Alcina Coutinho
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO CIVIL EM ESPOSENDE. Operações para remover corpos das vítimas concluídas
No próximo fim de semana a Rede Social de Castelo de Paiva promove recolha de bens alimentares
Cantanhede | No passado sábado Livro "De Fora para Dentro e de Dentro para Fora" apresentado na Biblioteca Municipal
Cerca de uma centena de pessoas deslocaram-se no passado sábado ao auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para a assistir à apresentação editorial de "De Fora para Dentro e de Dentro para Fora", obra de Ana Breda e Catarina Cruz.
Na mesa de honra, para além das autoras esteve Pedro Cardoso, vice-presidente Câmara Municipal, Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques (APMAM), numa cerimónia que contou ainda com a presença de amigos, associados, familiares e interessados que fizeram questão de participar na apresentação desta promissora obra que tantos caminhos de leitura sugere.
Na intervenção de abertura, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou “a figura incontornável que foi o Sr. Padre Manuel António Marques, pela sua ação eclesial, cívica e cultural. Fica-nos o testemunho de bondade, do sinal de um amor de um padre que se sentia feliz e realizado pascalmente no exercício do seu ministério. É sobejamente reconhecida a abnegação, a simplicidade, a humildade, a entrega, a dedicação do Padre Manuel António Marques”. O responsável pelo pelouro da Cultura sublinhou “o trabalho meritório que a APMAM tem desenvolvido, perpetuando a memória e seguindo o exemplo que o Pe. Manuel Marques deixou, através da realização de ações e obras de beneficência, dinamização de ações culturais e de intervenção cívica, promovendo a entreajuda e a solidariedade para com os mais necessitados”.
Para além da relevância da obra em termos literários e culturais, o edil não deixou de destacar de “forma particular Ana Breda e o orgulho do Município de Cantanhede pelo facto de Catarina Cruz ser do concelho, mais concretamente da Pocariça”.
A servir de introdução à alocução das autoras, Pedro Cardoso afirmou que “há viagens longínquas e misteriosas que não requerem os tradicionais meios de transporte, nem bilhete. São o sonho, a imaginação, a criatividade… o combustível, as emoções e o coração”.
Ana Breda e Catarina Cruz visivelmente emocionadas mostraram-se bastante “agradecidas pela calorosa receção”, aproveitando a ocasião para proporcionar aos presentes a leitura de vários trechos do trabalho, justificando a abordagem que levaram “a efeito versando por meio das palavras ilustradas por belíssimos desenhos, na tão comum dialética entre emoção, razão e capacidade de viajar presentes em “De fora para Dentro e de Dentro para Fora”.
Como se pode ler na apresentação do livro o gosto de ambas as autoras em promover “aprendizagens interdisciplinares a partir da literatura para a infância, num contexto criativo, reflexivo e emotivo, envolvendo implicitamente a Matemática e outras áreas do saber”, culminou na escrita deste livro. A viagem literária proporcionada pela sua leitura é, “decerto, impulsionadora de sonhos, questões e emoções, despertando no leitor o que de melhor há em si”.
Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça agradeceu “a todos os presentes e particularmente à APMAM pelo desafio concretizado de realizar a apresentação pública desta obra também em Cantanhede”. O autarca dirigiu-se à Câmara Municipal com palavra de “agradecimento pelo acolhimento e colaboração demonstrados desde o primeiro momento em que se equacionou realizar-se a apresentação desta obra, naquele espaço de saber, de encontro, de leitura, dos livros e da escrita”.
Também Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques usou da palavra para acentuar “as atividades que a coletividade desenvolve”, reafirmando a “importância também que as iniciativas de âmbito cultural assumem no seio da Associação, em cumprimento também do seu objeto estatutário”. Agradeceu também a oportunidade que as autoras da obra, e particularmente Catarina Cruz, como pocaricense e associada da coletividade, proporcionam pelo interessantíssimo trabalho vertido em livro.
Investigadora da Universidade de Coimbra leva biossensores até ao espaço com a missão de avaliar a saúde dos astronautas
Um projeto multidisciplinar liderado por uma investigadora do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levou até ao espaço um conjunto de biossensores que têm como missão avaliar a saúde dos astronautas e turistas espaciais.
