LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Cancro e sofrimento emocional em debate | Liga Portuguesa Contra o Cancro

 LPCC promove debate sobre o sofrimento emocional dos doentes oncológicos em Portugal 

O evento, no qual serão apresentados os resultados de um estudo realizado com utentes das Unidades de Psico-Oncologia da LPCC, vai contar com a presença de especialistas da Oncologia e Psicologia 
 
[8 de novembro, Coimbra] A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover o encontro “Cancro e Sofrimento Emocional” no dia 11 de novembro, a partir das 15h00, no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra), em parceria com a MOAI Consulting e inserido no programa “Vamos Falar?” do projeto “Tenho cancro. E depois?” - um projeto editorial da SIC Notícias que conta com a colaboração da LPCC, da Sociedade Portuguesa de Oncologia e com o apoio da Novartis e da Médis. 
A sessão iniciar-se-á com a apresentação dos resultados do estudo de avaliação do distress emocional dos utentes que recorrem a consultas de Psico-Oncologia, a que se seguirá o painel de discussão. Esta sessão vai contar com a presença de Psicólogos, Psiquiatras e Oncologistas que vão debater a saúde mental dos doentes oncológicos em Portugal, a necessidade de avaliar precocemente as dificuldades emocionais e a referenciação para serviços especializados. 
Os resultados do estudo que avalia o sofrimento emocional de doentes e cuidadores seguidos nas Unidades de Psico-Oncologia entre fevereiro de 2020 e outubro de 2022 revelam que 9 em cada 10 destes utentes em acompanhamento revelam um elevado sofrimento emocional. Estes resultados demonstram o distress psicológico daqueles que procuram a resposta psicológica da Liga Portuguesa Contra o Cancro e assinalam a necessidade desta intervenção. Os resultados demonstram também que o sofrimento emocional se mantém ao longo de todas as fases da doença. 
Atendendo ao impacto multidimensional do cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro criou, em 2009, Unidades de Psico-Oncologia que se estendem por todo o país e disponibilizam intervenção psicológica especializada a doentes oncológicos, familiares, cuidadores e profissionais de saúde. Estima-se que cerca de um terço dos doentes oncológicos apresentem distress significativo, extensível aos familiares e cuidadores.  
Reconhecido internacionalmente como o 6º sinal vital, especialmente na área da oncologia, o distress refere-se a um estado de sofrimento emocional, caracterizado pela presença de sintomatologia depressiva e ansiosa. A sua expressão e intensidade variam de pessoa para pessoa, de acordo com fatores internos e externos, como sejam a fase da doença e/ou do tratamento, prognóstico, problemas físicos, emocionais, entre outros, podendo interferir com a capacidade de lidar com a doença e com os seus sintomas e, os efeitos secundários dos tratamentos, além de afetar as atividades do dia-a-dia, a adesão à terapêutica e as tomadas de decisão. 
O evento terá transmissão em direto no Facebook da SIC Notícias e da LPCC. 
Pode aceder através do link de agendamento da transmissão FB Live: 
https://fb.me/e/3NLnW01q9 

Mais informações através do email: psico-oncologia.nrc@ligacontracancro.pt 
 
Para mais informações, consulte: 
www.ligacontracancro.pt 
www.tenhocancroedepois.pt 
 
Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro  
As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência no nosso País (mais de 60.000 novos diagnósticos a cada ano), sendo uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.   
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, fundada em 1941, tem registado uma atividade constante, assinalável e próxima no apoio ao doente oncológico e cuidadores, na prevenção primária e secundária da doença oncológica e no apoio à formação e à investigação em cancro. Não recebendo subsídios ou subvenções estatais para o desenvolvimento das suas atividades, são os fundos provenientes do Peditório anual o garante da sustentabilidade financeira das atividades que desenvolve, nomeadamente as de apoio ao doente e cuidadores.   

  

Joaquim Carlos às 23:44 Nenhum comentário:
Compartilhar

Município da Lousã assinala Dia Mundial da Diabete

 
O Município da Lousã vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes com a organização de uma semana temática destinada à população em geral, onde se pretende demonstrar os benefícios da atividade física para o controlo desta doença.
 O programa contará com atividades tão diversas como a realização de caminhadas onde se destaca a que será promovida no dia 14 de novembro pelas 20h no Parque de Exposições, que contará com o apoio do Centro de Saúde da Lousã e onde serão realizados rastreios aos participantes e a Caminhada na Serra no dia 20 de novembro (08h30) com a realização de um Magusto tradicional.
 Esta iniciativa contará, igualmente, no dia 15 de novembro, com uma aula de Aerogym no Pavilhão do Bairro dos Carvalhos (10h), 16 de novembro Hidroginástica na Piscina Municipal (20h20), 18 de novembro uma aula de Pilates pelas 19h15 no Salão da Sociedade Filarmónica Lousanense e dia 17 uma Caminhada Urbana às 09h30 no Parque de Exposições.
Esta iniciativa visa sensibilizar a população para os benefícios da atividade física, mais especificamente para o controlo da Diabetes, além da criação de momentos de socialização e bem-estar entre os diversos participantes.
A participação no programa é gratuita, devendo os interessados proceder à sua inscrição online em https://cm-lousa.pt/eventos/semana-da-atividade-fisica-diabetes/.

Joaquim Carlos às 23:42 Nenhum comentário:
Compartilhar

Jovem de 21 anos sai da faculdade para o Governo e vai ganhar quatro mil euros

Tiago Alberto Ramos Cunha foi contratado para exercer funções de adjunto do Gabinete da Ministra da Presidência. Segundo o currículo não tem qualquer outra experiência profissional.

