terça-feira, 7 de junho de 2022
As oito regiões portuguesas escolhidas para integrar projetos de combate às alterações climáticas
Marinha Grande | ENCONTRO DE OCEANOGRAFIA 2022 JUNTOU 80 INVESTIGADORES NA PRAIA DA VIEIRA
São João volta às ruas do Porto. Rui Moreira afasta medidas extra para conter pandemia
Nove meios aéreos e mais de 120 operacionais combatem fogo em Castelo Branco
O fogo desenvolve-se numa zona florestal da freguesia de São Vicente da Beira. Nove meios aéreos e 121 operacionais estão a combater um incêndio que está a consumir uma zona de floresta na freguesia de São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, o alerta para o incêndio ocorreu às 16:08 e no local. Às 18:55 estão a combater as chamas 121 operacionais, que contam com o apoio de 31 viaturas e nove meios aéreos. Fonte do CDOS de Castelo Branco disse, porém, à agência Lusa que o combate ao fogo “está a evoluir favoravelmente face aos meios que estão no terreno”. O fogo desenvolve-se numa zona florestal da freguesia de São Vicente da Beira, onde “os acessos são difíceis”, acrescentou. SIC Notícias |
Mundial do Qatar encurta fase de grupos da Liga dos Campeões
Regime de mobilidade de docentes por doença promulgado pelo Presidente da República
Estarreja há 100 anos atrás: Mercado Antigo reproduziu vidas do século passado
Sobe para 166 casos de varíola dos macacos em Portugal
Cantanhede | Atividades mobilizaram centenas de pessoas. Festa da Criança e da Família levou cor e alegria ao Parque de S. Mateus
Criar um ambiente de partilha e interação familiar num espaço de convívio com diversas valências lúdicas e pedagógicas foi o objetivo da Festa da Criança e da Família, que levou centenas de crianças e respetivos familiares ao Parque de S. Mateus.
Para o efeito, a Divisão de Educação e Juventude programou um conjunto de atividades divertidas, como insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, teatro, música, circuitos desportivos, ateliês variados, entre outros.
Ao longo do dia, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Cantanhede exibiram os seus meios operacionais e a Sociedade Columbófila Cantanhedense deixou as crianças entrar no “Carrinho dos Brinquedos”.
“Após dois anos de interrupção, devido à pandemia, e pese embora o mau tempo que se fez sentir, com períodos fortes de chuva, a Festa da Criança e da Família, há muito aguardada, foi um enorme êxito”, considerou o vice-presidente da Câmara Municipal.
Ainda de acordo com o autarca, a adesão ao evento “surpreendeu tudo e todos, com inúmeras atratividades e muitas atividades divertidas”.
“A gratuidade de acesso é um dos aspetos mais relevantes pois garante a inclusão. De sublinhar o envolvimento de serviços do município, instituições e associações do concelho, sendo um bom exemplo de uma parceria colaborativa em benefício das crianças e das famílias e que contribuiu para que esta iniciativa continue a crescer e merecer o melhor acolhimento por parte das famílias”, concluiu.
As atividades arrancaram com uma aula aberta de yoga para pais e filhos, seguindo-se uma flashMob intitulada “Movimento pela Paz”. Ainda da parte da manhã, a Atrapalharte - Companhia de Teatro Infantil apresentou a peça de teatro “A Girafa que comia estrelas”.
Da parte da tarde, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) levou a palco a peça infantil “A Carochinha”, havendo ainda tempo para um desfile de moda solidário, novamente pela ETPC.
Integrado no programa da Festa da Criança e da Família decorreu no mesmo local a iniciativa Vamos ao Mercado, dinamizada pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, e o mercadinho de artesanato e artigos em 2ª mão.
Ao longo do dia, as crianças e as suas famílias puderam deliciar-se com uma variada oferta de comidas e bebidas na Street Food, a qual se revelou uma iniciativa de enorme sucesso e, por isso, a repetir.
Covilhã | VISITA GUIADA E ONLINE NO DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
ESTA SEMANA NA COVILHÃ, EXPOSIÇÕES A NÃO PERDER!
Biblioteca Municipal [rua Conde Ericeira]
De 01 a 30 junho | dias úteis, 10h-18h30
Ler é ser Feliz, exposição bibliográfica para divulgar o livro e incentivar bons hábitos de leitura.
