segunda-feira, 28 de novembro de 2022
Portalegre | Crato reuniu 31 dadores de sangue
AVENIDA ANTÓNIO SÉRGIO, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO DE 28 DE NOVEMBRO A 1 DE DEZEMBRO
Prémio Boas Práticas Voluntariado Jovem |2022 Conhecidos os vencedores na Região Centro
O Júri constituído pela Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão, pelo Diretor do INATEL de Coimbra, Bruno Paixão e pela Diretora do Centro de Respostas Integradas de Viseu, Patrícia Monteiro, após apreciação das candidaturas e respetiva apresentação presencial realizada no passado dia 25, nos Serviços Regionais de Viseu, decidiu atribuir os Prémios Boas Práticas Voluntariado Jovem 2022:
1º Prémio: Centro Cultural e Recreativa de Aguada de Baixo, com o projeto "Gente da Minha Terra", no âmbito da Geração Z, do distrito de Aveiro;
2º Prémio: InPulsar - Associação para Desenvolvimento Comunitário, com o projeto "InPulso Jovem", no âmbito da Geração Z, do distrito de Leiria;
3ª Prémio: APROFFAL - Associação de Produtores Florestais de Fornos de Algodres, com o projeto "Floresta Encantada I", no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do distrito da Guarda.
Foi ainda decisão do Júri atribuir as Menção Honrosas às candidaturas dos Municípios:
Câmara Municipal da Mealhada, com o projeto “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, distrito de Aveiro;
Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, com o projeto "+Floresta em Santiago de Besteiros", no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, distrito de Viseu;
Junta de Freguesia de Lordosa, com o projeto " Promover práticas de sustentabilidade na floresta de Lordosa", no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, distrito de Viseu.
O Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem é parte integrante da área do Voluntariado Jovem do IPDJ, I.P. cuja finalidade é selecionar, de entre os Programas de Voluntariado nomeadamente o Programa Geração Z e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, a entidade com o projeto apoiado pelo IPDJ, I.P. que apresenta a melhor prática de voluntariado jovem, a que teve mais impacto na comunidade e que observa em plenitude os objetivos traçados para o desenvolvimento desta área de atuação do IPDJ.
ERSAR reconhece trabalho da empresa municipal de Cantanhede. Serviço de Água da INOVA-EM premiado com três selos de qualidade
A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos acaba de reconhecer a INOVA-EM, empresa municipal de Cantanhede, pelo trabalho efetuado no serviço de água ao consumidor, ao atribuir-lhe três selos de qualidade referentes ao abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e qualidade exemplar de água para consumo humano.
A este reconhecimento somam-se outros dois no Serviço de Resíduos: selo de qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos.
Para a atribuição de cada selo, tal como definido no regulamento, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
Para Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, estes resultados “só são possíveis graças ao profissionalismo e dedicação das equipas setoriais que diariamente procuram prestar serviços de excelência”.
Este reconhecimento, num universo de 353 entidades gestoras a nível nacional, espelha o trabalho de uma vasta equipa da empresa municipal de Cantanhede, responsável pelo fornecimento de água a um território que se estende por 400Km2, servindo 165 localidades de 14 freguesias.
Os prémios e selos dos Serviços de Águas e Resíduos são uma iniciativa da ERSAR, que conta com um júri representativo do setor e é organizada em parceria com o jornal Água e Ambiente.
OPINIÃO: HIPOCRISIA?
Naturalmente que preocupam os atentados à liberdade dos cidadãos, do direito de expressão ou outros.
Vamos analisar a polémica acesa neste ‘Mundial de Futebol’ sobre este quente assunto.
Devem estes superespetáculos mundiais ter em conta estes valores tão bem defendidos pelo chamado mundo ocidental? Assim sendo, a decisão de realizar este ‘Mundial’ no Catar não foi boa escolha.
Vamos atrever-nos a analisar por outro ângulo.
O Catar é um dos países muçulmanos mais tolerantes em relação às restrições a várias liberdades e direitos, comuns aos países islâmicos. Ora, levar o ‘mundo’ a uma região que precisa de evoluir nesses aspetos, não será uma forma de conseguir que seja dado um salto na direção que achamos correta? Lembro, a título de exemplo, que, para ter o ‘Mundial, o Catar teve que criar uma seleção feminina de futebol. E que, ao que dizem as notícias, o país alterou algumas das suas ancestrais e rígidas regras, para que neste evento se apresentasse mais moderno e ‘aberto’. Se assim é, podemos abrir-nos à perspetiva que este ‘Mundial’ regista ganhos nessas importantes matérias.
