sexta-feira, 7 de outubro de 2022
SOS Natureza Os Verdes assinalam Ponto Negro na Figueira da Foz
Ano letivo arranca na Universidade Sénior da Curia
Em Vagos, o “Mês Sénior” arrancou com a tradicional missa e almoço convívio
Ontem, 6 de outubro Biblioteca de Cantanhede recebeu utentes do Centro Social Polivalente de Ourentã
A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu ontem, dia 6 de outubro, no âmbito das atividades dedicadas à população sénior, oito idosos do Centro Social Polivalente de Ourentã (CSPO).
Os utentes do CSPO deslocaram-se, acompanhadas por técnicas da instituição, a este equipamento cultural para visitarem a mostra “Brinquedos artesanais”, que se encontra patente durante o mês de outubro.
Após uma visita guiada à mostra de brinquedos e outros artefactos lúdicos infantis, que permitiu a muitos destes utentes reviverem o passado e recordarem memórias de infância, as técnicas da Biblioteca Municipal apresentaram uma atividade Leitura a 3 vozes, na qual leram o conto “A origem de Cadima”.
Esta publicação promovida pela Fundação Inatel, é da autoria do investigador João Pinho e tem ilustrações de Victor Costa, aborda um dos cinco contos sobre lendas do nosso concelho, que integra a publicação “Lendário – 100 Lendas da Região de Coimbra”.
De forma a despertar muitas histórias de meninices que fazem reavivar memórias das brincadeiras de outros tempos, a Biblioteca Municipal tem agendadas mais de uma dezena de visitas de seniores de várias IPSS e lares do concelho à exposição “Brinquedos artesanais”, que estará patente ao público durante todo o mês.
Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 6 de outubro
- Empreitada de Requalificação do troço rodoviário entre a rotunda da Horta das Figueiras e a rotunda do PITÉ e repavimentação do troço entre a rotunda da E.N. 380 e a rotunda da Horta das Figueiras / Variante ao PITÉ (concurso público) – Aprovado por unanimidade
- Acordo de Colaboração entre o Município de Évora e a Universidade de Évora para realização de obras de conservação e restauro da cobertura do edifício de Santo Agostinho, outrora edifício do "Convento de Santa Mónica" – Aprovado por unanimidade
- Criação de um tarifário especial para famílias numerosas a incluir no tarifário dos Serviços de Abastecimento de Águas, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Évora – Aprovado por unanimidade
- Tarifário dos Serviços de Abastecimento de Águas, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Urbanos. Atualização de valores para 2023 - Consensualizada proposta para manter os valores deste ano, dada a situação económica que a população atravessa – Aprovado por unanimidade
- Recomendação de Ampliação na Abrangência, Pluralidade de Interesses e Eficiência da Ação das Atividades de Enriquecimento Curricular Municipais, proposta apresentada pelos eleitos do PSD pela Coligação Mudar com Confiança, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho - Aprovada por unanimidade com alterações consensualizadas
- Carta Educativa, proposta apresentada pelos eleitos do PSD pela Coligação Mudar com Confiança, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho (aspetos a ter em conta no âmbito desta revisão que está já está em curso) – Aprovada por unanimidade com alterações consensualizadas
- Adesão do Município à Rede de Parceiros da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio em cooperação com as entidades locais que já estão nessa Rede https://prevenirsuicídio.pt, como por exemplo o Departamento de Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo de Évora e outras que venham a aderir, proposta apresentada pela Vereadora do MCE, Florbela Fernandes – Aprovada por unanimidade
- Protocolo Específico de Colaboração entre a Câmara Municipal de Évora, a Universidade de Évora e o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, para trabalhos de investigação e ações educativas na área do Brincar (especificamente as iniciativas do programa municipal "Brincar lá Fora", para requalificação dos recreios de modo a brincar com mais qualidade) – Aprovado por unanimidade
-Publicitação do Início do Procedimento e Participação Procedimental / Alteração ao Regulamento dos Cemitérios Municipais de Évora – Aprovado por unanimidade
- Edital para atribuição de lugares para Venda de Flores à porta dos Cemitérios, no período compreendido entre 29 de outubro e 2 de novembro – Aprovado por unanimidade
- Voto de pesar pelo falecimento de José Augusto Fortio Filipe (Assistente operacional na Câmara Municipal de Évora), proposto pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá – Aprovado por unanimidade
- Voto de saudação pelo Dia Mundial do Professor, proposto pela CDU e pelo PSD – Aprovado por unanimidade
Voto de saudação pelo Dia Internacional do Idoso, proposto pelos Vereadores do PS – Aprovado por unanimidade
Município de Reguengos de Monsaraz quer criar melhores condições para os turistas em Monsaraz
Inscrições abertas. PHOTOfest Cantanhede dinamiza três workshops de fotografia
A Associação fotografARTE vai realizar três workshops, no Museu da Pedra, em Cantanhede, integrados no PHOTOfest Cantanhede. O primeiro, de Cianotipia, realiza-se na manhã de sábado, 15 de outubro, sendo orientado pelos fotógrafos Céu Guarda e Pedro Gil.
À tarde, no mesmo local, realiza-se o segundo, intitulado “A atribulada história do casamento da Dona Luz com o Senhor Pixel”, onde José Soudo (fotógrafo e docente de Fotografia e de História da Fotografia do Ar.Co) apresentará uma reflexão sobre alguns dos antecedentes da Fotografia e dos seus meios.
A esta reflexão associa o título homónimo do seu livro, como pretexto para falar da Dona Luz, da câmara e dos diversos maridos que teve ao longo dos tempos, sendo o Senhor Pixel o atual marido, embora ela mantenha casos com os substitutos do Senhor Nitrato de Prata.
“A visita ao interior da Câmara Obscura gigante instalado no exterior do Museu da Pedra pode funcionar como local de celebração destes atribulados casamentos”, refere José Soudo.
No domingo de manhã, também no Museu da Pedra, realiza-se o terceiro workshop do festival, intitulado “Castanho Van Dyke”, também orientado pelos fotógrafos Céu Guarda e Pedro Gil.
Os dois workshops orientados por esta dupla de formadores tratam da criação de imagens e da descoberta de um processo histórico de impressão fotográfica – o ferro. A descoberta deste processo de Cianotipia (e Van Dyke “Brown”) parte de um estudo realizado na década de 1840 por John Herschel sobre as propriedades de sensibilidade à luz dos sais de ferro. As imagens impressas em Cianotipia resultam num azul Prússia, ao passo que em Van Dyke “Brown”, são de um castanho muito profundo, com um grande contraste e variam, tal como nos outros processos alternativos, consoante o papel utilizado.
Os materiais dos workshops são gratuitos, mas a inscrição custa 20€ para associados da fotografARTE, e 30€ para não-associados.
Para a inscrição nos workshops basta contactar a organização do PHOTOfest Cantanhede através do endereço de correio eletrónico workshops@photofestcantanhede.pt ou através do website do festival www.photofestcantanhede.pt.
Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira
Um manifesto intitulado “Em defesa do Caminho da Geira e dos Arrieiros” já foi assinado por três centenas e meia de pessoas, que pedem às autoridades galegas e portuguesas que “avancem decididamente no processo de homologação” deste itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
Os subscritores, sobretudo peregrinos portugueses e galegos, mas também representantes de associações, escritores, professores universitários, jornalistas ou autarcas, defendem que “o Caminho de Santiago é uma rede de comunhão de ideias, de economia e de cultura que une as capitais da Galiza e do Minho”.
“Uma rede que o Caminho da Geira e dos Arrieiros preservou e que um projeto transfronteiriço de associações e pessoas sistematizou e trouxe à luz do dia nas duas últimas décadas”, lê-se no manifesto, lançado no início de setembro.
Um dos subscritores, o escritor, filósofo e Cavaleiro da Ordem de Santiago, José Balboa Rodríguez, defende que este caminho “não quer competir com ninguém, nem negar a existência de qualquer outro, apenas quer ver reconhecida a sua existência histórica como trajeto de peregrinação e de comércio”.
Por isso, “o manifesto também não é contra, nem discrimina qualquer outro caminho ou projeto, apenas defende a sua posição de cordão umbilical entre Braga e Santiago de Compostela, muito fértil nos domínios intelectual e humano”, adianta.
Para o escritor e filósofo galego, “o mais importante” deste caminho é que “não distrai o peregrino e obriga-o a uma introspeção, dando-lhe tempo para fazer uma retrospetiva da sua vida e debruçar-se sobre a sua existência”.