De 03 a 30 junho | dias úteis, 10:00-18:30
SOS Diversidade com a curadoria de Luís da Cruz, instalação artística com os trabalhos realizados no âmbito do Dia da Criança pelos alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
De 06 a 30 junho | dias úteis, 10:00-18:30
Maria Primachenko (1909-1997), exposição de pintura em homenagem à pintora ucraniana de arte naïf, pelos alunos de Educação Visual e Educação Tecnológica da Escola Pêro da Covilhã.
Casa de Cultura José Marmelo e Silva [Paul]
De 02 a 30 junho | Dias úteis, 10h-17h00
Autores das Comunidades Portuguesas, exposição bibliográfica.
Galeria António Lopes [centro]
De 03 a 12 de junho | De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h
#selfiedrawing, exposição de desenho de auto-retrato em tamanho real pelos alunos de Arquitetura da Universidade da Beira Interior
Até 26 junho | De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h
Argila que nos une. Bienal em movimento, exposição de cerâmica artística dos Museus de Aveiro.
Museu da Covilhã [centro]
De terça a dom, 10h-13h e 14h-18h
Pintura Portuguesa do Seculo XX, exposição permanente com peças únicas da autoria de Eduardo Malta, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Resende e Malangatana.
Museu de Arte Sacra [Jardim Público]
Até 17 junho | De terça a dom, 10h-18h
Criações: O Fascínio do Pequeno, exposição de modelismo por Honorato Berto.
PINTORA UCRANIANA HOMENAGEADA COM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ
Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de Câmara de 1 de Junho
Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Arouca acolhe projeto-piloto de identificador digital de propriedades rústicas
Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS NO TEATRO STEPHENS
O Município de Ansião irá dinamizar a Festa do Livro de 8 a 12 de junho
Com a XXV Feira do Livro como pano de fundo, na Praça do Município, ponto central da programação, com abertura oficial às 14h30 do dia 8, muitas outras atividades irão decorrer paralelamente para celebrar o poder das palavras.
Os livros e a leitura serão o foco principal das sessões de contos, na Biblioteca Municipal, com Thomas Bakk, no dia 8, e Luiz Guarnieri, no dia 9; de “Livros com Ciência”, cuja dinamização estará a cargo do Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Ansião; da 1.ª edição do Concurso Soletrando, também do agrupamento de escolas, no dia 9, no auditório da Câmara Municipal; da prova final da 6.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura em Vos Alta “Ler é AltaMente”, no dia 11; e da apresentação dos livros O Caminho do Burro – Contos Reunidos, de Paulo Moreiras, por Nuno Gabriel Oliveira, no dia 10 às 18h30, e de Sangue Novo – Uma Antologia, por Daniela Martins, no dia 11 pelas 19 horas.
Como momentos especialmente destinados aos mais pequenos, haverá ”A Escola Vem à Feira”, “Brincar na Praça”, com insufláveis, jogos e modelagem de balões, e a peça “O Gato Silvestre Vem à Feira”, nos dias 11 e 12, às 11h30.
A melodia e a musicalidade das palavras serão interpretadas por Alice Neto de Sousa, numa sessão de poesia no dia 11 às 18h30; pela atuação das tunas AS FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra e Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra, no dia 10 pelas 21h30, na Praça do Município; e pelo Concerto do Coimbra Gospel Choir, no dia 11 à mesma hora e no mesmo local.
Outras manifestações de arte marcarão presença, como a dança, através da atuação do polo de Santiago da Guarda da Escola de Dança Diogo de Carvalho, no dia 10 às 16 horas, e a pintura, na “Oficina Stencil – pintura de T-shirts”, dinamizada por Rui Cavalheiro.
A programação encerrará com a representação de “A Rainha e o Ancião” pelo Grupo de Teatro “O Mellinho” da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo, acompanhado pela Escola de Cordas e Coro Infantil “A Maltinha”, da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão.
A complementar o programa haverá ainda, na Praça, a Exposição de Castelos, elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião; “Montras de Letras” nos espaços comerciais aderentes; e a 3.ª edição de “Somos Capa | Book Face”, um desafio à criatividade da comunidade, associando a capa de um livro ao rosto/ corpo do participante.
