segunda-feira, 4 de julho de 2022
Dê Sangue antes de ir de férias
NELSON HELENO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇA O 2º LUGAR NOS TRILHOS DA 3 LAGOAS
Realizou-se no passado dia 3 de julho, o Trilho das 3 Lagoas na Vila de Febres, organizado pela Comissão de Festas daquela Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, Junta de Freguesia de Febres e as parcerias pontuais com várias empresas e entidades.
O Trilho das 3 Lagoas foi um evento desportivo de caráter lúdico e competitivo, com o objetivo divulgar e promover não só a prática desportiva, em especial na modalidade de trail running, mas também os territórios onde decorreu o evento.
Desenvolvendo-se por zonas de extrema beleza natural e vasto património ambiental, com destaque para as três lagoas que dão o nome ao evento, Lagoa dos Coadiçais, Lagoa das Hortas e Lagoa dos Pedros, nas distâncias de 18km e 12km, realizando-se ainda uma caminhada.
Participaram nesta competição os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Nelson Heleno, na prova de 18 km alcançando o 2º lugar na classificação geral masculino e o 2º no escalão MSenior e José Mendes, que alcançou o 35º lugar na geral masculino e o 15º MSenior.
Águeda | Associação Desportiva e Cultural de Jafafe requalifica instalações
Contrato de financiamento com o Governo foi assinado hoje pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território nos Paços do Concelho de Águeda.
A Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Jafafe viu aprovada uma candidatura para a requalificação das suas instalações, cujo contrato de financiamento foi hoje assinado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, com a DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) e a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
“Uma cerimónia singela, mas cheia de significado”, disse o governante, salientando a importância desta obra para a população local, para o associativismo e para o desenvolvimento das atividades que a ADC realiza.
A candidatura feita pela associação jafafense ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2 consubstancia um financiamento de 99.974 euros, suportado em 50% pelo Estado (através da DGAL e CCDRC) e que conta com a comparticipação do Município de Águeda para a sua concretização.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que a assinatura formal, hoje, deste contrato de financiamento é o início de “uma tarefa em que o Estado, o Município, a Junta de Freguesia e a associação vão ser parceiros”, cabendo a cada um “fazer a sua parte” para que a obra seja concluída.
Uma obra que considera “indiscutivelmente especial”, iniciada há uma série de anos com “a carolice de algumas pessoas”, que tem uma dimensão “muito interessante” para o local onde está inserida, que “é muito importante para a freguesia de Macinhata do Vouga, que não tem nenhum equipamento do género” e que hoje ganha um novo alento para a sua finalização, com o apoio governamental.
“Este é o pontapé-de-saída numa parceria que envolve as três instituições (Governo, Câmara Municipal e a associação) para completar uma obra que importa concluir”, declarou Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, consciente da importância “de uma obra como esta para o território que a envolve e para o associativismo”, que precisa “de instalações condignas, com o mínimo de conforto, para cativar pessoas e cumprir a sua função”.
João Claro, presidente do Conselho Fiscal da ADC de Jafafe, lembrou o processo de construção das instalações da coletividade, iniciado há 25 anos e que tem contado, até ao momento, “com os donativos e mão de obra graciosa dos associados e imensos apoios recebidos, nomeadamente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga e da Câmara Municipal de Águeda”, a quem aproveitou para agradecer.
O apoio conseguido agora “vai permitir a realização de melhorias muito significativas nas infraestruturas”, nomeadamente o isolamento da cobertura, a colocação de um piso flutuante e amovível no pavilhão para a prática de muitas atividades desportivas, bem como a colocação de uma plataforma elevatória para possibilitar e facilitar o acesso às instalações de pessoas com mobilidade reduzida.
Uma vez concluída a obra, o pavilhão polivalente da ADC de Jafafe vai dispor também de um posto médico “de elevada qualidade”, bem como de “várias salas multiusos que vão estar à disposição da população e que vão permitir a realização de múltiplas atividades lúdicas, culturais, recreativas e desportivas”.
Ana Sofia Pinheiro
Estarreja | 3 mil atletas esperados na Cidade do Andebol. O torneio internacional GarciCup começa na quarta-feira
A “Cidade do Andebol” está prestes a dar o tiro de partida para cinco dias de competição, fairplay e muito convívio. 3000 atletas de mais 200 equipas, em representação de 80 clubes, participam na 11.ª edição do GarciCup – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja, que começa esta quarta-feira, dia 6 de julho.
Estes dias transformam Estarreja na Cidade do Andebol. No Parque Municipal do Antuã, já sobressaem as cores azul e amarela da cidade, estampadas no campo amovível de andebol hoje ali instalado - naquele que será um dos 17 palcos do evento, distribuídos por todos os pavilhões do concelho e também de pavilhões dos municípios vizinhos de Albergaria-A-Velha e Murtosa -, bem como já são visíveis várias estruturas de apoio e a zona que será convertida em Garci Fun Park.
Até domingo, dia 10 de julho, vivem-se muitas emoções na maior e melhor festa do andebol com a presença de 3 mil atletas participantes. Esta terça-feira, chegam ao aeroporto do Porto as primeiras equipas estrangeiras vindas de Espanha e Lituânia. Participam na edição deste ano do torneio de Estarreja um total de 50 equipas provenientes destes dois países.
A cerimónia de abertura está marcada para dia 7, quinta-feira, às 21h30, na Praça Francisco Barbosa, com a presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. A sessão iniciará com um desfile das duas centenas de equipas a partir do Parque do Antuã, em direção à praça histórica da cidade, num momento de cor e alegria aberto a toda a comunidade.
A Federação de Andebol de Portugal é novamente parceira do Garcicup e da Câmara Municipal de Estarreja na organização do evento. Nesse sentido, o torneio volta a ser o palco de uma competição nacional, e desta vez, Estarreja receberá o Encontro Nacional de Infantis, com início no dia 7.
Diversão na Garci Fun Park
Destinado a equipas federadas, escolas e seleções, o Torneio decorre num período pós-competição, representando um prémio para as equipas após um ano intenso de competição. A par do espírito competitivo, é promovido um programa cultural e atividades que proporcionam aos participantes, momentos de lazer e de diversão.
A animação paralela, no Garci Fun Park, oferece dias intensos de convívio e diversão, seja com mergulhos nas piscinas ou nas piscinas com insufláveis, ou nos karts, carrinhos de choque, comboio turístico ou autocarro panorâmico, entre outras atividades. No sábado, dia 9, haverá uma “maratona” de mega insufláveis, das 12h às 24h.
A melhor e maior festa do andebol
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, garante “o melhor GarciCup de sempre! Reunimos todas as condições para que as equipas, jogadores, treinadores e dirigentes participem na melhor e maior festa do andebol”. A comunidade desportiva pode “contar com um torneio com muito andebol, cheio de animação e uma logística ímpar, que irá garantir, para um torneio desta dimensão, as melhores condições de alojamento, alimentação, transportes e recintos de jogos. Estarreja será uma vez mais a Capital Nacional do Andebol”, frisa o autarca.
Fomentando a utilização do comboio, o GarciCup e a CP voltaram a desenvolver uma parceria, permitindo aos participantes chegar a Estarreja a preços mais acessíveis:
- Bilhete de Grupo 2€, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação e destino a Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro). Mínimo de 10 e máximo de 100 elementos, reservas para o Serviço de Grupos dos Comboios Urbanos do Porto (email: gruposcppt@cp.pt);
- Preços especiais para grupos com um mínimo de 10 elementos, nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional (email: gruposlc-rg@cp.pt).
A organização do GarciCup é da Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com os quatro clubes de Andebol do concelho – Associação Artística de Avanca, Estarreja Andebol Clube, Associação Cultural de Salreu e Arsenal de Canelas – e o apoio institucional da Associação de Andebol de Aveiro e da Federação de Andebol de Portugal.
Nada melhor do que terminar a época com a melhor Festa do Andebol em Estarreja!
GarciCup’22 em números
3000 atletas
80 clubes
200 equipas
17 campos
25000 refeições
Carla Miranda
Proença-a-Nova | Embalagens de plástico para 'takeaway' e entregas ao domicílio sujeitas a taxas de 30 cêntimos
As embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir estão a partir de agora sujeitas a uma taxa de 30 cêntimos, uma medida que tinha sido anunciada para janeiro e adiada devido à pandemia da Covid-19. Segundo a lei, a taxa aplica-se a partir do dia 1 de julho de 2022 a embalagens de utilização única de plástico ou multimaterial com plástico. Esta taxa será também aplicada a partir de 1 de janeiro de 2023 nas embalagens de alumínio ou multimaterial com alumínio.
Em causa estão nomeadamente as embalagens para 'takeaway' e as das entregas a domicílio. A medida destina-se a fomentar a introdução de sistemas de embalagens reutilizáveis na restauração e promover a redução de embalagens de utilização única. O fornecimento de refeições em regime de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio revela uma clara tendência de crescimento tendo como resultado direto o aumento do consumo de embalagens de utilização única, o que torna ainda mais urgente a introdução de medidas que permitam dissociar este crescimento do consumo de recursos e da produção de resíduos, esclarece o diploma que entra agora em vigor.
O documento lembra ainda que os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto a comer e levar já são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, pelo que existe uma alternativa ao pagamento da contribuição. As receitas da taxa serão dirigidas em 50% para o Estado e 40% para o Fundo Ambiental, pode ler-se na portaria.
Na norma que entra em vigor há algumas exceções: uma delas para as embalagens que acondicionem refeições prontas a consumir que não são embaladas no estabelecimento de venda ao consumidor final, "uma vez que o estabelecimento não controla nestes casos o embalamento do produto, não permitindo assim que o consumidor tenha uma alternativa".
Castelo de Paiva | Milhares de visitantes em três dias de certame. Sucesso contabilizado reforça grandeza da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato
Dez enfermeiros do Hospital de Aveiro declaram exclusão de responsabilidades por falta de condições
Registado sismo de magnitude 3.4 a sul do Cabo de S. Vicente
Campanha “Taxa Zero ao Volante” passa por Aveiro e Coimbra
- Dia 5 de julho, às 19h00: EN8 – Rotunda Turcifal - Torres Vedras;
- Dia 6 de julho, às 14h00: Avenida da Europa - Aveiro;
- Dia 7 de julho, às 13h00: EN 14, Rotunda do Feliz, Celeirós - Braga;
- Dia 8 de julho, às 14h00: Praça da República, Porto;
- Dia 9 de julho, às 20h00: EN17 - Ceira.
Polícia confirma seis mortos e mais de 20 feridos em ataque num desfile do Dia da Independência. Atirador em fuga
APCC chega às onze medalhas no Nacional de Verão de Natação Adaptada
Polícia da Dinamarca descarta ataque terrorista
Portalegre | Dádiva de sangue em Nisa
Na terra bem conhecida pela sua olaria pedrada, levou a efeito a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – mais uma brigada, em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. A colheita teve lugar no novo centro de saúde de Nisa e para lá se dirigiram 17 voluntários, entre eles 10 mulheres (58,8 %).
Uma voluntaria feminina doou sangue pela primeira vez. As mulheres estiveram pois em destaque nesta ação levada a cabo na Corte das Areias.
Caldas da Rainha | Presidente transmitiu preocupações à Secretária de Estado da Saúde
Os problemas e as dificuldades que se fazem sentir nos cuidados de saúde primários das Caldas da Rainha, a falta de médicos de família no concelho e a saturação dos serviços do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), devido à falta de recursos humanos, foram as principais preocupações manifestadas por Vítor Marques à Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, numa audiência que decorreu no passado dia 1 de Julho.
