorrisos.
Cantanhede | Durante o mês de junho a Biblioteca Municipal expõe trabalhos em papel de Mário Rumor
Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês junho, uma mostra de trabalhos executados em papel pelo artesão Mário Rumor. Em exposição estão 34 peças inteiramente elaboradas com folhas de papel de jornal, com utilidades diversas.
Mário Rumor nasceu em Vilamar, em 1960, e reside em Cantanhede há várias décadas. Pedreiro de profissão, é trabalhador do Município de Cantanhede.
O interesse de Mário Rumor pela pintura e artesanato surgiu quando ainda era jovem, mas foi mais recentemente, há cerca de seis anos, que começou a interessar-se e a dedicar-se à execução de trabalhos em madeira e em papel.
Os trabalhos de Mário Rumor são realizados com folhas de papel de jornal e, por vezes, com objetos reutilizados. A partir de técnicas de entrançamento utilizadas na arte da cestaria, reutilizando folhas de papel, sobretudo de jornal, o artista cria peças de artesanato originais, com utilidades diversas: cestos, caixas, garrafas, molduras, entre outras.
Na sessão de abertura da exposição, o vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, felicitou o autor pelo talento demonstrado e “pelo sentido de oportunidade que demonstra na reutilização de materiais recicláveis, nomeadamente de papel, na produção das suas peças”. Sublinhou ainda a propósito: “este artesanato feito com material reciclado revela também uma preocupação ambiental do autodidata, que ao usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais, reaproveita-os e assim tem aqui um gesto simbólico de chamar a atenção para a necessidade de cuidar do planeta, diminuindo a poluição”.
Para além deste passatempo artesanal de produção de objetos com utilização de papel, Mário Rumor dedica parte do seu tempo livre ao estudo das plantas medicinais, suas características e utilizações.
Marinha Grande | AS MAIS PARTICIPADAS FESTAS DA CIDADE DE SEMPRE
David Fonseca, Toy e Carolina Deslandes nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz
Portalegre | 24 dadores de sangue em Santo António das Areias
Burlavam restaurantes a partir da prisão
Dois reclusos foram constituídos arguidos por “burlas qualificadas”, superiores a 27 mil euros
A GNR revelou, esta segunda-feira, que constituiu arguidos dois homens que a partir da prisão se faziam passar por inspetores de várias entidades, tendo, alegadamente, burlado estabelecimentos comerciais de todo o país em montantes superiores a 27 mil euros.Segundo comunicado divulgado pela GNR de Faro, foram constituídos arguidos por “burlas qualificadas” dois homens, de 34 e 42 anos, que já eram reclusos a cumprir penas por outros crimes no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.A força militar explica que, no quadro de um inquérito que decorria “há cerca de quatro meses e no qual se investigavam 30 burlas qualificadas, com proveito superior a 27 mil euros, para os suspeitos”, os militares da GNR deram cumprimento a dois mandados de busca às celas dos dois reclusos.No decurso da operação, apreenderam “um telemóvel, dois cartões SIM e diversos apontamentos relacionados com as burlas praticadas pelos suspeitos, nomeadamente, registos de nomes, valores e dados bancários dos lesados”.Os suspeitos “faziam-se passar” por Inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade para as Condições do trabalho (ACT) e outras entidades, e a partir do estabelecimento prisional efetuavam chamadas telefónicas para estabelecimentos comerciais de todo o país, sobretudo restaurantes.Os detidos e agora arguidos invocavam a existência de irregularidades nos estabelecimentos contactados e solicitavam o “pagamento imediato de uma coima”, através de transferência bancária, para assim evitar uma alegada inspeção ao local com consequências mais gravosas.Os alegados burlões estão a ser investigados no distrito de Faro porque foi aí que houve as primeiras queixas sobre as suas atividades ilícitas, mas posteriormente verificou-se que os telefonemas eram feitos para estabelecimentos em todo o país, precisou fonte da GNR em declarações à Lusa.De acordo com esta força militar, a investigação deste caso teve a colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e foi dirigida por dois procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Faro.A GNR aproveitou para alertar para este tipo de burlas, sublinhando que as entidades de fiscalização oficiais não contactam as pessoas ou estabelecimentos “via telefone” com “ameaça de fiscalização” ou qualquer outro tipo de ação.Esta força de segurança aconselha, no caso de contactos deste tipo, que seja solicitada a identificação de quem está no outro lado da linha e o seu local de trabalho, para, em seguida, se confirmar com o serviço respetivo ou exigir uma notificação oficial.
SIC Notícias/Lusa
João Rendeiro: Resultados preliminares da autópsia excluem indícios de crime
Caldas da Rainha cria evento para dar a conhecer as suas pérolas criativas na área da Cerâmica
Foz do Arelho inaugura Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e Posto de Turismo no próximo domingo
França: Homem foi preso por sucessão de misteriosos ataques com agulhas em discotecas
DIVERSIDADE PALEONTOLÓGICA DA MARINHA GRANDE EM DEBATE
A malícia do homem
A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro.
(Plinio Corrêa de Oliveira, “Legionário”, 27 de julho de 1947.