terça-feira, 27 de dezembro de 2022
Marinha Grande | MUNICÍPIO ADQUIRE IMÓVEL PARA FUTURA CASA-MUSEU NORBERTO BARROCA
Alvaiázere | TODO O CONCELHO DE ALVAIÁZERE PASSA A CONTAR COM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS FLEXÍVEL A PEDIDO (Projeto MOBI)
PROJETO DE EXECUÇÃO DA NOVA PISCINA MUNICIPAL APROVADO
Integrando o evento Silves Alegria do Natal. XX ENCONTRO DE JANEIRAS TEM LUGAR A 05 DE JANEIRO
Cantanhede |Imóvel cedido pelo Município. Bónus Medieval instala-se na escola primária de Vila Nova
A antiga escola primária de Vila Nova vai continuar a estar no centro das atenções do associativismo cultural, agora com a cedência do imóvel à Bónus Medieval – Associação Teatro e Recreação Cultural, que aí vai continuar instalada e a dinamizar atividades culturais e recreativas, no âmbito de um protocolo que envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, e que colhe a total concordância do Clube União Vilanovense (CUV).
O documento foi aprovado na última reunião camarária.
Recorde-se que já em novembro passado um protocolo idêntico havia sido assinado nesta freguesia com vista à instalação da Associação Desportiva Cantanhede Cycling na antiga escola primária da Pena.
Como realçou o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, “esta é uma forma de dar uma nova vida às escolas e colocá-las ao serviço da comunidade”.
“Para além de preservar a ligação afetiva que as populações locais têm com as antigas escolas primárias, ao mesmo tempo promove-se a rentabilização de recursos e assegura-se a conservação dos imóveis e a preservação do seu valor patrimonial”, reforçou, adiantando que desta maneira, “a autarquia prossegue a sua política de colocação de antigos edifícios escolares desativados ao serviço das populações, permitindo a sua utilização por parte da Junta respetiva e das associações que a partir desse novo espaço passam a dinamizar as suas atividades de interesse público a desenvolver no âmbito das suas atribuições e finalidades”.
A EB1 de Vila Nova esteve cedida ao CUV, no qual a Bónus Medieval foi criada como secção - embora agora já seja uma associação autónoma. Uma vez que o CUV pretende investir nas suas próprias instalações e reconhece a maior necessidade da utilização daquele espaço para a concretização das atividades pela Bónus Medieval, o clube prescindiu da utilização das instalações em favor da sua anterior secção, sabendo que assim está também a servir melhor a comunidade, potenciando as diferentes entidades.
O protocolo agora aprovado pelo Executivo Municipal vem resolver o problema de falta de um espaço condigno para a associação guardar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais. Permitirá também a realização de atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.
De acordo com o protocolo de cedência e utilização da EB1 de Vila Nova, a manutenção, limpeza e boa conservação do edifício e espaço exterior são da responsabilidade da Bónus Medieval, assim como os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas referentes à sua utilização e manutenção.
Fica também salvaguardada a utilização das instalações do antigo estabelecimento de ensino para atos eleitorais.
Concurso pioneiro promovido pela Escola Superior de Biotecnologia. Alunos do Secundário imaginam a alimentação do futuro e criam pratos inovadores
Marinha Grande | TAXAS DE IRS E DERRAMA FIXADAS
A Assembleia Municipal da Marinha Grande deliberou, no dia 23 de dezembro, sob proposta da Câmara, fixar os valores das taxas do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e da Derrama.
Marinha Grande | ANTE-PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO CAMPOS APROVADO
Marinha Grande | FUNDO DE COESÃO SOCIAL APOIA FAMÍLIAS COM CARÊNCIA ECONÓMICA
Estarreja | Campanha "Separe, o seu papel volta a ser presente" é prolongada até sábado
Eletricidade, gás, portagens e pão: novo ano traz aumentos generalizados
Assembleia Municipal de Anadia reúne em sessão ordinária
Câmara de Pombal promove Passagem de Ano com espetáculo musical e de fogo de artifício
Portugueses estão pouco otimistas para 2023
- 54% consideram que será um ano pior e 17% perspetivam que será igual.
- Maioria continua a preferir celebrar a passagem de ano em casa.
- Este ano tencionam gastar em média 83 euros nos festejos, menos 22% que no ano anterior.