terça-feira, 14 de junho de 2022
Golfe de alto nível em Cantanhede
Filas nos aeroportos: “Faltam recursos humanos”, avisa ANAC
Encontrado corpo do jovem desaparecido em praia do concelho de Vagos
Anacom aplica coima de 154 mil euros aos CTT relativa a 41 contraordenações
TSF/Lusa
Sindicato dos tripulantes avança com greve na Ryanair em 24, 25 e 26 de junho
Madremedia/Lusa
Autocarro que se despistou na A1 causando três mortos não tinha seguro obrigatório
Mercado das drogas evoluirá cada vez mais para o digital
Ansião marcou presença na Festa da Alegria, em Vigo
No âmbito de um protocolo com o Turismo de Portugal. Cantanhede adere a programa de formação de colaboradores da área turística
O Município de Cantanhede aderiu ao programa “Formação + Próxima”, tendo em vista a capacitação dos colaboradores do setor do turismo através de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills com foco na resposta às necessidades que se anteveem para o futuro.
O programa vai ser implementado no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre o Turismo de Portugal e os municípios da CIM Região de Coimbra, nos termos de uma deliberação aprovada unânime pelo Conselho Intermunicipal. O documento foi assinado pelos representantes das entidades envolvidas em 14 de junho, no decurso de uma sessão realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
Subscrito pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o acordo prevê ações de formação junto de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais para combater o modelo de baixas qualificações em que tem assentado a atividade turística ao longo dos anos.
“O turismo é determinante para a economia nacional e as dinâmicas que se criaram nos últimos anos aumentaram a exigência sobre o setor, o que justifica estas ações de valorização continua de quem trabalha no setor, de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado”, refere Helena Teodósio, para quem o sucesso de um destino turístico depende da “capacidade da oferta em responder cabalmente às necessidades e expectativas de quem nos visita”.
Segundo o que consta no protocolo, a Câmara Municipal de Cantanhede irá “colaborar no diagnóstico das necessidades de formação específica do município, no setor do turismo”, garantindo também a existência de espaços e equipamentos - pedagógicos, técnicos e informáticos - adequados à realização da formação”.
Já o Turismo de Portugal fica responsável por criar e executar um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do município, de acordo com o diagnóstico de necessidades realizado, assim como assegurar a contratação dos formadores e dos mentores do Programa, privilegiando os recursos humanos da região.
A iniciativa do Turismo de Portugal, inserida no plano “Reativar o Turismo, Construir o Futuro”, tem o objetivo de capacitar 75 mil profissionais do setor até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município.
Atrys aumenta capital e adquire a Bienzobas
Sobre a Atrys
A Atrys Health (BME:ATRY), fundada em 2015, é uma multinacional espanhola que oferece serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão. É pioneira no âmbito da telemedicina e da radioterapia de última geração. A empresa integra equipas com mais de dois mil profissionais, estando presente em Espanha, Portugal, Suíça e América Latina. A Atrys estrutura a sua atividade em torno de cinco unidades de negócio: telemedicina, oncologia, patologia, prevenção y big data. Através delas, leva a cabo tratamentos de radioterapia convencional e avançada, realiza exames de diagnóstico na sua própria rede de laboratórios, analisa de forma telemática exames de radiologia, cardiologia, oftalmologia e dermatologia, prestando ainda serviços de smart e big data e de gestão de dados ao sector da saúde. A empresa está cotada em bolsa (BME Growth - BME) desde 2016 e faz parte do índice IBEX MAB® 15. Para mais informações, visite www.atrys.pt
AVEIRO | COVID-19: ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ÀS IPSS
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho atento de combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega na quantidade global de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), realizada no dia 23 de maio.
Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2022 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).
Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta importante de monitorização e atenção no Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.
VOLTA A PORTUGAL FEMININA EM BICICLETA COM ETAPA DECISIVA EM AVEIRO
A segunda edição da Volta a Portugal Feminina em Bicicleta, que se realiza de 16 a 19 de junho, vai passar pelo Município de Aveiro, na última e decisiva etapa, no dia 19 (domingo).
A Câmara Municipal de Aveiro associa-se à Federação Portuguesa de Ciclismo na promoção e no reconhecimento da importância crescente do ciclismo feminino em Portugal, com a atribuição de um apoio financeiro no valor de 5.000€. Nesta que é a prova velocipédica mais importante do calendário da federação.
A partida para a etapa-rainha está agendada para as 12h15 de domingo, na Rua da Pega, num percurso de 104,7km que vai ligar Aveiro a Anadia.