Um jovem de 21 anos que acabou recentemente o curso de Direito foi contratado para ser adjunto da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sem ter qualquer experiência profissional.
Tiago Alberto Cunha vai ganhar cerca de quatro mil euros brutos por mês.
Segundo a nota biográfica publicada em Diário da República, Tiago acabou o curso de Direito no ano passado, na Universidade do Porto, e este ano ingressou no mestrado na Universidade de Lisboa, na mesma área.
Nas últimas autárquicas foi candidato à Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia pelo Partido Socialista, não tendo no entanto sido eleito. Ocupava o 32.º lugar da lista.
Entre 2020 e 2021, o agora adjunto de Mariana Vieira da Silva foi secretário-geral do Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED).

João Carlos Malta/RR

Joaquim Carlos às 23:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

A23 e A25. Marcha lenta antecipada para dia 17


Plataforma quer reunir-se com Presidente da República a 18 de novembro, aproveitando visita de Marcelo Rebelo de Sousa à região da Guarda.

A Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25 decidiu antecipar para dia 17 a marcha lenta contra as portagens, com o objetivo de tentar encontrar-se com o Presidente da República no dia seguinte.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta entidade que agrega várias instituições e associações de luta contra as portagens nas antigas Scut [vias sem custo para o utilizador] explicou que a decisão se prende com o facto de estar prevista, para o dia 18, uma visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à região, designadamente ao concelho de Pinhel, no distrito da Guarda.

Na nota, a Plataforma acrescentou que vai procurar encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa, no sentido de o "sensibilizar para a importância e necessidade da reposição das Scut na Beira Interior (A23, A24 e A25)".

Deste modo, a marcha lenta, que estava agendada para dia 18, passa para o dia 17, contando com colunas de veículos, que partem de várias localidades em direção à rotunda norte do Fundão, na saída da A23.

As colunas de Castelo Branco e Guarda partem às 16:00, com saída do Museu e da Rotunda do G, respetivamente.

A coluna de Belmonte parte às 16:30, com saída do Largo do Auditório Municipal.

Já a coluna da Covilhã tem saída marcada para as 17:00, a partir do Campo das Festas, unindo-se depois às colunas da Guarda e Belmonte, com destino à rotunda norte da A23 no Fundão, onde também se juntará a coluna de Castelo Branco.

Nesta informação, a Plataforma também referiu que "ignora as recentes declarações do Governo sobre uma eventual redução do preço das portagens na Beira Interior no primeiro trimestre de 2023", mas reiterou que tal já devia ter ocorrido na anterior legislatura.

A Plataforma P"la Reposição das Scut A23 e A25 integra sete entidades dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, nomeadamente a Associação Empresarial da Beira Baixa, a União de Sindicatos de Castelo Branco, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, a Associação Empresarial da Região da Guarda, a Comissão de Utentes da A25 e a União de Sindicatos da Guarda.

Além destas, há várias outras entidades que estão representadas no Conselho Geral, que é um órgão consultivo.

A A23, também identificada por Autoestrada da Beira Interior, liga Guarda a Torres Novas (A1).

A A25 (Autoestrada Beiras Litoral e Alta) assegura a ligação entre Aveiro e a fronteira de Vilar Formoso.
Joaquim Carlos às 23:27 Nenhum comentário:
Compartilhar

Greve dos camionistas em Espanha: “É provável” que Portugal seja afetado e que faltem alguns produtos nos supermercados, alertam motoristas

A Plataforma em Defesa do Transporte voltou a convocar uma nova paralisação entre os motoristas de pesados de mercadorias, que começa dia 13, às 00h00 de domingo para segunda-feira e não tem data para terminar. A ‘greve’ surge depois de um bloqueio, também convocado pela mesma estrutura em Espanha, em março deste ano, que paralisou parte do país vizinho durante 20 dias. Ouvido pela MultiNews, o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), garante que é “expectável” que se voltem a repetir episódios de violência no protesto, com ameaças a motoristas portugueses, e que também “é expectável” que as rotas de transporte sejam afetadas, o que pode causar falta de alguns produtos nas prateleiras dos supermercados nacionais.

Recorde-se que em março, o bloqueio de camionistas em Espanha afetou muitos motoristas de empresas portuguesas, com as exportações e importações que passavam pelo país a serem dificultadas. Em alguns casos o abastecimento de alguns produtos ficou condicionado. Teme-se que o ‘caos’ se volte a repetir.

Anacleto Rodrigues, presidente do Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), explica à MultiNews que não se está perante uma greve no próprio sentido da palavra, já que não foi convocado pelos trabalhadores, mas sim pela plataforma que representa várias empresas, a maioria das quais autónoma, ou seja, empresas apenas com um trabalhador (o próprio motorista). O responsável afirma que, nesta paralisação, prevista a partir da próxima semana, os motoristas de pesados de mercadorias portugueses deverão voltar a ser afetados no seu trabalho.

Sabendo o que é o comportamento habitual, e o que se passou em março, é mais do que provável que voltemos a ver vandalismo. Camiões e motoristas apedrejados, lonas cortadas, pneus rasgados”, exemplifica Anacleto Rodrigues.

“São formas de vingança, de instigar ao medo. E não há muito que as empresas portuguesas possam fazer, só se forem mandar parar os camiões”, clarifica o presidente do SIMM, que lamenta que as empresas nacionais não estejam ainda a informar devidamente sobre o bloqueio os motoristas com rotas que passam por Espanha.

Questionado sobre se há o risco de o transporte e abastecimento de alguns produtos ficar condicionado – com alguns motoristas que precisam de passar em Espanha a serem ‘bloqueados’ e outros a evitar passar com medo de agressões – o responsável do SIMM garante: “É perfeitamente expectável e possível que as rotas de transporte de mercadorias da Península Ibérica sejam afetadas e o transporte de determinados produtos posto em causa”.

