LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

terça-feira, 7 de junho de 2022

As oito regiões portuguesas escolhidas para integrar projetos de combate às alterações climáticas

Da lista da União Europeia fazem parte um total de 118 regiões. Saiba quais são as oito portuguesas escolhidas.

Oito regiões e autoridades locais portuguesas foram escolhidas, num total de 118 ao nível da União Europeia (UE), para implementar projetos de adaptação às alterações climáticas que mobilizam 370 milhões de euros até 2023, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia.
A Comissão Europeia anunciou hoje as primeiras 118 regiões e autoridades locais que participarão na Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas, a chamada Missão de Adaptação, que apoiará o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas”, indica a instituição em comunicado.
Destas, oito são portuguesas, de acordo com a informação divulgada pelo executivo comunitário: CASCAIS, CÁVADO, REGIÃO DE COIMBRA, FUNDÃO, ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA, MAFRA, MÉDIO TEJO e VILA POUCA DE AGUIAR.
De ondas de calor mortíferas e secas devastadoras a incêndios e linhas costeiras erodidas pela subida do nível do mar, as alterações climáticas já estão a ter o seu preço na Europa e isto afeta não só o ambiente e a economia, mas também a saúde dos europeus. A frequência e severidade do clima e extremos climáticos estão a aumentar, pelo que precisamos de acelerar soluções que aumentem a resiliência climática”, argumenta a Comissão Europeia.
Previsto está, então, que este projeto apoie pelo menos 150 regiões e comunidades na aceleração da sua transformação para a resiliência climática até 2030, ajudando as autoridades locais a compreender, preparar e gerir os riscos climáticos, bem como a desenvolver soluções inovadoras.
Além das 118 regiões e autoridades locais, estão em causa 17 empresas privadas, centros de serviços, redes de investigação e grupos de ação local ativos na melhoria da resiliência climática, que também irão subscrever o projeto para o apoiar.
A Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas receberá um total de 370 milhões de euros de financiamento do programa de investigação e inovação da UE, o Horizonte Europe, até 2023.
De acordo com Bruxelas, “as ações de investigação e inovação abordarão a reconstrução de áreas afetadas por fenómenos climáticos extremos, o restabelecimento de planícies aluviais, agricultura vertical, abordagens de seguros protótipos ou a criação de uma cidade perfeitamente adaptada pronta a resistir a uma tempestade ou onda de calor“.
Existe ainda a possibilidade de construir iniciativas conjuntas com outras missões e programas da UE, bem como trabalho em rede e intercâmbio de melhores práticas entre regiões e autoridades locais.
Citado pela nota, o vice-presidente executivo para o Pacto Ecológico Europeu, Frans Timmermans, afirma que, “embora as negociações climáticas sejam globais e grande parte da legislação seja europeia, as mudanças necessárias no terreno são locais [já que] acontecem cidade por cidade, bairro por bairro, rua por rua”.
Por seu lado, o primeiro vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, assinala, também citado pelo comunicado, que “as regiões da Europa estão a testemunhar o impacto da crise climática”, pelo que esta missão irá ajudar as comunidades a “cumprir com a ação climática local”.

Joaquim Carlos às 23:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | ENCONTRO DE OCEANOGRAFIA 2022 JUNTOU 80 INVESTIGADORES NA PRAIA DA VIEIRA

O Encontro de Oceanografia 2022, organizado pela Associação Portuguesa de Oceanografia (APOCEAN), com o apoio do Município da Marinha Grande, decorreu nos dias 6 e 7 de junho, no Hotel Cristal da Praia da Vieira, tendo contado com a participação de cerca de 80 pessoas.

O vereador do pelouro do ambiente, João Brito, e a bióloga da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal,  Sónia Guerra, estiveram na abertura do evento. O vereador agradeceu à organização pela escolha do concelho para a realização do encontro, considerado um dos mais importantes eventos científicos nacionais da temática, e pela importância do debate das questões relacionadas com os oceanos e o ambiente.

O Encontro reuniu cientistas e estudantes de diferentes áreas e regiões do país, focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estiveram em análise temas como a modelação hidrodinâmica operacional no contexto do combate à poluição marinha, o impacto da poluição emitida pelo transporte marítimo, a variabilidade oceanográfica na costa portuguesa: implicações na abundância em algumas espécies de pescado, estudo sobre a cobertura espacial e temporal da rede Argo no Atlântico Nordeste, influência da oscilação do Ártico no clima de ondas no Atlântico Norte até ao fim do séc. XXI, oceanografia operacional – instalação e recuperação de uma infraestrutura de observação oceanográfica da coluna de água, entre outros.

Joaquim Carlos às 21:12 Nenhum comentário:
Compartilhar

São João volta às ruas do Porto. Rui Moreira afasta medidas extra para conter pandemia

Na apresentação do programa para as festas de São João, o presidente da Câmara Municipal do Porto, apela à responsabilidade individual e fala num orçamento de mais de 630mil euros.
Dois anos depois, as festas de São João regressam às ruas da cidade do Porto. O presidente da Câmara Municipal, afasta medidas extra para conter a pandemia nos dias 23 e 24 de junho.
Rui Moreira falou esta tarde aos jornalistas nos Jardins do Palácio de Cristal e apelou à "responsabilidade individual de cada um", mas admite que "se a Direção Geral da Saúde entender tomar alguma medida, nós acataremos como sempre fizemos".
Rui Moreira diz que "não há ninguém em Portugal que não perceba quais são são os comportamentos de risco e os cuidados que deve ter com os mais vulneráveis", dessa forma a organização não vai tomar medidas extra de combate à pandemia.
O autarca recusou-se a falar de outros temas, mas usou a palavra descentralização, mas para dizer que nestas festas populares os palcos estrarão distribuidos por 3 locais da cidade: Palácio de Cristal, Largo do Amor de Perdição e Praça da Casa da Música.
"A pressão na Avenida dos Aliados já era muito grande", salienta Rui Moreira, que reforça que com as obras do metro na avenida este ano seria impensável ter, naquela zona, um palco com música e milhares de pessoas.
Já o famoso fogo de artifício, Rui Moreira revela que será "lançado a partir estruturas flutuantes no rio Douro".
Para os milhares que se deslocam todos os anos para assistir ao espetáculo, em parceria da Câmara do Porto e Câmara de Vila Nova de Gaia, só será possível a partir das margens, já que a ponte D. Luís I estará encerrada.
"Por segurança, quer o tabuleiro superior, quer o inferior estarão fechados", conclui o autarca.
Um evento que reúne no dia 23 de junho, às 20h, nos Jardins do Palácio de Cristal os Santos Noventeiros, com Romana, Saúl e Marante.
Às 22h, no Largo do Amor de Perdição, Toy e José Malhoa, e na Praça da Casa da Música às 23h30 Chico da Tina.
Uma festa com um orçamento de mais de 630mil euros.

