sábado, 31 de dezembro de 2022

Alerta vermelho para Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga


Face às previsões do IPMA, que apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva persistente e vento forte, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou, por precaução, a manutenção dos sistemas operacionais nas salas de operações distritais. A transição para o modelo sub-regional ocorrerá com a estabilização das condições operacionais, o que se estima poder acontecer no início da próxima semana.

A decisão decorre da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face às condições meteorológicas adversas em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para a tomada dessa decisão.

A Proteção Civil colocou este sábado os distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga em alerta vermelho, devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

Dados provisórios da Operação “Ano Novo 2022”

De 29 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, 31 de dezembro
16 074 condutores fiscalizados, dos quais, 111 conduziam com excesso de álcool e, destes, 53 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 40 pessoas por conduzirem sem habilitação legal

Das 4.105 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
  • 1021 por excesso de velocidade;
  • 270 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 112 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 76 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 104 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 417 acidentes, dos quais há a registar 3 vítimas mortais, 9 feridos graves e 83 feridos leves.

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, nas últimas 24h, os mesmos ocorreram:
  • Em 30 de dezembro, pelas 12h55, ocorreu uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, na EN 374, Bucelas, Lisboa, com registo de duas vítimas mortais.
  • Em 30 de dezembro, pelas 18h25, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na EN 398, Moncarapacho, Faro, com registo de uma vítima mortal.
Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
  • ·Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Manobras perigosas;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;
  • Utilização indevida do telemóvel.

Morreu o Papa emérito Bento XVI

Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, tinha 95 anos.
O antecessor de Francisco morreu aos 95 anos. Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma.
Foi, recorde-se, o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.
De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível.
O testamento de Bento XVI está escrito e será tornado público agora após a sua morte. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.
João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

SIC Notícias

Mensagem de Natal | Diretor Técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto | Doutor Jorge Condeço

Parece que ainda foi ontem. Mas o ano já se passou.
Desembocamos agora na Quadra Festiva do Natal de 2022 e Ano Novo de 2023.
A pandemia, a guerra, a instabilidade social e económica marcaram este ano de um modo indelével. O tempo passou em turbilhão. O tempo acelerou e cá estamos nós na ansiedade de fazer um balanço, ou pelo menos de cogitarmos um pouco sobre o ocorrido.

Será que passando tão rapidamente fizemos o que tínhamos a fazer? Será que passando pela multidão dos dias e das semanas, tivemos oportunidade de olhar para o outro como pessoa? Entendermos o contexto e as circunstâncias?

Se calhar não.

Assim propunha que para 2023 possamos tentar olhar e percebermos o que se passa à nossa volta, não só pelos nossos olhos, mas também pelos olhos do outro, tentando entender o racional que para nós poderá não ser evidente. Talvez assim possamos gerir melhor o nosso turbilhão de situações e emoções.

Já que todos falam de Jorge Palma, até na nossa Assembleia da República, procurei nos poemas deste autor, que considero um génio português, se havia mensagem que pudesse ser usada nesta quadra. Revi todos os versos e selecionei os que transponho da canção “A Gente Vai Continuar” que me parecem perfeitamente adequados ao nosso futuro:

Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada pra andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Bom Natal e Feliz Ano Novo

Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos | «Como contrariar a escassez de Órgãos»

Realizam-se a 20 de janeiro 2023, as “Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos” com o tema “Como contrariar a escassez de órgãos”.

O evento decorrerá no Hotel Vila Galé, em Coimbra, e inclui um curso teórico-prático pré-congresso com o tema: "Identificação e Manutenção de Dadores em Morte por Critérios Neurológicos", a realizar-se no dia 19 de janeiro.

A organização e secretariado das Jornadas estão a cargo da Associação de Medicina Intensiva de Coimbra


Contactos:
+351 917526604
+351 917080086


É oficial: Cristiano Ronaldo já é jogador do Al Nassr

A oficialização foi avançada pelo clube árabe.
O clube da Arábia Saudita Al Nassr oficializou esta sexta-feira a contratação de Cristiano Ronaldo. Desde novembro que CR7 estava sem clube, depois de ter rescindido com o Manchester United. A oficialização foi avançada pelo clube nas redes sociais.
Isso é mais do que história a ser feita. Esta é uma contratação que não apenas inspirará nosso clube a alcançar um sucesso ainda maior, mas também inspirará a nossa liga, a nossa nação e as gerações futuras, meninos e meninas, a serem a melhor versão de si mesmos. Bem-vindo Cristiano Ronaldo à sua nova casa Al Nassr”, escreveu o clube no Instagram.
O contrato até 2025 foi assinado em Madrid, Espanha. Cristiano Ronaldo deverá juntar-se brevemente à equipa treinada pelo francês Rudi Garcia, que conta também com Talisca (ex-Benfica) e Aboubakar (ex-FC Porto).
“Estou ansioso por conhecer um novo campeonato de futebol”
Cristiano Ronaldo assumiu estar “ansioso por conhecer um novo campeonato de futebol”. As declarações do jogador foram publicadas no Twitter do clube.
الرياضي الأعظـم عالميًا 🌏
— نادي النصر السعودي (@AlNassrFC) December 30, 2022
O craque português considerou "a visão do Al Nassr muito inspiradora" e declarou-se "entusiasmado" para juntar-se aos seus novos colegas, de modo a que "juntos" possam "ajudar a equipa a alcançar mais sucessos".
O Al Nassr ocupa a liderança provisória do campeonato nacional da Arábia Saudita. Ao fim de dez jornadas, o clube soma 23 pontos - mais um que o segundo classificado. O clube de Riade já soma nove vitórias no campeonato.
Antes do Mundial no Qatar, Cristiano Ronaldo deu uma entrevista a Piers Morgan onde afirmou ter-se sentido “traído” e desrespeitado no Manchester United. A rescisão chegou pouco depois, deixando o craque português sem clube.
Os rumores de que CR7 estaria a caminho da Arábia Saudita começaram ainda durante o campeonato mundial, tendo o capitão da seleção portuguesa negado.

SIC Notícias