Anacleto Rodrigues sublinha, no entanto, que duvida que o bloqueio volte a durar 20 dias. “Não sei se a coesão [da plataforma organizadora] será a mesma. Se estiverem a planear bem, o bloqueio poderá ter ainda mais força do que em março. Mas estou em Espanha e parecem-me que não estão muito convictos que terá o mesmo resultado”, explica o presidente do SIMM.

Já uma eventual paralisação semelhante em Portugal está de momento afastada: “Neste momento vamos entrar no processo de revisão global do contrato coletivo de trabalho, depois da luta que foi em 2019, como toda a gente se recorda. Agora espera-se uma negociação mais tranquila. O SIMM vai participar na primeira reunião na próxima sexta-feira”, explicou Anacleto Rodrigues, afirmando que se “espera uma clima mais tranquilo” na mesa de negociações.

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias deixa ainda os mesmos conselhos que tem dado aos membros e que devem ser seguidos em caso de algum motorista de pesados português ser ‘apanhado’ no bloqueio espanhol.

“O que aconselhamos é a fazer sempre a avaliação de risco em cada uma das situações. Se for mandado parar, deve contactar imediatamente a empresa responsável e dizer o que se está a passar. Não deve tomar qualquer atitude de confronto ou qualquer outra que ponha em causa a integridade própria [do motorista], do veículo que conduz ou da mercadoria que transporta”, termina o responsável do SIMM.

O bloqueio decretado em Espanha surge após a Plataforma em Defesa do Transporte denunciar o “incumprimento” do acordado entre empresas do setor de transportes e governo, após um pacote de medidas lançado para melhorar as condições de trabalho, dizem os trabalhadores, “não estar a funcionar”.


Pedro Zagacho Goçalves/Multinews

Joaquim Carlos às 23:26 Nenhum comentário:
Compartilhar

Gincana de Motorizadas Antigas e corrida “O mais lento” em Carromeu

No próximo sábado, 12 de novembro, o São Martinho “desafia” as motorizadas antigas a mostrarem as suas habilidades em Carromeu.
A Festa de São Martinho em Carromeu, realiza-se este fim de semana, nos dias 11, 12 e 13 de novembro e a secção Sostróbas da Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu, tem preparada uma tarde de sábado diferente, dedicada aos apaixonados pelas Motorizadas Antigas, com a realização de uma prova de Gincana e uma corrida “O mais lento”, a partir das 15 horas.

As inscrições são gratuitas e feitas no local.
A tarde será dedicada aos “Anos 80” e também haverá prémio para a melhor caraterização.
Afina a tua máquina e mostra que estás à altura dos “desafios” que estão à tua espera!
À noite, a festa continua ao som do Grupo TV5, a partir das 22h30.

Joaquim Carlos às 23:18 Nenhum comentário:
Compartilhar

VAGOS: Mês Sénior regressou em 2022 com balanço muito positivo

A Eucaristia e o Almoço Sénior, as visitas ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, o visionamento de uma peça de teatro no Porto e a tradicional viagem ao Santuário de Fátima, marcaram o programa deste ano.
O ano de 2022 trouxe um Mês Sénior revigorado. Após dois anos de pandemia, cerca de 700 seniores reuniram-se no carismático almoço que abriu, juntamente com a Eucaristia, as celebrações deste mês querido dos vaguenses.
Esta reunião traduziu um importante momento de partilha de memórias e de afetos, permitindo reencontros que ocorrem, por vezes, apenas anualmente. Permitiu, também, que aqueles que se encontram com frequência, se revissem ali noutro papel.
Os seniores foram convidados especiais do Município uma vez que para além de serem convidados para partilhar uma refeição foram, também, convidados a partilhar histórias e saberes.
A presença da Confraria das Sainhas veio reforçar este princípio: partilha das memórias e da tradição gastronómica através da tradição oral. Ali, à mesa, contaram-se histórias de como se comia em casa. Casas, algumas, centenárias.  Esta tradição oral é importante para a manutenção e perpetuação das crenças, hábitos, costumes, valores morais e traços culturais dentro deste grupo social, os nossos seniores.
Foi objetivo da câmara municipal proporcionar experiências recreativas, religiosas e culturais de qualidade diferenciada.
A viagem realizada a Macinhata do Vouga, de comboio, e a visita ao Museu Ferroviário, levou 150 seniores sobre carris!
O comboio é um espaço de vivência coletiva, de diálogo e de partilha de emoções. Quem não tem histórias para contar sobre as viagens de comboio? Há 166 anos o caminho de ferro dava os primeiros passos em Portugal, no ano de 1856. As primeiras automotoras a diesel chegaram em 1948 e anunciava-se o fim das locomotivas a vapor.
Muitos seniores vaguenses têm memórias da emigração ligadas ao comboio. Outros, às viagens em família, gravadas no coração.
Este conjunto de visitas, ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, foi mais um grande momento no programa do Mês Sénior 2022.
De coração na boca falaram Maria Rueff e Joaquim Monchique. Dois magistrais atores que presentearam 160 vaguenses no icónico Teatro Sá da Bandeira. Parte integrante deste Mês Sénior 2022 foi a realização de uma viagem, ao Porto, para assistir à peça “Lar Doce Lar”, que retrata o envelhecimento. Duas idosas que partilham um quarto num lar embarcam numa competição desmedida por um quarto particular após a morte da sua anterior ocupante.
Com o brilhantismo cómico daqueles dois nomes incontornáveis da comédia nacional, os munícipes vaguenses embarcaram em mais uma viagem, desta vez, de riso contagiante!
Finalmente, e cumprindo uma importante tradição, a Câmara Municipal levou, ainda, 280 seniores ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, espaço de oração e de esperança, encerrando aí este ciclo de atividades. Olhando para o sénior na sua totalidade, importa não descurar o papel da fé.
A Organização Mundial da Saúde atesta que a fé influencia positivamente a saúde física, mental e biológica. Sem esquecer que as religiões estimulam algo essencial para o ser humano: o espírito de comunidade. Os fiéis normalmente não estão sozinhos, estão cercados de outros que têm a mesma fé.
Orientando as suas práticas para esta visão integral do sénior, o Município de Vagos prossegue a sua atuação, tendo já planeadas ações concretas que darão continuidade, ao longo dos próximos meses, ao intenso mês de outubro vivido em comunidade.


Joaquim Carlos às 23:16 Nenhum comentário:
Compartilhar

Encontro “O Direito à Cidade: Especificidades Dos Centros Históricos Património Mundial” assinala 36.º aniversário da classificação do centro histórico de Évora


No próximo dia 25 de novembro, sexta-feira, a Câmara Municipal de Évora, em conjunto com outras entidades, assinala o 36.º aniversário da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, pela UNESCO, com a realização de um encontro no Palácio de D. Manuel. A iniciativa visa debater o impacto do crescimento dos fluxos turísticos e da gentrificação nos centros históricos Património Mundial, que comprometem a sua função habitacional e a salvaguarda dos direitos dos seus moradores.

Para a organização, “impõe-se antecipar e resolver estes problemas antes que eles se venham a revelar fatais para estes territórios como cidades vivas que devem ser, mobilizando as entidades públicas cuja intervenção tem que se tornar real e crescer, em consonância com a participação e vontade dos seus habitantes.”

O encontro vai contar com intervenções de entidades públicas e privadas nas áreas da Cultura, Património, Reabilitação e Gestão Urbana, Comércio, entre outras. A comissão promotora integra, para além da autarquia eborense, a Associação Comercial do Distrito de Évora [ACDE], a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património [APRUPP], o Grupo Pro-Évora, o Movimento de Defesa do Centro Histórico de Évora [MDCHE] e a União das Freguesias de Évora. Para obter mais informações sobre o evento, de acesso gratuito mediante inscrição prévia, pode aceder ao portal do município em www.cm-evora.pt
Joaquim Carlos às 17:50 Nenhum comentário:
Compartilhar

NÃO HÁ VAGAS, SENHORES!


Não há médicos. Os serviços públicos de saúde reconhecem que não tem profissionais em número suficiente para as necessidades. O que obriga, nomeadamente, a um excesso de trabalho dos existentes. “É quase uma escravatura”, dizia há anos um representante dos médicos.

Mas, a pergunta que se pode fazer é esta: mas onde está a estranheza de não haver médicos em número suficiente?! As faculdades de saúde são todas públicas e as vagas são tão reduzidas que a nota para ter um jovem ter acesso é quase escandalosa. Portanto, não temos hoje médicos porque há décadas que sabemos que são insuficientes as vagas nas faculdades de medicina, todas públicas.

Vivemos este problema há excessivo tempo e sempre ouvimos discursos de quem nos governa de que estão na mesa soluções. O mesmo que agora nos diz o atual ministro. O mesmo que nos disseram todos os que o antecederam. O mesmo que nos vão dizer os próximos.

Em 2017, a título de exemplo, um estudo já concluía que 60,5% dos médicos especialistas diziam estar insatisfeitos ou mesmo muito insatisfeitos com o excesso de horas trabalhadas e 74,1% a queixavam-se do pouco tempo que passavam com a família e amigos. Cinco anos depois, todos os discursos e estudos continuam a dizer o mesmo. As promessas sucedem-se, os governantes também, o problema mantém-se! E nada se faz que altere a grave situação. Que raio!, estamos a falar da nossa saúde!

Somos, neste caso como em tantos outros, um país sempre adiado!

EDUARDO COSTA, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:

Um estudo de 2017 já dizia que 74,1% dos médicos se queixavam do pouco tempo que passavam com a família e amigos.

Joaquim Carlos às 17:45 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Exposição destaca trajes regionais das mulheres portuguesas. Patente no Museu da Pedra a partir desta quarta-feira

“Trajes regionais e as mulheres do meu País” é o nome da exposição de pintura que inaugura esta quarta-feira, 9 de novembro, no Museu da Pedra, onde ficará patente até 5 de dezembro.

Da autoria de Maria Raquel Almeida, a mostra destaca a mulher portuguesa e as suas diversas atividades, com enfoque para o vestuário regional que testemunha cada um desses seus labores, e foi enriquecida com trajes regionais cedidos pelo Cancioneiro de Cantanhede, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e do Grupo Típico de Ançã.

Esta quarta-feira, dia da abertura da exposição, a artista fará uma pintura ao vivo de uma mulher com o traje típico da região. Trata-se de uma forma de dar ao público a oportunidade de assistir ao processo de criação e execução de uma pintura.

Trajes regionais e as mulheres do meu País” resulta de uma candidatura à Bolsa de Projetos Culturais Locais da Região de Coimbra, promovida pela CIM Região de Coimbra, na qual Maria Raquel Almeida destaca a pertinência de “olhar para os trajes regionais como objeto simbólico de uma cultura e um tempo, não apenas com carácter estético, valorizando a sua dimensão etnográfica e antropológica, num processo que se materializa numa recolha de dados regionais, funcionalidades, e mesmo no seu enquadramento socioeconómico”.

Joaquim Carlos às 17:43 Nenhum comentário:
Compartilhar

Oficinas de Teatro em Castelo de Paiva realizam-se na Casa do Povo da Raiva. Iniciativa com frequência gratuita

 O Teatro Universitário do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai dinamizar um conjunto de Oficinas de Teatro, direccionado para a população do concelho, e com participação gratuita para todas as idades.  
 
Este projecto será desenvolvido num conjunto de acções com a comunidade, sobretudo da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, uma vez que decorrerá nas instalações da Casa do Povo da Raiva, ( Casa de S. Domingos ) aos Sábados de manhã, das 10h às 12h - a ter início já no próximo dia 12 de Novembro.
Se estiver interessado em participar nesta iniciativa cultural, pode aceder a mais esclarecimentos que entenda necessários através do contacto: producao.tup@gmail.com

Joaquim Carlos às 17:41 Nenhum comentário:
Compartilhar

Proença-a-Nova | Alteração no concurso “Comprar é Ganhar” aumenta prémios até quinze mil euros

O concurso “Comprar é Ganhar”, que o Município promove todos os anos durante o mês de dezembro como forma de incentivar as compras no comércio tradicional do concelho nesta época do ano, vai apresentar algumas novidades na edição de 2022: o Executivo Municipal aprovou, em Reunião de Câmara de 7 de novembro, o aumento do valor dos prémios de seis para quinze mil euros, para os mesmos 20.000 cupões, aumentando a probabilidade de ganho para 1:16. Os 15 mil euros de prémios foram distribuídos em 1.230 cupões: 860 com prémios de 10€, 360 com prémios de 15€ e dez com prémios de 100€.

“Nesta época que está ligada ao simbolismo da oferta àqueles que nos são mais próximos e mesmo de forma institucional, reforçamos o esforço do Município para incentivar a que os Proencenses, mas também aqueles que nos possam visitar neste mês, comprem no nosso comércio local. É também um estímulo e desafio para os nossos comerciantes serem mais inovadores na atratividade das suas lojas”, adianta João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, justificando o reforço nesta iniciativa que há vários anos se realiza no mês do Natal.

No comércio e restauração será entregue um cupão por cada 20€ de compras realizadas (até um máximo de cinco cupões por compra). Já no caso dos alojamentos/hotelaria será entregue um cupão sempre que a compra for igual ou superior a 60 euros e nas superfícies comerciais quando a compra for igual ou superior a 80 euros. Quando saírem cupões premiados, os consumidores terão de gastar o valor recebido no mesmo estabelecimento comercial, representando um apoio direto do Município a todos os aderentes: durante o mês de novembro, as entidades que cumprirem o definido no regulamento serão convidadas a inscrever-se nesta edição do concurso, sendo a listagem divulgada no final deste mês.



Joaquim Carlos às 17:38 Nenhum comentário:
Compartilhar

Marinha Grande | WORKSHOP DE TEATRO PARA CRIANÇAS “VIDRO, PARA QUE TE QUERO?”

 Decorre no dia 27 de novembro (domingo), das 10h30 às 12h45, o workshop de teatro para crianças "Vidro, para que te quero?", no Museu do Vidro, dinamizado pela Associação Cultural Folhas Platónicas, com organização da Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro.

Através do workshop as crianças podem conhecer o Museu do Vidro e vão ter a possibilidade de desenvolver a sua criatividade, aprender técnicas de comunicação e melhorar a concentração, memória e capacidade de trabalhar em grupo.

A iniciativa destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

A participação é gratuita, mas deve ser efetuada inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573377.

Joaquim Carlos às 17:36 Nenhum comentário:
Compartilhar

Cantanhede | Lugares ocupados no âmbito de procedimentos concursais. Helena Teodósio deu posse às chefias da Câmara Municipal

 

Helena Teodósio deu posse esta terça-feira, 8 de novembro, às chefias do Município de Cantanhede, concretizando assim o despacho para preenchimento dos lugares da nova estrutura orgânica da autarquia, cujos titulares foram selecionados através de diferentes procedimentos concursais realizados já este ano.

Recorde-se que esses lugares estavam ocupados em regime de substituição desde outubro de 2021, passando agora os empossados e exercer funções a título efetivo nos termos dos objetivos e conteúdo funcionais estabelecidos para cada um dos cargos.

Assim, tomaram posse os diretores de Departamento José Negrão, Serafim Pires, Anabela Lourenço e António Carlos Albuquerque, os chefes de Divisão Carlos Santos, Isabel Cruz, João Machado, Paulo Marques, Nuno Nogueira, Maria Carlos, Ricardo Antunes, Ana Paula Bastos, Cláudia Azevedo e Jorge Reste, bem como os chefes de Serviço Edgar Pratas e Carla Lourenço.

Acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso e dos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, Helena Teodósio saudou os novos quadros de chefia, enfatizando o seu “papel determinante na execução das políticas setoriais da Câmara Municipal e no desenvolvimento de toda a sua atividade”. Isto porque, considera a autarca, “o suporte técnico dos serviços é um fator decisivo para a assertividade das decisões e muito especialmente neste tempo em que os desafios são cada vez mais exigentes, quer ao nível da qualificação das respostas que é preciso dar aos cidadãos, quer na elaboração de projetos que contribuam para a elevação da qualidade de vida da população, quer ainda na mobilização de recursos indispensáveis à execução desses projetos, nomeadamente na fundamentação técnica de candidaturas para obtenção de financiamento”.

Segundo Helena Teodósio, “o Município de Cantanhede continua a apostar forte na consolidação de uma cultura organizacional orientada para o reforço das boas práticas em todos os domínios, processo que depende muito da liderança e da aptidão para motivar as equipas por parte de quem dirige os serviços. Ao tomarem posse estão a receber do executivo camarário um voto de confiança na vossa capacidade de liderança, no vosso sentido de responsabilidade e na vossa competência para exercerem as funções que hoje assumem em regime de comissão de serviço”.



