sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Medicina e Bioética
O céu de outubro de 2022
Dias cada vez mais curtos e noites cada vez mais longas… Desde o equinócio, no passado dia 23 de setembro, até ao solstício, a 21 de dezembro, vamos ver o Sol cada vez menos tempo acima do horizonte. Mas nem tudo são más notícias – Noites mais longas significam mais tempo disponível para observar o céu por cima das nossas cabeças.
Vamos então ao céu de outubro de 2022. No dia 3, a Lua está em fase de quarto crescente.
No dia seguinte, começa a Semana Mundial do Espaço, uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Esta foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, entre 4 e 10 de outubro, datas que comemoram dois acontecimentos marcantes da era espacial: o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik I, a 4 de outubro de 1957 e a assinatura pelos estados-membros da ONU do Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior, no dia 10 de outubro de 1967.
Durante a semana mundial do espaço, a Lua passa a cerca de 4 graus do planeta Saturno (dia 5), a 2 graus de Júpiter (dia 8) e atinge a fase de lua cheia (dia 9). O amanhecer de dia 9 será ainda o mais propício para ver Mercúrio – neste dia, quando o Sol nascer, o planeta estará a cerca de 14 graus acima do horizonte, o ponto mais alto das próximas semanas.
Dia 14 a Lua passa a 3 graus de Marte e dia 17 atinge a fase de quarto minguante.
Isto quer dizer que, no dia 21, dia do pico da chuva de meteoros da Oriónidas, não há brilho da Lua a dificultar as observações, até cerca das 3h30 da manhã. Esta “chuva” não é tão impressionante como as Perseidas, em agosto, ou as Leónidas, em novembro, mas ainda assim, em céus escuros, são esperados entre 20 e 30 meteoros por hora.
Dia 22, Vénus está em conjunção, isto é, estará ofuscado pela nossa estrela, do lado oposto do Sol, a 1,72 unidades astronómicas (quase 260 milhões de quilómetros) da Terra. Só voltaremos a vê-lo no céu lá para o final de novembro, desta vez ao anoitecer.
Ao amanhecer do dia 24, a Lua, num finíssimo minguante, quase nova, passa a 3 graus de Mercúrio e no dia seguinte atinge a fase de lua nova.
No último domingo de outubro, que este ano calha no dia 30, voltamos ao horário de inverno e a hora volta a estar mais próxima da verdadeira hora solar. Assim, no Continente e na Madeira, às 02h00 atrasamos os relógios para a 01h00, enquanto nos Açores, à 01h00 mudamos o relógio de volta para a meia-noite.
Ou seja, enquanto no dia 29, o Sol se irá pôr-se por volta das 19h00, no dia 30 já se põe às 18h00. Em compensação, quem sai de casa por volta das 7h30, levanta-se de noite na sexta-feira, dia 28, mas já de dia na segunda-feira, dia 31.
Dia 30 é também o dia em que o planeta Marte, no nosso céu, parece parar e voltar para trás, isto é, inicia o seu movimento retrógrado. Este movimento aparente, no nosso céu, resulta de a órbita da Terra à volta do Sol ser mais rápida do que a de Marte. Isto faz com que, por vezes, os dois planetas estejam a viajar em sentidos opostos, e noutras estejam a viajar no mesmo sentido, dando a aparência de Marte andar “para trás e para a frente” no céu. Este “moonwalk” marciano irá durar até 12 de janeiro do próximo ano.
Boas observações.
Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
O Metaverso e o fantasma ético que não tem direito a avatar.
Torres Vedras | O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO EM EXPOSIÇÃO NO CAC
Marinha Grande | “GLASS FESTIVAL” COM CONCERTO DE JOÃO PEDRO PAIS E ANIMAÇÃO
No âmbito do Ano Internacional do Vidro, o Município da Marinha Grande vai realizar a 1ª edição do “Glass Festival”, nos dias 7 e 8 de outubro, na Zona Desportiva, junto ao Estádio Municipal, apresentando o concerto de João Pedro Pais, atuação do DJ Strada, Fun Zone com animação infantil, street food e exposição de automóveis.