Mais informações e o programa detalhado podem ser consultados no portal da autarquia, em www.cm-ansiao.pt .
Coimbra | ESAC apresenta e assina contratos de I&D com Ministério da Agricultura e Alimentação
Marinha Grande | CONCERTO DA FILARMÓNICA AMIEIRINHENSE NO MUSEU JOAQUIM CORREIA
Évora | Feira de S. João regressa de 23 de junho a 03 de julho
SOCIEDADE COLUMBÓFILA LEVA A CABO IX TORNEIO CIDADE CANTANHEDE
No passado dia 04 de junho pelas 15h00, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, levou a cabo a 9ª edição do Torneio Cidade de Cantanhede.
Com o apoio do Município de Cantanhede e da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira o evento contou com a participação de 17 clubes oriundos de 4 associações distritais.
As prestações apresentadas pelos 190 atletas envolvidos originaram grandes momentos competitivos.
A coletividade de Cantanhede esteve representada com 20 atletas.
Em termos coletivos o 1º lugar foi para o Clube Náutico Académico de Coimbra, a equipa da casa obteve o 5º lugar na geral.
Águeda | Cadaveira é uma Aldeia Segura
A aldeia da freguesia de Valongo do Vouga está equipada com sistemas de auto-defesa das populações em caso de incêndio
IX Edição do Concurso Universitário “Simulação do Parlamento Europeu”
Nos dias 06 e 07 de junho, o Europe Direct Viseu Dão Lafões promoveu a "IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu".
O objetivo deste concurso, desenvolvido numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), passou por colocar os estudantes de Economia, desta instituição de ensino superior, e a comunidade académica em geral, a discutir assuntos relevantes para a UE e, consequentemente, para o nosso país.
Assim, do calendário de atividades do dia 06 de junho, fez parte o debate de propostas apresentadas pelos alunos.
Já no dia 07 de junho, teve lugar a Sessão de Abertura que ficou a cargo do pró-Reitor da UA, Manuel João Matias ; da Professora da UA, Marta Ferreira Dias (co-organizadora); do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho; e do Diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente.
Num segundo momento, foi realizada a apresentação das propostas dos alunos, antecedida por intervenções temáticas de enquadramento por parte de oradores convidados, a saber:
- Impacto da guerra Ucrânia vs Russia - que contou com a intervenção da Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, Diana Soller;
- Crise migratória na Europa - que teve o enquadramento dos professores e investigadores da Universidade Fernando Pessoa, Ana Campina e Carlos Rodrigues;
- Transição para a moeda digital na EU - que contou com a intervenção do Fundador da GOVWISE, João Teixeira.
Os grandes vencedores desta IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu" foram, Transição para a moeda digital na EU, por Gonçalo Tavares; O Impacto Económico do PRR, por Mariana Farraia; Impacto económico da guerra Ucrânia, por Ricardo Oliveira; As Crises Migratórias, por Ricardo Almeida; enquanto o prémio de melhor orador teve por vencedor, Eduardo Rodrigues.
Ao longo destes dois dias intensos, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões marcou presença na UA com um stand próprio que disponibilizou diverso material informativo, de âmbito europeu, a todos os visitantes.
De acordo como pró-Reitor da UA, Manuel João Matias, "A IX edição da Simulação do Parlamento Europeu, desenvolvida em parceria com o EUROPE DIRECT, gerou um grande interesse na comunidade académica e não só, sendo que fica marcada pelo sucesso. Todos os participantes, em particular os vencedores, estão de parabéns".
Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho, "É com enorme satisfação que o EUROPE DIRECT se associa à UA em mais uma iniciativa, dando continuidade à forte presença que temos assumido junto das instituições de ensino superior e dos jovens do nosso território".
"A nossa primeira presença neste evento, já com raízes em Aveiro, vai ao encontro da missão que assumimos de divulgação e promoção do conhecimento relativo aos grandes temas europeus, no sentido de estimular uma cidadania europeia cada vez mais ativa e informada, por parte dos nossos cidadãos. Quero deixar os parabéns a todos os participantes desta edição da «Simulação do Parlamento Europeu»", concluiu o Secretário Executivo.