Fonte/Foto: Renascença ( Nuria Melo)

Joaquim Carlos às 20:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Nove meios aéreos e mais de 120 operacionais combatem fogo em Castelo Branco

O fogo desenvolve-se numa zona florestal da freguesia de São Vicente da Beira.
Nove meios aéreos e 121 operacionais estão a combater um incêndio que está a consumir uma zona de floresta na freguesia de São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, o alerta para o incêndio ocorreu às 16:08 e no local.
Às 18:55 estão a combater as chamas 121 operacionais, que contam com o apoio de 31 viaturas e nove meios aéreos.
Fonte do CDOS de Castelo Branco disse, porém, à agência Lusa que o combate ao fogo “está a evoluir favoravelmente face aos meios que estão no terreno”.
O fogo desenvolve-se numa zona florestal da freguesia de São Vicente da Beira, onde “os acessos são difíceis”, acrescentou.

SIC Notícias
Joaquim Carlos às 20:03 Nenhum comentário:
Compartilhar

Mundial do Qatar encurta fase de grupos da Liga dos Campeões

Fase de grupos vai ser disputada entre 6 de setembro e 2 de novembro.

A fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol de 2022/23 vai ser disputada entre 6 de setembro e 2 de novembro, devido à realização do Mundial 2022, no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
Em comunicado, a UEFA confirmou o agendamento das jornadas da fase de grupos da Champions, que vai contar, pelo menos, com o campeão nacional FC Porto e com o Sporting, segundo classificado da I Liga, para 6 e 7 e 13 e 14 de setembro, 4 e 5 e 11 e 12 e 25 e 26 de outubro e 1 e 2 de novembro.
A fase de grupos, cujo sorteio está marcado para 25 de agosto, arranca praticamente uma semana antes do que é habitual – começou em 14 de setembro na presente temporada – e acaba um mês antes – terminou em 8 de dezembro.
O Benfica, terceiro no último campeonato, vai procurar juntar-se aos rivais, tendo de superar a terceira pré-eliminatória, em 2 e 3 e 9 de agosto, frente a um adversário que vai ficar definido em 18 de junho, e os "play-offs", com jogos marcados para 16 e 17 e 23 e 24 de agosto, depois do sorteio agendado para 2 de agosto.
A edição de 2022/23 da Liga dos Campeões teve hoje o primeiro sorteio, para as meias-finais da ronda preliminar, com o La Fiorita 1967, de San Marino, frente ao Inter d’Escaldes, de Andorra, e o Levadia Tallin, da Estónia, perante o Vikingur Reykjavík, da Islândia.
Os vencedores destes embates, marcados para 21 de junho, vão defrontar-se na final, três dias depois, disputando uma vaga na primeira pré-eliminatória, a disputar em 05 e 06 e 12 e 13 de julho. Segue-se a segunda pré-eliminatória, com jogos em 19 e 20 e 26 e 27 de julho, fase em que entram equipas como o Olympiacos, de Pedro Martins, e o Fenerbahçe, de Jorge Jesus.
O restante calendário da Champions também avançou, com a final marcada para Istambul, na Turquia, em 10 de junho, depois das meias-finais, em 9 e 10 e 16 e 17 de maio, dos quartos de final, em 11 e 12 e 18 e 19 de abril, e dos ‘oitavos’, com jogos em 14 e 15 e 21 e 22 de fevereiro e 7 e 8 e 14 e 15 de março.
RR/Lusa

Joaquim Carlos às 20:01 Nenhum comentário:
Compartilhar

Regime de mobilidade de docentes por doença promulgado pelo Presidente da República

Medida aplica-se já no próximo ano letivo.

O regime de mobilidade de docentes por motivo de doença para o próximo ano letivo foi esta terça-feira promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a Presidência na página oficial de Internet.
Tendo em conta a natureza experimental do regime agora aprovado, a entrar em vigor no ano letivo de 2022/23 e a ser ulteriormente avaliado, o Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença”, lê-se na comunicação divulgada ‘online’.
O Conselho de Ministros anunciou na quinta-feira a aprovação de alterações ao regime de mobilidade de docentes por motivo de doença que introduzem novos critérios para a colocação, que passa a depender da capacidade das escolas.
As novas regras para o regime que permite aos professores com doenças incapacitantes, ou familiares próximos nessa situação, mudar para uma escola mais próxima de casa ou do prestador de cuidados de saúde, entra em vigor já no próximo ano letivo.
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Educação, João Costa, referiu as principais alterações aprovadas, desde logo a definição de áreas de circunscrição geográfica.
O diploma foi alvo de negociação com os sindicatos do setor, que rejeitaram a proposta do Governo, considerando injustos os novos critérios.
Também o Conselho das Escolas divulgou na quarta-feira um parecer negativo, em que alertava que as alterações agora confirmadas acabariam por limitar o acesso àquele regime por definirem a capacidade de acolhimento das escolas e um raio para a colocação dos docentes.

SIC Notícias/Lusa

Joaquim Carlos às 20:00 Nenhum comentário:
Compartilhar

Estarreja há 100 anos atrás: Mercado Antigo reproduziu vidas do século passado

 Retratos dos costumes do tempo do “Mercado da Praça”, que se realizava na Praça Francisco Barbosa. No sábado e domingo, já imbuída no espírito das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, Estarreja viajou no tempo até ao início do século passado revivendo usos, trajes, cantares e formas de estar representativas de uma época distante.
 
O “Batizado”, da Associação “A Esteira de Veiros”, e a “Novena a S. Gonçalo”, da Cerciesta, mereceram o prémio de Melhor Encenação, em ex aequo. O casal de apanhadores pinhas, reproduzido pelo Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia, conquistou a distinção do Melhor Traje. Já o prémio de Melhor Posto de Venda foi atribuído à Banda Bingre Canelense.
 
O Mercado Antigo mobilizou centenas de participantes de Estarreja e de outros concelhos, atraindo milhares de pessoas ao centro da cidade. A organização da Câmara Municipal de Estarreja conta com o empenho e colaboração das coletividades locais, que recriam as nossas tradições e o mercado antigo na praça.
 
Próximo fim de semana de festas no Parque
 
As Festas de Santo António de Estarreja prosseguem na quinta-feira à noite, no Parque Municipal do Antuã, com a abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional e com o concerto de Tiago Bettencourt. Os concertos de João Pedro Pais (sexta, 10 junho), de Anjos (sábado, 11 junho) e das Bandas em Festa (13 de junho) completam o cartaz.
 
As tradicionais festas são também o palco das Marchas Populares (dia 12) (com a participação das seguintes marchas: Escola de Samba Vai Quem Quer, Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Grupo de Samba Os Morenos e Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense), de exposições, animação e de várias atividades desportivas e das associações locais.
 
Este ano, o programa contempla ainda a 1.ª edição do Campeonato Interdistrital de Jogos Tradicionais, com organização do Inatel e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, no dia 12 (9h-13h).
Carla Miranda

Joaquim Carlos às 16:59 Nenhum comentário:
Compartilhar

Sobe para 166 casos de varíola dos macacos em Portugal

Números foram avançados pela ministra da Saúde, Marta Temido, à margem de uma visita ao Laboratório Nacional do Medicamento.
O número de casos de varíola dos macacos em Portugal subiu para 166, mais 13 do que os registados na segunda-feira. A informação foi avançada pela ministra da Saúde à margem de uma visita ao Laboratório Nacional do Medicamento, em Lisboa.
Questionada sobre o elevado número de casos da doença em Portugal quando comparado com outros países, Marta Temido respondeu que "os números de cada país são sempre também reflexo daquilo que é a estratégia de notificação do país e a preocupação clínica de notificação".
"Temos procurado fazer um registo muito real e muito empenhado daquilo que é o número de novos casos de infeção por vírus Monkepox como temos procurado fazer um registo muito empenhado de números de casos, por exemplo de Covid", acrescentou a ministra.
A DGS avisa ainda quem apresente “lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço” a procurar aconselhamento clínico e evitarem o contacto físico direto com outras pessoas e a partilharem “vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais”.
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, as pessoas infetadas devem permanecer isoladas até que as crostas caiam e devem evitar, especialmente, o contacto próximo com pessoas imunossuprimidas e animais de estimação. A abstenção de atividade sexual e contacto físico próximo também é aconselhável.
A varíola dos macacos, que ocorre principalmente na África Ocidental e central, é uma infecção viral que foi registada pela primeira vez na República Democrática do Congo, nos anos 70.
Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo. As informações atuais indicam que quem tem maior risco de contágio são aqueles que têm contacto físico próximo com alguém que está infetado e apresenta sintomas.
Segundo a OMS, laboratórios em 27 países já registaram quase 800 casos.
"Neste momento continuamos, sobretudo, com a preocupação do acompanhamento destes utentes. Tanto quanto é do nosso conhecimento, as autoridades acompanham esta evolução com uma prudência não excessiva e, sobretudo, com uma preocupação que estes casos sejam bem tratados", disse ainda.
Sobre se há uma definição de perfil para estes doentes, afirmou que se está a falar de "uma doença e as doenças escolhem pessoas".
"Portanto, aquilo que é muito importante é que, de facto, os conselhos médicos sejam seguidos", rematou Marta Temido, adiantando que a reserva estratégica nacional de medicamentos que o país dispõe já inclui a vacina contra a varíola humana. "E nós estamos atentos àquilo que é a necessidade de reforço da reserva estratégica nacional".

Fonte: Renascensa (• Manuela Pires , Anabela Góis , Cristina Nascimento com Lusa)

Joaquim Carlos às 16:57 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Atividades mobilizaram centenas de pessoas. Festa da Criança e da Família levou cor e alegria ao Parque de S. Mateus

Criar um ambiente de partilha e interação familiar num espaço de convívio com diversas valências lúdicas e pedagógicas foi o objetivo da Festa da Criança e da Família, que levou centenas de crianças e respetivos familiares ao Parque de S. Mateus.

Para o efeito, a Divisão de Educação e Juventude programou um conjunto de atividades divertidas, como insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, teatro, música, circuitos desportivos, ateliês variados, entre outros.

Ao longo do dia, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Cantanhede exibiram os seus meios operacionais e a Sociedade Columbófila Cantanhedense deixou as crianças entrar no “Carrinho dos Brinquedos”.

“Após dois anos de interrupção, devido à pandemia, e pese embora o mau tempo que se fez sentir, com períodos fortes de chuva, a Festa da Criança e da Família, há muito aguardada, foi um enorme êxito”, considerou o vice-presidente da Câmara Municipal.

Ainda de acordo com o autarca, a adesão ao evento “surpreendeu tudo e todos, com inúmeras atratividades e muitas atividades divertidas”.

“A gratuidade de acesso é um dos aspetos mais relevantes pois garante a inclusão. De sublinhar o envolvimento de serviços do município, instituições e associações do concelho, sendo um bom exemplo de uma parceria colaborativa em benefício das crianças e das famílias e que contribuiu para que esta iniciativa continue a crescer e merecer o melhor acolhimento por parte das famílias”, concluiu.

As atividades arrancaram com uma aula aberta de yoga para pais e filhos, seguindo-se uma flashMob intitulada “Movimento pela Paz”. Ainda da parte da manhã, a Atrapalharte - Companhia de Teatro Infantil apresentou a peça de teatro “A Girafa que comia estrelas”.

Da parte da tarde, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) levou a palco a peça infantil “A Carochinha”, havendo ainda tempo para um desfile de moda solidário, novamente pela ETPC.

Integrado no programa da Festa da Criança e da Família decorreu no mesmo local a iniciativa Vamos ao Mercado, dinamizada pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, e o mercadinho de artesanato e artigos em 2ª mão.

Ao longo do dia, as crianças e as suas famílias puderam deliciar-se com uma variada oferta de comidas e bebidas na Street Food, a qual se revelou uma iniciativa de enorme sucesso e, por isso, a repetir.

Joaquim Carlos às 16:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Covilhã | VISITA GUIADA E ONLINE NO DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

A Câmara da Covilhã assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, com uma visita guiada ao interior do Arquivo Municipal.
Trata-se de uma visita online que irá permitir conhecer o interior do edifício e compreender a importância do trabalho que nele se desenvolve no âmbito da recolha, inventariação, preservação e divulgação do património arquivístico da Covilhã.

ARQUIVO MUNICIPAL
O Arquivo Municipal possui um espólio documental de elevado valor histórico, bem representativo de toda uma sociedade e respetiva região. Os vários documentos que aqui se encontram, servem de fonte de informação para a história do concelho.
Do espólio arquivístico da Covilhã destacam-se o Foral Manuelino, datado de 1510 e a Carta Régia de D. Luís I elevando a vila da Covilhã à categoria de cidade, ainda nas coleções um conjunto de pergaminhos medievais. O espólio documental vai desde o séc. XIII até à atualidade. O documento mais antigo data de 1215 e é um pergaminho relativo à disputa da antiga vila de Caria, entre a autarquia Covilhanense e o Bispado da Guarda.
Para participar nesta iniciativa faça a sua inscrição através do email. arquivo@cm-covilha.pt ou acompanhe a publicação do link de acesso à visita na página do Facebook da Biblioteca / Arquivo Municipal.
Joaquim Carlos às 16:49 Nenhum comentário:
Compartilhar

ESTA SEMANA NA COVILHÃ, EXPOSIÇÕES A NÃO PERDER!


Esta semana, a Câmara da Covilhã tem patente ao público oito exposições a não perder!

Biblioteca Municipal [rua Conde Ericeira]

De 01 a 30 junho | dias úteis, 10h-18h30

Ler é ser Feliz, exposição bibliográfica para divulgar o livro e incentivar bons hábitos de leitura.

De 03 a 30 junho | dias úteis, 10:00-18:30

SOS Diversidade com a curadoria de Luís da Cruz, instalação artística com os trabalhos realizados no âmbito do Dia da Criança pelos alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

De 06 a 30 junho | dias úteis, 10:00-18:30

Maria Primachenko (1909-1997), exposição de pintura em homenagem à pintora ucraniana de arte naïf, pelos alunos de Educação Visual e Educação Tecnológica da Escola Pêro da Covilhã.

Casa de Cultura José Marmelo e Silva [Paul]

De 02 a 30 junho | Dias úteis, 10h-17h00

Autores das Comunidades Portuguesas, exposição bibliográfica.

Galeria António Lopes [centro]

De 03 a 12 de junho | De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h

#selfiedrawing, exposição de desenho de auto-retrato em tamanho real pelos alunos de Arquitetura da Universidade da Beira Interior

Até 26 junho | De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h

Argila que nos une. Bienal em movimento, exposição de cerâmica artística dos Museus de Aveiro.

Museu da Covilhã [centro]

De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h

Pintura Portuguesa do Seculo XX, exposição permanente com peças únicas da autoria de Eduardo Malta, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Resende e Malangatana.

Museu de Arte Sacra [Jardim Público]

Até 17 junho | De terça a dom, 10h-18h

Criações: O Fascínio do Pequeno, exposição de modelismo por Honorato Berto.
Joaquim Carlos às 16:46 Nenhum comentário:
Compartilhar

PINTORA UCRANIANA HOMENAGEADA COM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ

No dia 28 de fevereiro de 2022, o Museu da História de Ivankiv, na Ucrânia, foi bombardeado pela Rússia tendo resultado na destruição de algumas das obras da pintora Maria Prymachenko.
Em homenagem a esta pintora de renome mundial está patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã, a exposição intitulada “Maria Prymachenko”. Trata-se de uma mostra coletiva de desenhos inspirados na obra da artista ucraniana e reproduzida pelos alunos que frequentam o grupo disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2º ciclo do agrupamento de escolas Pêro da Covilhã.
Maria Prymachenko (Ucrânia, 1909-1997)
Nasceu no dia 12 de janeiro de 1909, na aldeia Bolotnya, perto de Chernobyl.
Pintora de arte folclórica ucraniana, foi uma das principais representantes da arte naïf desse país.
Autodidata, é conhecida pelos seus desenhos, bordados e pintura em cerâmica. Ganhou uma medalha de ouro na exposição mundial de 1937 que decorreu em Paris, tendo recebido elogios de vários artistas, como Pablo Picasso que declarou "Curvo-me diante do milagre artístico desta brilhante ucraniana". A artista foi laureada com o Prémio Nacional da Ucrânia, estando a sua imagem e a sua obra intitulada Ukrainian Sunflower nas faces de uma das moedas do seu país, e o seu nome associado ao bairro de Kiev, anteriormente conhecido como Likhachev.
A UNESCO declarou 2009 como o ano de Maria Prymachenko.
A exposição, patente de 6 a 30 de junho, poderá ser visita de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, com entrada gratuita.
Agradecemos a divulgação da informação e vossa visita.
Joaquim Carlos às 16:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de Câmara de 1 de Junho

 
- Concurso público para cedência de parcela em terreno municipal para construção de complexo desportivo. A Câmara Municipal de Évora, tendo em conta o Relatório Final do Júri do Procedimento de Concurso Público para Cedência de Parcela em Terreno Municipal para construção e gestão de um Estádio de Futebol, deliberou aprovar por unanimidade a proposta de adjudicação ao Juventude Sport Clube.
Deliberou ainda, que em sede de licenciamento, as condições indicadas no referido Relatório sejam adequadas à implementação global do Complexo Desportivo que irá ser construído naquele terreno municipal e de que o Estádio fará parte, no sentido de articular, rentabilizar e otimizar as diferentes utilizações, acessos e espaços.
- Protocolo de Colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora. Atribuição de apoio financeiro anual no âmbito do sistema de Proteção Civil Municipal: o subsídio fixo anual passou de € 45.000 para € 120.000 a que acresce € 6.500 de seguros; será criada uma Equipa de Intervenção Permanente, financiada a 50% pelo Município, no valor de € 36.400. – Aprovado por unanimidade
- Cedência da sala no edifício pré-fabricado localizado no Parque Industrial e Tecnológico de Évora à associação “Uévora Júnior Business” - Aprovada por unanimidade
- Cedência de sala na antiga escola primária de S. Manços à associação “Grupo de Forcados de S. Manços - Aprovada por unanimidade
- Projeto de execução NBS (soluções baseadas na natureza) na Escola EB1 da Horta das Figueiras no valor de 361.281,25 euros (+ IVA) – Aprovado por unanimidade
- Transporte urbano durante o período da Feira de S. João 2022. Alteração de percursos. Deste modo, é alterado o percurso das carreiras das linhas urbanas nº 23, 24,  31,32,33,34 e 41, com anulação das paragens da rua da República, Praça do Giraldo e rua Serpa Pinto, de 23 de junho a 3 de julho a partir das 15 horas, excepto para o serviço da Linha Azul. Em alternativa, os passageiros podem apanhar os autocarros na paragem da rotunda das portas do Raimundo, nos mesmos horários previstos para a praça de Giraldo – Aprovado por unanimidade
- Programa Casa Caiada 2022 – Prorrogação do prazo de inscrições até 30 de setembro e também da bonificação de 20% para quem conclua a caiação até 31 de agosto – Aprovado por unanimidade
 - Recomendação, proposta pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança”, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho, sobre novos riscos psicossociais e físicos nos trabalhadores da Câmara de Évora – Aprovada por unanimidade com as alterações propostas e consensualizadas
- Recomendação, proposta pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” sobre “Imediata limpeza e higiene do espaço público na cidade de Évora” – Aprovada por unanimidade
- Voto de pesar, proposto pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, pelo falecimento do trabalhador Luís Manuel Florindo Pinto (Assistente Operacional na DOMAS - Divisão de Obras Municipais, Água e Saneamento) – Aprovado por unanimidade
- Voto de Saudação ao Dia Internacional da Criança, apresentado pelo Presidente e VicePresidente eleitos pela CDU, e pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” - Aprovado por unanimidade.
- Votos de felicitação apresentados pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” ao Juventude Sport Clube, na categoria de Iniciados, por se sagrar Campeão Distrital, subindo assim ao Campeonato Nacional; ao Lusitano Ginásio Clube, que conquistou a Taça dos Campeões da Associação de Futebol de Évora; ao Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais, Secção de Patinagem,
 Campeão Regional de Patinagem Livre por equipas, na competição da Associação Alentejo/Algarve, pelo segundo ano consecutivo - Aprovados por unanimidade
- Voto de Saudação, apresentado pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança”, ao Banco Alimentar Contra a Fome e a todos os voluntários envolvidos – Aprovado por unanimidade
- Voto de Felicitação, apresentado pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança”, à Associação Académica da Universidade de Évora pelo seu 44º aniversário – Aprovado por unanimidade
 - Voto de Saudação, apresentado pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança”, pelo Dia Mundial da Esclerose Múltipla – Aprovado por unanimidade

Joaquim Carlos às 16:40 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, no próximo sábado, 11 de junho, pelas 15h00, seguida da apresentação de duas performances de arte contemporânea e do concerto da Filarmónica Amieirinhense, no âmbito do Festival New European Bauhaus (NEB). A entrada é livre.

Tratam-se de iniciativas organizadas pelo Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia; do LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.

O programa de animação do Museu Joaquim Correia, a decorrer no dia 11 de junho, é o seguinte:

11 de junho . sábado

15h00 . Inauguração da exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge  
Exposição integrada no Festival New European Bauhaus (NEB), que acontece de 9 a 12 de junho.
Pedro Fonseca Jorge foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém por isso sobre os seus objetos de afeto, e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída.
Pedro Fonseca Jorge, 1977, natural da Benedita, é arquiteto de formação, sendo igualmente mestre em Design de Produto e Artes Plásticas. Trabalhou de norte a sul do país, antes de se estabelecer por conta própria em 2014, na sua vila de origem. Presentemente é Investigador Bolseiro no LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes) da ESAD.CR, onde também leciona.
Exposição patente no Museu Joaquim Correia, até ao dia 30 de setembro de 2022, de quarta a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.

15h30 . “Bia-a-dia", performance por Beatriz Duarte  
“Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia a dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso, têm uma vida diferente. Um copo torna-se um sapato e talvez um regador seja um copo. “
Beatriz Duarte, 2001, é natural de Lisboa, frequentando presentemente a Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Explora a performance como um dos seus meios de expressão, tendo atuado já no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande - Museu Joaquim Correia e LIDA: Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria

16h00 . Performance "Lavadeira", por Anastácia Marques
Como as lavadeiras que lavam a roupa na ribeira, espalhando-se ao longo das margens,
repetindo gestos contínuos e desgastantes, acompanhavam a sua tarefa de cantigas, “roupa
que não é cantada não é lavada”. Desta forma traz-se um pouco dessa força feminina que lava,
que estende e canta, representando essa tradição como um ritual de mudança e emancipação,
onde se utiliza o têxtil, algo que nos conforta e que nos acompanha ao longo de várias fases da
nossa vida, como meio de comunicação.
Anastácia Kazmina Marques nasceu em Sintra, em 2001. Iniciou o seu percurso artístico na Escola Artística António Arroio, onde frequentou o curso de Produção Artística (especialização em Têxteis), concluindo-o, em 2018. Atualmente estuda Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Dentro da multidisciplinariedade da artista, pode encontrar-se a criação de objetos escultóricos, usando têxteis e materiais considerados pobres. Em pintura, executa obras singulares e coletivas, nas quais explora diferentes ritmos e texturas.
Através da fotografia e da performance explora o corpo feminino como ponto de partida e suporte para objetos que lhe são afins. Atualmente desenvolve trabalho em têxteis nos quais utiliza a palavra e a tinturaria como meio de comunicar as necessidades individuais e de partilha em comunidade.

16h30 . Concerto pela Filarmónica Recreativa Amieirinhense
Para inaugurar a exposição “Os afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, a Orquestra Filarmónica da Amieirinha fará uma participação combinando peças contemporâneas de artistas internacionais que refletem musicalmente sobre a arte e os museus com o trabalho do artista visual Pedro Fonseca Jorge.
Apoio: Clube Recreativo Amieirinhense

Joaquim Carlos às 16:31 Nenhum comentário:
Compartilhar

Arouca acolhe projeto-piloto de identificador digital de propriedades rústicas

 Quem visita os Passadiços do Paiva e a 516 Arouca – ponte suspensa depara-se, por estes dias, com uma novidade implantada no terreno contíguo ao Pórtico de Canelas que serve de acesso àquelas infraestruturas turísticas do concelho de Arouca. Proeminente, a destacar-se do meio envolvente está um pilar alaranjado com um QR Code no topo. De informação turística nada contém, mas os dados a que o ID Pruf permite aceder querem mudar radicalmente a forma de identificar e demarcar as propriedades rústicas.
O Município de Arouca associou-se a Bruno Pires, gerente hoteleiro de profissão, na concretização desta ideia. O jovem, natural do concelho vizinho de Oliveira de Azeméis, encontrou em Arouca portas abertas para a discussão, melhoramento e concretização deste projeto, não só através da autarquia como também pela Associação Florestal Entre Douro e Vouga. Vê, agora, o protótipo do primeiro identificador ID Pruf ganhar lugar definitivo no terreno que identifica: o artigo rústico número 1468. Outros quatro serão colocados brevemente noutras propriedades do município.
 
A ideia parece simples, mas vem, logo à partida, criar solução para velhos problemas na gestão florestal. Desde logo, o desconhecimento das delimitações das propriedades pelos proprietários e confrontantes, com recurso à georreferenciação dos marcos existentes nos terrenos e ao cruzamento dos dados com a informação disponível e as cadernetas prediais.
 
“Cada identificador contém a informação recolhida sobre a propriedade, apresentada em dois níveis de acesso”, explicou o mentor do projeto durante a apresentação aos técnicos e executivo municipal numa sessão que decorreu esta quinta-feira, em Arouca. “O primeiro nível é aberto a todos os que apontem a câmara de um smartphone ao QR Code – com leitura até 3 metros de altura – e apresenta informações públicas como o artigo matricial, localização do prédio em termos de distrito, concelho, freguesia e lugar, assim como as coordenadas GPS. Já a restante informação exige o acesso através da conta do utilizador e apresenta a identificação do proprietário, as confrontações e os elementos do prédio rústico constantes na Caderneta Predial e permite ainda ter uma apresentação visual das delimitações do terreno no mapa”, conclui.
 
Entre as soluções propostas, está ainda a possibilidade de partilha dos dados com as autarquias locais, bombeiros e outros agentes de proteção civil e a autoridade tributária, possibilitando a rápida identificação e contacto com os proprietários de uma determinada parcela. Para Margarida Belém, presidente da edilidade arouquense, “este pode ser um excelente recurso para que nós, enquanto autarquia, possamos conhecer e gerir melhor a nossa floresta, identificando rápida e detalhadamente os proprietários e os limites de cada prédio rústico”.
 
 
O futuro? Deteção de incêndios e produção em grande escala
Mas nem só na identificação se baseia esta ideia, que quer ter também o foco na rápida deteção de incêndios e trabalha já para incluir um acessório que sinalize, de imediato, às autoridades competentes a existência de um incêndio florestal na área. “Com isto, queremos facilitar o trabalho das corporações de bombeiros no combate aos incêndios, assinalando precocemente o início de um fogo e dando indicações precisas, através de coordenadas GPS, sobre a origem do alerta enviado”, frisa o mentor.
 
Garantido o registo da patente da plataforma que permite gerir todos os dados contidos no ID Pruf, o próximo passo depende do acolhimento que a ideia venha a ter junto da população e das entidades governamentais. Este diz respeito à produção economicamente viável de grandes quantidades de identificadores ID Pruf em material auto-extinguível, um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses com vista a alterar radicalmente a forma como se olha para a demarcação de propriedades rústicas em Portugal.

 

Joaquim Carlos às 16:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS NO TEATRO STEPHENS

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, é palco da realização do Concerto para Bebés “Sons Macios e Brincalhões”, com a solista convidada Andreia Marques (trompetista), no dia 18 de junho (sábado) pelas 16h00.

Há instrumentos musicais que os bebés consideram mais atraentes. Desde logo os que se movimentam e com os quais podem brincar. Outros porque têm sons muito diferentes do que ouvem no seu quotidiano.

Existem ainda aqueles músicos que trazem um estojo de adereços com que enfeitam o seu instrumento, fazendo as delícias de quem gosta de explorar pequenos objetos. E depois há instrumentos que trazem consigo pessoas extraordinárias e apaixonantes para os tocar. É o que vai acontecer com a Andreia e o trompete neste programa de Verão. Quem vai brincar?

Ficha Artística:
Alberto Roque / Bruno Homem – saxofone barítono e ocarina
José Lopes – saxofone alto, soprano e cavaquinho / clarinete
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Ficha Técnica:
Produção – Musicalmente
Duração - 45 minutos
Classificação Etária – Todos os públicos
Preço – Bilhete duplo bebé + adulto 7,50€ (palco) / Bilhete de acompanhante 5€ (plateia)
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 ou em bol.pt

Joaquim Carlos às 16:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

O Município de Ansião irá dinamizar a Festa do Livro de 8 a 12 de junho

Com a XXV Feira do Livro como pano de fundo, na Praça do Município, ponto central da programação, com abertura oficial às 14h30 do dia 8, muitas outras atividades irão decorrer paralelamente para celebrar o poder das palavras.

Os livros e a leitura serão o foco principal das sessões de contos, na Biblioteca Municipal, com Thomas Bakk, no dia 8, e Luiz Guarnieri, no dia 9; de “Livros com Ciência”, cuja dinamização estará a cargo do Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Ansião; da 1.ª edição do Concurso Soletrando, também do agrupamento de escolas, no dia 9, no auditório da Câmara Municipal; da prova final da 6.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura em Vos Alta “Ler é AltaMente”, no dia 11; e da apresentação dos livros O Caminho do Burro – Contos Reunidos, de Paulo Moreiras, por Nuno Gabriel Oliveira, no dia 10 às 18h30, e de Sangue Novo – Uma Antologia, por Daniela Martins, no dia 11 pelas 19 horas.

Como momentos especialmente destinados aos mais pequenos, haverá ”A Escola Vem à Feira”, “Brincar na Praça”, com insufláveis, jogos e modelagem de balões, e a peça “O Gato Silvestre Vem à Feira”, nos dias 11 e 12, às 11h30.

A melodia e a musicalidade das palavras serão interpretadas por Alice Neto de Sousa, numa sessão de poesia no dia 11 às 18h30; pela atuação das tunas AS FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra e Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra, no dia 10 pelas 21h30, na Praça do Município; e pelo Concerto do Coimbra Gospel Choir, no dia 11 à mesma hora e no mesmo local.

Outras manifestações de arte marcarão presença, como a dança, através da atuação do polo de Santiago da Guarda da Escola de Dança Diogo de Carvalho, no dia 10 às 16 horas, e a pintura, na “Oficina Stencil – pintura de T-shirts”, dinamizada por Rui Cavalheiro.

A programação encerrará com a representação de “A Rainha e o Ancião” pelo Grupo de Teatro “O Mellinho” da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo, acompanhado pela Escola de Cordas e Coro Infantil “A Maltinha”, da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão.

A complementar o programa haverá ainda, na Praça, a Exposição de Castelos, elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião; “Montras de Letras” nos espaços comerciais aderentes; e a 3.ª edição de “Somos Capa | Book Face”, um desafio à criatividade da comunidade, associando a capa de um livro ao rosto/ corpo do participante.