A questão última que deixo: mas, não foi há apenas quatro anos, que o ‘Mundial’ de 2018 se realizou na Rússia? Que tinha invadido a Ucrânia e anexado o território da Crimeia em 2014?! E também um país onde alguns desses direitos não são tolerados?!
Poderíamos concluir por alguma hipocrisia...
Aplaudamos a iniciativa de Portugal e Espanha de juntar a Ucrânia na candidatura ao ‘Mundial’ de 2030!
*EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
Destaque:
“Aplaudamos a iniciativa de Portugal e Espanha de juntar a Ucrânia na candidatura ao ‘Mundial’ de 2030!”
BOAS FESTAS EM AVEIRO 2022/2023 - Iluminação de Rua, a Casa do Pai Natal, a Magia do Natal e o Sabores com Tradição entre os principais destaques
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o “Boas Festas em Aveiro” regressa já no dia 1 de dezembro com um programa para famílias que se estende até 10 de janeiro de 2023, celebrando assim, o Natal e a Festa de São Gonçalinho.
A abertura da edição 2022/23 do Boas Festas em Aveiro será feito, como já é tradicional, com o acender da Iluminação de Rua e da Árvore de Natal com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, no dia 1 de dezembro às 17h30.
A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico. Haverá ainda o desfile de Natal em barcos moliceiro, acompanhado pelo espetáculo “Estrela da Arte”. Este momento, será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal com a Parada de Natal.
Principais destaques
O Cais da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal – Espelho Mágico onde poderá ser entregue a Carta ao Pai Natal. De segunda a sexta feira – das 17h00 às 20h00, aos sábados, domingos e feriados das 11h00 às 20h00 e no dia 24 de dezembro das 11h00 às 16h00.
Na presente edição do “Boas Festas em Aveiro”, as propostas de Natal são variadas e passam por um Espetáculo de Videomapping, Concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, Contos Encantados em vários espaços municipais, Magia de Natal com espetáculos para toda a Família no Centro de Congressos, Artes de Rua e exposições nos Museus de Aveiro.
Os Concertos de Boas Festas tem início no dia 2 de dezembro na Igreja da Vera Cruz com Sacro Natività | Vox Angelis, a 3 de dezembro será a vez da Sé de Aveiro, com o Grande Coro pelos Coros de Aveiro, a 7 de dezembro, na Igreja de Misericórdia, Noite de Luz, a 10 de dezembro, na Igreja das Carmelitas, “A Noite de Natal” pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e a fechar, a 16 de dezembro, na Igreja do Carmo, o Concerto de Natal, pelos Cupertinos.
Uma das principais novidades deste ano é o programa “A Magia do Natal” com a apresentação de quatro espetáculos para toda a família que vão fazer sonhar, sempre às 18h30, no Centro de Congressos de Aveiro, nos dias 19 de dezembro com “Maria, a Neta de Nicolau. O Musical”, a 20 de dezembro “Álbum de Família: A Prenda Ideal. Concerto Encenado”, no dia 26 de dezembro com “Circo Mágico de Natal” com direção artística de Jonatas Cardinalli e 27 de dezembro “Alice no País do Natal”.
O programa “Boas Festas em Aveiro” inclui, ainda, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, no dia 1 de janeiro, pelas 18h00, e o Concerto de Reis, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, ambos no Teatro Aveirense.
As sessões de Contos Encantados em diferentes espaços municipais. A ligar todas estas ações temos as Artes de Rua que vão acontecer de 2 a 24 de dezembro, em três percursos na cidade: (Estação – Praça Joaquim de Melo Freitas | Largo Dr. Jaime Magalhães Lima - Rua Homem Cristo | 5 Bicas – Praça 14 de Julho). As Artes de Rua vão envolver vários tipos de performances, desde o circo, o teatro de rua, e música. Na música vamos ter apresentações mais tradicionais com os grupos de cantares de Aveiro e coros, outras menos tradicionais como a Bossa Nova, Jazz, Gospel.