Acompanhado pelo secretário da Assembleia Municipal, Pedro Marques, e pelas vereadoras Conceição Henriques e Maria João Domingos, o autarca das Caldas mencionou “o Plano Diretor Hospitalar que está a ser elaborado” e destacou que “é importante conhecer o plano de investimentos e as medidas que estão pensadas para a sua concretização”.
Maria de Fátima Fonseca fez saber que “estão, neste momento, a ser acauteladas medidas para reforçar a equipa de profissionais de saúde nas Caldas da Rainha”.
Nesta reunião também foi abordada a Transferência de Competências na área da Saúde, tendo sido partilhado com a Secretária de Estado que o Município se encontra, atualmente, a elaborar a Estratégia Municipal de Saúde e a analisar o perfil de saúde na região de Caldas da Rainha, de forma a existirem diretrizes para a intervenção na área da saúde.
Neste encontro com a tutela, o Presidente da Câmara deu nota do crescimento do Termalismo Caldense, e a sua importante ligação com os cuidados de saúde e bem-estar, e entregou à governante um dossier contendo a posição da Câmara e da Assembleia Municipal relativamente ao novo Hospital do Oeste.
Encontro magno internacional em que o circo contemporâneo ‘casa’ com a magia… Conferência final do BETA CIRCUS decorre em Ílhavo a 7 de julho
Braga | RECESSAP concorda em reforçar a sua presença europeia e continuar com a sua ação informativa e científica
● A decisão foi adotada durante a celebração da Assembleia Geral Ordinária, na qual foi também decidido abrir um apelo à incorporação de novos membros.
● Foi também acordado celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia nos dias 1 e 2 de outubro de 2022 e a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia, desta vez presencialmente em Palermo (Itália), em março de 2023.
● Por último, foram estabelecidas as bases de trabalho para apresentar novamente a sua Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa realizou esta semana uma nova Assembleia Geral Ordinária na qual foi acordado reforçar a sua presença europeia e a continuidade das suas ações informativas e científicas, a fim de consolidar a representatividade da Semana Santa e da Páscoa em toda a Europa.
Para atingir ambos os objetivos, foi decidido abrir um apelo ao recrutamento de novos parceiros europeus que se destaquem pelos seus rituais únicos em torno da tradição da celebração da Semana Santa e da Páscoa, e que têm raízes e envolvimento social a nível local.
Da mesma forma, os membros da Rede aprovaram durante a Assembleia, presidida pela sua presidente María Luísa Ceballos, o reforço da sua Comissão Científica e o trabalho sobre programas europeus relacionados com o artesanato, a juventude e a arte contemporânea, ligados a estas tradições. Do mesmo modo, foi acordado trabalhar na estratégia de comunicação como veículo para dar maior visibilidade europeia à rede.
O encontro serviu ainda para estabelecer as bases de trabalho para a apresentação de uma nova Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição realizada em maio passado. Neste sentido, os parceiros da Rede definiram as linhas de trabalho a seguir para alcançar posicionar-se, na próxima chamada, como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.
A candidatura como Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa pretende ser representativa de todas as celebrações desta tradição de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa, católicas e também ortodoxas. Nesse sentido, a Rede Europeia quer ascender como um modelo de conservação e promoção do património social e cultural que compõem estas tradições. A certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é, portanto, uma garantia de excelência.
Por último, a Assembleia aceitou celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, que terá lugar nos dias 1 e 2 de outubro e que terá um programa comum de atividades a realizar simultaneamente em todos os locais membros da Rede Europeia. Tudo isto, em torno do legado das tradições da Semana Santa ligadas às irmandades e confrarias, ao artesanato e ao envolvimento dos mais novos. Foi também aprovada a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia em março de 2023, desta vez presencialmente, na cidade de Palermo (Sicília, Itália) com o apoio da entidade italiana Fondazione Federico Secondo.
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.