OVAR | Victor Hugo Pontes e Yola Pinto no Caixa de Dança’ 22
Évora | Aprovado por unanimidade em Reunião: Pública CÂMARA MUNICIPAL EXIGE REPOSIÇÃO INTEGRAL DOS ACESSOS E LIGAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DOS BAIRROS AFETADOS PELA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA SINES – ÉVORA - ELVAS
Celorico da Beira | XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP| Carrapichana
Inflação em Portugal sobe para 9,3%
Combustíveis devem subir na próxima semana
Famílias começam a pagar mais pelo gás e eletricidade a partir de sábado. Eis o que precisa de saber
Covilhã | CANDIDATURAS DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO/2023 ARRANCAM NO DIA 02 DE OUTUBRO
MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO EM OUTUBRO E NOVEMBRO
O Município de Silves informa que, nos meses de outubro e novembro, irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
» Freguesia de Armação de Pêra – 11, 12, 13, 14 e 17 outubro
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Pêra – 18, 19 e 20 outubro
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 21, 24 e 25 outubro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 26, 27 e 28 outubro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 31 outubro e 2 novembro
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 3, 4, 7 e 8 novembro
» Freguesia de Silves – 9, 10, 11, 14, 15 e 16 novembro
» Freguesia de São Marcos da Serra – 17 novembro
Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) a efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.
Regresso às origens em Castelo de Paiva. ADEP volta a promover recriação histórica com Feira do Século XIX no Parque das Tílias
CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO EM SILVES NOS DIAS 03 E 04 DE OUTUBRO ENTRE AS 08H00 E AS 18H00
Reguengos de Monsaraz celebra a música no Outubro Mês da Música
OVAR | Mês Sénior 2022 sobre o tema “Expressões com História”
ATIVAÇÃO DA NOVA ILHA DE PEIXE NO MERCADO MANUEL FIRMINO
No próximo dia 08 de outubro será desativada a venda de peixe no Mercado José Estêvão, dando assim seguimento à decisão da Câmara Municipal de Aveiro de aposta numa nova dimensão na prestação de serviços gastronómicos e culturais nesse local, mantendo o propósito da exploração do setor da restauração e dando ao seu rés-do-chão uma ambiência de esplanada coberta integrada numa única operação de gestão.
Almoço-Convívio do PSD/ Aveiro reuniu mais de 150 pessoas
A Secção de Aveiro do PSD realizou no último domingo, 25 de setembro, um almoço-convívio no Restaurante Solar das Estátuas que reuniu mais de 150 pessoas, num encontro que contou com a presença do Presidente da Comissão Política do PSD/ Aveiro, Simão Santana, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, o Vice-Presidente do PSD, Paulo Cunha e o Presidente do PSD Distrital de Aveiro, Emídio Sousa.
Oliveirinha marca arranque de volta ao Município
No almoço, a nova Comissão Política do PSD/ Aveiro – eleita no último dia 25 de março de 2022 – anunciou um périplo pelo Município, para “começar a construir este novo caminho, procurando estar mais perto dos nossos Cidadãos, ouvindo as suas ideias e anseios, escutando todos”.
“E é por causa da necessidade de realizarmos essa mudança no paradigma político, que decidimos visitar todas as dez localidades do Município, ao longo dos próximos nove meses, começando já no próximo dia 08 de outubro na freguesia de Oliveirinha, para conhecer melhor a realidade de cada freguesia e de cada povoação”, disse Simão Santana.Plenário de Militantes dia 07 de outubro
No âmbito da visita a Oliveirinha, o PSD/ Aveiro tem agendado o seu terceiro plenário de militantes deste mandato (2022/2024), para a próxima sexta-feira, dia 07 de outubro, pelas 21h00 no Auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha.
Na ordem de trabalhos o destaque vai para a informação da Comissão Política sobre a sua atividade nos seus primeiros seis meses de trabalho (25 de março a 25 de setembro), bem como a auscultação dos militantes sobre o próximo Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Aveiro para 2023.
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD