LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Bombeiros de Aveiro estiveram “incontactáveis” no incêndio da Guarda

Sete bombeiros em duas viaturas estiveram por algum tempo incontactáveis mas, tanto a SIC Notícias como a TSF confirmam que "todos os operacionais foram localizados e estão bem."
Entretanto, Sérgio Costa, autarca da Guarda, confirmou a falha de comunicações e avançou "que os botões de pânico das viaturas foram acionados."
O incêndio reativou novamente nesta segunda-feira, pouco depois das 15:00 horas, na localidade de Vale de Amoreira.
Freguesia de Valhelhas está cercada pelo fogo e há habitações em perigo
O incêndio, entretanto, acabou por alastrar-se para a freguesia de Valhelhas, estando neste momento a zona cercada pelas chamas.
Pelo menos cem pessoas foram retiradas das habitações nesta zona e a SIC apurou que vai também começar a ser evacuada a população de Sarzedas, em Castelo Branco, já que o fogo está a avançar nessa direção.
Mais de quinhentos operacionais estão no terreno a combater este fogo. Há habitações em perigo, mas, até ao momento, nenhuma foi atingida pelas chamas.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse que o incêndio está "completamente descontrolado". O  mesmo esclareceu que há meios no local, mas com a intensidade do vento "é muito complicado" o combate.

SIC/TSF

Joaquim Carlos às 21:59 Nenhum comentário:
Compartilhar

Incêndios florestais: cientistas estudam novos planos de emergência para proteção das populações em risco

Em caso de incêndio florestal, é altamente complexa a missão de decidir quando e como retirar as pessoas em risco, pois implica múltiplos fatores. Para ajudar as entidades competentes, uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ), está a estudar novos planos de emergência para as comunidades, considerando os mais diversos cenários.
Trata-se do projeto “EVACUAR FLORESTA - Decisões e Planos de Evacuação em Cenários de Incêndio Florestal”, que tem como objetivo principal criar um sistema de apoio à tomada de decisão, «para a proteção da comunidade em risco em caso de incêndio rural e ainda mitigar problemas no contexto de uma evacuação. Para os incêndios urbanos já existem planos de evacuação desenvolvidos, mas o mesmo não acontece nos incêndios florestais», diz Aldina Santiago, coordenadora do estudo e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Atualmente, fundamenta, o que existe para o suporte à tomada de decisão «é muito reduzido em termos técnicos e científicos e depende em muito da sensibilidade do comandante no teatro das operações. Muitas das vezes, esta escolha é criticada, ou porque é feita de forma muito antecipada ou porque é feita de forma tardia». Assim, o resultado final do projeto, que conta com 270 mil euros de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é apoiar as entidades governamentais e locais «na proteção das pessoas envolvidas, criando indicações específicas sobre a forma e mecanismos a utilizar para proteger e tornar mais resiliente cada uma das comunidades, face às suas particularidades e desenvolvimento do incêndio. A proteção das pessoas de uma determinada comunidade tem de ser pensada e discutida muito antes dos incêndios; as possíveis soluções têm de estar acauteladas através de planos de emergência e evacuação; a evacuação parcial ou, em casos extremos, total é uma dessas soluções, mas não é a única».
Numa primeira fase do projeto, iniciado há um ano e que se estende até 2023, os cientistas focaram-se na caracterização e estudo do que já existe no que respeita a estratégias associadas à proteção das pessoas em cenário de incêndio rural, não só em Portugal, mas também em outros países que são fustigados pelos fogos florestais, como, por exemplo, Espanha, Itália, Grécia, Austrália e EUA (Califórnia).
Nesses estudos, os cientistas observaram que «se antigamente a política era “ficar em casa e esperar”, atualmente começa a optar-se por evacuações preventivas. Portugal começa também a seguir esta estratégia, ou seja, nos últimos anos, a estratégia de proteção tem vindo a alterar, em resultado do paradigma dos incêndios atuais (incêndios de grandes proporções e que facilmente se propagam à interface urbano-floresta)», indica Aldina Santiago.
A equipa tem, também, efetuado trabalho de campo junto das comunidades escolhidas para casos de estudo, nos concelhos da Lousã e Sertã. No caso do município da Lousã, foram escolhidas as localidades de Cerdeira e Cabanões. Segundo a coordenadora do projeto, estas escolhas não foram «aleatórias, foram consideradas as suas especificidades. Cabanões é uma localidade isolada, de difícil acesso, com uma população reduzida (menos de 25 pessoas), envelhecida e com algumas limitações de mobilidade; já a Cerdeira, é uma localidade com componente turística significativa, com uma população muito variável, tanto ao longo da semana, como ao longo do ano. É difícil saber quantas e onde as pessoas estão nesta localidade e na sua envolvente; esta incerteza é sem dúvida um dos fatores que dificulta a proteção destas pessoas em caso de incêndio».
Em paralelo, com recurso a métodos numéricos avançados, a equipa está a trabalhar em modelos que permitem simular a propagação do incêndio e a evacuação das pessoas. «Estas simulações estão a ser calibradas com dados de incêndios reportados na literatura, mas esperamos vir brevemente a simular os incêndios ocorridos nas últimas semanas em Portugal. Cruzando resultados, conseguimos estudar o impacto de possíveis soluções, possíveis alternativas para proteção», esclarece Aldina Santiago.
Os sistemas de modelação e simulação de evacuação «são ferramentas essenciais para planeamento e tomada de decisão. Durante a evacuação e o incêndio, o comportamento das pessoas também é um fator determinante; o que as pessoas fazem, e quando o fazem, depende muito da distribuição no espácio-temporal dos eventos num cenário de catástrofe, sendo a educação da população para esta temática igualmente determinante para o sucesso deste processo», conclui.