Para além das ações de índole predominantemente natalícia, também temos Exposições a decorrer nos espaços municipais: Galeria da Antiga Capitania, Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos, Museu Arte Nova, A Grafia da Natureza, no Museu de Aveiro / Santa Joana, na sala de exposições temporárias, Pedro Calapez, Deste Espaço Luminoso e Obscuro, na Galeria da Pedra, Arte Contemporânea – Coleção Aveiro e, no Museu da Cidade, Exposição São Gonçalinho: O Nosso Menino.
O Roteiro dos Templos de Aveiro: Visita Guiada ao Património Religioso da Cidade, também, faz parte do Boas Festas em Aveiro, com os seguintes horários: 11h00* | 15h00**, com pontos de partida na *Sé de Aveiro e **Igreja do Carmo. Para os interessados podem fazer as suas inscrições através do email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
As Feiras que acontecem durante o ano vão continuar a acontecer durante o período do “Boas Festas em Aveiro”, assim, em dezembro vamos ter Mercados de Natal:
De 2 de dezembro 2022 a 10 de janeiro de 2023, na ESTAÇÃO, às sextas, sábados e domingos, entre as 16h30 e as 18h00, haverá “Provas e Degustações”, um MOMENTO BAIRRADA – uma região cheia de aromas e sabores, uma experiência de degustação de Vinho Licoroso Bairrada com Ovo Mole de Aveiro pelo valor de 4,00€ por pessoa, organizado pela Bairrada Terras de bem-viver (Rota da Bairrada e Comissão Vitivinícola da Bairrada), e APOMA (Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro).
Aveiro, Sabores com Tradição
“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. A realizar-se de 1 de dezembro a 10 de janeiro 2022, esta é uma marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.
Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.
Festas de São Gonçalinho de Aveiro
As Festas de São Gonçalinho de 6 a 10 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho. A Câmara Municipal de Aveiro é entidade parceira deste evento.
De destacar que a Programação assenta predominantemente em artistas, agentes e tecido associativo do setor cultural e criativo atuante em Aveiro, contribuindo-se, assim, para o desenvolvimento cultural sustentado da Região.
BOAS FESTAS EM AVEIRO
1 de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023
www.facebook.com/boasfestasemAveiro
www.instagram.com/boasfestasemaveiro
II – “SÃO GONÇALINHO: O NOSSO MENINO”
Exposição de 3 de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023
A Câmara Municipal de Aveiro, celebrando os 760 anos sobre a morte de São Gonçalo de Amarante, terá patente no Museu da Cidade uma exposição que lhe é dedicada. Aveiro, que o adota como São Gonçalinho, viu o seu culto difundido quer pelos dominicanos, ordem a que pertenceu, quer pelo sentir do povo, atento e beneficiário dos seus múltiplos milagres.
Assim, no próximo dia 3 de dezembro, pelas 16h30, será inaugurada, a exposição “São Gonçalinho: o Nosso Menino”, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
“São Gonçalinho: O nosso Menino” é uma mostra constituída por pintura, escultura, gravura e vários elementos etnográficos, provenientes dos acervos dos museus de Aveiro, das paróquias da Glória e da Vera Cruz, de coleções particulares e de diversas entidades, como a Mordomia de São Gonçalinho ou o Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.
Esta exposição procura evidenciar o grande valor identitário das particularidades do seu culto aveirense, um património imaterial do maior relevo, preservando e dando a conhecer tradições locais e atestando a profundidade e focos de origem da devoção que lhe é prestada.
A mostra estará patente até ao dia 29 de janeiro de 2023.
ANIMAÇÃO DE NATAL NA MARINHA GRANDE
O Município da Marinha Grande dinamiza diversas atividades de animação para assinalar a quadra natalícia, de 1 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de dinamizar o centro tradicional e promover o comércio local, através de iniciativas destinadas à comunidade local e aos visitantes, que integram espetáculos culturais, Casa do Pai Natal, Mercadinho, carrossel, Presépio tradicional, exposições, equipamentos infantis e iluminação decorativa.
Instituto Piaget celebra protocolo com universidade chinesa na área da saúde
Seleções feminina e masculina de Goalball do Canadá realizam estágio em Águeda
ISP Dialogues regressam a 29 de novembro, na Universidade Católica no Porto