sexta-feira, 9 de setembro de 2022
Contemplados alunos do Ensino Superior e bombeiros. Estudantes Paivenses com 19 bolsas de estudo atribuídas pela CM de Castelo de Paiva
Águeda | Exposição de bicicletas antigas marca início da Semana Europeia da Mobilidade
Portalegre | Alpalhão com 38 dadores de sangue
Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde
Ciclo de Conversas Online | #7. Doença de Parkinson: que tipo de exercício devo fazer?
Silves | Rua da Porta da Azóia sofre corte de trânsito na manhã do dia 11 de Setembro
Exposição de Serralves regressa a Aveiro na próxima semana. Abertura oficial da exposição com o artista Pedro Calapez a 21 de setembro
Inscrições Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos - Ano Letivo 2022/2023
A partir de hoje, 9 de setembro Município de Cantanhede reinicia processo de vacinação no concelho
A Câmara Municipal de Cantanhede assinalou hoje, dia 9 de setembro, a abertura do espaço destinado ao Centro de Vacinação, no concelho. Com capacidade para vacinar até 800 pessoas por dia, a nova estrutura está localizada nas instalações do Mercado do Peixe, na ala posterior ao Mercado Municipal e destina-se ao reforço de vacinação à Covid-19 e gripe. Recorde-se que as pessoas serão contactadas por mensagens escritas enviadas via telemóvel para o contacto associado ao processo clínico.
O Centro de Vacinação de Cantanhede funcionará às quartas e sextas-feiras das 14h00 às 19h00 e sábados das 8h30 às 17h30, o que pode variar consoante necessidades específicas.
O edifício, local onde decorrerá todo o processo de vacinação, está preparado com uma sala de preparação, sala de observação, vários postos de vacinação e zonas de recobro para que os vacinados sejam monitorizados nos 15/30 minutos seguintes à toma da vacina, consoante o esquema vacinal.
MUNICÍPIO DE SILVES DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO ONLINE RELATIVA A TOPONÍMIA E A NUMERAÇÃO DE POLÍCIA
Projeto Exploradores@SerraAçor retoma com edição dedicada ao empreendedorismo
As atividades previstas, nas quais participam nove alunos dos cursos técnicos de Multimédia e de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Arganil, e dois estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) como monitores, são coordenadas pelo Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social CLDS-4G em estreita colaboração com o Município de Arganil e dinamizadas pela ESAC. Recorrendo ainda às parcerias estratégicas com o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P., a Junta de Freguesia de Benfeita e a União de Freguesias de Cepos e Teixeira, as ações têm lugar na Serra do Açor, freguesia de Benfeita, localidade de Cepos e também na ESAC.
São três os objetivos principais do “Exploradores@SerraAçor2022 - Edição Empreendedorismo”: tornar os participantes embaixadores da Serra do Açor, cidadãos ativos na promoção e valorização desta região; despertar nos participantes o gosto pela natureza e consciencializá-los para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; e sensibilizar e capacitar os participantes para a valorização dos recursos endógenos enquanto oportunidade de gerar novos negócios e emprego, estimulando as capacidades empreendedoras, na ótica da iniciativa, da inovação e criatividade e que possa ainda constituir uma primeira abordagem à atividade empresarial.
PROGRAMA
12/set - Visita à Escola Superior Agrária de Coimbra e INOPOL - Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra
Visita a projetos inovadores
13/set - Desafios para a sustentabilidade na Serra do Açor: Atividades na PP@Açor
14/set - Do prado ao prato: produção alimentar, gestão do território e sustentabilidade. Visita a projetos inovadores
15/set - Preparação e apresentação de ideias de negócio
Castelo de Paiva | 2ª edição promete grande adesão de atletas Trail “Terras do Conde” em Castelo de Paiva realiza-se no próximo domingo
Obra de Fernando Pessoa serve de inspiração à nova exposição “Aurora” de Yohei Yamakado
Coimbra | Recuperado ouro furtado
Festival Literário de Ovar reúne mais de 50 autores
Comunicado - Reagendamento do evento “500 Magalhães com o Pé n´Areia”
50 anos de Engenharia Química na Universidade de Coimbra
Museu Virtual divulga espólio arqueológico da Câmara de Évora
O espólio arqueológico à guarda da Câmara Municipal de Évora está agora à distância de um clique. Trata-se de um projeto de divulgação do património local, com disponibilização pública e acesso livre de modelos digitais de alta qualidade. O museu virtual pode ser visitado em https://sketchfab.com/MunicipiodeEvora.
Após inventariação e acondicionamento parciais, o espólio está agora a ser alvo de um extenso registo digital por parte dos técnicos municipais. A partir de uma seleção prévia de peças relevantes para a compreensão da importância histórico-arqueológica do território, sucede-se um processo de registo fotogramétrico, possibilitando a criação de modelos tridimensionais de alta qualidade de cada um dos objetos inventariados.
Com o objetivo de divulgação pública de todo o trabalho realizado, foi criado um espaço museológico virtual, com gestão municipal, interligando novas tecnologias com comunicação e educação para o património. Com o estabelecimento de uma colaboração com a plataforma SketchFab, é agora possível aceder a diversos modelos virtuais de várias dimensões patrimoniais eborenses, de forma dinâmica e interativa, estando acessível a partir da ligação disponibilizada acima.
Em termos estratégicos, estamos na presença de um projeto de continuidade a longo prazo, com uma tripla vertente subdividida na componente de registo - assegurando-se a preservação do(s) legado(s) históricoarqueológicos-; a comunicação com a comunidade – com discurso adaptado a um contexto mais focado na utilização das novas tecnologias; e a estruturação de uma lógica museográfica, que se pretende evolutiva e inovadora, depurando a distância entre conteúdo e público.
Relações bilaterais entre Águeda e Guiné-Bissau poderão ser ampliadas
Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para desenvolvimento de materiais recicláveis inovadores