Joaquim Carlos às 17:34 Nenhum comentário:
Compartilhar

ANTIGA CAPITANIA RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “EduCITY”


Dia 10 de novembro, pelas 18h30m, no edifício da Antiga Capitania, é apresentado o livro "Aveiro, cidade sustentável: EduCITY", da autoria de investigadores do projeto EduCITY da Universidade de Aveiro (UA), coordenado por Lúcia Pombo.

Para a sessão de abertura são convidados o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva (autores dos prefácios), e ainda a Coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá.

O lançamento do livro inicia-se com um momento musical da responsabilidade de Davys Moreno (CIDTFF, DEP, UA), ao violino, e Zé-Tó Rodrigues (Oficina de Música de Aveiro), à guitarra. A apresentação do livro está a cargo da Coordenadora do projeto, Lúcia Pombo. O evento conta com outro momento musical de Rui Pedro à guitarra e voz. O evento culmina com um Porto de honra e sessão de autógrafos. No final, serão oferecidos exemplares do livro aos participantes. A entrada é livre.

O livro é um passeio pela cidade de Aveiro e seus esforços rumo à sustentabilidade. Integra quatro capítulos: 1) A caminho da sustentabilidade; 2) Aveiro: Património Cultural; 3) Aveiro: Património Natural e 4) Aveiro: exemplos de boas práticas de sustentabilidade. Pretende ter interesse para um público alargado, não apenas para o académico e, sobretudo, pretende ser útil para o cidadão comum que, ao conhecer melhor o património da sua cidade, poderá adotar atitudes mais sustentáveis, numa lógica de Ciência Cidadã.

Este é o primeiro grande produto do projeto EduCITY e constitui o ponto de partida para as tarefas seguintes: 1) desenvolvimento da app EduCITY, para Android e iOS, assim como a respetiva plataforma web de criação de jogos; 2) criação de jogos educativos apelativos que integram a app, através de dinâmicas participativas com cidadãos sem conhecimentos de programação; 3) dinamização de atividades de exploração de jogos da app EduCITY ao longo de percursos estratégicos na cidade, tendo em vista o desenvolvimento de competências-chave de sustentabilidade e da consciência ambiental na comunidade.

Trata-se de uma obra fortemente ilustrada, que pretende ser impulsionadora da coconstrução de jogos e da exploração da app EduCITY. A ideia é que a cidade se torne um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de mudanças sustentáveis, nesta e noutras cidades.

A obra, editada pela UA-Editora, é totalmente financiada por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto EduCITY.

O protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Aveiro com o projeto EduCITY (Universidade de Aveiro) inclui, para além de outras formas de cooperação, a cedência de imagens da Imagoteca Municipal que enriquecem o livro.

O projeto, coordenado por Lúcia Pombo e cocoordenado por Margarida M. Marques, conta com uma equipa multidisciplinar de investigadores de quatro unidades de investigação (CIDTFF, CESAM, DigiMedia e IEETA), tendo sido financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0197/202.
Joaquim Carlos às 17:32 Nenhum comentário:
Compartilhar

Aveiro | Café de Ciência sobre energias renováveis e qualidade do ar


 Na quinta-feira, 10 de novembro, acontece a segunda sessão do ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”. Alexandra Monteiro e Michael Russo, investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, são os convidados desta conversa sobre energias renováveis e qualidade do ar. A sessão tem início às 21h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
 

Nesta segunda sessão vai ser abordado um outro problema ambiental que afeta a nossa saúde – a qualidade do ar que respiramos. Serão discutidos os principais poluentes e quais as suas causas, bem como a forma como estes poluentes estão indiretamente (ou diretamente) relacionadas com a produção e uso de energia. Será também debatido o recurso a energias alternativas e o seu potencial atual e futuro.
 
O ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde” é uma iniciativa do CESAM e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no âmbito das celebrações do “One Health Day”. Este novo ciclo tem por objetivo abordar a saúde ideal para pessoas, animais e para o ambiente. Durante o mês de novembro, às 21h00 de cada quinta-feira, na Fábrica Centro Ciência Viva, o tema será abordado por convidados especialistas em diferentes áreas.
 
O programa completo deste ciclo de conversas está disponível aqui.

Joaquim Carlos às 11:46 Nenhum comentário:
Compartilhar

TORRES VEDRAS VOLTOU A ACOLHER UM DOS PRINCIPAIS CROSSES NACIONAIS

 
O Cross de Torres Vedras / 40.º Corta-Mato dos Matos Velhos realizou-se na manhã de ontem, dia 6 de novembro, no Parque Verde da Várzea, com a participação de 610 atletas (de escalões que foram desde benjamins a veteranos) de clubes oriundos de diversos pontos do país, o que voltou a fazer deste cross uma "festa" do atletismo nacional.
De sublinhar que o Cross de Torres Vedras continua a constituir-se como um espaço de observação e seleção de atletas (juniores, sub-23 e seniores) utilizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, com vista ao Campeonato da Europa de Cross Country, que se realiza este ano no dia 11 de dezembro, em Piemonte - La Mandria Park (Itália).
Relativamente às principais provas da edição deste ano do Cross de Torres Vedras, refira-se que em seniores masculinos a vitória coube a Miguel Moreira (do SL Benfica), que foi seguido na classificação geral pelos seus colegas de equipa, Alexandre Figueiredo e Pedro Amaro. Já nos seniores femininos Ana Mafalda Ferreira (do SC Portugal) suplantou a concorrência, com Carla Martinho (RD Águeda) e Tatiana Moura (NúcleoOeiras – ADNO) a obterem os 2.º e 3.º lugares, respetivamente. Em termos coletivos a vitória coube ao NúcleoOeiras – ADNO.
Referência ainda para o facto de este ano, no Cross de Torres Vedras, uma equipa de utentes da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) ter integrado uma das provas do mesmo, no caso a de benjamins B.
O Cross de Torres Vedras / 40.º Corta-Mato dos Matos Velhos foi uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, Grupo Desportivo de Matos Velhos e União Desportiva do Oeste.
Os seus resultados podem ser consultados aqui.

Joaquim Carlos às 10:25 Nenhum comentário:
Compartilhar

Covilhã | INAUGURAÇÃO DA AVENIDA 30 DE JUNHO

Foi ontem inaugurada a avenida 30 de junho, em Cantar Galo. Uma obra muito ansiada pela população e que vai permitir uma melhoria substancial na segurança rodoviária.

A nova avenida contou com um investimento de cerca de 750 mil euros, totalmente assumido pelo município da Covilhã, sem qualquer apoio de fundos comunitários.

A obra teve como objetivo melhorar a segurança e a mobilidade global e promover a acalmia do tráfego. A intervenção incluiu a renovação dos pavimentos e das redes de distribuição de água e de drenagem de águas pluviais, a renovação do mobiliário urbano, incluindo os depósitos de resíduos sólidos urbanos.

A segurança rodoviária foi uma preocupação que se materializou através da instalação de semáforos com detetores de velocidade em passadeiras, e ainda a instalação de sistemas de sinalização de aproximação de passadeiras seguras, com leds e alimentados por energia solar.

Para o Presidente Vítor Pereira “a nova avenida vem reforçar a segurança rodoviária das populações que diariamente passam pelo local e representa mais um exemplo da política de intervenção nas rodovias que é para continuar até ao fim do mandato”.

A festa da inauguração contou com animação dos bombos Toca a Bombar, do Grupo de Dança e Cantares da Vila do Carvalho e da Banda Filarmónica Carvalhense.

A inauguração da avenida 30 de junho, chegou inicialmente a estar prevista para 22 de outubro, no âmbito das comemorações do dia da cidade, mas foi adiada devido às condições meteorológicas.
Joaquim Carlos às 10:23 Nenhum comentário:
Compartilhar

TRABALHOS DE ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO ALGARVE MOTIVAM CORTE PARCIAL DE PASSAGEM SUPERIOR RODOVIÁRIA NO MONTE DA JOIA, EM SILVES

 O Município de Silves informa que a passagem superior rodoviária localizada junto às instalações da LARA – Laranjas do Algarve, no Monte da Joia, em Silves, será alvo de corte parcial de via a partir de hoje, 7 de novembro, e por um período estimado de quatro meses. Os trabalhos, que implicarão estreitamento de via, realizam-se no âmbito da empreitada de eletrificação da linha do Algarve: troço Tunes-Lagos, e decorrerão em período noturno, uma vez por semana, entre as 22h30 e as 6h00 (período de interdição da linha férrea).
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Joaquim Carlos às 10:21 Nenhum comentário:
Compartilhar

SEMANA CRIATIVA ARRANCA COM DIA MUNICIPAL DE CULTURA

A Covilhã Creative Week – Semana Criativa arranca no próximo dia 8 de novembro, dia Municipal de Cultura, assinalando o primeiro aniversário da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design.

Após a sessão inaugural da Semana Criativa, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ocorrerá a abertura da exposição “Fábrica: Ontem e Hoje” no edifício da antiga firma Francisco Ribeiro Aibéo (Rua Capitão João de Almeida, Largo de N. Sr.ª do Rosário), organizada pelo Município da Covilhã com curadoria da Professora Doutora Elisa Calado Pinheiro. Serão, também, apresentadas três instalações concebidas pela artista plástica Ânia Pais, integradas no percurso expositivo.

Posteriormente proceder-se-á à abertura da exposição “Otherworlds”, na Galeria António Lopes, que junta um coletivo de artistas plásticos internacionais.

A tarde do dia 8 será dedicada a conferências e debates sobre os Desafios para a Arte, Cultura e Criatividade na contemporaneidade, a terem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada gratuita.

Também as estruturas culturais municipais oferecem, neste dia, um leque diversificado de atividades:

- O Museu da Covilhã, que estenderá o seu horário de abertura até às 20h00, acolherá a apresentação do Projeto AzulejAR, pela Realizasom.

- A Biblioteca Municipal acolherá o evento «CISMAR NA CULTURA! Cultura e Criatividade no Dia Municipal da Cultura», promovido pela CISMA – Associação Cultural.

O dia encerrará com o Concerto «Estórias a Quatro Mãos», por Luís Duarte e Lígia Madeira, com apresentação e comentário do Maestro António Vitorino de Almeida, no Teatro Municipal da Covilhã.

Para mais informações relativas ao programa completo da Covilhã Creative Week - Semana Criativa, consultar o link:

https://covilhacriativa.com/.../10/28/covilha-creative-week/
Joaquim Carlos às 10:20 Nenhum comentário:
Compartilhar

CORTE DE ÁGUA NA RUA DR. MARREIROS NETO, NO ALGOZ, FOI REAGENDADO PARA DIA 10 DE NOVEMBRO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que o corte de água previsto para amanhã, dia 8 de novembro, na rua Dr. Marreiros Neto, no Algoz, foi adiado para o próximo dia 10 de novembro, em virtude de não se encontrarem reunidas, presentemente, as condições necessárias à execução dos trabalhos em apreço. A interrupção, motivada pela necessidade de ligação da nova rede de águas, decorrerá entre as 8h30 e as 17h00.
A autarquia agradece a melhor compreensão e lamenta o eventual transtorno que a realização destes trabalhos poderá causar.

Joaquim Carlos às 10:19 Nenhum comentário:
Compartilhar

Em novembro: FUTURO RECIFE DO ALGARVE – PEDRA DO VALADO MOTIVA EXPOSIÇÃO “ARTE, MAR E PAIXÃO”, PATENTE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A futura Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) - futuro Parque Natural Marinho “Recife do Algarve – Pedra do Valado” - está este mês em destaque na exposição fotográfica “Arte, Mar e Paixão”, patente na Biblioteca Municipal de Silves, de 7 a 30 de novembro.
Esta mostra apresenta através da lente fotógrafo João Rodrigues - fotojornalista de história natural e conservação da National Geographic Portugal, vencedor de concursos de fotografia internacionais e colaborador com diversos grupos de investigação e ONGs ligadas ao ambiente - o riquíssimo património e capital natural desta região através de uma seleção única de imagens.
De salientar que sendo a Pedra do Valado o maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal, estendendo-se entre a costa de Albufeira, Lagoa e Silves, este beneficia de condições naturais singulares, suportando uma biodiversidade marinha única com muitas espécies de interesse comercial e com interesse para a conservação; tornando-se urgente dar a conhecer à sociedade civil e, em particular, às comunidades locais e regionais uma das áreas mais ricas e produtivas da costa Algarvia, da qual dependem as atividades socioeconómicas.
De referir que esta é uma iniciativa do Centro de Ciências do Mar, da Fundação Oceano Azul e dos Municípios de Silves, Lagoa e Albufeira realizada no âmbito do projeto AMPIC.COM, cofinanciado pelo Programa Operacional do Mar2020 e pelo GAL PESCA do Barlavento do Algarve, através da Agência de Desenvolvimento do Barlavento (ADB). 
O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para o fornecimento de informação adicional.

 

Joaquim Carlos às 10:17 Nenhum comentário:
Compartilhar

COMPOSIÇÃO DA EQUIPA TÉCNICA DO PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DO PP DE VALES DE ALGOZ FOI ALTERADA. Novo período de participação pública preventiva decorre de 7 a 25 de novembro

 Decorrente da alteração da composição da equipa técnica afeta ao procedimento de elaboração do Plano de Pormenor (PP) de Vales de Algoz, em Algoz, será realizado um novo período de participação pública preventiva de 7 a 25 de novembro. Esta nova fase de participação pública resulta da aprovação da mencionada alteração em reunião da Câmara Municipal de Silves, a 17 de outubro último, tendo a deliberação sido alvo de publicação em Diário da Republica, através do aviso n.º 20876/2022, de 31 de outubro.
 
Durante o mencionado período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito da alteração da composição da equipa técnica deste procedimento, devendo utilizar, para o efeito, a ficha de participação disponível no portal do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1107/pp-de-vales-de-algoz.aspx) e remetê-la para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves, ou pelo email dogu.ordenamento@cm-silves.pt.
 
Os documentos da alteração da composição de equipa técnica poderão ser consultados e descarregados através do link anteriormente mencionado ou consultados presencialmente na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento Territorial da Câmara Municipal de Silves ou na União de Freguesias de Algoz e Tunes.
 
De referir que, com exceção da composição da equipa técnica, o teor da deliberação camarária de 11 de julho referente ao PP de Vales de Algoz se mantem; tendo, neste âmbito, sido retomados os objetivos previamente definidos para o plano e que se traduzem na promoção do dinamismo económico e a diversificação da base económica local, por via do reforço da oferta de área disponível para a instalação de atividades económicas; o aproveitar a oportunidade do contexto económico de retoma, designadamente do seu reflexo na atratividade e dinamismo da área empresarial existente, e a promoção do aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e otimizando o investimento efetuado.
 
Para informações adicionais, os interessados poderão contactar a Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento Territorial da Câmara Municipal de Silves, pelo telefone número 282 440 825 ou através do email dogu.ordenamento@cm-silves.pt.

 

Joaquim Carlos às 10:16 Nenhum comentário:
Compartilhar

MUNDO | Alterações climáticas são "o desafio central do nosso século" diz Guterres na COP27

 
A fotografia de família da COP27. A conferência sobre as alterações climáticas da ONU que teve início em Sharm el Sheikh, no Egipto. Durante quinze dias, representantes de 200 países vão debater formas de intensificar a luta contra o aquecimento global, à medida que se multiplicam os sinais de alerta.
Para o secretário geral da ONU, tornou-se impossível empurrar mais a situação e deixar que outras crises - como a guerra na Ucrânia - coloquem a questão climática em segundo plano.
É o desafio central do nosso século. É inaceitável, ultrajante e autodestrutivo colocá-las em segundo plano.
António Guterres 
Secretário-geral da ONU
Muitos chefes de Estado e de governo são esperados em Sharm el-Sheikh, mas certas ausências fazem-se notar particularmente, como a do Presidente chinês Xi Jinping, apesar da China ser o maior poluidor do mundo.
Ao contrário do homólogo chinês, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeou visitar o Egipto, mas depois das eleições intercalares.
Os ambientalistas, que estão a intensificar a sensibilização do público para a urgência da situação, receiam que este 27º cimeira do clima resulte apenas em mais compromissos não vinculativos.

Conferência sobre as alterações climáticas da ONU   -   Direitos de autor  Nariman El-Mofty/Copyright 2022 The AP. All rights reserved.

Joaquim Carlos às 10:15 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Joaquim Carlos
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.