Este itinerário jacobeu aguarda a homologação pelo Governo da Galiza e pelas autoridades do Turismo e da Cultura de Portugal e foi percorrido, em cinco anos, por mais de três mil peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.
Outro dos subscritores é o presidente da Plataforma Berán no Caminho/ACJMR, Abdón Fernández, que considera ser de “justiça a homologação deste caminho, dado o seu património cultural e etnográfico, e também a relevância da quantidade de peregrinos que já o percorrem desde 2017”.
“É um caminho verdadeiramente de peregrinos que querem fazer um trajeto o mais próximo possível do que seria o original”, que hoje pode também ser “relevante para os sectores económicos e para travar o despovoamento das aldeias do interior, que beneficiariam da sua homologação”, destaca Abdón Fernández.
É um caminho “construído por peregrinos e para peregrinos, para o crescimento e enriquecimento das terras e gentes por onde passa, em todas as suas vertentes”, reforçam os subscritores do documento, solicitando às autoridades galegas e portuguesas que “avancem decididamente no processo de homologação, tornando-o um Caminho Oficial de Santiago”. Por outro lado, pedem “a continuação do seu estudo, preservação, promoção e divulgação”.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.
Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.
Link para o manifesto: https://bragageirasantiago.pt/manifiesto-en-defensa-del-camino-xacobeo-da-geira-e-dos-arrieiros/
Câmara de Anadia promove concurso para Jovens Empreendedores
O concurso tem como objetivo estimular o espírito de dinamismo e de iniciativa nos jovens promovendo o seu empreendedorismo. Pretende-se ainda promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores em determinadas áreas de atividade, os quais devem demonstrar a sua exequibilidade prática e o potencial económico do projeto em questão.
Serão considerados elegíveis os projetos focados nas seguintes áreas de atividade empresarial: Economia ambiental (neutralidade carbónica, mobilidade elétrica, agricultura biológica, entre outros), Tecnologia e inovação digital (criação de sites, de aplicações, de jogos, entre outros), e Inovação social (gerar novas soluções para os problemas sociais numa base de sustentabilidade económica e financeira). Os projetos podem ser apresentados em nome individual ou em grupo, desde que não exceda o número de cinco elementos.
As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis e apresentar vantagens competitivas e de interesse económico, valorizando-se o caráter de inovação e diferenciação, bem como o potencial interesse para o desenvolvimento da comunidade onde se insere.
As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento de um formulário disponível em www.cm-anadia.pt, juntamente com os documentos necessários à apresentação do projeto, dirigido à Presidente da Câmara Municipal, através do endereço eletrónico geral@cm-anadia.pt. Os projetos serão avaliados de acordo com o grau de inovação da ideia, exequibilidade da ideia, resposta a uma necessidade identificada/problema detetado e impacto económico.
Aos vencedores será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500,00€ e caso criem empresa para o desenvolvimento e prossecução do projeto, terão ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor.
SILVES ASSINALOU DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA COSTEIRA
A 14 de outubro: PROBLEMAS NA COLUNA DÃO MOTE A TERTÚLIA PROMOVIDA PELO MUNICÍPIO DE SILVES
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra comemora 250 anos
Na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) celebra 250 anos.
As comemorações do “Dia da FCTUC” têm inicio às 14 horas, no auditório do edifício central da Faculdade, no Polo II da Universidade de Coimbra. Após a sessão de abertura, a cargo do Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira, e do Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira, presta-se homenagem aos antigos Diretores da Faculdade, seguindo-se a conferência “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à independência”, proferida por Décio Ruivo Martins.
E no ano em que também se celebram os 50 anos da criação dos cursos de engenharias na FCTUC, a cientista Ana Paula Piedade vai refletir sobre “Inter e multidisciplinaridade no futuro das engenharias”.
Do programa das comemorações dos 250 anos da FCTUC destaca-se ainda a atribuição de menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e funcionários. As comemorações dos 250 anos da FCTUC encerram com a intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Herdeira das Faculdades Pombalinas de Matemática e de Filosofia, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra apresenta uma das mais amplas e diversificadas ofertas formativas universitárias do país, propondo formação em áreas de ciências fundamentais, mas também em engenharia e em áreas transversais ou interdisciplinares. Esta formação, que inclui mais de cinco dezenas de licenciaturas ou mestrados e mais de duas dezenas de doutoramentos, é estruturada em torno dos departamentos em que a FCTUC se organiza: Arquitetura, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Matemática e Química.