Mais informações e o programa detalhado podem ser consultados no portal da autarquia, em www.cm-ansiao.pt .

Joaquim Carlos às 16:24 Nenhum comentário:
Compartilhar

Coimbra | ESAC apresenta e assina contratos de I&D com Ministério da Agricultura e Alimentação

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) marca presença na sessão de apresentação e contratualização dos projetos de Investigação & Desenvolvimento sobre “Mitigação e adaptação às alterações climáticas”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que o Ministério da Agricultura e Alimentação promove amanhã, às 15h00, no Auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas integrada na Feira Nacional de Agricultura 2022.
A ESAC apresentará e assinará os contratos referentes a duas candidaturas aprovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR PT), consubstanciadas em oito projetos.
Os quatro projetos sob a denominação comum “Carb2Soil” têm por objetivos: explorar alternativas sustentáveis para a valorização e tratamento de resíduos e efluentes produzidos pelo sector pecuário; reduzir a produção de metano pelos ruminantes; incorporar novas práticas de fertilização, de forma a contribuir para a manutenção da fertilidade dos solos e aumentar a sua capacidade de sequestrar carbono; avaliar a aplicação de resíduos de origem pecuária na fertilidade do solo e no sequestro de carbono, usando ACV e ACCV, acompanhada do desenvolvimento de um sistema de certificação.
Já sob a denominação partilhada “SoloC+”, os restantes quatro projetos visam a conservação e fertilidade do solo através da utilização de alternativas orgânicas, do uso de bactérias para solubilizar fósforo e de leguminosas em rotações de inverno e em pastagens; a otimização da gestão dos recursos hídricos mediante a redução da quantidade de água a análise do ciclo de vida para a pegada de água com diferentes técnicas e adaptação a diversos cenários climáticos; a redução da vulnerabilidade dos sistemas às alterações climáticas através das leguminosas e do biochar; e a definição de uma estratégia de comunicação que envolva ações de capacitação e sensibilização dirigida aos atores chave.
Na sessão estarão presentes Rui Amaro, Presidente da ESAC, e António Dinis Ferreira, coordenador do CERNAS e investigador responsável pelos projetos referidos.
 
Isabel Silva

Joaquim Carlos às 16:22 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | CONCERTO DA FILARMÓNICA AMIEIRINHENSE NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, apresenta o concerto da Filarmónica Recreativa Amieirinhense, no próximo sábado, 11 de junho, pelas 16h30, cuja entrada é gratuita.

Para inaugurar a exposição “Os afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense fará uma participação combinando peças contemporâneas de artistas internacionais, que refletem musicalmente sobre a arte e os museus com o trabalho do artista visual Pedro Fonseca Jorge.

Joaquim Carlos às 16:20 Nenhum comentário:
Compartilhar

Évora | Feira de S. João regressa de 23 de junho a 03 de julho

 
Após o interregno forçado provocado pela pandemia, a Feira de S. João regressa a Évora e ao Rossio de São Brás de 23 de junho a 03 de julho. Este certame – um dos mais significativos realizados a sul do Tejo - traz, anualmente, ao concelho de Évora, milhares de visitantes a uma feira que engloba todos os setores de atividade. Carlão, Bárbara Tinoco, Sara Correia e Aurea são alguns dos artistas já divulgados que vão passar pelo palco principal.
A popular e secular Feira de São João está de regresso para animar a cidade e o Alentejo. Depois de dois anos de interregno, a Câmara Municipal de Évora volta a organizar o evento em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região.
Ao longo de 11 dias de festa, o Rossio de S. Brás transforma-se em local de romaria por parte de milhares de eborenses e visitantes que aqui procuram momentos de lazer, onde não faltam os divertimentos e as sempre concorridas Tasquinhas. Realce, também, para as habituais mostras de atividades económicas, de agropecuária (no espaço do IROMA), de artesanato e de artes decorativas, nas quais, os agentes envolvidos dão a conhecer as suas atividades.
No capítulo desportivo, há a registar a realização do tradicional Grande Prémio de S. João, agendado, para o dia 25 (sábado), a partir das 21h00. No dia 26 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids.
 Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.
O programa completo da Feira de S. João poderá ser consultado, em breve, em: http://www.cm-evora.pt .


Joaquim Carlos às 16:18 Nenhum comentário:
Compartilhar

SOCIEDADE COLUMBÓFILA LEVA A CABO IX TORNEIO CIDADE CANTANHEDE

No passado dia 04 de junho pelas 15h00, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, levou a cabo a 9ª edição do Torneio Cidade de Cantanhede.

Com o apoio do Município de Cantanhede e da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira o evento contou com a participação de 17 clubes oriundos de 4 associações distritais.

As prestações apresentadas pelos 190 atletas envolvidos originaram grandes momentos competitivos.

A coletividade de Cantanhede esteve representada com 20 atletas.

Em termos coletivos o 1º lugar foi para o Clube Náutico Académico de Coimbra, a equipa da casa obteve o 5º lugar na geral.


Joaquim Carlos às 14:10 Nenhum comentário:
Compartilhar

Águeda | Cadaveira é uma Aldeia Segura

A aldeia da freguesia de Valongo do Vouga está equipada com sistemas de auto-defesa das populações em caso de incêndio