Na foto: Hélder Craveiro, Aldina Santiago e Luís Laím

Joaquim Carlos às 18:55 Nenhum comentário:
Compartilhar

Pombal | Executivo aprova parecer de localização para implantação de novo parque eólico

O executivo pombalense aprovou, a emissão de parecer de localização para a instalação de um Centro Eletroprodutor Eólico a implantar numa área total de 787 hectares, abrangendo as freguesias de Abiul, Vila Cã e União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
A empresa promotora pretende instalar o empreendimento, com um investimento estimado de cerca de 60 milhões de euros, em três fases, com uma duração máxima de 12 meses. O parque eólico terá uma potência instalada de 38,5 MW, estando previsto a instalação de sete aerogeradores de 5,5 MW de potência nominal cada um sobre torre de 150 m e rotor de 158 m de diâmetro.
Está ainda prevista a construção de uma subestação com cerca de 400 m2 de implantação, a qual terá como objetivo armazenar a energia produzida pelos aerogeradores.
O projeto é enquadrável nas opções de ordenamento constantes do Plano Diretor Municipal de Pombal, sem prejuízo do devido cumprimento das demais normas e regulamentos aplicáveis, e contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável.
Para além da deliberação do executivo municipal, também as respetivas Juntas de Freguesia emitiram parecer positivo à localização do empreendimento. O processo destina-se à instrução de pedido de atribuição de licença de produção a apresentar à Direção-Geral de Energia e Geologia, por parte da entidade promotora.

Joaquim Carlos às 18:52 Nenhum comentário:
Compartilhar

Anadia promove semana dedicada à juventude


Anadia vai dedicar uma semana à juventude. A iniciativa, que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro, contempla um conjunto de atividades direcionadas aos jovens do concelho, tendo como ponto forte o “Festival Anadia Jovem”.
Este ano o Município de Anadia decidiu promover um programa de atividades mais abrangente, que vai decorrer em vários espaços municipais, por forma a envolver ainda mais os jovens anadienses. A semana começa com a apresentação do livro “O poder dos adolescentes: o poder das escolhas”, da autoria de Rui Melo. A obra fala sobre a aventura que é viver a adolescência. A iniciativa vai decorrer dia 19 de setembro, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal de Anadia.
No dia seguinte, o Cineteatro Anadia acolhe, entre as 10h00 e as 11h30, uma tertúlia de alunos do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas de Anadia, com o escritor Rui Melo.
Na quarta-feira, 21 de setembro, tem lugar a atividade Peddy Jovem. O evento vai decorrer, pelas 18h00, no Parque Urbano de Anadia. Tem como principais destinatários os jovens residentes no concelho de Anadia, entre os 12 e os 30 anos. Os interessados em participar têm de se inscrever previamente.
Para o dia 22 de setembro está programada uma tertúlia alusiva à temática do “Empreendedorismo”. A iniciativa terá lugar no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, pelas 18h30, com a presença de Hélder Bernardo, um dos criadores do Portal “Sapo”. No seguimento desta atividade, o Município de Anadia irá divulgar a 2ª edição do Concurso Municipal Jovens Empreendedores.
Integrado na “Semana da Juventude”, realiza-se na sexta-feira e no sábado, 23 e 24 de setembro, respetivamente, mais uma edição do “Festival Anadia Jovem” que, à semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia. A animação estará a cargo, na 6ª feira, dos The Founders, Lookalike e os Dj’s André Cardoso e Christian M. No sábado sobem ao palco do Festival, Gonçalo Gomes, o rapper Dillaz e os Dj’s Fernando Alvim, Pedro Moniz & Rafael Barandas. O público terá ainda à sua disposição bares e espaços de diversão. As entradas no recinto são gratuitas.
O último dia da “Semana da Juventude” vai ficar ainda marcado pela “Corrida Colorir Anadia”, numa extensão de 5 kms, que vai acontecer, entre as 16h00 e as 18h00, nas imediações do Complexo Desportivo de Anadia.
A “Semana da Juventude” enquadra-se no conjunto de ações de apoio à juventude dinamizadas pela Câmara Municipal de Anadia, no âmbito do programa “Sentir Anadia”.

Joaquim Carlos às 18:51 Nenhum comentário:
Compartilhar

Félix da Costa torna-se piloto oficial da Porsche na Fórmula E

O contrato tem a duração de, pelo menos, três anos.
O piloto português António Félix da Costa assinou um contrato com o construtor Porsche para alinhar com os carros alemães no Mundial de Fórmula E a partir de 2023, foi hoje anunciado.
O piloto, de 30 anos, representou a DS Techeetah durante os últimos três anos e assume, agora, um novo desafio, fazendo equipa com o alemão Pascal Wherlein.
O contrato tem a duração de, pelo menos, três anos.

Representar oficialmente uma marca como a Porsche é um sonho que tenho desde criança, que se torna agora realidade. Desde pequeno que olho com muito respeito e admiração para a Porsche e este convite era impossível de rejeitar. Partilhamos 100% dos mesmos valores e ADN, uma mentalidade vencedora e acredito que juntos vamos elevar o nome Porsche bem alto. Estou muito contente com este desafio e desejoso de começar a trabalhar com os engenheiros e toda a equipa Tag Heuer Porsche, para prepararmos da melhor forma o inicio da temporada 2023, onde vamos estrear o novo carro Gen3 e queremos lutar por vitórias e títulos na Fórmula E", disse o piloto português.