«A intensa atividade de investigação que é desenvolvida na FCTUC, em todas as suas áreas do conhecimento, e o seu nível de excelência são a melhor garantia da qualidade da oferta formativa. A FCTUC envolve mais de duas dezenas de unidades de investigação, avaliadas por painéis internacionais, desempenhando um papel ativo na criação de conhecimento, fundamental e aplicado. A enorme quantidade de projetos de investigação internacionais em que os seus investigadores estão envolvidos é a manifestação clara do reconhecimento da qualidade da investigação aqui produzida», sublinha o Diretor da FCTUC.
A FCTUC «valoriza igualmente a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, consubstanciadas num elevado número de contratos com entidades externas, bem como na participação ativa no nascimento de novas empresas através da participação em várias incubadoras de empresas sediadas na região Centro de Portugal, como o Instituto Pedro Nunes, uma das mais bem-sucedidas incubadoras a nível mundial», nota ainda Paulo Eduardo Oliveira.
O “Dia da FCTUC” vai ter transmissão em direto no YouTube da Faculdade: https://www.youtube.com/c/FCTUCUnivCoimbra.
Programa - Comemoração dos 250 anos da FCTUC
14h00: Receção
14h15: Abertura e homenagem aos antigos Diretores da FCTUC
Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira
Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira
15h15: “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à independência”, Décio Ruivo Martins
“Inter e multidisciplinaridade no futuro das engenharias”, Ana Paula Piedade
16h00: Menções Honrosas
16h30: Encerramento, Reitor da Universidade de Coimbra
Cristina Pinto
Cantanhede | Executivo Municipal aprovou regulamento deste órgão consultivo. Associações desportivas, freguesias e escolas representadas no Conselho Municipal de Desporto
Depois da aprovada a criação do Conselho Municipal de Desporto em fevereiro deste ano, o Executivo Municipal votou favoravelmente a proposta de regulamento deste órgão consultivo.
O enunciado que regulará o funcionamento deste órgão subscreve o princípio orientador que esteve na génese da criação do Conselho Municipal de Desporto, nomeadamente a participação aberta a todos os envolvidos no desenvolvimento das atividades físico-desportivas no município.
Desta forma, para além das associações desportivas e responsáveis autárquicos, estarão representados neste Conselho as Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e os Agrupamentos de Escolas.
O regulamento prevê ainda que possam fazer parte deste órgão individualidades de reconhecido mérito social e desportivo, cuja presença seja considerada útil.
Os membros deste órgão, presidido pelo vereador com competências delegadas nesta área, são designados pelo período correspondente ao mandato autárquico e deverão reunir uma vez por ano.
“Embora seja um órgão consultivo, o Conselho Municipal de Desporto promoverá a análise e o debate participado, concorrendo para o desenvolvimento sustentado e para a implementação de políticas desportivas de acordo com a vontade, os meios, a racionalidade de aplicação dos recursos, e o empenho, quer dos agentes desportivos concelhios, quer dos responsáveis municipais”, explica o vereador do Desporto, Adérito Machado, que fala num “fórum de debate e de diálogo sobre as orientações da política desportiva do município”.
“Uma grande parte da população pratica desporto diariamente, quer seja nas associações desportivas, clubes, ginásios, instalações desportivas municipais ou simplesmente nas ruas e nos parques, o que é revelador da importância do desporto e da atividade física no nosso município”, acrescenta o autarca, concluindo: “queremos, no fundo, projetar o futuro do desporto em Cantanhede, através de uma estratégia sustentável e integrada e com o contributo de todos”.
No concelho de Cantanhede existem atualmente cerca de 3.000 atletas, 1.800 dos quais federados, que representam 30 associações desportivas/clubes.
O regulamento, aprovado na reunião camarária, segue para fase de consulta pública.
Dois terços dos condenados por abuso de menores escapam à prisão em Portugal
Nobel da Paz para Ales Bialiatski da Bielorrússia e duas organizações de direitos humanos, ucraniana e russa
O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído a Ales Bialiatski da Bielorrússia e duas organizações de direitos humanos, a ucraniana Center for Civil Liberties e a russa Memorial, anunciou a presidente do Instituto Norueguês Nobel, Berit Reiss-Andersen before the em Oslo.
|