A prova conta com a participação de cerca de 100 ciclistas, numa competição, que envolve os escalões de Elite, Sub-23 e Juniores
Volta a Portugal ensina-o a andar de bicicleta
Paralelamente, será desenvolvida uma iniciativa que visa ensinar pessoas a andar de bicicleta, e decorrerá no cruzamento da Rua da Pega com a Rua Condessa Mumadona, junto ao Cais da Malhada. Para além da vertente de ensino, esta iniciativa pretende também incentivar o uso da bicicleta como modo de transporte sustentável e a adoção de um estilo de vida mais saudável.
A atividade decorrerá no dia 19 de junho, entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 18h. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para efeitos de seguro. Mais informações e inscrições aqui.
Condicionamentos de trânsito
A Rua da Pega estará por isso vedada ao trânsito durante toda a manhã do dia 19 de junho e até às 12h45.
Por seu turno, a Rua Calouste Gulbenkian, a Avenida da Universidade e a Avenida Europa (no seu troço final, entre a rotunda junto ao Mercadona e a localidade de Verdemilho), estarão cortadas ao trânsito automóvel entre as 12h00 e as 12h45.
Comemoração em Castelo de Paiva: ACUP FESTEJOU NO FIM DE SEMANA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA
Carlos Oliveira
Apoio Social e Qualidade de Vida na Terceira Idade: CALDAS DA RAINHA DISTINGUIDA COMO “AUTARQUIA DO ANO”
Escritora do ensaio “Como matar o seu marido” condenada a prisão perpétua por matar o marido
Silves | CONCURSO DESAFIOS D’ ESCRITA JÁ TEM VENCEDEOR
COVILHÃ: MARCHAS POPULARES ESTÃO DE REGRESSO
- Grupo Desportivo Águias do Canhoso – “A Hora do Chá”
- CCD Oriental de São Martinho – “Num Cenário de Ternura, uma Marcha de Sonho”
- Junta de Freguesia do Tortosendo – “A Marcha do Tortosendo”
- CCD Académico dos Penedos Altos – “Tesouros de Portugal”
- Grupo Recreativo Vitória de Sto. António – “Covilhã, Cidade Arco-Íris”
- Grupo Desportivo da Mata – “Dos Lanifícios à Universidade”
Aveiro | Café de Ciência sobre a transição para a parentalidade em tempos de pandemia
Projunior Aveiro vai coroar campeões sub-20 do Junior Tour
| ||
Marinha Grand | VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA DE CÃES
- 20 de junho . 09h30 . Mercado de Vieira de Leiria
- 20 de junho . 11h00 . Junto à Capela da Passagem
- 21 de junho . 10h00 . Mercado da Praia da Vieira
- 21 de junho . 14h30 . Largo da Capela da Garcia
- 21 de junho . 15h30 . Coletividade do Pilado
- 23 de junho . 09h30 . Coletividade das Trutas
- 23 de junho . 10h30 . Coletividade do Pero Neto
- 23 de junho . 14h30 . Coletividade de Picassinos
- 24 de junho . 10h00 . Estaleiro da Junta de Freguesia da Moita.
AVEIRO EM MADRID COMO BOM EXEMPLO DA GESTÃO DOS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participa esta terça-feira, 14 de junho, na 5.ª Edição do Fórum das Cidades de Madrid, sob o tema: “Projetos Urbanos das Cidades Ibéricas”, que se realiza no IFEMA, em Madrid, Espanha.
Ribau Esteves dará testemunho do bom exemplo de Aveiro na gestão da sua orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, levando até Madrid o modelo de gestão das marés na Ria de Aveiro, o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que vem garantir a proteção a longo prazo do Centro da Cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações, o desassoreamento da Ria de Aveiro e do projeto para a Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, entre outros.
Neste evento, participam as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as Cidades de Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.
A quinta edição do Fórum das Cidades de Madrid 2022, organizado pelo IFEMA Madrid, no seu parque de exposições, de 14 a 16 de junho, conta com uma programação intensa. No IFEMA, em apenas três dias, será possível assistir a 50 mesas redondas, englobadas em 24 sessões temáticas e quatro eixos de debate: Planificação Urbana, Renaturalização, Cidades para habitar e Economia circular.
Por outro lado, o financiamento de projetos urbanos, a qualidade de vida das pessoas e o intercambio de boas práticas, são as grandes linhas transversais, presentes ao longo de todo o programa.
O que é a Rede Cencyl?
A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia, que junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, em cooperação e com um modelo de gestão transfronteiriça, para fazer frente aos principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e de alterações climáticas no espaço urbano.