Félix da Costa disputa o Mundial de Fórmula E desde o seu início, em 2014, tendo sido campeão em 2020.
Nesta categoria para carros elétricos tem 96 corridas disputadas, com sete vitórias, 16 pódios e oito pole 'positions'.
Florian Modlinger, diretor da equipa Porsche na Fórmula E, diz que todos na formação alemã estão "muito ansiosos para começar a trabalhar com o António".
"Conheço-o há muitos anos, de várias categorias e tenho muito respeito por ele, tanto como piloto como a nível pessoal. É incrível o que ele já conquistou na Fórmula E. Do nosso lado tudo faremos para lhe dar um carro da Gen3 competitivo, que ele possa lutar por vitórias e títulos", disse.
Em 2023, para além do Mundial de Fórmula E, António Félix da Costa espera competir, também, no Mundial de Resistência, encontrando-se em negociações com várias equipas.
O piloto natural de Cascais conta ainda no seu currículo com duas vitórias no histórico GP de Macau em 2012 e 2016, nas 24 horas de Le Mans, além de triunfos no Mundial de Resistência, Fórmula 3, GP3 Series, World Series by Renault 3.5, DTM e Stock Car Brasil.
Félix da Costa fez parte do programa "Red Bull Junior Team", tendo posteriormente sido promovido a piloto de testes e reserva de F1 da Red Bull durante quatro anos, até 2016. Desde aí, o português tem feito carreira no Mundial de Fórmula E e também no campeonato mundial de resistência (WEC).

SIC Notícias/Lusa
Imagem: CM

Joaquim Carlos às 12:20 Nenhum comentário:
Compartilhar

Seis universidades portuguesas estão entre as mil melhores do mundo

Harvard lidera o ranking pelo 20.º ano consecutivo.
Seis universidades portuguesas foram incluídas entre as mil melhores do mundo no Ranking de Xangai, hoje publicado, com Harvard a aparecer no topo da lista, dominada pelos Estados Unidos.
A Universidade de Lisboa e Universidade do Porto surgem entre as 201.ª e 300.ª melhores do mundo.
Seguem-se a Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, entre as 400 e 500 melhores, e a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra entre os 500.º e 600.º lugares.
Com Harvard em primeiro lugar pelo 20.º ano consecutivo, as universidades norte-americanas continuam no topo do ranking. Consulte aqui o ranking.
Tal como no ano passado, as instituições anglo-saxónicas continuam entre as dez melhores: oito universidades norte-americanas e duas britânicas estão no topo da edição de 2022 deste ranking global das melhores instituições de ensino superior, que tem sido levado a cabo desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy.
No topo da lista, Harvard está mais uma vez à frente da também norte-americana Stanford. Este ano, outra universidade norte-americana, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), ficou em terceiro lugar no pódio, relegando a britânica Cambridge para quarto lugar.
Seguem-se as universidades norte-americanas Berkeley (5.ª) e Princeton (6.ª) e a britânica Oxford (7.ª).
No total, 39 universidades norte-americanas aparecem entre as 100 melhores.
A primeira instituição não anglo-saxónica, a universidade francesa Paris-Saclay, está em 16.º lugar.
O Ranking de Xangai tem em conta seis critérios, incluindo o número de medalhas Nobel e Fields - o Nobel da Matemática - entre estudantes e professores de pós-graduação, o número de investigadores mais citados na sua especialidade e o número de publicações nas revistas Science and Nature.
Este ano, mais de 2.500 instituições foram examinadas para estabelecer a classificação.

SIC Notícias/Lusa

Joaquim Carlos às 12:18 Nenhum comentário:
Compartilhar

Campanha “Viajar sem pressa”: Controlo e Sensibilização a partir de terça-feira

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam amanhã, dia 16 de agosto, a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”.

A decorrer entre os dias 16 e 23 de agosto, a campanha tem como objetivo "alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas."

