terça-feira, 6 de dezembro de 2022
TURMA A DO 5.º ANO DA E.B. 2,3 DR. GARCIA DOMINGUES DE SILVES VENCEU CONCURSO PARA POSTAL DE NATAL 2022 DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES
MUNICÍPIO DE SILVES LEVA MAIS UMA EDIÇÃO DE CONCERTOS DE NATAL ÀS FREGUESIAS
AVISO À POPULAÇÃO: CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA – MEDIDAS PREVENTIVAS
Proença-a-Nova | Concelho recebeu formação de fogo controlado em povoamento de pinheiro bravo
A empresa Raízes IN organizou um curso de formação de fogo controlado em povoamentos de pinheiro bravo para o Serviço de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais da Comunidade Autónoma da Extremadura (Espanha) nos dias 28, 29 e 30 de novembro em Proença-a-Nova, iniciativa que contou com o apoio do Município e da Associação dos Bombeiros Voluntários. Com uma componente teórica em sala, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar parcelas tratadas com esta técnica em anos anteriores: recorde-se que nas parcelas em que se utiliza a técnica do fogo controlado, a área fica praticamente sem risco de incêndio durante 4 a 5 anos. Para finalizar, foi ainda possível aplicar a técnica em pequenas parcelas com características distintas, localizadas na área do Malhadal, e assim perceber as dinâmicas associadas a esta ferramenta.
Uma das Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários deu apoio nas ações práticas na vertente da prevenção. Da parte do Município participou Hugo Dias, técnico de fogo controlado, nas ações de formação em ligação com o Gabinete de Proteção Civil e Florestas do Município. Para o início do próximo ano está prevista uma outra ação idêntica com formação de fogo controlado.
Proença-a-Nova | Município alerta para prazos de renovação do cartão de aplicador e venda de produtos fitofarmacêuticos
Renovação deve ser realizada no ano anterior ao termo de validade
O Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário do Município de Proença-a-Nova alerta todos os interessados para o cumprimento dos prazos relacionados com a renovação do cartão de aplicador e de venda de produtos fitofarmacêuticos: de acordo com a legislação, para efeitos da renovação da habilitação - quer do operador de venda, quer do aplicador – a respetiva ação de atualização deve ser realizada no ano anterior ao termo de validade da mesma habilitação, isto é, após um período de nove anos contados a partir da data da habilitação ou da última renovação da habilitação. Em ambos os casos, a habilitação é válida por um período de dez anos, renovável por iguais períodos.
Nas situações em que os aplicadores não renovem o cartão dentro do prazo legalmente estabelecido, para além de não poderem adquirir produtos fitofarmacêuticos de uso 3 profissional, vão ter que realizar novamente a ação de formação inicial, homologada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. É a Lei n.º 26/2013, de 11 de abril, que define a habilitação necessária para se ser «Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos» de uso profissional, que exige a obtenção de um Certificado de Formação em aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF) que corresponda aos prazos estabelecidos neste diploma legal.
Ao Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário têm chegado muitas situações de pedidos de renovação do chamado Cartão do Aplicador no último ano de validade do mesmo, no 10º ano e não no ano anterior, obrigando a que, dando cumprimento à legislação, tenham de realizar a formação novamente. O próximo curso a ser realizado é de Formação Inicial de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos e decorrerá entre os dias 9 e 20 de dezembro deste ano, já com as vagas totalmente preenchidas.
Esta formação em aplicação de produtos fitofarmacêuticos constitui um marco importante para os agricultores relativamente à evolução das preocupações de proteção do homem e do ambiente face ao potencial de perigosidade de determinados tipos de substâncias, nomeadamente de produtos fitofármacos. Para incentivar à formação nesta área, o Município assegura, aos residentes no concelho, o pagamento de metade do valor da inscrição, tanto nos cursos de atualização como nos de formação inicial, bem como apoio na instrução de processo e na emissão do cartão de aplicador. Desde maio de 2021, foram apoiados 177 munícipes, num apoio que ascendeu aos 1950 euros.
JOVENS POMBOS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA NADARAM EM CASA
No passado dia 04 de dezembro, no Complexo de Piscinas Municipais da cidade de Cantanhede, teve lugar a 2ª jornada do TOREGRI1 prova destinava-se ao escalão de cadetes.
Esta competição foi organizada pela Associação de Natação de Coimbra e que contou com a colaboração do Município de Cantanhede e nela participaram 78 atletas em representação de 9 coletividades.
A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 16 atletas cadetes A e B.
Os jovens atletas cadetes estiveram em muito bom plano tendo apresentado um nível técnico bastante interessante demonstrando já bastante evolução comparativamente ao início desta época desportiva.
De salientar que no próximo dia 08 de dezembro os atletas Cadetes C da SCC estarão presentes na prova denominada 1º mergulho, que terá como palco as Piscinas Municipais da Lousã.
Marinha Grande | COMUNIDADE ESCOLAR SENSIBILIZADA PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Cantanhede | Freguesias ajudam a identificar beneficiários. Câmara entrega 200 cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade
O Executivo Municipal deliberou aprovar em reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, 5 de dezembro, a proposta de aquisição de 200 cabazes de Natal para atribuição às famílias vulneráveis do concelho de Cantanhede. O processo que está a ser operacionalizado pela Divisão de Ação Social e Saúde.
Constituídos por bens de primeira necessidade e por alguns produtos que habitualmente fazem parte da consoada, os cabazes representam mais uma iniciativa de carácter social solidária, com a qual a edilidade pretende auxiliar as famílias socialmente fragilizadas, neste período em que o conceito de solidariedade adquire um significado mais profundo, particularmente agravado pela conjuntura difícil que vivemos.
“O Município mantém a sua linha de reforço da intervenção social e solidária em tempo de crise social e económica, pelo que face à conjuntura atual pretende contribuir para a celebração de uma quadra mais condizente com o espírito natalício às famílias vulneráveis de Cantanhede”, explica a vereadora da Ação Social, Célia Simões.
Ainda de acordo com a autarca, esta ação contará com a participação das juntas e uniões de freguesias, parceiros imprescindíveis para que, segundo o princípio da subsidiariedade, se consiga “a identificação das famílias, da forma mais próxima possível, contribuindo para a sinalização de agregados socialmente vulneráveis”.
ENSEMBLE SÃO BERNARDO ANIMA SILVES ALEGRIA DO NATAL A 8 DE DEZEMBRO
Covilhã | EXPOSIÇÃO NATAL DA ACADEMIA
Marinha Grande | CÂMARA APRESENTOU PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO CAMPOS
Marinha Grande | BALCÃO SNS 24 VAI FUNCIONAR NA MOITA
Cantanhede | No Museu da Pedra “A condição feminina e a mulher portuguesa nos seus diversos lugares” em debate
O Museu da Pedra é palco esta quarta-feira, 7 de dezembro, pelas 15h00, de uma palestra sobre “A condição feminina e a mulher portuguesa nos seus diversos lugares”. A sessão, moderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, conta com a participação do escritor Manuel Cidalino Madaleno, autor do livro sobre “A condição feminina na Gândara (1880-1970)”, e da pintora Maria Raquel Almeida, autora da exposição “Trajes regionais e as mulheres do meu País”, que está patente no Museu da Pedra desde o dia 9 de novembro.
Esta exposição de pintura resulta de uma candidatura à Bolsa de Projetos Culturais Locais da Região de Coimbra promovida pela CIM Região de Coimbra, na qual Maria Raquel Almeida destaca a pertinência de “olhar para os trajes regionais como objeto simbólico de uma cultura e um tempo, não apenas com carácter estético, valorizando a sua dimensão etnográfica e antropológica, num processo que se materializa numa recolha de dados regionais, funcionalidades, e mesmo no seu enquadramento socioeconómico”.