quinta-feira, 29 de setembro de 2022
RÚSSIA | Presidente da Rússia ratifica a anexação de mais territórios da Ucrânia
38 anos depois, a Motonáutica regressa à Barrinha da Praia de Mira
Ataques de orcas no mar português triplicaram em 2021
PJ faz buscas na Presidência do Conselho de Ministros por suspeitas de corrupção
Torres Vedras | EXPOSIÇÃO "A "MASCARADA POLÍTICA" - O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1870-19
Covid-19: Governo decide não prolongar situação de alerta
Imprensa holandesa divulga alegados abusos sexuais cometidos por D. Ximenes Belo
Proença-a-Nova | Universidade Sénior de Proença-a-Nova com novas disciplinas
Ciência no dia-a-dia, Educação Emocional, Memórias de Proença-a-Nova, Fotografia, Ténis e Meditação e Técnicas de Relaxamento, Treino Funcional são as novas disciplinas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, as quais se juntam às existentes: Psicologia e Bem-estar, Química na cozinha, Jornalismo, Treino Funcional e Respiração, Memórias de Proença-a-Nova, Música, Escrita Criativa, Literatura, Cultura Geral, Informática e Pintura.
As matrículas encontram-se a decorrer na Casa das Associações em Proença-a-Nova e no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira ou no site do Município, onde também podem ser consultados os horários dos respetivos polos. Também novos professores voluntários devem formalizar a sua disponibilidade através do preenchimento da respetiva ficha, de forma a enriquecer o calendário escolar deste projeto - não é necessário ter formação superior, apenas experiência na área a lecionar.
O arranque oficial do novo ano letivo está marcado para dia 13 de outubro, dia em que será inaugurada a exposição de pintura com os trabalhos realizados pelos alunos da disciplina de Pintura no ano letivo anterior, assim como a apresentação do livro de Escrita Criativa. Neste dia será ainda apresentada uma peça de teatro protagonizada pelo grupo de Teatro Atrapalharte.
Destinada a pessoas com mais de 50 anos, a mensalidade da USPN é de 5,20€, independentemente do número de disciplinas frequentadas. Paralelamente à atividade letiva, os alunos participam ainda em visitas de estudo promovidas pelas diferentes disciplinas, workshops, conferências e outras iniciativas que cumprem o principal objetivo da Universidade Sénior: o envelhecimento ativo através da aprendizagem informal e do convívio entre todos os participantes.
Cantanhede | Ano letivo 2022/2023: Município investe mais de 1,6 milhões em refeições e transportes escolares
A Câmara de Cantanhede investiu, no presente ano letivo, cerca de 1 milhão de euros em refeições escolares, montante que acresce aos cerca de 671 mil euros gastos com o transporte de alunos, o que perfaz um valor global de investimento superior a 1,6 milhões de euros para 2022/2023 nestes dois domínios.
No que diz respeito às refeições escolares, estima-se que 3.600 alunos recorram aos refeitórios dos estabelecimentos de ensino do concelho, 3 dos quais de gestão direta do Município – Escola Secundária Lima-de-Faria, Escola Básica Carlos Oliveira e Agrupamento de Escolas Gândara Mar - e os restantes em regime de concessão.
“A política educativa do Município de Cantanhede assenta em duas premissas: uma educação de qualidade e a garantia de acesso à educação de todas as crianças e jovens, independentemente das circunstâncias e condições socioeconómicas, assegurando que não fica ninguém para trás”, garante o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, adiantando que o valor investido nas refeições e transportes escolares contribuem para “a promoção do sucesso educativo, capaz de formar cidadãos qualificados e competentes”.
O investimento municipal nos transportes escolares é de 671.717,17 euros, montante que além dos transportes regulares prevê outros entre casa e escola para alunos com necessidades de saúde especiais, inclusivamente para unidades de referência sitas noutros concelhos (Mira e Coimbra).
A mobilidade dos alunos com necessidades específicas continua a ser assegurada por duas empresas de transportes públicos (táxis e transportadoras), complementada pela rede de transportes urbanos de Cantanhede, que dá resposta aos que frequentam estabelecimentos de ensino da cidade.
A grande maioria dos alunos do concelho usufrui das refeições e transportes escolares, nas suas diversas tipologias, considerando-se um universo de cerca de 4 mil alunos, distribuídos por 14 jardins-de-infância da rede pública, 17 escolas do 1.º ciclo, 3 escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e 1 escola secundária.
Águeda | Escola provisória das Chãs está a funcionar em pleno
Ex-treinador do Rio Ave acusado de assédio sexual por jogadoras
Sopas quentinhas e boas! No Salão da Junta de Freguesia dos Carapelhos
Identificados novos mecanismos no combate a infeções ligadas à covid-19
Investigadora da Universidade do Minho premiada por desenvolver um substituto ósseo bioativo
Descobertos dois raros super-mercúrios no mesmo sistema
Astrónomos detectam bolha de gás quente em torno do buraco negro supermassivo da Via Láctea
Vagos celebrou o Dia Mundial do Turismo com três experiências turísticas