A Segundo os promotores da campanha “Viajar sem pressa”, esta integrará:
  • Ações de sensibilização da ANSR em território continental e do serviço da administração regional da Região Autónoma da Madeira;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2022, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução em excesso de velocidade.
  • As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
  • Dia 16 de agosto, às 14h00: Avenida Marechal Norton de Matos (junto às bombas da Repsol), Lisboa;
  • Dia 17 de agosto, às 10h00: A2 – Portagens plana via de Coina, sentido Sul-Norte;
  • Dia 18 de agosto, às 14h00: Barreira Alva, Torres Novas;
  • Dia 19 de agosto, às 8h00: IC8 Km 92 – Nó de Perdigão, Castelo Branco;
  • Dia 21 de agosto, às 10h00: EN2 Ponte do Soito - Góis;
  • Dia 22 de agosto, às 9h00: Avenida das Comunidades Europeias, Leiria;
  • Dia 23 de agosto, às 8h00: A3 Km11 sentido Norte-Sul – Área de Serviço da Trofa.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros:
  • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
  • Numa viagem de 10 km, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos. Viaje sem pressa.
A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Imagem: CM
Joaquim Carlos às 09:34 Nenhum comentário:
Compartilhar

Bombeiros combatem incêndio em Tomar e Abrantes


A frente que gera mais preocupação e mobiliza mais meios é a de Abrantes.
Mais de 300 operacionais combatem na noite deste domingo dois fogos nos concelhos de Tomar e Abrantes, em Santarém. Dois bombeiros da corporação de Vila Nova da Barquinha ficaram feridos no combate às chamas.
Os dois bombeiros - um homem e uma mulher - foram transportados com ferimentos ligeiros para o Hospital de Abrantes. O homem, por inalação de fumos, já recebeu alta, mas a bombeira continua sob observação devido a queimaduras ligeiras.
Pela meia-noite, a frente que gerava mais preocupação e mobilizava mais meios era a de Abrantes. Segundo o repóter da SIC Hugo Alcântara, as chamas no concelho de Tomar deram tréguas.
As chamas lavram numa zona florestal desde cerca das 17:30 deste domingo na freguesia de Olalhas, em Tomar, e na freguesia de Fontes, em Abrantes, numa região com forte presença de eucaliptos.
Os fogos chegaram a ser combatidos por 10 meios aéreos, mas com a chegada da noite foram desmobilizados.
Em entrevista à SIC Notícias, a presidente da Câmara de Tomar informou que foi evacuada uma praia fluvial por precaução, tendo sido retiradas do local 15 pessoas. Anabela Freitas explicou que o acesso à praia é feito apenas por um caminho, para junto do qual se dirigia uma das frentes do fogo.
A autarca diz ainda o terreno onde lavra o incêndio faz parte de uma “vasta mancha florestal de eucalipto”, que não está tratado, facilitando a progressão do incêndio.
Anabela Freitas fez ainda saber que a rápida resposta se deveu a um pré-posicionamento de meios no terreno. Ainda assim, a rápida velocidade de propagação não permitiu conter as chamas.
Em entrevista à SIC Notícias, disse também não haver registo de feridos ou habitações em perigo.

SIC Notícias
Imagem: Observador

Joaquim Carlos às 09:25 Nenhum comentário:
Compartilhar

EGITO Pelo menos 41 mortos em incêndio em igreja copta no Egipto

 
Pelo menos 41 pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas num incêndio que ocorreu numa igreja Copta no Cairo.
De acordo com as primeiras investigações, o incêndio na igreja de Abu Sifine, num bairro popular ocorreu após uma falha elétrica, durante um culto religioso em homenagem a São Mercúrio de Cesareia que reunia centenas de fiéis.
As chamas e o fumo provocaram o pânico, dificultando ainda mais a evacuação do edifício.
Entretanto, a Igreja Copta confirmou que o fogo está controlado, mas os bombeiros estão a realizar operações de arrefecimento do espaço. O número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.
Igreja de Abu Sifine, no bairro popular de Imbaba, no Cairo, no Egito, onde ocorreu um incêndio este domingo, 14 de agosto   -   Direitos de autor  KHALED DESOUKI/AFP OR LICENCORS 
Fonte: euronews

Joaquim Carlos às 09:22 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.