O Lab-on-paper, financiado pela European Low Gravity Research Association (ELGRA), resulta de uma colaboração que envolve múltiplos cientistas da Universidade de Coimbra, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Universidade Nova de Lisboa, provenientes de vários grupos/centros de investigação: BioMark@ISEP/ BioMark@UC (do Centro de Engenharia Biológica; Akmaral Suleimenova, Goreti Sales, Manuela Frasco e Rita Cardoso), o CENIMAT (do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação; Afonso Sampaio, Ana Carolina Marques, Elvira Fortunato, Guilherme Ribeiro e Rui Igreja), o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (João Gabriel Silva) e o Laboratório de Sistemas Autónomos (André Dias), além de João Pedro Coutinho, aluno do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Este projeto representa o primeiro voo de uma equipa portuguesa no foguetão MASER e abre portas à possibilidade de análise de alguns parâmetros com interesse para a saúde no espaço. «Esta experiência inédita pretende avaliar o funcionamento de sensores semelhantes às tiras de urina no espaço, onde a gravidade é quase nula», explica a líder do projeto, acrescentando que recorreram a sensores de açúcar (glucose) ou de antibióticos (tetraciclina), com base em a tecnologias já desenvolvidas pela equipa, em 2014 e 2015.
O lançamento, que aconteceu esta quarta-feira, 23 de novembro, foi acompanhado pela líder do projeto, Akmaral Suleimenova, e João Gabriel Silva, Professor Catedrático de Engenharia Informática da FCTUC, no sentido de assegurar em Terra a operacionalidade dos biossensores, da estrutura mecânica desenvolvida para este efeito e da comunicação entre o foguetão e a experiência, encerrados numa caixa própria para esta viagem única. Esta caixa passou aliás por múltiplos testes nestes últimos meses, um deles levando Akmaral Suleimenova, Guilherme Ribeiro (Universidade Nova da Lisboa) e João Pedro Coutinho (Instituto Superior de Engenharia do Porto) à Suécia, um mês antes desta partida.
A experiência foi bem-sucedida do ponto de vista da comunicação com o foguetão e de gravação de imagem prevista, mas nem todos os resultados esperados foram conseguidos. Vai agora seguir-se uma fase de análise detalhada de todos os dados recolhidos. Num segundo lançamento espera-se conseguir recolher não só os dados que não foram agora obtidos, como alargar o âmbito científico da experiência.
«Como no espaço não há hospitais, são necessárias formas simples de analisar o estado de saúde dos astronautas ou dos turistas espaciais. A recolha de uma amostra de sangue é muito difícil, pois a ausência de gravidade dificulta a transferência de líquidos. Perante esta situação, os testes rápidos para saliva ou urina, que mudam de cor, são os mais adequados, uma vez que basta um pouco urina/saliva para se obter um resultado visível a olho nu. Até à data nunca foi testada a possibilidade de usar estes sensores no espaço», revela o consórcio, considerando que a equipa está a caminho de conseguir este feito, detendo o consórcio nesta fase um conhecimento privilegiado para concluir no futuro este caminho com sucesso.
O foguetão MASER, onde viajaram os biossensores, foi construído pela Agência Espacial Sueca e testado em lançamentos anteriores. Esta missão MASER-15 corresponde ao terceiro voo da série Suborbital Express, que inclui várias experiências de naturezas muito diversas no mesmo voo, uma delas o Lab-on-paper.
Com 12,6 metros de altura, este foguetão consegue transportar 300 Kg até cerca de 260 Km de altitude (a atmosfera terrestre estende-se apenas até 100 km de altitude). Esta altitude é fundamental para que a qualidade da microgravidade a que ficam sujeitas as experiências seja elevada, uma conquista deste foguetão em relação a um modelo anterior.
O foguetão foi lançado no centro espacial de Esrange, no norte da Suécia, acima do círculo polar ártico, especializado em voos suborbitais. Este é o maior centro europeu de lançamento civil de foguetões, onde a temperatura exterior oscila nesta altura do ano entre os 10 e os 20 graus negativos.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Secretária de Estado Rita Marques visitou projetos turísticos em Góis, Piódão e Belmonte
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE HELENA TAPADINHAS COM TERTÚLIA “ALFAIATE”
Músico e compositor espanhol CRNDS apresenta primeiro álbum a solo em concerto na Escola das Artes
É já amanhã, 24 de novembro às 20h00, que o músico e compositor espanhol CRNDS irá dar um concerto imersivo no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica no Porto. A apresentação servirá para dar a conhecer ao público as músicas do primeiro álbum a solo do artista, que agrega elementos da música tradicional galega com a linguagem tímbrica da electrónica experimental. Um evento aberto à comunidade, com entrada gratuita.
CRNDS é um compositor, produtor e fundador da editora independente Lindisfarne. Depois de publicar várias colaborações com diferentes artistas através da editora, o produtor espanhol lança CERNADAS, o seu primeiro álbum a solo. O álbum caracteriza-se pela integração de elementos da música tradicional galega com a linguagem tímbrica da electrónica experimental e foi apresentado pela primeira vez na mais recente edição do festival Mutek em Barcelona.
Na sua ainda curta trajetória, CRNDS colaborou com artistas como Cibrán Seixo, Sandra Monfort, Clara Fiol e Fransy González. Para o concerto de dia 24 de novembro, do prpgrama EA DASHED CONCERTS, CRNDS, irá apresentar ao público algumas músicas deste primeiro álbum.
Promovidos e organizados pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, os EA DASHED CONCERTS são uma plataforma concebida com o intuito de estender o programa pedagógico, investigativo e artístico da escola para os domínios da performance, música exploratória e sound art. Os concertos de curta duração, 15 a 20 minutos, disponibilizados posteriormente no canal de YouTube da Escola das Artes, configuram assim um espaço disruptivo e intimista de escuta e partilha que visa promover linhas de diálogo entre a comunidade académica e o tecido cultural envolvente. Nesse sentido, o programa, que conta com iterações mensais ao longo de todo o ano lectivo, caracteriza-se pela sua permeabilidade, intensidade e espontaneidade.
A apresentação decorrerá dia 24 de novembro, às 20h00 no Auditório Ilídio Pinho, da Escola das Artes. A entrada é gratuita.
EA DASHED CONCERTS
CRNDS
24 NOVEMBRO · 20H00
Entrada Livre
Auditório Ilídio Pinho | Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa no Porto
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
Promovido pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares: Escritora Manuela Ribeiro encontra-se com os alunos das EB1 do Bolho e de Cadima
Cerca de 60 alunos estiveram presentes, ontem, dia 22 de novembro, na iniciativa A Escritora Manuela Ribeiro vem à minha Escola, que decorreu nas Escolas Básicas de Bolho e Cadima. A ação contou com duas sessões, que ocorreram às 10h30, na Escola do Bolho, e às 14h00, no Centro Escolar de Cadima, esta última particularmente direcionada para as turmas dos 3ª e 4ªs anos e respetivos docentes.
Promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com a Biblioteca Escolar dos Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, a atividade teve como principal objetivo promover a leitura e fomentar a interação entre alunos, escritores e outros profissionais da literatura, para além de permitir, simultaneamente, uma descentralizar da oferta pedagógica e cultural.
Estas atividades integram o Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede previsto para o presente ano letivo 2022/2023, visando criar e consolidar hábitos de leitura e elevar os índices de literacia dos alunos.
A autora Manuela Ribeiro abordou várias temáticas, com particular destaque sobre as que versam os seus livros, leu extratos de algumas das suas obras infantojuvenis e partilhou a sua experiência com os participantes, especialmente alguns episódios marcantes relacionados com a sua atividade de escritora. No final das sessões, os alunos e docentes tiveram oportunidade de adquirir livros que a escritora autografou individualmente.
Recorde-se que a escritora Manuela Ribeiro é autora de diversas obras para adultos e para jovens, algumas das quais integram as listas do Plano Nacional de Leitura.
Sobre Manuela Ribeiro
Manuela Ribeiro é licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura (Lisboa), integrou o Grupo de Teatro Alemão do Goethe Institut (Lisboa) e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal na kultuur” em Utreque (Países Baixos).
Profissionalmente, Manuela Ribeiro foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado os 2.º e 3-º ciclos. Traduziu diversas obras científicas e de ficção para várias editoras e, mais recentemente, tem-se dedicado à tradução de libretos de ópera, incluindo a sua adaptação às respetivas partituras. Atualmente na situação de reformada, a escritora dinamiza o projeto Hora do Conto para Antigas Crianças.
Silves | ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM VALE DE LOUSAS REGRESSA À NORMALIDADE
Castelo de Paiva | Iniciativa junta directores, músicos, sócios e simpatizantes: Banda Musical de Fornos promove Convívio de Natal
25 de novembro de 2022 | 10h30 | ESAC Nogueira em foco na Escola Superior Agrária de Coimbra
Feira do Mel e da Castanha da Lousã correspondeu a todas as expectativas
Tráfico humano no Alentejo. PJ deteve 35 pessoas por escravizarem imigrantes em campos agrícolas
Com provas de Caminhada, BTT e Zumba: APRESENTAÇÃO MUNICIPAL DA “GRANDE ROTA” COM JORNADA DESPORTIVA EM CASTELO DE PAIVA
No âmbito das relações de cooperação transfronteiriça a Direção Regional do Centro do IPDJ e o Instituto da Juventude de Castela e Léon
25 de novembro | 09h00 | Ecocentro de mortágua ESAC e Município de Mortágua promovem ação de controlo de invasoras
Aveiro | Show de Ciência convida famílias a descobrirem como a Química pode ser divertida
MARINHA GRANDE APRESENTA PLATAFORMA PARA O ASSOCIATIVISMO E ASSINA MEMORANDO COM O IPDJ
Câmara de Águeda implementa atividades de educação não formal nas escolas
Operadores de viagens alemães de visita ao território de Arouca