A Aldeia da Cadaveira é um exemplo de auto-proteção contra incêndios rurais e florestais. Este lugar da freguesia de Valongo do Vouga foi apresentado, no sábado, como uma Aldeia Segura, numa cerimónia que contou com a presença de Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
A sessão de apresentação iniciou com um simulacro que colocou à prova o Oficial de Segurança Local, e as populações, e o seu treinamento para agilizar os meios necessários em caso de avistamento de um incêndio. Percorreu o lugar com o seu megafone com um sinal sonoro, avisando do perigo; entrou em contacto com as autoridades e reuniu a população no bloco central da aldeia para as conduzir, em segurança, para o lugar de refúgio, uma habitação previamente definida na aldeia para acolher toda a população. De seguida, sob a orientação das autoridades, foi até ao fumo avistado e depois de extinguido o foco de incêndio, foi autorizado o regresso dos habitantes às suas casas. Teste positivamente superado.
“Todos ficamos com uma noção do que isto pode representar perante os incêndios assustadores que podem passar por aqui”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, lembrando o histórico que a Cadaveira tem neste tipo de ocorrências, pela sua localização e características. A apresentação do projeto aconteceu no largo onde estava a Capela de Santo Amaro, destruída num incêndio de 1972, em que a aldeia foi fortemente fustigada e do qual se lamenta uma morte. Um ato simbólico de respeito e de validação da importância deste projeto que ajuda as populações mais isoladas, distantes dos centros urbanos e rodeadas de floresta a protegerem-se contra fogos rurais.
O Edil recordou que esta não é a primeira Aldeia Segura do concelho de Águeda. Segue-se a Alcafaz, considerada um dos melhores exemplos nacionais nesta área, num projeto que foi implementado numa relação muito estreita entre as populações, as autarquias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os bombeiros.
Jorge Almeida sublinhou, ainda, os mecanismos que, localmente e à revelia de projetos nacionais, têm sido adotados e implementados. “Antes de este programa ter sido estabelecido já o Município de Águeda, em algumas aldeias e ainda mais isoladas e muito mais pequenas do que a Cadaveira, tinha a prática de criar estes sistemas de auto-defesa”, disse, exemplificando com as Unidades Locais e Associações de Proteção Civil criadas nas zonas serranas e mais remotas do concelho.
Estas estruturas foram sendo estabelecidas pela necessidade sentida, na sequência da catástrofe de 1986, incêndio florestal onde perderam a vida 16 pessoas (13 bombeiros das corporações de Águeda e Anadia e três civis). Desde então e até ao momento, Águeda tem mais de 100 voluntários, 20 carros pesados de bombeiros nestas estruturas que trabalham em estreita colaboração com os bombeiros.
“Águeda está fortemente marcada nesta história má dos incêndios florestais”, declarou, frisando a importância destes projetos como ação pedagógica para as populações locais, mas essencialmente como meio de proteção e segurança.
No caso da Cadaveira, para além da sinalética que ajuda a população a saber para onde se deslocar em caso de incêndio, e da limpeza florestal (gestão de combustíveis), foram colocados ao redor da aldeia três carretéis de primeira intervenção, com mangueiras para auto-defesa, que podem ser utilizados de forma preventiva e ajudar no combate.
A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, lembrou que este projeto tem uma grande dimensão de cidadania e que os 2.233 aglomerados do país que já aderiram à iniciativa são “um número muito expressivo, que só foi possível graças aos portugueses, que acreditaram no projeto, às câmaras e juntas de freguesias que aderiram e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que têm feito um trabalho incansável para que a implementação destes projetos seja uma realidade”.
A governante frisou que “a floresta é um dos ativos mais importante que temos no país” e que, por mais que se trabalhem as matérias de prevenção, o “risco zero não existe”, considerando que projetos como este são “o caminho” no sentido de “controlar o impacto que os fenómenos (dos incêndios florestais) têm nas nossas comunidades, pessoas e património”.
Uma proteção que Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, pretende estender a outras localidades da freguesia. “Temos uma componente geográfica nesta freguesia que merece preocupação”, disse, acrescentando que este projeto insere-se na “estratégia de relação de proximidade com as pessoas”. Valongo do Vouga tem atualmente, na Unidade Local de Proteção Civil (ULPC), duas viaturas pesadas e uma ligeira de primeiro combate a incêndios, uma das quais foi “inaugurada” no sábado. Uma viatura que foi adquirida com o apoio da Câmara Municipal e que “torna a ULPC mais capaz”.
Estes projetos, como o da “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, são determinantes para que “as pessoas se sintam mais seguras e protejam melhor o seu património”, disse António Ribeiro, comandante regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. “Se não conseguimos mudar a floresta, temos que mudar a maneira de preservar a segurança da vida, do património e da floresta, para que não esqueçamos ninguém e ninguém fique para trás”, salientou.

Joaquim Carlos às 14:09 Nenhum comentário:
Compartilhar

IX Edição do Concurso Universitário “Simulação do Parlamento Europeu”

Nos dias 06 e 07 de junho, o Europe Direct Viseu Dão Lafões promoveu a "IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu".

O objetivo deste concurso, desenvolvido numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), passou por colocar os estudantes de Economia, desta instituição de ensino superior, e a comunidade académica em geral, a discutir assuntos relevantes para a UE e, consequentemente, para o nosso país.

Assim, do calendário de atividades do dia 06 de junho, fez parte o debate de propostas apresentadas pelos alunos.


Já no dia 07 de junho, teve lugar a Sessão de Abertura que ficou a cargo do pró-Reitor da UA, Manuel João Matias ; da Professora da UA, Marta Ferreira Dias (co-organizadora); do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho; e do Diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente.

Num segundo momento, foi realizada a apresentação das propostas dos alunos, antecedida por intervenções temáticas de enquadramento por parte de oradores convidados, a saber:

  • Impacto da guerra Ucrânia vs Russia - que contou com a intervenção da Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, Diana Soller;
  • Crise migratória na Europa - que teve o enquadramento dos professores e investigadores da Universidade Fernando Pessoa, Ana Campina e Carlos Rodrigues; 
  • Transição para a moeda digital na EU - que contou com a intervenção do Fundador da GOVWISE, João Teixeira.

Os grandes vencedores desta IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu" foram, Transição para a moeda digital na EU, por Gonçalo Tavares; O Impacto Económico do PRR, por Mariana Farraia; Impacto económico da guerra Ucrânia, por Ricardo Oliveira; As Crises Migratórias, por Ricardo Almeida; enquanto o prémio de melhor orador teve por vencedor, Eduardo Rodrigues.


Ao longo destes dois dias intensos, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões marcou presença na UA com um stand próprio que disponibilizou diverso material informativo, de âmbito europeu, a todos os visitantes.


De acordo como pró-Reitor da UA, Manuel João Matias, "A IX edição da Simulação do Parlamento Europeu, desenvolvida em parceria com o EUROPE DIRECT, gerou um grande interesse na comunidade académica e não só, sendo que fica marcada pelo sucesso. Todos os participantes, em particular os vencedores, estão de parabéns".

 

Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho, "É com enorme satisfação que o EUROPE DIRECT se associa à UA em mais uma iniciativa, dando continuidade à forte presença que temos assumido junto das instituições de ensino superior e dos jovens do nosso território".

 

"A nossa primeira presença neste evento, já com raízes em Aveiro, vai ao encontro da missão que assumimos de divulgação e promoção do conhecimento relativo aos grandes temas europeus, no sentido de estimular uma cidadania europeia cada vez mais ativa e informada, por parte dos nossos cidadãos. Quero deixar os parabéns a todos os participantes desta edição da «Simulação do Parlamento Europeu»", concluiu o Secretário Executivo.

Joaquim Carlos às 14:05 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.