sexta-feira, 10 de junho de 2022
Parlamento aprova voto de pesar pelo falecimento de Carlos Cidade
Marcelo dedica discurso do 10 de Junho ao povo português: “É razão de ser o que somos e como somos”
SIC Notícias
Infarmed ordena retirada do mercado de um lote do medicamento Celluvisc colírio
SIC Notícias
Centenas de portugueses sem conseguir renovar cartão de cidadão na Bélgica por falta de vagas no consulado
SIC Notícias
Tribunal liberta bispo acusado de pedofilia devido ao chumbo da lei dos metadados
SIC Notícias
10 de junho: Jorge Miranda critica “atropelos” à língua portuguesa
Criança ucraniana terá sido abusada em centro de acolhimento na Guarda
Cátia Carmo/TSF
Grávida perde bebé por alegada falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha
TSF/Lusa
Hastear da Bandeira Azul em São Jacinto e Inauguração do novo circuito desportivo e de lazer no Parque da Lomba da Mata
A Câmara Municipal de Aveiro dedica a tarde da próxima sexta-feira, dia 17 de junho ao hastear da Bandeira Azul em São Jacinto, uma praia singular na costa portuguesa, que vem acumulando resultados muito positivos na sua gestão, manutenção e equilíbrio ambiental, com ganhos efetivos na sustentabilidade desta zona do Município e da Região de Aveiro.
No mesmo dia, inauguramos o novo Circuito de Manutenção e de Lazer do Parque da Lomba da Mata, num investimento da CMA de 18.857,13€.
I – HASTEAR DA BANDEIRA AZUL EM SÃO JACINTO
Pelo 17.º ano consecutivo a Praia de São Jacinto foi galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e das Entidades Parceiras na sua gestão, e muito em especial dos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.
Com a época balnear a ter início esta sexta-feira, dia 10 de junho, o Hastear da Bandeira Azul está agendado para a próxima sexta-feira, dia 17 de junho, pelas 18h00 e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto vai receber também a Bandeira de Praia Acessível que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade e a Bandeira Qualidade de Ouro 2022, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.
Damos ainda nota que o programa da Bandeira Azul 2021 vai levar à Praia de São Jacinto diversas iniciativas de sensibilização, com início a 30 de junho.
A programação completa pode ser consultada no site da CMA: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro .
II – INAUGURAÇÃO DO NOVO CIRCUITO DESPORTIVO
E DE LAZER NO PARQUE DA LOMBA MATA
Na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, pelas 18h30, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, inaugura a obra de implantação de um novo Circuito de Manutenção e de Lazer num terreno propriedade da CMA, denominado por Parque da Lomba da Mata, junto ao polidesportivo. Tratou-se de um investimento da CMA no valor de 18.857,13€, realizado pela empresa Soinca – Sociedade Industrial de Cucujães, S.A..
Esta zona do Parque da Lomba da Mata, que já dispõe de um polidesportivo, conta agora com nove máquinas de fitness e uma zona com mesas para merendas, que vem valorizar a localidade de São Jacinto, que passa assim a possuir um espaço diferenciado e dedicado à prática desportiva, ao lazer e bem-estar.
Esta obra estava prevista ser executada pela Junta de Freguesia de São Jacinto (JFSJ) no contrato de delegação de competências com a CMA de 2021, tendo a CMA, após a cessão do referido contrato por força da má situação financeira da JFSJ, assumido diretamente a execução deste objetivo que considera relevante e que se encontra concluído.
Para a CMA esta obra reveste-se de particular importância, pois apesar da sua pequena dimensão financeira, ela vem representar um aumento de qualidade de vida muito grande para os residentes em São Jacinto e mais um fator de atratividade para os visitantes e turistas.
ANAM reforça a importância da participação dos jovens na política através do “Pacto INOVE Jovem”
·A ANAM assume o compromisso de continuar as sinergias entre Assembleias Municipais para implementar mais e melhores medidas direccionadas para os jovens, mantendo-os informados e inseridos nas questões da cidadania e actividade política.
A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) assume o compromisso de vir a subscrever o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para a cooperação, criação de sinergias e inovação das medidas dirigidas às jovens gerações, atribuindo competências, potenciando sinergias multinível e estimulando a inovação concertada das políticas.
A ser subscrito por várias entidades representativas do Poder Local, o “Pacto INOVE Jovem” procurará promover a cooperação real e efetiva entre jovens e o Estado, através da definição de uma plataforma de convergência, com vista à promoção de políticas de juventude centradas no conceito de cidadania, em linha com as necessidades, os objetivos e as causas da juventude.
Para a Albino Almeida, Presidente da ANAM, “a participação dos jovens na vida política, a partir do poder local, é uma realidade à qual a ANAM tem estado muito atenta e que deseja manter em destaque na sua agenda. A criação das Assembleias Jovens tem-se revelado um sucesso, no sentido em que permite criar sinergias entre os municípios, implementar mais e melhores medidas direccionadas para os jovens, mantê-los informados e, acima de tudo, inseridos nas questões da cidadania e actividade política. Foi atendendo à continuidade e reforço desse trabalho que assumimos o compromisso de vir a subscrever o “Pacto INOVE Jovem”, ao mesmo tempo que continuaremos a criar condições efectivas para um maior envolvimento dos jovens nas Políticas para a Juventude, nomeadamente através da criação e promoção de de Assembleias Municipais Jovens, que consideramos serem verdadeiras escolas de uma cidadania que ser quer mais consciente, mais crítica e mais participativa.”
As políticas de juventude constituem um desafio, pelo que a inovação e optimização das medidas e programas exigem respostas imediatas, traduzidas em ações e políticas para a juventude, mais eficazes e mais próximas. O “Pacto INOVE Jovem” a subscrever aponta algumas delas: incluir, ouvir e trazer para o debate novos tipos de participar da juventude; reconhecer a iniciativa jovem do século XXI como diversa, capacitadora, subversiva, inclusiva e comprometida; adotar um Simplex Jovem, capaz de mitigar as barreiras à participação e aos direitos da Juventude; criar Conselhos Municipais e Nacionais para a Justiça e Solidariedade Intergeracional e um órgão consultivo para as questões ligadas à sustentabilidade e, entre outras acções, desenvolver o Smart and Digital Youth Work, incluindo as novas tecnologias nos programas e espaços de participação jovem.
Considerando que a criação sinergias no ecossistema juvenil e associativo é determinante para uma evolução concertada do setor, o “Pacto INOVE Jovem” define, ainda, como eixos estruturais para as políticas de juventude a articulação entre as políticas de juventude locais, nacionais e europeias, o reconhecimento e respeito pelas especificidades dos territórios, a constituição dos Conselhos Intermunicipais de Vereadores de Juventude nas Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, o reforço do diálogo interestatal e a promoção do voluntariado e da mobilidade juvenil, através da criação ou reforço de redes de trabalho multinível.
Sobre a questão da criação de sinergias, Albino Almeida considera que, “apesar de nem todas as autarquias possuírem conselhos municipais de juventude, o caminho está a fazer-se. São muitos os municípios que conseguem gerar uma participação efectiva de jovens em várias actividades. O nosso objetivo é continuar a criar sinergias entre os municípios para implementar mais e melhores medidas direccionadas para os jovens, mantendo-os informados e, acima de tudo, inseridos nas questões da cidadania e actividade política, com participação efectiva nas Assembleias Municipais. Vai nesse sentido o nosso compromisso de que ao longo da legislatura, ou seja, ate 2025, todas as Assembleias Municipais realizem anualmente uma Assembleia Municipal de jovens. Tomaremos como exemplo inspirador o que tem vindo a verificar-se na Assembleia Municipal de Ourém, distinguida pela “Lisbon Awards Group” com o prémio “Autarquia do Ano 2022”, com a apresentação do projeto "O exemplo da Marca AMO – Assembleia Municipal de Ourém". Além deste galardão, Ourém venceu ainda na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica”. As iniciativas levadas a cado por esta Assembleia, em particular pela AJO – Assembleia Jovem de Ourém, foram determinantes na avaliação do júri do concurso.”
Criado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), entidade representativa da juventude e do associativismo juvenil, o “Pacto INOVE Jovem”, o qual será subscrito por várias entidades, constitui um referencial pioneiro em Portugal, orientador das boas práticas em políticas de juventude multinível, transversais, sustentáveis e planificadas. Esta é uma iniciativa que contará com o envolvimento da própria Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), da Secretaria Regional de Juventude dos Açores e da Secretaria Regional de Juventude da Madeira, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e da Associação Nacional de Assembleias de Freguesias (ANAFRE).
Sónia Matos
Criança de 3 anos encontrada após dois dias perdida na floresta
NEWS RELEASE
Missing Child Found
On June 3, 2022 at approximately 4:53 PM, Lincoln County Sheriff’s Office received a report from a concerned neighbor of a possible missing child in the Bull Lake area, south of Troy, Montana. LCSO deputies and David Thompson Search and Rescue responded.
...Ver mais